Ponto de vista: a Globo e sua escolha de Sofia, por Murilo César Ramos

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Ponto de vista: a Globo e sua escolha de Sofia

por Murilo César Ramos

Talvez a pergunta que mais intriga o mundo político brasileiro hoje é por que o Grupo Globo abandonou Michel Temer, levando com ele a coalizão de poder que a própria Globo ajudou a criar ao longo do processo do golpe judicial/parlamentar contra Dilma Rousseff. De fato, trata-se de uma pergunta vital ao entendimento do atual momento da grave crise política, econômica e social por que o país passa hoje, cujos primórdios remontam às manifestações de junho de 2013, e que foi potencializada para além de qualquer controle institucional pela Operação Lava Jato e seus desdobramentos que parecem beirar o infinito.

Mais ainda, a intrigante pergunta, de resposta quase impossível, mas que merece ser tentada, pode ter imbricado tanto os destinos daquela organização de comunicação e de Michel Temer e seu governo que apenas um desses dois conjuntos de personagens centrais da atual cena política brasileira poderá sobreviver: Temer, com a perda da presidência da República; a Globo, com graves prejuízos à sua credibilidade jornalística e possíveis perdas financeiras.

Essa história tem seu início no final da tarde do dia 17 de maio, quando o jornalista Lauro Jardim, principal colunista político de O Globo, tornou pública a delação premiada de Joesley Batista, obtida pela Procuradoria Geral da República e homologada pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no SFT. Jornalisticamente o que se seguiu já está na história da imprensa brasileira e será ainda objeto de muitos estudos e análises, seja pela academia, seja pelo mundo jornalístico: William Bonner, Renata Vasconcelos, Merval Pereira, Renata LoPrete, Cristiana Lobo, Eliane Cantanhede, Gerson Camarotti, Andréia Sadi – só para ficar nesses profissionais do jornalismo televisivo da Globo -, tiveram que ocupar o vídeo atônitos, titubeantes – Bonner chegou a chamar Michel Temer de ex-presidente -, visivelmente desinformados, tentando dar conta de uma história que era de conhecimento há muitos dias de um profissional da empresa em que todos trabalhavam.

É provável que Lauro Jardim não tenha sido o único jornalista a ter conhecimento prévio da delação; é provável que ele, ao aprofundar a investigação sobre o assunto, tenha se valido de mais e melhores fontes no judiciário e no ministério público – mérito dele; é provável que ele tenha adiantado o que tinha para, pelo menos, duas pessoas da empresa para a qual trabalha; é provável que Jardim, por estar na frente de outros, ou outras jornalistas, tenha obtido das suas fontes o compromisso de ser o único a receber cópias das gravações de Batista e de Ricardo Saud comprometendo de uma forma aparentemente inquestionável Michel Temer, Aécio Neves e Rodrigo Rocha Loures; é provável que ele tenha obtido das suas fontes, além do material da delação, a garantia de ser avisado do momento certo para publicá-lo; é provável que a decisão de publicar tenha tido a participação, além das duas pessoas com quem Jardim já conversara em sua empresa, pelo menos mais uma. Tudo isso é provável e, dado o contexto do fazer jornalístico, pode ter acontecido muito provavelmente assim.

Ou, alterando um pouco o cenário, pode ter sido também que Jardim tenha sido a segunda, ou mesmo a terceira pessoa da Globo a saber o que estava prestes a acontecer, recebendo a missão de, com todo o sigilo possível, acompanhar o assunto, até receber o sinal verde de publicá-lo. Afinal, se alguma autoridade pública neste país quiser que alguma coisa repercuta com muito impacto na sociedade, ela sabe que seu caminho será sempre a Globo. E terá sido essa autoridade quem levou o assunto àquela pessoa da Globo que precisaria ser a primeira a saber. A mesma pessoa a quem caberia a responsabilidade última de dizer a Jardim: publique tudo e surpreenda até mesmo seus próprios colegas.

Mas, nada disso responde à pergunta inicial: por que a Globo decidiu abandonar, ou, dito de outra forma, decidiu derrubar Michel Temer.

Em verdade, e aqui vai a resposta prometida acima, a Globo poderia até ter preferido não ter sido a destinatária do furo – fosse pela competência do seu colunista, fosse pela preferência a ela dada pela autoridade que queria vazar a informação -, mas uma vez que o furo chegou até ela, e chegou embasado por evidências já validadas pelo MPL e pelo STF, não seria jamais possível deixar de publicá-lo. Porque se não o fizesse, a autoridade interessada o levaria até outro destinatário, e, aí, os prejuízos seriam possivelmente maiores. O maior deles: tornar-se, mesmo sem querer, fiadora de um governo condenado à desgraça, ou, pior, tornar-se caudatária do furo jornalístico dado por algum dos seus concorrentes.

Diante dessa escolha de Sofia, a Globo jogou Michel Temer às feras da Lava Jato e, ao fazer isso, tornou-se refém da sua própria decisão jornalística: Temer tem que cair.

Murilo César Ramos – Pesquisador do Laboratório de Políticas de Comunicação (LaPCom), Universidade de Brasília

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

44 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Resposta: JBS é o maior anunciante da Globo

    A JBS precisava que a narrativa perante a opinião pública tirasse a culpa dos seus ombros e jogasse na de outrem.

    Sobrou para Michel Temer e Aécio que, sentindo-se poderosos e acima da lei, agiram como cristão-novos, corruptos e afoitos no controle do botim, e deram com a língua nos dentes nas gravações sem maiores constrangimentos.

    A escolha de Sofia da Globo era: o dinheiro no bolso dos anúncios da JBS ou sua consciência de classe. Ficou com a primeira opção sem pensar duas vezes.

    Sairam ganhando os donos da JBS, que estão curtindo o bem bom em Nova Iorque.

    1. Doeu também.

      A jbs nunca faria isso. Ama a globo. Também recebeu ordem de fazer. Isto ou cadeia, aqui nos eua. O novo dono da proteina que alimenta chineses e russos não deixaria este “cavalo arreiado” passar.

  2. Não sei não. Qualquer outro

    Não sei não. Qualquer outro meio de comunicação que tivesse divulgado essa notícia não teria a mesma repercussão, aliado ao fato de que a globo com todo seu poder perante as demais mídias, logo se imcumbiria de desconstruir a tal notícia. Isso já aconteceu inúmeras vezes e várias notícias foram devidamente “prá debaixo do tapete”. A globo, pelo que se percebe na imprensa, está praticamente sozinha e isso é que não dá prá entender, deve ter um motivo maior, ninguém muda tão radicalmente de posição. Mistério, (por enquanto).

  3. A JBS já tinha um acordo
    A JBS já tinha um acordo firmado com o. Depto de justiça dos EUA. As questões no Brasil foram meramente protocolares. A Globo não rema contra a matriz.

    1. Resumo em duas linhas e três frases

      Caro Azzisem,

      Às vezes o melhor diagnóstico é aquele mais direto, mais simples e franco. Em três frases e duas linhas você foi direto ao ponto e disse mais do que e outros comentaristas, em longos comentários. E disse mais do que o próprio autor do artigo.

    2. É este o ponto. O resto é

      É este o ponto. O resto é enredo de walt disney. A globo é subsidiária e faz o que o titio manda. Period.

      Ou a transferência da sede da JBS para os ‘isteitis’ não entra na analise?

  4. Mas a globo sempre agiu
    Mas a globo sempre agiu assim. Primeiro o interesse próprio, depois o resto.Agora o interessante seria descobrir o que estão pensando os outros sócios do golpe .

  5. Eu acho que a resposta é mais

    Eu acho que a resposta é mais simples do que queremos imaginar.

    A Globo supôs que o conteúdo do gravação era gravíssimo (de fato, é) e que seria suficiente para derrubar o presidente. Qualquer um que leu as primeiras reportagens a respeito pensou o mesmo: caiu. A Globo fez uma aposta arriscada, tinha certeza que a gravação era devastadora, quis se adiantar.

    O que ninguém esperava era a reação do governo, que conseguiu plantar uma dúvida sobre a validade da gravação. Ganhou tempo, a coisa esfriou. O Planalto conseguiu empurrar a tese do “ruim comigo, pior sem mim”.

    Se reparar bem, o conteúdo da cobertura da GloboNews está bem mais conciliador nas últimas semanas…

  6. O congresso tá dominado. Os

    O congresso tá dominado. Os ministérios da área econômica estão dominados. O judiciário tá dominado. Os milicos ficam felizes se receberem em dia, se não sofrerem reforma da previdência e tiverem algum trocado pra brincar de soldado. A lavagem cerebral transformou em zumbis midiáticos parte considerável do povo. Eles não precisam mais de temer. Qualquer “presidente” é descartável diante de um quadro destes. Ainda por cima, a globo golpista passa por isenta ao aderir ao fora temer.

  7. Estes entes nefastos à vida

    Estes entes nefastos à vida dos brasileiros que se lasquem junto com suas diatribes criminosas. O destino da biografia de todos esses canalhas é a lata do llixo. No entanto, a folha corrida não tem como apagar. E assim, quem sofrerá vergastado pelo opróbio e pelo vexame de descenderem, coitados, de cepa tão ordinária, serão seus netos, bisnetos, et caterva.

    Orlando

  8. Por que a “autoridade” resolveu vazar?

    É um segredo de polichinelo a identidade – sequer tangenciada no texto – da “autoridade” que, não só retirou a blindagem aos dois picaretas,como partiu para uma inaudita ofensiva de destruição de ambos. Antes de especular o porquê da Globo ter lançado os dois ratos aos gatos, deve-se refletir sobre as razões (ou, mais provável, ordens recebidas) para se se livrar dos dois trambolhos, que até pouco tempo eram protegidos pela mais ostensiva e imoral blindagem propiciada pela “autoridade”.    

  9. Vocês acham mesmo que a Globo

    Vocês acham mesmo que a Globo mudou de postura por uma questão de sobrevivência quanto à sua imagem? Vocês acham mesmo que eles estão preocupados com isso? E quanto ao patrocínio da JBS, se dinheiro fosse a resposta, outros meios de comunicação teriam abraçado a campanha pelo impeachment de Temer alegremente, e não foi bem isso o que se viu.. no início dessa crise vimos inclusive editoriais da Band e da Folha defendendo a permanência de Temer.

    Acho que a resposta é outra. No áudio de Temer e Joesley tem um pedaço muito pouco comentado na imprensa, mesmo na alternativa, no qual Joesley afirma ter controlado um escândalo passado porque tem uma boa relação com a imprensa. Ele ainda cita o Jornal Nacional e o Fantástico. Basta procurar na internet a trasncrição do áudio.

    Isso não é gratuito. Não dá pra imagina que isso seja gratuito dentro do contexto: um empresário (o maior produtor de proteína animal do mundo) gravando o presidente da república com a intenção de levar o áudio para o STF.

    Isso é uma intimidação, é um recado para a Globo. E Aécio deve ter entrado no pacote apenas como sinal de que Joesley não está para brincadeira.

    Joesley sozinho resistiria à pressão do grupo de Temer com o apoio da imprensa? Ele precisaria do apoio da Globo para fazer valer sua delação, para conseguir a prisão de Temer. E ele conseguiu esse apoio, um apoio quase cego, provavelmente usando métodos tão obscuros quanto os usados contra Temer e Aécio. Joesley provavelmente está chantageando a Globo. 

    E é curioso mesmo o cenário, pois essa é uma luta que conseguiu fragmentar setores da direita. Ou cai Temer, ou cai Globo.

     

     

  10. Ponto de vista: a Globo e sua escolha de Sofia, por Murilo César

    Tambem me parece que à Globo foi servido um prato feito.

    Agora resta o trabalho de “conduzir”  o desfecho de forma a contemplar os interesses globais, como é de seu feitio . . . 

    Tucanos, democratas, pepistas et caterva assanhados pela perspectiva. 

    A JBS articulou muito bem,dentro das possibilidades, as preliminares e a delação.

    Não sou conhecedor das tecnicalidades legais para o caso de um presidente, por pior que seja e esse é, ser gravado mesmo com autorização judicial que, imagino, deve ter sido pelo stf.

    O que tambem é escancarado, é a delação voluntária, procedimentos dentro do marco legal e efetivamente controladas.

    Méritos às instituições envolvidas que devem ter sido o stf – presidente/ministro relator , PGRe PF.

    Houve flagrante armado ?

    Penso que nessas situações a grossa maioria de flagrantes são armados.

    1. Pela logica da politica não

      Pela logica da politica não creio que em qualquer Estado sja possivel gravar o Chefe de Estado sem que este saiba

      e nenhum juiz daria semelhante autorização, trat-se de proteger o comando do Pais e não a pessoa fisica do titular.

      No Brasil perdeu-se a partir da Constituição de 88, a “constituição dos cidadãos” a noção de ESTADO.

      A Constituição, como reflexo do regime militar, protege os cidadãos  esqueceu do ESTADO como ente maior.

      1. Pela logica da politica não

        Não parece analisar condutas ilícitas pelo lado lógico da política.

        Diz nossa Constituição que todos são iguais perante a lei, inclusive o Presidente.

        Logicamente, o Chefe de Estado deve ter suas prerrogativas enquanto Autoridade máxima de um dos poderes e, representante da nação.

        A Suprema Corte seria a guarda dessas prerrogativas funcionais de modo a, garantindo a função, permitir a apuração de eventuais delitos.

        Avisar o corrupto, ou seja lá o que for, ou quem, de que está sendo gravado é incoerência.

        Interessante a observação sobre o Estado na Consttuição. Ali pode haver a necessidade de aprimoramentos.

        Na Constituição o ente maior é a Nação, o Estado é decorrência.

        A Nação, no caso entendida como seu povo, submete o Estado.

         

  11. Analise muito inteligente,

    Analise muito inteligente, coloca a questão em suas duvidas sem resolver a equação porque ainda não se sabe a resposta.

    A GLOBO tem longo historico de atuação politica no centro das batalhas, na crise que levou Vargas ao suicidio, na entrada e saida do regime militar, na eleição de Brizola, nas diretas já, na eleição de Collor, as vezes acerta, as vezes erra.

    Orgãos de imprensa com esse peso decisorio correm riscos altos, LA PRENSA de Buenos Aires foi o maior jornal da America Latina, a casa de seu dono Alberto Gainza Paz, no final da Calle Florida é hoje o Circulo de Armas, um palacio de grandes proporções, LA PRENSA foi liquidada por Peron e nunca mais existiu, Peron não brincava em serviço.

    O imperio Chateaubriand mandava mais que a GLOBO de hoje e desapareceu.

    O GLOBO tinha uma atuação politica muito mais inteligente e sofisticada  no longo reinado do Dr.Roberto Marinho tendo a seu lado o cerebro do Dr.Jorge Serpa, autor de boa parte dos editoriais do jornal. Hoje a atuação politica abrutalhou-se e virou grosseira, oportunista e sem visão de longo prazo. Seus comentaristas, o chamado “time” da politica (expressão de Lo Prete)

    não tem visão de pais, são cronistas do curto prazo, do disse me disse de fontes, comentam a hora e não se interessam pela luz no fim do tunel, só lhes vale o “furo” e um “alta fonte me disse”, o “time” não tem técnico alem de um sempre indignado Merval acolitado por um sempre espantado Camarotti, que fica chocado com tudo e com todos depois de anos de circulação no meio politico, é o eterno noviço que pela primeira vez entrou em um bar de garotas.

    Ao abraçar o partido do Judiciario a GLOBO declara guerra à classe politica como um todo, ao Legislativo e ao Executivo,

    qual o resultado? Poderá ser um paraquedista aventureiro, um mal infinitamente maior que uma diversificada  classe politica

    onde há bons nomes, os que combatem a politica se concentram em uma minoria que corresponde a 19% do Congresso,

    que é a conta de TODOS os citados nas cruzadas anti-corrupção, inclusive por simples doações de campanha.

    Na realidade  atual campanha da GLOBO está detonando a democracia, o que pode ser um suicidio para a rede.

    1. os Donos do Mundo e nosso inimigos

      Este artigo e vários artigos questionando esta atitude estranha da Globo, parecem sempre apontar pra uma conclusão: Muitos tem a Globo como a grande inimiga do Brasil, mas mesmo ela, tão poderosa, no fim apenas é sub tenente e obedece aos verdadeiros chefes lá fora. 

      Afinal, a Globo foi contra Getúlio e apoiou a Ditadura sempre com interesses e apoios vindos do exterior. É óbvio que todos os Super Investidores e capitalistas donos da maior parte das riquezas e patrimônios, os quais tem interesses claros diretos e indiretos na Petróleo, em novas concorrentes ameaçadoras como Odebrescht e JBS, é óbvio que eles ganham com todo o fracasso de qualquer empresa ou inicativa nacionalista brasileira. E, se no passado apoiaram e influenciaram em nosso país, porque agora seria diferente?

      A Globo precisa acabar , assim como os Diários Associados perderam muito de seu poder quase total por aqui. mas isto não adianta nada, se a Globo cair pra ser substituida por outra subtente local fiel ao grande capital internacional, seja o Gogle, A Record, ou o Facebook.

      Então a missão do Brasil, de um governo esquerdista brasileiro, e do povo (se se conscientizasse) seria buscar soberania, autonomia economica e política, independência real dso Imperios de fora, seja Portugal, Inglaterra, EUA, ou a candidata à substiuição China. Só seremos um país próspero, com um povo vivendo com boa qualdiade de vida, se deixarmos de ser território de livre exploração da Super Potência do Momento. Temos que ser nosso próprio Império, auto suficiente, com um plano e um objetivo de país, e com pdoer de dissuassão militar (infelizmente).

      Agora, como chegar a este ponto se:

      1 – Nossa Sociedade/ cultura/ instiuições/ estado foram moldadas deste anrtes da invasão europeía de 1500, e e costruida e solidificada pelos 500 anos seguintes nesse Sistema de Exploração/opressão, preconceito, violência?

      2 – Nossa Elite, os que mandam e definem os rumos do país, não tem pretensões de se tornar donos do mundo, de se tronarem o Imperio, mas são covardes e comodos, satisfeitos em serem subtenentes locais obedientes ao Impérop de Plantão?

      3 – Nossa população não tem formação educacional pra entender e , muito menos, modificar a sociedade. Nossa população é analfabeta política e, graças á mídia, odeia e despreza a política. Nossa população não possui laços profundos de união, fraternidade, identidade, objetivo comum, valores supremos: Não somos um povo, mas um amontoado de adversários das mais variadas etnias presos aqui, qeu não confiam uns nos outros e só tem em comum, desprezar este país e amaldiçoar o azar de terem nascido aqui. Anos e anos de cultura capitalista predatória glamourizada natv fez de nosso povo médio consevador, preconceituosos, individualista, ganaciosos, cínico, falso moralista e corrupto. Isto tudo faz com que toda grande mudança com objetivos de esquerda seja remido ou mesmo rechaçado. O grande sonho do brasileiro me´dio não é ver “a prosperidade do País”, mas simplesmente ficar rico, virar patrão ou político, virar eleite e poder aproveitar a vida como elite.

      4 – Super potecnias de verdade como Ingaterra, Estados Unidos, e, não se tenha dúvida, China, não pensam duas vezes em atacar direta ou indietamente qualquer povo ou país que tente escapar aos seus interesses. Eles apoiaram o Golpe de 2016. Se por um milagre, o POvo e um Governo Esquerdista tentar uma mudança drástica positiva, alguma dúvida de que o Império da vez fará o que for necessário pra que fiquemos no nosso devido lugar? Como nos protegermos disso?

      1. Muito boa análise, mas quero

        Muito boa análise, mas quero enfatizar minha total concordância com o ítem 3 que faz toda a diferença. Parabéns.

  12. Globo

    Não creio que tenha sido esse problema de concorrência que na realidade já não existe. Essas empresas, Folha, Estadão Globo vivem à custa de uma coisa só: publicidade estatal, a Globo menos que as outras pois tem a TV.  Eu creio que todas essas empresas e seus proprietários estão mergulhados em corrupção até ao gargalo, e a Globo sobretudo tentando manter seus privilégios, com medo que uma futura lei das comunicações possa deitar por terra o império.  Estão desesperados, tentando achar uma saída qualquer para manter o status quo. O Moro e demais foram úteis até certo ponto, como arma contra o PT, mas a coisa embalou e ninguém sabe mais o que pode acontecer. Eles não têm ninguém capaz de ganhar uma eleição. Estão apenas ganhando tempo, com o Temer, o Maia ou seja quem for.  Vai chegar o momento em que a única garantia vai ser o Lula, e por isso não acredito que eles o prendam.  Está chegando o momento em que as grandes empresas de um modo geral, e a Globo em particular, vão chamar o Lula para negociar.

  13. Análise assaz simplificadora

    Embora a Globo tenha construído sede em São Paulo, de onde provém a maior parte do faturamento que ela obtém com publicidade e onde encontra-se o maior mercado consumidor e público telespectador, a empresa e o grupo de comunicação ainda mantêm o DNA carioca. E no Rio, apesar de toda a manipulação que faz e do tautismo e exploração de imagem que faz dos artistas que trabalham na emissora, a Globo é odiada pela população da periferia, das favelas; em protestos e manifestações – sejam eles de natureza política, sejam eles contra a violência e crimes cometidos pelas polícias, sejam contra os maus serviços públicos prestados, etc. – os profissionais da emissora são hostilizados, xingados e muitas vezes expulsos. Os interessados podem constatar isso em vídeos publicados no youtube.

    Os custos fixos da TV Globo são altíssimos; alguns medalhões que pouco trabalham (Galvão Bueno, Faustão, Luciano Huck, por exemplo) recebem salários mensais milionários. Alguns atores considerados de 1º escalão ganham também ‘mesada’ superior a R$1milhão. Comentaristas e colunistas também são muito bem pagos para se prostituírem e atuarem como porta-vozes dos donos.  A tranmissão de eventos esportivos custa uma nota preta e seus custos vêm aumentando muito acima da inflação oficial. O negócio televisão, sobretudo TV aberta, que é concessão pública e depende de receita publicitária, está em declínio no mundo inteiro. Com a massificação da internet e das redes sociais, a audiência das emissoras de TV abertas e fechadas vem declinando, sem expectativa de reversão. Nos estabelecimentos comerciais e consultórios médicos e odontológicos é comum vermos televisores sintonizados na Globo; mas  quem está nesses ambientes ignora solenemente o que se passa na grande tela, pois está conectado na internet por meio de smartphone.

    A Globo e os veículos-satélites que em torno dela orbitam carregam consigo a marca do reacionarismo e do apoio a TODOS os golpes de Estado, assim como ao neoliberalismo oligárquico, plutocrata, escravocrata, cleptocrata, privatista e entreguista.  Mais do que as quadrilhas oligárquicas que dominam o parlamento brasileiro foram as instituições burocráticas do Estado (PF, MP e PJ), cooptadas pelo alto comando internacional do golpe, e os veículos da chamada grande mídia comercial – Globo à frente – que formaram uma poderosa associação (que considero composta por ORCRIMs intitucionais) e um Estado paralelo, capaz de derrubar e nomear governos, segundo interesses econômicos e geopolíticos desses veículos em sintonia e subordinados aos do ‘grande chefe’. Tanto o cartel midiático como a burocracia do Estado envolvida no golpe estavam sofrendo grande desgaste. Portanto é natural que ambas as ORCRIMs tenham se dado as mãos, numa estratégia de sobrevivência, manutenção e amlpiação do poder e influência. A PGR escolheu a Globo por ser esta a maior empresa de comuniocação do País e a que consegue atingir e impactar a maior parcela da população. Os demsias veículos do PIG/PPV não abandonaram Michel Temer porque encontram-se em dificuldades financeiras ou mesmo em estado falimentar, incapazes de sobreviver sem verba publicitária do governo golpista .

    Outro aspecto não abordado pelo autor é o que diz respeito aos escândalos envolvendo as transmissões de eventos esportivos. A parceria Globo-CBF, que já dura mais de 30 anos, tem aspectos nebulosos, mais do que suspeitos. Miguel do Rosário, d’O Cafezinho, publicou um processo fiscal contra a Globo, por ela ter usado uma empresa de fachada em paraíso fiscal e assim sonegar impostos relativos à transmiisão da Copa do Mundo de 2002. A Globo subornou uma funcionária da Receita Federal, que mesmo estando de férias, entrou nas dependências da RFB e roubou o original do processo. Gilmar Mebndes absolveu essa funcionária, que logo após o episódio alterou o nome, ou seja, mudou o registro civil, para escapar e voltar ao anonimato. J. Hawilla, dono de uma das maiores afiliadas da TV Globo, fez acordo judicial nos EUA, em troca de delatar pessoas envolvidas em corrupção, sonegação fiscal e outras negociatas envolvendo os direitos de transmissão de eventos esportivos. Ou seja: se a Globo não se alinhar ao MPF-PGR e à PF, pode ser duramente retaliada. Em compensação a Globo tem material capaz de implodir tanto a PF como o MPF e a PGR. Portanto, o acôrdo, a associação ou o consórcio PGR-Globo-JBS têm muitas razões para ocorrer.

    O que o articulista não abordou é que TODO o PIG/PPV está afinado com o programa de desmonte do Estado Brasileiro, que deve continuar com Temer no Planalto ou qualquer outro que se coloque lá por meio de eleição indireta. Portanto esse consórcio PGR-Globo-JBS configura também uma tática diversionista. Aécio Cunha ser lançado aos leões é uma baixa contábil que já era prevista, pois o senador estava por demais exposto em práticas criminosas diversas – desde tráfico de entorpecentes, mando de assassinatos, perseguição a jornalistas à corrupção sistemática e continuada. Deve-notar que o noticiário contra José Serra e outros tucanos desapareceu das páginas dos jornais e revistas, bem como do noticiário radiofônico e televisivo.  Figuras corruptas do PMDB, como Eliseu Padilha e Romero Jucá, desapareceram do noticiário após a “Bolsa-mídia”.

    1. “O que o articulista não

      “O que o articulista não abordou é que TODO o PIG/PPV está afinado com o programa de desmonte do Estado Brasileiro”…

      e de todos os estados nacionais que se atrelam, que dependem do dólar.

  14. Não se trata da Globo. Quem

    Não se trata da Globo. Quem descartou Temer e Aécio foi o grupo de empresas do qual esse empresa, Globo, é apenas uma, apenas o braço armado. Quem descartou os dois políticos foi o capital baseado no dólar, o dólar do FMI, o dólar quem vem detonando com o mundo especialmente desde o final da segunda guerra mas que tornou-se muito mais hostil e agressivo aos estados nacionais desde 2008, desprezando inclusive as leis (já que leis são atributo de estado). Mas quem descartou Temer e Aécio é uma turma muito velha.

    No Brasil o grupo de empresas privadas a que pertence a firma Globo se reúne no Instituto Millenium, no Instituto Liberal e outras organizações cujo objetivo é parar o Tempo. A fantasia demente da qual esses saudosistas são prisioneiros os remete, por exemplo, ao tempo em que a Europa invadiu pela força bruta, agrediu e dizimou civilizações como as do território rebatizado como “América Central”, a China, a Índia e o Oriente Médio. Os doidos que viajam nesses delírios não vêem, por exemplo, que os recursos naturais não são infinitos nem eternos, que as pessoas evoluem e acordam para o fato de que são parte da família humana e que, como tais, têm direitos “naturais” e inalienáveis à dignidade.

    Por quanto tempo ainda o grupo a que essa empresa, Globo, vai conseguir convencer as pessoas da mentira de de que o Tempo parou – e de que os recursos naturais são infinitos e eternos e de que a pessoa comum não evolui – depende apenas dessas pessoas quererem continuar sendo convencidas disso. Os tapas na cara que a realidade está dando nessas pessoas são inevitáveis. Resta saber por quanto tempo ainda gostaremos de apanhar (ainda que, em contrapartida também nos sintamos no direito de dar tapas na cara de outros).

    Creio que a Globo descartou Temer e Aécio por não apenas eles não são mais úteis ao grupo como, ao tentarem continuar fazendo parte desse grupo, os dois acabariam por prejudicá-lo: manter apoio aos dois levaria as pessoas a acordarem mais rapidamente.

  15. Não temos o quadro completo, ainda!

    Faltam algumas decisões importantes ainda, para o quadro tornar-se completo e sabermos o porque da decisão tomada pela globo.

    Como o Temer e inclusive o Aécio, não representam a idéia dde um presidente da república para a Globo, que sempre busca as aparências de honestidade, prudencia nas falas (ou esconder mentiras), descisão para aplicar medidas impopulares contra o nosso povo, em suma com um certo grau de realeza, com mulher chique que andam com as Kardashian nos USA fazendo compras,  mesmo que seja ( ou desejavel que seja) um crápula total.

    Existem vários nomes a disposição, que vão desde o gagá FHC, Ministra Carmen Lucia, o maia do RJ, um senador palatável do psdb (agripino maia); mas no fundo mesmo o eleito pelos deuses do olimpo seria o famoso PADRE, governador do estado de são paulo.

    Para lá chegarem, têm que “queimar” ou tornar não tão palatável os outros concorrentes, para que não se transformem em opositores, JÀ!

    Para isto a eleição deveria ser indireta, coisa que a vitória para o geraldinho seria favas contadas, pois com este congresso podre que temos, qualquer indicação da cúpula da globo/e demais meios de comunicação  e do sistema bancário seria vitoriosa.

    Provavelmente proporiam um governo de 4 anos, com eleições diretas após este periodo, exatamente como feito pelos lilicos para sua saída do poder.

    Eu sei que não é isto que prevê a nossa pobre e rasgada tantas vezes constituição, mas se os denos do poder junto com a classe política podre e os sempre abutres militares assim o desejarem será feito. Após esta data o Lula ou está preso ou muito velho e as próximas elições seria decidida pelos meios de comunicação.

    E assim la nave vá!

    1. não….

      A pergunta que mais intriga a sociedade: por que nossa elite esquerdiopata não esquece da RGT? Por que um governo, um país que refez sua Constituição e que teve 3 mandatos consecutivos na Presidência não tem competência alguma para pelo menos contrabalancear algum interesse que talvez uma rede de TV, concessão pública, possa ter? Percebemnos a mediocridade, e já temos a resposta: tentar disfarçar tamanha incompetência e mediocridade. O Brasil se explica.  

  16. Uma cidade edificada, não se esconde atrás de uma candeia…

    Prezados, não li todos os comentarios, certamente uma falha. Talvez alguém possa ter escrito algo semelhante, mas vamos lá…. Acredito que exista um grupo de empresarios bem atuantes que manipulam governos, e estes mesmos se deixam manipular para benefios próprios ou de outros que lhe interessam, favorecendo favores ou até mesmo valores….E a Globo, como talvez outras maquinas (com excessão a midia imparcial) de comunicação também estão envolvidas nestes escandalos todos que estamos vivenciando….não sei se o tempo irá nos permitir saber, devido a manipulação de informações. Hoje não ouvimos ou enxergamos o que precisariamos saber, mas sim o que interessa para determinado grupo de pessoas, empresas ou interessados…Vou deixar aqui uma premissa para podermos refletir.

     

  17. Ordens superiores

    Simples. A Globo é e sempre foi uma criação americana, desde os tempos da Time-Life. A ordem veio de fora e de cima, para limpar o terreno – inclusive afastando os narcos – e deixar a área limpa para eles elegerem o melhor candidato pra eles.

    Acrescente-se que a PGR serve ao mesmo senhor, fez acordos exclusivos por lá e a própria JBS se acertou e mudou pra lá antes!

    Jardim não teve que investigar nada. Foi enviado como um escrivão para colher um depoimento.

    Isso está claro há muito tempo. Só não vê quem não quer.

    1. E isso.

      Tenho a mesma convicção (não igual a do lava jato que só serve para condenar depois de não encontrar provas e encontrar milhares de informações de que não houve crime, que o acusado preferido é inocente).

      Entregaram a globo, mas ganharam a jbs e o mercado de carne da china e da russia. A globo perto deste ganho é fichinha e sempre foi dócil e humilde com eles. E se a globo por acaso apresentasse resistência, como deve ter apresentado alguma, pequena, eles concluiram: podemos deixar o marin e o genro do havelange falar, e aí…; a globo aderiu de pronto.

      O resto da mídia e o boechar, por pobre exemplo, ficaram fora do “furo” e, putos, receberam a resposta: quem são vocês? E, pelo choro, reberam ordens de continuar atacando o LULA, na ladainha de sempre. E audiência de 1% não conta.

      1. Reforçando…

        já se sabe, o nassif mesmo relatou, que mesmo o janot recebeu a coisa pronta e imposta. Obedeceu. E mudou tudo também em relação ao aécio, coitado, como consequência. Deve ter doído, mas: ordem é ordem.

  18. Hora da Onça Beber Água?

    Nassif: essa é para você e os blogueiros sujos.

    Será que houve desavença entre Ali Babá e o bando, na partilha do erário público (Césamo)?

    Será que os gatunos do governo brasileiros são tão eficientes que meteram medo nos gringos e estes, como que acuados e receosos de serem também rapinados, debandaram do botim nacional?

    Ou será coisa de traição conjugal? Isso também da galho político. Lembram do Collor?

    Seja como for, têm vocês a missão de desvendar esse enígma.

    A hora é essa. Mãos à obra…

  19. Golpe, Opinião Pública, JBS, Globo e Temer/Aécio.

    Existe um ponto central a ser discutido que é a opinião pública, no desembarque da Rede Globo do Governo Temer, que ela mesma foi a fiadora central para ele existir.

    O Golpe pretendia ser a grande retomada no rumo do crescimento da economia e do emprego e nada disto aconteceu, certo?

    Com Temer & Cia. e o neoliberalismo radical não se chegará jamais a uma retomada dos níveis de crescimento econômico-social e de emprego dos tempos de Lula e primeiro mandato de Dilma, pré-Lava-Jato. 

    Apesar de ser um desejo do Mercado a mais usual voz nos microfones da Globo, vamos ser sinceros, segurar a opinião pública com este Governo, que é o mais corrupto da nossa História não dá.

    Estava se tornando um custo muito alto a manutenção desse sistema corrupto e incompetente, que para tudo o que ia votar, para cada votação das reformas, para cada privatização do patrimônio público e descontinuidade de programas dos governos Lula e Dilma com sua terceirização precisava oferecer dinheiro para parlamentares e integrantes do Governo, que não têm outra Ideologia, senão a do dinheiro. Dinheiro vem de onde? 

    Sem contar que para se garantir a votação das reformas se davam cargos aos parlamentares em estatais e órgãos governamentais e, imaginemos, que o tempo todo devia estar rolando o quanto você quer para votar favorável às Reformas da Previdência, Trabalhista, ao congelamento dos investimentos públicos por 20 anos, etc.

    De um lado vinha o quanto você quer e de outro vinha um empresário, o agronegócio e dizia: – se você propor votar tal reforma, tal medida eu te dou X, para outra medida Y. Era uma esculhambação só.

    Por exemplo. De onde apareceu aquela proposta de reforma trabalhista no campo apresentada por um parlamentar do PSDB, que até o salário do trabalhador poderia ser extinto?

    E chegou ao ponto de que não era mais o Governo quem definia o que deve ser proposto para o Brasil revigorar a economia e o PIB, os índices sociais e os níveis de emprego normalizarem, era o dinheiro, tão somente.

    Parecia o Topa Tudo por Dinheiro do Sílvio Santos ou o – Você quer pagar quanto? Das Casas Bahia.

    Por outro lado.

    A JBS patrocinou o Golpe, certo? E, precisava de tantas ajudas às escondidas para ter seus interesses mantidos intactos, imaginemos a loucura disto. Coloco Temer no Poder e ele vai precisar de “ajudinhas” ad eternum?

    Chegou um momento em que se percebeu que a conta não fecha. O prejuízo de manter os atos escusos não compensava mais os prejuízos com o fiasco Temer. 

    Vem um Governo nascido do Golpe, que foi patrocinado pelo Grande Capital, tendo a JBS como uma das fiadoras principais e não consegue segurar um Procurador querendo aparecer e que deflagra uma Operação Carne Fraca? 

    E a Globo dá cobertura à Operação? (JBS que é um dos maiores patrocinadores da Rede Globo)

    Uma hora ia estourar a coisa. 

    JBS e o Grande Capital devem ter dado um ultimato à Globo:

    Não atrapalha os nossos negócios, com o Temer não dá mais.

    E teve a sombria reunião no STF entre 10 grandes do empresariado nacional com a Ministra Carmen Lúcia e que um interlocutor da Globo esteve presente. Foi antes do escândalo JBS/Temer/Aécio. O que se conversou naquela reunião?

    O Temer tem popularidade quase zero, com apoio midiático e tudo. 

    Tirar o Temer da linha de frente das reformas, para elas vingarem, ao menos é o que tentam com uma roupagem nova, colocando um Governo comandado por um sujeito “honesto” e um Ministério menos incompetente e sem noção. Era para vingar o neoliberalismo radical, mas não era para prejudicar os negócios da JBS, a ponto dela se tornar a Odebrecht da vez e nem para ser opção única de voto para os neoliberais, o Bolsonaro. Já chega o Trump nos EUA.

    A Globo tende a não corroborar mais com a sanha da Lava-Jato em destruir o setor produtivo brasileiro, são seus patrocinadores, espero que tenha caído a ficha, pode colaborar com a derrocada do PT e das esquerdas, se possível for.

    E foi tão radical a mudança de rumo no País que estar junto de Temer é estar a um passo de cair junto com ele, não só em credibilidade (diante de seus teleguiados), mas, economicamente, ir ao rumo da falência. 

    A Globo vive na encruzilhada entre o querer e o poder. 

    Querer as reformas neoliberais pode ser o fim de sua própria existência. O Ibope das reformas é baixo, a Globo não convence muita gente, mesmo tentando ser a porta-voz dessas reformas 24 horas do dia.

    Um mastodonte desses precisa de uma economia em funcionamento para sobreviver. Defender que a pessoa nunca se aposente é suicídio, não é verdade?

    Abandonar Temer sem aviso prévio não foi uma decisão dela, ela foi obrigada por terceiros. 

    Defendia Temer até os 48 do segundo tempo e de repente vem um Pênalti e ela foi obrigada a marcar o Gol! Contra tudo o que sempre quis. 

    A ausência de freios no Jornalismo da Globo, a ausência de regras saudáveis para a interação com a sociedade e do mínimo contraditório foi levando a Globo aos extremismos, idêntico ao que se criou na Sociedade com a figura de Bolsonaro. 

    Não há mediação, só extremos. Então, abandonou Temer sem nenhuma gradação, de imediato, e sem chances de um esclarecimento mais justo ao seu público cativo. Abandonou sem prorrogação. 

    Seus patrocinadores chegaram para a emissora e disseram: – espera um pouco, é pra derrubar Dilma! Não os meus negócios! 

    O auto engano de crer que o Mercado pode tudo é o início do fim do Império da Vênus Platinada.

    Tudo ficou muito solto com o Temer & Cia. A imagem dos patrocinadores visíveis do Golpe desgastada, a imagem de um Governo em ruínas e o empresariado em sinal de alerta, os seus prejuízos não sendo compensados pelo rentismo e nem por uma opinião pública avessa aos desejos da Globo e do Mercado, capaz de boicotar marcas anunciantes da emissora.

    Sem contar o descrédito internacional e a imagem do País lá fora com o Golpe e o Governo do Golpe. O isolamento do País e a truculência do Executivo em posições/críticas de organismos como a OEA e a ONU e os Direitos Humanos não respeitados pelo Governo Temer. E a Globo associada a toda esta patifaria. 

    E, se me perguntam o motivo de Aécio ser levado junto com Temer pela JBS, PGR, Supremo, Globo, Lava-Jato, ele que foi o mais blindado dos políticos? Respondo assim:

    Justamente porque esse Sistema montado do Golpe tinha em Aécio um centro irradiador de decisões e, certamente, central de propinas. E, ele estava sem freios, poderia detonar muitos veios e histórias do Golpe. Atrapalha demais alguém sem limites, querendo o tempo todo levar uma grana aqui outra ali e sem controle das ações.

    Estava tudo sem limites no Golpe e pós-Golpe! Todos exigindo de todos, todos querendo levar vantagens ao mesmo tempo, dentro e fora da Política. 

    E a sobrevivência do Golpe passa por detonar com a parte mais fraca dele, os que não detêm o Capital, apenas se usufruem de gordas mesadas, participando da Política em prol do Capital. Precisam limpar um pouco a imagem do País, para além, da premissa de que se quer uma criação de uma República do Judiciário, sem intermediários no Legislativo e Executivo.

    Judiciário e Globo muito manchados com a Imagem da seletividade visível a olhos nus de suas blindagens, decisões judiciais e noticiários.  

    Porém, não vai haver um processo de caça às bruxas, acomodação, sim!

    O Sistema não viveria sem a certeza da impunidade aos políticos e membros do Judiciário que elege ou recebe/dá apoio.

    Daqui a pouco veremos todos, idêntico como acontece na Lava-Jato, usufruindo o que amealharam de dinheiro até aqui e esquecidos do noticiário, porque se um dia ferrarem para valer com um Político ou Magistrado, cooptado para defender o Sistema, não se poderá mais garantir novos adeptos dessa simbiose Grande Capital e Política.

    E não nos esqueçamos.

    Continua valendo Lava-Jato para Lula, Vaccari e Zé Dirceu diferente de valer Lava-Jato para Cunha, Temer e Aécio.

    1. Este comentário deveria virar post

      Gostei muito do comentário, é o que tem mais coerência.

      Podemos definir da seguinte maneira: os golpistas estão extorquindo demais.

      1. Concordo!

        Cem por cento de acordo ao seu comentário. Lembro-me de que, no início dos anos noventa, Maluf foi defenestrado da possibilidade de obter grandes cargos no Executivo pela mesma razão, o custo de sua corrupção atingia níveis elevados demais mesmo para os detentores do suporte financeiro da direita nacional. Em seguida, o mesmo aconteceu com Collor, quando o esquema PC Farias tornou-se gourmand. Ambos trinham muita dificuldade em entregar o prometido, em virtude da gulodice pessoal ou de seus apaniguados, e deixaram de fazer sentido a um poder financeiro que, afinal, gosta de extorquir, nunca de ser extorquido.

        E a queda de Temer era pedra cantada desde o início do golpe, junto a Aécio (que nunca foi realmente o nome da oligarquia para o cargo, após o vexame da “festa de posse” antecipada que se transformou em derrota até no território de MG, além da necessidade de alguém de peso ser queimado para Lula não ser o único a ser criminalizado, criando uma falsa equanimidade da Lava-Jato). Seu papel era apenas o “trabalho sujo” das reformas anti-populares, nunca o de se tornar mandatário de fato, mas no fim não estava nos planos o custo-PMDB e daí a necessidade de encerrar sua participação no jogo. É chegada a hora de entronizar alguém mais confiável e menos inflamável.

        No final, a única coisa realmente imprevisível no esqueleto do golpe é a atitude dos procuradores neopentecostais, pois messianismo não dá liga com politique politicienne. O resto segue um script não tão novo nem tão original assim.

    2. apenas uma dúvida

      Por quê o PGR, Janot, que escanradamente sempre protegeu o psdb, especialmente o psdb decidiu entregar o aécio, já que ele podia melar as gravações do Joesley a qualquer momento?

  20. Enquanto tentamos entender a

    Enquanto tentamos entender a manobra da globo, o congresso vai aprovando as reformas encomendadas pelo mercado. Tragédia sem fim. 

  21. Minha teoria é bem

    Minha teoria é bem simplista:

     

    Esse governo não vai aprovar nossas reformas e não para de feder…partiu plano B, indiretas já! E reformas rapidinho…

  22. Eu acho que simplesmente a globo errou

    Minha avaliação é até mais simples: O consórcio golpista tinha em comum apenas tirar Dilma e o PT do poder, o resto é um balaio de gatos, que estão em guerra de bastidores.

    Trata-se simplesmente de guerra de quadrilhas. O mais interessante é que a globo se acha mais realista que a realeza.Deu um ultimato ao temer e este ignorou e provavelmente terminará o mandato.

    Independente do que a globo quer, o que temos é que torcer e agir para que esta guerra de quadrilhas vá às ultimas consequências, o ideal é que eles saiam desta guerra surda-fria para uma guerra civil de um matar o outro.

    O resto para mim é meio perda de tempo. 

  23. A crise

    A crise política-institucional é tão grave que até mesmo uma jogador como os Marinhos, que sempre estiveram dois lances a frente dos adversários, não tem a menor ideia do que fazer. 

  24. SEGUE A VALSA: MORO, JANOT E FACHIN NO “BAILE” DO “ACORDÃO”

    SEGUE A VALSA: MORO, JANOT E FACHIN NO “BAILE” DO “ACORDÃO” VOL. 2

    Por Romulus & Núcleo Duro

    Como temos registrado no blog, houve nos últimos dias muitas “piscadelas”, de um lado, e “exibição de músculo”, do outro, entre os diferentes atores do “baile” do acordão possível. E segue a valsa!

    Eis a atualização com os fatos desta semana. Incluindo: TSE, Henrique Alves, denúncia de Temer ao STF pelo PGR e… Forças Armadas (!).

     

    LEIA MAIS »

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador