Eduardo Cunha é notificado sobre processo no Conselho de Ética da Câmara

Jornal GGN – Eduardo Cunha (PMDB-RJ) foi notificado sobre a abertura da ação contra ele no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, e agora tem dez dias para apresentar sua defesa. O presidente da Câmara dos Deputados é acusado de ter mentido na CPI da Petrobras, quando negou ter contas no exterior. O grupo responsável pelo processo vinha tentando entregar a notificação sobre o conteúdo do relatório que pede sua cassação para Cunha desde a última quinta-feira.

Do Último Segundo

Cunha é notificado sobre processo e tem dez dias para apresentar defesa

Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara aprovou abertura de ação contra peemedebista na semana passada

Após meses de seguidas manobras para impedir a abertura de um processo de cassação de seu mandato, o presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi enfim notificado quanto à abertura da ação contra ele pelo Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, na tarde desta segunda-feira (7). 

Agora, conforme as regras, o deputado tem dez dias úteis para apresentar sua defesa contra a acusação de ter mentido na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a Petrobras, na qual Cunha negou ter contas no exterior – argumento que logo foi derrubado após a descoberta de dinheiro do peemedebista na Suíça. 

 
Além disso, até a data do prazo, 21 de março, Cunha terá de arrolar testemunhas – no máximo oito – e indicar provas para sua defesa na ação.
 
Desde a última quinta-feira (3), o grupo responsável pelo processo por quebra de decoro parlamentar contra Cunha vinha tentando entregar a ele a notificação sobre o conteúdo do relatório que pede sua cassação, aprovado na véspera, com voto de minerva do presidente do conselho, José Carlos Araújo (PSD-BA). 
 
Na ocasião, o presidente da Câmara alegou que estava em uma reunião e não poderia receber a notificação, rechaçando que estivesse fugindo para não recebê-la. O prazo para o início oficial da ação contra ele só poderia ser delimitado a partir da entrega do documento. 
 
Na mesma quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou por unanimidade a abertura de uma ação inédita contra o deputado federal, acatando acusação do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de que Cunha teria usado seu cargo para receber o pagamento de US$ 5 milhões em propina relativo a contratos de navios-sonda para a Petrobras.  
 
Com a confirmação dos votos, o deputado se tornou o primeiro parlamentar no exercício do mandato a se tornar réu como consequência das investigações da Operação Lava Jato, que ainda inclui nomes de peso como o presidente da outra Casa do Congresso Nacional, o Senado Federal, senador Renan Calheiros (PMDB-AL).
 
Todo o processo, entre a defesa e a leitura do relatório final, deve terminar somente em junho, caso nenhuma manobra nova seja feita ao longo de seu decorrer. 

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Já passou da hora.

    De botar esse rato na cadeia.

     

    Manda pra Curitiba junto a esposa e a filha, que ele entrega o Temer, Renan, e demais pilantras que mamam nas tetas do país.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador