Xadrez da ditadura das corporações públicas, por Luis Nassif

Movimento 1 – o golpe

No começo, a elite civil prepara o campo para a desestabilização do sistema elegendo a figura do inimigo, o PT. Há o primeiro teste no mensalão. Depois, entra-se no jogo decisivo, adiado pelo bom momento da economia.

Quando a situação econômica piora, Judiciário e Ministério Público definem a melhor estratégia para tornar a Lava Jato uma operação irreversível. Consiste em investir sobre a linha de menor resistência, mirar um alvo que garanta a montagem de alianças com as estruturas de poder.

São varridos para baixo do tapete os indícios contra próceres tucanos, mercado financeiro, mídia e Ministros de tribunais superiores. O foco se concentra em Lula, no PT, em alguns peemedebistas mais notórios e no arco de alianças desenhado pelo projeto PT de poder, que tinha nas empreiteiras os maiores parceiros.

Movimento 2 – a falta de elite e de projetos

Monta-se uma verdadeira legião estrangeira em favor do golpe. Participam dela tropas das corporações públicas, do Judiciário, bilionários que saem às ruas como cidadãos comuns, cidadãos comuns que saem às ruas como linchadores habituais, e linchadores que saem às ruas armados de suas prerrogativas de magistrados e procuradores amparados por manchetes escandalosas. A bandeira única que os une é a eliminação definitiva dos inimigos.

A elite civil participa da conspiração, mas não assume a liderança, não conduz, é conduzida. Contenta-se com sua parte no butim, colocando na área econômica um gtupo de xiitas sem noção, disposto a mudar a realidade com a força da fé.

Conquistado o poder, o que fazer? Parte-se para o desmonte do modelo anterior sem nenhum projeto alternativo de país. Em vez de aprimoramentos necessários, liquida-se com a legislação trabalhista. Em vez de gestão fiscal responsável, monta-se o monstrengo inviável da Lei do Teto. Tenta-se a fórceps uma reforma da Previdência cuja conta recai inteiramente sobre os empregados do setor privado. Sufoca-se a economia com uma política fiscal irresponsável porque a guerra contra o inimigo não permite questionamentos intra-tropa e a fé não costuma falhar.

Mas e a ideia mobilizadora, e a voz de comando capaz de aglutinar a legião dos vencedores em torno de programas políticos viáveis, impondo um mínimo de ordem na bagunça? Nada. Porque a elite nacional é apenas um mito, desde os tempos mercantilistas aos anos da financeirização.

Movimento 3 – a Ditadura das corporações

Sem um general comandante, derrubada a cidadela adversária as tropas assumem o comando.

Sobre os escombros da economia, TCU, AGU, MPU, e todos os Us de Brasilia, negociam entre si a divisão do butim, quem pode punir, quem pode conceder, quem pode perdoar, quem negocia a delação, quem garante o acordo de leniência.

O Brasil improdutivo assume o controle do Brasil real, e tropas sem oficiais tomam as rédeas nos dentes enquanto um empresariado invertebrado, sem noção de projeto, paga a conta junto com seus trabalhadores.

O melhor exemplo desse comando difuso, aliás, é o Ministro Luís Roberto Barroso, do STF. Aliado do golpe, Barroso preencheu o universo midiático com chavões sobre o empreendedorismo, sobre um Estado menor. Em nome desse sonho neliberal, avalizou a Lei do Teto, com todas as implicações sobre as políticas sociais e os direitos básicos do cidadão. Não se gasta mais do que no ano anterior corrigido pela inflação.

Na hora de discutir o reajuste dos proventos de Ministros do STF, não vacilou: votou a favor dos 16% de reajuste, mesmo sabendo do impacto sobre toda a cadeia de benefícios do serviço público. O que significa? Que as figuras públicas que, tal como as birutas de aeroporto, seguem o caminho dos ventos, estão identificando um vento mais favorável aos seus projetos pessoais: em vez do mercado, o Partido do Judiciário.

Movimento 4 – histórias de promotores

E aí se ingressa na pior das ditaduras, que é a o dos centros difusos de arbitrariedade. Em qualquer cidade do país, um promotor pode se dizer investido do poder divino e providenciar Justiça com as próprias mãos. E esse poder está sendo utilizado sem nenhum discernimento, inclusive contra membros das próprias corporações que não se alinham com o golpe.

Em Recife, o promotor da Vara de Execuções Penais Marcellus Uglete, considerado um garantista (solicitou a interdição de vários presídios), foi denunciado por colegas com base em indícios frágeis – grampos em advogados em que seu nome foi apenas citado – e se tornou alvo de uma operação de busca e apreensão. Os invasores – policiais civis comandados por um colega de Marcellus – sequer esperaram que ele abrisse a porta. Teve a casa arrombada na presença de três netos, dois filhos, a esposa e o irmão.

Em Niterói, um comentário em rede social feito pelo Policial Federal Sandro Araújo, criticando a operação que levou ao suicídio o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) motivou uma denuncia da Associação Nacional dos Delegados da Policia Federal.

Disse o policial: “Minha prece hoje é por Luiz Carlos Cancellier de Olivo. Reitor da UFSC que tirou a própria vida após ser preso de forma INJUSTA, ARBITRÁRIA e EQUIVOCADA pela Polícia Federal. A responsável pelo ERRO CRASSO não foi tocada e segue com sua carreira”.

No Paraná, uma parceria entre juízes federais e PFs impõe uma sucessão de condenações pecuniárias contra blogs que ousam questionar a atuação de policiais.

E não se para nisso.

Em Belo Horizonte, o dono de uma rede de supermercados foi intimado por um jovem promotor de direitos do consumidor a dar explicações para os critérios utilizados em um concurso que premiou a melhor frase sobre o aniversário da empresa. A intervenção do promotor foi motivada por um competidor, que se sentiu lesado na competição e apresentou, em sua defesa, um livro de poesias de rimas mancas de sua autoria.

Abusos como este estão pipocando por todo o país. E a única resistência visível reside no contraditório porém destemido Ministro Gilmar Mendes.

Movimento 5 – um ciclo sem prazo

Vai piorar antes de melhorar, porque se trata de um processo sem objetivos, de uma tropa sem comando, de um arquipélago de poderes individuais sem a ação coordenadora das chefias e lideranças, e de um poder sem projeto. O que os move é apenas o exercício do poder individual pelo poder e a defesa dos interesses corporativos.

Há um cenário possível para as próximas eleições: uma final entre o candidato do PT e Bolsonaro. Nessa hipótese, o risco Bolsonaro seria um fator catalisador maior do que o medo PT da classe média. Portanto, havendo essa composição no segundo turno, há a probabilidade concreta de vitória do candidato de Lula.

Aí, talvez, o mercado se dê conta de que a fonte de todos os males não são as migalhas distribuídas aos mais necessitados, mas o cheque em branco entregue às corporações de Estado.

Luis Nassif

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Há muito nada tão bom!!!!
    Há muito nada tão bom!!!! Tenho visto essa realidade de perto e essa distorção tem levado muita gente boa, de valor a se sentir um cidadão de 2a., pessoas deprimem e definham frente às suas “incapacidades”, quando na verdade o que há é a obstacularizacao sistemática e ininterrupta da ascensão e do crescimento pessoal que pode vir de políticas públicas adequadas para nosso estágio social (esses dias comentei a respeito em um dos posts…). Desde o golpe, todas as inadequadas são hegemônicas e empurradas goela abaixo com a truculência estatal/institucional e massificação midiática, inauditas a esta altura.

    “…preencheu o universo midiático com chavões sobre o empreendedorismo, sobre um Estado menor. Em nome desse sonho neliberal, avalizou a Lei do Teto, com todas as implicações sobre as políticas sociais e os direitos básicos do cidadão.”

  2. “Aí, talvez, o mercado se dê

    “Aí, talvez, o mercado se dê conta de que a fonte de todos os males não são as migalhas distribuídas aos mais necessitados, mas o cheque em branco entregue às corporações de Estado.”

     

    Nassif, creio que a ficha ainda vai demorar a cair. O ódio a Lula e ao PT na classe dominante e classe média ainda é muito grande.

  3. Nassif, concordo contigo

    Nassif, concordo contigo sobre o Bolso no segundo turno. Minhas dúvidas se contra o candidato do PT ou Ciro Gomes. Vejo que se o tucano for ao segundo turno, o cheiro de algo estranho no ar será muito forte (fraude……?). Agora, como enquadrar as corporações públicas (judiciário, PF )? Com apoio ostensivo das Forças Armadas?

  4. O Brasil mostrou sua cara horrenda
    Se há algo de positivo nessa tragédia, é que acabou a farsa. Foi preciso que surgisse Lula mostrando que podemos ser um grande país, sem miséria e com mais igualdade, para que nossa classe média mostrasse o que é: um exército de escravocratas imbecis.

  5. no Movimento 5…

    o vislumbre de uma situação inimaginável até a ocorrência do golpe:

    todos com poder e o poder não controla o poder

    nenhum país resiste ao que vem do Direito em mão dupla, uma para proteger e outra para perseguir

  6. Porra louquice
    O episódio do reajuste dos ministros também cumpre o útil papel de queimar todo o funcionalismo e mobilizar a opinião pública contra “os privilégios”. Não esquecer que o judiciário se insurgiu quando Dilma propôs o mesmo reajuste de 5% pra toda cambada, do técnico do INSS ao magistrado. Como resultado Eduardo Cunha não foi incomodado enquanto cumpria o papel a que se propunha. Mas o que era sórdido se torno surreal, o argumento para justificar o reajuste, lançado pelo sujeitinho de toga, de que o juíz recupera dinheiro é digno de um cidadão que perdeu a noção, quase esquizofrênico. Isso é inerente à função. Fosse assim médicos teriam que trabalhar de graça nos hospitais públicos, pois não recuperam dinheiro, só gastam.

    1. A julgar pelo seu ranço
      A julgar pelo seu ranço contra os servidores públicos (“cambada”), que tiveram reajustes abaixo da inflação, que ganham muito menos que essas corporações de nababos, que terão salário congelado em 2019; para você os médicos dos hospitais (e enfermeiros e técnicos e assistentes sociais e professores etc.) deveriam trabalhar de graça.

  7. “Aí, talvez, o mercado se dê

    “Aí, talvez, o mercado se dê conta de que a fonte de todos os males não são as migalhas distribuídas aos mais necessitados, mas o cheque em branco entregue às corporações de Estado”

    ..talvez

    Enquanto isso, tal qual as empresas ESTATAIS monopolistas que foram transferidas pras mãos, à época, de europeus (em especial nas TELECOMUNICAÇÔEs e energia), hoje, triste constatarmos que BOA parcela dos filhos da pátria, que conseguiram acesso ao ensino publico universitário gratuito nos governos de LULA e DILMA, estão  agora levando todo “pouco” conhecimento amealhado e financiado a duras penas pelo POVO brasileiro c/seus impostos regressivos, pro velho Continente Envelhecido, qdo não, Australiano e Americano tb.

    É o BRASIL de sempre, onde se banca os custos enquanto outros levam os LUCROS

  8. A solução é uma nova
    A solução é uma nova constituinte….

    Já cuspiram nessa constituição, tem que haver novas bases e regras pra restringir direitos absurdos que foram deturpados.
    A tarefa hercúlea é fazer com que todos os poderes da república, que são um estorvo, trabalhem em favor da sociedade, e não de si mesmos.

  9. E o pior é que tudo isso era

    E o pior é que tudo isso era visível em 2013… Só as tais “raposas” do PT não viram…

    Uma sociedade neofeudal, neocolonial, neoliberal e neoconservadora. É isso que querem construir e pelo que vejo vão conseguir.

    Preparemonos. O Calvário só está começando.

    1. Em 2013 era claro o que

      Em 2013 era claro o que estava por vir, poucos de nós notamos isso.

      Quando escrevíamos sobre a implosão de país, via golpe, que se avizinhava, éramos desacreditados.

      Em 2013 tudo era tratado apenas como “necessidade de entender as demandas da rapaziada”.

      1. Mais ou menos por aí.
        Como

        Mais ou menos por aí.

        Como diz o Rui Costa Pimenta: quem dizia que as passeatas de 2013 (bem como a operação “Car Wash” ) faziam parte de um golpe e que tinham o dedo do Tio Sam era taxado de “lunático”, “louco”, acreditava em “teoria da conspiração” e por aí vai. Eram ridicularizados e vistos como leprosos. Quem vislumbrava a implosão do país era um estúpido completo, sujeito a ser internado como louco terminal. Só que não tinha de de “loucura”. Era só somar 2+2 e a resposta era clara.

        Bom, o tempo passou e aos poucos ficou provado quem enxergou a coisa como gente grande.

        Mas se as tais “raposas” do PT tivessem dois neurônios funcionanto não precisavam ouvir nós, pobres anônimos. Mas tinham a obrigação de consultar quem realmente sabia das coisas, o saudoso prof Luiz Alberto Moniz Bandeira. Até onde sei ele foi o primeiro a confirmar a ação do Tio Sam nas jornadas de julho. Depois o Pepe Escobar confirmaria.

  10. Destemido

    Chegamos ao fundo do poço quando precisamos contar com o contraditório porém “destemido” Gilmar Mendes, aquele que solta os amigos com HCs enquanto não moveu uma palha pros presos “preventivamente” em Curitiba.

    Mas como nada é tão ruim que não possa piorar, imagine um segundo turno entre Bolsonaro e… Alckmin.

  11. Eu acho que o Pt deve

    Eu acho que o Pt deve “´preservar” o bolsonero pro segundo turno. Por que? A resposta foi dada no post ao se afirmar que só com bolsonero indo a segundo turno a elite permitirá uma vitória do Lula. Qualquer outro candidato que não o capitão fascista vai acabar reunindo em torno dele todas os golpistas e esta classe média torpe que temos neste país.

  12. Dois pontos que não concordo

    Dois pontos que não concordo no post = Gilmar não é contraditório. Gilmar é o mais coerente dos ministros = se a lei x ferra os inimigos de meus aliados, ele apoia essa lei; se essa lei x começa a ferrar meus aliados, eu mudo essa lei. A questão da prisão em segunda instância mostrou de forma cristalina = enquanto a lei só pegava inimigo, culminando com a prisão de Lula, lei perfeita. Quando ela ameçou a pegar aliados, ele mudou a posição dele na maior cara lavada. E não nos esqueçamos qeu foi Glmar também que impediu que Temer fosse condenado na justiça eleitoral.

    Segundo ponto = lógico que o mercado sabe que não é um bolsa família, que impede que uma família passe fome, que acaba com as finanças do país. O que acaba é a casta do servidor público que não obedece teto salarial nem a pau e que conta com um monte de penduricalhos que são salários indiretos e que não pagam impostos, o mais conhecido o auxílio moradia. O que o mercado quer é fazer o que fez com a Argentina nos anos 90, quando o governo Menen obedeceu direitinho a cartilha dele – implementando a aberração da política 1 dólar 1 peso que na prática deixou o país sem moeda própria – e que como um vampiro sugou tudo o que a Argentina tinha e aí veio o preço desse pacto com o diabo, que foi a crise de 2001, em que acho que em dois meses a Argentina teve 5 presidentes. E o Mercado senti que tem uma chance de ouro de conseguir isso – seja com Alkimin ou com Bolsonaro. 

  13. Por se falar em ditaduras das

    Por se falar em ditaduras das corporações

     

    JUSTIÇA que TARDA, FALHA ..enquanto isso LULA apodrece em Curitiba ..ao contrário do que a MÍDIA, FASCISTAS e esquerdopatas falam, é o JUDICIÁRIO, e não o legislativo/executivo, os políticos e “suas maracutaias” o nosso PIOR Poder ..pelo JUDICIÁRIO (MP, PF e tribunais) jamais, JAMAIS qq lei será capaz de nos oferecer a cidadania, isonomia e JUSTIÇA pretendidas

    Aqui nesta terra de MARIA o JUDICIÁRIO GOLPISTA esta fazendo leis IMPUNEMENTE ..fazendo LEIS !!! ..gente concursada, normalmente NABABOS vitalícios intocáveis, inimputáveis, de origem NOBRE, distanciados da realidade e valores do POVO.

    VEJA o que o JUDICIÁRIO, se antecipando a eventual pedido (impedimento) de INDULTO a LUIZ INÁCIO, já esta tramando pra 2019:

    LEIA matéria em https://www.conjur.com.br/2

    “..Barroso DEFINE quais perfis de presos ESTÃO PROIBIDOS de receber indulto..
    ..Enquanto a ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, SUSPENDEU uma série de dispositivos do Decreto 9.246/2017, assinado em dezembro pelo presidente Michel Temer (MDB), nesta segunda Barroso deixou a ordem menos rígida..
    ..Barroso então FIXOU quatro situações..
    ..1) Crimes de peculato, concussão, corrupção passiva, corrupção ativa, tráfico de influência, os praticados contra o sistema financeiro nacional, os previstos na Lei de Licitações, os crimes de lavagem de dinheiro e ocultação de bens, os previstos na Lei de Organizações Criminosas e a associação criminosa..
    ..2) Presos que cumpriram menos de um terço da pena..
    ..3) Condenados que já tiveram pena privativa de liberdade substituída por restritiva de direitos.. 
    ..4) Quando a pena final não foi fixada, pois ainda está pendente recurso da acusação..
    ..A prerrogativa do presidente da República de perdoar penas não é, e nem poderia ser, um poder ilimitado..

     

  14. Faço apenas um remendo ao
    Faço apenas um remendo ao texto do Nassif.As corporações ditas públicas se colocaram a serviço do mercado sabotando ativamente o país e seus interesses (elas permitiram a entrega do petróleo a preço de banana, destruíram os estaleiros brasileiros, comprometeram a exportação de carne etc…). Portando, elas deixaram de ser públicas e seus agentes cuidam de interesses que conflitam com os do Estado brasileiro.

  15. lula e o alto funcionalismo

    1. Nassif não fala, mas a falta de apetite petista para o exercício do poder causou boa parte desse fenômeno político. Lula, Dilma e Zé Dirceu julgaram que seguindo as regras impostas pelos donos do poder iriam, de um lado ser aceitos, de outro iniciar um processo pontual de mudanças no país. Não se faz isso sem confronto. E confronto exige uma efetiva vontade de tomada de poder, não só de exeercício de governo, como as lideranças petistas e seu bom-mocismo fizeram.
    2. O ano chave para isso foi 2003. Eles receberam um país quebrado, com as grandes famílias de poder tendo dificuldades de se equilibrar, com o desastre da mudança cambial de FHC. Os Marinhos, os Frias quebrados. Esse seria o momento de impor mudanças. Mas preferiram queimar seus aliados e mostrar, aos donos do poder que eram capazes disso. Gastaram toda a sua energia política na reforma da previdência, nos aumentos dos superavit fiscal, na enorme subida da taxa selic. Deram tempo e meios para que esses grupos se reuperassem. 
    3. A reforma da previdência queimou as pontes do petismo com o alto funcionalismo, principalmente brasiliense. Nunca mais se recuperou a relação anterior de confiança.

  16. Qualquer um que ganhar e não

    Qualquer um que ganhar e não enfrentar essa gente e a rede globo, cai.

    A Dilma reconheceu em uma palestra, só agora, o erro na nomeação e recondunção ao cargo do procurador geral.

    Infelizmente não creio que o Haddad, um cara da academia, seja capaz de fazer isso.

  17. Você erra em dizer que o

    Você erra em dizer que o golpe de estado não têm comando, Nassif. Esse comando existe e está fora do Brasil, na pessoa dos cabeças-brancas, algumas petroleiras (o golpe começou depois do roubo dos dados da Petrobras, com o objetivo de tirar o pre-sal de vocês) e alguns bancos. E muitos estão surpresos com a facilidade que a própria elite brasileira colabora para a destruição do próprio país

    1. Exatamente somebody e os
      Exatamente somebody e os próximos serão a elite,o facão dos estrangeiros está afiando pra cortar vários pescoços brasileiros chiques,os estrangeiros são gulosos,se pegam um braço querem outro,se conseguem,querem uma perna e assim sucessivamente !!!

  18. Repito o que já escrevi aqui

    Repito o que já escrevi aqui dezenas de vezes:

    TODOS os que participaram ou avalizaram a lava jato, seja de que órgão público, poder público ou instituição pública devem ser processados, demitidos e presos.

    São todos funcionários públicos bandidos e por este motivo não podem em hipótese alguma continuarem no serviço púbico.

    Os órgãos repressores ou de controle(polícias e tcus da vida) devem ser reformulados ou extintos de forma a não encherem mais o saco de quem quer trabalhar e produzir, seja na administração pública ou privada.

    Juristocratas, FODAM-SE.

    1. Presos ?

      Meu amigo, prende-los? Nem voce acredita nisso. Enquanto não surgir um lider que levante a população e ponha essa juristocracia no paredão, sem excessões, nada mudará.

    2. Só aconteceria isso por aqui

      Só aconteceria isso por aqui se tivessemos uma “Queda da Bastilha”ou uma “Revolução Cultural” …

      Ou mesmo quando o amálgama que une os golpista fosse combatido.

      1. Adepto

        ao efeito “purificador” da guilhotina?

        Funcionou com a elite imprestável da época (os nobres, o clero, a alta burgesia, os desafetos…). Depois então, “uh la la” … purificou os purificadores.

        Santa guilhotina!

  19. “Brasileiro não sabe votar” é

    “Brasileiro não sabe votar” é uma afirmativa frequente. Há nela um erro e um acerto. O erro, tipicamente vira-lata, é que quem diz isso, na maioria das vezes se refere a um tipo de brasileiro, o chamado “povão”. Daí vem a alcunha de “pobre de direita” e os preconceitos de “povo ignorante” e vamos parar por aqui e falar sobre o acerto : “O BRASILEIRO DA ELITE NÃO SABE VOTAR”. Mudo de idéia se alguém me convencer que o Ministro Barroso está melhor defendendo interesses pessoais do que estaria se defendesse os coletivos. Pensarei diferente se houver prova de que os procuradores partidarizados estão melhores do que estariam se agissem diferentemente. E se os PFs policiassem não estariam em melhores condições que  a  de   justiceiros ? E se os mercadistas não fossem abutres não seriam melhor recompensados pelo mercado um pouco após do curto prazo ? Tudo não funcionaria melhor, para todos, se os Us de Brasilia fossem realmente Us, e não como grafou o Editor no Movimento 3, erradamente, esquecendo-se do C inicial ? Como seria se TODOS soubessem votar ? Que fique claro, meu foco nada tem de Moral, falo do ponto de vista social e econômico, só.

  20. Nassif, para variar sempre

    Nassif, para variar sempre otimista.

    “uma final entre o candidato do PT e Bolsonaro. Nessa hipótese, o risco Bolsonaro seria um fator catalisador maior do que o medo PT da classe média.”

    Será?

    1. Bolçalnaro

      Bolsomico é louco mas é dos nossos, os pastores da manada coxa pensa. Além do que ele tem um imenso telhado de vidro por onde pode ser controlado. Vai ser fácil continuar com o golpe. O ex milico já falou contra a globo. Mas a globo sabe que é jogo de cena. No dia seguinte da posse ele já disse que passa o supremo de frango para 21 juizes. V. excelências ficarão felizes de ter novos colegas.

      O problema é o Lula. Aquele que foi pintado como o suplente do kapeta. O líder do povo “não cheiroso”. Afinal tivemos o trabalhão de dar o golpe não foi para deixar a petralhada voltar. Além disso nossos patrões daqui e da “gringa” não vão gostar.

  21. A narrativa dos movimentos, a

    A narrativa dos movimentos, a nível interno, a meu ver, está correta. A “falta de comando” é uma afirmação bastante relativa, entendo que um golpe desta envergadura, envolvendo tantos grupos de poder, dificilmente teria um comando centralizado e  uma estratégia pré-definida.  Penso que faltou, na análise,  o elemento externo, os órgãos de segurança norte americanos e, acima de tudo isso, a crise do sistema econômico hegemônico. 

    1. Concordo Plenamente!

      O chamado fator externo, ou seja a chamada NOVA ORDEM MUNDIAL, é administrada Deep State, ou seja o conjunto dos  bilionários mundiais, complexo militar/sistemas de informação americanos (são os gerdames de todo o mundo ocidental), conjunto de neocons mundial (funcionários públicos e de empresas de alto nível, operadores financeiros, intermediarios, enfim o conjunto civil que administra em pró dos muito ricos favorecidos  por um projeto MUNDIAL, onde o sistema de destruição dos paises (inclusive o Brasil) como organização economica/social/política/cidadania/etc., está sendo feita aceleradamente.

      Os exemplos mundiais mais agudos são os paises árabes, Libia, Iraque Siria e agora o Irã, que fora ou serão destruidos, de modo a não poderem ser recompostos como estados economicos e sociais, facilitando o controle das suas populações e recursos naturais. Isto fez parte de um projeto de um almirante dos USA, que apresentou o seu projeto de “pacificação” destes paíse produtores de petróleo e gás, aprovado e colocado em prática desde o “11/09 Torres Gêmeas” (onde a destruição dos edificios foi  comprovadamente feita  todos como um “internal job” do governo Bushinho  (CIA, Deep State, Forças armadas dos USA) em associação com Arabia Saudita e Israel. 

      Tudo feito á semelhança do que acontece nos demais países quebrados da Europa, como Grécia, Espanha, Itália, etc.,  incluindo tambem os latinos americanos Argentina, Chila, Equador, Brasil, Colombia, etc..  A destruição da sociedade americada, aí incluidas as suas classes média e pobres, talvez seja o exemplo mais expressivo, onde não mais existe educação pública de qualidade, saúde destruida, empregos para estas classes inexistentes, habitação em conteiners já que as casas ou foram ou estão sendo perdidas, sem nenhum projeto de governo para sair desta situação e pelo contrarior agravando-á ainda  mais.

      O Brasil é mais uma pedra neste jôgo, razão pela o Lula não pode se candidata/concorrer a presidência, pois sua eleição ao cargo poderia contrariar o “sistema”!  

  22. Vai tudo bem no pais do

    Vai tudo bem no pais do golpe?

    Você busca informações no G1 e o culpado da queda do comércio pelo segundo mês consecutivo é a Greve dos Caminhoneiros…

    O golpe e golpistas não tem culpa nenhuma…

    Os aumentos tresloucados da gasolina não tem culpa nenhuma…

    Ainda vão culpar os desempregados pelo desaquecimento da economia…

      1. Já falam nas entrelinhas
        Já falam nas entrelinhas quando “vendem” que “o brasileiro é um empreendedor nato”: isentam o Estado de qquer ação pública em proteção ao trabalhador e esvaziam os descontentes quando mostram os casos de sucesso, a dizer: “Viu!?! Basta arregaçar as mangas, ralar bastante e vencer!!!”. Esquecem de dizer um tanto que desqualificaria esse mote, mas não há interesse nisso… O importante é isolar quem quer conscientizar (nao precisa, eu faço isso – OG e grande midia) ou quem pode ocupar o espaço tomado com políticas públicas que protejam e façam avançar os desassistidos. A massa cresce exponencialmente depois da ref trabalhista. E as empresas agem com cada vez maior ímpeto na inobservância dos direitos trabalhistas e no ignorar suas obrigações.

    1. Depois de dois meses culpando
      Depois de dois meses culpando os caminhoneiros a Globonews abraçou a Argentina. Agora é o país vizinho o motivo para nossos problemas renitentes na economia.

      E foi a 2012 para culpar os aumentos das tarifas de energia.

      Com o golpe, distorcer, mentir, extrapolar, inventar, tudo é aceito desde que usado para responsabilizar a “esquerda”, lato sensu…

      Quando a mídia elogia ou blinda a ação deletéria e irresponsável desse (des)governo, o objetivo é um só: esvaziar qualquer argumento que fortaleça a esquerda/progressistas. Importa impedir o retorno a qualquer preço.

  23. Parem o mundo que eu quero descer!

    Quando Gilmar Mendes vira referência na garantia de direitos individuais, é porque o inferno já se instalou.

  24. acho que faltou ligar os pontos

    Sinceramente, se tem algum empresariado pagando a conta acho não é o ‘invertebrado’, é o pequeno. O grande empresariando não está pagando conta nenhuma, está recebendo a conta do apoio ao golpe: reforma trabalhista, isenções fiscais – como as monstruosas do orçamento do próximo ano – e por aí vai. Se a produçao vai mal, o grande empresariado faz ‘hedge’ nos mercados financeiros, eles não pagam conta nenhuma nunca. Duvido que o Itaú, o Safra, a Ambev, a Globo e a Record – para ficar em alguns exemplos – estejam pagando alguma conta!

    Falta ligar esse ponto ao outro ponto a ditadura das corporações da repressão estatal; tem setores do funcionalismo público  pagando muito caro essa conta, principalmente nos Estados!. E claro que uma politica ultraneoliberal que visa ‘nenhum direito’ para os trabalhadores com o objetivo de extrair o máximo até o limite da semi-escravidão precisa de uma repressão em altíssimo grau para ser viável. Não acredito que as forças repressivas estejam sendo movida somente por princípios ideológicos abstratos. Os juízes segundo pesquisas com base na declaração do imposto de renda – li na carta capital essa matéria – estão entre os 1% mais ricos do Brasil, junto com os gerentes e altos executivos das grandes coporações cotadas na bolsa,donos de cartório, diplomatas, médicos e advogados(é uma média, certamente tem médicos e advogados que estão ‘pagando a conta’). São a mesma classe, o mesmo estrato social, os mesmos valore$.E esse estrato já tem um plano A e B: com qualquer um deles o o mercado na figura de economistas ligados ao BGT Pactual é quem vai governar.

  25. Expurgo
    Desde o Luís Nassif Online, não dá mais para separar o joio do trigo: urge um expurgo total na magistratura e promotorias: todos no olho da rua sem direito a nada e respondendo por peculato e organização criminosa.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador