23 de junho de 2026

“Amigo de Lula” pagou propina de US$ 5 milhões ao PMDB, diz lobista

 
Jornal GGN – “Delatores afirmam que amigo de Lula acertou propina de US$ 5 milhões”, manchetou o Estado de S. Paulo desta sexta (16), esquecendo-se de completar “quem” recebeu a propina. “Lobista diz ter pago R$ 2 mi que seria para nora de Lula”, foi a capa da Folha de S. Paulo, preferindo a hipótese não confirmada sobre o destinatário final, ao contrário da afirmação de que Eduardo Cunha, presidente da Câmara, teria recebido no mínimo R$ 1 milhão em dinheiro vivo.
 
As reportagens usam como fonte uma nova delação premiada do lobista Fernando Soares, conhecido como Baiano, que era o principal operador do PMDB no esquema de corrupção da Petrobras (http://bit.ly/1LS0piK). Por esse motivo, o lobista já foi condenado a 16 anos, um mês e 10 dias de prisão, julgado como o operador do repasse do dinheiro ao PMDB e a Eduardo Cunha (http://bit.ly/1LS0lQ9).
 
Trecho da denúncia contra Eduardo Cunha
 
O nome do ex-presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, apareceu por ser amigo do pecuarista José Carlos Bumlai, que seria o responsável por acertar a quantia de propina de um dos contratos com os diretores da Petrobras, referentes à cota do PMDB no esquema de corrupção.
 
O contrato negociado foi o navio-sonda Vitoria 10.000, para a exploração de petróleo em águas profundas, encomendado pela Samsung Heavy Industries, em parceria com a Mitsui de Júlio Camargo – que também foi condenado no mesmo processo de Baiano. O navio é o ponto de partida para a denúncia contra Cunha que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) (http://bit.ly/1OIg571).
 
Abaixo, alguns trechos da denúncia da PGR contra Cunha na Suprema Corte:
 
Página 4 da denúncia contra Eduardo Cunha
 
Página 51 da denúncia contra Eduardo Cunha
 
 
A delação premiada de Baiano, inclusive, faz parte das diligências do MPF no Supremo, envolvendo os processos de Cunha e outros políticos, e não mais daqueles julgados pela instância inferior de Sérgio Moro.
 
A novidade da delação é o nome do pecuarista José Carlos Bumlai que, ao lado de Fernando Baiano, teria acertado o pagamento de US$ 5 milhões em propina ao ex-diretor da área Internacional da Petrobras, Nestor Cerveró. Cerveró é o último do tripé condenado na mesma ação de Cunha, mas que foi desmembrada, e que por isso já foi julgada na Justiça Federal do Paraná, sem contudo ser concluída no STF (http://bit.ly/1VWIPie).
 
Além de Cerveró, outros dois ex-gerentes da estatal teriam recebido a quantia pelo contrato de operação do navio-sonda Vitória 10.000 – todos ligados à cota do PMDB no esquema (http://bit.ly/1G9on6N). Quem pagou a propina? O Grupo Schahin, por meio de Fernando Schahin, segundo Fernando Baiano. Em uma reunião para o acerto desse montante, teriam participado o lobista, Bumlai, Cerveró, Eduardo Musa – que conforme revelamos aqui e aqui, gerenciava também para o partido de Cunha – e o ex-gerente Luis Carlos Moreira.
 
O papel de Bumlai nessa intermediação seria como um avalista dos negócios com o grupo. Somados o navio Vitória 10.000 e o sonda Petrobras 10.000 responderam, juntos, pelos US$ 30 milhões de propina pagos pela Samsung Heavy Industries, a empresa responsável pela construção (http://bit.ly/1k9QfO4). Já a Schahin foi contratada para a operação do Vitória 10.000, antes de ter contrato rescindido, em maio deste ano, com as investigações da Lava Jato.
 
Já o envolvimento de uma “nora” do ex-presidente Lula foi indicado de modo vago no depoimento de Baiano. O pecuarista teria dito que necessitava de R$ 3 milhões para a tal nora pagar um imóvel. Não deu o nome da suposta nora e nenhuma evidência que tenha realmente pago a ela o valor mencionado. O lobista disse que repassou a comissão de R$ 2 milhões a Bumlai, sem saber afirmar se o valor foi realmente entregue a algum parente de Lula.
 
Bastaram essas menções vagas para garantir o nome de Lula nas manchetes dos principais jornais.
 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile. Coordenadora de Projetos. Repórter e documentarista de Política, Justiça e América Latina do GGN desde 2013.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

37 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Vander

    16 de outubro de 2015 2:45 pm

    Inocencia

    Lula possivelmente não levou “bola” mas, caso tivesse levado, não seria burro a ponto de envolver “peixinhos” do PMDB nos seus assuntos particulares.

    Mais uma vez a midia tenta colocar o “rabo no burro”. Quem é inocente a ponto de acreditar que operador do Cunha seria incumbido de pagar propina para parentes do Lula?

    Mas inocentes e mal intencionados levam esta bobagem adiante…

    1. ruyacquaviva

      16 de outubro de 2015 4:03 pm

      só os mal intencionados

      Acho que só os mal intencionados. Inocente não tem nenhum não.

  2. Marco Vitis

    16 de outubro de 2015 2:49 pm

    Fascimo pós-moderno

    Como o Nassif demonstrou, o grupo fascista pós-moderno, que tem Sergio Moro como chefe do grupo do Paraná, precisa assassinar a reputação de Lula. Pois ele é o maior líder político do Brasil e é preciso desmoralizar a política para que os fascistas pós-modernos assumam o poder.

  3. CB

    16 de outubro de 2015 3:02 pm

    Tá na hora de começar a

    Tá na hora de começar a fechar veículos de imprensa. Vão chamar de ditadura? Que chamem, quando se tem a convicção de que está sendo feito o que precisa ser feito, não importa.

  4. Lobato Vaz

    16 de outubro de 2015 3:04 pm

    A imprensa “tucana” faz de

    A imprensa “tucana” faz de tudo pra falar mal de Lula. Já não passou da hora da Justiça punir com rigor toda esta boataria fascista produzida pela imprensa brasileira?

    1. Adma Andrade Viegas

      16 de outubro de 2015 3:41 pm

      Mas a justiça brasileira é

      Mas a justiça brasileira é tucana também.

      1. ruyacquaviva

        16 de outubro de 2015 4:02 pm

        Judiciário

        Judiciário, porque no Brasil não tem justiça. Aquilo lá é um balcão de negócios.

        1. aliancaliberal

          16 de outubro de 2015 6:18 pm

          Puxa Ruy então nada de salva

          Puxa Ruy então nada de salva neste país fora o PT?

          E só o PT que é virtuoso no Brasil o resto é tudo ladrão.

           

          1. paulmoura

            16 de outubro de 2015 8:41 pm

            não..não e não…

            alguns se salvam, mas acho que você não faz parte desse rol.

          2. ruyacquaviva

            16 de outubro de 2015 10:33 pm

            Eu é que lhe pergunto…

            Eu é que pergunto: Só o PT é que tem defeitos? Sim porque você só fala mal do PT.

            Fala mal da esquerda, mas é só o partido de esquerda ficar contra o PT que vira santo para você.

            Haja visto o PSB que você criticava quando estava aliado ao PT, virou santo quando se tornou oposição ao lado dos seus “sacrosantos” tucanalhas e agora já não lhe causa mais tantos amores pois abandonou a barca furada do golpismo.

            Sem falar o Eduardo Cunha, a grande figura do golpismo que não lhe causa nenhuma indignação, muito antes pelo contrário.

            A diferença entre nós além do projeto que defendemos (eu o projeto social democrata e trabalhista do PT e você o projeto neoliberal e entreguista do PSDB) é que eu assumo a minha posição e não fico mentindo ser apartidário como você faz porque pensa que assim pode trollar os outros sem ter que se preocupar com um mínimo de coerência, a mesma que vive cobrando dos outros e a qual sabe não ter nem uma subpartícula nem que seja para disfarçar.

            É por isso que você defende os tucanos com unhas e dentes, mas mentindo e disfarçando, sempre com seu modus operandi habitual formado por mentiras, insídia e má-fé.

  5. EJ

    16 de outubro de 2015 3:28 pm

    Amigos

    Dentro da campanha, como disse Nassif, Delenda Lula, temos agora uma nova categoria de pessoa: o amigo de Lula. A mídia de oposição e sua multidão de “midiotas” já perderam completamente o senso do ridículo. Pelas últimas notícias,  devemos torcer  para que certos membros da PF e do MPF também desistam de aderir ao ridículo…

     

  6. Athos

    16 de outubro de 2015 3:36 pm

    É por estas e outras que
    É por estas e outras que estou parando de ler jornais.

  7. Paulo Duarte

    16 de outubro de 2015 3:42 pm

    Vou tentar dar outro rumo na

    Vou tentar dar outro rumo na conversa: incrível a pena do Fernando Soares ou Fernando Baiano = 16 anos, um mês e 10 dias! Como ele não é petista certamente o mês é de fevereiro…

    Pode parecer mesquinho mas que é engraçado, a meu ver, é…

  8. NICKNAME

    16 de outubro de 2015 4:02 pm

    esclarecimento sobre a delação premiada mal aplicada no Brasil

    foi em entrevista no JRNews, 21:00 horas, tv aberta faixa UHF (com pequena e baratinha antena específica) e tv paga. Não confundir com o Jornal da Record, ambas do Bispo, que, neste aspecto, sabe separar bem as coisas e tá com o melhor telejornal do país. Reprisa noutros horários. E pode ser visto pela internet. Como telejornal a Globo é que se cuide.

  9. Claudio.sj

    16 de outubro de 2015 4:04 pm

    Até onde isso vai chegar?

    Essa obsessão de pegar o Lula não tem fim. Agora acusam uma nora e um amigo do Lula de receberem propina.

    Hoje em dia está tão fácil atacar alguém (principalmente se for alguem ligado ao PT), mesmo não apresentando nenhuma prova. Jogaram as leis na lata do lixo.

    Jornalistas podem fazer o que quiserem pois estão acima das leis. Tá muito dificil

  10. Taddei

    16 de outubro de 2015 4:15 pm

    ATENTADO

    Essa imprensa tucana e/ou a serviço da dita cuja, está praticando terrorismo. Isso   é ATENTADO À DEMOCRACIA! O MP, até quando, vai ficar passivo nesta história? Estamos às portas de uma convulsão motivadas por emoções sob a batuta da mentira que a tal imprensa golpista promove.

  11. Vitor

    16 de outubro de 2015 4:16 pm

    Filho do Lula

    O filho do Lula é dono da Friboi? Ele possui um castelo no sul da França? O filho do Lula segundo a imprensa é milionário e burro. Por que um milionário precisa receber dinheiro desviado de uma estatal? Não tem lógica!!!

  12. Avelino de Oliveira

    16 de outubro de 2015 4:16 pm

    Caro Nassif e demais
    Alckmin

    Caro Nassif e demais

    Alckmin está se protegendo, ele deve saber de alguma coisa, e está criando paredes para isso. O PT está perdendo mais  alguma coisa.

    Há que se saber melhor.

    Saudações

  13. Marcos Carvalho

    16 de outubro de 2015 4:44 pm

    Esta é pra deixar Coxinha doido.

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=sQzRLYTGp90&feature=youtu.be%5D

  14. MarFig

    16 de outubro de 2015 4:49 pm

    Mais um factóide para as

    Mais um factóide para as capas da Moribunda do final de semana. Eu já escrevi lá nas sugestões do Supermercado que cada vez que vejo a  capa da vesga ao entrar no caixa, devolvo a metade dos produtos, de tanto medo que dá. Já o William Hommer vai ter que se contentar com os telespectadores do intervalo dos Dez Enganamentos.

  15. MILTON MURILO 43

    16 de outubro de 2015 5:18 pm

    “Amigo de Lula” e o modo udenista de fazer política

    Mais uma vez o modo udenista, cínico e mentiroso, de fazer política se faz presente. 

    A cambada pessedebista ao comando do príncipe da privataria mostra sua cara:  suja e emporcalhada como pau de galinheiro.

    Nada de novo.

    Não por acaso não vencem eleições nacionais e vão se esmilinguindo de derrota em derrota a última sob o “manto branco e empoeirado” de Aécio.  Êsse, a vestal por excelência.

    Nada mais podem fazer do que agitar os íncubos menos esclarecidos e mais desfrutáveis para a bandalha aparecer na TV como a “manifestação do povo”.

  16. Alessandroaf

    16 de outubro de 2015 5:27 pm

    Cunha nunca

    Cunha nunca será preso. Entendam isso.

    Esse bla bla bla sobre aulas de tênis, cartão da madame, grana fora do Brasil,

    assinatura pra abrir conta…nada disso vale.

    O cara é um arquivo vivo. Sabe da vida do PSDB e cercanias.

    Nessa condição ele se equipara a PSDB, para efeitos jurídicos.

    É como se ele fosse um Aécio, o mito. A mesmíssima coisa.

    Ou seja, na prática virou um Sérgio Guerra: vai precisar morrer para

    ser preso.

    Alguém aqui duvida?

    Quem duvidar, saiba que estou invicto, aceitando apostas e contando.

  17. José Muladeiro

    16 de outubro de 2015 5:43 pm

    Não se preocupem, o zé e sua pf vão resolver

    Dilm, dispense o zé

  18. José Muladeiro

    16 de outubro de 2015 5:43 pm

    Não se preocupem, o zé e sua pf vão resolver

    Dilm, dispense o zé

  19. José Muladeiro

    16 de outubro de 2015 5:43 pm

    Não se preocupem, o zé e sua pf vão resolver

    Dilm, dispense o zé

  20. Sidnei Brito

    16 de outubro de 2015 5:48 pm

    Eu também sou amigo de Lula

    Sou amigo do Lula.

    Ele que se cuide!

    Sabe aquela multa de trânsito que eu tomei três anos atrás?

    Pois é, Lula. Já vejo a manchete: Amigo de Lula foi multado por alta velocidade há três anos.

    Ah, sim, eu nunca tive carro na vida (e isso, infelizmente, é verdade!).

    Mas eu não ter carro é mero detalhe. O que vale é a manchete: Amigo de Lula foi multado por alta velocidade há três anos.

  21. Nilva de Souza

    16 de outubro de 2015 5:50 pm

    O tão elogiado pelo blog,

    O tão elogiado pelo blog, Ricardo Boechat, fez um discurso indignado contra as facilidades e os supostos talentos dos familiares do Lula, chegando a citar até a peça em que sua neta participou, como se ela tivesse conseguido patrocínio da Lei Rouanet. 

    Boechat, pra mim é um dos piores jornalistas golpistas que eventualmente dá uma bola dentro. Nojo desse cara. A BandNews repete seus comentários o dia inteiro.

    É de um cinismo exemplar. Começa falando dos boatos sobre a Friboi, jatinho etc, deixando claro que não tem certeza se sim ou não, mas poderia ser verdade, e taça pau no Lula e na família dele.

     

    1. MarFig

      16 de outubro de 2015 5:56 pm

      Boechat é pig como qualquer

      Boechat é pig como qualquer outro. Seu salário vem de lá. Não sei quem aqui no blog gosta dele.

    2. JB Costa

      16 de outubro de 2015 7:51 pm

      Nunca fui nessa onda. Deve

      Nunca fui nessa onda. Deve vassalagem aos patrões tal qual os demais.

      1. JB Costa

        16 de outubro de 2015 9:03 pm

        Menti?
         

        Menti?

         

    3. Antônio Manoel Góes

      17 de outubro de 2015 4:09 am

      “O tão elogiado pelo blog’ …

      Ricardo Boechat, Nilva, é um dos proeminentes reverberadores do jornalismo de esgoto  perpetrado pela mídia golpista. Principal comunicador do grupo Band, ele esculacha Dilma, Lula e o PT de segunda a sexta em rede nacional da BandNewsFM(São Paulo>Rio de Janeiro>Brasília>Curitiba>Ribeirão Preto>Porto Alegre>Belo Horizonte>Salvador>Fortaleza, além de comandar,  direto da capital paulista, entre 9 e 10p0, programa no RJ. Boechat, com  quem já troquei algumas farpas, anos atrás, via e-mail( j[á me deletou faz tempo de seu contato), foi demitido das organizações Globo(jornal e TV), por publicar ‘inconfidências’ sobre disputas negociais entre seus patrões(filhos de Roberto Marinho) e o ‘amigo’ Roberto Tanure,  arrendatário do grupo ‘Jornal do Brasil(hoje apenas a rádioFM e o jornal adstrito à internet), polêmico empresário envolvido no butim da ‘privataria tucana’. Sua verborragia matinal é reprisada no curso da programação diária da BandNewsFM, subsidiada por ‘tiradas’ do humorista José Simão. RB se diz ‘ex-filiado’ ao PCB na juventude(o pai, antigo militante do ‘partidão’,  foi diplomata, servindo na embaixada do Brasil em Buenos Aires, cidade natal do jornalista, teria sido pereguido pelo regime autoritário instaurado em 1964). Ao microfone, ele desqualifica manifestações sindicais e populares que ocupem vias públicas e já foi processado por diversas entidades de trabalhadores, em particular aqui no Rio. Boechat declara-se um ‘não eleitor’ que ‘se lixa’ para os políticos. Sua  falácia, na rede de rádio,  direcionada diuturnamente aos ‘pobres e oprimidos, explorados pelo Estado brasileiro’, garante-lhe liderança de audiência na massa de analfabetos políticos, face à irreverência(na realidade, desrespeito, achincalhe) com que  se apresenta, diversamente, por exemplo, da comunicação formal,  ‘engravatada’, da CBN e da Jovem Pan-News. Em maio, todos recordam, o âncora da Band envolveu-se em ‘arranca-rabo’ com o pastor Malafaia que, malgrado sua picaretagem ‘neopentecostal’, foi ofendido com termo chulo no ar, aliás, uma rotina no cotidiano de Boechat. 

  22. aliancaliberal

    16 de outubro de 2015 6:08 pm

    (Sem título)

    1. Eliane Ribeiro

      17 de outubro de 2015 3:46 am

      Cara qual parte voces não

      Cara qual parte voces não conseguem entender,que foi comprovado pela as autoridades suiças.Contas em nome do cunha e familiares contendo milhões não declarados.Valores que corroboram com ,ao histórico de Cunha desde a decada de 90!

      Um delator disse que repassou valores para a nora de Lula,mas não indica a data e nem apresenta um comprovante!

  23. edsontadeu

    16 de outubro de 2015 6:13 pm

    hum,  isso foi  jogado  para

    hum,  isso foi  jogado  para tentarem salvar  cunha , porque  acusam  o amigo de Lula  e  nesse  caso  vao os dois  para  acareaçao.  

    a mesma coisa  fizeram com mercadante   envolveram   Mercadante para tentar  salvar  Cunha   ai tem    dedo  da oposiçao dos procuradores  da lava  jato  we  da midia  

  24. Mário Mota

    16 de outubro de 2015 6:35 pm

    Meu amigo!

    Eu me declaro amigo de Lula e de Dilma! Votei nele em todas as eleições e JAMAIS comprarei uma edição dessse panfleto político!

  25. JB Costa

    16 de outubro de 2015 9:02 pm

    Tudo previsível. Viceja nas

    Tudo previsível. Viceja nas hostes da frente de oposição(política + midiática) um desespero sem igual.Ultimamente só tem levado bolas nas costas. A principal, a mais decepcionante, o desnudamento do seu principal operador no esquema imbuído de dar o tal de “golpe paraguaio”, o atual presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha. 

    Pelo lado do Judiciário, mais especificamente no STF, esperavam pela menos  omissão no que se refere às danações acertadas entre o Cunha e a oposição na Câmara. Eis que surge a “mosca” na sopa, o anti-midiático ministro Teori Zavascki, para “melar” a festa. Um Juiz que, modéstia à parte, esse escriba já dera tempos atrás aqui neste espaço como um anti-Moro-Gilmar-Joaquim Barbosa e espécimes iguais.

    Então, é isso. Para compensar as decepções e não desviar o foco do que realmente interessa a eles, só resta recorrer à surrada tática de colocar, trazer  o Lula e/ou seus familiares para o centro da roda.

  26. cleiton13

    17 de outubro de 2015 2:46 am

    Lula – Nora

    Segue abaixo a íntegra da nota de resposta ao Jornal Nacional desta quinta-feira, dia 15 de outubro:

    “O ex-presidente Lula nunca atuou como intermediário de empresas em contratos, antes, durante ou depois de seu governo. Jamais autorizou que o sr. José Carlos Bumlai ou qualquer pessoa utilizasse seu nome em qualquer espécie de lobby. Lula tem quatro noras e nenhuma delas recebeu, direta ou indiretamente, qualquer quantia ou favor do réu Fernando Baiano. É deplorável que a palavra de um réu confesso, sem amparo em fatos nem provas, seja divulgada mais uma vez de forma ilegal, com claro objetivo político”.

     

     

Recomendados para você

Recomendados