Barroso admite que sessão extra do TSE era para julgar candidatura de Lula


Foto: STF
 
Jornal GGN – O ministro Luis Roberto Barroso admitiu que solicitou a sessão extraordinário para esta sexta-feira (31) com o intuito de decidir sobre a elegibilidade de Lula como candidato do PT, conforme já havia adiantado o GGN. Barroso disse ainda que se a presidente do TSE não agendasse a sessão, ele “teria que decidir sozinho, monocraticamente”.
 
Adiantamos em reportagem nesta quinta-feira (30) que a estratégia do TSE era julgar a candidatura do ex-presidente nesta sessão extraordinária, menos de 24h depois de Lula encaminhar a sua defesa ao Tribunal, saltando todos os prazos legais protocolares.
 
Na madrugada desta sexta (31), a Procuradoria Eleitoral ainda enviou uma petição pressionando ainda mais pela definição sobre o futuro eleitoral de Lula hoje [leia aqui]. Assim, Barroso teve a sua intenção reafirmada pelo pedido do Ministério Público, validando dessa maneira a sua estratégia inicial.
 
“A presidente, querida amiga, extraordinaria magistrada, com a grandeza convocou esta sessão extraordinária por mim pedida”, admitiu Barroso referindo-se à ministra Rosa Weber, no início da leitura de seu voto para impedir a candidatura de Lula, na tarde desta sexta. “Do contrário, eu teria que decidir sozinho, monocraticamente decidir por cautela de tutoria [contra a candidatura do ex-presidente]”, continuou. 
 
E tentou reverter a estratégia adotada por ele, apresentando a mudança da agenda do Plenário do TSE de última hora e saltando prazos legais como algo favorável ao candidato do PT:
 
“Uma matéria dessa repercussão e dessa relevância, trazer para o Plenário e julgar o registro de candidatura [a partir da alteração da agenda de votações] foi uma decisão a favor da defesa, para permitir a apresentação, sua contestações, suas razões, sustentação oral, receber uma decisão colegiada em sessão pública, em lugar de uma decisão que eu teria que tomar sozinho, em meu gabinete”, concluiu.
 

15 comentários

  1. Impeachment

    Quando voltarmos ao Estado Democrático de Direito, bastaria este voto iníquo, a meu ver, para o impeachment do ministro. Espero que a maioria saiba escolher deputados e senadores do seu lado, de fato, em 2018.

  2. Og Fernandes não pode trazer
    Og Fernandes não pode trazer o voto de sua relatoria – Bolsonaro- porque substituiu o Napoleão MAS está preparado para julgar o caso de relatoria de Barroso.

  3. Esta merda de pedaço de terra não nos pertence !!

    Imaginando a angustia (REVOLTA) das dezenas de milhões de nordestinos que estão se sentindo violentados por uma casta de fascistas do sul/sudeste (quase todos com sobrenomes europeus).

    Deus queira que eu esteja vivo para ver esta merda explodir.

  4. Eu disse que enquanto vocês

    Eu disse que enquanto vocês não prenderem ou matarem todos os conspiradores vocês nunca mais terão democracia…

  5. Barroso

    Mal disfarçado de cansado. Mentira deslavada, como se esse voto(sco) não estivesse pronto há muito, ele, o Iluminista, mostra para que veio. Da biblioteca de Harvard ou de alguma palestra de centro acadêmico para dizer que a Constituição, os tratados não valem nada diante de uma convicção econômico-política previa. 

    Barroso, Barroco. 

  6. Quem é o público alvo

    Quem é o público alvo dele?

    Milhares de empresários perderam seus negócios e muitos ainda devem aos bancos.

    Não foi para estes que ele falou…

    Milhões estão desempregados e votariam no LULA!

    Não foi para estes que ele falou…

    A terceirização total trará melhores empregos e melhores salários?

    Não, por que o objetivo da reforma é mais por menos, não é melhores salários…

    Como isso vai se sustentar?

    Na minha opinião ele e os outros membros do judiciário não têm uma ideia exata do golpe que compraram…

    Tanto é que pediram aumento de 16% e ainda querem salvar seus penduricalhos…

    O que sei é que a Rede globo entrou em contagem regressiva…

    Ela não conseguirá mais ser o fiel depositário dos anseios do povo, ela está vendendo um sonho que não se realizará, eles não chegarão nos rombos e reformas!

    As soluções para o brasil estão ficando a cada dia mais curtas, cada vez mais sem saídas…

    A explosão social é cada vez mais concreta…

     

  7. Barroso: um homem que ganhou

    Barroso: um homem que ganhou uma vida nova apenas para f…. com as nossas. Não há justiça na terra brasilis.

  8. Sobrevivente

    Não é a primeira nem será a última vez que um homem supostamente inteligente tem perdas cognitivas e morais após ter se defrontado com a morte. O pior é a degradação de sua obra intelectual, que tende a ser dilapidada no vórtice de sua queda.

  9. A pose o vazio e o nada

    Esta deveria ser a legenda do fotografia desta matéria. Barroso conseguiu em pouco tempo sair da figura de um juiz  com conhecimentos jurídicos, para um mero operador de um golpe. Fachin, desconstruiu ponto a ponto os argumentos de Barroso, e mostrou a superficialidade de sua argumentação. Alíás não foi uma argumentação juŕidica, foi apenas a repetição da argumentação que vinha sendo propagada pela mídia. Barroso foi o porta voz da mídia e do golpe e foi seguido daquelas figuras menores  na hierarquia. Assim votaram contra a constituição, como já haviam votado quando instituiram a prisão em segunda instância e a ficha suja em segunda instância. Enquanto isto a Dodge arquiva processos ( se vierem com a tarja da casa grande)  usa o fim do foro, para mandar processos para os amigos do réu, em suas respectivas zonas eleitorais. 

    E assim la Nave Va. Barroso Weber e Dodge, ( os nomes mais emblemáticos) ficarão definitivamente na história como os algozes  de nosso Caso Dreyfus. Seus nomes já correm o mundo.

  10. ESCUMALHA ministro barroso
    UMA VERGONHA DE MINISTRO ASSIM COMO TODOS OS OUTROS 5 GOLPISTAS,QUE PERSEGUEM LULA O MELHOR PRESIDENTE DO BRASIL. NÃO RESPEITARAM A ONU COM A MENTIRA DE QUE O RASIL NÃO HOMOMOGOU A MESMA…TODOS MENTIROSOS INVEJOSOS MEDÍOCRES.O BRASIL RASGOU A CONSTITUIÇÃO MAS TODOS OS MINISTROS TERÃO UM FIM MUITO TRISTE.QUEM ESTÁ PERDENDO É O POVO.

  11. “..Alô!,..alôo!..MARCIANO;
    A
    “..Alô!,..alôo!..MARCIANO;
    A coisa tá virando ZONA!
    Cada um por si.Todo mundo na lona..”

  12. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome