Xadrez do desmonte da democracia

Peça 1 – os referenciais para analisar a crise

Os referenciais em torno dos quais montaremos nossos cenários:

1.     O maior agente político continua sendo a massa dos bestificados que saem às ruas impulsionados pelo ódio e pela intolerância exarados pela mídia e pela Lava Jato.

2.     Quase todas palavras de ordem pré-impeachment se esvaziaram. Agora, o alvo da mobilização é o Congresso, com todos seus defeitos, o último setor de manifestação do voto popular. E a turba sendo engrossada por procuradores e juízes, em uma nítida perda de rumo das instituições.

3.     Agora, se tem um Judiciário brigando com o Legislativo, procuradores de Força-Tarefa assumindo a liderança da classe, se sobrepondo ao Procurador Geral, em um quadro de indisciplina generalizada e crescente.

4.     Esse clímax se dará com a revelação das delações da Odebrecht, tornando mais aguda a crise, a desmoralização da política e a busca de saídas milagrosas.

5.     Se terá então a crise econômica se ampliando, o vácuo político se acentuando, e massas raivosas atrás de qualquer solução, por mais ilusória que seja, como esse cavalo de batalha contra a Lei Anti-abusos.

Vamos montar, por partes, esse mapa do inferno.

Peça 2 – o fim de Temer, o breve

A economia se moverá seguindo o roteiro abaixo:

1.     O governo Michel Temer acabou. Trata-se de um político menor e pior do que as piores avaliações sobre ele.

2.     A era Henrique Meirelles também acabou.

3.     O país está à beira de uma depressão, com convulsão social e com um governo sem diagnóstico e sem condição de comandar a recuperação.  Mas o mercado insistirá em uma última tentativa, seguindo o jogo das expectativas sucessivas, conforme você poderá conferir no artigo “Como o marketing reduziu a economia a um produto de boutique”( https://is.gd/WXBqJW).

Henrique Meirelles e sua tropa deixarão de ser a equipe brilhante que salvaria a economia. Daqui para a frente, serão colocados no limbo, e a nova equipe brilhante será a do ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, que é um Meirelles elevado à tríplice potência.

O problema da equipe econômica que assumiu as rédeas é que o seu objetivo não é o de recuperação da economia, impedindo um desastre social, mas o de destruir qualquer vestígio do modelo anterior, um ideologismo barato e cego, marca, aliás, de boa parte do pensamento econômico brasileiro.

Peça 3 – o governo de transição

Com o fim do governo Temer, aventa-se uma eleição indireta com Fernando Henrique Cardoso, trazendo Armínio Fraga para aprofundar o ajuste fiscal.

Aparentemente, essa loucura não se consumará por dois motivos.

Motivo 1 – FHC refugou.

Em duas manifestações seguidas, FHC admitiu o óbvio: sem a recuperação do voto, através de novas eleições diretas, será impossível a implementação de qualquer programa econômico minimamente consistente. Na verdade, FHC tem noção de suas próprias limitações. Em momentos menos graves – como no processo inicial de consolidação do Real e no início do segundo mandato – FHC foi incapaz de uma ação proativa sequer. Limitou-se a seguir o receituário de seus economistas, de um enorme aperto fiscal, que contribuiu, nos dois casos, para uma economia estagnada durante seus dois mandatos.

Motivo 2 – a aposta errada no aperto

Além disso, caiu a ficha da classe empresarial sobre a loucura de persistir nessa política suicida. Mesmo no mercado, a sensação é que a persistência do quadro recessivo não permite ganhos a ninguém, mesmo ao mercado. E abre o risco de algum populismo de direita, que transforme o mercado no bode expiatório.

A discussão que se iniciará agora é sobre o momento e a oportunidade das novas eleições diretas, uma discussão que levará em conta o potencial eleitoral de Lula e do PT e as alternativas do atual grupo de poder.

O fator Nelson Jobim

Com o PSDB pedindo para afastar de si este cálice, o nome mais forte aventado – lembrado pelo Xadrez de algumas semanas atrás – é do ex-Ministro da Defesa e ex-Ministro do Supremo Nelson Jobim. Tem bom trânsito junto ao PSDB e ao PT e familiaridade com as Forças Armadas, pela condução do Plano Nacional de Defesa.

Como presidente, será uma incógnita. Como candidato potencial, é a melhor aposta até agora.

Mas todas essas alternativas caminham sobre o pântano, representado pelo estímulo fascista às manifestações de rua. Abriu-se nova temporada de estímulo à violência, mostrando que a marcha da insensatez se abateu também sobre os operadores da lei.

Peça 4 – sobre a irresponsabilidade dos golpistas

Não era surpresa para quem tem um mínimo de visão e de responsabilidade institucional. O golpe desmontou definitivamente a democracia brasileira, o modelo que garantiu o equilíbrio político do país desde a Constituição de 1988. Uma mescla de aventureirismo, oportunismo, despreparo, covardia promoveu a abertura da Caixa de Pandora.

Agora, a democracia está desmontada, a economia caminhando para uma depressão. E, no momento, o que se tem é o seguinte:

·      O Executivo liquidado.

·      Uma campanha pesada visando inviabilizar o Congresso.

·      Uma briga de foice entre instituições, com uma cegueira generalizada sobre a gravidade do atual momento.

·      E a ultradireita sendo definitivamente bancada pela parceria Lava Jato-Globo.

O fato de um mero procurador regional ousar afrontar o Congresso em nome pessoal, ameaçando “pedir demissão” de uma força-tarefa para o qual ele foi indicado, mostra a desmoralização institucional do país e a quebra total de hierarquia no próprio Ministério Público Federal. Qualquer deslumbrado, com um metro e meio de autoridade, e uma tonelada de atrevimento, coloca em corner não apenas o Congresso, mas o próprio Procurador Geral.

Até onde irá esse clima? Difícil saber.

Com a delação da Odebrecht, os procuradores da Lava Jato insuflando as manifestações, a crise se aprofundando, o caldeirão das ruas entrará novamente em ebulição, sem que haja uma saída institucional à vista.

A crise começou seu trabalho de espalhar um pouco de bom senso. Mas ainda é uma gota em um oceano de insensatez.

 

 

Luis Nassif

105 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. 13/04/1977

         Parece que os ” Supremos Procuradores da Republica de Curitiba “, creem que possuem poder semelhante, ou até maior, que o General Geisel em 1977, pois o desejo deles está a cada dia mais claro, o de “fechar” o Congresso, para após em um simulacro de democracia, “indicar” ( como nos famosos “dedazos” mexicanos ) apenas nomes de pessoas de sua estreita confiança e semelhante matiz ideológico, para serem os “eleitos”, afinal o arcabouço legal para tal ” corte” ( como o existente na Republica “Velha” ), encontra-se praticamente pronto, e caso as suas supostas “leis anti-corrupção ” forem aprovadas “a seco”, os permitiria indefinidamente a “controlar” a suposta democracia dos “puros” resultante.

          E Nassif, quanto aos “indiretos” sugeridos, sempre achei no minimo estranha a posição de Jobim, que apesar de ativamente ter participado de conciliabulos com Temer, Jucá, Geddel e outros ( até mesmo FHC ), indicando inclusive um poderoso ministro para Temer , não ter alçado cargo no governo, preferindo continuar a operar fora do palco de acordo com suas conveniências, aliás uma suspeita desta atitude “low profile” ( algo que não combina com o temperamento do “Condestavel dos Pampas” ), tem uma possivel base ( fofoca mesmo ) devido a suas relações com  certa empreitiera encalacrada na Lava-Jato.

           Alem de FHC ( refugou hoje, amanhã ou depois pode mudar de idéia, esquecer o que falou ), Nelson Jobim e outro menos comentado ( um sandor do PSDB, não é Aécio Neves ), ao que tudo indica nesta nova republica dos procuradores perfeitos e infaliveis, o que irá balizar a escolha do sucessor de Michelzinho et caterva, será o que Teori decidirá com relação as delaçoes da Odebrecht, quem Janot e a midia irão selecionar para o cadafalso politico.

    1. Só diria, nesse caso, que o

      Só diria, nesse caso, que o Jornal Nacional anda dando muito espaço para o Aloysio Nunes.  Como fala esse senador por São Paulo, não e?

      1. Não sabia

            Mas é interessante, e trata-se de um “nome” comentado em certas rodas, não por suas supostas qualidades, mas por ser amorfo, sem história, com transito em varios partidos, e principalmente não meter medo em nenhum possivel candidato do PSDB para uma eleição direta, facil de colocar e facil de “tirar”, Gilmar o aprovaria, Carmencita das Alterosas tambem ( desde que a “mosca azul ” da vaidade não a pique ).

        1. É Importante lembrar que

          É Importante lembrar que depois da votação do impechment, ele foi quem foi levar “as boas novas” para os Americanos.

          Seria a consagração do que sempre digo, a ditadura militar não matou todos os comunistas, mas matou os melhores. Deixou os lesa-pátrias, os fracos de caráter, os canalhas e traidores todos vivos. Aloysio Nunes, Miriam Leitoa, Ferreira Gullar, Gabeira, etc…

  2. Hedge e ajuste fiscal

        A possivel proposta de aumentar o escopo do ajuste fiscal imediato, aprofunda-lo com maior determinação comprimindo o tempo, será “vendida” como uma necessidade para o retorno mais rapido do crescimento economico, é só pegar o pessoal da Globonews e outros para bater bumbo, que panelerios e seus afins, vão comprar esta idéia e achar que tudo irá melhorar após tenebrosos meses.

         Só que será um papo-furado, nada a ver com economia, mas com finanças, com procurar “manter o jogo”, fornecer hedge em arbitragem procurando com isto manter capitais especulativos no País, pelo maximo de tempo que for possivel, é fato que fundos com menos apetite ao risco, já sairam Brazil e outros já contemplam esta manobra.

          Mercado x Populismo de direita : O “mercado” até pode ser a Geni, afinal governos incompetentes, independente da ideologia, sempre procuram um Cristo para culpar , só que este “populismo de direita” ( tipo de Beppe Grillo ou Marine Le Pen ), não interessa em nada ao “mercado”, estes novos populistas “batem” no mercado tanto ou mais que a “esquerda” (seja o que creia-se o que esta denominação caduca hj. signifique ).

  3. Os 4 cavaleiros do apocalipse
    Os 4 cavaleiros do apocalipse mercado-psdb-midia-lavajato, que se ajuntaram para dar o golpe de Estado, o que foi antecedido pelo engessamento do pais e, depois do golpe, a rapinagem, usa esse bando de marionetes teleguiadas para a segunda fase do golpe, e prá isso vem com a desculpa de “defesa da lava jato” , leia-se legalização do abuso de autoridade. Ocorre que o esquema do quarteto demoniaco é outro, esse video aponta as verdadeiras intenções do quarteto golpista que, se as marionetes teleguiadas soubesse, não sairam de casa para serem buchas de canhão com desculpa de que estão apoiando Moro que, como se sabe, já tem destino certo quando esse circo pegar fogo: os EUA, a quem ele serviu como agente da Curitiba Boys 

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=kIiHuNM-jl0%5D

    1. Da experiência brasileira com o cidadão que aparece neste vídeo,

      é amplamente sabido que o dito, se bombeiro fosse, apagaria incêndios com gasolina, não é?

  4. Ponte para o futuro se tornou a pinguela que tem para hoje.

    Os teóricos de conspiração tanto da direita quanto da esquerda imaginam que exista uma cabala de banqueiros que sabem e controlam tudo o que está acontecendo.  Talvez isso até fizesse sentido num passado quando a arte econômica era tanto quanto mais pragmática, entretanto hoje em dia a captura ideológica se tornou tão grande que o mercado realmente acredita piamente naquilo que publica.

    Ou seja, a recuperação contratada pela coalizão do impeachment estava realmente esperada, mesmo não havendo nenhuma razão concreta para se acreditar que o ambiente político se tornaria mais estável (a quanto tempo se fala da delação da odebrecht – alguém imaginaria que essa delação fosse algo menos que uma bomba nuclear sobre todo o sistema político?) ou mesmo que uma economia com problemas sérios de alavancagem não apenas pública mas também privada iria suportar uma contração fiscal e monetária conjunta de tal magnitude.  Alguém realmente esperava que um projeto que ganhou a eleição (populista que seja) pudesse ser substituído por tal “ponte para o futuro” sem nenhum tipo de comoção social?  Alguém realmente esperava que nessa conjuntura de total instabilidade política uma política de profunda austeridade pudesse passar maiores dificuldades?

    A construção do discurso anti-corrupção que veio junto com a Lava Jato e o impeachment é populista em sua natureza – não é possível vender a idéia de que é necessário fazer sacrifícios porque não há dinheiro quando ao mesmo tempo se propaga a idéia de que não há dinheiro porque “eles” roubaram.  Uma dessas opções exige sacrifício da população, outra só exige que a população saia as ruas pedindo por sangue – que surpresa que a população tenha escolhido a segunda.

    A inflação de 10% em 2015 é culpa da Dilma (conseguiram vender essa mensagem para o grande público). Já trazer a inflação para 4,5% a qualquer custo já em 2017 é uma decisão política deliberada já no início do governo Temer, ainda em sua interinidade. Deve-se lembrar que a “credibilidade” da autoridade monetária dependia na visão ortodoxa desse “A TODO CUSTO”.  Entretanto esperava-se (erroneamente) que tal custo fosse bem mais baixo do que o que está sendo cobrado.  Agora ou se recua no aperto monetário e coloca em risco a tal “credibilidade”, ou se dobra a aposta e se coloca em risco a continuidade do governo, ou a continuídade de sua participação no governo.

    Imagino que a idéia original seria que a mudança do regime (a mídia economica e consultorias de mercado trataram o impeachment brasileiro nesses termos, mas não foi golpe, claro) e a ascenção de um super-time tecnocrata respeitado internacionalmente e que piamente acredita no credo ortodoxo dos nossos dias pudesse gerar entusiasmo o suficiente no mercado internacional para que estes ignorassem todas as coisas óbvias que se falou acima.  Seria conquistar o mercado para um programa de investimentos, concessões e privatizações por parte de consórcios internacionais em termos mais interessantes para tais investidores.  O mercado iria exigir entretanto algumas reformas antes de trazer seus dólares para cá.

    A primeira de todas é a reforma que garante que pagaremos uma dívida que não pode ser paga.  Trata-se da PEC do Teto. A avaliação era que a trajetória da dívida é insustentável, mas o governo colocou na constituição que nós venderemos a mãe e cortaremos a comida dos filhos, mas os juros  pagaremos.  Isso já dá uma certa garantia, especialmente para o investidor que não percebe que os filhos que ficarem sem pão não vão ter brioches também e podem se revoltar contra o pai.

    A segunda é a reforma trabalhista criando condições de se fazer uma recuperação do nível de emprego (e assim alguma manutenção da demanda uma vez que a propensão para o consumo é maior quanto menor é a renda) sem resultante crescimento da massa salarial, mais ou menos o que está acontecendo nos EUA agora. O desemprego está baixo, mas a masa salarial não cresce na mesma proporção – ou seja, há mais pessoas trabalhando em subempregos, em trabalhos temporários, em meia jornada, etc.  Ou seja, uma reforma que se permita que se gere empregos mas que se pague mal ao mesmo tempo.

    A terceira é a reforma que é realmente a mais necessária e que é a maior preocupação em termos da trajetória de dívida, que é a reforma da previdência. Necessária porque trata de uma questão estrutural e não conjuntural.

    Entretanto, como mesmo com desemprego em baixa os americanos do Rust Belt resolveram lançar os dados e arriscar a imprevisibilidade de Donald Trump a terem a perspectiva de mais anos de subemprego, chegou-se a uma situação de tempestade perfeita.  O dinheiro volta para os EUA, isso porque em tempos de instabilidade fugir para o dólar é a melhor aposta, ganha-se (ou perde-se menos) se Trump for um desastre ou se Trump for um sucesso, de qualquer forma, é a opção de menor risco.  Resultado é que não se pode mais contar com o dinheiro do investidor internacional como motor da nossa recuperação.

    Ou seja, a “fada da confiança” não passou por aqui.  Como a fada do dente, a fada da confiança nada mais é do que o dinheiro dos pais.  O brasil arrancou um dente permanente e colocou embaixo do travesseiro (PEC DO TETO), só que o papai está viajando fazendo negócios com um tal de Trump.  Nada de fadinha para a gente…

    Diante dessa situação, há pânico e confusão total.  E como a culpa do tratamento não estar funcionando é sempre do médico, ele é colocado na berlinda.  O Ministro da Fazenda é fritado e o mesmo trata de tentar colocar a culpa no seu colega de ministério, o presidente do BACEN. Quem será o pato oferecido na frigideira?

    Como alternativas dentro da ideologia ortodoxa corrente, as opções seriam 1) ajuste de curto prazo no lado da receita, especificamente CPMF ou reonerações 2) horizonte mais largo para a queda da inflação possibilitanto queda mais imediata da taxa de juros. 3) Uma espécie de Quantitative Easing tupiniquim para gerar crédito que pudesse dar folga para as empresas e famílias.  Ou, se fossem muito ousados, as 3 ao mesmo tempo.

    Todas essas alternativas sofreriam de alta resistência por parte de alguns setores da coalização do impeachment.

    Enquanto isso a lava jato continua a toda.  Imagino que a classe política contasse com o mercado nacional para enquadrar a mídia de forma que se permitisse a anistia e a sobrevivencia do sistema político atual com o fim da lava jato.  Isso não aconteceu. Talvez o mercado internacional ache que a lava jato ainda tem como baratear o Brasil ainda mais. 

    Ou talvez se esteja justamente apostando é na destruição total do sistema político brasileiro para possibilitar a instauração de uma ideologia liberal aberta e livre das velhas elites políticas patrimonialistas, com a predominância de uma nova elite (entenda-se corporações, MP e Judiciário) já capturada ideologicamente.  Se apostarem nisso, correm o risco de perder para essa direita que agora passou a ousar a dizer o seu nome e mostrar a sua cara, e que não é nada liberal.

    1. É isso aí Ciro.
      O que estamos

      É isso aí Ciro.

      O que estamos passando, hoje, não é uma crise provocada pela queda da Dilma como muitos querem passar a imagem.

      É o resultado de tres crises sistemicas que vem de anos sendo gestadas.

      Economica, quando o governo não quis eliminar a dívida pública quando poderia facilmente ter feito e iniciou uma gastança desenfreada achando que a China e o petróleo do Pré-sal nos daria um dinheiro infinito.

      Política, quando com as burras cheias de dinheiro, o governo preferiu, ao invés de promover uma reforma política, se acomodou criando uma base de sustenção ao governo gastando boa parte desse dinheiro a fim de pagar os políticos com propinas infinitas.

      Previdenciária, com todos o desequilíbrios convergindo para um resultado catastrófico que vai inviabilizar o país em mais uma década ou duas.

      Todas as tres convergindo em 2016 chegamos a tempestade perfeita. Deveríamos ter um governo e congresso 120% empenhado em resolver a crise economica e previdenciária, mas estamos presos a uma agenda no legislativo de salve-se quem puder.

      Pra completar, o povo está de saco cheio vendo por quatro anos sua renda cair, o emprego bater a porta, vendo o castelo das propagandas políticas do PT se desmanchando no ar e encarando a dura realidade de que viveu por mais de uma década, numa propaganda petista e que agora a conta está sendo cobrada, com juros estratosféricos e correção monetária.

      Pegou a todos no contra-pé cheio de dívidas, seja pela compra de uma casa, automóvel, etc.

      Como resolver isso com o congresso fechado para balanço, com os políticos só pensando em como sobreviver com o tsunami da Oderbrecht.

      A soluçao mais simples é uma ditadura.

      Baixar um ato institucional fechando o congresso. Outro impondo uma reforma política na marra. Uma reforma tributária na marra, outra reforma previdenciária na marra.

      Eu não sou a favor disso, mas cada dia estamos convergindo para essa solução uma vez que nem dá para se imaginar um país continental como o Brasil entrando em colapso.

      1.  
        Não entendi direito

         

        Não entendi direito Benedito D. …Então tudo isso foi culpa do governo Lula. Como diz vosmecê, por conta da gastança. Ou seja :  …”quando o governo não quis eliminar a dívida pública quando poderia facilmente ter feito e iniciou uma gastança desenfreada achando que a China e o petróleo do Pré-sal nos daria um dinheiro infinito.” 

        Ahhh,,, e as reservas? Nada representam? Então tá!…As hidrelétricas…construção dos canais no Rio São Francisco, aproveitando as águas que desembocam no Oceano, para que, antes do seu destino final, abasteçam regiões que permanentemente sofrem com a seca…isso, também não vem ao caso!…Pois não? A criação de inúmeras Universidades e Escolas Técnicas. A criação de vários programas inovadores para o setor educacional, provavelmente cairam do céu…nada custaram, ou estariam incluídos na tal agenda da gastança?

        HUUMM!!…Acho que já ouvi essa cantilena da gastança desenfreada,,, não tou lembrando onde,,,mas,,,deixa pra lá.

        Orlando

        1. CULPA TOTAL DO LULA.
          .Passou

          CULPA TOTAL DO LULA.

          .Passou 8 anos sem fazer a reforma política. Ao invez disso preferiu comprar o apoio do PMDB com propinas da ELETROBRAS E PETROBRAS criiando esse monstro que estamos vendo.

          Passou 8 anos sem fazer a reforma tributária, ao invez disso aumentou a carga tributária e torrou o dinheiro de impostos com aumentos ao funcionalismo, inchaço da maquina pública, distribuição de incentivos, Bolsa BNDES, BOLSA RENUNCIA FISCAL, etc, cobrando das empresas beneficiadas, apoio e propina.

          Quando podia erradicar de vez a dívida pública em 2007, demitiu o Antonio Palocci e colocou a jararaca da Dilma e iniciou-se a gastança desenfreada.

          Sobre as reservas internacionais pouco valem porque a crise é interna, se o governo ousar pegar o dinheiro dessas reservas para amenizar a dívida interna, vai criar um clima de barata voa comonuncaanteznahistoriadessepaiz.

          Sobre a hidroelétricas, so não tivemos racionamento porque estamos há tres anos em recessão. Se tivessemos crescendo a 2% ao ano estarámos no escuro.

           

  5. NAssif, primeiramente

    NAssif, primeiramente parabéns pelo belo trabalho.

    Segundo, sugira ao pessoal do PT, ao Lula, tentar conversar com os congressistas , tentar viabilizar essas eleições diretas. Os congressistas precisam ouvir pessoas ligadas ao povo e saber que quando o lombo deles for salgado, não terá quem os salve. Hoje quase lincharam o Sveiter no RJ na manifestação. Mais um pouco e partem para cima da família dos caras também. A merda já foi feita, abriram a caixa de Pandora, pode ser que percam seus mandatos para a Lava-Jato, mas o que está na linha de tiro logo ali na frente é o corpo deles ensaguentado nas ruas.

     

  6. Nassif dando uma de

    Nassif dando uma de Cassandra.

    Menos Nassif, menos.

    Estava tudo correndo bem até o Congresso entrar em convulsão por causa da Lava-Jato conseguindo a Delação do Fim-do-Mundo da Oderbrecht.

    Realmente, os políticos pensaram que oferecendo a Dilma como boi de piranha o povo brasileiro iria se acalmar e eles teriam uma chance de escapar.

    Tolos.

    A lava-jato veio destruir todo o sistema político brasileiro para que, em cima da terra arrasada, se reconstrua um sistema político decente que o Brasil espera e precisa.

    Coube ao povo, atravez das manifestações de hoje segurar o convulsionado até que o chilique passe e eles caiam em sí que a república da propina acabou.

    Não há maneira de se acalmar a situação. 

    Não precisamos de eleições presidenciais, precisamos de eleições para o congresso.

    É ali onde está vulcão em erupção.

    Oderbrecht está aí.

    Nada mais será como antes.

     

     

    1. Você está sendo enganado.
      A

      Você está sendo enganado.

      A Lava-jato nada mais é do que um processo sistemático de sabotagem visando destruir a economia brasileira e qualquer liderança que não esteja sob o controle de Wall Street. Ou você não notou como o “justiceiro” Moro sistematicamente protege políticos membros do PSDB?

    2. Para destruir o antigo

      Para destruir o antigo sistema político brasileiro político brasileira deveriam começar pelo fechamento da Rede Goebbels. Que nada, os caras trabalharam em conjunto com o jornazismo global, vazaram tudo que podiam para ela, entregaram até fitas de grampos ilegais da Presidente nas mãos do William Hommer e quando a farsajato chegou perto da Paraty House, Moro e seus cupinchas sairam de fininho. 

      Essa Farsjato veio para destruir o Brasil e isso vai ficar bem claro até para você, mais o cedo ou mais tarde.

  7. Xadrez do desmonte da democracia

    caros senhores,

    tanto no excelente artigo do Nassif quanto nestes primeiros brilhantes e lúcidos comentários, evidencia-se a mais flagrante característica da atual crise brasileira: é um crise de projeto.

    a crise do Brasil é a crise de sua liderança.

    uma liderança sem identidade e sem projeto. seja à Direita, seja à Esquerda do espectro político. daí sim o enorme perigo deste caos se erguer uma liderança fascista – da qual Bolsonaro e Sérgio Moro não passam de patéticos arremedos, pois lhes faltam o carisma para arrebatar as massas.

    as massas não estão sendo enganadas. as massas desejam o fascismo. mas nem Bolsonaro, tampouco Sérgio Moro, despertam suficiente tesão nas massas. o dragão do fascismo ainda choca dentro do ovo.

    os golpistas julgavam que o impeachment nada mais seria do que uma barulhenta tarde de domingo na av. Paulista. e os adoradores do deus mercado acreditam piamente em sua planilha de  mandamentos do neoliberalismo.

    com as chamas ateadas se elevando cada vez mais, ninguém mais sabe como apagar o incêndio, para reconduzir o país à alguma estabilidade e recuperação econômica.

    este caos é o resultado de dois vetores:

    1. uma plutocracia colonial e escravagista que jamais será capaz de solucionar a crise. pois é ela a crise que nos assola desde nossas origens;

    2. tudo o que foi mantido abafado sob a pax lulista, agora retornou para expor com toda a violência as atávicas contradições brasileiras. sempre fomos não apenas um país profundamente desigual, como eivados por um fascismo latente.

    não é apenas Temer muito pequeno para a posição que usurpou. também a plutocracia brasileira sempre esteve muito aquém do Brasil.

    mas aqui cabe a dura e necessária constatação final. sem a qual jamais seremos capazes de estabelecer algum rumo para nos arrancar desta destruição a que estamos submetidos:

    – como já demonstrado em 1989, muito lamentavelmente Lula também nunca teve a estatura necessária para ser a liderança capaz de reconciliar o Brasil com seu destino como Povo e Nação.

    a crise é a crise de nossas lideranças. não há mais lideranças. não há mais identidade. não há qualquer projeto. o modelo e o sistema como um todo estão falidos.

    precisamos de uma outra identidade. precisamos de um outro projeto. precisamos de novas lideranças. e, principalmente, de um novo modelo de liderança.

    .

    1. Será que este golpe não é

      Será que este golpe não é justamente para acabar com qualquer esperança de uma nova liderança? As isntituições foram todas desmoralizadas e so resta como verdade o que a imprensa divulga. 

      1. Xadrez do desmonte da democracia

        -> so resta como verdade o que a imprensa divulga. 

        discordo completamente que a grande mídia seja “o problema”, muito embora ela é, sem dúvida, “um problema”. ainda assim, o lulismo não apenas não regulou a mídia – uma concessão pública – como a cevou generosamente. por isto, repito: a crise é a crise de nossas lideranças. cjujo fracasso nos arrastou pelo rumo do golpe.

        abraços

        .

  8. Protesto contra a perda do bom senso

    Uma turba, agitada pela Globo, está apedrejando um “pecado”, com 10 medidas. O pecado tem a cara da corrupção, mas uma corrupção seletiva, hoje focalizada no congresso, exatamente acima dos que desejem trazer de volta o bom senso. Amanhã as 10 pedras serão lançadas contra você e família. O meu protesto não tem bandeira nem cor de camiseta. Acredito no bom senso do Requião, Gilmar e Renan, assim como da nossa esquerda parlamentar. Os parlamentares, no meio da noite, tiveram melhor senso que aquela turma meritocrática de Curitiba. Não sou a favor da corrupção, mas também sou contra o apedrejamento, de pessoas e de ideias. Mas, no Brasil de hoje, o meu protesto chegará ao povo da forma que a Globo quiser, e isso é o que mais me irrita.

  9. As eleições indiretas

    As eleições indiretas dependem muito da delação da odebrecht. Dizem em 200 deputados. Com o Cunha, haviam cerca de 200 deputados também. Claro, deve haver interpolação entre esses dois grupos, mas temos um congresso praticamente fechado tendo que escolher indiretamente alguém. 

    se não houverem diretas já, para congresso e executivo, ninguém terá legitimidade pra nada.

    no cenário positivo, algum político de segundo ou terceiro escalão empurra até 2018 com o mínimo de consenso, quase um Kirchner, ou melhor dizendo, algum Marconi Perillo da vida.

  10. Posso

    estar enganado, mas qualquer solução que venha propor, ela não avança sem o aval das Organizações Globo. Organizações Globo, pessoal. Mesmo assim, grande parte da esquerda só aponta o dedo em direção ao pequeno Michel, como fazia com o Cunha. Sem Cunha, não haveria impeachment. Haveria sim. Fora Globo.

  11. Minha aposta dentro do

    Minha aposta dentro do contexto de que a globo abandonou os políticos e a política para se aliar ao MP e judiciário é de que o salvador da pátria virá do STF… Carmém Lúcia é a mais cotada para assumir eventual mandato tampão.

    Com relação às diretas já, se a direita não sentir segurança trabalhará pela não eleição de 2018 porque se Lula não for inviabilizado corre o risco de perder o pleito. 

    Os protestos de ontem só mostraram que a extrema-direita também está sem rumo, diz que é contra a corrupção mas apóia o governo corrupto e ilegítimo de Temer num sinal de que o inimigo continua sendo e sempre será a esquerda, o PT e Lula.

    Pelo grau de autofagia atual da política brasileira penso que só quando chegarmos ao fundo do poço haverá condições para uma solução política para a crise, tipo quando a inadimplência ficar tão alta que ameaçar a solidez do sistema financeiro criando o caos econômico.

    O Brasil é um país que costuma e adora se auto destruir.

  12. Xadrez do desmonte da democracia

    artigo desta segunda no GGN, de Aldo Fornazieri:

    “ Enquanto as esquerdas político-partidárias permanecem inertes, na base da sociedade ocorrem vários movimentos e mobilizações na defesa de direitos e contra a PEC do teto. Mas, no geral, permanecem fragmentados nos seus particularismos, pois ninguém consegue propor uma agenda geral.”

    a agenda geral não pode surgir, ao menos num primeiro momento dentro de tamanho caos, das bases!

    é justamente esta falta de agenda geral, num cenário de intensa movimentação das bases, que revela a incompetência, e a inapetência, das Esquerda e do lulismo.

    Lula e Dilma não tem o menor perfil para serem as lideranças capazes de formular, propor e encaminhar esta agenda geral.

    temos uma total falta de lideranças maduras à Esquerda. e este é também outro ponto do legado maldito do lulimso. a asfixia dos movimentos sociais, junto com o culto `a personalidade do “grande líder”, ceifou qualquer oportunidade de surgimento de novas lideranças.

    a crise do Brasil é a crise de nossas lideranças.

    ,

    1. …”Lula e Dilma não tem o

      …”Lula e Dilma não tem o menor perfil para serem as lideranças capazes de formular, propor e encaminhar esta agenda geral.”… 

       

      Oxenti homi! Aproveita a incapacidade do lulo-petismo-esquerdopata, e vai tú arkx. Aproveita a falta de lideranças maduras na esquerda, junte-se à direita, são mais competentes e apolíticos. Como técnicos maduros, poderão ajudá-lo a encontrar essa tal de Agenda Geral, miraculosa.

      Boa sorte.

      Orlando

      1. Xadrez do desmonte da democracia

        oh! quão gentil da parte de ambos! mas tanta honraria acaba me intimidando. assim, minha notável modéstia me força a declinar. além disto, talvez servisse melhor ao meu país como um mero analista sênior da área de TI. quem sabe então, finalmente, Snowden se juntaria a equipe. seja como for, no momento tenho outras obrigações: plantar batatas, cultivar inhames e manter robusta, saborosa e bem crescida minha mandioca.

        outra coisa, a senhora Hydra, apesar da idade já um tanto provecta, demonstra carecer de experiência de vida:

        ->” O ser humano é mau por natureza, dinheiro não leva desaforo e a natureza tende ao caos.”

        1. todos os que já estiveram numa situação de desastre coletivo, sabem muito bem que é exatamente ao contrário. não aflora nenhuma “natureza humana vil” num pega prá capar de todos contra todos. quando já não há nenhum “governo” e nenhuma “instituição”, as pessoas são tomadas por uma solidariedade radical de que somente juntas conseguirão sobreviver a terremotos, bombardeios, incêndios, enchentes, desabamentos, naufrágios, grandes acidentes, apagões elétricos, crise hídrica e alimentar, convulsões sociais, conflagrações nacionais, caos urbano, e assim por diante;

        2. quem nunca levantou a bundinha caída da frente das telinhas para colocar as mãos na terra, jamais compreenderá que a “natureza tende ao equilíbrio”, mesmo quando para a infinita ignorância da dita civilização humana aparente ser caótica;

        3. já sobre dinheiro, também prefiro declinar. só me serve para rasgá-lo, o que faço apenas por desaforo….

  13. O nó é o Congresso

    E como foi o Congresso que tirou a Dilma, creio que o mais sensato agora é deixar o Congresso eleger um primeiro-ministro entre seus pares, e assim enterraremos de vez a ideia de parlamentarismo no Brasil.

    Somente depois disso é que poderemos pensar em eleições gerais. Não adianta elegermos um novo presidente com esses deputados e senadores.

    E vamos combinar, novas eleições não garrantem nada, mas é o que temos pra evitar o pior.

  14. Ensaio sobre a cegueira

    Essa analise é de deixar até o mais poliana dentre nos pessimista. Quando sobreveio o golpe, muitos comemoraram e eu pensava que precisavamos estudar a cegueira coletiva que tomou conta do Pais. Passado apenas alguns meses e so ouço choradeira. Pensaram que dilapidando a democracia, retirando à força uma presidenta eleita, sem nada que realmente justificasse tal ato, jogando para o ar tudo que se havia conquistado até ali, não haveria consequências… Temos uma massa tonta e facil de manipular e uma imprensa incrivelmente irresponsavel e também cega ideologicamente.

    Eh bom também lembrar que o PGR deve conter suas tropas. A meu ver, Janot não perdeu tanto assim o poder sobre procuradores e promotores. Acho que ele habilmente manipule essa tropa de choque da Lava Jato, dirigindo-a contra a politica e, consequentemente, contra o Congresso, ja que não conseguiu seu intento ao tentar manipular deputados e senadores. Da para sentir apos esses anos tendo Janot à frente da Procuradoria-Geral da Republica que, coisa grave, o PGR é anti politico e parece guardar rancor enquanto um poder menor, entre os poderes? Em todo caso, diria pretender vingar-se da classe politica, a mesma que o colocou à frente da Procuradoria.

    Sem crescimento e com a classe média desesperada sem suas viagens de fim de ano para a Europa ou Estados Unidos, certamente vamos ser sacudidos com mais revoltas e tera fim o horrivel governo Temer. Sem legitimidade nem moral, ninguém ocupara por muito tempo a cadeira presidencial. E teremos, por certo, a candidatura de algum procurador ou juiz para as eleições de 2018, se alguém com estatura conseguir fazer a condução até as eleições diretas. Essa é a intenção da Lava Jato e de Rodrigo Janot, com apoio da falsa moralista, a parceira Rede Globo.

    So espero que daqui até la nem um arrivista ou mesmo as FFAA resolvam que vão tomar conta do Pais por nos.

  15. Tirar todos parlamentares –

    Tirar todos parlamentares –  uma junta DEMOCRÁTICA abriria novas eleições SEM FINANCIEMNTO DE CAMPANHA para uma nova constituinte, substituir todos do STF pelo STJ, Dilma retorna para concluir o mandato e nova constituição!

    Acho que será a melhor saida depois disto aqui:

    ——————————————————————————————————————————————————

    Previdência: 50 anos de contribuição para trabalhador se aposentar

     

    latuffprev

    Se, de fato, o Governo apresentar hoje a proposta de reforma previdenciária como os jornais anunciam, teremos um barril de pólvora jogado na fogueira.

    Além de tudo o que se conhecia, surgiu o “bode”  de fedor insuportável.

    O que exige – transcrevo a Folha –  que “50 ANOS de contribuição serão necessários para obter o
    benefício integral com as novas regras propostas”.

    Isso significa, na prática, quase abolir a aposentadoria, considerando a duração média da vida de um brasileiro.

    Mesmo começando a trabalhar aos 18 anos e se – o desemprego está aí – acumular dois anos de não-contribuição em meio século de vida laboral a idade mínima para o cidadão aposentar-se sem perdas (ao menos no momento da aposentadoria) será de 70 anos.

    É o que valeria para todos os que hoje têm menos de 50 anos.

    O objetivo, diz a Folha, é “gerar economia de R$ 678 bi” em dez anos. Menos da metade do que o país pagou de juros até o dia de hoje, apenas neste 2016. 

    É neste ralo que irá a tal economia, escancaradamente tirada dos trabalhadores, dos idosos, dos deficientes e desamparados (com a desvinculação do Benefício de Prestação Continuada do salário-mínimo).

    A desfaçatez de um cidadão que se aposentou aos 55 anos, com vencimentos integrais, em propor algo assim, se não despertar a indignação nacional, não sei o que a faria aprovar.

    Se o Congresso atrever-se a aprovar algo assim, não esperem que a população não reaja.

    Antes mesmo que o povo saia às ruas, serão eles quem não poderão sair a elas

     

    http://www.tijolaco.com.br/blog/previdencia-50-anos-de-contribuicao-para-trabalhador-se-aposentar/

     

  16. ESTÃO NOVAMENTE FAZENDO A LEITURA ERRADA, DOS “COXINHAS”

    Estão fazendo a leitura errada novamente, o papel nisso é desestabilidade e velocidade, o X está quem está financiando tudo? E porque financia? Porque pessoas tão ocas estão no comando e desarticulam pessoas preparas e até cientistas? Porque? Porque estamos lendo o livro de cabeça para baixo, de trás para frente e eles aplicam engenharia reversa, estamos presos ideologicamente e eles usando o contexto geral.

    1. Exatamente. Não dá para ficar

      Exatamente. Não dá para ficar simplesmente chamando de massas bestificadas,ainda que sejam,sem conseguir identificar os agentes por detrás do golpe.

      Não é possível tal poder de manipulação sem uma orquestração maior que precisa ser identificada o quanto antes.

      Hoje,de um lado,temos todos os executivos,federal,estaduais e municipais,juntamente com os respectivos legislativos ,judiciários e parte da mídia porca deste país,chantageados por ameaças de prisão em função de delitos decorrentes,em sua grande parte,de arrecadação para campanha. Isto é fato.

      Agora,quem e porque manipula a sociedade desta forma e que ainda não está esclarecido.

      Podem ser os mercados? Até podem,mas qual o ganaho? As elites? Idem a resposta anterior. A águia do norte? Muito provavelmente,mas também com ganhos pífios.

      Talvez seja uma conjunção de fatores mas,de qualquer forma,já passou da hora de alguém estalar os dedos e acordar esta gente desta hipnose coletiva,caso contrário,viveremos uma eterna crise onde os vencedores,se houver,levarão nada como prêmio,

  17. Só eleições diretas não estabiliza mais o Brasil
    Tarde de mais para a direita entender que o justiçamento ao Lula se fez para esfacelar a classe política e não o PT propriamente. ………Tarde de mais para os tucanos entenderem que tomar a canoa furada da presidência do Brasil os sepultaram com ou sem lava jato……….Tarde de mais para a FIESP pagar o pato da nova CPMF de A. Fraga……….Tarde de mais para o eminente judiciário (ex: Zveiter) sentir que o ovo da serpente do fascismo vai se eclodir no seu colo. ………Tarde de mais para o povo aceitar um Estado Mínimo do Brasil onde só tem qualidade de vida da classe média e acima……….O incêndio incontrolável dos próximos meses, já não mais se apagará apenas com eleições diretas, visto que não há um candidato-bombeiro neste País.  ………Solução:.Para conceber uma diretriz salva-vidas para o Brasil, é preciso voltar ao ano de 1992 a qual, o inatacável por todos os partidos políticos, Itamar Franco esteve à frente da cruzada de resgate da legitimidade brasileira, esta deteriorada pelo confisco da poupança do Plano Collor (havia relatos até de suicídios à época). Esse contexto, comprova que só um parlamento homogêneo representando o poder do povo, através de uma reforma política substancial, é capaz de extinguir o aumento da fogueira do fascismo que está por vir, cito para os menos criativos 7 PECs:1. Fim da reeleição para cargos executivos; 2. limite de reeleição em no máximo três mandatos em cargos de cada esfera legislativas; 3. Fim de cargos no executivo para os eleitos nos legislativos de todas as esferas públicas;4. Redução do número de vereadores;5. Fim de aposentadorias precoce para todos os cargos públicos, Inclusive para membros do parlamento e judiciário.6. Demissão a bem do serviço público quem ultrapassar o teto salarial (incluso toda remuneração) no limite constitucional.7. Obrigatoriedade da continuidade das obras de seu antecessor de notório interesse da sociedade………Dissolução:.Senão, a catarse virá antes de 2018, a seguir-se essas medidas ‘engana otário’:1. PEC 55;2. reforma da previdência do setor privado preterindo à do setor público; 3. Eleições indiretas;4. a nefasta reforminha política do voto facultativo e distrital (só agrava o regime de castas), entre outros projetos para a putrefação do povo;

  18. O IBGE INFORMA A QUEM?

    O IBGE informa constante e em tempo real. De onde veio o método REDES SOCIAIS? Para quem vai as informações? Quem são os analistas e para quem passam? Os silêncios já estão cantando hinos.

  19. O CAOS QUE NOS ESPERA

    MISTIFICAÇÃO E MANIPULAÇÃO – BIOMBOS PARA EXCEÇÃO E  ILEGALIDADES

     

     

    A autoria, a defesa ou patrocínio de um determinado projeto, sobretudo quando se trata de projeto de Legislação, não deve servir para deslegitimar ou desautorizar a oportunidade, os benefícios e a urgência de tal projeto, estatuto ou código de leis.

    Entrementes, quanto ao Projeto de Lei que delimita e pune os chamados crimes de abuso de autoridade, que dormita no Congresso Nacional há mais de dez anos, a sua demonização só pelo fato de ter o patrocínio e a defesa audaciosa por parte do Presidente do Congresso Nacional, o Senador Renan Calheiros, não se deve e nem se pode olvidar a sua oportunidade, a sua urgência e os benefícios que pode trazer para pôr um freio nos abusos em série que diuturnamente são cometidos por alguns Juízes, determinados Delegados de Polícia,  certos Promotores de Justiça, dezenas de Procuradores, um sem número de Defensores Públicos e, também, por policiais de modo geral.

    Nesta quadra terrífica da nossa triste República, que chafurdar na anarquia e na insubordinação dos membros dos Aparelhos de Estado, que se endeusam e que serem endeusados, intimidando e sequestrando os Poderes da República, como se até mesmo os quisesse substituir, nada mais oportuno do que uma Lei que tipifica o abuso de autoridade e delimita o âmbito legal da atuação dos agentes da burocracia, dos membros dos Aparelhos de Estado, notadamente os que atuam nas Polícias e nos Órgãos da Justiça.

    Destarte, cabe-nos questionar, se não existe abuso de autoridade, se Juízes, membros do Ministério Público, Procuradores, Defensores Públicos e policiais agem nos limites da legalidade, não incorrem em abusos e não praticam ilegalidades, sendo eles os intérpretes das leis e os responsáveis pela distribuição da Justiça, por que temem e satanizam a emergência de uma Lei que delimite e tipifique o abuso de autoridade? Afinal, descrêem no império da lei e não confiam na isenção e eqüidistância dos seus pares quanto e quando da aplicação de referida lei?

    De fato, nessa barafunda em que se tornou o Brasil, em que Aparelhos de Estado se confundem com o próprio Estado, não dá para se viver e permanecer nesse estado de pane e pânico, com o andejar voraz e tenebroso da fascitização, tudo sob a desfaçatez do combate à corrupção e perseguição aos corruptos. Não dá para se permanecer a se esgueirar, se esconder por detrás de um discurso e de uma pretensa Constituição Liberal-democrática, quando se está na verdade a se viver em permanente Estado de Exceção.

    Sem sombras de dúvidas, a onipresença do Estado de Exceção está entre nós. O irracionalismo e o populismo se espraiam perigosamente no âmbito dos Aparelhos de Estado e na grande mídia, especialmente em alguns veículos da mídia, ou melhor, com o eficaz e prestimoso apoio dessas.

    É fato que quando se veem contrariados, aqueles que se têm como deuses, como salvadores da pátria e conhecedores exclusivos da Vontade Geral, não se refreiam em apelar para os baixos instintos das massas e assim intimidar e emparedar àqueles que se lhes contrapõem, aqueles tidos como inimigos da salvação da pátria da sanha do Poder Legislativo e dos corruptos e adversários da Vontade Geral.

    A mistificação e a manipulação das massas, para que se obtenha consentimento e se chegue a uma suposta Vontade Geral, à tirania das massas irracionais e ensandecidas está a ameaçar, não apenas a higidez da economia, mas, sobretudo, os pilares do Estado de Direito da Nação.

    É como se estivéssemos num grande hospício, num estado de esquizofrenia, com a economia derretendo, o desemprego anunciando a iminência de ruptura social, as grandes empresas, aquelas que efetivamente empregam, sendo destruídas, a Nação e o processo civilizatório se desmilinguindo, a intolerância avançando a passos largos, e membros dos Aparelhos de Estado determinados e resolutos em aplainar a estrada que conduz a bancarrota e ao fascismo.

    A crença na racionalidade da “Vontade Geral”, de que a voz do povo é a voz de Deus, e que sempre que necessário se deve recorrer à manipulação e a mistificação das massas para se chegar à “Vontade Geral”, ou seja, aquela vontade que parece ser a verdade das maiorias, com se está a assistir e vivenciar no Brasil desde os episódios que antecederam ao Impeachment da Presidenta Dilma Rousseff, já foi vivenciado por outros países em outros momentos, e o desfecho sempre foi trágico. Basta que se lembrem da guilhotina.

    Com todas as vênias em relação aos que pensam de modo contrário, mas, está mais do que na hora de se pôr um freio na audácia de alguns, daqueles tidos por Santos e incorrutíveis, dos novos Calvinos, Savanarolas e Robespierrres, já é mais que tardio e oportuno a aprovação ao Projeto de Lei que delimita e pune os chamados crimes de abusos de autoridade, pois só aquele que comete tais abusos teme e tem a perder com a vigência da Lei.

    Mas não é só isso, urge o restabelecimento da sanidade e o recobrar da razão, não dá mais para se viver neste grande hospício e no estado de permanente esquizofrenia, posto que nem mesmo os maiores truques e mágicas de financistas e expertos em economia, sejam eles keneysianos, prosélitos da Escola Austríaca, sejam Marxistas ou adeptos do Liberalismo Clássico, nenhum deles, por mais boa vontade que possuam, serão capazes de tirar o país do atoleiro, se todos estão enlouquecidos, tomados de furor e raiva, arrastados pela mistificação de falsos profetas, salvadores da pátria, ou melhor, voluntaristas que são na verdade os profetas do caos.

    De fato, não temos medo de ficar só, de remar contra a corrente, posto não acreditamos que a voz do povo é a voz de Deus, mas sim que a massa e a opinião manipulada são hidras de sete cabeças, perigosíssima, por isso que nesse momento em que predomina a marcha da insensatez, em que determinadas corporações, Aparelhos do Estado, querem impor o seu poder a ferro e fogo, enfeixando todos os Poderes do Estado nas mãos, tudo diante da Nação mistificada e embasbacada, ousamos a perfilhar ao lado da minoria que advoga que está na hora de pôr um freio, de dar um basta, trazer o rio enfurecido para os limites da suas margens, se utilizando dos instrumentos legais, que são próprios do Estado Democrático de Direito.

     

  20. Nassif, seus comentarios

    Nassif, seus comentarios sobre Barroso em outro post vao direto a um centro que ninguem esta notando:  o judiciario esta intelectualmente favelizado.  O MP tambem.  A PF tambem.  A media tambem.  Congresso idem, senado idem.  A LavaBunda eh uma favela intelectual desde os primeiros dias.

    De fato a favelizacao intelectual das instituicoes brasileiras eh visivel a olho nu.

    1. Discordo, Ivan

      Quem nos dera que os ministros nossos do STF tivessem o nível de favela. Há mais inteligência e percepção da realidade numa letra de funk do que no nosso STF inteiro…

  21. Se Dilma reivindicar seu
    Se Dilma reivindicar seu cargo,os políticos lhe darão de volta,a solução institucional é esta,minha opinião fazer o quê!
    Obs:Os empresários produtivos já viram q foram enganados pela mídia,MP,judiciário e os rentistas,foram iludidos e com a conta alta p pagar aos bancos q riem à toa!

    1. Ninguém foi enganado
      Todos os atores e apoiadores do golpe sabiam exatamente, milimetricamente, no que estavam se metendo e qual seria o resultado daquela arapuca.

      O que não esperavam é que fosse em ritmo tão acelerado. Só isso.

  22. Brasil: Democracia em xeque permanente.

    Nassif,

    Sua leitura sobre os fatos é muito boa, mas precisa ser ampliada. O desmonte de nossa Democracia (e de tantos outros países não é novidade histórica).

    De tempos em tempo, quando as forças hegemônicas de mercado têm a intenção de preparar o terreno para os movimentos de fluxo e contrafluxo de capitais, e quando os sistemas representativos não conseguem mais encaixar a agenda dos países nas demandas econômicas, há sempre ameaça aos sistemas eleitorais…e claro, aos modelos democráticos.

    E quando essas rearrumações atingem escalas maiores, colocando em conflito atores poderosos do tabuleiro geopolítico, o resultado é conhecido: I e II Guerras Mundiais e tantos outros conflitos com potencial para tanto.

    Nem vale a pena comentar as asneiras dita pela esquerda alice, de que as esquerdas carecem de projeto. 

    Olha, pode-se dizer que esse projeto era limitado, e/ou que esteve por demais submerso em pragmatismos necessários e outros nem tanto, mas o fato é que os golpes só acontecem quando há algum projeto a ameaçar o curso pretendido pelas elites.

    Se houvesse o vácuo dito pelos imbecis da esquerda alice por certo seria desnecessária a engenharia do golpe.

    O que se atacou foi o incipiente e recente projeto de inclusão brasileira, ainda que eivado de todos os vícios.

    Alguém precisa ensinar a esses tolos que golpe é reação, e se assim o é, algo estava no lugar para ser combatido…é questão de lógica (e de honestidade intelectual).

    Bom, dito isso para afastar os boçais, vamos ao que interessa:

    Nossa Democracia está sempre em xeque, e isso não é um mero capricho, mas sim uma situação que decorre da marginalidade de nossa posição no jogo geopolítico, o que não nos confere, como eu já disse, exclusividade em matéria de golpes ou de eleições onde despontem figuras caricatas ou dantescas, mas por certo carrega de cores mais dramáticas nossas crises.

    Berslusconi, Trump, Reagan, Bush jr e tantos outros pululam pela Europa a espera de sua vez…

    O macartismo dos EUA guarda semelhanças com o morismo atual, mas nossos resultados são mais profundos, justamente porque não somos os EUA e sim uma filial deles, e o que está em jogo aqui não é só que vai mandar no país, mas quem vai entregar as chaves ao dono.

    Nossa secessão, tão atrasada quanto improvável, talvez SP contra todos, ou SP e região Sul contra todos, não é para nos tornar o país mais poderoso do planeta, mas para entregar o que resta dele.

    Tatcher ficou quase duas décadas no poder, mantendo-o com supressões a direitos jamais imaginadas, com uma agenda que conhecemos bem, e se isso não é (foi) assalto a Democracia, o que mais será? Mas lá é a Inglaterra.

    A manipulação midiática e do Judiciário, ou de outras esferas de poder não é invenção só nossa, nem atingiu seu ápice só aqui…

    As fraudes eleitorais de 2000 (Al Gore versus George e Jeb Bush) são sinais claros de pontos de inflexão que poderiam implodir sistemas mais frágeis (e claro, mais pobres).

    O pós 11 de setembro é um mostra disso tudo, e somado ao debacle 2008, aí temos a tempestade perfeita.

    E desde então, o mercado manteve-se intacto enquanto pessoas, bens, empregos, enfim, vidas, tenham sido tragadas no turbilhão que subtraiu trilhões de dólares da economia e os concentrou ainda mais nas mãos dos mesmos.

    Tudo alimentado por um combustível que não é novo: o ódio pelo outro, o medo, a precariedade das relações, realçadas por infinitas possibilidades conferidas pelo isolamento virtual e viral.

    Eu concordo com seu tom cassândrico ou dramático, porque tudo está sempre mesmo por um fio, mas por outro lado, tenho a te dizer que essa é a triste rotina do mundo.

    O ser humano é mau por natureza, dinheiro não leva desaforo e a natureza tende ao caos.

  23. TEMER OU JUÍZES ARTICULAM AS MANIFESTAÇÕES 4/12/2016?

    A senha foi dada, em a manifestação poupando o TEMER, está o recado, RENAN aprova e o TEMER veta, o congresso desmorona e o TEMER passa ser heroi, ai perguntam, e a famigerada delação ODEBRECHT, ela só acontece no tempo, na forma e no jeito que o MORO quer. Os silencios já cantam muitos hinos.

  24. A arapuca está armada e não adianta de fora protestar

    A turba agressiva que apóia o Sérgio Moro e o Dallagnol é menor do que se esperava. Não tem força suficiente para paralisar o fraco Congresso. O pacote contra a corrupção e o projeto de lei contra o abuso de autoridade podem ser votado sem assombro pelo Senado.

    A elite e seus lacaios são burros. Observe que um dos principais motivos que eles estão se agarrando para que o Senado não vote as 10 medidas contra a corrupção da forma como saiu da Câmara é que o enriquecimento ilícito de agentes públicos ficou de fora. Ora, que idiotice. Se o enriquecimento é ilícito, porque criminalizar algo que já é ilícito?

    Toda essa luta encarniçada dos parasitas sociais pelo butim público, com cada instituição querendo puxar a brasa para a sua sardinha, me lembra do Raul Seixas na Cidade de Thor:

    A arapuca está armada e não adianta de fora protestar.

    Ora, se os Coxinhas Jatomoristas estão protestando é porque estão adentraram o buraco dos ratos enquanto os ratos começam a abandonar o navio do golpe que está indo a pique.

    É que a civilização se tornou tão complicada que se uma criança descobrir o calcanhar de aquiles, com um só palito pára o motor.

    Eles só vão entender o que o Raul falou no dia da convulsão social, no dia que os Favelados descerem e não for carnaval

    Bang!

  25. Eu pensava que a primeira

    Eu pensava que a primeira providência a ser tomada quando a democracia fosse restabelecida seria abater a direção e a direção de jornalismo da Globo, mantendo, no entanto, o setor de entretenimento porque o zé povinho (inclusive classe média), infelizmente, não vive sem aquele lixo todo que a emissora produz. Aos poucos, quem sabe, poderiam tentar melhorar o nível para melhorar, por consequência, o nível do zé povinho. Hoje em dia eu já acho que sem abater a Globo não se conseguirá restabelecer a democracia.

    1. Mino Carta, editor da Carta

      Mino Carta, editor da Carta Capital, que tem livre acesso a Lula, contou recentemente que, assim que o PT ganhou a leição em 2002, um alto político prestigiado perguntou a Zé Dirceu se eles fariam uma TV pública de peso, como a BBC britânica. Ao que Zé Dircue disparou: Sim, nós teremos uma.  É A GLOBO!”. Não, não é piada. Veja que já naquela época se sabia da aeça que representava esta  m[idia aprtidarizada e manipuladora, mas que, por inocência,a rrogância ou mesmo burrice, a cúpula do PT pensou que conseguiria dominar a GLobo e reutilizá-la a seu favor. pra qeu não lembra, no começo do milênio, a Globo estava endividada e quebrada. Faltava pouco pra quebrá-la de vez. mas, por piada do destino, Lula e o PT, salvaram a emissora (que seria sua algoz), investindo pesado nela comprando espaço de publicidade governamental. Assim qeu a Globo saiu do buraco começou a caçar o governo trouxa.

      Apenas agora, no fim do Governo Dilma, começou-se, humildemente a transformar a TV Brasil em uma BBC. Mas não deu tempo e o projeto é natimorto. Hoje a globo lucra muito com seus Bonus de Investimento, no qual empresta antecipadamente muita grana praas grandes empresas de publicidade ficarem todas presas a comprar, futuramente, espaços de propaganda na emissora. Dificilmente um governo de esquerda voltará a ter outra chance de ouro brevmente, com a Globo à beira do precipício financeiro… Mas, se este mundo pertence ao demônio, não se espera que gente má perda o controle e o poder, não é?

    2. Corretíssimo o comentário,

      Corretíssimo o comentário, pois enquanto a Globo MANDAR nesse pais, nada irá mudar.

      Uma verdadeira democracia para o pais não pode mais conviver com essa mídia destruidora comandada pela Globo.

  26. O crime (do Golpe) não compensa

    O cenário que Nassif apresenta nesses 2 posts mostra que o país se aproxima rapidamente do abismo. Há Golpe quando se rompe a harmonia entre os Poderes (art. 2º da CF) e não haverá solução enquanto essa harmonia não for reestabelecida.

    A deposição de Dilma foi um golpe dos Poderes Judiciário e Legislativo sobre o Executivo. A crise da Lava Jato é a tentativa de um segundo golpe do Judiciário sobre o Legislativo. O Executivo (Temer) exauriu-se no Primeiro Golpe e tornou-se irrelevante.

    Os resultados são catastróficos para o país. O povo, que apoiou o Primeiro Golpe, precisa reagir contra o Segundo. A Democracia já foi pro ralo, é a Soberania Nacional que está em risco.

    O Senado (Renan) é hoje a última instituição que restou minimamente funcionando. A solução é um acordo entre o restou da direita e da esquerda, a partir do Senado, com adoção de medidas amargas como:

    1. Encerramento e anulação da Lava Jato.

    2. Tipificação de crime contra harmonia entre os Poderes (art. 2º da CF) para enquadramento de juízes, desembargadores, delegados da PF e promotores da República.

    3. Impeachment de TODOS os ministros do STF com indicação de um novo quadro alinhado a esse acordo de governabilidade.

    Alguém precisa liderar essa bagaça. Nassif sugeriu FHC e Lula. Sou mais Renan e Lula.
     

    1. Respondo a

      Respondo a mcn,05/12/16-10:43.Venho sugerindo ao Moreno de Poço de Caldas,que troque esses oculos,que ele usa desde Michael Temer “operava” os guindastes do Porto de Santos.Vejo que você prescisa mais que ele.”Nassif sugeriu FHC e Lula”?Fala serio,cara.

      1. Leia o último parágrafo do post

        https://jornalggn.com.br/noticia/xadrez-do-homem-que-delatou-temer

        Não acho FHC viável, por ser menor e mais corrupto que Temer. O Senado com Renan é o que nos resta da Democracia. Se vc ou qualquer um que se preocupe com o Brasil se sente representado ou não por Lula, Renan ou FHC, pouco importa. No mundo adulto, é assim que as coisas funcionam.

        Só com um acordo de paz entre o que restou da direita e da esquerda, com suas diferenças e idiossiocrasias, o Brasil sobreviverá.

        1.  Humildemente,vou a réplica

           Humildemente,vou a réplica quanto a resposta do caro ou da cara mcn,05/12/2016-13:07.A razão por certo lhe acolheria,se se  
           nós,eu,você,nósoutros habitássemos um “país adulto”.Não é o caso.Novamente ou de novo,a razão me sorri.
           

          1. Vejam se a razão não acolhe,e

            Vejam se a razão não acolhe,e as vezes fica parecendo uma coisa “feia”.Os cadastrados que aqui aportam,alguns diuturnamente,agraciaram-me com 5 belas estrelinhas na minha resposta a ou o mcn.Ele me respondeu.A turma do “zanzibar” tirou-me estrelas,e passaram para ao lado dele.Fui a réplica e puxei ele pelo nos das calças.Aí os cadastrados se deram conta e ficaram iguaiszinhos a Temer,sem ter o que fazer.Falo de Michelzinho,bom esclarecer.Quem me dera ser um cadastrado.

  27. A milenar prática do roubo

     

    É para acreditar que iniciamos a roubar quando chegamos a complexos organismos unicelulares, lá por volta de 3,3 bilhões de anos atrás. Por aí, começamos apossar do bem alheio, alimentos, água, espaço e a mulher do vizinho ao lado. Desde então, como todos os demais animais, prosseguimos roubando. Antes mesmo do cultivo da terra e da criação de animais, nômades vagando em famílias e tribos errantes, a prática do roubo já estava consolidada, só aperfeiçoando, conforme as circunstâncias e as necessidades. Ou seja, desde os primórdios da civilização que toda a produção e acumulação de riquezas pelas elites dominantes foram em cima de muita roubalheira em variadas formas e naturezas. Tragicamente, acabou cunhando o nosso DNA. Deixar de roubar, só mesmo por adequada educação, por princípios filosóficos e ou, por questões espirituais.

    Conhecedoras da força do roubo, as poderosas elites, buscando resguardar suas riquezas e posses acumuladas, sempre deram um jeito de impor costumes, procedimentos morais e leis, das brandas as mais severas. Por outro lado, as próprias elites sempre se sentiram no direito de roubar a riqueza alheia, de muitas maneiras, principalmente, dos desprotegidos e dos mais fracos. Para termos a dimensão dessa prática milenar – a roubalheira – basta dar uma olhada em nossa volta para perceber que tudo que estamos vendo, edifícios, ruas, avenidas, praças, roupas, móveis, eletrodomésticos, medicamentos, calçados, carros, aviões, alimentos, bebidas e mais infinitos outros, frutos da labuta do trabalhador de modo direto e indireto, ficando com muito pouco do que produziu, salvo reduzida privilegiadas classes de trabalhadores.

    Por isso mesmo, existem os milhares de miseráveis, de favelas e de pobres por todo o mundo. Segundo a Winnie Byanyima Executive Director of Oxfam International, 1% dos mais ricos do planeta possuem a mesma riqueza dos 99% da população do restante do mundo. Sideral concentração de riquezas, crescente e a cada dia maior, por si só, capaz de levar sérios distúrbios ao sistema capitalista mundial.

    Pela própria natureza do sistema capitalista, selvagem e predador, o capitalismo não consegue operar sem a potente alavanca da roubalheira, da corrupção e da acumulação de riquezas a custas do trabalho alheio. Variando somente a forma como tudo isso é realizado. Sem esquecer que pobre rouba galinhas, rico, rouba bilhões.

    Portanto, a desenfreada busca pelo dinheiro a qualquer custo, continuará sendo objetivo máximo da natureza do homem e do sistema capitalista. Não estão nem aí para os danos ao próprio ser humano e ao meio ambiente. A força do sistema tem base na pura adrenalina da crença do lucro, se possível, imediato e gigantesco. Nessa louca sanha, não costumam fazer maiores análises das consequências para o médio e longo prazo, avaliando possíveis desastres econômicos, sociais e ambientais, decorrentes de suas ações predadoras, entreguistas e irresponsáveis.

    Por outro lado, em tempos de sérias crises econômicas como a atual crise mundial do capitalismo aflorada em final de 2007, os apelos dos movimentos nazifascistas, simplistas e cheios de ódio, costumam angariar simpatias das massas menos esclarecidas, deixadas ao relento das dificuldades sociais e econômicas. Nessa onda, os movimentos ultras direitistas nazifascista vão encontrando espaço. Assim foi nos EUA com Trump, na Argentina com Macri, e no Brasil, com os golpistas. Quem sabe, na França, com Le Pen, bem como em outros países da Europa atormentados pelo gigantesco desemprego, atiçados pelo racismo despertado contra as massas de refugiados procedentes do Oriente Médio e da África.

    Apostando todas as fixas nesse clima econômico mundial, as quadrilhas de golpistas providenciaram violentas e gigantescas badernas por todo o Brasil, apressando a demolição da pungente economia Dilma/PT de até junho de 2013, de pleno emprego, de consumo geral do povo em alta, como antes nunca visto, visando viabilizar o golpe.

    Entretanto, a pressa em dar imediato início às privatizações de bilionários ativos estatais a preços reduzidos, como no entreguista governo FHC/PSDB, não coaduna com um dos principais fundamentos nacionalistas nazifascistas, de preservação de um Estado forte. Isso, para não falar do grande tiroteio político-midiático-judicial entre as quadrilhas que se apossaram do Poder. Pelo o visto até agora, os golpistas não irão muito longe. Não irão além do desmantelamento da pungente economia Dilma/PT e,da entrega da Nação aos gringos, a preços de bananas. Gigantesca traição ao Brasil.

     

  28. Quando Moro prendeu os principais executivos da Odebrecht

    Quando Moro prendeu os principais executivos da Odebrecht faliu praticamente com a empresa e condenou ao desemprego milhares de trabalhadores, não pensou num momento sequer em fazer uma operação cirúrgica para preservação dos empregos no Brasil e no exterior das empresas envolvidas na corrupção, trabalhadores estes que foram substituídos em sua maioria por chineses, isso tudo por orientação, dizem alguns, dos EUA

    E é dessa forma que o judiciário atua e está atuando, toda a desestabilidade do país veio dessa forma de agir, deliberada ou não, das investigações da lava-jato, não se pensou no país um momento sequer e nem nas consequências de seus atos, culpa-se primeiro e prova-se depois, prende-se primeiro e busca a confissão depois, isso tudo com um viés político fortíssimo, poupando várias cabeças do PSDB e da direita, o exemplo maior foi com o tratamento dado a Eduardo Cunha e sua esposa e o dado aos petistas

    Não vai adiantar nada eleições gerais, ou parlamentarismo, ou monarquia ou o quer que seja nesse país senão mudarmos o judiciário brasileiro, Juízes, Promotores e Policiais tem de ser punidos ou no máximo vigiados para que não cometam o ato de lesa-pátria como os que foram cometidos pela lava-jato, e enquanto a justiça não punir quem realmente tem de ser punido no legislativo (PSDB, PMDB “essa porra”), os deixam livres para agir nos bastidores e prejudicar ainda mais a economia e o bem estar social, o que resultou no impeachment de uma presidenta honesta

    Quando a situação econômica do país piorar não vai dar mais pra culpar o PT e a mídia há de buscar outro bode expiatório para que ela mesma não seja julgada pela população consciente desse país, não somente por esse gado manipulado que sai às ruas quando convocados para um rolezinho pelo Facebook

    Colocar uma Ministra do Supremo pra comandar o país seria o mesmo que o Temer ou algum cacife do PSDB governando, o problema do país nunca foi o comando da nação, comandantes temos até de sobra, o que falta é estabilidade pra alguém administrar essa bizarrice que se tornou o executivo brasileiro por conta da atuação descontrolada do judiciário desde o mensalão e para que isso aconteça é preciso que o judiciário se toque, ou que no mínimo, retorne aos seus gabinetes com seus salários de marajás com dantes fizeram os militares ou que coloquem na cadeia quem realmente roubou nesse país sem prejudicar a nossa economia e não só pelo fato de ser petista 

    e ainda falta muita gente ser presa nesse país

    O judiciário foi quem nos meteu nessa enrascada agora ela tem o dever de nos tirar dela e não de ir pros EUA de férias colher os frutos de seu trabalho

     

     

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/se-for-mesmo-para-os-estados-unidos-moro-ja-vai-tarde-por-paulo-nogueira/

    http://www.conversaafiada.com.br/politica/2015/04/16/moro-o-psdb-recebeu-42-da-lava-jato-e-ai-hein

    http://exame.abril.com.br/negocios/lava-jato-afeta-51-mil-empresas-e-500-mil-empregos/

    http://www.conversaafiada.com.br/brasil/aragao-a-lava-jato-faz-mal-a-democracia

    https://jornalggn.com.br/noticia/moro-dispensa-mulher-de-cunha-de-audiencia-devolve-passaporte-e-da-4-meses-a-defesa

    http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/lista-da-odebrecht-os-politicos-e-seus-respectivos-partidos/

     

     

  29. pausa para discordar

    Seu Nassif,

    “1.     O maior agente político continua sendo a massa dos bestificados que saem às ruas impulsionados pelo ódio e pela intolerância exarados pela mídia e pela Lava Jato.”

    O maior agente político não seria o PLIMPIG e a massa dos bestificados apenas montaria do agente?

  30. A legitimidade para dar Rumo, Norte e Estrela para o Brasil

    A pequenez de nossas instituições está ancorada na incapacidade de elas proporem ações realmente eficazes no direcionamento do bem comum.

    Eivadas da sabedoria necessária e suficiente para estabelecer Rumo, Norte e Estrela para o Brasil, justificam suas existências com um jogo de cena medíocre, previsível e manipulável.

    Saída as há.

    Muitas, mas eu humildemente começaria com o fim dos cartões de crédito. O custo de 5% do PIB que eles drenam da economia como um todo, é mais do que suficiente para o starter.

    Direto no ponto.

    Bons comentários neste excelente post do Nassif, expero ver mais sugestões concretas por parte dos comentaristas, vamos lá moçada, coragem!

  31. Nada a dizer e muito pouco a

    Nada a dizer e muito pouco a acresentar.Atenção maior para o Motivo 1 sobre FHC,de cretino tudo,de bobo nada.E o paragrafo final sobre “o caldeirão das ruas”,onde tudo poderá ser resolvido,digo isso e não é de hoje.No mais,palavras são palavras,nada mais do que palavras,já dizia o Coronel Limoreiro,inesquecivel personagem de Chico Anysio.E seja o que Deus quiser quando a aurora “não” raiar.

  32. Bom dia, bravos e

    Bom dia, bravos e justos!

    Filmaços da segunda:

     

    -Marighella

    -O dia q durou 21 anos

    -Utopia e barbárie

     

    Não, não vai levar 21 anos de novo!

     

    Volta Dilma!

    Diretas já para senadores e deputados estaduais e federais!

  33. Xadrez hamletiano

    Diagnósticos precisos para os sintomas da doença crônica do Brasil. O problema da metáfora do xadrez é que ela visa explicar racionalmente as forças irracionais do jogo capitalista. A História é como Hamlet, sobre quem Polônio diz, pouco antes de ser assassinado por ele: “Há método nessa loucura”.

  34. Esquerda continua sonhando

    O caminho agora está livre para o PSDB tomar o poder no começo do ano que vem e não devolver mais. O pessoal ainda não entendeu que a massa está fechada com o PSDB e em uma eleição hoje ganham facilmente. Temer sair só vai acelerar o projeto neo liberal. nada está fora de controle no golpe estão só chegando na próxima etapa.

    1. É muito difícil a turma da

      É muito difícil a turma da esquerda entender isso. Ficam filosofando, construindo xadrez, disso daquilo, tudo furado.é isso, porra. perdemos. vide resultado das eleições. temos 20%da população. o resto é massa de manobra da globo. gestada por 13 anos ininterruptos de pauladasno pt. essas babaquices de xadrez do nassif éridiculo, assim como quando ele acgava o serra um estadisra.kkkk.. perdemos playboy. Se a favela não descer, nada feito. Enquanto eles assiste  novela, futebol, jn e fatima ber ardes. Fudeu..

  35. Tabuleiro do Nassif

    Bom retrato das nossas agruras atuais. Solução não vislumbro nenhuma. Talvez algo como o paredon ou a guilhotina contra os lesa-pátrias. E.T. também serve a solução de Mao Tse Tung.

  36. Brasil Mobius ou: o Brasil

    Brasil Mobius ou: o Brasil preso ao seu eterno retorno de golpe e destruição

     

    Não tem jeito, volta e meio estamos voltando à estaca zero, ou seja, aos golpes que pensávamos terem sido um ciclo que havia ficado para trás
    Tem sido assim a partir da Proclamação da República

     

    “Um dos aspectos do Eterno Retorno diz respeito aos ciclos repetitivos da vida: estamos sempre presos a um número limitado de fatos, fatos estes que se repetiram no passado, ocorrem no presente e se repetirão no futuro, como por exemplo, guerras, epidemias, etc.” (Wiki)

    Com a desculpa da reciclagem, voltamos como se fosse nossa sina cumprir a lei do eterno retorno,,,.seja sob Vargas, Jango ou JK, a nossa elite sacou da cartola o surrado discurso do mar de lama, do combate à corrupção, discurso que agora sabemos, sempre hipócritas

    https://josecarloslima.blogspot.com.br/2016/12/o-brasil-preso-ao-seu-eterno-retorno-ou.html

  37. Sinceramente, eu acho que o

    Sinceramente, eu acho que o povão não percebeu o gravidade do momento que passamos. O povão  é como marido traído, sempre é o ultimo a saber. Ou a perceber  a traição. Até agora tem sido assim, quando a esquerda convoca a manifestações, são os movimentos sociais que vaão às ruas. Quando é a diretita, são os loques da nação. Aqueles manés admiradores da globo da veja e afins. agora, tenho comigo, que a partir de janeiro a coisa muda. E muda de maneira radical. As empresas vão repensar tudo na virada do ano e demissões vão acontecer desmedidamente. Aí sim, essa galera dorminhoca que se beneficiou tanto dos programas socias do Pt vão acordadr pra realidade. E acho que o bicho daí em diante vai pegar. Talvez comecem a ver o que a sonolência com a país fez produzir. Não se trata de torcida. É só questão de lógica.

    1. É dureza, Celso

      O ‘povão’ apoiou o Golpe por duas vias: pela indiferença nas ruas e por meio dos representantes que elegeu no Congresso e no Senado.

      Como disse o Mano Brown, “Eu vi a população virar as costas pra Dilma. Enquanto a favela faz silêncio, a mídia manipula” (https://goo.gl/YF5yrb).

  38. Mad max

    A curto prazo não há rei a ser posto.Ficaremos acéfalos. Multidões ensandecidas vivendo o caos. Até que finalmente receberemos o socorro salvador do nosso grande irmão do norte que assumirá os destinos do país. Para o bem da nação seremos a Colônia Federativa do Brasil.

    1. Concordo com essa visão.

      Concordo com essa visão.  Creio, infelizmente,  que não poderemos contar com a cavalaria americana. Nossos irmãos  do norte tem seus próprios problemas para resolver ( com a entrada do governo Trump) e não terão tempo para arrumar a bagunça de cucarachas latinos…..Ficaremos jogados à própria sorte. 

  39. Eu não sou contra nem a favor da ditadura, muito pelo contrário

    Os Coxinhas estão tão perdidos com o governo golpista deles que estão achando que a ditadura é o remédio, e não a doença.

  40. Brazuela

     Estamos caminhando a passos largos pra se tornarmos uma Venezuela, uma crise politico/social sem precedente,estamos a beira do pricipicio com uma venda nos olhos, não há responsabilidade nenhuma com o povo,acabaram com a democracia com o impedimento de uma presidente legitima e honesta, agora estão reclamando da herança maldita da Dilma, porque tiraram ela ? a democracia foi abortada,matamos a força a criança antes de nascer.Aí se montou um governo Temer , o pior de toda a minha vida, tenho 47 anos e nunca vi um governo pior que este, não há esperança neste governo, eu nunca fui pessimista, mas estou.

  41. Nossos avós diziam: “Os

    Nossos avós diziam: “Os piores ladrões são aqueles que roubam e não conseguem carregar.”.

    Nessas alturas do campeonato, vamos ter que nos mobilizar com sugestões, opiniões, conclusões, estimativas, projeções e etc… para ajudá-los a carregar? Nããããããoooo! Queremos os nossos votos de volta! Queremos que devolvam a Presidenta eleita legitimamente em igualdades de condições por vias democráticas! Filhodaputa nenhum é mais do que nós para fazer éssa pôrra de esculhambação com o nosso país! Se toquem e caiam fora! Vocês não sabem nem roubar seus filhosdaputas mafiosos golpistas incompetentes traidores apátridas de mérda! Fóra fhc bôca móle invejoso filho de uma grande puta! E leva junto sua máfia do stf, parlamentos e de todos os cantos do NOSSO país!

     

  42. O BRASIL esta sem solução

    O BRASIL esta sem solução pelos proximos des anos.Periodo esse,que seria encurtado caso tivéssemos eleições,que eu não acredito,nem em 2018,e se ganhasse um candidato progressista,mas também,fora do radar.Eles não aceitarião perder novamente.

  43. Dilma não é corrupta e por

    Dilma não é corrupta e por isso é a mais adequada a lutar contra a corrupção,se ela volta…

    VOLTA A DEMOCRACIA,

    VOLTA A CONFIANÇA INTERNACIONAL,

    VOLTA A CREDIBILIDADE INSTITUCIONAL E

    CONSEQUENTEMENTE A ECONOMIA VAI IR MUITO BEM !!!

    OBS: VCS NÃO QUEREM QUE EU DESENHE NÉ,SÃO INTELIGENTES !!!(a maioria,acho!)

    OBS2:Ñ SOU PETISTA,APENAS UM DEFENSOR DA LEGALIDADE !!!(eu escrevo cada coisa aqui!)

     

  44. Incompetente, Temer detonou o Golpe dos marinhos, Moro e tucanos

    O Plano inicial da Globo, Lava-Jato e tucanos (e seus aliados de Golpe estrangeiros: financiadores em solo americano, as 7 irmãs do Petróleo e os neoliberais radicais do mercado financeiro) foi colocar o Temer para fazer o serviço – ofereceram a ele a tal da “Ponte para o futuro” e ele aceitou – ao qual o PSDB não iria sujar as mãos para implementá-la, queriam apenas que os tucanos recebessem o “serviço sujo” pronto e posariam diante das câmeras da Globo & velha mídia como os ILIBADOS, com a indignação dos salvadores da pátria, apenas, pós estes fatos concretos se consumarem:

    Venda da Petrobrás, entrega do Pré-Sal as 7 irmãs do petróleo, destruição da CLT e a Previdência do caos e a joia do Golpe: 20 anos de congelamento dos gastos públicos como sonha o ultraneoliberalismo (o pilar máximo do golpe: 20 anos de controle do orçamento público brasileiro pelo Mercado).

    Temer faria o “serviço sujo” e os tucanos assumiriam o Poder em seguida nas eleições de 2018 sem a ruptura constitucional da Eleição Direta. Temer e seus aliados mais próximos do Golpe dentro do PMDB seriam poupados da Lava-Jato em troca da entrega do serviço sujo, encheriam os bolsos de dinheiro sem serem importunados pela Justiça e pelos meios de comunicação da velha mídia.

    E o PSDB assumiria o discurso de que iria consertar as “barbaridades” cometidas por Temer. Discurso todos fazem, certo? Os únicos virgens na Lava-Jato salvariam o Brasil caótico deixado por Temer e os anos de PT no Governo Federal.

    Globo & Cia. + Lava-Jato seriam o anteparo contra a sociedade organizada e para a bestialização do brasileiro médio. Enquanto Temer faria o “serviço sujo” a dobradinha: Marinho e Moro se encarregariam de distrair o povo brasileiro com prisões espetaculares de políticos sem foro privilegiado, com a iminente prisão de Lula e a impugnação de sua candidatura em 2018 abrindo espaço para que só o PSDB tivesse um candidato forte para concorrer na próxima Eleição presidencial.

    Tomariam o Poder – Globo, Moro e tucanos em 2018 via “Eleição Direta”, sem precisar pensar no Golpe dentro do Golpe e na destruição da soberania popular.

    A Lava-Jato, ao mesmo tempo em que blindaria Temer e seus aliados mais próximos, alçados a ministros de Estado, serviria de Poder Coercitivo contra o Congresso Nacional.

    A cada tentativa de ser, um pouco que seja, menos a favor dos interesses do trio: Marinhos, Moro e PSDB se jogariam nos jornais, revistas e telejornais ameaças e/ou assassinatos de reputação contra parlamentares e membros do Executivo que assim procedessem. Desengavetariam processos na Justiça para mostrar quem “manda”.

    Acreditaram ter um Poder Supremo, que estaria protegido de todas as balas que pudessem ultrapassar o vidro blindado dessa fantasia de se crerem maiores que a Sociedade como um todo, de se sentirem os donos da sociedade.

    A paranoia do neoliberalismo, a crença de que ele seria a solução para tudo os fez cegos. A economia degringolou de vez e os indicadores sociais fluíram para uma situação de perda generalizada de dinheiro e consumo dentro da classe trabalhadora, sem contar que o desemprego chegou com toda força e cresce dia a dia.

    E o pior, Temer reproduziu seu universo particular dentro do Governo, o PMDB de Cunha, Temer e os demais da camarilha dos seis, agora, eram os próprios comandantes do cofre do País. E, a mágica da retomada da economia e do fim da corrupção não se deu.

    Esperar competência para gestão de um país continental como o Brasil da camarilha dos seis é querer demais, certo? Eles são homens de negócios que beneficiem a si próprios, não tem a mínima ideia do que seja gerir um Executivo das dimensões do brasileiro.

    Com Temer e a camarilha dos seis o discurso oligopólico do Impeachment – corrupção e má-gestão da economia ruiu em três tempos e Temer foi o responsável por deixar nus: Globo, Lava-Jato e tucanos.

    Eis que a condição básica: competência política de quem assume o Poder, a mais elementar condição do Golpe, foi esquecida e ele implodiu.

    Eles não sabem mais como controlar a narrativa e como manter o Projeto 2018 em andamento.

    Vão arriscar Globo, Lava-Jato e tucanato de esse Congresso eleger o Presidente por via indireta em 2017?

    Vão acreditar que o Congresso vai entregar de mão-beijada para o PSDB o bastão da Presidência?

    Claro que não dará certo. Não há credibilidade para esse Congresso eleger por via indireta um Presidente do Brasil e nem a possibilidade de se garantir que o candidato do trio vença. Esse Congresso é o mais implicado com a Justiça e atos ilícitos da História. 

    Ai é que entra a ideia de colocarem o Temer na parede. Temer fica Presidente e entrega os cargos da área econômica diretamente ao PSDB. Sai Meireles entra Armínio Fraga.

    É o puxadinho da casa, quando não se tem mais controle da situação, se faz um remendo, certo?

    Na verdade, a planilha do Excel do Golpe foi destruída, igual o Power Point do Dallagnol.

    As variáveis começaram a aparecer com força, destruindo a exatidão da Tese inicial que foi perdendo a chance de ser implementada. A implosão da fantasia do Golpe sem tirar eleições diretas em 2018 veio mais rápido do que se esperava.

    Temer não entregou o País da Redenção e não entregou o Paraíso à classe média e médio-alta tradicionais. Até elas tendem a abandonar o barco. Tanto é que o 4 de dezembro nas ruas foi pequeno em tamanho e da extrema-direita apenas. A turma do verde-amarelo com Globo News e tudo não foi para a Paulista em quantidade mínima para ser notada.

    O trio: Marinhos, Moro e tucanos estão mais perdidos que cego em tiroteio, até acenando como solução, se o descontrole os ameaçar por completo, uma nova Eleição Direta antes do tempo previsto, através do seu Porta-Voz sênior: FHC.

    Não querem morrer abraçados com o Temer e a camarilha dos seis.

    Eis o que o trio produziu com o Golpe de Estado praticado contra a Presidenta honesta e legitimamente eleita:

    O Congresso se rebela contra o trio, os procuradores se rebelam contra o Congresso e o Executivo já não tem mais nenhuma respeitabilidade social e institucional, virou apenas uma formalidade de cargos.

    Ninguém mais se comunica. Agora, se quer ganhar no grito e na pressa, antes que alguém de outro Poder lhe passe a perna.

    Temer acabou produzindo o impensado: desnudou Globo, Moro, tucanos e o Projeto Neoliberal ao mesmo tempo.

    A “Ponte para o futuro” deu marcha à ré!

    E, agora, temos a chance de nos reorganizar e retomar o Poder para um Projeto Soberano, desenvolvimentista e com Justiça Social no Brasil; claro que se as picuinhas das esquerdas e dos defensores dos interesses nacionais forem deixadas de lado.

    Um grande pacto nacional pode nascer. Outro Brasil pode ser forjado com sucesso.

    A Globo, a Lava-Jato e o tucanato, se formos competentes, perderão aos poucos.

    Moro não foi alçado Herói nacional no 4 de dezembro: esta a grande notícia do final de ano de 2016. 

     

    1. “Com Temer e a camarilha dos

      “Com Temer e a camarilha dos seis o discurso oligopólico do Impeachment – corrupção e má-gestão da economia ruiu em três tempos e Temer foi o responsável por deixar nus: Globo, Lava-Jato e tucanos.”

      Aqui, você identificou o maior e mais grave problema que o Brasil enfrenta agora, neste momento. O outro, secundário, é a corporação judiciário.

      Se ninguém fizer nada para acabar com estes três problemas e enquadrar o problema secundário, acredito que o Brasil derreterá como nação. É bem provãvel que se esfacele.

      Esta é a associação que deixou o país em escombros e que abre uma esperança de que finalmente, depois de diminuída a tempestade, caso o país sobreviva sem se esfacelar, alguém finalmente perceba que a Globo é uma ameaça constante contra o Brasil e faça alguma coisa para reduzir em muito seu tamanho e poder.

      Quanto aos integrantes da lava jato em peso e grande parte dos tucanos, cadeia neles. Não esquecer de levar junto os marinho, que, no final de tudo,  são a verdadeira desgraça deste país.

      1. Jossimar!

        Não podemos deixar que essa turma engambele a população dizendo que não tem nada a ver com o Temer, certo?

        Postemos todos os vídeos de Globo, Tucanos, Moro e Lava-Jato apoiando Temer, as medidas do Temer e o Golpe!

        Abraço,

        Alexandre!

  45. Mais vontade que realidade

    Mais um texto com muito mais vontade que realidade. A vontade do Nassif é a de que o Governo Temer acabou, o país está fora de controle rumo à um precipício, e o povo um dia se arrependerá de ter apoiado o “golpe”  e o PT volta a reinar triunfante nas eleições em 2018.

    Nassif cita novamente os golpistas, mas afinal quem são os golpistas da vez? Já foi o Moro, o Janot, o Cunha, o G. Mendes, o Temer, a Globo, os EUA, e a agora é o… FHC?? Ou seriam todos eles orquestrados num plano diabólico da direita aliada ao maldoso mercado para tirar a esquerda do poder? Em cada novo xadrez do Nassif tinha que vir junto a errata do xadrez anterior.

    Nassif mais uma vez descredencia as manifestações chamando de massa bestializada. As pessoas irem as ruas apoiando o combate a corrupção e pedindo a saída de um chefe de poder com 12 inqueritos e réu no STF é massa bestializada, só porque foram as mesmas que pediram a saída da “presidenta”? E as ocupações nas escolas, as manifestações contra a PEC 241? Essas não, essas sim são legítimas. Por pensamentos como este a esquerda foi apeada do poder.

    Nassif prega a falência da democracia e das instituições, que tal pregar a falência do político que acha que pode roubar à vontade e legislar segundo os próprios interesses sem ter nenhuma consequência ou cobrança da população ou no mínimo de seu eleitorado? Tem gente ignorando esse fato e perdendo o mandato. Se existe uma crise entre os poderes é que a população já não se reconhece entre seus representados, e só novas eleições não basta, é preciso uma Reforma Política que qualifique melhor os candidatos, reduza o custo das campanhas, reduza os privilégios e aproxime o parlamentar do seu eleitor. Acho que assim a população se sentirá melhor representada. Mas assim, o cenário tá bem longe da terra arrasada descrita pelo Nassif

     

    1. Parabéns!

      Parabéns!

      A maioria dos leitores aqui não é critica, apenas lê e não percebe que o xadrez de hoje desmente a teoria (furada sempre) de 1 ou 2 ou 3 meses atrás. 

    2. Prezado Cristiano, essa sua

      Prezado Cristiano, essa sua narrativa é a mesma da Rede Globo e dessa força tarefa milagrosa, salvadora, redentora e cheia de heróis de revista em quadrinhos.

      O que Nassif coloca é bem simples e sempre coerente dentro do Xadrez. O único senão, foi demorar a aceitar a participação dos EUA no golpe e aceitar que não há teoriamas conspiração de fato.

      Corrupção não é um privilégio nacional. Max Weber, sociológo alemão, após seu retorno de uma viagem aos EUA no início do século XX afirmou que não compreendia como um país tão corrupto conseguia se manter funcional. De lá pra cá, os corruptos mudaram de nome e hoje se chamam lobistas, tão odiados quanto antes.

      Uma lista enorme de empresas européias foram pegas em corrupção com destaque para a Alston, Basf, Loreal, Siemens … Boa parte dos países da europa fazem uso de trabalho escravo, sem registro. São os refigiados, migrantes regulares etc que trabalham na construção civil e outros trabalhos pesados que o europeu refuga. A pacífica Suiça tem sua empresa de mercenários trabalhando para derrubar governos na África e Asia.

      O que o Nassif coloca é que o único poder que não emana do povo quer governar e legislar.

      O brasileiro está pagando muito caro por conta dessa aventura da Globo-Moro-EUA que nada resolveu. O político tem de ser monitorado, assim como o juiz e o presidente. Há órgãos de controle, mas ao invés de por para funcioná-los para o povo os golpistas usaram todo o aparato legal e ilegal para derrubar um governo popular.

      Sugiro uma leitura mais atenta dos acontecimentos políticos e uma análise mais sensata das consequencias dessa aventura em que o Judiciário se meteu.

      E vou mais longe, a classe média brasileira vê os privilégios, as benesses e as regalias do Judiciário como valores a serem perseguidos e admirados. Não há outra explicação para esse povo de verde-amarelo-bem-nascido defender práticas fascistas como mecanismos de combate à corrupção. Muito mais ofensivo é um juiz receber mensalmente R$ 200.000,00 para termos a justiça mais morosa do mundo, sem falar na mais seletiva do universo.

      1. Caro Victor, quando você

        Caro Victor, quando você inicia sua narrativa falando em golpe fica claro que enxerga coerência nos xadrezes do Nassif. Reflete o pensamento de parte da esquerda que busca explicações para o que lhe aconteceu com muita teoria da conspiração e nada de comprovação, muita mania de perseguição e pouca auto-crítica. Sempre descredibilizando a fonte de informação hora desfavorável (a mídia e veículos de imprensa em geral) e se apegando à sempre favorável (blogs de esquerda como esse). Você minimiza minha narrativa porque no momento se assemelha à da Rede Globo, mas no Governo Lula esta última andava bem alinhada com a que imagino ser a sua narrativa. 

        Sobre a ofensiva do Judiciário, até agora não vi nenhuma vítima inocente na classe política atingida, concordo que há exageros e interferências até inconstitucionais, mas o Judiciário está apenas ocupando um espaço deixado vazio pelo próprio Legislativo. O vazio da representação, da legislação efetiva das questões fundamentais para o país, e da defesa dos interesses da população. Também não concordo com esse desequilíbrio dos poderes, mas o país precisa urgente de uma reforma política, e o que está acontecendo não deixa de ser uma forma de pressionar o poder que deve realizá-la, o Legislativo.

        Sobre os protestos de domingo, sim foi da classe média, com “bem” e “mal nascidos”, como todos os grandes protestos políticos realmente espontâneos já realizados no Brasil, seja com bandeiras de esquerda, direita, ou sem bandeira alguma. E pode ter certeza que a turma que saiu ontem não vê os privilégios do judiciário como valores a serem perseguidos e admirados, só não foi priorizado no momento por ter temas mais importantes que esse em pauta, inclusive isso só veio à tona pelo Renan como forma de retaliação. Regalias devem ser extintas independente do poder, e acredito que voltará a ser pauta em breve.

         

    3. Alguns dos culpados estão neste trecho da gravação do Jucá.

      https://painelpolitico.com/leia-transcricao-na-integra-da-conversa-entre-juca-e-sergio-machado

      /Machado – Rapaz, a solução mais fácil era botar o Michel.

      Jucá – [concordando] Só o Renan que está contra essa porra. ‘Porque não gosta do Michel, porque o Michel é Eduardo Cunha’. Gente, esquece o Eduardo Cunha, o Eduardo Cunha está morto, porra.

      Machado – É um acordo, botar o Michel, num grande acordo nacional.

      Jucá – Com o Supremo, com tudo.

      Machado – Com tudo, aí parava tudo.

      Jucá – É. Delimitava onde está, pronto.

      Machado – Parava tudo. Ou faz isso… Você viu a pesquisa de ontem que deu o Moro com 18% para a Presidência da República?

      Jucá – Não vi, não. O Moro?

      Machado – É aquilo que você diz, o Aécio não ganha porra nenhuma…

      Jucá – Não, esquece. Nenhum político desse tradicional não ganha eleição, não.

      Machado – O Aécio, rapaz… O Aécio não tem condição, a gente sabe disso, porra. Quem que não sabe? Quem não conhece o esquema do Aécio? Eu, que participei de campanha do PSDB…

      Jucá – É, a gente viveu tudo.

  46. Sabemos que os Bancos, entre

    Sabemos que os Bancos, entre eles ITAÚ e BRADESCO, ajudaram a introduzir a recessão e o desemprego – postos ao mesmo tempo como um pensamento próprio – no ponto de vista da mídia sustar o sentimento de certezas na economia.

    Para que antecipar as situações nesse pensar pressuposto sobre os demais aspectos, que podem parar ainda mais a tomada de decisões?  

    Aqui se trata de pura maldade, como que uma lei, pois só poderia ser assim e teria de ser prescrita da maneira indicada.

    Só os egoístas querem ter futuro, mas como chegarão com esta forma até a morte, para entrar na forma da vida que só existe no espírito? Valerá a pena?

    Numa eleição FHC pode mudar suas preferencias. Iluminado? Não. Está perto de morrer.

  47. Nossa sorte ou azar

    Tenho lido nos ultimos muita coisa sobre a revolução russa 1917. 

    Não é que passei a admirar o Lenin!!!!.

    Nossa sorte ( ou azarr)  é não termos um Lenin à disposição com a inteligencia, faro politico, carisma do original etc.

    Ele diria: Crise está madura! A revolução está madura!

    Todo poder….

    1. O que se altera primeiro para

      O que se altera primeiro para própria validade demonstrar o jogo de duas realidades contrárias?

      Na verdade, hoje em dia, falta massa crítica com as características de entender a revolução do representante do poder do dinheiro. Não é o juizo de Lenin, pelo princípio material, que estabeleceríamos a lógica de um índice X que é provavel, cujo todo igual é oposto e não suprimido no mercado financeiro.

      Nessa pressuposição de conhecimento é que está a ciência original do saber humano, ou seja, que o saber humano forma um sistema uno; que se faz abstração do conteúdo de divisibilidade contra a condição negativa de um dos contrários.

  48. lula salvo

    A ultra-direita fake – (funcionarios publicos, juizes e militares)

    Fez o seguinte calculo:

     

    – se prendermos o lula, o Psdb não vai ter concorrencia e vai arrebentar nas eleições, fora que o diabo pinguço ainda pode sair de vítima na história, fazendo vermelhos e tucanos aliados contra os blacks e os verde-oliva, ouseja, fizemos o trabalho sujo e ainda pagamos o ajuste fiscal que vai cair na nossa cabeça, vide reformas em projeto.

    – se deixarmos lula solto o ambiente de caos, corrupção e caça às bruxas permanece, o medo se instala a gente consegue na polarizaçao contra lula emplacar um nanicossauro qualquer tipo o “capitão”, ou outro melhorzinho tipo “JB” que os generais possam engolir. Daí com o poder na mão a gente salva a própria tropa do ajuste e mete ferro na democracia.

     

    Esse movimento de ultra-direita é uma tenentada sem qualquer apoio de nenhum general que preste

    É um movimento ingenuo, movido por oportunistas que fingem ter soluções fáceis (e erradas) pra Tudo.

     

    Resumo: Lula não será preso e isso é muito ruim, inclusive para vcs vermelhos.

  49. lula salvo

    A ultra-direita fake – (funcionarios publicos, juizes e militares)

    Fez o seguinte calculo:

     

    – se prendermos o lula, o Psdb não vai ter concorrencia e vai arrebentar nas eleições, fora que o diabo pinguço ainda pode sair de vítima na história, fazendo vermelhos e tucanos aliados contra os blacks e os verde-oliva, ouseja, fizemos o trabalho sujo e ainda pagamos o ajuste fiscal que vai cair na nossa cabeça, vide reformas em projeto.

    – se deixarmos lula solto o ambiente de caos, corrupção e caça às bruxas permanece, o medo se instala a gente consegue na polarizaçao contra lula emplacar um nanicossauro qualquer tipo o “capitão”, ou outro melhorzinho tipo “JB” que os generais possam engolir. Daí com o poder na mão a gente salva a própria tropa do ajuste e mete ferro na democracia.

     

    Esse movimento de ultra-direita é uma tenentada sem qualquer apoio de nenhum general que preste

    É um movimento ingenuo, movido por oportunistas que fingem ter soluções fáceis (e erradas) pra Tudo.

     

    Resumo: Lula não será preso e isso é muito ruim, inclusive para vcs vermelhos.

  50. lula salvo

    A ultra-direita fake – (funcionarios publicos, juizes e militares)

    Fez o seguinte calculo:

     

    – se prendermos o lula, o Psdb não vai ter concorrencia e vai arrebentar nas eleições, fora que o diabo pinguço ainda pode sair de vítima na história, fazendo vermelhos e tucanos aliados contra os blacks e os verde-oliva, ouseja, fizemos o trabalho sujo e ainda pagamos o ajuste fiscal que vai cair na nossa cabeça, vide reformas em projeto.

    – se deixarmos lula solto o ambiente de caos, corrupção e caça às bruxas permanece, o medo se instala a gente consegue na polarizaçao contra lula emplacar um nanicossauro qualquer tipo o “capitão”, ou outro melhorzinho tipo “JB” que os generais possam engolir. Daí com o poder na mão a gente salva a própria tropa do ajuste e mete ferro na democracia.

     

    Esse movimento de ultra-direita é uma tenentada sem qualquer apoio de nenhum general que preste

    É um movimento ingenuo, movido por oportunistas que fingem ter soluções fáceis (e erradas) pra Tudo.

     

    Resumo: Lula não será preso e isso é muito ruim, inclusive para vcs vermelhos.

  51. Do jeito que a coisa está, se

    Do jeito que a coisa está, se os militares prometerem desmanchar a globo e não permitir o surgimento de outra globo, mesmo na internet, já será lucro eles reassumirem a gerência da pocilga.

  52. Meu Deus!

    É apavorante! 

    Tô tão decepcionada com o povo brasileiro… O Congresso vota a PEC 55, a entrega do Pré-Sal e as pessoas saem às ruas para lutar pelas tais “10 medidas” de Dallagnol? Professam um culto aos fascistas da Lava Jato, jogam todas as fichas no mais reacionário e menos popular dos poderes: o Judiciário, aquele que independe do voto do povo. Isso pra não falar nos que exaltam Bolsonaro e pedem intervenção militar. O povo contra a democracia. Como numa charge que vi ontem: os insetos marchando em defesa do inseticida.

    E eu ainda tenho de atravessar este mês de confraternizações…

    Gostaria de não ter vivido o bastante para testemunhar este ano de 2016. E aparentemente estamos longe do fundo do poço. Não consigo mais ter alegria. Sinto até vontade de me alienar, parar de ler a respeito… Zero esperança.

     

  53. Meu Deus!

    É apavorante! 

    Tô tão decepcionada com o povo brasileiro… O Congresso vota a PEC 55, a entrega do Pré-Sal e as pessoas saem às ruas para lutar pelas tais “10 medidas” de Dallagnol? Professam um culto aos fascistas da Lava Jato, jogam todas as fichas no mais reacionário e menos popular dos poderes: o Judiciário, aquele que independe do voto do povo. Isso pra não falar nos que exaltam Bolsonaro e pedem intervenção militar. O povo contra a democracia. Como numa charge que vi ontem: os insetos marchando em defesa do inseticida.

    E eu ainda tenho de atravessar este mês de confraternizações…

    Gostaria de não ter vivido o bastante para testemunhar este ano de 2016. E aparentemente estamos longe do fundo do poço. Não consigo mais ter alegria. Sinto até vontade de me alienar, parar de ler a respeito… Zero esperança.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador