24 de junho de 2026

Inaptidão mental para tomar posse?, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Inaptidão mental para tomar posse?, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Há alguns dias, aqui mesmo no GGN, disse que Jair Bolsonaro iria adjudicar ao general vice o poder/dever de definir a política externa do país. Essa afirmação tinha como pressuposto o fato de Mourão ter conseguido reverter a decisão apressada e irracional tomada pelo capitão fanfarrão de mudar para Jerusalém a Embaixada do Brasil em Israel.

Vários jornais deixaram bem claro que Bolsonaro iria causar um imenso prejuízo à economia brasileira, atingindo em cheio inclusive e principalmente sua própria base de apoio (os exportadores de carne da região sul). Em sua coluna, Jânio de Freitas elogiou o bom senso do general vice no dia 25/11/2018. Ele considera Mourão um contrapeso importante à voracidade e à irracionalidade dos outros membros do circulo do capitão. Ledo engano. 

Em 28/11/2018, portanto, três dias depois do artigo de Jânio de Freitas ser publicado, um dos filhos de Bolsonaro anunciou nos EUA que o Brasil vai realmente levar sua Embaixada para Jerusalém. O pai dele confirmou a decisão, reiniciando a guerra dentro de um governo que nem mesmo tomou posse. A família Bolsonaro está claramente se assenhorando da política externa do Brasil. O bom senso do general vice será definitivamente jogado ao mar antes da posse?

Um aumento das tensões em Brasília pode ser detectado nas palavras de Carlos Bolsonaro.

Em menos de um mês o presidente eleito decidiu mudar para Jerusalém a Embaixada do Brasil, revogou essa decisão a pedido de Mourão e depois cancelou a revogação para atender os filhos. Uma coisa já está ficando muito evidente: a instabilidade mental de Bolsonaro e/ou sua incapacidade de tomar uma decisão e compelir seus subalternos a cumprir a diretriz que foi determinada. O novo presidente aparenta ser intelectual inapto e mentalmente doente. O caso da Embaixada que vai e não vai para Jerusalém demonstrou que o capitão faz uma escolha quando conversa com os filhos e outra quando se encontra com o general vice.

Bolsonaro já forneceu prova de que não tem firmeza de caráter, estabilidade mental, aptidão intelectual e/ou autonomia diante dos filhos e do general vice para poder governar o Brasil. Ao caso dele aplica-se a regra do art. 79, da CF/88. Bolsonaro deve ser impedido de tomar posse ou ser empossado e imediatamente afastado da presidência. A CF/88 não especifica o procedimento a ser adotado nesse caso. Portanto, a única questão jurídica que merece ser debatida nesse momento é quem deverá tomar a decisão de impedir um débil mental de governar o Brasil: o STF ou o Congresso Nacional.

Por fim, seria interessante investigar se Carlos Bolsonaro postou ou não aquele Twitter a pedido do pai. Se agiu sob instruções paternas, o filho pode ter fornecido prova de que o presidente eleito também está sofrendo delírios persecutórios. Esse estado mental também é incompatível com o exercício da presidência da república.

 

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro, 22/11/1964, advogado desde 1990. Inimigo do fascismo e do fundamentalismo religioso. Defensor das causas perdidas. Estudioso incansável de tudo aquilo que nos transforma em seres realmente humanos.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

21 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Richardson Fox

    29 de novembro de 2018 10:23 pm

    Equador também passou por
    Equador também passou por isso. Presidente desequilibrado,foi afastado refugiando-se em Miami. Bukaran,chamava-se .

    1. Álvaro Noites

      30 de novembro de 2018 11:35 am

      O Presidente cantor né?

      O Presidente cantor né?

  2. Bruno Cabral

    29 de novembro de 2018 10:25 pm

    Até parece que STF ou Congresso iriam fazer isso
    Ambos interessados no caos do “fora PT”

  3. Andre Luiz RRR

    29 de novembro de 2018 10:39 pm

    Se nem o caixa 2 abalou a

    Se nem o caixa 2 abalou a candidatura… vamos ter um presidente retardado mesmo…

  4. WG

    29 de novembro de 2018 11:28 pm

    O problema é que milhões de

    O problema é que milhões de desequilibrados elegeram o maluco. 

  5. Edson J

    30 de novembro de 2018 12:01 am

    Dúvida

    E que dizer da maioria dos que votaram nele? Será que foi de forma consciente? Ou por desequilíbrio perceptivo?

    1. Hildermes José Medeiros

      30 de novembro de 2018 4:46 am

      Que maioria? De um colégio

      Que maioria? De um colégio eleitoral de 147 milhões de pessoas, mais de 60% dos eleitores aptos a votar não sufragaram seu nome para presidente, cerca de 90 milhões de pessoas. Foi eleito por uma minoria, isso, sim, com manobras, ilegalidades e ameaças de militares para assustar a oposição ao seu nome. 

      1. Edson J

        30 de novembro de 2018 4:29 pm

        Maioria

        A maioria dos que votaram nele, como afirmei no meu comentário. E você tem razão ao dizer que tal maioria não é a maioria dos brasileiros. E isto se o processo  não sofreu, digamos, intervenções heterodoxas, como  enormes variações observadas nas últimas vinte e quatro horas antes do primeiro turno autorizam os menos crédulos a desconfiar.

  6. Jorge Leite Pinto

    30 de novembro de 2018 1:03 am

    Não sei se por medo, por

    Não sei se por medo, por insegurança, por ignorância ou até por esperteza, ele está claramente executando ordens que vem lá de cima, daí as incongruências. Até o assunto chegar lá e a “orientação superior” voltar, leva um tempo.

    Enquanto isso, batem-se cabeças…

  7. Jose mestre Carpina

    30 de novembro de 2018 1:48 am

    Teoria de Lombroso

    Uma das  teorias de Lombroso, dizia  que o  assassino  carrega em sua tez, a característica  física  de  tal.

    Posso  estar me  equivocando,  mas  esse  cabra  aí, tem todas  as nuances  de  um ” desequilibrado mental ” !!

    Não  passaria  em  nenhum teste  psicotécnico básico!!   Tá  na  cara !!!

  8. Celio_Penteado

    30 de novembro de 2018 2:01 am

    Nessas horas acho que Lombroso estava certo…

    Resultado de imagem para mark david chapman

  9. cesarcardoso

    30 de novembro de 2018 2:26 am

    O desequilíbrio e a falta de vontade

    Daí vem a minha pergunta: onde termina a falta de vontade do capitão da reserva de tomar qualquer decisão e começa o desequilíbrio dele?

  10. Cláudio CF

    30 de novembro de 2018 6:13 am

    :
    : * * * * 4:13 * * * * *

    :

    : * * * * 4:13 * * * * * Ouvindo A(s) Voz(es) do Brasil e postando :

     

    Por que insisto tanto em poesia no meio da luta política ? Por isto : Poesia exatamente para aguçar a sensibilidade engessada de 57 milhões de (literalmente) idiotas…

     

     

  11. Chris

    30 de novembro de 2018 9:03 am

    O surrealismo sem limites

    Do jeito que estão indo as declarações do Bozó os militares não vão deixar ele sair vivo da mesa de cirurgia. É impraticável conviver com um desgoverno deste, principalmente  para eles. A piração tá tanta que eu estou começando a ter saudades do governo Temer, Collor e Figueiredo…

  12. Gilcimar Alves de Almeida

    30 de novembro de 2018 10:23 am

    Dr. Fantástico. Data de

    Dr. Fantástico. Data de lançamento 20 de julho de 1964 (1h 35min). Direção: Stanley Kubrick.

    Um general insano que acredita que os comunistas planejam dominar o mundo dá ordens para bombardear a Rússia, iniciando processo de guerra nuclear. Ao mesmo tempo, o presidente e seus assessores do Pentágono tentam desesperadamente parar o processo.

  13. Jossimar

    30 de novembro de 2018 11:46 am

    Para que o fascismo se

    Para que o fascismo se mantenha é preciso ter sempre um inimigo interno ou externo.

    Esta será a tônica deste governo.

    Vai ficar criando fake news o tempo todo para distrair seus lobotomizados seguidores daquilo que realmente importa e que os idiotas que vão nos governar não têm condições intelectuais e cognitivas para executar.

    Um povo ignorante e estúpido tem um governo a sua altura e que reflete exatamente a sociedade que temos.

    Teremos o que merecemos.

    1. Marcelo33

      30 de novembro de 2018 1:21 pm

      95% dos eleitores que votaram

      95% dos eleitores que votaram nele votaram por razões que vão da desumanidade a traição consciente a pátria, passando pela completa mesquinharia.

      Merecemos tudo isso

  14. evandro condé de lima

    30 de novembro de 2018 12:38 pm

    Quanto a inaptidão mental

    Acredito que perfeitamente compatível com os que o elegeram.

  15. Não é o Freud.

    30 de novembro de 2018 2:00 pm

    Como eu vinha dizendo,

    Como eu vinha dizendo, Bolsonaro é um fraco. E intelectualmente limitado, não consegue pensar fora da caserna e da família. O pior é que ele, lá no fundo, talvez negue a contradição existente entre o nacionalismo que professou (sic) e o trumpismo de seus filhos (ok, ele bateu continência, isto é tolo, mas é o único gesto de cumprimento diplomático que deve conhecer). Nem poderia fazer de outro modo, sob o risco de entrar em conflito com a própria família e consigo. 

    Porém, este fato não explica completamente o fato de ele ser eleito. 

    Acho que ele continuará instável, mudará de opinião e desmudará (sic), mas ele terá um núcleo, um grupo de pessoas realmente perigosas. Suas convicções são a realpolitik no pior sentido possível. Desta leva, um grupo de subintelectuais ressentidos, aproveitadores conscientes ou não (estas últimas, tristes figuras, farão de tudo para arranjar um naco de poder para esconder suas desimportâncias… enfim, é o puxa-saco que o Nassif colocou tão bem).

    É a ascensão dos homens medíocres. 

     

  16. Carlos Viegas

    30 de novembro de 2018 3:44 pm

    Queremos Mourão

    Podia ser lançado o movimento do “Queremismo Mouranista”: Queremos Mourão! Mourão Já!

    Assim, se adianta o expediente e dá a posse o quanto antes para o General. Que, convenhamos, dos males é o menor.

    Porque, no fim, é isso mesmo que vai acontecer…Só não sabemos se mais cedo ou mais tarde.

  17. Schell

    30 de novembro de 2018 7:42 pm

    Nestas alturas, com o

    Nestas alturas, com o judiciário que há, com os desprocuradores que nos habitam, com os poliças que policiam apenas o pt, com a zelites de sempre, com a mérdia de todo o sempre e com os 54% dos votos úteis que teve, com os caterva que  acercam, a começar pelos filhos e a ovelha bem cuidade, tem mais é de tomar posse, se apossar e chamar os filipões da vida pra treinarem os seus eleitores: não me dizem respeito.

Recomendados para você

Recomendados