Centrão deve abandonar Cunha e viabilizar cassação na próxima segunda-feira

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – O chamado centrão – bloco de partidos nanicos que foi liderado por Eduardo Cunha (PMBD) durante o governo Dilma Rousseff – tende a abandonar o ex-presidente da Câmara, abrindo margem à sua cassação definitiva na próxima segunda-feira (12). Até então, as notícias em Brasília davam conta de que o centrão ajudaria a esvaziar a sessão – cada ausência ou abstenção conta a favor de Cunha.

Segundo informações da Folha desta quinta (8), líderes de dez partidos políticos (PT, PSDB, PSB, DEM, PRB, PDT, PC do B, PPS, PSOL e Rede), que reúnem 238 deputados, já informaram que suas bancadas votarão em peso pela cassação de Cunha. Se todos mantiverem a promessa, faltarão apenas 19 votos para atingir o mínimo exigido para a punição (257 dos 511 votos possíveis).

O jornal indicou que dos maiores partidos do “centrão”, o PP (47 cadeiras), o PR (42), o PSD (35), o PRB (22) e o PTB (18), pelo menos três já indicaram voto contra Cunha.

Em outro levantamento, este públicado pelo jornal O Globo, o placar da cassação de Cunha soma 260 votos, três a mais do que o mínimo necessário. O jornal ouviu cada um dos 513 parlamentares.

Circula em Brasília que, na segunda, o atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), tentará evitar outra manobra de Cunha. Ao invés de esvaziar a sessão, o deputado deve tentar emplacar uma pena mais branda que a cassação, como a suspensão do mandato por seis meses – uma medida que não tem previsão legal.

Está na pauta do Supremo Tribunal Federal desta quinta um mandado de segurança (MS 34327) em que Cunha tenta uma medida cautelar para suspender o processo de cassação na Câmara.

Sob relatoria do ministro Luís Roberto Barroso, o MS questiona ato da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, “que negou provimento a recurso e manteve decisão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar recomendando ao Plenário a cassação do mandato do impetrante”.

Cunha sustenta ter “direito ao sobrestamento do processo político-disciplinar por força da interpretação do próprio STF no MS 25579/DF e da Câmara no caso do deputado Luiz Argôlo, por considerar que a continuidade do processo durante a suspensão do exercício do mandato configura constrangimento ilegal, entre outros argumentos.”

Envolvido na Lava Jato, Cunha tenta adiar ao máximo a cassação para manter o foro privilegiado. Nos bastidores, ventila-se que ele quer tempo para tirar as ações de sua esposa das mãos do juiz federal Sergio Moro. Se cassado, Cunha ficará inelegível até 2027.

Afastado desde maio por decisão do Supremo, Cunha foi notificado nesta quinta, pelo diário oficial, sobre a data de sua cassação.

 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. O deputado Marcelo Aro

    O deputado Marcelo Aro (PHS-MG) indicou Cunha para cidadão honorário de BH. Disse que ainda não se posicionou, pois está estudando(?) o processo. Vamos preguntá-lo , até quando????

  2. O 17 de abril marca o fundo

    O 17 de abril marca o fundo de poço – que pode sempre ser cavado – da política brasileira. Porque nesse dia se deu um processo de impeachment – um processo em si altamente traumático em qualquer república – presidido por quem não tem qualquer qualidade moral pra estar lá. É como se numa copa do mundo você pusesse pra arbitrar um árbitro já envolvido em escândalos de resultados. 

    O que fico me perguntando é o que se dará após a cassação dele. Será que ele será o homem-bomba a destruir os prédios todos cravados de balas e com estruturas já abaladas da política nacional? 

    Se eu pudesse, ele e sua dignissima esposa mofariam na cadeia. Aliás, vi num site que a esposa dele comprou um sapato de 5000 reais. E fiquei imaginando se esse dinheiro pudesse ir prum tio meu que está numa luta difícil contra o câncer. E aí pensei que a prisão que eu daria pra ela e ele seriam ficarem presos junto com todo o dinheiro que roubaram. Só que não teriam comida e aí teriam que ver se dinheiro serviria pra matar a fome deles. Sei que isso é terrível, mas a desfaçatez e cinismo desse casal é tão acima dos limites que acho que ele merecem um castigo na mesma proporção. 

  3. Pessima noticia para o editor

    Pessima noticia para o editor do blog.Calma,deixa que eu me explicar.Nassif assevera que o Fora Cunha poderá desequilibrar o jogo.Em sentido contrario,afirmo que desequilibrado já está.Se a queda de Cunha apressará a aposentadoria do Padrinho,é um assunto que veremos.E o Natal chegando.

  4. Isca

    Vai a câmara achar que pode votar na segunda, com baixo quorum, quando a turma do Cunha dá o bote e ganha!

    Me parece uma armadilha muito na cara.

  5.  
     
    Cunha não pode ser

     

     

    Cunha não pode ser afastado.

    Se for afastado, não pode ser cassado.

    Se for cassado não pode ser preso.

    Cunha é Temer.

    Temer é Cunha.

    Cunha é o Golpe. Temer é Cunha. Temer é o Golpe.

    Temer e o Congresso são todos Cunha.  A Globo também. ( Embora não assuma escancaradamente ).

    O Judiciário também?

    Cunha gravou todo mundo.

     

     

     

     

     

     

     

  6. O circo continua

    Eu diria que esse centrão sem-vergonha não vai abandonar Cunha assim, sem mais. Ai, tem. E penso que tem Michel Temer Golpista mandando Rodrigo Maia ir manobrando.

  7. Acredite se quiser
    Mas ele não será cassado e vai ficar por isso mesmo.
    Um joguinho de cena disfarçando indignação mas no fundo, bandido é leal a bandido.

  8. Só acredito vendo. E olhem lá!

    Prezados,

     

    Não dou a mínima credibilidade ao que é divulgado pelo PIG/PPV sobre ‘placares’ e prognósticos acerca da cassação do mandato de eduardo cunha. Não ficarei surpreso se o quorum na sessão de segunda-feira, 12 de setembro de 2016, for baixo ou se menos de 200 deputados votarem pela cassação de cunha.  Os mais atilados já perceberam que muito mais do que o traidor-golpista-usurpador-corrupto, michel temer, quem preside de fato o Brasil, desde o dia 12 de amio de 2016, é o bandido eduardo cunha; basta relembrar a fala grampeada de romero jucá, afirmando: “o michel é cunha.”, dando a exata relação de subordinação do 1º para com o 2º.

    Alguns podem sentenciar: com a efetivação do  traidor-golpista-usurpador-corrupto, michel temer, na presidência este ganhou imunidade e assim está livre para fazer o que na política ele se mostrou especialista: trair aquele que possibilitou a chegada do ‘mordomo’ ao poder. Mas a questão não é tão simples como parece; eduardo cunha tinha (talvez ainda tenha) nas mãos nada menso que 260 deputados, os quais lhe devem favores eleitorais, ou seja, EC os ajudou a financiar campanhas de forma irregular. Portanto se EC for traído ele deverá entregar centenas de parlamentares numa delação que venha a fazer. Recados já foram dados ao ‘mordomo’, que recebeu EC clandestinamente no Jaburu, fora da agenda oficial. Encontros da mesma natureza foram feitos entre EC e GM, ministro (sic) do STF. O fanfarrão conservador, o pimpão, Rodrigo Maia, parece ter entendido os recados de EC e marcou a sessão em que o plenáro da câmara deve votar o processo de cassação, para a próxima segunda-feira, dia 12 de setembro, na clara expectativa de que não haja quorum para cassar o mandato do bandido que desencadeou o golpe paralamentar.

    O tratamento benevolente que a esposa e filha de EC têm tido do torquemada paranaense, sérgio moro, deu mostras de que nem EC nem a família dele serão molestados pelo juizeco tucano da guantánamo paranaense. Ou seja: mesmo cassado, EC e família não sofrerão as agruras de outros que foram privados de liberdade pela Farsa a Jato. 

    Mas o jogo combinado é para que EC não perca o mandato e seja julgado plea 2ª turma do STF, onde a absolvição pode ser dada como certa. A ver.

  9. Nem Com São Tomé…

    Nassif: não acredito nisso. Pode até ser que o Centrão abandone um “companheiro”, como dizia Paulo Preto, “à beira do caminho”. Mas o Centrão, que tem muita gente “sangue bom” em suas fileiras, só dispõe de 164 votos. Desses, só 55 é confiável. Os demais fazem parte da gangue congressista dos 342 bandidos da Casa, aliados aos 54 do Senado e que juntos compõem os 2/3 dos criminosos parlamentares, conforme provado e comprovado pela grande mídia.

    Do mais, mesmo que cassado, você acredita que o de Curitiba vá tocar num sequer fio de cabelo desse Ladrão-Parlamentar? Bater em vespeiro e menos arriscado. Até porque, andam dizendo que os 6 do Delcídio, que habitam naquela ex-Suprema Corte, já avisaram ao Verdugo pra maneirar no traquejo, pois o objetivo do caso é exclusivamente prender Lula.

    O Processo há de se esticar até 2037. Repito — até dois mil e trinta e sete. Se até lá o Cunha bater a caçoleta o treco termina. Senão, vai ele para as Ilhas Cahimãs, local já conhecido do pessoal do PSDB/DEM/PPS, tomar água de côco com escocês 25 anos nas tarde ensolaradas.

    E com pequenas adaptações na Lei 12.458/2011, por ordens expressas agora do Planalto, Cunha será inscrito no rol dos “Patronos da Pátria”, com direito a diploma, medalha e salário da Petrobas. Além do que já abocanhou.

    Sem esquecer que cassar Cunha, à esta altura do campeonato, é tentar tapar o sol com peneira, levando em conta que a saída desse ladrão não desmantelará a quadrilha na qual, segundo a grande mídia, tem em suas fileiras o governante maior, com fortes indícios pesando também sobre o ministro da fazenda.

    Por tais e quais, dessa nem São Tomé me convence.

  10. Ele poderá até ser cassado,

    Ele poderá até ser cassado, mas não sendo preso não delatará ninguém.

    Acredito que suas implicações na famigerada lava a jato serão levadas em banho maria até o esquecimento, não sendo preso ele preferirá ficar calado e preserverá seu espaço no governo golpista, assim como seu esquema político.

  11. Agora sou contra a cassar

    Agora sou contra a cassar esse safado.

    Deixa ele solto para continuar fazendo as merdas dele, assim desmoraliza mais ainda  esse impeachment.

    Indiretamente ajuda o Lula/PT.

    ///

    Esse papo furado dizendo que ele procurou a turma da lava jato para fazer delação, não passa de pressão sobre os parlamentares. 

    Quero mais que todos se explodam !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador