Surto de coronavírus já provoca estragos no mercado financeiro

Bolsas internacionais fecham semana em queda, enquanto mercado de ouro caminhava para seu maior ganho semanal desde 2011

Jornal GGN – O recente surto do coronavírus chegou a mais países e os impactos econômicos começam a ser vistos mais claramente, com os mercados fechando as negociações em queda e os distritos econômicos ficando cada vez mais esvaziados por conta da quarentena sugerida.

Nesta sexta-feira, as ações europeias fecharam em queda seguindo o mercado japonês, que terminou a semana em seu menor patamar em seis meses, com 97% das ações no quadro principal da bolsa de Tóquio no vermelho.

Ao final do dia, o índice FTSEurofirst 300 caiu 3,75%, a 1.432 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 perdeu 3,67%, a 367 pontos, registrando seu nível mais fraco desde meados de agosto de 2019.

Os papéis de empresas de viagens e de companhias aéreas estão entre os mais afetados, por conta do cancelamento de viagens não necessárias. Segundo a agência de notícias Reuters, a ação mais afetada nos mercados europeus foi da Norwegian Air Shuttle, que perdeu mais de um quarto do seu valor de mercado apenas nas negociações desta sexta-feira e caiu quase 70% desde o início de fevereiro.

Por outro lado, o mercado de ouro caminhava a passos largos para registrar seu maior ganho semanal desde 2011, com os investidores migrando para ativos considerados refúgios.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador