Rosa Weber mantém cassação de Cunha em fase preliminar

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O Supremo Tribunal Federal (STF) negou, nesta terça-feira (23), o recurso do Conselho de Ética da Câmara que tentava retomar o andamento normal do processo de cassação contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). 
 
A ministra Rosa Weber não aceitou o pedido de anular a decisão do vice-presidente da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), que, em manobra, invalidou a última sessão do Conselho de Ética de 2015, para voltar o processo à estaca zero. Naquela sessão do Conselho, o relatório de Marcos Rogério (PDT-RO) havia sido aprovado por 11 a 9, determinando a continuidade da cassação contra Cunha.
 
Diante da ação de Maranhão, membros do Conselho entraram no Supremo Tribunal Federal (STF), a fim de dar sequência aos trabalhos da Comissão de onde parou, em dezembro do último ano, quando a primeira fase do processo – de votação do relatório preliminar – havia sido superada. A partir daquele momento, Cunha deveria já apresentar a sua defesa formal. Mas, com a manobra de Maranhão, o relatório preliminar precisará ser novamente votado.
 
O documento do membros do Conselho também pedia o que membros do mesmo bloco do peemedebista estivessem impedidos de manifestar com recursos na Mesa Diretora. Apesar de a decisão da ministra Rosa Weber chegar a conhecimento público, seu inteiro teor não foi disponibilizado.
 
Nesta quarta (24), uma nova discussão para aprovar o relatório de Marcos Rogério (PDT-RO) poderá ter início. Por meio de manobras de aliados, Cunha vem, desde outubro, conseguindo evitar o andamento do seu processo de cassação. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É mais fácil a Dilma ser

    É mais fácil a Dilma ser cassada e o Lula preso do que o Cunha sair da presidência da câmara.

    Temos um golpe em andamento e é possível que a Dilma seja cassada na semana que vem e o Lula preso na quinta feira santa.

     

  2. ela é a cara do judiciário


    é a cara de um judiciário caríssimo e dispensável.

    foi ela quem condenou josé dirceu, assumidamente, sem provas.

    por isso tem que banir essa gente do serviço público.

    oxalá, verei isso acontecer em breve.

    1. Precisa falar mais alguma coisa?

      Realmente é para nunca mais esquecer! Espero apenas que estes comportamentos e decisões destes semideuses, seja o início de uma tomada de posição para que a democracia brasileira continue, SEM RETROCESSO,  que o povo acorde definitivamente e verifique que as mudanças terão que partir da base de um povo esclarecido, refundando o Estado Brasileiro, começando pela reforma política e pela reforma do judiciário de modo que seja reflexa da modernidade a partir deste povo esclarecido, vivenciando realmente que em nome do POVO TUDO É EXERCIDO e que a CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, a nova, pois a nossa atual já está toda retalhada a satisfazer as necessidades de poucos, constituição cidadã que aos poucos vem perdendo este título, ao ser elaborada por uma nova ASSEMBLÉIA NACIONAL CONSTITUINTE, somente por outra assembléia nacional constituinte poderá ser modificada e NUNCA MAIS por maioria de momento do Congresso Nacional.  Vide o atual? PODE?

  3. Nassif;
    Esta infeliz senhora

    Nassif;

    Esta infeliz senhora come na mão do moro, ela sequer tem condições de redigir seus votos.

    Quando ela se pronuncia no stf parece uma semi analfabeta recitando “batatinha quando nasce”. É uma despreparada.

    Esta é mais uma obra prima da Dilma, assim como o baboso, o teori, o fachin. Po vai escolher mau assim la no inferno.

    A paciência está literalmente se esgotando.

    Genaro

    1. Um judiciário que não colocou

      Um judiciário que não colocou até hoje na prisão um tucano, nem unzinho mequetrefe, vai ter alguém que presta? Não escolheu porque NÃO EXISTE. 

  4. o conselho de  etica

    o conselho de  etica  ministra  ROSA  WEBER é  como se fosse  o  proprio supremo  tribunal  colocando  ordem na  casa. ou melhor  dizendo. Nem  o presidente  nem o vice  presidente  da  camara  pode  esta  acima  do  CONSELHO DE  ETICA. Ja  que  que  tanto  o Cunha como seu vice  vem afrontando  os  direitos constitucionais  do conselho de  ETICA  derrubando decisoes  ja tomadas pela  maioria  cabia  ao  SUPREMO  NA  SUA  PESSOA  ja que  foi  uma  decisao  monocratica, acatar  o pedido  do conselho de  etica. OU  em  ultimo  caso  a ministra  deveria  submeter o caso  para que  o colegiado  decidisse.As  decisoes  monocraticas  gertalmente  sao  muito  prejudiciais. porque  se  baseia  na  decisao de apenas  um ministro que  tem  a sua  visao  ou  que  sofre  algum tipo de  influencia. 

  5. singela homenagem ao incansável nobre Presidente da Câmara

    No meio do caminho tinha uma rosa
    tinha uma rosa no meio do caminho
    tinha uma rosa
    no meio do caminho tinha uma rosa.

    Nunca me esquecerei desse acontecimento
    na vida de minhas retinas tão fatigadas.
    Nunca me esquecerei que no meio do caminho
    tinha uma rosa

    tinha uma rosa no meio do caminho
    no meio do caminho tinha uma rosa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador