Após Lula pedir novo relator, Fachin libera ação para plenário

Foto: STF
 
 
Jornal GGN – O ministro Edson Fachin decidiu atropelar os prazos que ele mesmo estipulou para o julgamento de um recurso de Lula e liberou rapidamente a ação para julgamento no plenário, nesta quinta (28).
 
A medida ocorre menos de 24 horas após a defesa de Lula apresentar um recurso exigindo que ele seja julgado na segunda turma do Supremo Tribunal Federal, que é o colegiado competente para analisar os casos da Lava Jato. Além disso, a banca teria demandado um novo relator para o ex-presidente, já que Fachin tem dado sinais de suspeição em relação ao petista.
 
Fachin havia determinado o envio para o plenário da Corte de uma ação que pede a suspensão da pena imposta a Lula no caso triplex e sua consequente liberdade e viabilidade para participar das eleições. Alegando que precisaria debater a Lei de Inelegibilidade, Fachin retirou a ação da segunda turma. Depois, conferiu prazo de até 15 dias para a Procuradoria Geral da República se manifestar.
 
Na quinta (28), a Folha de S. Paulo divulgou que, com a ideia de discutir a inelegibilidade de Lula, Fachin estaria preparando terreno para inviabilizar a candidatura sub judice do ex-presidente. Na prática, isso minaria o plano do PT de registrar Lula como presidenciável, mesmo preso, e levar seu nome até as últimas consequências, lançando mão de recursos judiciais.
 
A decisão de Fachin, nesta quinta (28), pula o prazo concedido à PGR. Agora, cabe apenas à presidente do STF Cármen Lúcia definir uma data para o julgamento do recurso de Lula. “A última sessão plenária do Supremo deste semestre, antes do recesso, ocorrerá nesta sexta-feira (29). Depois disso, o Supremo entra em recesso e só retorna em agosto.
 
Na noite de quarta (28), a defesa de Lula informou que solicitou a Fachin a “imediata reconsideração” da decisão do próprio ministro para que o pedido de liberdade do ex-presidente seja analisado pela segunda turma.

22 comentários

  1. Podemos ter esperança enfim,
    Podemos ter esperança enfim, ou o Fachin está fazendo jogo de cena e combinou com a Carmen Lúcia para segurar o julgamento até 2019?

  2. Pela regra a Presidente da

    Pela regra a Presidente da corte deveria devolver o processo para julgamento na Segunda Turma, que é o foro natural

    do caso. Não me parece que o Relator possa passar por cima de sua Turma e encaminhar para o Pleno, o principio do juiz natural é a Turma e não o Pleno.

    • plantão

      Durante as férias deve haver um juiz de plantão. Seria possivel, se provocado, esse juiz libertar o Lula?

      Penso que o único que teria coragem seria o Gilmar Mendes. Talvez o Marco Aurélio.

      Se for a presidento da casa ela teria o poder de mandar o Lula para a forca?

    • Hê meu caro André, o Supremo

      Hê meu caro André, o Supremo virou a Casa da Mãe Joana. A ministra Carmem Lúcia é um fantoche nas mãos dos punitivistas. Não pauta nem o horário da merenda dos colegas togados. No Judiciário desses tempos o princípio do Juiz natural virou precipício do do Juiz desnaturado. 

  3. A queda
    O monstro como é dito aqui, está nos últimos estertores. A plebe hipócrita e ingênua sonhava com uma suposta virada de mesa contra a muvuca moral em que o país sempre viveu.

  4. Esse fichinha é o estropício

    Esse fichinha é o estropício personalizado: mais meio fio do que passeio. mais ratazana do que pet. mais enrolão do que ministreco. mais focinheira do que focinho. mais avermelhado do que demônio. 

    Mandar para o plenário o pedido de que o julgamento ocorra na turma, em si, criminalidade exposta.

    O dia em que for preso pelos atentados à constituição e à democracia ficará conhecido como o dia do desperdício.

  5. STF tupiniquim, um escárnio

    Nassif,

    Quantas chicanas jurídicas ainda serão necessárias, para que Lulalá possa sair de uma prisão na qual nunca deveria ter estado?

    Duvido que exista, ou tenha existido em qualquer país livre um Judiciário tão vergonhoso como este do patropi, um Judiciário que exercita como nenhum outro a arte do compadrio, um espírito de corpo também digno de registro, em resumo, um Poder que optou pela frequente indigência intelectual com que analisa e decide sobre matérias que dizem respeito não a eles, os do andar de cima do Judiciário, mas ao interesse de milhões de brazucas.

    Não parece necessário dar exemplos que são de perfeito conhecimento de todos aqueles que participam do blog, como o incrível uso do auxílio-moradia pela tchurma.

    Esta questão da insistência com a prisão de Lulalá enquanto se liberta o fantástico RRocha Loures e sua mala com os 500 mil, enquanto se blinda o tucanato paulista de todas as formas, enquanto vemos o digníssimo Aécio Neves livre, leve e solto, esta questão que chegou ao ponto, inédito, de provocar uma manifestação de incômodo de um Papa, é algo que pode e deve ser considerada como um fenômeno, um motivo que pode e deveria servir de inspiração a Fellini ou Almodovar, quando um dos dois resolver produzir mais um de seus filmes, no caso, uma obra-prima. 

    Este STF é uma completa vergonha, motivo de risos em qualquer local minimamente civilizado, um grupo em que praticamente todos têm por hábito condenar aqueles que os indicaram para aquela função, o Olimpo para qualquer juiz, hábito este que pode ser traduzido por uma palavra, um escárnio. 

     

  6. impressionante a multiplicidade de embromação…

    e olha que é para uma só obrigação. a de julgar o mais rápido possível………………………………..

    fica parecendo que a rede para este ping-pong é a Constituição

    as raquetes a vontade de cada um

    e a mesa a políticagem

  7. Sem disfarçar

    Já não há preocupação por parte do hiócrita em disfarçar que ele é suspeito em julgar qualquer tema referente ao Lula, aliás a turma do judiciário que está assinando em baixo a ditadura do judiciiário está se comportando exatamente como os militares na ditadura….. rasgando a constituição. É uma afronta a atitude desse hipócrita após os advogados do Lula questionarem suas ações na segunda turma. 

    Pergunta a polícia federal já conseguiu descubrir quem anadou ameaçando esse hipócrita? Será que houve ameaças? Não acredito!!!! Para mim o hipócrita MENTIU!!!!

  8. #FachinChicaneiro #CarmemChicaneira #STFChicaneiro

    Temos que demitir esse STF de golpistas!!! Me revolta saber que eu pago o salário e as mordomias desse povo que desrespeita a constituição que tanto suamos para conseguir!!!!! 

  9. justiça putrefata

    Se isto se observa no que seria nossa corte “suprema” , que esperar do resto.? Só no nome ou temos um  padrão fifa dos magistrados.tamanho. Chicaneiros assciados em ação

    • A propósito, se o Brasil
      A propósito, se o Brasil ganhar o Hexa vai ser pior ou melhor para Democracia/Lula/PT.

      Eu particularmente estou torcendo contra a seleção do Neymar coxinha cai cai ,e Cia.

      Quero que essa turma se dane junto com a Globo e CBF.
      Não estamos em clima de alegria, acredito que o povo tenha que focar mais nos interesses do país.
      Nada melhor que sentir na pele o que o Temer e sua quadrilha vem fazendo de mal ao país.

      Por outro lado, tem gente querendo e vibrando com a possibilidade do Hexa.

      Que bom que apesar de tudo , ainda vivemos numa Democracia. Apesar de tudo ainda podemos ter opiniões divergentes.

      Tite desculpa, não é nada pessoal .

  10. visão sugere que resolverão com algo inacreditável…

    liberdade sem finalidade alguma, nem política nem financeira

    e como se não bastasse tal aviltamento, temporária, interrompida com a segunda condenação

  11. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome