A boa escolha de Mangabeira Unger

A indicação de Roberto Mangabeira Unger para a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República é a primeira boa novidade do governo Dilma Rousseff.

A Secretaria é para desenhar o futuro, para criar sonhos, até utopias que tirem o governante das limitações do dia a dia e o façam olhar o futuro.

No governo Lula, a recém criada Secretaria foi dirigida por dois peso pesados, o próprio Mangabeira e o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães. O primeiro ato de Dilma foi reduzir a Secretaria a pó, com a indicação de Moreira Franco. Em 2013 corrigiu parcialmente o erro e resolveu colocar um Secretário que olhava o presente, Marcelo Néri, que se notabilizou por ser a única voz da Fundação Getulio Vargas a avalizar as políticas sociais.

Sob sua direção, o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada) saiu das mãos de Márcio Pochmann, perdendo a vitalidade para pensar o novo.

A SAE se meteu em estudos recorrentes sobre a miséria e a nova classe média, relevantes mas apenas um exercício de prospecção do presente, além de servir de vitrine para enriquecer o currículo de Neri.

A primeira página de hoje do site www.sae.gov.br, aliás, traz como manchete principal relevante encontro de Neri com a rainha Máxima, da Holanda. Depois, as sub-manchetes “Neri debate crescimento inclusivo com líderes mundiais”, “Em Davos, Neri participa de debates sobre prioridades dos Brics”, “Neri fala sobre os principais desafios estratégicos brasileiros em Davos”, e dois vídeos de Neri falando alguma coisa.

Mangabeira tem currículo de sobra: é um dos intelectuais brasileiros mais reputados no mundo, além de professor da mais afamada escola de direito do planeta, a de Harvard.

Na sua primeira passagem pelo cargo, Mangabeira substituiu o coronel Oliva, o primeiro a tentar implementar um projeto estratégico, através do Brasil em Três Tempos. Oliva recorreu a uma metodologia extraordinariamente sofisticada, convocou acadêmicos de todo país para alimentar o plano com trabalhos setoriais. Mas acabou criando mais um trabalho acadêmico, sem vínculo com o dia a dia.

Ao assumir, Mangabeira mudou o estilo. Passou a atuar como propagandista (na melhor definição do termo) das boas ideias que ia captando em cada Ministério. Com elas, montava uma espécie de puzzle de um padrão tropical de potência. Ou seja, a ideia da nação ia surgindo a partir da explicitação de projetos.

Se ficar debaixo dele o IPEA e a CGEE (Centro de Gestão e Estudos Estratégicos) – que, aliás, fez um levantamento precioso de estudos sobre os diversos temas do desenvolvimento -, pode ser que tire o governo Dilma da aridez desértica de ideias em que se encontra.

 

Luis Nassif

31 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pôr fim ao governo Lula

    Por Roberto Mangabeira Unger:

    Pôr fim ao governo Lula

    “Afirmo que o governo Lula é o mais corrupto de nossa história nacional. Corrupção tanto mais nefasta por servir à compra de congressistas, à politização da Polícia Federal e das agências reguladoras, ao achincalhamento dos partidos políticos e à tentativa de dobrar qualquer instituição do Estado capaz de se contrapor a seus desmandos.

    Afirmo ser obrigação do Congresso Nacional declarar prontamente o impedimento do presidente. As provas acumuladas de seu envolvimento em crimes de responsabilidade podem ainda não bastar para assegurar sua condenação em juízo. Já são, porém, mais do que suficientes para atender ao critério constitucional do impedimento. “

    (…)

    FSP, terça-feira, 15 de novembro de 2005

     

  2. Mangabeira Unger é

    Mangabeira Unger é simplesmente fantástico. As idéias que teve resultaram em vários trabalhos produzidos na antiga Secretaria de Ações de Longo Prazo, infelizmente não aproveitados nem pelo Executivo nem pelo Legislativo, para mim deixam clara a necessidade de tê-lo em qualquer governo. Muito além das críticas sobre Lula, à época do mensalão, ele foi um cara que fez algo de bom ao país quando teve a oportunidade. 

  3. Alvíssaras!


    Que não seja apenas expectativa, que se confirme e tenha liberdade para trabalhar. Tomara que mude alguns outros que não são lá essas coisas. Mas o zé…

  4. A ver

    Mangabeira Unger tera aprendido uma lição que todo homem publico deveria saber a de que não se deve seguir com tanto furor o moralismo da imprensa e de certa oposição. Ou ele acredita ainda em mensalão e de que Lula deveria ter sido impedido? Se estivesse na Era Vargas, teria feito coro com o canalha do Carlos Lacerda e seria um dos que ajudariam a dar o tiro no peito de Getulio.

    Pergunta: ele e Lula se falam ? Dilma o escolheu sem falar a Lula ? 

    1. .

      E porque Lula não aprovaria?

       

      Mangabeira Unger foi Ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos no segundo governo do Lula, entre 2007 e 2009.

        1. Veja o roda viva dele de 2012 no youtube

          Isso foi antes da nomeação, ele sempre respondeu quando perguntado a respeito de que havia errado de ter dito aquilo, mas o PIg sabe como é só publica a manchete.

  5.  
    … Por outro

     

    … Por outro lado:

    ##############

    Novo ministro de Dilma: ‘governo Lula é o mais corrupto de nossa história nacional’

    Por jornalista Antonio Mello

    O artigo a seguir é de Roberto Mangabeira Unger que acaba de ser nomeado para a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. Foi publicado na Folha em 15 de novembro de 2005.
    Ele pode ser um gênio, que mal se comunica em português, mas lá pras negas dele.
    Escrever estas palavras sobre Lula é jogar no time da direita e mostra que a “visão estratégica” dele é no mínimo estrábico.

    **********
    Afirmo que o governo Lula é o mais corrupto de nossa história nacional . Corrupção tanto mais nefasta…

    (…)

    FONTE: http://blogdomello.blogspot.com.br/2015/02/novo-ministro-de-dilma-lula-e-o-mais.html

    1. Messias, você está

      Messias, você está confundindo GOVERNO LULA com a figura de LULA. Aliás,  o proprio Mangabeira, quando assuniu  o cargo no Governo Lula, justificou as suas declarações. 

  6. SÓ O FIM

    “Se o chão abriu sob os seus pés
    E a segurança, sumiu da faixa
    Se as peças estão todas soltas
    E nada mais encaixa

    Ôh, crianças! Isso é só o fim
    Isso é só o fim”

    Camisa de Vênus

  7. Como o Lula já deve ter

    Como o Lula já deve ter desistido da Dilma, está nomeação parece ser uma pirracinha. Perdemos nós. O homi está mais para lunático. Não diz coisa com coisa.

  8. Marcelo Neri

      Prezado Nassif.

     

    Nada contra o professor Mangabeira Unger, mas voce foi extremamente infeliz em depreciar o valor de um excepcional Ministro como foi Marcelo Neri. 

    Marcelo Neri era o que o Governo tinha de melhor, juntamente com Tereza Campello.

    Quando li a noticia acerca da troca de ministros, fiquei achando que pudesse ser no Ministerio da Justica, mas infelizmente, a mudanca ocorreu no lugar errado. 

    Nao causa mais perplexidade, pois todas as acoes do Governo vao de encontro ao eleitorado que a elegeu.

    Ja virou praxe neste governo, valorizar os que nao possuem merecimento.

    Tire agora a Tereza Campello, a Izabella Teixeira e o recem-empossado Patrus Ananias. Descarte os bons.

    O governo faz tudo que o seu eleitorado nao deseja.

     

    1. Apoiado

      Apoiado, Marco Morais. Mas você esqueceu um dos espoentes do governo Dilma, que deve ter saido por causa do currículo (superior ao do resto do time que ficou, sobretudo a turma que dá expediente no Palácio), Celso Amorim.

  9. Acompanhava a coluna de

    Acompanhava a coluna de Mangabeira na Folha. Dava ansiedade vê-lo bater toda semana na mesma tecla com insistência tenaz de quem sabe que água mole em pedra dura tanto bate até que faz um orifício. Mangabeira odeia os economistas bem comportadinhos, que não se arriscam a pensar mais do que lhes é permitido pelo sistema dominante. Mangabeira sempre pregou que os Estados Unidos só ficaram grandes porque ousaram passar por cima de todas as regras da “boa economia” de seu tempo heróico. Porque o Estado lá promoveu todo o progresso inicial do país, desde sua estrutura bancária até sua infraestrutura ferroviária, que ao tempo dos colonizadores, ligava o nada a coisa alguma. Mangabeira sempre quis que o Brasil fosse assim. Ousado, de cabeça levantada, chutando para bem longe qualquer traço de vira-latismo. Por isso ele admirava políticos raros como Brizola e Ciro Gomes, que ele chamava de políticos “garibaldianos”.

  10. Nomeação de Mangabeira Unger

     

    Meu querido e admirado Luis Nassif, sou seu leitor desde criancianha, apesar de mais velho que você.

    Só a “crise hídrica” aí de suas plagas justifica, para mim, esse seu texto. Bebeu água estragada.

     

    Forte abraço.

  11. “Os Grandes cometem Grandes Erros”

    (vi esta frase não sei onde). Acessem o site oficial dele, de Harvard. Unger pelo menos pensa com cabeça própria “falo com sotaque, mas não penso com sotaque” numa resposta a tolices de que ele não conhece o Brasil ou encaminhamentos pra (tantar) melhorá-lo (resposta a nossa intelectualidade e militâncias que copiam acriticamente o que vem de fora). É preciso sonhador e sonhadores. Erram, por vezes, mas não desistem, e mudam não de fachada, não por oportunismos, muito menos por eleitoreilismos. é o que chamo de um tipo de fé, de vocação, de esperança. Gosto dele, ainda que tenha defendido em campanha na televisão nos EUA que era preciso derrotar Obama pra um 2º mandato (deve estar no youtube). Gosto dele, Ciro Gomes, que o tem quae como guru, ambos destrambelhados às vezes, me parece tb ser um sonhador (com ingenuidades e tudo, remember Lula e sua rasteira ao convencê-lo em transferir título pra São Paulo – uma prática comum no sindicalismo, cortar, afastar, tentar cooptar cabeças brilhantes ou lideraças emergentes, e com chances em eleição,no caso)

  12. Penso que não é por falta de planos que Dilma não age

    Planos existem, acadêmicos, práticos, utópicos, realistas e mesmo coalizionistas. 

    Nenhum funcionou, funciona ou funcionará.

    O que o governo precisa é de Estrela, Rumo e Norte, o resto é rematada besteira.

    Porque digo isto, porque governamos humanos, com suas infinitas necessidades, vontades e desejos, uma situação incaptável por plano algum.

    O governo bom é feito no vai da valsa, mas com estrela, rumo e norte.

    O resto é masturbação mental de melhor ou pior qualidade.

    Acorda, Dilma!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador