Processo contra Bolsonaro será instaurado na terça no Conselho de Ética

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Foi marcada para a próxima terça-feira (16) a reunião do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Federal que vai instaurar o processo disciplinar contra o deputado Jair Bolsonaro (PP), por quebra de decoro parlamentar. O parlamentar, na semana passada, relembrou uma agressão verbal à deputada Maria do Rosário (PT), ocorrida em 2003. O pepista reafirmou que disse a ela que só não a estupra “porque ela não merece”. Ele reafirmou a sentença na tribuna da Câmara.

Na reunião do Conselho será definido o relator da representação solicitada por PT, PCdoB, PSB e Psol contra Bolsonaro. O nome sairá de uma lista tríplice, segundo informações da Agência Câmara de Notícias. Os partidos pedem a cassação do atual mandato do parlamentar, que recebeu mais de 400 mil votos no Rio de Janeiro.

Na internet, uma petição com mais de 150 mil assinaturas também defende a perda do mandato de Bolsonaro, reeleito em outubro deste ano para o sétimo mandato.

 

O deputado negou que tenha feito apologia ao crime de estupro. Segundo ele, a declaração fez referência a uma situação vivida em 2003.

“Fui convidado para uma entrevista, porque tenho proposta de redução da maioridade penal. E ela (Maria do Rosário) interrompeu e começou a me ofender. Em dado momento, ela me chamou de estuprador e eu dei o troco nela. ‘Não sou estuprador. Se fosse, não estupraria você, porque você não merece’. A confusão se instalou”, relembrou.

Na quinta-feira (11), a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Ideli Salvatti, entregou pedido de representação contra Bolsonaro à vice-procuradora da República, Ela Wiecko.

Com informações da Agência Câmara e Rede Brasil Atual

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O começo do fim de Bolsonaro

    O deputado Jair Bolsonaro não será cassado, mas será punido e a sanção marcará seus antecedentes.

    Caso suas brutalidades, aberrações e autoritarismos tivessem sido punidos anteriormente talvez agora a punição teria sido bem mais dura, talvez até terminal.

    Apesar de ter o mandato marcado pelo autoritarismo e intansigência, parece que ainda não há nada anotado na “ficha” dessa coisa.

    Tá na hora de começar.

     

     

  2. Bolsonaro defende coisas como

    Bolsonaro defende coisas como redução da maioridade penal, pena de morte, condenações sumárias por suspeitas, segregação social dos ‘outros’ e etc… Todos os princípios ‘democrático’ que ele defende deveriam ser empregados no processo dele, pois quem gosta de enfiar pimenta no rabo alheia tem que primeiro experimentar a mesma no próprio rabo. Ha, ha, ha…

  3. Reacionários sem máscara

    Bolsonaro é a imagem dos reacionários que povoam os porões do facebook, destilam o ódio contra as diferenças, admiram Hitler, acham que o PSDB é o partido mais honesto do mundo e votam no Aécio ou em qq louco que se diz contra o PT. E quando confrontados com o fato de que tem problemas cognitivos e mentais (podendo inclusive se tornar um psicopata), solta todos os palavrões que conhece e doa 10 reais para o espertalhão que fundou uma página de comédia no facebook, mas que ao ver que os frequentadores não tinham capacidade intelectual para compreender seu humor, assumiu o papel de gente séria e se aproveitou da baixa capacidade cerebral dos frequentadores, para pedir dinheiro e enriquecer as custas de loucos.

  4. A insustentável torpeza do ser

    A violência é um traço da raça humana.

    Faz parte de nós.

    Assim como nos animais. Nestes, porém, por instinto de sobrevivência.

    O que nos diferencia?

    A racionalidade.

    Ainda que outras características façam parte do que se pode chamar de catálogo comportamental do homem e representem grande papel na sua vida, não parece haver dúvidas de que a racionalidade é o que o diferencia do animal.

    Entretanto, por várias das nossas ações e reações, não é incomum ouvir dizer “um verdadeiro animal”, referindo-se a alguém que teria feito ou dito algo totalmente irracional.

    A irracionalidade vive dias de glória.

    O animalesco se incorporou ao inconsciente de muitas pessoas.

    Os nossos instintos mais primitivos afloraram com intensidade vista somente em momentos específicos da história da humanidade.

    Todos eles trágicos.

    A agressividade, física ou verbal, a ofensa pessoal e o destruir de reputações que se percebem hoje alcançaram níveis inimagináveis.

    Deem uma voltinha pelas redes sociais, ambiente que se tornou propício para o desfile de sentimentos inconfessos, ainda que dissimulados, que você percebe que eles estão aqui, entre nós, circulando com desenvoltura.

    Os semeadores do ódio estão por toda parte.

    No entanto, quando imaginávamos que tínhamos chegado ao fundo do poço, um dos mais fiéis representantes da degradação do ser humano vem e nos mostra o quão perigosamente nos aproximamos da barbárie.

    Pelo seu tamanho, o perigo maior não será ele.

    Para total estupefação de qualquer ser minimamente lúcido, o que preocupa é saber o quanto as suas “ideias” se disseminaram e     se incorporaram a centenas de mentes por esse país, em algumas das quais se imaginava que ainda pudessem existir resíduos de lucidez.

    “Não estupro você porque você não merece”.

    Já me questionei sobre a real distância entre o homem e o animal (leia aqui http://www.endodontiaclinica.odo.br/pages/posts/nos-homens-e-animais1103.php?searchresult=1&sstring=n%C3%B3s+homens+e+a+animais).

    Jair Bolsonaro, deputado federal pelo Rio de Janeiro, representa o que há de pior entre os homens.

    Na verdade, não se pode pretender classifica-lo entre homens e animais. Ele não faz parte desses mundos.

    Além do perigo que representa a sua existência, é muito triste saber que já levou consigo algumas centenas de homens para a sarjeta da espécie humana.

  5. Se tentarem cassar o

    Se tentarem cassar o Bolsonaro, aí sim vão ver o que é gente na rua. Heehheehhe

    Vão transformar este imbecil num grande lider.

  6. Na boa, detesto esse reaça

    Na boa, detesto esse reaça safado, mas torço para ele não ser cassado.

    O momento em que vivemos na politica não é oportuno, potencializará a revolta da direita, e com certeza haverá radicalização dos dois lados.

    Esse sem vergonha passará de culpado à vitima, podendo ser tornar um líder desses reaças.

    Acho que uma punição exemplar para o momento estará de bom tamanho.

    1. O que seria, na sua opinião,

      O que seria, na sua opinião, uma “punição exemplar”?

      Não vejo outra, senão a cassação do mandato. Sem isso, a imunidade parlamentar vai bloquear qualquer outra tentativa de puni-lo.

  7. merece mesmo…

    para esse tipo de gente, nossa democracia sempre teve um gosto amargo

    que seja enfiada goela adentro então

    porque ninguém deve participar de algo que detesta

  8. Este é o nível dos golpistas que lutam contra Dilma.

    Um fascistinha covarde. Um estuprador. 

    E o PiG/psdb, pelo jeito, apóia o canalha. São da mesma laia…

     

    1. pois é…

      para este tipo de gente a democracia ainda não venceu

      então que dê encrenca mesmo, para convencê-los

      pessoal tá abusando muito além do limite…………….e se criarem raízes escondidas por lá, já era a governabilidade

      1. Este fascista no congresso é um escárnio contra a democracia.

        A intolerância, a violência e a ignorância não vão prevalecer.

        Esta direita asquerosa saiu do esgoto e pensa que pode praticar o fascismo no congresso nacional.

        E quem pariu esta ratazana foi o PiG!

    1. Pelo AMOOOR… Sr. Motta. Não

      Pelo AMOOOR… Sr. Motta. Não há cabimento esse seu comentário. As coisas não são excludentes. As coisas importantes para o país  e a cassação do RAMBOnaro não podem ocorrer ao mesmo tempo? Que tentativa de minimizar as falas desse troglodita é essa?

    2. Natural que alguém que vivia

      Natural que alguém que vivia de favorzinhos de ministros da ditadura como o senhor considere normal parlamentares usando seu mandato para fazer apologia a crimes como o estupro.

      Nada mais natural, o senhor também considera que algumas mulheres mereçam ser estupradas?

  9. “O deputado negou que tenha

    “O deputado negou que tenha feito apologia ao crime de estupro. Segundo ele, a declaração fez referência a uma situação vivida em 2003”:

    Nao so eh mentira como o que quer que tenha acontecido em 2003 eh irrelevante:  ele disse que quem merece estupro eh mulher bonita.  Suponho que as feias sao as “parideiras” igual ele chama a mae dele.

    FEZ apologia ao crime de estupro.  E fez MESMO.

  10. Dúvida

    Só uma dúvida: ele pode perder o atual mandato, que está terminando, ou perde direitos políticos por alguns anos? ele pode perder um mandato por uma falta de decoro que ocorreu em mandato anterior?

  11. 1.O PARTIDO PROGRESSISTA do

    1.O PARTIDO PROGRESSISTA do deputado Jair Bolsonaro faz parte da “”base aliada!! do governo do PT e como tal faz parte do Ministerio.

    2.Por mais grosseira que tinha sido a  manifestação, não é crime politico passivel de cassação, ninguem foi punido no Congresso porque FALOU alguma coisa, para ser cassado precisa FAZER alguma coisa.

    3.Não tem o menor cabimento perder tempo com isso.

     

  12. Esse canalha cometeu crime

    Além de ser cassado.

    Além de ser execrado publicamente.

    Esse canalha, por haver incitado ao crime de estupro, e proferido ameaças, deve ser processado criminalmente.

    Num ppaís com sistema judiciário mais sério,  já estaria atrás das grades, por essas ofensas e por muitas outras que as antecederam.

  13. Todo covarde é examente igual

    Todo covarde é examente igual a este indivíduo. Na hora da porca torcer o rabo, ele coloca as calças e sai correndo.

    Seja homem e honesto sujeito.

    Falou o que quis, agora responde pelos seus atos.

  14. Esse cara é insignificante

    Esse cara é insignificante politicamente. Suas agressões… é que faz com que ele apareça na mídia. Quero ver ele na Central do Brasil… na favela da Rocinha…fazer o que costuma fazer: agredir as pessoas. Acredito que ele tem um desprezo total pelo Parlamento – Congresso Nacional – pois tem a certeza da impunidade. Tomara que o Congresso Nacional  desperte…

  15. Não há cabimento achar que

    Não há cabimento achar que Bolsonaro vai se tornar um mártir por tem feito apologia ao estupro. Caso ele ganhe mais seguidores por isso seria até bom para ver até onde o anti-petismo vai, afinal, defender esse tipo de apologia só mesmo para o verdadeiros fanáticos.

  16. Bolsonaro é um grande

    Bolsonaro é um grande defensor da pena de morte, das condenações sumárias baseadas em suspeitas, da tortura e da exclusão social dos ‘outros”. Estes princípios jurídicos serão empregados no processo aberto contra ele?

    1. Queremos justiça não vingança

      Certamente que não

      Não queremos vingança seguindo os padrões desqualificados dele, mas queremos justiça que exige ao réu a presunção da inocencia – no caso ele já publicamente declara seus crimes, e o devido processo legal – jamais em instância unica, e amplo direito de defesa.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador