Há meio ano, pedido de impeachment de Temer aguarda definição, por Janio de Freitas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Rodrigo Maia sentou em cima de um pedido de impeachment de Michel Temer, com a chancela da OAB, há meio ano. Quando vai apreciar? A cobrança é de Janio de Freitas, na Folha, que aponta o erro de tal decisão estar a cargo de uma única pessoa, o presidente da Câmara. Mesmo erro apontado por ocasião do impeachment de Dilma, em que a decisão estava nas mãos de um único interessado, Eduardo Cunha.

Janio aponta que o desempenho de Maia, desde tornado presidente da Casa, tem sido surpreendente, sem espalhafato midiático, dentro da Constituição e do Regimento da Câmara. Afirma que isso o fez crescer muito como político, mas que a apreciação do pedido de impeachment o coloca em evidência, com dever de desenterrar a ação contra o governante mais rejeitado do mundo e que sem mantém no cargo e no poder ao custo de dezenas de bilhões do dinheiro público.

O que virá agora com este pedido sendo apreciado? O que fará maia com um governante nas condições de Temer? Há mais que um Temer, todo um povo clama por um Fora, Temer!

Leia o artigo a seguir.

na Folha

Há meio ano, pedido de impeachment de Temer aguarda definição

por Janio de Freitas

Nem Michel Temer ficou livre do risco de destituição, nem esse risco depende da Procuradoria-Geral da República recém-reformada, e ainda cinzenta sobre acusações criminais que ele e seus controlados na Câmara não desmontaram. Há quase meio ano, um pedido de impeachment de Temer, com a chancela da OAB, aguarda a definição do seu destino, entre a apreciação e o arquivamento.

Por um dos muitos erros de procedimentos institucionais, essa definição está a cargo de uma só pessoa, o presidente da Câmara. Para Eduardo Cunha, no caso de Dilma Rousseff, foi fácil a decisão: bastou a recusa da presidente à chantagem de acionar o PT para defendê-lo da destituição, ou daria andamento ao impeachment presidencial. Para Rodrigo Maia, a decisão é um problema funcional e uma encruzilhada política.

O desempenho de Maia tem surpreendido mesmo entre seus colegas. Até agora, manteve-se com rigor, e sem espalhafato midiático, nos limites da Constituição, do Regimento da Câmara e do uso da autoridade. Cresceu muito como político, um salto da zona sombria para o nível pouco habitado das vozes procuradas –nem todas por boas qualidades.

Os meses em que Maia retém a iniciativa da OAB coincidem com a conveniência de não sobrepor, por seu efeito tumultuoso, duas ações contra Temer, sendo a outra a da Procuradoria-Geral da República. Esta, porém, foi vencida. E Rodrigo Maia deve a decisão pendente.

Quem está em jogo nessa decisão é o político agora honrado com a classificação de governante mais rejeitado do mundo. E olha que a consultoria internacional Eurasia deu a Temer 7% de aprovação, explicados como índice obtido na pesquisa CNI/Ibope. Nesta, porém, a aprovação de Temer está em 3%, e no Datafolha em 5%. Mesmo com o índice caridoso, Temer está longe dos 18% de aprovação do segundo pior, Jacob Zuma, da África do Sul. Nicolás Maduro, com 23%, tem mais de três vezes a aprovação de Temer.

Um governante com 3% ou 5% de aceitação tem, na prática, a unanimidade do país contra sua presença no cargo que não usa. Ou só usa em seu proveito, seja para atividades que o põem sob acusações de crimes de corrupção e formação de quadrilha. Seja para a imoralidade criminosa com que usa cargos e verbas públicas na compra de deputados que protelem os processos criminais. Operação em que foi exposta uma falta de escrúpulos como jamais vista em governos deste tão pouco servidos de escrúpulos.

Por duas vezes, ao custo de dezenas de bilhões do dinheiro público, Temer reteve na Câmara a ação que o retiraria da Presidência. O que fará, na terceira ocasião ameaçadora, para que Rodrigo Maia reproduza o que antes coube ao plenário de metade comprada? E o que fará Rodrigo Maia com um governante nas condições policiais, judiciais, imorais e repelido nacionalmente como Temer?

O pretexto das reformas, em favor de Temer, está eliminado pelo próprio Rodrigo Maia e por Eunício Oliveira: os presidentes da Câmara e do Senado reiteraram com ênfase, ao final da semana, não haver condições para que o Congresso venha a aprovar reformas. Além de mais um desmentido ao que estão dizendo Temer e Henrique Meirelles, que anuncia aprovações dentro de uns 30 dias, os dois presidentes declaram a plena inutilidade de Michel Temer mesmo para os que o amparam por esperança em reformas.

No jogo a ser decidido pelo presidente da Câmara há mais do que Michel Temer. Há também a imagem feita por Rodrigo Maia, com o desempenho na crise, e sua relação com o povo que pede “Fora Temer!”.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E qual é o peso e a

    E qual é o peso e a importancia de um pedido de impeachment da OAB, que nem deveria existir?

    O que Janio pretende que Maia faça? De seguimento ao pedido e paralise o Pais por mais 6 meses?

    1. Talvez evitar

      que o prosseguiimento das reformas e retrocessos paralisem o país por anos.

      No mais, Temer na presidência significa a continuidade da paralisia e da crise.

    2. O que você prefere: O país
      O que você prefere: O país paralisado desde 2014 ou o país sendo roubado e desmanchado em plena luz do dia? Maia deveria ser preso e deviam colocar no lugar alguém que respeite a lei

      1. E qual é a lei que Maia

        E qual é a lei que Maia desrespeita? Nenhuma. Pela Constituição cabe ao Presidente da Camara e só a ele recber pedidos de impeachment, colocar na gaveta, arquivar ou dar prosseguimento. Maia está absolutamente dentro da lei.

        1. Correto, mas você não parou

          Correto, mas você não parou para pensar como é absurdo uma única pessoa ter esse tipo de poder? Eu vivo dizendo que a constituição brasileira não serve para nada e essa é uma das várias razões. Só um idiota deixaria uma única pessoa poder decidir sobre um caso dessa importância, especialmente em um país aonde é ridiculamente fácil subornar ou intimidar congressistas.

          1. Então é preciso mudar a

            Então é preciso mudar a Constituição, não há outra realidade. Há outros casos, um Ministro do Supremo pode segurar um processo INDEFINIDAMENTE, sem prazo. O presidente do STF pode ou não colocar na pauta um processo, se não quiser segura o processo e não o leva ao julgamento pelo tempo que quiser.

    3. André: digam o que disserem,

      André: digam o que disserem, mas sua sinceridade é objetiva e marcante.Nunca fez questão de esconder ser pro golpe e anti impeachment do Lulia. E, desde 2014, se mostra a favor do atual governo, desde o tempo da articulação. Dai a preocupação. E não porque a Nação ficaria por mais 6 mese em crise. Ah se o Povo tivesse defensor assim…

      1. Nenhum Estado, mesmo o mais

        Nenhum Estado, mesmo o mais primitivo pais da Africa, pode sobreviver sob o ambiente permanente de inqueritos, investigações, processos, delações, denuncias, julgamentos. O Processo de Nuremberg durou apenas 8 meses para que DEPOIS a Alemanha começasse a se revonstruir. E Nuremberg julgou cinco anos de crimes de guerra, genocidios,

        execuçõs em massa, destruição de paises e cidades. Durou 8 meses apenas, para que a vida andasse.

        1. Primitivo? em qual século vive?

          “… mesmo o mais primitivo país da Africa…”, talvez só haja um primitivo aqui, mas gostaria muito de saber o que julga como tal. Parece que um país que mata mais de 100 mil pessoas no transito, igual cifra em assassinatos, que é um dos países de maior corrupção no mundo, seja um dos tais países primitivos que se refere. Mas não está na África. E um país que mantém inquéritos investigações e processos, está longe de ser primitivo. E qual a relação de Nuremberg com o desenvolvimento da Alemanha pós guerra? que nonsense é este? aquele país estava destroçado pela guerra, e o julgamento tratou de expurgar uma classse dirigente, absolutamente necessário para restabelecer a confiança no país e eliminar a desordem.

          1. Vou explicar novamente: um

            Vou explicar novamente: um pais destruido completamente pela guerra e cujos dirigentes praticaram genocidio de milhões GASTOU 8 MESES com processos criminais e depois encerrou o assunto. Nos estamos há 4 anos numa cruzada de processos

            e parece ser esse o uncio tema do Pais, enquanto esse CLIMA permanece o Pais não cresce e o governo não funciona.

    4. e qual o peso da sua opinião?

      Tão simplório é seu pensamento que merece esclarecimento: não houve nenhuma ação do atual governo, no sentido de manter o país funcionando ou melhor. Interessante que nenhuma das reformas ditas fundamentais pela mídia, prosperou em seu governo. O orçamento público explodiu com aumentos ao funcionalismo e manobras para comprar velada ou descaradamente apoios. As contas estao em frangalhos e nenhum dos sérios analistas economicos de sempre, tenha a coragem de censurar, ou talvez, concordem com isto. A criminalidade avança. O desemprego é feroz. O BNDES não faz sua função de financiar. Os recursos para habitação minguaram. A corrupção desenfreada. É pouco? é isto para o senhor prosseguir, como oposto a paralisar? há crimes em curso e o congresso prevarica. O sr. Maia prevarica ao não dar prosseguimento a uma ação que visa estabelecer a verdade. De que gente como o senhor e Temer, temem? a verdade?

  2. Leilão

    Nassif: com essa merreca que estão oferencendo duuvideodo que o chileno se sensibilize. Nem que a alma penada de Pinochet, arrastando correntes pela Câmara, lhe persiga nesse sentido. As benesses do Planalto, do Judiciário e dos estrangeiros, agora que JBS e Odebrecht estão fora do páreo, são imbatíveis. Quer bater uma aposta?

    1. Rodrigo Maia não é chileno,

      Rodrigo Maia não é chileno, nasceu no Chile porque o pai estava exilado, qualquer brasileiro nascido em solo estrangeiro e registrado como brasileiro em uma repartição consular brasileira é brasileiro e Pinochet era o antipoda de Cesar Maia, exilado por ser de esquerda e não por ser aliado de Pinochet.  Essas alegorias são embaralhamento da verdade, não tem sentido.

      1. Fidelidade é tudo.

        Esse é o Andre. Sempre Paizão pra patota do governo atual. Sempre sincero no dizer e fiel aos seus ideais. Nunca negou a que veio. Nem botou subterfugio ao que disse. Mas esse do cara que nasce no Chile não ser chileno é o mesmo que dizer que quem nasce na Lua é marceano. E viceversa…

        1. O cara que nasce em um Pais

          O cara que nasce em um Pais pode ou não ser cidadão do Pais do nascimento, depende da lei de cada Pais, da lei do Pais de seu pai, da situação legal do pai no estrangeiro, simplesmente há regras que regulam cada situação, prisso Maia não é chileno,

          se fosse não poderia ocupar a Presidencia nas ausencias do Temer, como já ocupou inumeras vezes.

  3. As ironias da vida. Ou do destino.

    Temer ajudou a transformar a vida de Dilma frente ao governo num tormento para ela. Agora, ele vive um inferno dentro do Palacio do Planalto e, como diria Carlos Lacerda, esta com os dias contados. Lembro Chico Buarque “Nao se afobe não, que nada é para ja”.

  4. Pra afastar a esquerda do poder unirão sempre

    Enquanto Dilma ou qualquer 1 da esquerda puder voltar ao poder farão qualquer união que for necessária.

    A ilegalidade do impeachment ter sido aceito pelo Cunha por vingança (todo servidor publico deve agir com impessoalidade, cf. art. 37da CF) continuará. E farão quantas ilegalidades forem necessárias para continuarem no poder.

    Mas, outro dia pensei que nivelando por baixo tá bom. Antes regridirmos um pouço do que o grupo politiço que perdeu as eleições presidenciais pelos ultimos 16 anos começarem a renegar totalmente a democracia (e pra sempre), assassinar, rolar um novo nazismo…

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador