Três cenários para 2018, por Luís Felipe Miguel

Três cenários para 2018

por Luis Felipe Miguel

(1) Com eleição e com Lula. Mesmo com o jogo pesadíssimo que virá, Lula é o favorito. A questão é saber o que será o seu governo. O golpe mostrou que as condições para reeditar o pacto lulista estão aviltadas; Lula seria constrangido a adotar políticas compensatórias no quadro institucional dado pelos retrocessos de Temer. A única maneira de combater essa situação é com a pressão popular, reequilibrando a relação de forças e fazendo com que o realismo político de Lula tenha que levar em conta não só as exigências das classes dominantes, mas também do campo popular. Em suma: diante deste cenário, a tarefa urgente é retomar a mobilização popular.

(2) Com eleição e sem Lula. Amplia-se o risco da eleição de um candidato de direita. A viabilidade eleitoral do substituto de Lula, provavelmente Haddad, é uma incógnita. Ademais, Haddad tem fortes incentivos para enfatizar seu perfil de classe média moderada, transitando como candidato da “civilização”, muito mais do que da esquerda, e ganhando apoios onde Lula tem maior rejeição. Se ganhar a direita, enfrentaremos mais uma rodada de retrocessos e precisamos ampliar a capacidade de resistência. Se ganhar alguém com o perfil de Haddad, é preciso reforçar a possibilidade de um compromisso popular na administração. Em suma: diante deste cenário, a tarefa urgente é retomar a mobilização popular.

(3) Sem eleição – com o aprofundamento do golpe por meio do parlamentarismo ou outra manobra. É a opção por uma política que recuse qualquer possibilidade de influência das camadas populares – portanto, prosseguindo ad eternum com o que é o governo Temer. Mais do que nunca, só a resistência nas ruas poderá impedir a destruição dos direitos que nos restam, o sucateamento total do Estado e a desnacionalização completa da economia. Em suma: diante deste cenário, a tarefa urgente é retomar a mobilização popular.

Parece que, como diriam meus amigos da teoria dos jogos, temos uma “estratégia dominante”. Em qualquer cenário, o campo popular tem que recuperar a capacidade de enfrentamento.

Luis Felipe Miguel

20 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. três….

    Em qualquer aspecto veremos este que a foto nos mostra. Eleições ditatorialmente obrigatórias em urnas eletrônicas, muitas com biometra, ao custo de mais de 500 milhões de reais (R$ 500.000.000,00). Enquanto a Sociedade Brasileira que em nada opina ou pode opinar, assiste bovinamente e sustenta nababescamente TRE’s e TSE’s, que nos trouxeram até esta Bárbarie Cleptocrática Animalesca. Interessante é ver Angola na África, tão influenciada nos últimos anos pelo Brasil, fazendo eleições em cédulas de papel em urnas plásticas transparentes. Nossa mediocridade é quase tão impressionante quanto nossa letargia.     

  2. – Mobilizar a população? – Como, cara-pálida?

    1 ) —  Mobilizar a população? Mobilização popular? Como, cara-pálida? Que se sempre esteve passiva, se animou com estratos de classe média  (de alto poder multiplicador), e vieram decepções, desânimos, suspeitas não importa tanto se há fundamentos ou não (muito menos se há provas jurídicas cabais ou não). Sabe o que fica no imaginário do povo? Um partido que surgiu pra ser “diferente de tudo o que está aí” – O subproletariado pode ser ainda mobilizado, sim. (Claro que não falo com exatidões) .  A trajetória desse partido foi cultuar a ferro e fogo, dando rasteiras em potenciais rivais do mesmo campo (não vou repetir, espero que vocês saibam, lembrem), não apenas um culto despolitizante ao grande líder (que teve méritos, sim), mas foi às custas de baixar a vigilância, o controle interno, a Direção Nacional é eterna, não se renovou também, exceto cosmeticamente, e alguns grupos internos que pensavem em refundar o PT (Tarso Genro nas suas ameaças ) ou outros não têm onde cair, não têm alternativa pra sair, e praticam o me-engana-que-eu-gosto, dizendo que houve uma pequena renovação, mas que houve… 

    2 ) – Deveriam todos das cúpulas renunciarem e inventarem um novo processo de eleições internas sem a inocência ou a esperteza de que só porque é companheiro é santo imune às tentações terrenas. E se o grande líder é suspeito, a Direção deveria afastá-lo, ter a coragem de afastá-lo. E ter mais tempo pra outras ações (como já aventei acima)

    (democracia e atitude democratizante é o cidadão ou cidadã se pronunciar independentemente de títulos, de hierarquia, somos iguais, isso soa estranho entre nós brasileiros. Assim tento com o artigo do Doutor de Campinas. E a pior coisa é ter medo do ridículo).  Sem o poder de síntese do autor do texto (e porque o pessoal não lê mais que 5 linhas, nessa era de mensagens e leituras rápidas e por vezes mal entendidos )

    3 ) – É muito cerdo pra se afirmar que Lula é o favorito.

    Nas minhas pesquisas individuais, tentando o máximo de isenção, e sem um pingo de cientificidade, já vi diferentes resultados. Recife, com pessoas do povo, que mora em vilas ou classe média baixa, com meu médico, etc.

    4 ) – Já postei nalgum canto nos últimos 15 dias, de que não adianta ganhar, se não vai poder governar, de que o mais interessante seria investir em candidaturas a dep. Federais, dep. Estaduais, governadores, senadores (Recife e Pernambuco nao elegeram NENHUM deputado federal, reflexo , penso eu, da farsa do processo dito demo9crático da PED do PT onde 2 ex-prefeitos de Recife disputavam e se acusavam mutuamente de compra/venda de votos, veio a Direção Nacional e sujou , piorou mais ainda).

    5 ) – O autor não menciona Ciro Gomes. Estranho.

            Apesar de rasteiras brabas que já levou, foi super fiel a Dilma e a Lula. Claro que agora em plena disputa eleitoral, ninguém usa fraseologia de tratado científico, muito menos Ciro Gomes que em matéria de marketing e de jogadas… ele é um aprendiz. Se é que me entende.

     

     

    1. De fato, faltou o cenário 4) Ciro & Haddad

      A esquerda tem a ilusão – incrível – de que é possível ganhar uma eleição no Brasil somente com os votos da …esquerda. O PT ganhou 3 mandatos e 1/4 porque conquistou o CENTRO. Sem Lula (o mais provável), há que se botar os pés no chão e trabalhar não mais com o ideal, mas com o possível, com redução de danos. 

      1. Por que Haddad no meio dessa longa história????

        Entendo a exclusão de Ciro Gomes pelo Doutor de Campinas.É uma ameaça de qualidade,até onde sei,é honesto até demais,e tem vida própria,se alguns caciques quiserem domesticá-lo,pula fora de sigla.Pensei ter deixado claro q o PT não deveria estar na chapa presidencial.Mas o fã-clube,a irmandade tem q botar o PT na história,mesmo sendo isto um outro erro,mesmo como Vice,o povo “tá por aqui” com o PT,quer novidade,renovação,se ao menos o PT e sua hierarquias não tergi-versassem(como Haddad fez),fizessem uma autocrítica DE VERDADE E PÚBLICA,ABERTA.Haddad veio com essa:de q não era  hora de autocrítica,já sinalizando q deve haver autocrítica,mas que… nunca chega a hora.

        1. Chega de só responsabilizar os outros

          O povo cansa,desde os analfabetos aos analfabetos funcionais universitários.Sim,há os progressistas,mas cuja emoção e fé turvam a visão,parece q formaram uma seita,e isso já vem de longe.Mantendo pose de superioridade,e uma certa arrogância q é um dos fatores q contribuiu pra a antipatia de estratos de classes médias.Chega de só responsabilizar os outros.Chega de se passar por vítima.O PT causou um estrago nas demais esquerdas,não é à-toa q no recente Congresso havia públicas propos-tas de Refundar o partido,outros ameaçavam sair ou por oportunismo(um Paim em entrevista a VEJA)ou por não aguentar o caciquismo e as mesmices:podem ver:todas as TESES prévias e pro Congresso seguem sempre a mesma forma,cheia de jargões ,todos nas panelas.

          1. Grato.

            sim, vi várias vezes Ciro elogiar e dizer que Haddad seria um bom vice. Mas na época eleitoral em que estamos é bom confiar, desconfiando; acreditar, desacreditando (se bem que Ciro é aprendiz nesse jogo ). Seria uma boa chapa, há algum tempinho, venho defendendo Ciro por aqui, mas será que a DIreção do PT topa? Parece que o cacique também quer. Grato, esses links eu já tinha visto, mas acho que serve muito pra galera.

  3. Movimento popular , sim, é
    Movimento popular , sim, é isto que todos os Democratas querem.

    Mas como agitar às massas ?

    Os movimentos sociais que eram tão combativos nos governos do PT, se acorvardaram. Sumiram ! Nem o MST, que nos governos do PT invadiam até sítio, hoje se cagam de medo do Temer. Falam muito, mas ação que é bom, nada.

    Quem vai acender o estopim para movimentar às massas .

    Estamos precisando de um grande movimento Democrático popular como o de 2013. Mas sem manipulação, sem interferência externa( primavera tupiniquim) e muito menos por causa dos 0,20 centavos .

    Quem será o grande líder que puxará este movimento .

    O Lula não pode. A iniciativa tem que ser fora do meio político .

    Se não fosse tão cascudo, iria começar jogar umas bombinhas por aí, eh,eh

  4. ELEIÇÕES

    Acho que será uma das mais obscuras disputas eleitorais. Não precisa-se de comentário, basta ver que está no TSE e acredito que a montagem para surpresas já esteja em andamento.

  5. Plano B seria melhor

    Plano B seria melhor com:

    CIRO e HADDAD.

    Um candidato incisivo e que domina o debate;

    Outro, “civilizado”, atraindo os moderados.

    Para isso, o PT deveria abrir mão da hegemonia em nome de uma Frente Ampla.

    1. a parábola do escorpião e da rã

      é da natureza do PT não ceder a cabeça,o mundo pode cair,mas o PT e uma visão política-orgulhosa-arrogante-presunçosa-imbecil,até,faz com q a hierarquia se sinta portadora da Verdade e da Luz.(Com seu séquito e a beatice sempre seguindo e demonizando quem discordar uma vírgula,”ingênuo”,”atrasado”,”coxinha”,e outras besteiras engraçadas).Um  erro danado é afastar estratos da classe média e ir atrás daquela tola e plagiadora filósofa q odeia a classe média.É o contrário:todos os esforços pra ganhar pelo menos parcelas das classes médias,e não xingá-las.Somos atrasados e caímos nos simpórios mani-queismos, A contra B. Se falo q as DIreções devem renunciaar(du-vi-d-o-ó, não são capazes),as Bases deveriam urgentemente se repensar.

  6. A conclusão do texto é a

    A conclusão do texto é a unica saída. A princípio o povo tende à passividade, mas tem um cabra que está lá no nordeste levantando a moral da tropa. A caravana Lula passa, o pig ladra, e vamos ver quando chegar aqui no sul, onde fica a República de Moro.

    Quem sabe, a solução polêmica, inves da intervenção militar proposta pelo Rui, não seja o Nordeste invadir o Sul? Aqui do Rio, arranjo uma peixeira e junto-me aos sertanejos. 

  7. Acabei de ler no blog do Miro

    Acabei de ler no blog do Miro texto do Paulo Moreira Leite, que acompanha a caravana Lula. Título: “Se Lula for condenado vai ter guerra”. Segundo ele, palavras de um agricultor de 72 anos

    1. não vai ter guerra coisa nenhuma

      não acredite em tudo que vê nos blogs, e falo dos blogs tidos como alternativo-progressistas. Respondendo a um a pergunta numa entrevista ssobre por que as massas não saíram às ruas com o impeachment, André Singer disse e diz que “o lulismo é despolitizador, abertam,ente despolitizador” (sic.). Pra alguns, como Perry Anderson num ótimo artigo sobre a crise no Brasil e o PT, Singer foi posto no ostracismo. Por pensar. Louvo os anos do PT no Governo, mas parecia incapaz de fazer alguma coisa no mandato de Dilma (fico em dúvida qual seria a alternativa), mas se por um lado uma esmola é valiosa, um pouco, não sse politizou com todo o marketing de que tudo era direito do povo, não de A ou B, não de um pai dos pobres.

      1. Aos 13 minutos da entrevista. Diálogos, Globonews.

        é um ponto de vista e análise. Há quem discorde, há quem concorde.Eu concordo.Alguém da direção da New Left Review, em artigo,o considera o maior intelectual dentro do PT (fácil de encontrar os links).Tá no Youtube, público. Cito o progrrama porque em meia hora, o entrevistador tem levado várias pessoas pensantes, ativistas de esquerda, filosofantes (é horário que ninguém vê, é tema que ninguém se interessa – todos já estamos com nossas verdades absolutas – e a Globonews posa de democrática, pluralista…

        [video:https://www.youtube.com/watch?v=Ujf-BqF-L74&index=11&list=PL2P2pRRmLiJbWjcYTrQao-cAp4zOgQcqI align:center]

      2. Também concordo, não vai ter…

        Também concordo e no máximo deverá haver alguns protestos isolados.

        Os governos do PT falharam feio ao atuarem forte pela despolitização do povo, por sua desinformação e alienação total. Assim, a maioria da população atribuia seus empregos, alguma prosperidade e benefícios sociais a Divindade Superior e jamais às políticas públicas que vinham implementando.

        Um conhecido meu, pedreiro que não reclamava falta de serviços e sempre andara de ônibus, trazia o seguinte adesivo na parte superior do vidro traseiro do seu Gol novo financiado em dezenas de prestações: “Deus que me deu – Sou dizimista” Era impossível convencê-lo que os muitos serviços bem remunerados que tinha eram consequência das medidas de incentivo à Construção Civil tomadas pelo Governo e que seu Gol novo adquirido em condições favoráveis de pagamento foi devido à política de desoneração do setor, o que tornou-o mais acessível e também à expansão do crédito…

        Enquanto isso nenhuma divulgação didática era feita por parte do Governo esclarecendo a essa população que Deus tinha parte sim na melhoria geral da sua qualidade de vida, mas que isso só era possível devido a sua sensibilidade social etc

  8. A meu ver, esse campo popular…

    “…o campo popular tem que recuperar a capacidade de enfrentamento.”

    A meu ver, esse campo popular referido pelo articulista vem se revelando uma ficção, donde não há que se esperar qualquer reação ao que está imposto pelas forças do golpe (judiciário, militares, legislativo com destaque para o PSDB-PMDB, a mídia capitaneada pela Globo-Vejac, redes sociais financiadas e FIESP) todas elas carregadas de graves imputações, mas mancomunadas entre si, sendo ao final um por todos e todos por um.

    1. e também é um legado de despolitização e messianismo

      (mas vá dizer isso no meio da seita cega e por demais otimista que assola este blog – e são tudo “politizados” …)

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador