
As operações do FPSO Almirante Tamandaré (Búzios 7) foram iniciadas nesta segunda-feira (15/02) no campo de Búzios, localizado no pré-sal da Bacia de Santos.
Construída no estaleiro CMHI (China Merchants Heavy Industry), na China, a FPSO Almirante Tamandaré é a maior unidade de produção offshore já instalada no país, com capacidade para processar até 225 mil barris de petróleo por dia (bpd) e 12 milhões de metros cúbicos de gás natural diariamente.
Arrendada da SBM Offshore, a plataforma foi desenvolvida com base em um projeto específico para atender às demandas do campo de Búzios, um dos mais estratégicos do pré-sal brasileiro.
A FPSO Almirante Tamandaré deixou o estaleiro chinês em 31 de julho, e a plataforma será responsável pela operação de 15 poços interligados por uma infraestrutura submarina, sendo sete produtores de óleo, seis injetores de água e gás, um poço conversível (produtor e injetor) e um injetor de gás.
Em nota, a presidenta da Petrobras, Magda Chambriard, destacou a importância da nova plataforma para o Brasil. “Ele reforça nossa capacidade de produção e nossa liderança no setor de óleo e gás, além de demonstrar nosso compromisso com a sustentabilidade e a eficiência energética”.
Um dos diferenciais da plataforma é a adoção de tecnologias de descarbonização, como o flare fechado, que reduz as emissões de gases de efeito estufa, e sistemas de recuperação de calor capazes de ampliar a eficiência energética.
O campo de Búzios
Localizado a cerca de 180 quilômetros da costa do Rio de Janeiro, o campo de Búzios é considerado um dos pilares da estratégia de crescimento da Petrobras, e responde por mais de 20% da produção total da estatal.
O campo de exploração é operado pela Petrobras (92,6%) em parceria com as empresas chinesas CNOOC (3,7%) e CNODC (3,7%), além da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA), responsável pela gestão dos contratos de partilha.
Segundo a Petrobras, o FPSO Almirante Tamandaré integra o sexto sistema de produção de Búzios e será fundamental para que o campo atinja a produção de 1 milhão de barris de óleo por dia, meta prevista para o segundo semestre de 2025.
A plataforma também contribuirá para que Búzios alcance a marca de 2 milhões de barris por dia até 2030, consolidando-se como o maior campo de produção da Petrobras.
Com informações de Petrobras
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Diante deste volume extraordinário do petróleo brasileiro (ainda não explorado),lembrei-me da história do mr. Link. A maior autoridade americana contratada pelo Brasil para avaliar a possibilidade de extrair petróleo na Bahia. Após os testes, declarou que o Brasil não tinha petróleo suficiente que justificasse exploração. Eram pequenas manchas que afloraram do solo.Segundo o técnico americano, o Brasil não teria potencial que merecesse a extração.