NYT: Pentágono deve apresentar a Musk um plano ultrassecreto sobre possível guerra com a China

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Segundo jornal, caso traz à tona possíveis conflitos de interesse de Musk, dono de gigantes que são grandes contratantes do governo dos EUA

Trump e Elon Musk (Crédito: Gabinete do presidente da Câmara Mike Johnson, domínio público, via Wikimedia Commons. Fonte: Teslarati)

O jornal estadunidense The New York Times revelou, em reportagem publicada na noite desta quinta-feira (20), que o magnata Elon Musk deve ter acesso a um plano ultrassecreto dos Estados Unidos sobre uma eventual guerra contra a China. As informações seriam repassadas durante uma visita do bilionário ao Pentágono, marcada para esta sexta-feira (21).

Duas autoridades, com conhecimento sobre o plano, afirmaram ao jornal que Musk receberá um relatório, com cerca de 30 slides, em que são expostos alvos chineses e possíveis respostas dos EUA em caso de ameaça. Outros detalhes não foram divulgados.

Atualmente, Musk comanda o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE, na sigla em inglês), sendo uma peça central no segundo mandato do presidente norte-americano Donald Trump. Segundo o NYT, dar ao magnata o “acesso a alguns dos segredos militares mais bem guardados do país seria uma expansão drástica de seu já extenso papel como conselheiro de Trump”. 

A publicação ressalta ainda que o caso traz à tona possíveis conflitos de interesse de Musk, uma vez que ele é proprietário de gigantes, como a Tesla e a SpaceX, que são grandes contratantes do governo. 

Participar de uma reunião secreta sobre a ameaça da China com alguns dos mais altos funcionários do Pentágono e das Forças Armadas dos EUA seria uma oportunidade extremamente valiosa para qualquer empreiteira de defesa que queira vender serviços para as Forças Armadas”, diz trecho da reportagem. 

Trump e assessores reagem

Logo após a notícia ser divulgada, Trump afirmou que o caso se trata de fake news, em publicação feita na sua própria rede social, a Truth Social.

Enquanto isso, seu secretário de Defesa, Pete Hegseth, usou o X para justificar a visita de Musk ao Pentágono: “Esta NÃO é uma reunião sobre ‘planos de guerra ultrassecretos da China’. É uma reunião informal sobre inovação, eficiência e produção mais inteligente. Vai ser ótimo!”, escreveu Hegseth. 

Já o porta-voz do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, Sean Parnell, inicialmente não respondeu ao jornal sobre o motivo pelo qual Musk receberia um ‘briefing’ sobre o plano de guerra da China. Mas, depois que NTY publicou a reportagem, fez uma breve declaração: “O Departamento de Defesa está entusiasmado em receber Elon Musk no Pentágono na sexta-feira. Ele foi convidado pelo secretário Hegseth e está apenas de visita”.

Parnell também publicou uma mensagem em sua conta no X, a rede social de Musk: “Isso é 100% Fake News. Simplesmente descaradamente e maliciosamente errado. Elon Musk é um patriota. Temos orgulho de tê-lo no Pentágono”, diz o texto.

Leia também:

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Plano ultrasecreto do pentágono para a guerra contra a China apresentado a Trump vazou

    PLANO DE GUERRA

    Você está fora da sua mente? Para de falar bobagens sobre uma guerra contra a China. Nós não temos nem capacidade econômica, nem poder humano e tecnológico para derrotar os chineses. Se eles forem provocados militarmente pelos EUA, o resultado mais plausível da primeira fase da guerra guerra será a destruição meticulosa de todas nossas bases militares na Ásia e a perda irreparável da frota naval deslocada para a região. No segunda fase da guerra, a produção industrial militar chinesa, que já é maior que a nossa, lançará tantos submarinos convencionais no mar que o comércio marítimo americano será estrangulado. Na terceira fase da guerra, os chineses infiltrarão comandos em diversos pontos de nossa costa para provocar caos e destruição em grande escala. E se nós utilizarmos armas nucleares eles também usarão as deles em nós. No fim da guerra, nós seremos forçados a implorar uma paz desonrosa e perderemos todo poder e prestígio construído nos últimos 100 anos. Esqueça essa coisa de guerra contra a china, seu maldito idiota. Você é passageiro temporário na Casa Branca, os EUA é a única coisa que importa para o Pentágono. O país deve continuar em paz com a China e não precisa iniciar uma guerra perdida. Caso você insista, o Força Aérea número 1 sofrerá um acidente fatal e não restará o suficiente de você para encher uma caixa de sapatos.

  2. Essa administração tá mais perdida do que cego em tiroteio. O Trump chegou ao cúmulo de dizer que uma recessão é boa para os estadunidenses. Ora, ou ele não sabe quais são as consequências de uma recessão ou não tem sensibilidade com a população, principalmente com a parte trabalhadora da população, que é quem mais sofre com a recessão, pois com o recuo da atividade econômica, os empresários investem menos, reduzindo a oferta, causando inflação, a qual corrói o poder de compra da população, reduzindo a demanda, com as empresas demitindo trabalhadores e reduzindo os salários dos que continuam empregados.
    Nem todo mundo é presidente dos EUA. Se fosse essa a hipótese, talvez o Trump não estivesse totalmente equivocado. Mas não há surpresas, pois sabe-se que os idiotas dominaram o mundo, e não por capacidade, é lógico, mas porque são muitos e, pior, crescem cada vez mais.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador