Armado por Toffoli e Gilmar, já está em curso o golpe sem impeachment

Gilar e Toffoli planejam golpe do impeachment

Atualizado às 09:50

O processo de impeachment exige aprovação de 2/3 do COngresso. Já a rejeição das contas impede a diplomação. A decisão fica com o Judiciário. Este é o golpe paraguaio.

Já entrou em operação o golpe sem impeachment, articulado pelo Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Antonio Dias Toffoli em conluio com seu colega Gilmar Mendes. O desfecho será daqui a algumas semanas.

As etapas do golpe são as seguintes:

1. Na quinta-feira passada, dia 13, encerrou o mandato do Ministro Henrique Neves no TSE. Os ministros podem ser reconduzidos uma vez ao cargo. Presidente do TSE, Toffoli encaminhou uma lista tríplice à presidente Dilma Rousseff. Toffoli esperava que Neves fosse reconduzido ao cargo (http://tinyurl.com/pxpzg5y).

2. Dilma estava fora do país e a recondução não foi automática. Descontente com a não nomeação, 14 horas depois do vencimento do mandato de Neves, Toffoli redistribuiu seus processos. Dentre milhares de processos, os dois principais – referentes às contas de campanha de Dilma – foram distribuídos para Gilmar Mendes. Foi o primeiro cheiro de golpe. Entre 7 juízes do TSE, a probabilidade dos dois principais processos de Neves caírem com Gilmar é de 2 para 100. Há todos os sinais de um arranjo montado por Toffoli.

3. O Ministério Público Eleitoral, através do Procurador Eugênio Aragão, pronunciou-se contrário à redistribuição. Aragão invocou o artigo 16, parágrafo 8o do Regimento Interno do TSE, que determina que, em caso de vacância do Ministro efetivo, o encaminhamento dos processos será para o Ministro substituto da mesma classe. O prazo final para a prestação de contas será em 25 de novembro, havendo tempo para a indicação do substituto – que poderá ser o próprio Neves. Logo, “carece a decisão ora impugnada do requisito de urgência”.

4. Gilmar alegou que já se passavam trinta dias do final do mandato de Neves. Na verdade, Toffoli redistribuiu os processos apenas 14 horas depois de vencer o mandato.

5. A reação de Gilmar foi determinar que sua assessoria examine as contas do TSE e informe as diligências já requeridas nas ações de prestação de contas. Tudo isso para dificultar o pedido de redistribuição feito por Aragão.

Com o poder de investigar as contas, Gilmar poderá se aferrar a qualquer detalhe para impugná-las. Impugnando-as, não haverá diplomação de Dilma no dia 18 de dezembro.

O golpe final – já planejado – consistirá em trabalhar um curioso conceito de Caixa 1. Gilmar alegará que algum financiamento oficial de campanha, isto é Caixa 1, tem alguma relação com os recursos denunciados pela Operação Lava Jato. Aproveitará o enorme alarido em torno da Operação para consumar o golpe.

Toffoli foi indicado para o cargo pelo ex-presidente Lula. Até o episódio atual, arriscava-se a passar para a história como um dos mais despreparados Ministros do STF.

Com a operação em curso, arrisca a entrar para a história de maneira mais depreciativa ainda. A história o colocará em uma galeria ao lado de notórios similares, como o Cabo Anselmo e Joaquim Silvério dos Reis.

Ontem, em jantar em homenagem ao presidente do STF, Ricardo Lewandowski, o ex-governador paulista Cláudio Lembo se dizia espantado com um discurso de Toffoli, durante o dia, no qual fizera elogios ao golpe de 64.

Se houver alguma ilegalidade na prestação de contas, que se cumpra a lei. A questão é que a operação armada por Toffoli e Gilmar está eivada de ilicitudes: é golpe.

Se não houver uma reação firme das cabeças legalistas do país, o golpe se consumará nas próximas semanas.

Luis Nassif

599 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. O Aécio não poderia assumir
      O Aécio não poderia assumir porque ele foi financiado por 6 das Empresas cujos diretores e alta cúpula foram presos pela mesma Operação Lava-Jato! Ou seja teria que ser impedido também!

    2. sim, claro!

      e outra: aproveita e institui-se o voto censitário.

       

      Pra que desviar do bolso dos milio-bilio-trilionários todo este dinheiro desperdiçado com eleições, parlamentares e etc.

      Esta a “Democracia” do futuro que nossos “juristas” querem nos entregar… Aético, presidente!

      Nada mais óbvio e “justo”…

       

      A Era do Aparelho Excretor!

  1. Tacada de mestre

    Pensando aqui, Nassif.

     

    Caso isso de fato ocorra, não haveria motivo para a CPI, as empreiteiras sairiam limpas e os esquemas preservados

     

    Conheço Petistas que estão fulos com a Dilma, e não é só a ala da Marta Suplicy. Tem muita gente dentro do partido magoada com ela. E o PT tem rompantes de autofagia. Talvez Toffoli represente este pessoal descontente.

     

     

  2. Maior calhorda da historia

    Então esse calhorda do Toffoli junto com o seu mestre gilma mendes acha mesmo que ficaremos calados e impassíveis assistindo eles darem um golpe pois vão ser surpreendidos. Queria saber quem aconselhava o nosso grande Lula nas suas nomeações para o supremo sinceramente vai escolher mal assim no………  

  3. Que seja um pesadelo, apenas

    Que seja um pesadelo, apenas um pesadelo. Mas tudo indica ser realidade. esse Toffoli nunca cheirou bem, comprovou nas eleições que fede. E ainda se junta com o Mendes, o maníaco? Nada há de prestar nessa conjunção. Onde estava a cabeça do Lula quando deu poder a esse cara?

    Apavorante tal situação. e o pior ainda nem veio.

     

  4. Armado por Toffoli e Gilmar….

    Maquiável do nosso tempo. É intolerável a má fé de quem se diz ser juiz, tomando como decisão exclusiva os rumos de um país! 

  5. Emblemático

     

      Muito emblemática esta série de acontecimentos no Brasil neste ano de 2014.  Parece que a ultradireita resolveu mesmo comemorar o “aniversário” de 50 anos do golpe de 64, em grande estilo. A nostalgia desses grupos, vai ansiosamente fomentando um novo ataque aos princípios democráticos.

  6. Nassif, gostaria de fazer uma

    Nassif, gostaria de fazer uma observação sobre o curioso conceito de “caixa 1”. Você não ponderou no cronograma do golpe ( muito bem analisado por você) que a candidatura do Aécio recebeu doações de 6 das 9 empreiteiras envolvidas na Lava-Jato. Ou seja, a candidatura dele também estaria maculada por ilegalidades nessa ótica. Fora o fato de que se eu não me engano, no caso de não aprovação das contas de Dilma, cabe recurso ao pleno do TSE. Lá é possível reverter a situação.

    De qualquer forma, vamos acompanhar se de fato haverá a traição do Toffoli. Além disso, eu li no blog da Cristiana Lobo a petição protocolada pelo Procurador Eleitoral, ficou muito boa, parece que eles tem uma matéria bastante consistente para ser argumentada, tudo indica que o processo sairá das mãos do Gilmar. E na petição está escrito que caso o Ministro Toffoli não aceite o pedido, que a petição deverá ser julgada imediatamente pelo pleno do TSE. Então fortes emoções ainda virão por aí, a guerra não está perdida.

  7. Armado por Toffoli e Gilmar Mendes

    Caro Luis Nassif, o texto em questão apresenta equívoco jurídico. A rejeição das contas eleitorais não resulta em impugnação da candidatura muito menos impedem a diploção, posse ou sequer cassação de mandato. Ainda que Gilmar tente vincular as contas eleitorais à operação Lava Jato, como dito no texto, tal vinculação não teria o condão de atacar diplomação, posse ou o mandato da Presidenta de imediato, para tal requereria uma AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral), AIME (Ação de Impugnação de Mandato Eletivo) ou Recurso contra a diplomação, cuja iniciativa cabe ao Ministério Público Eleitoral, Partido Político, Coligação ou candidato, mas nunca ao Poder Judiciário ou um de seus membros. 

     

    ELEIÇÕES 2012. REGISTRO DE CANDIDATURA. AGRAVO REGIMENTAL EM RECURSO ESPECIAL ELEITORAL. DESAPROVAÇÃO DAS CONTAS DE CAMPANHA. QUITAÇÃO ELEITORAL. ENTENDIMENTO JURISPRUDENCIAL MANTIDO NA RESOLUÇÃO Nº 23.376/2012. OBSERVÂNCIA DO PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA. DEFERIMENTO DO PEDIDO DE REGISTRO. AGRAVO REGIMENTAL DESPROVIDO.

    1. A apresentação das contas de campanha é suficiente para a obtenção da quitação eleitoral, nos termos do art. 11, § 7º, da Lei nº 9.504/1997, alterado pela Lei nº 12.034/2009.
    2. Entendimento jurisprudencial acolhido pela retificação da Resolução nº 23.376/2012 do TSE.
    3. Agravo regimental desprovido.
    (AR-REspe nº 232-11/RJ, Relator Ministro Dias Toffoli, TSE)

  8. O grupo Movimento contra os

    O grupo Movimento contra os erros do STF foi removido do FB; ainda não sei o que aconteceu; alguém sabe ou viu alguma postagem ou comentário que possa ter justificado a remoção do grupo?

  9. Filho de Marília

    Nassif,

    A sociedade de Marília deveria estar envergonhada.

    Este filho resolveu que precisa entrar para a história, só que copiou FHC ao escolher a porta dos fundos, a dos medíocres. 

    Para Claudio Lembo, pessoa experiente, tomar susto, é porque esta pessoa demonstra inteiramente anestesiada pelo Poder, ou seja, transformou-se numa bomba atômica ambulante, conseguindo ficar pior que JBBatman. O alerta está dado.

    No Fora de Pauta de ontem à noite eu postei matéria referente a este assunto, e comentei ser melhor que todos passem a enxergar Toffoli como um tucano igual a GMendes para, desta forma, evitar aborrecimentos. Pelo visto, errei, consegue ser bem pior do que eu imaginava.

    Quanto a este sorteio de processos que ocorre em diversos tribunais, precisa haver um sorteio de fato, ser transparente, e tudo que esteja próximo ao filho de Marília precisa ser analisado com duas lupas – aquele recente raciocínio estapafúrdio de Toffoli sobre a segurança das urnas que não valem nada faz dele um caso para ser encaminhado, e com urgência, para um terapeuta.  

  10. Infelizmente em matéria de

    Infelizmente em matéria de STF Lula só fez merda. E a Dilma não fica atrás. Nesse idiotice de “Republicanismo” criaram só cobra para picar. Não é que os juízes teriam que passar a mão na cabeça de erros do PT e sim que julguem sem partidarismo, com isenção. O que não é o caso, como se vê. Nesse quesito, o matraca-maluca do FHC dá um banho de pilantragem. Só nomeiou para a PGR e o STF os engavetadores e juízes amigos.  É nisso que dá criar cobra para picar. O pior é que parece que a presidente DIlma não aprende pois ventila-se que nomeará o Zé da Justiça para a vaga do STF. Se isso acontecer será mais um erro crasso. Estará nomeando mais um tucano para o STF.

  11. deixar tudo às claras é o melhor que se tem a fazer…

    e sempre, porque muitas vezes o nexo causal decorre da lógica

    tendo em vista as possíveis consequencias dessa distribuição apressada e justamente para Gilmar Mendes, vou completar os………………….do meu comentário sobre a Veja: uma mão não lava outra, suja mais ainda

  12. O povo não vai deixar o golpe passar!

    Se preciso for, pego em armas para defender meu voto na nossa presidenta. Acredito estar falando por milhões de brasileiros que como eu, elegeram Dilma.

  13. Esta hipótese já tinha sido levantada por uma esquerda

    Sem precisar detalhar(ou não sabendo ainda desses passos),um blogueiro de esquerda atualmente anarquista de quem recebo newsletter já fazia esta previsão(não foi a única, o cara pensa longe !).Em respeito ao silencio q encontra na mídia, na blogosfera toda(pelo menos a q eu conheço),não cito nem o nome,nem o endereço web.Apesar de haver historiador (Jacob Gorender) q o isenta de uma acusação entre as esquerdas (polêmica e à qual não me dei o tempo de vasculhar as versões e sua defesa – saco cheio).Mas me cai o queixo de tanta capacidade de ultra sintética análise e previsão (esta é apenas uma amostra). Sua posição diante da eleição, em parte, coincide com a minha. Este blog deve saber de quem estou falando.

     

      1. Pedro, grato

        grato. Invejo tua capacidade de síntese (e vi os teus recentíssimos comentários em arquivo, e pretendo vê-los aos poucos, pq tento não ficar em opinião solidificada, e posso rever à que me referi. Novamente grato). Cheguei àquele blog e à pes- soa através de um livro sobre o Caso Battisti (vc deve saber do autor do livro, anarquista como assim se declara num blog dele, soube que está se aproximando do PT – Obs: não sou anarquista, mas acho que podem ter contribuições, como vc provavelmente sabe que tiveram participação para a eclosão da Revolução Russa e pra fundação aqui em 1922 ). Infeliz-mente, a mim, me parece, que jogaram o bebê com água e tudo, pelo ostracismo (pra dizer o mínimo…) a que foram leva- dos. Claro que também há anarquistas de várias visões, algumas são de doer, quando um sindicato, numa passagem por Porto ALegre mês passado, vi cartazes em que eles pregavam o voto nulo. Noam Chomsky é um que aprecio (mas nada de idolatria minha – nova observação, por vi das dúvidas, tá?). Agradecido.

  14. Menosprezar, pode custar caro!

    Usando as mesmas estratégias de grupos terroristas, os golpistas mantêm diversas células independentes, PF, juízes, TSE, STF e elites, que espreitam esperando uma oportunidade para agir e desencadear o golpe! Até parece filme de suspense e terror, mas infelizmente, cada momento, esta insanidade vai se configurando realidade, inclusive nas origens: ódio inexplicável e sem limites!

  15. Tem algumas premissas que não foram respeitadas.

    Premissa número 1: Não se dá golpe quando há equilíbrio de forças.

    Premissa número 2: As forças armadas não estão mobilizadas para aderirem a um golpe.

    Premissa número 3: Se era para dar golpe deveria ser dado com a Presidenta Dilma no exterior.

    Premissa número 4: Golpe tem que ter apoio exterior.

    Premissa número 5: Não há a m´nima mobilização popular, as manifestações da direita goraram!

    Premissa número 6: Dilma não é Jango.

    1. Os congressistas eleitos só

      Os congressistas eleitos só assumirão no inicio de 2015, quando haverá desequilibrio de forças e a presidente terá que construir a governabilidade.  

  16. Análise louca. Loucura por

    Análise louca. Loucura por loucura, prefiro acreditar que Toffoli faz jogo de cena com a garantia do PT de que as contas estão em ordem para que sejam aprovadas pelo maior antagonista do partido, encerrando assim qualquer boato de ligação com o esquema da Petrobrás.

  17. Pulou do Velotrol pra

    Pulou do Velotrol pra Maserati aí tá se achando o piloto, né? Tudo bem… Aqui, Nassif, num tô entendendo muito bem esse golpe, não. Quem vai assumir? O Temer? Esse pessoal do DF é um saco mesmo; a gente conta os minutos para chegar o verão e qdo chega eles inventam de dar um Golpe… Lá se vai praia, Reveillon, Carnaval…. ô saco…. GM e Toffoli podiam dar esse golpe lá por Marília ou Diamantino, né não? Tem que avisar a essa dupla sertaneja aí que na hora do vamu vê; tem que vir pro asfalto; né dar golpe e ficar na toga e no ar condicionado pedindo água pros escravos que puxam a cadeira pra eles, não. Ó Nassif, eu nem falo nada; se esse pessoal do STF der um golpe mesmo, os primeiros a serem escravizados vão ser os comentaristas desse blog…. Vamos ter que carregar eles na liteira e ainda abanar…

    1. Ah Cristiana, só rindo

      E disparei a rir com essa essa coisa de carregar a dupla GilFolli..,,nós obrigados a abanoná-los (sic abaná-los) na liteira…não é que dias atrás tive uma revelação de sonho na qual nós teríamos sido transformados em crianças e ficamos todos ali fazendo recreação prá Gilmar….oh céus…rsss

  18. O pretenso golpe.

    Se eles derem um golpe o país entrará num conflito armado sem prescedentes. E uma equipe ficará com a função de caçar os dois e arrancar os escalpos.

  19. Já faz tempo que venho

    Já faz tempo que venho percebendo um indesejável “alinhamento” entre Toffoli e Mendes em sessões do TSE…

    Parece que ele cansou de apanhar da mídia, ao mesmo tempo em que se deslumbrou com o cargo de presidente da corte eleitoral… e se juntou à “herança maldita do FHC ao STF” em busca de apreciação e aceitação. 

    E, com certeza, é um dos adeptos do “Volta Lula”.

    Vamos aguardar o desenrolar dos fatos, mas uma coisa tem que ficar clara, para todos nós que apoiamos esse governo: caso essas previsões se confirmem, não podemos ficar de braços cruzados, assistindo e lamentando. Temos que ir pras ruas, e fazer muito barulho!

  20. e vai ainda mais longe. Eles

    e vai ainda mais longe. Eles sabiam que se fraudassem as eleiçoes para Presidcente chamaria a atençao pois Aecio nao tinha como bater Dilma, entao fizeram o obvio. Sabotaram os resultados para deputados e senadores assim eles garantirao o golpé com essa trelha de deputados neonazistas chamadodeconservadores . O GILMAAR MAIS O TOFFOLI PREPARAM O GOLPE FRAUDANDO AS CONTAS DE DILMA, E OS DEPUTADOS E SENADORES PREPARAM OL IMPEACHMENT – IMAGINO BOLSONARO, FELICIANO, ALOYSUO NUNES SERRA E OUTROS O QUE NAO INVENTARAO. O PROPRIOGILMAR MENDES DANTAS CRISTINA ABDELMASSHI ECOARÁ SEU HINO NEONAZISTA PRATICANTE ~

  21. Tudo é possível

    Impeachment, se tiver qualquer possibilidade, tentarão.

    O golpe parece coisa de filme dos anos 60, mas olhando bem para a linha de tempo da atualidade, este tipo de coisa sempre acontece quando menos se espera.

  22. mas a coisa é séria mesmo…

    sorte que a nossa representação política é exemplar é muito forte…………………….

    ihhhhhhh lá vem Dona Encrenca: é mesmo, peregrino!? deixa de se bobão, homi!

    quer dormir? toma POW………………………………….num ai dou boa noite e caio duro

  23. Vamos para o pau!!

    Abre-se a oportunidade de contra-golpe contra o Gilmar Mendes, Cunha e FHC. Um pedido de impeachment do Mendes dever ser estudado pelos legalistas junto ao Senado, nem que seja pelas mazelas dele no passado.

     

    Hora de o Lula entrar no circuito, hora de ver quem consegue colocar mais gente nas ruas.

  24. Caro Nassif e demais
    Também

    Caro Nassif e demais

    Também abre outro precedente, se a conta for analisada por Gilmar, teremos um conjunto de mentiras, direcionada para o golpe; se houver mudanças, gerará suspeitas, e o PT e Dilma, saem ainda mais desgastados, e com isso será encaminhado um novo golpe.

    Seguramente, Gilmar Mendes e demais golpistas, já devem ter sido informados das variáveis que um golpe pode  levar.

    Não será nada agradável.

    Na copa, sabia que iriam fazer o Brasil perder, não sabia como. Estão tentando acertar a coluna do PT, de novo.

    Joaquim Barbosa, já fez o seu conjunto de malandragem e está por ai, venceu seu prazo de utilidade, agora é da dupla ToffoliGilmar.

    Anciosas Saudações

     

  25. Há dias o Nassif vem apontando essa dobradinha entre Toffoli e G

    Há dias o Nassif vem apontando essa dobradinha entre Toffoli e GM….pois é…os dois egressos da AGU…que pais bananeiro esse nosso heim gente…mais uma vez na nossa história  se aproveita que o seu mandatário está fora do pais para se arquitetar um golpe…grande fdps Toffoli e GM…vai ste lascar desgraçados…que este pais se levante a partir de agora para exigir o respeito a democracia por quem tem a obrigação de respeitar a CF…que se respeite a vontade popular…e lutemos por uma ampla reforma do judiciario ou então vamos ficar nas mãos destes vermes….já deu…

  26. O alerta do Nassif é oportuno

    O alerta do Nassif é oportuno e pertinente. Basta recordar como votaram esses ministros no julgamento da AP 470.

     

    Gilmar manda às favas a prudência e despacha “voando” em contas de Dilma

     

    17 de novembro de 2014 | 23:24 Autor: Fernando Brito 

    mendes

    Num gesto de inequívoca provocação ao Ministério Público, o ministro Gilmar Mendes reagiu ao pedido de redistribuição do processo de contas eleitorais da Presidenta Dilma Roussef –  com um ato de arrogância, despachando o processo de prestação de contas da campanha do PT apenas poucos minutos depois da solicitação dos promotores.

    O processo chegou ao Gabinete de Gilmar Mendes às dezenove horas e dois minutos e foi por ele despachado dois minutos depois, às 19h04 min.

    A petição do MP eleitoral entrou no TSE às 17p1m.

    Mendes sabe que não será ele, provavelmente,  o relator do processo, pois com o preenchimento da vaga de Henrique Neves, que seria o relator do processo, o feito sairá de sua relatoria, conforme prevê o  § 8° do Artigo 16 do Regimento Interno do STF:

    Enquanto perdurar a vaga de ministro efetivo, os feitos serão distribuídos ao ministro substituto, observada a ordem de antigüidade e a classe. Provida a vaga, os feitos serão redistribuídos ao titular, salvo se o relator houver lançado visto.

    A menos que imprima uma velocidade tão estonteantemente rápida como a de hoje, o objetivo é apenas forçar o constrangimento da  designação do novo ministro de afogadilho, como sendo algo escuso, “de encomenda” para a apreciação das contas.

    Neves é o representante dos advogados no TSE e cumpriu o primeiro dos dois biênios possíveis na Corte Eleitoral. A tradição sempre foi a da recondução após o primeiro exercício e todos os ministros, a começar pelo veterano Gilmar Mendes, sabem disso.

    Mas aproveitou, sem qualquer escrúpulo, que não se escapasse a oportunidade que lhe sejam imediatamente informadas “as diligências já requeridas e realizadas sobre as prestações de contas” e que tudo, agora, seja comunicado a seu gabinete.

    Um prato para explorações de toda natureza, não é?

     

  27. Bom dia ?

    Se a presidente Dilma era a responsavel pela recondução do mandato do Ministro Henrique Neves no TSE e estava assoberbada com viagens, compromissos etc, alguém deveria ter ficado tomando conta desse caso, de olho nos prazos etc, so levado os papéis para ela assinar; ainda mais com as contas da campanha vindo ai. Por onde anda José Eduardo Cardozo dixit Ministro da Justiça ? 

    Bom, agora que Inês é morta, ou quase, acho bom abrirem os olhos e correrem atras desse caso, porque uma coisa é certa, Gilmar Mendes e Toffoli farão de tudo para impugnar as contas e então o golpe vira e depois vão lavar as mãos, dizendo que apenas fizeram seu trabalho. Pouco importando se legitimo ou não. Depois daquele tenebroso julgamento da AP 470, o que vier não sera mais que mera repetição do poder ‘absolutista’ de juizes do TSE e Supremo. 

    Eh sempre bom lembrar que na Historia as facadas foram dadas pelas costas e pelos mais proximos ao poder. 

     

     

  28. Olho vivo, já!

    Se a distribuição do julgamento começou de maneira torta e ninguém rebarbou, nada impede que daqui há alguns dias tenhamos uma decisão afinada com os intentos dos golpistas. Isto tudo num tribunal que descaradamente conseguiu esconder provas e punir cidadãos na base do domínio do fato, sem provas! Ou se bota a boca no trombone ou só nos restará torcer para que um Tribunal, com juízes totalmente desmoralizdos (pelo menos nos blogs esclarecidos) não tenham força para dar continuidade ao seu antidemocrático intento.

    Da mesma forma, a investigação do Lava Jato estar nas mão de delegados declaradamente tucanos não assegura a lisura das investigações.

    Não resta dúvidas que os direitistas bocas tortas (de tanto usar cachimbo – dar golpes) estão apertando o cerco. Todo acompanhamento de suas artimanhas é importante para não ser pego de surpresa.

    1. como é que o ministro Toffoli

      como é que o ministro Toffoli um petista de carteirinha ia tramar uma coisa dessa? 

      Outra qualquer poderá rejeitar as contas da petista já que o volume de doações das construtoras envolvida é muito  grande

  29. Golpe

    Se houver irregularidades nas contas , é mais do que justo que seja impugnada qualquer candidatura. Não foi ela mesmo que disse que se apure tudo doa a quem doer. Ou isso segue a regra petista de que a culpa nunca é deles e que os líderes nunca sabem de nada? É um insulto à inteligência de qualquer cidadão essa senhora e seu mentor (incluo também os respectivos rebentos) ainda estarem fora da mira de uma investigação séria da polícia federal.

  30. Essa é uma matéria que

    Essa é uma matéria que deveria ser destrinchada por um especialista em direito eleitoral.

    O blog não consegue convocar algum?

    1. boa sugestão

      Por exemplo, o que isso concretamente significa?

      “‘Na decisão, Aragão cita também que a relatoria de Mendes fere o princípio do juiz natural de cada processo. Isto porque, caso Neves seja reconduzido, o caso teria dois relatores de classes diferentes.

      “O que importaria em violação do princípio do juiz natural, consagrado no art. 5º da Constituição Federal”, afirma o agravo.

      http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/11/1549334-mp-entra-com-recurso-contra-relatoria-de-gilmar-mendes-de-contas-de-dilma.shtml

    2. Golpe branco

      Fiquei perplexo. A direita brasileira não se conforma de ter perdido o poder. O povo brasileiro não merece retrocesso político, nem democrático. Esse golpismo institucional é manjado, onde procura-se dificultar ao máximo para desestabilizar o Governo.

      Não há redistribuição dos processos com a saída do Ministro. Os processos ficam com o seu sucessor. Creio que o procedimento de distribuição deverá ser revisto. A Presidenta Dilma tem as mãos limpas e está conduzindo o Brasil muito bem. Governar um condomínio com as pessoas puxando para trás, já é difícil, imagina governar o Brasil, com esses políticos corruptos puxando contra.

      Agora, também, membros de outro poder que deveriam guardar a moral com total isenção  de paixão política. É lamentável e temeroso querer-se prejudicar, novamente, o povo brasileiro, com golpismo baratos oriundos de pessoas que se dizem defensora da ordem e da democrácia.

      O povo está no Poder e assim será. Qualquer tentativa de golpe da direita brasileira será rechassada, mesmo vinda da própria Justiça. Essas pessoas estão a serviço dos ILLUMINATIS, que querem, porque querem implantar a “Nova Ordem Mundial”, estão a serviço do Clube Bilderberg que quer tomar nossas riquezas, cujo processo iniciou-se com COLLOR e acelerou-se com a “pirataria tucana” 

      Assistam o filme sobre as Privatizações. Privatizações: A distopia do capital (2014) http://www.youtube.com/watch?v=A8As8mFaRGU

      https://jornalggn.com.br/blog/sonia-aranha/privatizacoes-a-distopia-do-capital-2014

      http://blogdotarso.com/2014/10/19/assista-o-novo-filme-documentario-de-silvio-tendler-privatizacoes-a-distopia-do-capital/

       

       

      1. De certa forma ela fez por

        De certa forma ela fez por merecer estar sozinha, pois foi incapaz de manter pontes entre o palácio e a sociedade como fez o gov. Lula.

  31. O poder sem limites do terceiro Poder!!

    Este é o maior problema da democracia brasileira! Enquanto os poderes legislativo e executivo são submetidos ao crivo popular através de eleições, o mesmo não ocorre com o Judiciário, que se julga (corporativamente falando) intocável.

    Daí surgem as aberrações como o juiz João Carlos Correa, que dá voz de prisão aos trabalhadores que estão trabalhando.

    Um juiz despreparado, ou sem envergadura moral, jamais poderia chegar ao STF, mas infelizmente é o que temos visto ultimamente. 

    Para mim a solução seria trazer o judiciário para dentro do processo eleitoral também, e deixar o povo eleger os seus juizes.

    1. concordo

      concordo plenamente estao querendo que volte ao comando familhares antigos que se denominao donos de um pais que hoje e democrato nao podemos deixar nosso futuro se espalhar em sangue por um desavergonhado que nao sabe perder e sim com medo de justiça que sera investigado pelo povo

  32. É lamentável imaginar que

    É lamentável imaginar que “capangas” possam se submeter a um cara como Gilmar, ditador, atrevido, prepotente e sujo.

    Quantos crimes de todos niveis deve carregar nas costas impune pelo cargo que ocupa.

    Mas creiam, o mal está sendo estirpado do mundo e este é um cara que nem o diabo o quer por perto porque não admite concorrencia.

    mario

  33. O Brasil deve continuar crescendo

    O Brasil tem mostrado nos últimos anos que é um pais sério, contrário aos ditados do passado, quem não se lembra do Brasil antes de LULA, um pais sem moral, sem dinheiro, sem trabalho e sem vergonha, onde os larápios do capital investiam contra a educação, contra as ações sociais, contra o povo sério. E como era formado estas gangues? Pelo executivo ditador disfarçado de socialista, pelo judiciário dono dos maiores salários, pelo legislativo facista, e pelo seu único investimento social, A IGNORÂNCIA. Depois de LULA, o Brasil deixou de ser devedor ao FMI, teve foz no exterior e deu voz ao seu povo, independente de raça cor ou posição econômica. O povo brasileiro passou a ter trabalho, a ter educação, a ter consciência e a saber escolher o seu Presidente. Agora eles, querem outra vez destruir tudo o que nós brasileiro estamos produzindo, sobre tudo, a identidade real de um povo que não é negro, branco, mulato, mameluco, indígena etc.. Um povo que Único, que é uma nação forte e infinita em riquezas, esta inclusive vítima deste judiciário e ligislativo em conluio para derrubar a Democracia e a Paz. Que o Povo Sério do Brasil não Fique de Braços Fechados!

  34. GOLPE????
    Se as contas da

    GOLPE????

    Se as contas da Dilma estiverem corretas, serão aprovadas, se não estiverem, como manda a LEI, devem ser rejeitadas. Teanto as dela como as de qualquer outro candidado. 

    Ou a colun está sugerindo que um ministro do STF e o presidente do TSE estaria agindo fora da lei?

    1. Leia melhor em primeiro lugar nas linhas, depois nas entrelinhas

      Você deve ter lido o texto rapidamente.

      “Com o poder de investigar as contas, Gilmar poderá se aferrar a qualquer detalhe para impugná-las. Impugnando-as, não haverá diplomação de Dilma no dia 18 de dezembro.”

      Poderá se aferrar em qualquer detalhe, entendeu? Se uma revista como a Veja fabrica notícias falsas como a que aconteceu as vesperas da eleição, o que dirá quando resolverem transformar um detalhe em um cavalo de batalha?

      “O golpe final – já planejado – consistirá em trabalhar um curioso conceito de Caixa 1. Gilmar alegará que algum financiamento oficial de campanha, isto é Caixa 1, tem alguma relação com os recursos denunciados pela Operação Lava Jato. Aproveitará o enorme alarido em torno da Operação para consumar o golpe.”

      De novo, se no meio das doações de campanha houverem doações das empresas investigadas, pronto! Está novamente feito um escarcéu em cima de um fato que ocorreu em todas as campanhas. As empresas investigadas pela operação lava-jato doaram para todos os partidos. Enquanto isso, o próprio Mendes está sentado em cima do procvesso que proíbe doação de campanha por parte de empresas.

      1. Dominio do fato
        Tivemos o dominio de fato com o jb.
        Abriu precedentes….
        basta se opor a eles, pois a Justiça ninguém pode mesmo sendo apenas um disfarce para.crimes contra a pátria.

    2. Caro Durante
      As únicas leis

      Caro Durante

      As únicas leis que Gilmar conhece é as  dele e da casa grande.

      Quanto tempo mesmo,  que ele está sentado sobre o projeto que define sobre o dinheiro das campanhas?!

      Saudações

    3. JÁ AGIRAM FORA DA LEI ANTES

      Já agiram fora da lei antes e é o que desejam fazer agora. Só não o farão se não puderem.

      É ridiculamente “ingênuo” (sim, entre aspas) seu comentário que aparenta dser uma surpresa um juiz agir fora da lei.

      Vai ver que você também acredita que juiz é Deus, como foi sacramentado por aquela palhaçada que fizeram no judiciário carioca.

      Nassif está avisando que há um golpe em curso e que ele só não vai ser completado se houver reação legalista.

      Não é a primeira vez que armam um golpe nem será a última., mas tenho confiança que desta vez também não passarão, como ocorreu em tentativas de golpe anteriores.

      A coluna não está sugerindo nada, está avisando do perigo que espreita a democracia.

  35. Irado

    Eu não sinto firmeza no julgamento feito por GM. Ele é uma pessoa que demonstra ira. Ele odeia o PT declaradamente. Então a justiça poderá sofrer mais um golpe. 

  36. ADMAR GONZAGA É O SUBSTITUTO QUE DEVERIA ASSUMIR A VAGA DE NEVES

    Deve ser ressaltado que já há 7 Ministros Substitutos nomeados no TSE:

    No caso da vacância do Ministro Henrique Neves, que ocupava a titularidade

    de uma das 2 vagas reservadas à Categoria dos ‘JURISTAS’, isto é, da Advocacia,

    os processos deveriam ser redistribuídos para o Ministro ‘Jurista’ ADMAR GONZAGA,

    integrante do Quadro Atual do TSE, JÁ NOMEADO SUBSTITUTO  DE HENRIQUE NEVES :

    (http://akira.tse.jus.br:8991/F/?func=direct&doc_number=000002877&local_base=MINISTROS)

    000002877Ministro  Admar Gonzaga Neto.Posses  Cargo: Ministro Substituto
    Origem: Jurista
    F.legal: Nomeado pelo Decreto de 11 de junho de 2013, publicado no Diário Oficial da União do dia 12 subsequente, nos termos dos artigos 119, inciso II e 121, parágrafo 2º, da Constituição Federal.
    Posse: 25/06/2013 – (1º biênio). Vaga: Henrique Neves da Silva. 

    (http://www.tse.jus.br/institucional/ministros/ministros)

    Tribunal Superior Eleitoral – TSE
    Ministros – Composição do Tribunal

    MINISTROS EFETIVOS [TITULARES] = ORIGEM

    José Antonio Dias Toffoli (Presidente) = STF
    Gilmar Ferreira Mendes (Vice-Presidente) = STF
    Luiz Fux = STF

    João Otávio de Noronha (Corregedor) = STJ
    Maria Thereza Rocha de Assis Moura = STJ

    Luciana Christina Guimarães Lóssio = JURI

    Vago [desde fim do mandato de Henrique Neves] = JURI [!!!]

    MINISTROS SUBSTITUTOS = ORIGEM

    Rosa Maria Weber Candiota da Rosa = STF
    Teori Albino Zavascki = STF
    Luís Roberto Barroso = STF

    Antônio Herman de Vasconcellos e Benjamin = STJ
    Napoleão Nunes Maia Filho = STJ

    Admar Gonzaga Neto = JURI [!!!]
    Tarcisio Vieira de Carvalho Neto = JURI [!!!]
    .
    .
    A Corte do Tribunal Superior Eleitoral, conforme determina o art. 119 da Constituição Federal de 1988, é composta de sete magistrados, escolhidos da seguinte maneira:

    três ministros são eleitos dentre os membros do Supremo Tribunal Federal (STF);
    dois ministros são eleitos dentre os membros do Superior Tribunal de Justiça (STJ);
    dois ministros são nomeados pelo presidente da República, escolhidos dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo STF.

    O TSE elege seu presidente e vice-presidente dentre os ministros do STF, e o corregedor eleitoral dentre os ministros do STJ (CF/88, art. 119, parágrafo único).

    PARA CADA MINISTRO EFETIVO, É ELEITO UM SUBSTITUTO ESCOLHIDO PELO MESMO PROCESSO (CF/88, art. 121, § 2º, in fine)*.

    Cada ministro é eleito para um biênio, sendo proibida a recondução após dois biênios consecutivos (CF/88, art. 121, 1ª parte).

    A rotatividade dos juízes no âmbito da Justiça Eleitoral visa a manter o caráter apolítico dos tribunais eleitorais, de modo a garantir a isonomia nos processos eleitorais.

    Atua perante a Corte, ainda, o procurador-geral eleitoral.
    .
    .
    *(CF/88, art. 121, § 2º, in fine):

    Art. 121. Lei complementar disporá sobre a organização e competência dos tribunais, dos juízes de direito e das juntas eleitorais.

    § 2º – Os juízes dos tribunais eleitorais, salvo motivo justificado,
    servirão por dois anos, no mínimo, e nunca por mais de dois biênios consecutivos,
    sendo os substitutos escolhidos na mesma ocasião e pelo mesmo processo,
    em número igual para cada categoria [!!!].

    (http://www.dji.com.br/constituicao_federal/cf118a121.htm)
    .

    Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral (RI/TSE)

    “Art. 16. A distribuição será feita entre todos os ministros.
    […]
    § 8º Enquanto perdurar a vaga de ministro efetivo,
    os feitos serão distribuídos ao ministro substituto,
    observada a ordem de antigüidade e a classe [processual].
    Provida a vaga, os feitos serão redistribuídos ao titular,
    salvo se o relator houver lançado visto.”

    (http://www.jusbrasil.com.br/busca?q=art+16+%C2%A7+8%C2%BA+%2C+do+Regimento+Interno+do+Tribunal+Superior+Eleitoral)
    .
    .

  37. Critério na escolha

    Nesse aspecto, há de se reconhecer a “qualidade” das indicações de FHC. Os ministros nomeados por ele sempre agiram de fiel acordo ao que o príncipe dos ociólogos pensa.

    Já as indicações de Lula e Dilma, como um todo foram apenas irrelevâncias e traições.

    1. comparativo

      Eu me lembro do ministro das comunicações do governo FHC, tambpe, me lembro de quem foi o gestor da campnha presidencial. não esquecerei como foi feita a privatização das redes telefonicas de celular neste brasil.

  38. Tudo é possível

    Seria possível, que  alguns dos recursos utilizados na campanha  do PT tivessem origem na lavagem desse dinheiro da corrupção ?  Na  minha opinião  sim,  seria.    Nesse caso as  contas   não devem ser aprovadas,   nesse caso não vejo golpe algum.  É a  lei pela lei ……..  e não adianta  falar  que não sabia  ou que não  viu………  

      1. Um erro não justifica outro

        De qualquer partido tem que ser preso e melhor confiscar seu patrimônio de QUALQUER PARTIDO bandido tem que ser punido e não achar que Hele fez eu posso fazer crescer e ter credibilidade e o que falta.

    1. Você está condenando antes da

      Você está condenando antes da sentença judicial e da coisa julgada que ainda irá demorar.

      E mais, a apuração da origem do financiamento de campanha não cabe ao TSE

      A situação mais grave nas apurações do TSE é o abuso do poder econômico única condição que pode gerar a não diplomação da candidatura vencedora.

      O abuso de poder econômico se configura quando ocorre doação de bens ou de vantagens a eleitores de forma que essa ação possa desequilibrar a disputa eleitoral e influenciar no resultado das eleições.

      Para o TSE , o abuso do poder econômico é a utilização, em benefício eleitoral de candidato, de recursos patrimoniais em excesso.

       

  39. STE

    Os  cães  ladram e a caravana passa. Não sei  o porque de tanta baboseira, deixem os Ministro Toffoli e Gilmar trabalhar.Quando não trabalham  levam pancada, quando trabalham  também.Eu estou com eles e não abro e para a Frente e para o Alto e chega de dizer que  tudo esta bem, para ficar  bem tem que mudar.

  40. E a reação? 64 vai longe…

    Podem até tentar, mas a conjuntura é outra. As pessoas não estão mais dispostas a aceitarem passivamente qualquer coisa, mesmo que revestida de pretensa legalidade.

  41. Um ministro

    Gostaria de saber como que de 11 ministros (atualmente 10) do STF, apenas um, (Gilmar Mendes) que sequer está na presidência da Corte, possui mais poder e relevância política e jurídica do que todos os demais ministros somados ?  Ou este poder e relevância são somente midiáticos, inclusive contando com a participação e colaboração da blogosfera ?

     

    Já quanto ao “conluo” apontado por Nassif, considero um tanto quanto “paranóico”, até porque, como já observado nos comentários, qualquer reprovação nas contas precisaria se basear em fatos concretos extraídos dos autos, que por sua vez, seria objeto de recurso ao plenário do TSE.  A não ser, é claro, se restar provado que a campanha da Dilma contou com recursos “não contabilizados” advindos de propinas pagas por empreiteiras à Petrobras, mas aí não seria golpe, mas simples constatação de uma ilicitude apta a impedir legalmente a presidente.

  42. Qual ou quais motivos o

    Qual ou quais motivos o Ministro Tófolli faria algo para prejudicar o PT ? Não consigo ver isso. A prestação de contas, caso haja algo em ilicitude, deverá ser posta para explicações do PT e recorrida para julgamento pela Côrte ? Não é assim que funciona ? E, caso alguém saiba e divulgue aqui, há prestação de contas, dos maiores partidos que em algum momento foi aprovada sem ressalvas ou sempre houve alguma ressalva ?

  43. golpe?

    “golpe” na minha opinião é saquear os cofres da naç~]ao e das estatais e permanecer impune e não ter de devolver nada e muito menos passar uma temporada na cadeia e perder direitos políticos, que ´[e o que ocorreria em qualquer democracia verdadeira.

  44. Se tudo isso for real
    tai um

    Se tudo isso for real

    tai um grande mistério que provavelmente nunca saberesmo…..o porque da mudança de comportamento do Ministro Toffoli

  45. A escolha do Ministro Gilmar

    A escolha do Ministro Gilmar Mendes foi por sorteio , não é isso ? Não há direcionamento para ser escolhido esse ou aquele Ministro ? O caso em que o MPE estaria recorrendo , ainda tem validade ?

  46. Nassif não faria um post

    Nassif não faria um post alarmante desses sem conhecimento de causa,espero que este sirva para desarmar qualquer intenção nefasta dessa dupla.Pois em sem tratando de Gilmar Mendes é capaz de ferrar tudo caso não encontre uma nota fiscal de um sanduiche de mortadela.

    Agora o Toffoli ou é muita grana ou tem uma chantagem das grossas encima dele.

    1. O Cara está bem informado

      Como a conveniência funciona! Qualquer informação que venha de alguns meios de comunicação considerados de “direitas” são desqualificados pela militância da “esquerda”, qualquer suspeita ou denúncia é sempre encarado como golpismo, e automaticamente descartada e desconsiderada, agora se vem de alguma fonte que apoia o governo ou fala bem, não, aí não. O Cara está bem informado, tem base, é sério, podemos acreditar e divulgar como verdade. A minha pergunta é: Por que temer, se não deve. Se deve tem que pagar? Uma manobra, mesmo política e má intencionada, só causará efeito legal  se tiver indícios, e aí tem que ser apurado mesmo. Tem nada de Golpe. Não foi a própria presidente que discursou depois da reunião do G20 e foi tão alardiada pela militância, dizendo que estava patrocinando uma mundança no Brasil, para se efitivar um cultura de punidade no País? Pois é, se ela dever, que o exemplo comece pela cabeça. A militância do PT ver golpe em tudo, estão sofrendo de síndrome do golpismo. Relaxem. Se houver alguma irregularidade tem apurar e tomar as medidad cabívéis. Se o Nassif levanta a ideia do Gilmar está querendo prejudicar a presidente, poderíamos estão concluir que se fosse outro ia fazer vista grossa em alguma irregularidade? É isso?

    1. E a coxinha que ela comeu sem cupom fiscal????

      Queria ver você sendo julgado por um crime que não cometeu por Gilmar Mendes. E, por coincidência, te incriminar seria interessante para ele. 

      Se ele não encontrar uma nota fiscal de R$2,50 de uma coxinha que a Dilma comeu na lanchonete de Uberlândia ela tá ferrada!! Ela comendo a coxinha foi filmado pela Rede Globo: é a prova do crime!

       

    2. golpistas de plantão. Quantos gilmares existem no judiciário?

      O judeu na Alemanha de Hitler deveria confiar na justiça como o PT da presidenta Dilma no Gilmar Dantas Mendes.

      O Gilmar cuja moral está perdida nos tempos e forte da impunidade pode fazer o que o FHC e demais quadrilheiros assim determinaram. É por demais, no entanto acreditar que tenha tamanha força para subverter qualquer instituição do ordenamento constitucional. O jogo é promover manchetes para a campanha do psdb para as longínquas eleições de 2018.

  47. O Ministério Público

    O Ministério Público Eleitoral, através do Procurador Eugênio Aragão, pronunciou-se contrário à redistribuição. Aragão invocou o artigo 16, parágrafo 8o do Regimento Interno do TSE, que determina que, em caso de vacância do Ministro efetivo, o encaminhamento dos processos será para o Ministro substituto da mesma classe. O prazo final para a prestação de contas será em 25 de novembro, havendo tempo para a indicação do substituto – que poderá ser o próprio Neves. Logo, “carece a decisão ora impugnada do requisito de urgência”.

    Gilmar alegou que já se passavam trinta dias do final do mandato de Neves. Na verdade, Toffoli redistribuiu os processos apenas 14 horas depois de vencer o mandato.

    Se as normas não forem respeitadas, a única alternativa será a reação da sociedade que votou na Dilma.  Nas ruas e depois só Deus sabe…

  48. É um momento delicado e

    É um momento delicado e qualquer tentativa de golpe pode representar um risco muito grande. Lembrando que nas grandes cidades (SP,MG,PR,RS,SC) o Aécio teve maioria expressiva de votos.

     

  49. Respeito sempe a opinião do

    Respeito sempe a opinião do Nassif, mais não acredito em teoria da conmspiração. Não há clima para impedimento de Dilma. Quanto a Gilmar esse andará sozinho, pois é voz vencida no TSE.

  50. Golpear os Golpistas já!

    O governo precisa atuar de forma pragmática no Congresso, para recompor sua base política. E encontrar formas de bloquear ações anti-democráticas vindas de outros poderes. Mas não pode esquecer de recompor sua base popular, reconquistando a Classe C, especialmente a do Centro-Sul do país. Recomendo os textos abaixo, que fazem uma reflexão sobre o assunto:

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR2.html#

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR.html

    1. Que tem a ver estratégia

      Que tem a ver estratégia política com prestação de contas? 

      Isso mais parece propaganda. Golpe ou não, prática estabelecida ou não, ao povo interessa apurar. 

      Se denunciados e apuradores são santos, isso é outra história.

    2. Golpe

      Caro Eduardo. Para que haja a verdadeira democracia, não pode haver atuação de um poder sobre o outro, pois os três poderes devem ser autônomos entre e si, contudo harmônicos. Ou seja, um faz a lei para o benefício do povo, o outro executa as leis e funções administrativas para o benefício do povo, e outro julga as ações daqueles que criaram a lei e aqueles que as praticam como forma de benefícios ao povo. Assim, o país funciona democraticamente. Mas, caso se reduza um ou mais dos poderes, tchau democracia…..Mas no fundo mesmo, o problema é que o povo não existe mais para essa classe política logo após as eleições….

  51. O problema não é saber qual

    O problema não é saber qual ministro vai examinar as contas da Dilma. Quero saber se as contas estão corretas. Ou será que não estão??

    1. O que é exatamente correto?

      Julinho,

      refrescar sua memória: Collor sofreu impeachment por causa de uma Elba velha. 

      O “correto” é muito relativo. Principalmente nas mãos do Gilmar Dantas.

       

       

      1. “Collor sofreu impeachment

        “Collor sofreu impeachment por causa de uma Elba velha.”

        Collor sofreu impeachmente por que

        1. não tinha base parlamentar própria;

        2. conseguiu se colocar em rota de colisão com todos os agentes políticos relevantes, da FIESP à CUT;

        3. sua turma inverteu a lógica da propina, passando a cobrá-la por antecipação e elevando os valores de forma inédita.

        Elbas velhas não derrubam governos.

    2. O Gilmar, o pitbull tucano,

      O Gilmar, o pitbull tucano, analisa as contas do PT, e eu o “petralha”, analiso as contas do Julinho. Já antecipo meu veredicto antes mesmo de vê-las. Encarcerem esse mané!

  52. Não creio
    Não creio que ele usará deste expediente, ou seja, ligar as doações de empreiteiras à operação Lava-jato, pois, abrirá o precedente para se impugnar a prestação de contas do PSDB (Partido Sabotador da Democracia Brasileira) que também recebeu doações das empreiteiras investigadas!

  53. no Cafezinho
    Alguns internautas temem que haja alguma falsa denúncia sobre caixa 2 na campanha presidencial de Dilma, o que justificaria a sua deposição.

    Improvável.

    As campanhas presidenciais no Brasil costumam ser impecáveis. O caixa 2 é jogado sempre para as campanhas regionais e proporcionais.

    As campanhas presidenciais de PT e PSDB costumam ter dinheiro de sobra. Isso desde 2002.

    O mensalão, por exemplo, que foi um problema de caixa 2, admitido pelo próprio Lula e por Delúbio Soares, ocorreu justamente por conta disso: a campanha presidencial chupou todo o dinheiro limpo, e o caixa 2 foi lançado nas costas dos diretórios regionais, que precisavam pagar dívidas de campanha.

    Claro, espera-se todo o tipo de mentira, calúnia e manipulação, nos próximos meses. Desta vez, porém, temos uma opinião pública um pouco mais crítica e desconfiada.

    E a mídia não tem mais o monopólio da narrativa.

    – See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/11/17/janot-confirma-houve-golpe-eleitoral-contra-dilma/#sthash.34eymhdU.dpuf

  54. Não entendi

    Não entendi como o cumprimento das normas constitucionais e legais podem ser consideradas como golpe, que se caracteriza justamente pelo descumprimento das mesmas.

    Como alertava José Genoíno em 1992, se  faz necessário que se cumpram todas as etapas legais para que não pareça um golpe.

    Só uma duvida, se houver o Impeachment, assume o Itamar Franco ?

    1. Concordo, mas me parece que o

      Concordo, mas me parece que o golpe é moral, não legal.

      Collor não foi impedido (deposto), por prejudicar gravemente a economia popular a ponto de quase comprometer a estabilidade nacional; foi só tempos depois, quando os nobres políticos entenderam que não haveria força que o fizesse dividir com a turma. Não defendo o Collor nem o que ele fez, não o acho santo, mas é o que penso.

      Já a Dilma, parece que está entrando no mesmo barco. Também não gosto da nossa atual presidente, mas ela foi eleita. Se há improbidade, que se apure. Mas que se apure para todos. Oxalá vire moda!

       

    2. Só não entendeu se não leu ou não sabe ler

         O texto fala justamente do atropelo das normas legais para colocar o julgamento das contas nas mãos de inimigos declarados do PT

  55. Mas vamos aqui a várias

    Mas vamos aqui a várias suposições e eu agora vou lançar mais uma: se caso o Nassif esteja correto e se realmente esteja sendo preparado um golpe institucional para a derrubada da Presidenta eleita pelo povo e se lá na frente a coisa não andar, refluir e dar uma reviravolta, seria posível o impeachment de Gilmar Mendes?

  56. Não fico surpreso com nada

    Não fico surpreso com nada mais…. a manutenção da democracia no Brasil é na LUTA POLITICA E DIÁRIA. As Instituições não possuem nada de democratico em suas ações. O Brasil é um caso singular de democracia a qual se encontra nas ruas e no seio das organizações sociais e populares mas jamis nas instituições. 

  57. GILMAR MENDES

    gilmar mendes já deu varias provas de que é capaz de qualquer coisa para tirar o Pt do poder mentiras ele já falou um monte que todos sabem e ai eu pergunto quando é que alguem vai dar um basta neste sugeito?

    1. GILMAR MENDES

      Como é mesmo que se escreve sugeito??? não seria com ” J ” ??? Que relevância tem seu comentário se o amigo fugiu da escola nas aulas de Português???

      1. Na falta de argumentos, a
        Na falta de argumentos, a velha e rasteira prática de corrigir a escrita alheia recheada de erros de escrita.

        Risivel este troll.

      2. Gilmar Mendes

        Prezado Amilton,

        Percebi que você também fugiu das aulas de Português. Não se esqueça que após uma pergunta, uma outra se inicia imediatamente com letra maiúscula, ou seja, Não seria com “j”?. E “j” com letra minúscula?.

        É a velha máxima imperando: macaco não olha para o rabo.

      3. Caro Amilton
        Nome próprio com

        Caro Amilton

        Nome próprio com letras minúsculas, também dizem que é errado, nem por isso seus dizeres são menosprezados.Pior do sujeito com g, é o golpe, mais um,  em andamento. Acredito que a relevência do seu comentário se torna menor, em relação, ao de quem, você, com sua supremassia, quer korrijir. 

        Saudações

      4. Meu caro, relevância alguma

        Meu caro, relevância alguma tem o seu post. Um “j” ou um “g” desqualifica uma opinião? Se ela fosse dita, você não saberia se a pessoa usou uma letra ou outra. Arrume outro argumento. Aliás, leia um pouco sobre linguística. Comece por níveis de linguagem. Este espaço não pressupõe pessoas “letradas”. Trabalho com edição, checagem e revisão de textos na grande imprensa há quase 30 anos. Você desqualificaria todos os textos de jornalistas se soubesse a barbaridade de erros que cometem. Quando não são de informação, caso, por exemplo, da inesquecível reportagem da Veja sobre o “Boimate”, escrita lá pelos anos 1990 pelo atual diretor de redação da revista. Seu comentário desqualifica a você mesmo. Também seria salutar ler um manual de boas maneiras.

      5. Gilmar Mendes

        Que relevância tem seu comentário, ao criticar o comentário de alguém por uma simples troca de letras? com sujeito ou “sugeito” ele mandou seu recado. A livre expressão do pensamento é o que mais importa. E você com esta atitude, mostra que é um analfabeto funcional ou político? 

      6. O que importa é a mensagem,

        O que importa é a mensagem, mesmo que incorretamente grafada.

        Dizer que uma triste verdade é irrelevante apenas porque o autor não tem erudição é, em meu entender, “academisticismo”. Alguns analfabetos são mais sábios e morais que muitos doutores corruptos.

        Ademais, que relevância tem uma letra, se em país sem educação quem tem cacife político é “presidenta” 🙂

    2. No minimo voces ja sabem que
      No minimo voces ja sabem que as contas estao podre. Se as intituicoes estao firmes, e se houver motivos legais pune-se ate c impedimento se FOR O CASO. Se nao, se as contas estao corretas, ou c erros naturais nao comprometedores, aprova-se resalva-se e prossegue. Isto e o principio basico de justica e democracia. Punicao ao erro, e em se estando certo, nada mais que obrigacao.

  58. golpe de estado

    Não sei se haverá golpe ou não. A verdade é que a Dilma não é PT. Não é aquele PT fisiológico, que se alia a Sarney, Maluf, Kassab e etc. que o Lula se aliou. Política é a arte de engolir sapos , já dizia o finado (?) Ulysses Guimarães. Eu diria que política é a coragem de vender a alma ao diabo. Dilma se desentendeu com todos aqueles que o PT se desentendia no início de sua história: Empresários famintos por lucros, banqueiros ávidos por devedores, políticos loucos por propinas, Juízes doidos por benefícios e tudo o mais que desde de 1500 faz parte da politicalha suja deste país. Ela foi criada na guerrilha. Ela é uma guerrilheira e guerrilheiros de verdade não fazem acordo. Ela não defendeu o pessoal do mensalão, ela não está defendendo o pessoal do lava jato. ela não quer nem saber se A ou B será punido. Não fez como o governo tucano, que a cada escândalo em sua corte, corria com o extintor de incêndios. Ameaçava com ações milionárias, com exclusão de concessões etc e tal, para manter o bom nome do partido. O PT fisiológico gostaria que ela fizesse a mesma coisa, por isto o volta Lula. A íntimos, Lula se arrepende de tê-la apoiado e se alivia, por interesses próprios com sua vitória e possibilidade de “arrumar a casa” em 2018. Temo que a política de Dilma não alcance seus objetivos e que , para a coisa andar a roubalheira tem que continuar. A vida parece que foi feita para ser deste jeito e nada consegue desemperra-la. 

    1. PT fisiológico.

      Caro Pedro:
      Lula representa o seu “PT fisiológico”??? Tem certeza?
      Com todo o respeito à sua livre expressão, mas depois de 12 anos de PT no poder, dos quais o seu representante Lula governou 8 deles, em que posição o nosso país se encontra no mundo???
      Se não evoluimos com FHC (eterna assombração do PT), como determinam os petistas, por favor, não vamos nos enganar com a nossa situação atual. Faz 12 longos anos de fisiologia petista no poder e não saimos do lugar!!!
      Pra mim, meu caro, temos que sair urgentemente desta nociva polarização partidária, deste maldito círculo vicioso em que a nossa ainda frágil democracia se encontra.
      Não quero que você me odeie; apenas quis argumentar contigo.
      Te mando um abraço!

    2. Interpretação equivocada.

      Apenas queria me retratar com o Pedro.
      Havia interpretado o seu texto equivocadamente.
      Só depois percebi que você estava criticando o Lula.
      Abraço!

  59. SEMI-DEUSES

    MINISTROS DO STF & CIA, são ou não são, semi-deuses?

    Cargos vitalícios os transformam em semi-deuses. É preciso que o  Congresso Nacional limite o tempo de permanência dos Ministros  do STF & CIA em 4 anos e ACABE COM A VITALICIEDADE.

    VITALICIEDADE NO CARGO DE MINSTRO DO SUPREMO É UMA EXCRESCÊNCIA!

  60. Tomara que não seja!

    Nassif:
    Espero que você esteja enganado! Não votei na Dilma, mas não quero saber de impeachment. Isso é realmente golpe e não é a melhor coisa para o nosso país, de jeito nenhum.
    Deixem ela governar. Democracia é assim.
    E a nós, cidadãos comuns, temos que cobrar do governo todas as ações de melhoria que o país necessita.
    Não posso torcer para ela sair do governo desta forma porque sou brasileiro, tenho orgulho de viver num regime democrático, que ainda engatinha mas que está amadurecendo aos poucos.
    O impeachment seria um retrocesso sem precedentes!!!

    1. Democracia, sim; mas

      Democracia, sim; mas absolutismo, não. 

      Veja, a nossa democracia estabelece que uma autoridade verificada culpada de improbidades deve ser retirada de suas atribuições tanto quanto um boteco que vende salgadinhos contaminados deve ser fechado. Numa democracia perfeita não importa se você é presidente (com “E”), jogador de futebol, ou mendigo – A Lei deve ser cumprida para todos.

    2. Que pensamento é esse?

      Jamil, Se houvesse por acaso um afastamento da Presidente por conta de irregularidade nas contas da campanha, não se caractezaria golpe, isso á aconteceu na época do Collor e a gente achou lindo. todo mundo delirou. Ninguém chamou aquilo de golpe, incluisive o PT juntamente com todos os movimentos de esquerda foram os grandes responsáveis pelo barulho que provocou o impeachment naquele momento. Se houver irregularidade é bom que ela seja mesmo impedida de assumir. Seria um recado bem dado contra as irregularidades de campanha e um grande incentivo para a tão sonhada reforma política.

  61. Repetindo.
    Esses novos trolls

    Repetindo.

    Esses novos trolls enviados conseguem ser mais dementes

    que os antigos.Então, evidente que Gilmar mendes,Aloysio,

    Toffoli,Agripino vivem “ligados” no blog do Nassif”,aprendem

    muito por aqui,assim como os “blogueiros limpos”..aliás

    alguns não conseguem nem disfarçar.Prá esse pessoal:

    “Não vai ter golpe! Entenderam?

     

    Obs.Por onde trafegam: Cid Campos,Lula,Tasso Genro,Ciro Gomes?

    Se é prá ter contra golpe,nem precisam ir pelos flancos  o meio

    esta aberto!

  62. Galera é bom dar uma lida em

    Galera é bom dar uma lida em alguns trechos do Artigo de Merval lá no conversa afiada.

    ele canta que caso  encontrado dinheiro de corrupção nas doações do partido leia-se lava jato e PT.

    A chapa será inpugnada nem o Vice assumi.Será realizada novas eleições em 90 dias.

    Vão dar o Golpe.

    Por isso esse aferrecimento,nos editoriais.Eu inocente acreditando em uma autocritica.na realidade não querem é levantar suspeitas do Golpe.o Golpe será convocar eleições em 90 dias.

    1. É traumático mas necessário

      Eliane, é fato que se trata de uma situação muito traumática, mas precisamos punir e deixar bem forte aos próximos políticos, DE QUALQUER PARTIDO, que não há espaço para desmando e corrupção e que a punição é para qualquer pessoas. Seguramente o reflexo a todas as áreas e níveis em nosso pais mudariam, os bandidos começariam a pensar se compensa o crime, não acabaria com os criminosos mas os crimes diminuiriam drasticamente. Espero que não acabe em pizza que alias eu adoro.

    2. A grande questão é….

      A grande questão é que o PT não tem limites, nunca teve. Agora se vê diante da possibilidade de perder o poder mesmo ganhando as eleições. E se essa possibilidade é ventilada até mesmo por seu membros, como é do caso do Toffoli, prova-se então que o poder com seus desmandos tem limites, e o PT não se atentou a isso. Se houver novas eleições em 90 dias e o Lula se candidatar, provavelmente ele ganhe, não seria um golpe do Lula? que sempre está por trás de todas a ações anti democráticas do País? Atribuir a essa dupla do supremo um golpe não seria muito inteligente, eles não iríam entrar pra história como golpistas, bom, apesar que já se prestaram a tantos ‘deserviços” que mais um não lhes faria  sentir-se mal. A verdade é que esse governo desastrado da Dilma está abrindo caminho sim para um repensar, eu não daria o nome de golpe, golpe fizeram com o Collor e por muito menos.

  63. Armado por Toffoli

    Questionável o posicionamento do colunista.

    Ora, golpe seria dizer ser crime aquilo que não o é.

    Golpe seria não dizer ser crime aquilo que o é.

    O colunista induz o leitor a levantar suspeita sobre a honesta e isenta postura que um magistrado deve ter durante um julgamento, ou durante seu preparo para tal.

    Por outro lado, há quem diga que postura suspeita também adotam outros ministros daquela corte.

    Se há corrupção, independentemente do ego do julgador, ela deve ser denunciada e punida, para o bem da população.

     

    1. Sai do armário…

      ” O colunista induz o leitor a levantar suspeita sobre a honesta e isenta postura que um magistrado deve ter durante um julgamento… “

      Deixa de onda… Todo mundo informado e que não é ingênuo sabe que o Gilmar Mendes é um direitista da gema, tem aversão pessoal a Lula e ao PT e faz OPOSIÇÃO ao partido dentro do Supremo. Aliás, deve ser o seu caso também, provavelmente. Sai do armário, meu caro. 

  64. Esse caso da Petrobras é

    Esse caso da Petrobras é apenas a ponta do iceberg da corrupção generalizada no Brasil em todos os níveis.  Essa nova lei que permite o repasse obrigatório de verbas públicas direto aos municípios é outra arapuca. Isso significa que na esmagadora maioria dos municípios brasileiros, principalmente nos menores, os desvios de dinheiro para prefeitos, vereadores e deputados vai ser uma festa. Nesses municípios a maioria deles pobres, os mais carentes não veem a cor desse dinheiro. Vejam a sede com que nobres deputados aprovaram rapidinho o projeto.

  65. É só Dilma reconduzir o ministro Henrique Neves

    MP recorre da escolha de Gilmar Mendes como relator das …

    oglobo.globo.com/…/mp-recorre-da-escolha-de-gilmar-mendes-como-re…

    Regimento Interno – Resolução nº 4.510

    Art. 16. A distribuição será feita entre todos os ministros.

    § 5º Nos processos considerados de natureza urgente, estando ausente o ministro a quem couber a distribuição, o processo será encaminhado ao substituto, observada a ordem de antigüidade, para as providências que se fizerem necessárias, retornando ao ministro relator assim que cessar o motivo do encaminhamento. Ausentes os substitutos, considerada a classe, o processo será encaminhado ao integrante do Tribunal, titular, que se seguir ao ausente em antigüidade.

  66. golpe

    Cabeças legalistas do país. Infelezmente so temos duas a do lula e da dilma.

    Estão armando golpe? Quem? O zé dirceu e o lula? Contra a dilma?

    “sabe de nada, inocente”

  67. .

    Deixa incrédulo qualquer republicano ver um tribunal com membros nomeados pelo executivo, com anuência do legislativo, exercer tamanhas arbitrariedades como se tem visto, por e dispor ao belprazer, manipular, fazer acusações e até galhofas, desvirtuando o papel e a própria jusrisprudência do país, sem que os únicos responsáveis para contê-los façam qualquer ensaio sequer de indignação, dirá resistência.  Principalmente tratando-se de figuras esdrúxulas e reconhecidamente despreparadas e incapazes.

  68. Gilmar é c …analha.

    Gilmar é c …analha. Toffoli, além de canalha, é covarde e medíocre. E estão na mais alta corte brasileira.  República das Bananas é isso. Uma “elite de mierda”, onde empresários, banqueiros, imprensa, políticos e alta burocracia procuram saidas para depor uma presidente eleita pela maioria do povo brasileiro.

     Essa elite que deve ter muito dinheiro, em grande parte obtido por meios ilícitos e se não for dinheiro ilícito só são tão ricos porque moram num país extremamente injusto, pode frequentar Paris, Londres, Zurique e Nova Iorque (embora prefiram Miami mesmo).  Mas serão sempre apontados como oriundos de um país do terceiro mundo gerado por eles. Jamais serão o europeu ou o americano que sonham ser. É que status tem a ver também com o que as elites fazem em seus paises de origem.

     

     

  69. golpe

    Cabeças legalistas do país. Infelezmente só temos duas a do lula e da dilma.

    Estão armando golpe? Quem? O zé dirceu e o lula? Contra a dilma?

    “sabe de nada, inocente”

  70. Gilmar Mendes de novo…

    De fato colocar a análise das contas da campanha de Dilma nas mãos do  juiz pau – mandado do PSDB dentro do Supremo Tribunal Federal é muito estranho. Pode até não dar em nada, mas que acaba por levantar suspeitas, isso é fato. Não vamos esquecer que toda a alta cúpula do PSDB tem o celular de Gilmar Mendes na agenda. 

  71. golpe

    Cabeças legalistas do país. Infelezmente só temos duas a do lula e da dilma.

    Estão armando golpe? Quem? O zé dirceu e o lula? Contra a dilma?

    “sabe de nada, inocente”

  72. Qual?

    Qual senador da base vai ler esse post na tribuna do senado?

    Qual deputado da base vai ler isso na tribuna da câmara? Quem vai trabalhar?

    Os golpistas não temem uma guerra civil, fazem qualquer coisa para atingir os objetivos de seus patrões. Merecem ser os primeiros a ser imolados se a sua ambição desaguar nisso.

    Me preocupou mais do que o conteúdo do post o maciço comparecimento aqui de comentaristas do outro lado. Até a professora Pasquale deu pitaco sem graça….

    Sinal fresco de que há fumaça no ar.

    1. Explicação

      Os trollzinhos reaças apareceram aqui pq o post do Nassif  está na capa do portal IG.

      Quem passa o dia fazendo comentários em notícias de portal vc bem sabe quem é…

      Quando sair o destaque eles vão procurar outra notícia…

  73. Gilmar e PIG

    Por tudo  que o Gilmar Mendes fez nos últimos anos, sempre em sintonia com a Globo/ Veja/PSDB, só um tolo não vê que o Nassif está  absolutamente certo.

     

  74. Sobre novo golpe comentado por Luís Nassif

    Pela segunda vez leio a coluna de Nassif. Parece-me comprometido demais com o PT. Se apenas comentasse os fatos, tudo bem. Mas ao fazer apologias de novo golpe, prejudica, no meu entender, sua postura jorn alística. Dando crédito ao que diz, não teríamos “um novo golpe”, mas sim um CONTRAGOLPE ao que pretendem os petistas, que querem uma ditadura, a seus moldesNo dito “golpe de 64”, os m ilitares apenas responderam  à pretensa revolução comunista. Todos sabem que os países da América do Sul, si´mpáticos ao comunismo, esperam do Brasil, o maior de todos, uma liderança neste sentido. Olhando um pouco para trás, vê-se que Collor, eleito por uma maioria esmagadora do povo, foi derrubado pelo poderoso marketing petista, apoiado em uso/aquisição de UMA ELBA (camionetinha da Fiat). Quanto às demais acusações, nada ficou provado. Esclareço que Collor é insuportável. Sempre foi.Sua única atitude benéfica ao País foi a abertura das importações de automóveis, obrigando a indústria nacional a melhorar.Agora, imagine-se essa roubalheira desenfreada deste Govêrno naquela época. O que fariam os petistas?

    1. Logo se vê que você não lê o

      Logo se vê que você não lê o Nassif. Ele foi um dos poucos jornalistas honestos que foi contra o impeachment de Collor, pelo modo como foi conduzido pela mesma grande mídia que o colocou lá. Collor caiu porque seus apoiadores o abandonaram, não pelo “marketing petista”. Ele não tinha apoio político de fato.

    2.   Sua confusão mental é

        Sua confusão mental é tamanha que chega a dar dó.

        Primeiro, por acreditar nesse papo pra otários de que o PT quer uma ditadura. Isso é que nem o confisco da poupança, quem disse que os outros fariam foi quem fez (Collor), e aí está você prontinho pra ser engolido por outro confisco, dessa vez de sua liberdade democrática que vc usa pra falar abobrinha.

        Ah, e pare de reproduzir essa paspalhice de que houve CONTRAGOLPE em 1964. Era pra ter eleição em 1965, e os militares acabaram com isso por mais de 20 anos, pra tristeza até do golpista e corrupto Carlos Lacerda.

        Em segundo lugar, “marketing petista”? É sério isso? O PT só apanha, Collor foi eleito e derrubado pela Globo, e isso é obra do PT?

        Quantas ditaduras militares precisamos ter no Brasil para gente como você deixar de bancar os patos e perceberem o quanto são teleguiados por meia dúzia de bilionários? Impressionante…

  75. O golpe já está em curso

    Em 03/11/2014, eu dizia neste espaço, e parece que as coisas só avançaram. E pouco se fez para mudá-las. Vamos deixar o país fervilhar em caos. A burguesia prefere abrir a “caixa de Pandora”. Que venha o mal absoluto então!

    O golpe militar já está em curso03/11/2014 – 09:20

    O conjunto de ações políticas que vêm sendo colocadas em prática por diferentes setores inconformados com a vitória petista nas últimas eleições apontam claramente para uma tentativa de golpe, já em curso. Podem parecer engraçadas tais atitudes, mas elas revelam o desejo de determinados grupos de desestabilizar e enfraquecer o governo atual. Dentro dos partidos de esquerda já começa a ser articulado um diálogo para a formulação de um programa comum que tenha como ponto principal a defesa da democracia.

    O congresso que elegemos com o perfil conservador que o caracteriza capitulará provavelmente diante de qualquer aventura autoritária. Não faltam oportunistas interessados em abrir a caixa de Pandora e dispostos a apostar no caos desde que se beneficiem dos acontecimentos.

    A desqualificação da Política, dos políticos e da própria presidente da República vem sendo exercitada pela mídia corporativa, e a esta já podemos chamar de golpista diante dos últimos eventos. Qualificar a presidente eleita como, incompetente, intransigente, incapaz, e outros adjetivos semelhantes vêm se tornando uma prática cada vez mais comum. E isto não é à toa. Para tal, basta uma vista nos jornais que antecederam o golpe militar de 1964 e verificar como a mídia da época se referia ao então presidente. Este expediente de desmoralização cotidiana do poder estabelecido objetiva tornar a opinião pública maleável ao futuro golpe, em gestação. A transformação de figuras públicas como Lobão, Bolsonaro e outros, em lideranças inquestionãveis é outro movimento. Enfim, as peças estão sendo jogadas. O futuro dirá se saberemos responder à altura. A defesa da frágil e insuficiente democracia que temos é um dever daqueles que almejam um futuro mais digno e mais justo para o país.

     

  76. A situação mais grave nas

    A situação mais grave nas apurações das contas de campanha pelo TSE é a constatação de abuso do poder econômico, condição que pode gerar a não diplomação da candidatura vencedora.

    O abuso de poder econômico se configura quando ocorre doação de bens ou de vantagens a eleitores de forma que essa ação possa desequilibrar a disputa eleitoral e influenciar no resultado das eleições.

    Para o TSE , o abuso do poder econômico é a utilização, em benefício eleitoral de candidato, de recursos patrimoniais em excesso.

  77. Coragem e Caráter

    Este é o segundo artigo de muita coragem e caráter escrito neste blog. O primeiro foi a matéria da Veja que seria apresentada no Jornal Nacional. E agora este. Assim dá gosto saber o quanto o jornalismo e o jornalista tem valor  e ainda é necessário em nosso país e em toda parte do mundo. Parabéns. Meus parabéns pela coragem e o caráter.

    1. Pura verdade

      De fato, foi a partir da denúncia do Nassif e a posterior repercussão que houve nas redes sociais que a Globo recuou na matéria que iria ao ar à noite no Jornal Nacional fazendo a velha tabelinha com a VEJA. Jornalistas corajosos e independentes, mais o advento da internet, são um grande avanço a favor da democracia. O golpe militar de 64 jamais aconteceria num mundo moderno, com a internet e as redes sociais. E também não é coincidência que o PT só tenha chegado ao poder nesse novo século, após o advento da internet.

  78. Faz muito sentido…
    O Gilmar

    Faz muito sentido…

    O Gilmar É SABIDAMENTE ANTI-PT!

    O Toffoli vai ao Jô!

    O Merval faz referências jurídicas em seus comentários…

    Muito pertinente!

    È bom a DIlma ficar de olho vivo, pois seu ministro da justiça…

    1. Tomara que você esteja certo.

      Toffoli não é ministro da Dilma, é ministro do Brasil, e tem que cumprir suas obrigações, doa a quem doer, como diz Dilma.

  79. Se GM fosse juiz, não haveria

    Se GM fosse juiz, não haveria problema dele analisar as contas. Vi um comentário no tijolaço que as chances de os 2 processos terem sido “sorteados” para o gilmar é de  em 200 (já que são 7 juízes). Vai ter chance de sorteio assim lá no stf. E é claro que ele vai encontrar uma coisa qualquer para ligar à investigação na Petrobrás, que está em andamento. E Nassif não é míriam leitão, que vive a fazer “previsões”. Então, é preocupante mesmo. E vamos às ruas.

  80. Quando um resultado eleitoral

    Quando um resultado eleitoral é violentado no seu resultado cria-se o controle comum do povo mais avançado pela revolução.

    Desta vez o golpe pode começar no STF, quando o país parece cair em uma nova crise criada para aniquilar a democracia.

    Um movimento histórico só pode permanecer pacífico enquanto os que o detêm nesta altura – o poder da sociedade – não se lhe opuserem para usarem da violência. 

     

  81. Será que pensaram em tudo?

    Se não houver diplomação, não toma posse. Nem presidenta, nem vice.

    Novas eleições em 90 dias.

    E aí, é Lula lá!!  E com sangue nos olhos…

    Eles não vão querer dar esse tiro no pé. (ou vão?)

     

     

    1. politica

      voces acham que o lula vai entrar nesta fria,agora ele nao se candidata.so se nao entender nada de politica,porque se entrar perde

  82. Lewandowisk presidente do STF

    Lewandowisk presidente do STF o guardião da Constituição conspirando para um golpe? Pensei q ele fosse honrado. Me enganou direitinho. Será que sobra algum no STF?

      1. Você escreve um texto

        Você escreve um texto acusatório, sem nenhuma prova e ainda acusa a pessoa de leviana? Brincadeira, né? Leviano e irresponsável, como a maioria da imprensa brasileira, foi você.

      2. Nassif, menos né

        Dá prá ver que a colega quis dizer Tóffoli/TSE e por engano digitou Lewandowski/ STF, até mesmo em nenhum momento Lew é citado no texto, foi sim um lapso.

         

        1. As cabeças estão quentes!!!

          A colega Zanuja, nervosa, assim como estou, confundindo tudo. Ela quis se referir ao Tófoli. Nassif, sem perceber, imitando Aécio!  Por isso hoje nem dou palpite. Seria expulsa do Blog e certamente ganharia um processo do gilmar DANTAS !!!!

  83. “Já esta em curso” é uma confirmação?

    Nafis, você esta afirmando algo muito importante espero que tenhamos uma revolução e punição com cadeia e confisco de bens, seguramente melhoraríamos a economia ( credibilidade ) melhoraríamos a segurança ( impunidade ) é o que conta a história no mundo e temos países que tiveram guerra para melhorar a democracia e melhora na vida das pessoas, Povo Brasileiro vamos exigir vida melhor pois o dinheiro desviado é de cada um dos contribuintes e a corrupção não deixa melhorar a educação e saúde. Estou animado e que sirva para os próximos políticos que pisou na bola perdeu, de QUALQUER PARTIDO.

  84. “Já esta em curso” é uma confirmação?

    Nafis, você esta afirmando algo muito importante espero que tenhamos uma revolução e punição com cadeia e confisco de bens, seguramente melhoraríamos a economia ( credibilidade ) melhoraríamos a segurança ( impunidade ) é o que conta a história no mundo e temos países que tiveram guerra para melhorar a democracia e melhora na vida das pessoas, Povo Brasileiro vamos exigir vida melhor pois o dinheiro desviado é de cada um dos contribuintes e a corrupção não deixa melhorar a educação e saúde. Estou animado e que sirva para os próximos políticos que pisou na bola perdeu, de QUALQUER PARTIDO.

  85. Quando eu era criança,

    Quando eu era criança, costumava fazer uma brincadeira, que era repetir uma palavra qualquer – digamos, “pedrada” – assim:

    pedradapedradapedradapedradapedradapedradapedradapedradapedradapedra

    dapedradapedradapedradapedradapedradapedradapedradapedradapedradape

    dradapedradapedradapedradapedradapedradapedradapedradapedradapedradape

    até a palavra perder completamente o sentido.

    Parece que é o que está sendo feito agora com a palavra “golpe”. Está perdendo completamente o sentido.

    Ou ficando com sentidos cada vez mais inocentes. Afinal, quando um vigarista passa o conto do bilhete premiado, isso também é “golpe”. Quando um judoca derruba outro, também é “golpe”.

    E aí o que era para ser denúncia vira vazio.

    Alguém cita o PGR Janot como tendo dito que houve um “golpe” eleitoral com os vazamentos seletivos.

    Mas o PGR não usou a palavra.

    Mas “golpe eleitoral” no sentido de manobra escusa para ganhar votos não é golpe de Estado.

    Mas “golpe eleitoral” pode ser também qualquer manobra para ganhar votos, mesmo que lícita e perfeitamente honesta. Quantas vezes a judoca Marina Silva foi ao tatame, derrubada pelo desmascaramento das suas inanidades e ineptitudes?

    O que a Veja fez é inominável. Mas não foi um golpe de Estado.

    Não há golpe de Estado em andamento.

    Os militares estão quietos, que é como nós queremos que eles estejam. Que é como é bom para o país que eles estejam.

    O judiciário tem atribuições, entre elas a análise de contas de campanha.

    Reprovação de contas de campanha não é argumento para não diplomação dos eleitos. Muito menos para impeachment.

    A análise de contas de campanha não é monocrática. Tem um relator, e seria bom que não fosse o Ministro Gilmar Mendes. Mas ele tem um voto, como cada um dos outros ministros. E se não fosse relator, faria seu voto em separado, e diria as mesmas coisas que dirá como relator.

    É falso que se Gilmar Mendes concluir pela rejeição das contas da campanha de Dilma elas estarão rejeitadas. Depende do plenário.

    É falso que, mesmo que o plenário decida pela rejeição das contas da campanha, a presidente não poderá ser diplomada.

    É falso que a rejeição de contas de campanha abra “automaticamente” um processo de impeachment. Processos de impeachment só podem ser abertos pelo presidente da Câmara dos Deputados. Até 31 de dezembro este é Henrique Eduardo Alves, que não se reelegeu, e, na condição de “pato manco” não reúne condições políticas para abrir um processo dessa importância. Depois disso, haverá eleição – depois que os novos deputados tiverem tomado posse, e a sessão legislativa for aberta, o que ocorre somente em 2 de fevereiro. Que é dia de Iemanjá, de forma que também no terreno sobrenatural estamos protegidos.

    Um dos candidatos à presidência da Câmara é Eduardo Cunha, e não é impossível que este tente e até mesmo consiga levar o PMDB para a oposição. E dentro desse processo de afastamento do PMDB do governo, é possível que se disponha a fabricar um processo de impeachment contra a presidente. Mas ele não ganhou a Presidência da Câmara ainda, e não é absolutamente certo que ganhe. E, em ganhando a Presidência da Câmara, também não é certo que consiga afastar o PMDB do governo. Afastar o PMDB do governo, como é bem sabido, é uma operação nada simples, nada fácil, e raramente bem sucedida; até o PFL/DEMO é mais fácil de ser afastado do governo.

    Enfim, o quebra-cabeças é muito mais complexo e difícil do que o artigo dá a entender.

    Até por que um processo de impeachment é uma coisa, o impeachment é outra. É preciso reunir elementos de prova e condições políticas para conseguir o impeachment.

    E um processo de impeachment fracassado, logo no início de um governo popular, que efeitos tem? Alguém realmente considera uma boa ideia cutucar a onça com vara curta e depois ter de enfrentar um mandato inteiro reforçado pela rejeição do impeachment, somado com as manifestações populares que certamente acontecerão?

    O impeachment de Collor se deu com as ruas tomadas de bandeiras vermelhas, e com o presidente totalmente isolado, tendo perdido por completo o apoio no Congresso e o respeito do Judiciário. Não é isso que estamos vendo agora.

    Não é o momento de travar batalhas defensivas.

    É o inimigo que está com problemas. Se não a sua cabeça, o seu bolso acaba de ser amputado. É hora de atacar, e atacar sobretudo na direção sinalizada pelo próprio PGR: a conclusão óbvia do escândalo é uma reforma política, sobretudo uma reforma dos financiamentos de campanha, que liquide a promiscuidade entre público e privado, que erradique o uso eleitoral das licitações das compras públicas.

    Isso é bom para o Brasil, é bom para o povo brasileiro, é bom para as esquerdas, é bom para o governo, e é bom para o PT.

    Falar em golpe, em impeachment, em contas de campanha, em fraude eleitoral, isso é bom para o PSDB, que perdeu as eleições e busca um “terceiro turno” que não existe nem pode existir.

    1. Parabéns!!! De longe o melhor

      Parabéns!!! De longe o melhor comentário feito sobre o assunto.

      Essa história de “golpe” já encheu o saco. Tudo agora é “golpe”. A palavra realmente perde o sentido e esse tipo de massificação só interessa aos derrotados.

      Pessoas aqui com “medo” do Lobão, Merval, Eduardo Cunha, Gilmar Mendes, 2.500 “marcolas” marchando na Paulista….

      Que coisa ridícula.

      A mensa maioria do povo brasileiro REELEGEU a Dilma. A imensa maioria do povo brasieiro reelegeu o PT para o 4o. mandato consecutivo.

      O (des)governador Geraldo Alckmin tem um pedido de impeachmet protocolado na Assembleia estadual por deixar a população de São Paulo sem o direito básico de acesso a água.

      Grave isso não?

      Sabe o que vai acontecer?

      NADA.

      1. Concordo com vocês dois. Mas

        Concordo com vocês dois. Mas gosto desse espírito escoteiro do Nassif: sempre alerta! Concordemos ou não com suas opiniões, como jornalista de verdade tá sempre à postos para denunciar movimentos espúrios. Ainda que sejam deste naipe, que mais se parece com aquelas mutretinhas de coleguinhas de escola que acabaram de descobrir como fraudar os resultados da prova de Química de fim de semestre. Abraços

    2. Ufa! ainda bem ……  que

      Ufa! ainda bem ……  que bom! acho que hoje vou dormir direito. (rsrsrsrs).  Mas é sempre bom o Nassif tentar antecipar as jogadas daqueles que não ganham no voto e querem dar o golpe …. de estado.

    3. Ufa! ainda bem ……  que

      Ufa! ainda bem ……  que bom! acho que hoje vou dormir direito. (rsrsrsrs).  Mas é sempre bom o Nassif tentar antecipar as jogadas daqueles que não ganham no voto e querem dar o golpe …. de estado.

    4. É complicada a negação da

      É complicada a negação da realidade do seu comentário (não sei se oriundo do desejo e da opinião se fundirem em uma conplicada mistura que você alcunhe de “fato”).

      Gilmar Mendes já arranjou uma crise institucional com ele e mais uma pessoa, o ilibado Demóstenes Torres. Agora, tem a faca e o queijo na mão.

      Isto me lembra a história precendente a segunda guerra mundial, quando a direita francesa dizia reiteradamente que Hitler não representava risco algum. Quando viram, ele já havia tomado a França sem absolutamente nenhum esforço.

      Há um golpe sendo armado – que pode, ou não, ser bem sucedido.
      Só não vê quem não quer.

    5. Assino embaixo do teu

      Assino embaixo do teu comentário. Uma luz nessas “trevas” que envolvem o tema. 

      Por falar em trevas, de onde saíram essa cambada de comentaristas neófitos, cada qual o mais desatinado? Se abstraídos do contexto do portal, poder-se-ia muito bem imaginar que seriam “discípulos” do Tio rei.

       

    6. Não adianta explicar…

      Perfeita análise, mas não adianta explicar didaticamente pois o Nassif não quer saber. Inclusive elevou a post um comentário alimentando esta teoria maluca de conspiração e não colocou no ar nenhum dos poucos comentários de bom senso que dizem “calma, Nassif, não é por aí…”.

      Pior é que ele queima o filme assim, ainda mais com os leitores do portal IG, de onde ele poderia conseguir atrair uma nova audiência, novos leitores-pensadores… Mas só conseguiu alimentar o “terceiro turno” e os trolls.

  86. Seria um passo gigantesco

    Seria um passo gigantesco para personagens tão diminutos, mas que a vontade da oposição dar um golpe é descarada só não ver quem não quer, sp andou para tras e deixou um suplicy, com todo os defeitos muito melhor do que os tres senadores que temos e elegeu um que participou de uma passeata pedindo a volta da ditadura, Bolsonaro já provou, eles falam em democracia mas gostam mesmo é de uma ditadura.

  87.  Não entendi esse post.

     

    Não entendi esse post. Afinal qual a razão dele?

    Um exagero total na minha opinião.

    Não há clima algum para impeachment. Nem mesmo para a questão da diplomação. Talvez só para a turma do Lobão e da Veja, que nem precisa de motivos.

    O Sistema jurídico do pais é muito maior do que Gilmar e Toffoli para dar contnuidade a qualquer irregularidade tentada pelos dois.

    Se as contas da Dilma estiverem com problemas, imagina a dos adversários derrotados como Aécio e Marina…

    Houve até um avião fantasma voando sem dono por aí e ninguém nem deu bola para isso. E as empreiteiras abasteceram as contas de todos os partidos (como sempre, aliás).

    O impeachment, se houvesse, teria que ser para todo o sistema político do país. Aí até faria algum sentido…

    Se Dilma saísse. todos os outros políticos do país também teriam que abandonar seus cargos. A começar dos vereadores.

    Se Gilmar e Toffoli ousassem fazer isso, botariam fogo no país inteiro e as consequencias poderiam ser devastadores e trágicas.

    Os impinchados poderiam ser eles.

    Brasil não é Paraguai. Gilmar Mendes é.

     

    1. Amigo, a ingenuidade é uma

      Amigo, a ingenuidade é uma virtude ou defeito que não podemos nos dar ao luxo de desfrutar, a elite medieval brasileira carrega um golpismo atávico no currículo, é só aparecer a oportunidade que tentarão um golpe porque no voto talvez eles nunca mais voltem ao poder.

  88. ANOS 80/90

    Seria um retrocesso as décadas de 80 e 90 quando haviam os maiores abssurdos, quando as desinformaçoes eram plenas no Brasil  e gente que tinha dinheiro como tambem politicos nao eram presos e sequer investigados, fica dificil de acreditar que nos tempos de hoje, com as redes sociais, como tambem nao existe mais somente a rede globo, entre tantos outros meios de informações.

  89. Não creio. O mais provável é

    Não creio. O mais provável é que por debaixo dos panos estejam planejando um abafa geral para impedir que tucanos graúdos sejam presos durante o segundo mandato de Dilma.

    1. Se para o Brasil ir adiante

      Se para o Brasil ir adiante for necessário que a classe política e as leis devam recomeçar do zero, pois todos estão corrompidos, que assim seja. O que não pode é um país com todas as características e condições de país de primeiro mundo estar sempre na rabeira nas listas de desenvolvimento…..Precisamos de leis curtas e grossas e administradores curtos e grossos, que não fiquem “costurando politicamente(o couro do povo)”…..

  90. Medo de que?

    O PT e seus aficcionados estão com medo de que? Se já estão temendo que a análise das contas da campanha da Dilma seja realizada por algum ministro que não seja leal ao PT, é porque deve ter alguma sujeita mesmo. A opinião do colunista é quase uma confissão. Se há lisura nas contas da Dilma, sossega! E se tiver sujeira, e qualquer brasileiro com um mínimo de inteligência e politização, nesta altura do campeonato já suspita que sim, a punição seria golpe? Golpe seria as contas estarem irregulares e um “um minstro petista” dizer que estão em ordem. Menos Nassif, menos.

    1. Medo da manipulação

      Paulo,

      Creio que o receio do Nassif não é com a correção na aplicação de recursos e prestação de contas da campanha, mas sim, com o juízo que se vai emitir sobre tal prestação, ainda que esteja sem problemas.

      Como não existe “golpe legítimo”, inventa-se um problema que o “legitime”.

      Simples assim!

    2. Medo da manipulação

      Paulo,

      Creio que o receio do Nassif não é com a correção na aplicação de recursos e prestação de contas da campanha, mas sim, com o juízo que se vai emitir sobre tal prestação, ainda que esteja sem problemas.

      Como não existe “golpe legítimo”, inventa-se um problema que o “legitime”.

      Simples assim!

    3. “Se já estão temendo que a

      “Se já estão temendo que a análise das contas da campanha da Dilma seja realizada por algum ministro”:

      Ler antes de comentar.

  91. EM NOME DO BOM SENSO

    Podem até, de certa forma, quererem melar a reeleição de Dilma Rousseff, mas o bom senso prevalecerá, em nome da PAZ, em nome da Democracia, a fim de evitar UMA GUERRA CIVIL SEM PRECENDENTE NO BRASIL! 

    1. Em nome do Bom Senso

      Também acho que o bom senso deve prevalecer  mas tem que apurar se o dinheiro veio de forma ilicita.

      Quanto a guerra  acho  exagerio ..

    2. Não vai haver guerra civil, o

      Não vai haver guerra civil, o povo brasileiro já demonstrou ser “anormalmente pacífico” (como disse certo embaixador inglês: http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/03/saiba-como-o-reino-unido-interpretou-ditadura-brasil/) e, até onde eu saiba (fontes não confirmadas), os militares não estão mais interessados em interferir no governo do país, até porque o sistema funciona até melhor sem isso e nem há mais financiamento estrangeiro para a latinoamérica.

  92. .

    Não se trata de impeachment, mas sim de aprovação ou não das contas de campanha. 

     

    E mesmo após a diplomação, quem decide se leva adiante ou se arquiva um pedido de impeachment é o presidente da Câmara dos Deputados. Tendo um aliado na presidência da Câmara, a oposição pode protocolar sete milhões de pedidos de impeachment que não irá acontecer absolutamente nada. 

     

    Quantos às contas de campanha, também tem as do Aécio e os financiadores são basicamente os mesmos. 

    1. Resposta sóbria

      Prezado Diogo Costa,

       

      plenamente de acordo, descontados os “imprevistos” da manipulação de expediente na esfera judicial, o procedimento apontado por você é este mesmo. 

      Para bom entendedor, o alarmismo do post – logo corrigido de “do impeachment” para “sem impeachmetn”- deve ser lido como projétil dissuasivo do mais alto escalão.

       

  93. Basta de cabo Anselmo e Joaquim Silvério

    Vergonhosa a atuação de alguns dos representantes do poder judiciário.  Imagino os rios de verdinhas que podem estar correndo em contas de paraísos fiscais. Tem muito interesse em jogo. Somente a revogação da Lei de Partilha para os campos de petróleo do Pré-Sal, retornando ao modelo de Concessão, renderia centenas de bilhões de dólares às petrolíferas internacionais, fortuna essa que com o modelo de partilha de produção ficará para o estado brasileiro. Não nos esqueçamos que essa mudança estava no programa do candidato tucano derrotado.

  94. Basta de cabo Anselmo e Joaquim Silvério

    Vergonhosa a atuação de alguns dos representantes do poder judiciário.  Imagino os rios de verdinhas que podem estar correndo em contas de paraísos fiscais. Tem muito interesse em jogo. Somente a revogação da Lei de Partilha para os campos de petróleo do Pré-Sal, retornando ao modelo de Concessão, renderia centenas de bilhões de dólares às petrolíferas internacionais, fortuna essa que com o modelo de partilha de produção ficará para o estado brasileiro. Não nos esqueçamos que essa mudança estava no programa do candidato tucano derrotado.

  95. Golpismo

    É claro que as empreiteiras apoiam o PT e seus aliados pelo caráter desenvolvimentista do governo. Apoiar o PSDB, que não fez uma obra em 8 anos de governo, quando as empreiteiras ganharam o mundo para sobreviver, é que não tem cabimento.

    Se as doações forem feitas dentro da lei não tem nenhum problema. No EUA as indústrias de armas financiam quem?

    Daí ao Gilmar prender o processo e assacar qualquer justificativa para impedir a diplomação vai uma grande distância.

    A sociedade tem que se mobilizar e despachar este raivoso Ministro para a sua insignificância.

     

  96. Traíra

    Só é traidor quem já foi parceiro , não é mesmo , e na época do julgamento do “mensalão” não li por aqui nada que desqualificasse ele, e agora é traidor? Como já dizia o “velho deitado” : ” Amigo meu não tem defeito , inimigo meu se não tiver, eu ponho!”. 

  97. A elite tupiniquim rumina seus golpes por décadas

    A elite tupiniquim rumina seus golpes por décadas, não tem pressa embora pense nisso durante as 24 horas do dia, foi assim que teve a capacidade de suspender um golpe contra Getúlio Vargas para tirá-lo da cartola em 1964, contra governo de inspiração trabalhista é sempre a mesma ladainha golpista. 

    Continua….

    http://lexometro.blogspot.com.br

  98. O verdadeiro Brasil sendo desvendado

    É notório e verdadeiro que partidos políticos se aproveitam das estatais deste pais para arrecadar dinheiro para campanhas sujas como a que acabamos de ver, caso seja provado uso de recursos da Petrobras é logico e certo que não pode diplomar quem se beneficiou, temos que deixar de sermos demagogos e agirmos com firmeza, para colocarmos estes corruptos e corruptores na cadeia, QUER OUTRO ESCÂNDALO INVESTIGUEM A CONSTRUÇÃO DA FERROVIA NORTE SUL , O ROMBO DE DESVIO DEVE CHEGAR PERTO DO DA PETROBRAS.

  99. O verdadeiro Brasil sendo desvendado

    É notório e verdadeiro que partidos políticos se aproveitam das estatais deste pais para arrecadar dinheiro para campanhas sujas como a que acabamos de ver, caso seja provado uso de recursos da Petrobras é logico e certo que não pode diplomar quem se beneficiou, temos que deixar de sermos demagogos e agirmos com firmeza, para colocarmos estes corruptos e corruptores na cadeia, QUER OUTRO ESCÂNDALO INVESTIGUEM A CONSTRUÇÃO DA FERROVIA NORTE SUL , O ROMBO DE DESVIO DEVE CHEGAR PERTO DO DA PETROBRAS.

  100. O verdadeiro Brasil sendo desvendado

    É notório e verdadeiro que partidos políticos se aproveitam das estatais deste pais para arrecadar dinheiro para campanhas sujas como a que acabamos de ver, caso seja provado uso de recursos da Petrobras é logico e certo que não pode diplomar quem se beneficiou, temos que deixar de sermos demagogos e agirmos com firmeza, para colocarmos estes corruptos e corruptores na cadeia, QUER OUTRO ESCÂNDALO INVESTIGUEM A CONSTRUÇÃO DA FERROVIA NORTE SUL , O ROMBO DE DESVIO DEVE CHEGAR PERTO DO DA PETROBRAS.

    1. Mas já tem um na frente, meu

      Mas já tem um na frente, meu senhor. É o Metrolão, desde o governo Mário Covas. O sr. não concorda que ele está em 1º lugar na fila? Assim como estava o Mensalão de MG. Afinal é o PSDB quem manda e desmanda  no país? Eu votei no PT e ele venceu.

  101. Acho impressionante a queda de qualidade média

    dos comentários desde a aparição de leitores de veja e afins, uns meses antes desta eleição.

    Em 2010, houve o mesmo fenômeno, mas eles foram embora depois do resultado do 2º turno.

    Agora decidiram ficar.

    E quem acha veja e afins, como a gazeta de higienopolis, um lixo provinciano, tem que aguentar as grosserias.

    Uma pena.

    1. Está na 1a página do IG

      A chamada desse post do Nassif está na 1a página do portal IG, por isso tem muita gente comentando que não é assídua do blog. E é bom que seja assim, quanto mais o blog do Nassif tiver visibilidade, melhor…

    2. Acredito que Isto tudo faz

      Acredito que Isto tudo faz parte do golpe, sr. Lionel, não deixar as “bases” se perderem, se dispersarem. A oposição pensa em tudo isto, só não pensa em estudar  projetos p/ o Brasil e  vencer eleições dignamente.

  102. O que é democracia afinal ?

    Mas o que é Democracia afinal ?

    É só votar e pronto ? Que se lasquem as instituições e todo o resto ? Está tudo tão aparelhado, inclusive mídias e blogs chapa branca “patrocinados” que até estranham quando por aqui sai uma matéria dessa.

    Claro que é focada e direcionada para criar a lenda e medo de GOLPE. Que coisa covarde !

    Pedir revisão e auditagem dos votos é golpe e anti-democrático. Investigar e impugnar chapa por abuso econômico ou doação fraudulenta é golpe ? Incrível como uma Elbinha já expurgou o Marajás dsa Alagoas.

    Agora, como é divertido ler os MAVs e iludidos de plantão. Frase do século: “… legalistas só Lula e Dilma …”

    Rumo ao socialismo Venezuelano / Cubano, e tudo legalmente é claro …

    É como dizem, pra melhorar ainda tem que piorar muito !!! Deixem a bomba estourar nessa esquerdopatia, pois só assim o povim aprenderá um pouco do que já aconteceu com países sócio-comuno-democratas pela história do mundo e ainda acontece em republiquetas latinas. Estudem e aprendam !

    1. Resposta!!

      Golpe??

      Bem , está escrito que o governante em curso além de cumprir com suas promessas , deve fazê-lo dentro da legalidade.

      Pois bem, se há problemas com as contas de QUALQUER , REPITO QUALQUER GOVERNANTE que seja e não for aprovada , que se tome as medidas legais cabíveis , neste caso não diplomar quem quer que seja!!

      PERGUNTO, ONDE HÁ GOLPE OU CONLUIO NESTE PROCEDIMENTO???!!! NENHUM…..APENAS O CUMPRIMENTO DO QUE 

      DETERMINA A LEI!! MELHOR ASSIM QUE SER DEPOSTA NA OPERAÇÃO LAVA JATO!!

       

      Sds;

       

      Wagner E. Moreira

       

       

       

  103. posse eleitoral

    Quando da eleição de Tancredo Neves temiia-se um golpe impedindo a posse de Tancredo, eleito pelo congresso. O Livro Brasil Nunca Mais tras de maneira muito clara que uma contra revolução já estava armada caso a posse do presidentte eleito fosse impedida por um golpe. Os cinquenta e tres milhões de votos que elegeram a atual presidenta não serão jamais desrespeitados sem  que haja uma reação, cujo saldo não acredito seja do interesses de quem  quer que seja, ainda que a trama seja urdida por quem em princípio deveria zelar pela legalidade e pelos preceitos jurídicos vigentes no país.

  104. Parece que o Merval aposta

    Parece que o Merval aposta nisso também. Ele disse que não assume o Temer, pois a chapa toda é impugnada. Disse que se convocam novas eleições, que se dariam daqui a três meses.

    Fala sério, Nassif, voce acha que os brasilileiros, tanto os eleitores da Dilma como os do Aécio iriam normalmente lá na urna votar novamente, assim sem mais nem menos, como robôs? Sem questionar o que está acontecendo? E votar em quem? Quem seriam os candidatos? Aécio versus Lula? Mas Aécio fez campanha com doação das empreiteiras do lava-jato e suas contas podem ser igualmente impugnadas.

    Assim como o Serra e o Alkimin também. Lula versus FHC? Numa espécie de prova dos nove entre o PT e o PSDB? Nassif, não duvido que o Gilmar é capaz de tudo, só não vejo uma saída viável para que alguém, da direta, assuma e a vida continue. Como se fosse trocar o Fluminense pela Portuguesa, num tapetão puro e simples.

    Esse seu cenário paraliza o país. E a sociedade, contando com os empresários não presos na Lava-jato, só aceita uma situação radical assim, se houvesse um hecatombe econômico em andamento. Tipo desemprego em massa, hiperinflação descontrolada, saques e assim por diante. 

    O trio Gilmar/Tofolli/Merval mais a “liderança” nas ruas do Lobão tem condições de desencadear tal coisa? A direita não acha mais certo esperar 2018 em que o cansaço de material do PT estaria mais presente ainda? Eu sinceramente acho que os tucanos (não lunáticos) estão já se preparando para ganhar daqui a 4 anos, já que agora bateu na trave

  105. impeachment

    Quanto a diplomação de Presidente ,acho que deve se apurar se o dinheiro usado em campanha éra ilegal, se for aplica se a lei. Não vejo guerra e sim justiça.

  106. golpe Gilmar Mendes e Tofolli

    O ministro Gilmar Mendes é declaradamente PSDB deveria ser impedido para julgamento dessa magnitude. Está sempre declarando na mídia o seu posicionamento político partidário o que não deveria fazê-lo na condição de Ministro do STF.  Para avivar a memória, não que seja eu partidário da corrupção, mas acho que todos são iguais perante a lei, então pergunto: não sei no que ficou a denuncia que o Gilmar Mendes recebeu passagens e hospedagem para viajar para o exterior, ofertada gratuitamente por empresa que não me recordo qual, mas sei que tambem foi escandalizado pela mídia .

    1. Assim como o Lewandosky, o

      Assim como o Lewandosky, o fux  e o toffoli são declaradamente petistas e não deveriam ter julgado o mensalão. Entao pare de falar merda. O toffoli e sua esposa foram advogados do PT, assim como a mulher dele foi advogada de mensaleiro e ele não se declarou impedido, será entao que o Dirceu merecia mais uns 5 anos atrás das grades.

       

      Impressionante como as pessoas repetem merda publicada pela folha da Bahia ou jornais similares.

      1. O Fux petista foi a melhor

        O Fux petista foi a melhor parte….  Lewandowski não é petista, “virou petralha” como todo mundo que se indignou contra as barbaridades cometidas contra os réus na AP 470.  Dizer que todo mundo que não concordou com a forma do julgamento é petista é o mesmo que dizer que todo anti-petista é tucano. A tentativa de usar esse julgamento para dividir o país entre petistas e anti- petistas não funcionou muito bem para os anti-petistas que que agora se veem capitaneados pela pior facção direitista do país. E, olha que tava cheio de anti-petista se achando a esquerda da esquerda… Tão no maior silêncio fingindo que não estão vendo o que está acontecendo pq, ao mesmo tempo que querem o PT fora de qq jeito não podem apoiar o golpe… No fundo estão torcendo para que o golpe dê certo.

        Dirceu pode ficar 100 anos atrás das grades que o que ele semeou não morre, entende?

  107. Matéria sobre possível golpe TSE.

    Pelos comentários pouco se vê pessoas preocupadas com a conjuntura das relações entre os 3 Poderes.

    Que venha a cisão, sim, com transparência total. Há uma Comissão da Verdade desencavando anos e anos de práticas condenáveis. Por que não questioná-las tempestivamente? Se práticas condenáveis ainda fazem parte do cotidiano político desse país, não venha com meias-verdades, meio-golpe ou meias-intenções.  Que seja colocada a faca inteira entre os dentes e de uma vez por todas tenhamos um cenário real para discutir e reinventar esse país. Nos 3 poderes, podres ou não.

     

  108. Postagem tendenciosa e governista!

    “(…) Durante a campanha, já tomara decisões polêmicas, que indicavam uma mudança de posição suspeita. (…)

    Um Magistrado não deve adotar uma posição. IMparcialidade acima de tudo. Uma pena a postagem acima, pois verifico uma tendência governista e o posicionamento totalitário do PT!  As contas devem sim serem analisadas e aprovadas OU NÃO!!!!

    O que há de mal nisso!!!!!?????

    1. Nada de mal.
       
      Mas o post não

      Nada de mal.

       

      Mas o post não é sobre contas serem analisadas. Mas sobre fatos que mostram uma manipulação para dar um golpe político utilizando a análise das contas como pretexto.

  109. ELEITORES QUE ELEGERAM DIMA IRÃO ÀS RUAS

    Caso esse golpe de fato se configure, mais de 54 milhões de brasileiros que elegeram a Dilma irão às ruas. Esse golpe pode ser passível de investigação sobre os juízes em questão e sobre as motivações REAIS de suas ações.  O Brasil caminha a passos largos para uma GUERRA CIVIL! A soberania do judiciário só se aplica se ela for legítima. Uma boa estratégia do planalto pode fazer o tiro sair pela culatra contra esses traidores da pátria!

  110. Golpe

    Fico incrédulo que membros nomeados pelo Executivo com aval do Legislativo, fazer tamanha ARBITRARIEDADE. Digo mais caso isso ocorra, esses dois CRAPULA se preparam porque vem CHUMBO GROSSO e o mal que pode acontecer ao nosso Brasil, tudo isso por DINHEIRO. Não estão satisfeito com o que ja tem ?

  111. Se realmente houver golpe

    Se realmente houver golpe provocado por esses canalhas da Direita, podem apostar numa coisa: muita gente que nunca pegou em uma arma, pegará. E eu não fico muito distante disso.

    Num momento de grande raiva do ser humano, nos faz descascar o verniz civilizatório de um cada de nós.

    1. Isso sim é viagem…
      Não

      Isso sim é viagem…

      Não haveria mobilização popular! Em 12 anos não houve grande mobilização para as reformas e não será agora! O PT, infelizmente, não fomentou política na população e a vitória apertada na eleição é resultado direto disso: pouca política e nenhuma comunicação…

  112. TOFFOLI E GILMAR JÁ DERAM O

    TOFFOLI E GILMAR JÁ DERAM O MAIOR GOLPE ECONÔMICO DA HISTÓRIA, APENAS AINDA NÃO JULGADO NO STF, EM FAVOR DOS BANCOS.

     

    Para se conhecer melhor o hoje ministro Toffoli é preciso ter em conta o que ele foi quando advogado geral da União. Naquele momento há pelo menos um episódio icônico a comprovar tratar-se de ser perigoso à vida humana e, por conseguinte, à democracia e a tudo que diga respeito à REPÚBLICA.

     

    Era o ano de 2008, faltando poucos meses para acabar o prazo para que todos os poupadores do Brasil reclamassem na justiça a devolução do que os bancos lhes roubaram, por meio de expurgos inflacionários, quando das edições dos planos Bresser (junho de 1987) e Verão (janeiro de 1989). Toffoli, em ousadíssimo movimento, veio a público, via “jornal” Valor, o panfleto dos bancos e rentistas no Brasil que circula em bancas e chega a ser vendido, defender que o Governo Federal patrocinasse uma ADPF (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental) arguindo, no STF, a ausência de direito adquirido dos poupadores e, de consequência, se verem livres os bancos de pagarem a conta.

     

    Não se trata de defender a constitucionalidade dos planos, pois isto o STF já decidiu e os deu por constitucionais. O que tanto STJ quanto STF dizem há mais de duas décadas é que os bancos aplicaram as regras destes planos retroativamente, isto é, atingiram poupadores que não poderiam sofrer as novas regras, ferindo o direito adquirido, o que é INCONSTITUCIONAL. Há decisões, inclusive colegiadas amplas, do STF a este respeito, sempre dando ganho aos poupadores. Lula não aceitou esta ideia estapafúrdia e criminosa e, diz-se à boca pequena, Dilma esteve na linha de frente da reação negativa, em afronta direita a Toffoli.

     

    Restou então aos próprios banqueiros irem ao STF com exatamente esta ideia que Toffoli quis jogar no colo do Governo, e, por meio da CONSIF (Confederação do Sistema Financeiro), ingressaram com a medida que se tornou a ADPF 165. Isto se deu no início de 2009 e os planos eram de que o ministro Gilmar Mendes, também bastante heterodoxo quando o assunto diz respeito aos banqueiros, com os quais é umbilicalmente ligado (parentes seus trabalham para Sérgio Bermudes, um dos principais advogados da FEBRABAN e congêneres, além de bancos em suas demandas mais particulares), na condição de presidente que era, desse aos peticionantes a almejada liminar, paralisando todos os processos até se decidir a questão, sabendo que se buscaria, com todas as protelações possíveis, fazer quórum em favor da tese dos bancos e acabar com o direito adquirido dos poupadores, consagrado em jurisprudência que beira à unanimidade, inclusive no próprio STF.

     

    Ocorre que naquele momento Mendes vivia um de seus piores momentos públicos, razão pela qual estava fragilizado para uma empreitada desta magnitude, especialmente porque, também, houve grande alarde nos veículos de comunicação a este respeito, invocando especialmente sua suspeição, o que parece ter sido componente importante para freá-lo no intento seguramente previamente definido.

     

    A ADPF (ADPF 165) acabou sendo distribuída para o ministro LEWANDOWSKI que, amparado em pareceres econômicos e consultas diversas às organizações de defesa de consumidores e a outros especialistas, negou a liminar pleiteada, apesar das pressões indevidas e imorais do BC e de setores do Ministério da Fazenda, havendo quem afirme que do próprio Ministro Mantega, estas exercidas inclusive em reuniões com os ministros do STF com este intuito.

     

    Os pedidos de suspensão foram reiterados sem que tenham sido capazes de comover ou corromper Lewandowski. Diante deste quadro insólito na tentativa de GOLPEAR os poupadores no STF, os bancos articularam, ardilosamente, outra saída, com os mesmos efeitos pretendidos pela ADPF, qual seja, a suspensão de todos os processos e redebater a questão no STF, o mesmo que já considerou ilegal a retroação das medidas, tanto nas discussões afetas aos poupadores quanto aos saldos do FGTS (esta decisão, icônica, é de conhecimento de todos e foi travada no pleno do STF, com vitória dos trabalhadores para o reconhecimento dos IPCs como índices a corrigirem os sados do FGTS).

     

    Então a saída encontrada pelos bancos foi fazer com que seus advogados no STF, GILMAR MENDES e DIAS TOFFOLI (não estão sós nesta empreitada, destacando-se como guardião da banca o também ministro FUX) emprestassem a chamada REPERCUSSÃO GERAL a recursos isolados e, com isto, fossem determinadas as suspensões dos processos, bem como fossem submetidos a novo debate no STF os méritos dos planos econômicos. Isto se deu por meio das afetações para julgamento nos termos da chamada REPERCUSSÃO GERAL DOS RE 591.797 e RE 626.307, estes na relatoria de DIAS TOFFOLI, e do AI 722.834, este relatado por GILMAR MENDES.

     

    Isto tudo se deu em AGOSTO DE 2010, ou seja, há mais de 4 anos, sem que até agora se tenha julgado o mérito destes planos. É importante destacar que estas afetações no STF se deram poucas horas após a derrota dos bancos no STJ, quando dos julgamentos de dois recursos, lá também afetados para julgamento como REPETITIVOS. Estamos falando dos REsp 1.107.201/DF e REsp 1.147.595/RS, julgados na 2ª. Seção do STJ, julgamento no qual os poupadores ganharam na maior parte de seus pleitos. Como a discussão era entendida como infraconstitucional, estaria resolvida a questão com o julgamento no STJ, impedindo, até mesmo, as subidas dos recursos dos bancos que tratassem da mesma questão quanto ao mérito propriamente dito. E, lógico, não se travaria a discussão no STF, que só trata de matérias constitucionais e desde que a afronta à CF seja direta.

     

             Eis então que, dois dias após este julgamento no STJ os ministros TOFFOLI e MENDES afetam os três recursos ao STF, patrocinados por bancos contra poupadores, emprestam-lhes REPERCUSSÃO GERAL e dão o GRANDE GOLPE, antes tentado com a ADPF, porém abortado pelo Ministro LEWANDOWSKI.

     

             As pressões pelo julgamento dos recursos foram grandes, notadamente de parte dos poupadores e de suas organizações, já que todas as partes implicadas já se pronunciaram, seja por meio dos pareceres do Ministério Público Federal, favoráveis aos poupadores, sejam de parte de outras mais, dentre elas as do BC e da Advocacia Geral da União, pronunciamentos criminosamente favoráveis aos bancos, e, por fim, porque até mesmo já se deram as sustentações orais dos advogados das partes.

     

             Infelizmente, porém, o Ministro Joaquim Barbosa, que se fazia parecer favorável aos poupadores, cedeu a todas as pressões feitas pelos bancos e pela “área econômica” do Governo e retirou da pauta de julgamento os referidos recursos em todas as ocasiões em que os mesmos foram pautados. A pressão é tamanha que até mesmo a PGR alterou seu parecer econômico, tornando-o criminosamente próximo da tese dos bancos para os lucros aferidos pelos banqueiros com estes expurgos, já que este dinheiro ficou no sistema bancário e sendo trabalhado em todas as modalidades de operações financeiras possíveis.

     

             São incontáveis os pareceres dando conta de que os bancos lucraram com este dinheiro até pelo menos 7 vezes o valor que terão que devolver. E isto se todos os poupadores houverem requerido judicialmente seus direitos, o que, sabe-se, não é o caso, já que apenas parte dos poupadores reclamou em juízo por estas diferenças.

     

             Então temos que estes dois ministros, Mendes e Toffoli, já patrocinam, sem que se tenha dado a devida importância, aquele que talvez seja o MAIOR GOLPE, em termos econômicos, da HISTÓRIA DA REPÚBLICA.

     

             Alguém dará a devida importância a isto? Ou seguiremos, conservadores (a Veja, O Globo, FSP, Valor, Estadão, dentre outros grandes veículos de comunicação que fizeram terror econômico para beneficiar a tese dos bancos, com o que retiraram de pauta todas as vezes em que os recursos foram pautados para julgamento, bem como deram argumentos com vistas à virada do jogo no STF) e progressistas (Carta Capital, Carta Maior, Fórum, Caros Amigos, Conversa Afiada, Vi o Mundo, Nassif etc, que até o momento não “enxergaram” este golpe econômico em pobres poupadores) ALIADOS nesta questão pelo silêncio obsequioso? Aí está uma boa pergunta para se saber se somos capazes de enxergar o inimigo onde de fato importa ou se só queremos a luta nos palcos nos quais podemos nos igualar.

  113. Golpe – a ducentésima tentativa.

    A questão é que esse post levanta uma possibilidade real e verdadeira. Tem a base sólida de todos os outros golpes que já foram tentados anteriormente, desde antes do “mensalão”. E os atores/canastrões são sempre os mesmos. Não há porque duvidar da capacidade e da tenacidade dessa gente. Como alguém já comentou aqui, esse texto deveria estar sendo lido em todas as casas legislativas do país. Em todos os estados e municípios. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. 

      

  114. Eles estão brincando com

    Eles estão brincando com fogo…somos mais de 40 milhões….os coitados estão achando que o Brasil é o Paraguai……que depois é só festejar o golpe no palácio bebericando uisque ou campagne….não entendem o quanto a vida deles é boa e que podem perder tudo…..porque dar golpe não é uma brincadeira….pode levar à convulsão social….e aí só Deus sabe….é inacreditável que não tenham se dado conta que estamos em outros tempos….em 64 todo mundo era praticamente analfabeto político….hoje….bem, hoje se tentarem esse desatino… o pau vai comer!

  115. É impressionante a trajetoria

    É impressionante a trajetoria desse ministro toffoli: De aliado do PT para linha auxiliar de gilmar mendes. Ninguem merece tanta trairagem…

    Assim fica dificil para o pt governar, se coloca ministro dito independente (tipo fux) depois vem traição, se colocar aliado de dentro do proprio partido, vem a facada pelas costas…

    O que me impressiona mais ainda é que na direita isso quase nunca acontece…vide gilmar…defende com unhas e dentes quem o colocou lá…

    O pior de todos os homens é o traidor…não merece nenhum tipo de perdão ou clemência…

    1. O Toffoli deseja entrar para

      O Toffoli deseja entrar para o clube da casa grande com seu alinhamento a Gilmar Mendes. Ontém foi a sua estréia no Jô Soares.

    2. O QUE NÃO FALTA É DINEHIRO AO

      O QUE NÃO FALTA É DINEHIRO AO PSDB, DINHEIRO ESSE DA PRIVATARIA TUCANA PARA COMPRAR QUEM FOR VENAL, NÃO IMPORTA O VALOR, MINISTRO TAMBÉM SE VENDE, UMA LÁSTIMA. 

      O POVO IRÁ AS RUAS DIZER NÃO A ESTA TENTATIVA DE GOLPE PERPETRADO PELA MÍDIA GOLPISTA BOLIVARIANA E O PSDB

    3. O Sr. esquece que o dever de

      O Sr. esquece que o dever de um ministro do STF é para com a lei, e não para com o partido que o nomeou.

      Ele não está lá para tomar decisões favoráveis aos “cumpanhero” porque deve sua indicação a eles, por gratidão.

      Trairagem seria se ele favorecesse o PT em detrimento da preservação do Estado de Direito.

      O problema é que para alguns petistas, decisão boa do STF, da imprensa ou de quem quer que seja é só a que favorece o partido. As que são contrárias são sempre golpe, traição, perseguição…

      O pior é o homem que julga o outro traidor porque ele não agiu conforme era esperado, e sim pelo compromisso com o certo.

      1. Clareando melhor a sua ideia.

        Clareando melhor a sua ideia. E o que vc diz do gilmar mendes com relação a quem o nomeou: defende com unhas e dentes. Nunca julgou contra quem o nomeou…pelo menos não é um traíra…

        Ele(gilmar) sempre cumpre a lei, desde que seja contra os inimigos politicos. Agora, com os amigos, as bençãos da lei…

         

        1. Por isso mesmo, Gilmar Mendes

          Por isso mesmo, Gilmar Mendes entrará para a história como um ministro medíocre. Na melhor das hipóteses.

          O judiciário não funciona na mesma lógica dos partidos políticos. Ainda bem.

          Os juízes não buscam ser coerentes com linhas políticas, buscam ser coerentes com suas posições anteriores; não pertencem a partidos políticos, pertencem a correntes jurídicas. Evidentemente, sendo seres humanos, falham nisso também. Mas a lógica é essa; não se espera que um ministro indicado por Fernando Henrique seja um tucano na corte, ou que um ministro indicado por Dilma seja um petista de toga. Espera-se deles coerência com seus julgamentos anteriores; se eram garantistas antes do Supremo, espera-se que continuem sendo garantistas no STF – independente de os réus serem tucanos, petistas, marinistas, apartidários, etc.

          Tentar enquadrar juízes na lógica partidária é recusar-se, liminarmente, a entender como eles “funcionam”. Daí as bobagens sobre “lealdade” e “traição”, que só podem desembocar em desorientação completa, com juízes sendo aclamados como heróis da resistência hoje para serem achincalhados como covardes traidores invertebrados amanhã – e de volta a baluartes da pátria e da moral depois de amanhã.

  116. sim, foi isso que nsaciff disse:

    sim, foi isso que nsaciff disse: o tofoli é hoje o Jbarbosa de amanhã! mesmo que a Dilma reconduza o ministro no posto, a atitude de tofoli neste caso, durente a eleição e agora no jô, querendo manchete, está muito parecido.

  117. INACREDITÁVEL

    Quero me manifestar de forma expressa que acredito na integridade de todos os Ministros do TSE, mormente o Min. Gilmar Mendes e Dias Toffoli. É uma forma cruel e desonesta explicitar que os mesmo estão em conluio para atingir o âmago da democracia como insinua o articulista, porquanto quero esposar que votei na Dilma e tenho a certeza absoluta que os indigitados Ministros são defensores fiéis do Estado de Direito em que vivemos. A Dilma ganhou com pouca vantagem, sim; mas foi a população brasileira com mais de 54 milões de votos que a elegeram, portanto parem de querer tergiversar e querer incutir um suposto impeachment da presidente eleita no povo brasileiro, nemhum Ministro pensou nisso e nem vai querer a volta da ditadura. A eleição acabou, o que temos a fazer agora é unirmos em prol de um Brasil mais justo e igualitário. Com tanta aberração acontecendo no País (corrupção na Petrobrás, Auxílio-Moradia para quem não precisa, etc…) e vamos discutir algo que sequer passa na mente dos nossos eminentes Ministros, tudo fofoca criada pela imprensa. O tempo é senhor da razão. Vamos aguardar. 

  118. Nassif, com todo respeito,

    Nassif, com todo respeito, falar em GOLPE, a maior irresponsabilidade, uma vez que gastar mais que arrecada, não cumprir o diz a Lei, é crime, e um golpe na população. Como não foi divulgado antes da eleição, não deixa diplomar. Ponto final, não tem golpe, tem lei, que é o que vale num estado democrático de DIREITO.

  119. Só depende da própria Dilma Rousseff

    A Presidenta Dilma Rousseff viajou para a Austrália no dia 10 de novembro. O mandato do ministro Henrique Neves terminou em 13 de novembro. Só depende da própria Presidenta reconduzir o ministro Henrique Neves para o seu segundo e último mandato como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral. É o que espera o próprio Tóffoli:

     

    Termina primeiro biênio do ministro Henrique Neves no TSE

     

    Assista ao vídeo do anúncio na sessão.

    ”O ministro Henrique Neves participou, nesta quinta-feira (13), de sua última sessão plenária referente ao encerramento do primeiro biênio como ministro efetivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os ministros do TSE podem ser reconduzidos uma única vez para o mesmo cargo na Corte, seja na qualidade de ministro titular ou substituto. 

    O presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, informou que o nome do ministro Henrique Neves consta de lista tríplice, juntamente com os dos ministros substitutos da Corte Admar Gonzaga e Tarcisio Vieira de Carvalho. A relação foi encaminhada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a presidente Dilma Rousseff para que ela escolha um dos indicados, pela classe dos advogados, para compor a Corte Eleitoral como ministro titular para um mandato de dois anos.

    “Nossa expectativa, ministro Henrique Neves, é que se mantenha a tradição de dar recondução [para um segundo biênio no TSE]. De qualquer sorte, aguardamos o ato, decisão soberana da presidente da República, na forma da Constituição”, disse o presidente do TSE. 

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é composto por, no mínimo, sete ministros titulares. Três ministros efetivos são provenientes do STF, dois são do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são oriundos da advocacia.

    Em nome do Plenário, o ministro Dias Toffoli agradeceu pelos dois biênios (2008 a 2012) em que o ministro Henrique Neves foi integrante substituto na Corte e também pelo período no qual foi ministro efetivo (2012 a 2014).

    “Temos a expectativa que o vosso nome será novamente referendado pela presidente Dilma Rousseff. Então não é, a meu ver, uma cerimônia de despedida. Mas fica o registro do término do primeiro biênio de Vossa Excelência”, completou o ministro.”

    EM/JP

     

    http://www.tse.jus.br/noticias-tse/2014/Novembro/termina-primeiro-bienio-do-ministro-henrique-neves-no-tse

     

    1. E por que Tofolli

      E por que Tofolli redistribuiu o processo antes da Presidenta retornar ao país e ter a oportunidade de reconduzir o Ministro Neves ?

      E por que o processo foi redistribuído para Gilmar Mendes, inimigo declarado do PT, de forma claramente dirigida ?

      E por que a redistribuição para Gilmar Mendes que, de acordo com o MPE, não poderia ser a ele redistribuído ?

      E por que Gilmar Mendes, conhecedor das regras de redistribuição, não se declarou impedido e se apressou a dar sequência ao processo assim que soube da contestação por parte do MPE ?

  120. Se há ilegalidades na ação do Ministro, ela não se consumará

    Não vejo de onde podem estar vindo as preocupações já que qualquer ilegalidade na ação do Ministro será obviamente contestada e anulada pela justiça. Se não houver ilegalidade, que cumpra-se a lei.

    1. “Não vejo de onde podem estar
      “Não vejo de onde podem estar vindo as preocupações já que qualquer ilegalidade na ação do Ministro será obviamente contestada e anulada pela justiça”
      Você com certeza não assistiu o julgamento da AP-470, né? Aquilo foi um amontoado de ilegalidades por todas as partes e não deu em nada. Quase todos condenados e presos de forma espetaculosa, sem direito de defesa, sem provas…

  121. Brilhante o texto do Nassif,

    Brilhante o texto do Nassif, como sempre. A boa leitura da mídia oposicionista bem como dos blogs não deixa nenhuma dúvida a respeito do que pretendem. Quando o principal articulista do O Globo escreve de forma aberta e sem subterfúgios pedindo o impeachment da Presidenta e dando o roteiro, só não se conscientiza quem não quer do que está por acontecer. E irá acontecer assim mesmo, dentro de uma pretensa normalidade e com justificativa jurídica, com todos nós assistindo esta patranha golpista estupefatos, achando que para derrubar presidente hoje precisa de tanques, tiros e fechamento de shoppings e supermercados.

  122. Que golpe?

    A trama desenhada pelo ilustre jornalista teria sido muito boa, caso não tivesse esquecido que, aqui também, a figura de um mordomo é sempre importante na elucidação de um “crime”.
    Ora, imaginem que depois de todos os arranjos maquiavélicos citados no texto a Sra. Presidenta apresente suas contas em perfeito estado e sem mácula, como se exige num estado democrático de direito. De que teria adiantado toda a trama para incriminar o mordomo.
    – Ah, mas, por aqui, as coisas não são bem assim!
    – Aqui, Todos fazem caixa dois, nesse caso específico, caixa um.
    Então, e de novo, como se exige num estado democrático de direito, os crimes, até mesmo eleitorais, devem ser punidos com todo rigor na forma da Lei. Nesse caso então, o mordomo, esquecido na trama, seria o culpado!
    Para encerrar, gostaria de fazer uma sugestão e uma pergunta para o nobre jornalista.
    A sugestão: Em uma boa trama é bom que se considere a figura do mordomo.
    A pergunta: Onde está o golpe? 

  123. Gilmar Mendes e o PIG são inteligentes o suficiente

    Gilmar Mendes e o PIG são inteligentes o suficiente e não vão provocar os mais de 54 milhões de brasileiros que votaram na Dilma. Se o golpe se concretizar, no dia seguinte o Brasil pega fogo. Não há clima externo como na antiga guerra fria para legitimar um golpe. Também, as forças armadas não estão dispostas a tomar a frente de uma aventura qualquer, para beneficiar o decadente PSDB.

    Caso Gilmar Mendes e Dias Toffoli sigam a diante com essa maluquice, saibam que Dilma tem base social suficiente para reconduzi-la a presidência da República. A campanha pela reeleição deixou um recado aos golpistas de que o povo brasileiro está mobilizado.

    GILMAR DANTAS, NÃO OUSE DESAFIAR O POVO BRASILEIRO! 

    1. É muito engraçado

      Acho muito engraçado essa turma do PT,  como falam, estão dispostos a defender a presidente Dilma acima de tudo, mesmo que haja prova de irregularidade contra ela. Eles são bons em blindar o presidente, aconteceu com Lula e agora se precisar o fazem com Dilma. É ilário pois tentam justificar a corrupção do PT com outros casos de corrupção, como se houvesse direitos iguais nessa área, se todos roubaram, o que é que tem o PT também roubar. Se todos as campanhas são contaminadas, então nada demais com as do PT também. Se queremos um pais sem corrupção, a justiça tem começar um dia a tomar atitudes mais duras, mas lamentavelmente talvez isso nunca aconteça, pois se tomarmos esse agumento de que não pode bolir comigo, porque não buliram com o outro. Os demandos vão continuar acontecendo. A lei tem que ser aplicada, sem protenção nem perseguição contra nem a favor de ninguém. Se encontrarem irregularidades na campanha precisam tomar a medidas necessárias e deixem a turma do PT ir para ruas defender corruptos.

    2. Eles sabem no que estão

      Eles sabem no que estão apostando, Wilton. Essa turma toda do andar de cima é ligada a tráfico de armas e drogas; estão armados até os dentes e sabem que uma tentativa de golpear a democracia vai terminar em desgraça e aí é só acusar as milícias deles de mercenários financiados… o ensaio deles foi em junho de 2013.  Criam o cenário de caos e pedem intervenção militar. A ideia é um golpe civil mas não vai rolar. E, ainda bem que não vai pq se eu tiver que escolher entre uma ditadura militar e uma comandada por bandidos, fico com a primeira; pelo menos já sei como funciona. Nasci e fui criada numa.

  124. INGOVERNABILIDADE

    O Brasil não vai pegar fogo se a atual situação de ingovernabilidade não persistir neste país. Vai pegar, sim, se continuar esse desmando e escândalo em cima de escândalo. Na verdade, o PT não governa e não deixa governar. É uma pena que oposição seja fraca e acovardada diante daquilo que também deve. Pobre Brasil!

  125. Golpe

    Se ficar comprovado pela operação Lava Jato que a campanha da Dilma foi financiada por dinheiro proveniente do PeTrolão poderá tomar curso o impeachment da Dilma???? O Collor foi defenestrado do poder por muito menos, por uma perua Elba!!!!

    1. Segundo os procuradores da

      Segundo os procuradores da república do Paraná a Operação Lava Jato começou em 1999. E Paulo Roberto é cria do FHC. Quanto a Dilma ser financiada pela Lava Jato lamento destruir suas esperanças. Se o golpe vier vai ser paraguaio porque tal fato aconteceu. Você soube da militância dos policiais federais e viu a capa da Veja da véspera da eleição? Se eles tivessem algum indicio a capa da Veja com certeza seria outra.

       

  126. Em 04/03/2014, tive a honra

    Em 04/03/2014, tive a honra de ter comentário meu destacado neste blog (link abaixo) do qual destaco o trecho abaixo para repetir e insistir na minha tese.

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-contradicao-entre-o-voto-popular-e-o-poder-das-elites

    … a transmigração da ideologia udenista das FFAA para o STF ( a afirmação vale para o TSE e Judiciário em geral) se explica pela expressiva legitimidade simbólica da Constituição de 1988. Em razão dessa legitimidade a intervenção e a pretensa tutela da política não podem ser hoje feitas com rompimento expresso da Constituição, mas sim, utilizando-a como fundamento, embora apenas nominalmente. Daí a transmigração de um estamento estatal a outro.

    Daí que enquanto a Constituição de 1988 permanecer com o grau de legitimidade que tem hoje qualquer golpe será na modalidade ‘golpe branco’ e terá que ter a participação do STF (por isso personagens como Barbosa e Gilmar são hoje mais importantes para o golpismo do que os generais golpistas foram em 64).

  127. A REALIDADE OU A FICÇÃO

    Todos sabemos que as empreiteiras é que sustentam os partidos politicos com propinas em troca de contratos.

    Com o PETROLÃO e o dinheiro entrando nas contas dos partidos veremos o caminho do dinheiro. É logico que o dinheiro foi distribuido para todos os candidados, em todos os níveis, mas alguem será blindado ou se tentará uma blindagem.

    Pelo Meu entendimento se o dinheiro foi direcionado para uma campanha através de propinas tem responsabilidade todos os membros componentes deste processo, ou seja, o CORRUPTO, o CORRUPTOR e quem os colocou lá, pois estão trabalhando sobre sua responsabilidade, ou será que ninguem tembém tem resposabilidade pelo ato de seus subordinados. 

    LEI NO BRASIL PARECE LENDA, TIPO “LDO” Lei de Diretrizes Orçamentarias.

    1. E esta postura “golpista” de

      E esta postura “golpista” de muitos só me indica que estão todos com medo que seus nomes venham à tona. 

    2. Ah! quer dizer que a nova

      Ah! quer dizer que a nova palavra da moda agora é PETROLÃO ! O TRENSALÃO nem entrou na moda e já saiu. Mistérios do complô MÍDIA/PSDB/USA/INSTITUTO MILENIUM/ etc, etc, etc. É dinheiro rolando dimais da conta.

  128. Em 04/03/2014, tive a honra

    Em 04/03/2014, tive a honra de ter comentário meu destacado neste blog (link abaixo) do qual destaco o trecho abaixo para repetir e insistir na minha tese.

    https://jornalggn.com.br/noticia/a-contradicao-entre-o-voto-popular-e-o-poder-das-elites

    … a transmigração da ideologia udenista das FFAA para o STF ( a afirmação vale para o TSE e Judiciário em geral) se explica pela expressiva legitimidade simbólica da Constituição de 1988. Em razão dessa legitimidade a intervenção e a pretensa tutela da política não podem ser hoje feitas com rompimento expresso da Constituição, mas sim, utilizando-a como fundamento, embora apenas nominalmente. Daí a transmigração de um estamento estatal a outro.

    Daí que enquanto a Constituição de 1988 permanecer com o grau de legitimidade que tem hoje qualquer golpe será na modalidade ‘golpe branco’ e terá que ter a participação do STF (por isso personagens como Barbosa e Gilmar são hoje mais importantes para o golpismo do que os generais golpistas foram em 64).

  129. Golpe ou alarmismo tendencioso?

    Alarmismo com certeza.

    O TSE e o STF não se restringem apenas a esses dois ministros. Se houvesse qualquer irregularidade nos procedimentos seria com a conivência dos outros ministros.

    Achei o texto bem parcial.

    1. Texto parcial? No blog do

      Texto parcial? No blog do Nassif é assim mesmo. Quer imparcialidade? Leia Merval, Noblat, Josias. E não deixa de votar no Psdb.

    2. Mas Julio, a AP 470 tb não

      Mas Julio, a AP 470 tb não teria prosperado só com as doideiras de JB…. É isso aí mesmo. De um certa forma, todo mundo já sabia que de 2014 o PT não poderia passar…. pois bem, passou nas eleições e agora é ver quem e o que vão fazer para detonar a democracia. Na minha época conspirar contra a democracia era crime…

      Agora cê vê, a pessoa carrega um filho durante nove meses, sofre no parto,amamenta, cria com todo amor e carinho, se desdobra para dar uma boa educação… fica cheia de orgulho qdo a cria chega a minitro do STF e o sujeito vai e cola no Gilmar Mendes!!!!!! Fosse a família eu denunciava ao Conselho Tutelar; tão usando um ” dimenor” para cometer crimes.

      Ô, ministro MAM, tá na hora de dar uma daquelas entrevistas que dão a maior confusão mas que tem o poder de abafar esses eventos pirotécnicos. Tão bagunçando a casa aê! GM e JB tão com inveja pq ficaram no vácuo na AP 470 e, agora querem dar o golpe de qq jeito pra tentar rifar a Corte como golpista na presidência do Lewandowski.  Não vai rolar, não. Na hora em que conseguem limpar a barra da Corte os caras vem com essa. Tá no hora de ejetar GM do STF, tb. Ninguém precisa ir às ruas, não; é dar plantão lá na frente do STF, aproveitando a logística da Trincheira; cabe todo mundo e ainda sobra espaço. Bora lá, ministro MAM, faz alguma coisa. Teori, Lewandowski e Barroso não tem nada a ver com esse rolo e o resto é café-com-leite… Compra uma gravata vermelha,dá uma entrevista no Fantástico e manda uma daquelas bem fortes que deixa todo mundo reclamando durante um mês mas tira a corte do foco golpista; o senhor é o decano ( ministro celso já pulou pro bote salva-vidas faz tempo ).

  130. Cada um sabe se é HONESTO ou

    Cada um sabe se é HONESTO ou não!

    Se Dilma SABE QUE É HONESTA, ela saberá que ser condenada INJUSTAMENTE NUM CONLUIO DE QUADRILHA ENTRE ALGUNS MINISTROS DO STF + OPOSIÇÃO + MÍDIA + EUA é DESONESTO!

    E se ela É HONESTA, REAGIRÁ!

    O Brasil HOJE precisa de REAÇÃO!

    Com Jango havia uma 4 frota nos mares do Brasil, militares se venderam por malas de dinheiro…

    Agora NÃO! O BRASIL PRECISA DE REAÇÃO!

    1. HAVERÁ REAÇÃO!

      Certamente a distribuição do Toffoli foi, no mínimo, esquisofrênica.  Esteja certo de que se tentarem GOLPE HAVERÁ REAÇÃO, FORTE REAÇÃO.   TÃO FORTE QUE DETERMINADAS FIGURAS VÃO PERCEBER ( E SE ARREPENDER) QUE NÃO PEGA BEM BRINCAR DE “DEUS” e ATORPELAR A DEMOCRACIA.

  131. Toffoli é um advogado

    O Toffoli é um advogado, ou seja, não tem senso ético. O que mais lamento nessa situação é a influência política na suprema corte. A forma de nomeação dos ministros do STF tem que ser revista, pela iminencia da violação ao princípio da separação dos poderes.

    1. Pessoas que generalizam

      Pessoas que generalizam categorias costumam jogar sempre no tudo ou  nada, exatamente como estão fazendo os golpistas. Sou advogada  e tenho senso ético, que ponho em prática na vida pessoal e profissional e por isso sei das dores do sofrer por ser assim. Pena q sua mentalidade seja tão rasteira q vc não consiga entender isso.

    2. Senso Ético de Advogado

      Prezado Carlos, desculpe, mais esta sua óptica está vesga. O ministro Toffoli não tem SENSO ÉTICO não é por ser advogado. Assim, você está arrastando para o limbo toda uma classe já bastante denegrida, até pelo Barbosão, que resolveu ser “vagabundo” como nós. Ao ministro, ao que parece, falta SENSO e ÉTICA, independente da classe profissional de onde provenha.

    3. Tofolli é um advogado

      Sr CarlosSsilva, quando o Sr se refere, na primeira frase de seu post, ao fato de que o Ministro Toffoli ser advogado e em razão disso não ter senso ético, será que não está sendo genérico incluindo uma maioria num nivelamento feito por baixo, onde uma minoria milita, que seria a falta de ética e pudor ??

      Gostaria de entender a motivação que o levou a fazer tal declaração, já que penso que está completamente errado. Se você já teve algum problema com a conduta ética de algum advogado, que é o que penso que deve ter ocorrido, creio que deveria analisar melhor sua declaração, e não sair incluindo num nível tão baixo uma maioria que tenho certeza que preza pela ética, pela justiça e muito mais.

      Espero que não só reveja sua afirmação, mas também encontre bons advogados que o faça ter uma real impressão do que é ser advogado, no sentido mais real e amplo da profissão.

      Att

      Elielson M. Cardoso

      Acadêmico de Direito.

  132. “Até tu”, Toffoli?

    Nassifi: será o ministro Toffoli a nova versão Barbosa?

    Se for problema de mídia, ele já frequenta “as manecas do Jô”. Vi-o ontem, todo fogoso, respondendo ao ex-Gordo. Não pude acompanhar o desfecho de sua entrevista, sobre urnas eletrônicas e outros penduricalhos do STE, do qual, atualmente, divide a presidência com o ministro Gilmar.

    Nunca fui com o trabalho jurisprudencial dele.  Acho-o imatura e despreparado para o posto que ocupa. Mas isto é problema do PT, que apoiou sua nomeação, inclusive no Congresso.

    Fala-se à boca miuda que Barbosa foi seduzido por “trinta dinheiros”. Qual será o combinado agora? A história brasileira está repleta de tais pedidos. 

    Em 1893, foi a vez de Floriano Peixoto. 

    Em 1901 e 1902, o de Campos Salles, a pedido de, respectivamente, Custódio José de Melo, almirante, e Fausto Cardoso, deputado.

    Em 1912, contra Hermes da Fonseca, por Coelho Lisboa, ex-senador.  

    Em 1948, contra o ministro Correia e Castro, no governo de Eurico Gaspar Dutra, general.

    Em 1951, contra o ministro Horácio Lafer, do governo Vargas.

    Em 1954, contra Getulio Dornelles Vargas, que acabou sendo “suicidado”.

    Em 1955, chegou a vez de Café Filho, declarado impedido pelo Congresso.

    Em 1964, cogitou-se tal hipótese para João Belchior Marque Goulart, que foi tapeado pelos militares.

    Em 1988, o presidente e atual senador Fernando Collor de Mello deixou o poder.

    Agora,  já que não conseguiram alcançar o ex-presidente Lula, preparam o bote contra a presidente Dilma Rousseff.

    Como se vê, os tempos são outros, mas as elites e a direita (internas e externas), somado a militares sedentos de sangue e oportunistas de plantão, estão sempre a postos. O poder, a qualquer custo.

    Na Praia Vermelha, na ABL, nos Bandeirantes, no Jardim Botânico, na FEBRABAN e noutra meia duzia de locais sempre de plantão para conspirações da espécie, as ordens são de convulsionar o Pais de tal forma que o golpe pareça a saida necessária e a lógica competente para correção de rumos.

    E mesmo que seja reempossado o ministro Neves, Gilmar já deve ter tomado as providências cabíveis para que as contas do PT fiquem com ele, através de medida administrativa que já tomou. 

    A esta altura, contar com o mobilização, neca de pitibiriba, conforme as lições de história que temos de Getulio e Goulart. Basta aumentar o “pão e circo”, como fizeram os militares de 64 com apoio amplo da grande mídia, especialmente VEJA e outros, que neutraliza as prováveis reações populares. Sem esquecer que a IV Frota norteamericana circunda o Atlântico Sul. O ambiente é propício… E o ministro Toffoli só está fazendo o combinado!

  133. “O risco que corremos”

    Nassif, em outubro de 2012 escrevi o artigo “O risco que corremos” em que tratava exatamente da natureza dos golpes “modernos” na América Latina e citei o Paraguai assim em uma parte do texto “(…)Um exercício plausível de se fazer, é que as duas tentativas frustadas no Equador e Guatemala e o golpe bem sucedido em Honduras, ainda que a trancos e barrancos, serviram de laboratório para o êxito do golpe no Paraguai(…)”. 
    O artigo pode ser lido no http://oemporiodocesar.blogspot.com.br/2012/10/o-risco-que-corremos_6.html

    Não tenho dúvidas que temos razões para preocupações.

     

  134. O golpe final – já planejado…

     – consistirá em trabalhar um curioso conceito de Caixa 1. Gilmar alegará que algum financiamento oficial de campanha, isto é Caixa 1, tem alguma relação com os recursos denunciados pela Operação Lava Jato. Aproveitará o enorme alarido em torno da Operação para consumar o golpe.

    A operação Lava Jato não foi concluída, não há sentença

    Não há possibilidade de Gilmar fundamentar com base no Lava Jato.

    E mais, a apuração da origem do financiamento de campanha não cabe ao TSE

    A situação mais grave nas apurações do TSE é o abuso do poder econômico, condição que pode gerar a não diplomação da candidatura vencedora

    Para o TSE , o abuso do poder econômico é a utilização, em benefício eleitoral de candidato, de recursos patrimoniais em excesso

    1. Ele não precisa fundamentar

      Ele não precisa fundamentar nada realmente fundamentado.

      Por acaso o Dirceu foi condenado com fundamento?

      STF decide politicamente, não juridicamente.

      Gilmar tem a tarefa de criar o fato, utilizar seu capital simbólico de Ministro do STF, representante da Justiça, de aponatr irregularidade nas contas. O fato serve para ampliar a força da direita para dar um golpe, e consumar a decisão do Gilmar.

  135. Medo do fascismo oculto.

    Os dados apresentados pelo jornalista são dignos de atnção e verificação. Algo muito estranho tem ocorrido no país desde o fim do pleito e nã parece ser coisa que cheire bem. Todos sabem que, nossa justiça é envolvida com corrupção desde sempre. E agora o que vemos no Brasil é uma política de desvelamento e investigação, o que muito assusta àqueles indivíduos e grupos que sempre se beneficiaram com o fator impunidade. Com a quebra desse fator muitos poderosos ficarão expostos aos ditames de lei. Daí haver tanta agitação nos bastidores da poítica e da justiça. Peço à Deus para estar enganado mas, não tô gostando nem um pouco do que está ocorrendo no Brasil após as eleições.

     

  136. FHC

    Seria isto a vingança do FHC? Foi tão desmoralizado durante a campanha, por culpa exclusivamente dele mesmo, que retirou o “verniz” de civilidade que demonstrava e está partindo para o tudo ou nada ?Ele colocou no STF um verdadeiro “capanga” seu, de fidelidade canina e que tem o “dom” de cooptar  ministros mais fracos, como o Tófolli e algumas sras, colegas. Fico pensando no Lewandowsk,ou no Janot. Não teriam eles condições  p/ impedir que o Gilmar seja o “eleito” p/ verificar as contas, ou o TSE é absoluto quando a questão é a eleição?

    Que bom seria, se a oposição usasse sua comprovada inteligência p/ propor soluções honestas p/ o país, ao invés de ficar só pensando em tapetões o tempo todo. Assim como certos bandidos, não políticos, tão hábeis em roubar e trapecear, pudessem  desviar suas habilidades para o bem.

  137. O GOLPE PARAGUAIO EM UMA PALAVRINHA NUM DESPACHO

    Apenas uma Palavrinha* num Despacho deu origem

    ao Golpe Eleitoral Paraguaio em curso no TSE:

    “Despacho em 14/11/2014 – PC Nº 97613 Ministro DIAS TOFFOLI

    DESPACHO

    Tendo em vista o término do mandato do eminente Ministro Henrique Neves
    no dia 13 de novembro de 2014, encaminhe-se à Secretaria Judiciária
    para que proceda à livre* redistribuição.

    Publique-se.

    Brasília/DF, 14 de novembro de 2014.

    Ministro DIAS TOFFOLI
    Presidente”

    (http://inter03.tse.jus.br/sadpPush/ExibirDadosProcesso.do?nprot=191892014&comboTribunal=tse)

    Idêntico Despacho foi Preferido no Processo TSE PC Nº 98135:

    (http://inter03.tse.jus.br/sadpPush/ExibirDadosProcesso.do?nprot=192012014&comboTribunal=tse)

    Constituição Federal de 1988:
    Art. 121. Lei complementar disporá sobre a organização e competência dos tribunais, dos juízes de direito e das juntas eleitorais.
    § 2º – Os juízes dos tribunais eleitorais, salvo motivo justificado,
    servirão por dois anos, no mínimo, e nunca por mais de dois biênios consecutivos,
    sendo os substitutos escolhidos na mesma ocasião e pelo mesmo processo,
    em número igual para cada categoria [!!!].

    (http://www.dji.com.br/constituicao_federal/cf118a121.htm)
    .
    Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral (RI/TSE)

    “Art. 16. A distribuição será feita entre todos os ministros.
    […]
    § 8º Enquanto perdurar a vaga de ministro efetivo,
    os feitos serão distribuídos ao ministro substituto [!!!],
    observada a ordem de antigüidade e a classe.
    Provida a vaga, os feitos serão redistribuídos ao titular,
    salvo se o relator houver lançado visto.”

    (http://www.jusbrasil.com.br/busca?q=art+16+%C2%A7+8%C2%BA+%2C+do+Regimento+Interno+do+Tribunal+Superior+Eleitoral)
    .
    *E VIVA ‘A LIBERDADE DO ARBÍTRIO E O DOMÍNIO DO MAL’

    (http://www.sociedadekant.org/studiakantiana/index.php/sk/article/view/146)
    (http://www.sociedadekant.org/studiakantiana/index.php/sk/article/view/146/142)
    .
    .

  138. Golpe sem Impeachment

    Só digo uma coisa :-

     

    Quem Não deve Não Teme   ???

    Se as fontes de financiamento de Campanha vierem de meios Licitos…

    Nada + Justo do que aprová-las…

    Já, se os Meios forem Ílicitos…

    Nada + Justo do que Recusá-las…

    Não é Assim Mesmo…que Deveria Funcionar a Justiça   ???

    Porque no Brasil Tem que ser Diferente…

    Em qualquer país Sério  esses governantes…e qualquer outro…

     

    Não estariam + no Poder ha muito tempo…

     

    Saudações Brasilianas   !!!

     

     

  139. NãNãNiNãNão

    Caro jornalista, ele é o presidente do tribunal logo distribui o processo pra quem quiser, se o PT não tem nada a esconder não tem o que temer. Além do mais a Dilmoca deve ser impeachmada de qq jeito, se não pelo escandalo na Petrobras, pelo dinheiro que ela deu pra Cuba, Angola, etc., através do BNDES sem aprovação do Congresso, o que é inconstitucional se o Sr. não sabe.

    1. “pelo dinheiro que ela deu

      “pelo dinheiro que ela deu pra Cuba, Angola,”

        Você não tem nem um pouquinho de vergonha de expor sua ignorância assim, em plena luz do dia? Você nem sabe como e pra quê isso foi feito, não repete isso por aí que vai acabar passando vergonha grossa.

  140. Infelizmente os meus

    Infelizmente os meus conhecimentos jurídicos são escassos e não consigo antever a tentativa de golpe hora exposto.

    Agora, se for verdade, saibam Gilmar e Tofolli não prosperarão.

    Não queiram provocar a ira de 100 milhões de brasileiros, os eleitores da Dilma mais os simpatizantes.

    Minsitros Gilmar, V.Exaª não está lidando com os seus capangas do Mato Grosso.

    Não provoque a ira de um povo ordeiro e pacifíco.

    Sei que este post chegará ao seu conhecimento através de seus acessores.

    Cuidado ministro !

     

      1. conta equivocada!

        Vamos por parte! Sim na China 100 milhoes fácil Fácil.

        Agora, aqui o Brasil, realmente teriamos algo em torno de 55 milhoes a 56 milhoes, uma vez que 51 milhoes são anti-petistas.

    1. Impeachment

      Não só seus conhecimentos jurídicos são escassos, os matemáticos também. Aonde você conseguiu 100 milhões de brasileiros eleitores e simpatizantes de Dilma?

      Concordo que não deveria haver nenhum golpe. O que o fantoche Dilma deveria fazer é renunciar mesmo por incompetência administrativa. E depois disso ser devidamente encaminhada, junto com Lula e Graça Foster (Petrobás) à prisão. Hora, por favor, 10.000.000.000 (10 bilhões) desviados embaixo do nariz desses tres e não sabem de nada, não viram nada? 

      1. “Aonde você conseguiu 100

        “Aonde você conseguiu 100 milhões de brasileiros eleitores e simpatizantes de Dilma?”

        Prezado, a população brasileira tem hoje 200 milhões de habitantes.

        A Dilma teve 54 milhões de votos.

        Você está querendo dizer então que o restante dos 150 milhões de pessoas adoram o seu queridinho Aécio que nunca fez nada Neves ?

        Vai tirar a Dilma do poder e vai colocar quem ?

        O Aécio ? contumaz cheirador, um bêbado, não cumpre as leis de trânsito, foi parado na lei seca e se negou em fazer o teste do bafômetro, perseguidor de jornalista e por aí vai.

        Vocês simpatizantes do PSDB, antes de falar mal de Lula e Dilma, lavem bem as suas bocas.

        Acredite, o Lula e a Dilma devem está entre os politicos mais honesto do mundo, sabe por que ?

        Porque se o Lula tivesse roubado a bola do amigo dele de infância, ele já estaria preso em prisão perpétua.

        Ou você acha que a policia tucana não revirou a vida do Lula e da Dilma de cabeça para baixo, pelo menos umas dez vezes para ver se encontra algo para incrimina-los

        Portanto, desinfete a sua boca antes de falar de politicos do PT, bobão !

         

  141. MAGOEI !!!
    Refazendo,para ver

    MAGOEI !!!

    Refazendo,para ver se passa:

    _A vontade das urnas deve ser respeitada.

    Eu acho que estão procurando pêlo em casca de ovo.

  142. A história se repete. Mas não

    A história se repete. Mas não creio que os governistas aprenderão dessa vez.
    Repressão e criminalização da esquerda autônoma junto com a grande imprensa e os setores conservadores em 2013 e 2014.

    Aconteceu na Itália nos anos 70, acontece aqui.

    “Toda vez que se reprimem os radicais num processo revolucionário, abre-se caminho para a restauração conservadora”. Maurício Tragtenberg (1929-1998), livre-pensador.

  143. GOLPE PARAGUAIO ILEGAL

    Se a redistribuição dos processos no TSE só poderia ser efetivada depois de decorridos 30 (trinta) dias da vacância do Ministro efetivo, então os procedimentos realizados por Toffoli e Mendes são ilegais. Nesta hipótese, urge ajuizar o recurso adequado para que seja determinada a nulidade absoluta dos atos praticados pelos referidos julgadores, cuja tendenciosidade já foi evidenciada em diversas ocasiões.

    Mas não se pode deixar de registar que este embróglio não teria lugar se o governo contasse com um assessoramento minimamente competente. É absurdo que tenham deixado de providenciar em tempo hábil a recondução do Ministro cujo mandato expirou. Especialmente numa conjuntura com as implicações da presente.

    Ademais, a abjeta tentativa de golpe paraguaio que se evidencia em marcha no Brasil deve ser combatida, acima de tudo, pelos meios jurídicos, posto que, na realidade, até aqui não estão demonstrados fundamentos capazes de embasar nenhuma perda de mandato da Presidente Dilma em bases estritamente legais.

    Todavia, a sustentação política do mandato nascido das urnas precisa agora evidenciar todos os aspectos jurídicos que determinam a legitimidade do governo eleito, bem como os requisitos essenciais da defesa inquebrantável da democracia, hoje ameaçada por setores da sociedade incapazes de conquistar o poder pelas vias legais e dispostos a utilizar de meios escusos e inescrupulosos para impor suas pretensões ditatoriais.

  144. Devagar aí, pessoal.

    Mais provável é que não haja irregularidade alguma nas contas, coisa que o PT e Tóffoli já sabem, e Gilmar “Antipetista” Mendes terá de confirmar isso. Já há comentaristas aqui chamando o Toffoli de traíra e outras coisas, devido a conjecturas e paranoias golpistas… A gente sabe que golpes judiciários são possíveis, mas não na atual situação!

    1. Contas de Campanha

      Jair: é difícil ver um coração puro e ingênuo como o seu. Mas dou graças a Deus por eles existirem. Nos traz esperança à espécie. Mas estamos tratando de política. E na selva de Marina, homo homini lupus. Agora, quanto ao ministro Toffoli, você não tem acompanhado a tragetória meteórica dele. Essa de contas corretas em campanha eleitoral, nem o Papa Francisco, com toda sua simplicidade, acredita. E raposa como o é o ministro Gilmar, há de encontrar pelo em ôvo. O pessoal da “Repúblika de Hygienopolys” ficará plenamente satisfeito, pois isto é que estão esperando. Aguarde!

    2. Concordo, mas…

      Jair, também vou na sua linha de raciocínio, tanto a respeito da impugnação das contas de Dilma, quanto ao seu “sentimento” sobre o Dias Toffoli…

      O único “mas”, o que me deixa com a pulga atrás da orelha, é a figura do Gilmar “Dantas” Mendes. Esse já fez muita “arenga” sem provas, tem empresa de curso de direito sem poder ter, fala muito mais do que deveria um juiz, mete o bedelho onde não é chamado, vive querendo “legislar” no lugar do Congresso, e está aí impávido, e cheio de empáfia… Não confio nesse sujeito… As vezes penso que ele quer incendiar o país, e danem-se as consequencias.

      Mas volto a repetir, ainda não acredito nessa possibilidade, e torço para que este post seja apenas uma “encanação” do Nassif… Ou um alerta do tipo: “estamos de olho”.

      Um abraço.

       

      1. Olá amigo!

        Até posso concordar um pouco c/ vc, mas o Nassif é pessoa que sabe de muitas coisas e o gilmar não é nenhum juiz imparcial, pelo que provou até agora, e o Tófolli parece ter sido cooptado pelo mesmo,  ou seja lá quem for ou pq o foi. Estará o Lobão por trás dissto tudo ?  kkkkkkk Temos de passar um sonho pelo rosto, logo de manhã, eu sei, mas está cada dia mais difícil e eu mais enrugada!

        1. Viva a vida!

          Ora Lenita, existe vida fora da política. Se eu colocasse minha felicidade pessoal acoplada à ascensão de políticos, teria sido feliz muito poucos anos de minha vida, e graças a Deus não foi isso que aconteceu.

          Que tal esta perspectiva? “O sonho do careta é a realidade do maluco.” (Raul Seixas).

          Um abração.

    3. Juiz encontra o que

      Juiz encontra o que quiser.

      No Rio Rafael Braga está preso por portar Pinho Sol.

      O que fez José Dirceu para ser condenado?

      E o caso Battisti em que o STF mudou a lei e derrubou ato dsicricionário do Ministro da Justiça?

  145. O golpe toffoli e gilmar

    Para jornalistas da estirpe do nassif qualquer iniciativa no sentido de não aprovar os desmando e corrupção do PT, chamam de golpe. O que Toffoli fará, se de fato se confirmar a bola de cristla nassifiana, é cumprir seu papel institucional, e assim, passar para a história como um ministro republicano e não como capanga de lula.

  146. O item 3 está errado: o MP é

    O item 3 está errado: o MP é favorável à redistribuição, alegando que não havia urgência em passar o processo para o Gilmar Dantas.

  147. http://www.pragmatismopolitic
    18/NOV/2014 ÀS 10:11 26COMENTÁRIOS

    Boechat chama FHC de ‘oportunista’ por escândalo na Petrobras

    Ao comentar corrupção na Petrobras, Boechat chama FHC de ‘oportunista’. O jornalista lembra que eram muitas as denúncias de desvios na estatal sob a gestão tucana, mas quase nada foi investigado. Comentário gerou repercussão no meio político

    petrobras fhc boeachat corrupçãoJornalista Ricardo Boechat cita ‘oportunismo’ de FHC ao se manifestar sobre corrupção na Petrobras. Foram diversas as denúncias de desvios na estatal sob a gestão tucana, mas nada era investigado (Imagem: Pragmatismo Político)

    O jornalista Ricardo Boechat comentou nesta segunda-feira, dia 17, no seu programa na Band News FM a Operação Lava Jato realizada pela Polícia Federal. O jornalista afirma que sempre houve gente roubando na Petrobras, independentemente da gestão – foi assim em todos os últimos governos que passaram pelo Palácio do Planalto.

    O comentário de Boechat ganhou repercussão imediata no meio político em todo País. As afirmações passaram a ser pauta de conversas ao longo do dia, especialmente em São Paulo e Brasília.

    “O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso veio a público para dizer que sentia vergonha do que estava acontecendo na Petrobras. Eu queria fazer a seguinte observação: Acho que ele [Fernando Henrique Cardoso] está sendo oportunista quando começa a sentir vergonha com a roubalheira ocorrida na gestão alheia. É o tipo de vergonha que tem memória controlada pelo tempo. A partir de um certo tempo para trás ou para frente você começa a sentir vergonha, porque o presidente Fernando Henrique Cardoso é um homem suficientemente experiente e bem informado para saber que na Petrobras se roubou também durante o seu governo. ‘Ah, mas não pegaram ninguém!” Ora presidente! Dá um desconto porque só falta o senhor achar que na gestão do Sarney não teve gente roubando na Petrobras. Na gestão do Fernando Collor não teve gente roubando na Petrobras. Na gestão do Itamar Franco não teve gente roubando na Petrobras. A Petrobras sempre teve em maior ou menor escala denúncias que apontavam desvios. Eu ganhei um Prêmio Esso em 89 denunciando roubalheira na Petrobras. […] A Petrobras sempre foi vítima de quadrilhas que operavam lá dentro formada por gente dos seus quadros ou que foram indicados por políticos e por empresários, fornecedores, empreiteiras. Então essa vergonha do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso é sim uma tentativa de manipulação política partidária da questão policial”, disse Boechat.

    Quanto às manifestações que ocorreram durante o final de semana, Boechat acha válido que o cidadão se manifeste contra ou a favor dos governos e criticou o pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff e a intervenção militar no País.

    “Eu acho mais o que saudável que as pessoas se manifestem politicamente. Contra e a favor do Governo. Eu acho muito bom que se manifestem contra principalmente porque governos sob pressão tendem a ser mais claros, objetivos, focados no interesse coletivo, mas acho que pegar essas manifestações para vender a ideia de que está se trabalhando um impeachment, ou se pedindo um impeachment da presidente Dilma é tão ridículo quanto estar nessas manifestações para pedir a volta a ditadura militar. Quem está pedindo o impeachment, mesmo que não peça a volta da ditadura militar está trabalhando com o mesmo DNA golpista, o mesmo tipo de idiotice, de imbecilidade, porque a Dilma, queiram ou não, foi eleita legitimamente não pelos nordestinos como parte deles prefere de forma neurótica e preconceituosa propagar, mas pelos mineiros que Aécio Neves governou, cariocas e fluminenses que jamais foram dados a votar em governantes da situação. Então ela foi eleita pela maioria dos votos do Brasil. Pronto, acabou, vira essa página e vamos em frente”, comentou Boechat.

    Jornal Meio Norte

    Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

    1. FHC se arrepende até hoje de não ter derrubado Lula em 2005

      Do “mensalão” ao “petrolão” a mesma lógica: O uso de um crime que está sendo devidamente apurado para a prática de outro crime: O golpe contra a democracia. Foi assim no desde o primeiro momento do do “mensalão”, quando a elite conservadora chegou a propor o impeachment de Lula, recuou e disso(do recuo) se arrrepende até hoje, ou seja, entendem que deveriam mesmo ter derrubado Lula naquele momento.  Com o “petrolão” não será diferente, com a diferença de que, desta vez, ao que tudo indica, não recuarão de seu plano golpista centrado no Paraná.

      Continua…

      http://lexometro.blogspot.com.br/

  148. Chegariam a tanto?

    Nassif: acho que esses calhordas não teriam coragem de chegar a esse ponto. E a Presidente, que atitude está tomando desde que chegou da Austrália? Porque não convoca uma rede para comunicar o que se passou na reunião do G20 e aproveita para dar um sutil / sub-liminar chega prá lá no trio Fux Toffoli Mendes? Até quando teremos de aguentar essa tríplice escória?

  149. é preciso dizer que este é

    é preciso dizer que este é mais um artigo histórico do nassif.

    parabéns.

    se quisermos evitar esse golpe,

    é com a participação dos movimentos sociais.

    o merval está agudizando a questão,

    dizendo que tudo começou com lula em 2003,

    quando se sabe que alguns dos envolvidos estão na petrobrás desde 70…

    algo positivo:o ministro hage, da cgu, já disse que

    as obras já existentes não pararão.

  150. Gente, pra conseguir seus

    Gente, pra conseguir seus propósitos eles não se importam de levar o país ao caos? querem convulsão social, ou acham que aceitaríamos isso tranquilamente?

  151. O Brasil mudou e não tem golpe que possa impedir

    Muito se fala do desespero da Direita de retornar ao Poder central, e, sabemos que ela faz qualquer coisa para chegar lá.

    Só que existe o mundo real, onde vivenciamos um processo, anárquico é claro, mas irreversível, o da inclusão e ascensão social via consumo, este chegando à limites inimagináveis, de milhões e milhões de brasileiros.  

    Não há mais a possibilidade dos 30%, se tanto, de antes, voltarem a ser a parcela da sociedade, a dos incluídos, e que dá esmolas para os 70% restantes da população: dos não incluídos.

    As classes C e D foram às compras e das compras foram para a praia e da praia para o mercado de trabalho de forma independente e do mercado de trabalho para a vontade de emancipação do patrão e da patroa, se me entendem.

    Empregada (o)? Esqueçam, galera! Agora, é cada um por si e todos acreditando que podem subir na Vida.

    Fique claro. Não há mais neoliberalismo possível no Brasil, por bons e bons anos. Se a Direita quiser arriscar algum golpe e voltar ao Poder de forma antidemocrática vai, certamente, ganhar um grande pepino, uma grande dor de cabeça, porque sonha o Brasil do passado em finais de 2014.

    Talvez, parte da classe C tenha votado no Aécio porque já se crê “diferenciada”, no tempo presente. Porém, não se sente mais submissa nem quer mais o papel de subalterna no mundo real. Pode ter incorporado o conceito meritocrático, o individualismo (este, a escola já ensina desde sempre), quando ensina o (a) aluno (a) a buscar uma profissão que lhe possa dar tudo no singular: minha profissão, meu emprego, meu carro, minha casa, minha promoção, meu status e assim por diante. Jamais, o eleitor da classe C, que votou em Marina e Aécio votou para o retorno da sociedade dos 30%.

    Eu vejo pela moça (diarista) que trabalha em casa duas vezes por semana as transformações reais do Brasil.

    Sexta-feira foi embora mais cedo porque tinha que arrumar as coisas para ir para a praia. Depois, não veio hoje porque tem consulta no Médico e, assim vai. Minha mãe fica surpresa ao ver que ela tem “tudo” na casa dela.

    A renda familiar na casa da moça que trabalha em casa deve chegar aos 6, 7 mil reais/mês. Ela, o marido, a filha e o genro trabalham. Só que diferente de nós das classes médias tradicionais, a classe C não colocou como meta morar nos jardins nem ter um Plano de Saúde top nem matricular os filhos no Dante ou Arquidiocesano, não! Vai mesmo de escola pública e se puderem contratam um plano de saúde normal, a casa na periferia já está em contínua reforma e ampliação. Automóvel pode ser um modelo popular e utilizado nos momentos especiais, não precisa ir para o trabalho de carro! Vai de metrô, ônibus e trem sem problemas. E tem uma leva enorme de gente simples querendo chegar lá, também!

    Faça a conta no papel e veja que os novos integrantes da sociedade de consumo estão fazendo tanto ou mais coisas do que os brasileiros da classe média tradicional. Entram nos espaços antes destinados aos 30% e podem consumir e se divertir, também.

    Alguém acredita que se possa mudar esta realidade? Querer implementar alguma medida recessiva, arrocho salarial, descontrole nos juros, mudanças na CLT, aumento do desemprego, etc.?

    A Direita no Poder pode acreditar que fará o que quiser, mas não fará e não tem retorno.

    O PT criou uma armadilha para os conservadores: deu ao povão a expectativa de ascensão social (sentimento de pertencimento e possibilidade de subir na Vida), incluiu milhões no seio da sociedade de consumo e este fato não é para ser desprezado.

    Com todos os defeitos e críticas desta anárquica inclusão social, que faz shoppings centers populares virarem uma Praça da Sé, de tanta gente apinhada num mesmo espaço, é daqui para frente.

    Brincar com esta realidade é que não vai ser nada legal. Precisamos de muitos ajustes neste novo Brasil, criar uma maior consciência política, uma maior noção do que pode ser uma ascensão social mais positiva, da importância de valorização da Cultura e não apenas do consumo de supérfluos (da sociedade Mac Donald´s + a geração smartphone), etc.

    Alguém já viu a fila do Mac Donald´s nos finais de semana nos shoppings populares? O que é aquilo?

    O Brasil passa por uma transformação, que precisa de um Estudo sério e detalhado, com observações reais (empíricas), fora dos gabinetes e dos parlamentos da Vida, só a olho nu para entendê-la.

    Por isto afirmo que qualquer golpe não será absorvido de maneira pacífica acreditando possível retroceder no processo de inclusão social e de possibilidade de ascensão social do povo brasileiro.

    Não temos mais espaço para retrocessos, temos espaço para mudanças, que são necessárias no padrão de comportamento desses novos partícipes da sociedade brasileira (como torná-los mais críticos, bem-informados e capazes de um consumo mais consciente e de melhor qualidade), aqui se pode ampliar para toda a sociedade.

    Tenta retroceder para ver o que acontece.

    Vai ver se o padrão de comportamento das manifestações será igual a dos “coxinhas” abobalhados, que vão de carro para uma manifestação e ficam amedrontados de andar a pé pelo centro da cidade de São Paulo com medo de serem assaltados e sei lá mais o quê!

    Não sobraria nada em pé! Black Blocks seria fichinha perto da fúria do povão! Vai impedir de comprarem o Smartphone último modelo para ver o que é bom para tosse!

    1. O Brasil mudou e não tem golpe que possa impedir

      Não esteja tão certo Alexandre! Precisamos nos organizar, asm todos com quem falo acham que eu exagero, que estou vendo chifre em cabeça de cavalo.

      INTERTEXTO

      Primeiro levaram os negros
      Mas não me importei com isso
      Eu não era negro

      Em seguida levaram alguns operários
      Mas não me importei com isso
      Eu também não era operário

      Depois prenderam os miseráveis
      Mas não me importei com isso
      Porque eu não sou miserável

      Depois agarraram uns desempregados
      Mas como tenho meu emprego
      Também não me importei

      Agora estão me levando
      Mas já é tarde.
      Como eu não me importei com ninguém
      Ninguém se importa comigo.

      Bertold Brecht

       

      1. Vitor!
        Com certeza precisamos

        Vitor!

        Com certeza precisamos nos organizar!

        Estou buscando uma discussão do Brasil real para mostrar que um Golpe pode ser possível, mas não significa que se possa retroceder e nem que se possa garantir que os 30% da sociedade que eram beneficiários dos tempos de FHC para trás estejam na conta neoliberal futura. 

        Parcelas da classe média tradicional não se adequou aos novos tempos e nem com o PSDB de volta ela retornará ao glamour de antes. Outros estão ai para tomar o lugar. No Capitalismo, ainda mais no neoliberalismo, é salve-se quem puder!

        E tem muita gente ascendendo socialmente e preparada para o que der e vier. 

        Abraço,

        Alexandre!

    2. Muito interessante seu

      Muito interessante seu comentário, mas acontece que, após o golpe, a agenda neoliberal não seria imediatamente implementada pelas forças golpistas. VocênNão viu o que falou FHC sobre tirar o poder dos trabalhistas e seus aliados? “Qualquer coisa, menos eles.” Para mim, não há interlocutor mais autorizado pelos golpistas internacionaiis e nacionais para falar em seus nomes do que o vetusto FHC. Para dar o golpe, se usaria até mesmo um sócia perfeito do Che Guevara redivivo, se por aqui ele passasse. E logo depois, se procuraria tranquilizar a todos os beneficiários de políticas sociais do país, com promessas de fazer correr leite e mel pelas ruas e becos onde moram. Demoraria dois anos, talvez três, para começarem o desmonte do desenvolvimento do país e para começarem a tanger aos poucos o povão para seus nichos seculares tradicionais de pobreza. E todos os líderes trabalhiistas seriam demonizados por provas plantadas e escabrosas. E a Gllobo faria uma festa atrás de outra. E a imprensa só traria informação que fosse a favor da consolidação do novo regime. E jornalistas independentes começariam a desaparecer misteriosasmente. E…  a democracia tera sido um sonho distante, que só poderá ser resgatado daqui a setenta anos.

      1. Severino!Hoje não temos mais

        Severino!

        Hoje não temos mais como delimitar quem seriam os 30% de incluídos num Governo neoliberal futuro.

        Antigamente eu e minha classe social estávamos dentro. 

        Numa reintrodução do neoliberalismo, talvez, parte do eleitor tradicional do PSDB, o anti-petista de carteirinha, esteja fora da conta. 

        Hoje, temos a inclusão universitária e o empreendedorismo é significativo. Muitos dos 30% podem ceder espaço para outros, que ascenderam socialmente nos tempos de Lula e Dilma. 

        Quem é anti-petista agora, porque não se conforma em ver seu “mundo” invadido pela classe C e até  a D e em continuado processo de mistura pode não ser parte dos 30% dos tempos de um novo neoliberalismo.

        Quanta gente da classe C não se forma e pelas agruras da Vida sofrida não chega ao mercado de trabalho com mais apetite, pau pra toda obra, expediente, se me entende, para trabalhar! E tomam o lugar dos filhos da classe média que só estudam.

        Temos que ficar atentos, sempre!

        É um processo revolucionário o do PT e a ascensão social e noção de pertencimento, mesmo que via consumo. 

        Parcelas da classel social média tradicional pode ser o excluído de amanhã. 

        Um abraço,

        Alexandre!

    3. E onde fica a ética na eleição?

      O meu xará Alexandre vinculou a eleição a uma questão de classes sociais, como se uma candadata fosse a representante da classe C e os outros candidatos representassem as classes A ou B.

      Esqueceu o colega que a MUITA, mas MUITA gente votou em Aécio ou Marina, não por pertencer a classe A ou B, mas por estar cansada do jogo sujo que o PT entrou na política.

      Votaram pela alternância do Poder, ou melhor, pela alternância de bandidos no poder, de tal modo que, entre o desmonte da atual quadrilha e a montagem de uma nova, possamos respirar um pouco!

  152. Dilma e o muro de Berlim

    Após ouvir o discurso da premier  Angela Merkel sobre o aniversário da queda do muro de Berlim, a presidente eleita do Brasil, Dilm Roussef, inconformada com o que ela chamou de mais um ato criminoso dos governos tucanos, se dirigiu a mandatária alemã e ofereceu a reconstrução do muro com financiamento do BNDES. Âinda bem que a Ângela Merkel não entendeu nada.

    1. Já que o Nelton está se

      Já que o Nelton está se referindo ao BNDES, vale a pena perguntar: como ficará toda aquela dinheirama – bilhões de reais – emprestada ao megalomaníaco Eike Batista? Quem vai pagar, principalmente quando as más línguas dizem de que o PT facilitou um porção de benesses ao homem. Aí tem…

    2. Dilma e o muro de Berlim

      De onde saiu essa notícia? Qual foi a fonte? Sinceramente, não acredito em uma palavra. Já tinha lido essa bobagem no FB, e quando fui checar a fonte, vi que não procedia. Acho que isso é uma grande mentira, sem pé nem cabeça…

  153. Justiça será feita

    Como o Lula, (PT), e Dilma estão no poder de forma rasteira, (compras de votos, com bolsas e cestas, e mentiras), e de golpes baixos, talvez a saída deles do poder também seja através de um meio legal, mais traidor e golpe baixo. E tem grnade chances de ser assim.

  154. Acho temeraria a ideia de

    Acho temeraria a ideia de comparar o Toffoli ao cabo anselmo.

    Pois da a impressao que ele esta la nao como magistrado e sim como agente do PT no judiciario.

    A comparação é imoral

    Fora isso a nomeaçao de Toffoli apenas segue criterios altamente questionaveis usados pelo PT para colocar nao só ele no STF como o JB ou se bobear Inacio Adans

    Todas essas nomeaçoes foram feitas por interesses alheios à isençao da magistradura isso é fato mas dai a dizer que Toffoli tem obrigaçao como partido é um exagero 

    Dito isso nao acredito numa molecagem dessa magnitude.

    Impedir a posse da Presidente com um ato obsceno , fruto de burrogracia do sistema judiciario é um crime contra os interesses da naçao.

    È importantissimo que nada impeça a posse da Presidente, ela foi eleita se houver mais tarde algo que a comprometa ( espero que nao ) isso sera discutido no devido tempo.

    Impeachment é algo sério e nao faz e nao faria bem algum algo dessa natureza envolvendo a presidente da Republica… 

  155. Acho que Gilmar Dantas não

    Acho que Gilmar Dantas não vai reprovar as contas da Dilma, pq ele sabe que pode estar desperdiçando munição à toa; a decisão final deve ser do colegiado e não há jurisprudência sobre o impedimento nessa situãção.

    O ideal para Gilmar Dantas seria aprovar as contas e demonstrar um certo ar de imparcialidade (ele deve estar refletindo sobre isso), mas, sabemos que na hora de chamar o carrasco, ele será o primeiro voluntário.

    O que mais admiro no Gilmar Mendes é a sua lealdade canina com a pessoa que o criou.

     

     

    1. É verdade Bruno, ninguem é

      É verdade Bruno, ninguem é mais leal à pessoa que o criou como esse tal de gilmar. É a única coisa que admiro nele. Ao contrário desses petistas traíras  ….

  156. http://mudamais.com/daqui-pra

    http://mudamais.com/daqui-pra-melhor/hillary-clinton-afirma-que-dilma-e-exemplo-de-luta-contra-corrupcao

    13 DE OUTUBRO DE 2014DAQUI PRA MELHOR

    Hillary Clinton afirma que Dilma é exemplo de luta contra a corrupção

     URL: 

    #RelembrarÉviver

    Na abertura do primeiro encontro anual da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership) no ano de 2012, em Brasília, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, elogiou  a atitude da presidenta Dilma Rousseff frente à corrupção em seu governo e afirmou que a brasileira está estabelecendo um exemplo global.

    “Não há um parceiro melhor para iniciar esse esforço do que o Brasil e, particularmente, a presidenta Dilma Rousseff. O compromisso dela com abertura, transparência, sua luta contra a corrupção está estabelecendo um padrão mundial” disse Hillary

    Dilma destacou que seu governo não aceita a corrupção. A presidenta listou também em seu discurso as iniciativas de seu governo para dar mais transparência aos gastos e ações do governo:
    “Não teremos tolerância com nenhum malfeito. Quanto maior a transparências e mais efetivos os canais de interação, mais forte e justa a democracia” Afirmou Dilma

    Confira as matérias completas: 

    Estadão: Dilma estabelece padrão mundial contra a corrupção, afirma Hilary Clinton(link is external)

    O GLOBO: Hillary afirma que Dilma é exemplo de luta contra a corrupção

     

  157. http://mudamais.com/daqui-pra

    http://mudamais.com/daqui-pra-melhor/hillary-clinton-afirma-que-dilma-e-exemplo-de-luta-contra-corrupcao

    13 DE OUTUBRO DE 2014DAQUI PRA MELHOR

    Hillary Clinton afirma que Dilma é exemplo de luta contra a corrupção

     URL: 

    #RelembrarÉviver

    Na abertura do primeiro encontro anual da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership) no ano de 2012, em Brasília, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, elogiou  a atitude da presidenta Dilma Rousseff frente à corrupção em seu governo e afirmou que a brasileira está estabelecendo um exemplo global.

    “Não há um parceiro melhor para iniciar esse esforço do que o Brasil e, particularmente, a presidenta Dilma Rousseff. O compromisso dela com abertura, transparência, sua luta contra a corrupção está estabelecendo um padrão mundial” disse Hillary

    Dilma destacou que seu governo não aceita a corrupção. A presidenta listou também em seu discurso as iniciativas de seu governo para dar mais transparência aos gastos e ações do governo:
    “Não teremos tolerância com nenhum malfeito. Quanto maior a transparências e mais efetivos os canais de interação, mais forte e justa a democracia” Afirmou Dilma

    Confira as matérias completas: 

    Estadão: Dilma estabelece padrão mundial contra a corrupção, afirma Hilary Clinton(link is external)

    O GLOBO: Hillary afirma que Dilma é exemplo de luta contra a corrupção

     

  158. quadrilha no poder

    Não é um detalhe jurídico qualquer que derrubará Dima e sim o roubo de dinheiro público promovido pelo PT. Muito me espantanta quem se recusa a admitir este fato a estas alturas dos acontecimentos. Pior cego é quem não quer ver! Esta senhora não terá condições morais nem políticas de govenar o país neste momento de crise econômica e de necessidade de amplas reformas. FATO!

    1. quadrilha no poder

      Perfeito Izabel Torcelli  !!

       

      nao entendi essa clara defesa do articulista para com a quadrilha que esta acabando com nosso país…

      1. Corvos

        Você não “entendeu” por que voce não conhece o “articulista”.  Caiu aqui de paraquedas. A quadrilha que acabou com o país perdeu a eleição. Agora estamos reconstruindo. Golpistas nojentos. Vão defecar em outra freguesia. Corvos.

      2. A quadrilha é dos golpistas.

        A quadrilha é formada pelos golpistas que desrespeitam a vontade popular e tentam vencer com jogadas ilegais e expedientes imorais.

        São os corruptos da extrema direita que querem tomar o poder para expoliar a nação e pagam trolls profissionais pára espalhar suas mentiras na Internet.

      3. Caro Leonardo
        A quadrilha que

        Caro Leonardo

        A quadrilha que está acabando com o Brasil é a casa grande e seus sócio midiático, os mentiráticos tucanos, militares recentidos, saudosos de 64, enfim, os menos de 1%. 

        Saudações

         

    2. Dona Izabel, prova aí que a

      Dona Izabel, prova aí que a Dilma roubou dinheiro público. Eu votei nela e provo pra senhora que os aeroportos do Aécio estão lá nas propriedades da família. Construidinhos.

    3. Governar o Brasil

      Se a Dilma não tem condições para governar o País, então, quem teria? O homem que fez um aeroporto para uso próprio com vergas públicas? Seus terroristas de direita, fiquem sabendo que nunca mais vocês voltarão ao poder.  Em 2018, é LULA LÁ.

    4. Cara Izabel
      Mas são os seus

      Cara Izabel

      Mas são os seus coleguinhas que não querem as amplas reformas, todo o PT quer e defende isso. “necessidade de amplas reformas. FATO!” Mesmo que voces não queiram, isso acontecerá e como FATO, irão reclamar mais ainda.

      Saudações

       

        1. Caro Razor
          Se você apoia

          Caro Razor

          Se você apoia essas reformas, que bom, engrosse o movimento. Quanto mais melhor e mais rápido ela sai.

          Já foram feitas muitas mais ainda há muitas a serem feitas. Quem se coloca contra? Mídia, PSDB, setores militares, da própria PF, um grupo de pessoas, que t em até um lado honesto, mas está pervertido pelas mentiras.

          Quem sabe você, Razor ,consiga liderar um  grupo de pessoas e ajudar nas reformas. Mas não espere isso dos militares e nem dos demotucanos, nem das dondocas de Higienópolis, Leblom, Miami etc etc

          Saudações

      1. Sr. Avelino de Oliveira

        É lamentável que militontos se acreditem que iremos ter  “amplas reformas”, pois, se quisesse o PT dar exemplo de alguma coisa, poderia primeiramente, ter expulsado do partido o Sr. José Dirceu, o Sr. Genuino mas não, é bem capaz que sejam os próximos ministros da presidANTA Dilma.

        A suposta reforma que vocês, militontos, tanto falam me dá medo, ainda mais depois do FORUM DE SÃO PAULO, só falta mudar o nome do país para REPÚBLICA BOLIVARIANA DO BRASIL.

        Este partido, no qual um dia eu já fui filiado e não sou mais, utiliza a tática do dividir para conquistar, na campanha dividiu o Brasil entre Nordestinos e Sulistas, Ricos e Pobres, o bom do mal, sendo que a única coisa que consigo ver é quem é a favor do PT bem, quem não for é contra o Brasil e tem de ser combatido e execrado pela militância.

        No entanto, se esqueceram, slogan do Lula , que o Brasil é para todos. Enquanto continuar a tática nazista do dividir para conquistas, continuaremos com nesta eterna químera.

         

        1. Caro Juarez
          Militonto? Forum

          Caro Juarez

          Militonto? Forum de São Paulo?PresidANTA?República Bolivariana do Brasil?Você foi filiadao ao PT?

          Não sei não, mas você não esta no blogue errado, ou achando que está na grande mídia e se achando?!

          Mesmos os conservadores que frequentam o blogue do Nassif, não usam esse linguajar, pois sabem das mentiras, dessas pseudoterminologias, e  são respeitados. 

          Saudações

    5. quadrilha na oposição também

      “o roubo de dinheiro público promovido pelo PT.”

      muito me estranha também pessoas terem retórica seletiva

      acho que na delação premiada não foram somente pessoas ligadas ao PT que foram citadas como corruptas… tem de outros partidos… que talvez não lhe interessem serem apontados como corruptos também? Seria isso?

      pior que cego que não quer ver… é quem não é cego e tece comentários sobre visões seletivas

      bla bla bla, tu recebe quanto do PT pra escrever isso? Nada, mas aceitaria uma coxinha crocante por gula

  159. Depois que o Nassif

    Depois que o Nassif  desarticulou o golpe pré-eleitoral

    do Jornal Nacional parece que “caiu a ficha” dos provedores

    dos trolls, desembarcaram de vez no blog.KKKKKKKKKKK!!

    E digo mais , são da mesma origem! Um amigo nosso que

    gosta de gráficos bem que  poderia listar os nomes.E alguns

    se levam a sério!

  160. Coxinhas e trolls neste post

    Coxinhas e trolls neste post pululam.

    É sinal de que a direita passou recibo ante a este excelente artigo desmascarando a patranha.

    Um artigo histórico, como aquele que desnudou o golpe fracassado da Veja e Globo nas vésperas do 2o turno.

  161.  
    Querem partir para a

     

    Querem partir para a ignorância?… Não restará outra alternativa aos eleitores vitoriosos nas urnas. Partirem pro pau.

    O povo acreditou. Em aceitando as regras democráticas, partiram pra eleição. Venceram, escolhendo nas urnas a candidata Dilma Rousseff do PT. Candidata consagrada com o maior número de votos.

    Derrotando nas urnas, o candidato FHC-Aécio da Cunha e seus comparsas se mostram muito insatisfeitos, atiçando dessa maneira, o instinto golpista de seus seguidores.

    Não por acaso, ou seria uma mera coincidência? O Instituto Millenium em ruidoso silêncio. O Tofoli e Gilmar, se articulam com os de sempre, em solertes manobras. Estariam visando melar o resultado das urnas? 

    O noviço Toffoli, acaba de cumprir pré-estreia no Jô. Indício de quê, pode haver algo além das teorias esvoaçantes. Diria os felpudos das Minas Gerais: as núvens estão a indicar, que os estudos preliminares em andamento, encontram-se em rota de colisão com a democracia.  Melhor dizendo, a tentativa de golpe paraguaio está em andamento.

    Espero, que desta vez, os eleitores que ganharam nas urnas, apliquem severa lição nestes e demais canalhas golpistas.

    Orlando

     

  162. Pedindo um golpe para o Papai Noel

    Tem tanto “golpe” acontecendo hoje em dia que tá valendo até Golpe Delivery. Vc escreve uma carta e pede um golpe de estado para o Papai Noel.

    Só não vale se vc já for crescidinho e nem procurador da república. Pode pegar mal….

     

    Procurador da República manda cartinha às Forças Armadas pedindo intervenção Militar c/ ajuda dos EUA

     

     

    pad procurador sc forcasarmadas MG 0988

    Por maioria, o Plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) instaurou nesta segunda-feira, 17 de novembro, durante a 21ª Sessão Ordinária de 2014, Procedimento Administrativo Disciplinar (PAD) e decidiu afastar das atividades, por 90 dias, o procurador da República em Joinville/SC Davy Lincoln Rocha. Também foi decidido o encaminhamento do processo ao procurador-geral da República, que vai analisar o caso sob o aspecto penal.

    O Plenário acolheu proposta do conselheiro Luiz Moreira, que leu o texto “Carta aberta às forças armadas brasileiras”, postado na internet. De acordo com o conselheiro, ao sugerir a intervenção militar no Brasil e que esta conte com a participação dos Estados Unidos, o membro do Ministério Público Federal “utiliza de suas prerrogativas para manchar o regime democrático e a soberania nacional”. Em tese, destaca Moreira, há a ocorrência do crime contra a ordem democrática e a ausência de decoro pessoal.

    O afastamento do procurador está condicionado à instauração da portaria do PAD pelo conselheiro que for designado relator, que terá o prazo de 72 horas, após o recebimento do processo, para encaminhar o documento à publicação.

    http://www.cnmp.mp.br/portal/noticia/6693-pad-apura-carta-as-forcas-armadas-escrita-por-procurador-da-republica-em-sc

      1. Assis, discordo de você. Não

        Assis, discordo de você. Não foi a democracia que chegou a esse ponto. Foram os calhordas, mentecaptos, imbecis, crápulas, pústulas e outras categorias ainda existentes na raça humana, como por exemplo em sumpalo.

    1. AFASTADO AGRESSOR DA REPÚBLICA

      A coibição legal, rápida e exemplar, de toda agressão à democracia brasileira é a forma mais correta de promover a conscientização da sociedade acerca da necessidade de manutenção do estado de direito e da legalidade constitucional. O efetivo respeito à vontade popular aferida nas urnas e à soberania da República não permite que ninguém conclame a derrubada do governo legalmente constituído.

  163. Campanha do PT? Limpa??? Faz-me rir …

    “Imaginar que numa campanha nunca exista dinheiro desviado dos cofres públicos é ser ingênuo.”

    Campanha do PT?? Sem dinheiro sujo??? Se o próprio Ministro da Justiça, do PT, diz o contrário???

    E para quem acha que isso é coisa ‘da mídia golpista’, quem o entrevistou foi o próprio Nassif. Segue o link:

    http://72.55.165.238/blog/luisnassif/a-entrevista-de-jose-eduardo-cardoso

    Durmam com essa.

  164. Eleição comprada?

    É justo ameaçar os miseráveis e bolsistas do país para ganhar as eleições? E usar o cadastro do Bolsa-família para espalhar notícia que se Aécio fosse vitorioso o Bolsa-voto seria extinto ? (até vocês sabem que isso é mentira).  E usar os correios para fazer propaganda para Dilma e Pimentel?   E usar recursos de desvos da petrobrás para a campanha de 2010? 

     

    Espero que dessa vez vc tenha razão nesse poste a justiça funcione. 

  165. ATENÇÃO PERIGO !!!!!

    Post infestado de trolls, usem máscaras de proteção.

    Eles são raivosos e largam uma baba branca pelo canto da boca que pode ser letal à raça humana.

    CUIDADO !!!

  166. Armado por Toffoli e Gilmar, já está em curso o golpe sem impeac

    Comentários

    Prezado Nassif

    Ou estou equivocado ou mudou a regra do jogo. Eu acompanho suas colunas desde o jornal impresso, passando pelo site Dinheiro Vivo e Brasilianas, que ainda recebo, fora o Construindo Conhecimento.. Bom. Eu já comentei algumas de suas colunas e sempre a Pedra Básica é o Livro “O Poder da Administração Ética”. Lá está ensinado que; “NÃO HÁ MANEIRA CERTA DE FAZER A COISA ERRADA!” A DILMA ELEGEU-SE DE MANEIRA CORRETA?  Ela, o PT não agiram exatamente da maneira sórdida defendida pelo Recupero, décadas atrás, quando disse: “Eu não tenho escrúpulos: o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde”. Você ainda lembra e tem arquivado as palavras do Lula, Dirceu, Genoino, Falcão, Gilbertinho, etc?  As provas estão aí, pois os caras da delação não iam devolver US$ 90, 100, 170 milhões se fossem inocente e se isso foi só o que ficou com eles. Ninguém é bobo ou criança. A Democracia exige que a eleição seja limpa, e para assim serem, os partidos e seus candidatos dever ser honestos para que o eleitor possa escolher o que melhor atende, especialmente na reeleição, quando tem toda a máquina do Estado nas mãos. Quando mentem de forma perversa que seja posto para FORA. Se o novo substituto também agiu da mesma maneira FORA e convoca novas eleições onde todos os candidatos que concorreram estejam inelegíveis. Não se admite meia democracia, honestidade, podemos aceitá-la com a virgindade, pois aí sim é uma questão de foro íntimo, pessoal. Cabe ao Judiciário manter a Justiça acima dos homens e mulheres, sejam eles de que partido forem.

    Comentários

    Prezado Nassif

    Ou estou equivocado ou mudou a regra do jogo. Eu acompanho suas colunas desde o jornal impresso, passando pelo site Dinheiro Vivo e Brasilianas, que ainda recebo, fora o Construindo Conhecimento.. Bom. Eu já comentei algumas de suas colunas e sempre a Pedra Básica é o Livro “O Poder da Administração Ética”. Lá está ensinado que; “NÃO HÁ MANEIRA CERTA DE FAZER A COISA ERRADA!” A DILMA ELEGEU-SE DE MANEIRA CORRETA?  Ela, o PT não agiram exatamente da maneira sórdida defendida pelo Recupero, décadas atrás, quando disse: “Eu não tenho escrúpulos: o que é bom a gente fatura, o que é ruim a gente esconde”. Você ainda lembra e tem arquivado as palavras do Lula, Dirceu, Genoino, Falcão, Gilbertinho, etc?  As provas estão aí, pois os caras da delação não iam devolver US$ 90, 100, 170 milhões se fossem inocente e se isso foi só o que ficou com eles. Ninguém é bobo ou criança. A Democracia exige que a eleição seja limpa, e para assim serem, os partidos e seus candidatos dever ser honestos para que o eleitor possa escolher o que melhor atende, especialmente na reeleição, quando tem toda a máquina do Estado nas mãos. Quando mentem de forma perversa que seja posto para FORA. Se o novo substituto também agiu da mesma maneira FORA e convoca novas eleições onde todos os candidatos que concorreram estejam inelegíveis. Não se admite meia democracia, honestidade, podemos aceitá-la com a virgindade, pois aí sim é uma questão de foro íntimo, pessoal. Cabe ao Judiciário manter a Justiça acima dos homens e mulheres, sejam eles de que partido forem.

  167. Reação já! Dr. Celso Antônio

    Reação já! Dr. Celso Antônio Bandeira de Mello, juristas legalistas e honrados deste país, a OAB, etc., devemos nos manifestar firmemente! 

  168. Gilmar Mendes nao é isento,

    Gilmar Mendes nao é isento, ja demonstrou isso repetidas vezes; ele é político e atua no judiciario com um juiz politico de oposição.  Já atacou o PT diversas vezes pela midia, suas decisoes contra o PT sao sempre suspeitas. Alem de ser um ministro que vive a margem da lei  ate hoje nao explicou os milhoes que recebeu do TJ da Bahia e outras denuncias relacionada a sua escola de direito. Para julgar conta de campanha tem que ser jurista e nao advogado, assim é no TSE. Gilmar é advogado, logo nao poderia julgar conta de ninguem, ou seja age na ilegalidade. Se de fato derem um golpe no judiciario vou prontamente defender armado a democracia e derrubar esses golpistas do poder.

    1. Estarei na Trincheira

      Delano meu caro tenho 54 anos, porem quero ser o voluntário numero 1, para combater esses anti-patriotas, com toda entrega, nos encontraremos no front…

  169. Não tivesse sido escrito por

    Não tivesse sido escrito por quem foi, este artigo para mim pareceria um conto escrito pela Isabel Allende ou sei lá, qualquer outro escritor representante do realismo Mágico, mas de qualquer maneira estamos de olho e saibam os golpistas de plantão que se iso ouçar acontecer haverá muitos mais muitos milhões de legalistas disposto a lutar até o último cartucho em defesa da democracia, ai a merda vai feder meu amigo, a vai! e o fedor vai ser tão forte meu!!! que essa galera vai se arrepender de ter tirado a tampa da panela.

    por outro lado eu avalio que o desespero desse povo é porque a Dilma fará um governo maravilhoso e exemplar, de novo o mercado internacional estará próspero e o exemplo das dezenas de milhões voltando para os cofres da república e as dezsnas de ladrões de todos os partidos presos farão do PT de aqui a 4 anos imbatível de novo, FHC não quer morrer vendo o PT no poder, e ele e mais alguns montes de merda que tem por ai vão ter que engolir e se acostumar a jogar o jogo da democracia, o jogo da legalidade, em fim, o jogo da civilidade.

    1. Em que planeta você vive ???

      Sério… em que planeta você vive para acreditar que a Dilma fará um bem ao Brasil no campo da economia ??? Ela conseguiu em 4 anos de governo sucatear e economia nacional. Em mais 4 anos tornará o Brasil mais uma Argentina.

       

      Espere e verá.

  170. QUEREMOS TODAS AS VERDADES…

    SENDO ASSIM:      E o CENSURÃO de Minas?! Num estado surrealista, um certo (ou errado) governador/senador censurava as notícias que fossem contra seu governo (mesmo q verdadeiras). Poxa, quanta correção!!!!! Seria o modo correto de governar… Dizem q esse caso q tentam chamar de petrolão (querem dar nome….), começou lá por 1999. Q se investigue tudo e todos. Eu sou a favor. E tenho o dito. Abraços.

  171. Armado por Toffoli e Gilmar, já está em curso o golpe sem impeac

    Ainda bem que o blog publicou a tramoia. Assim os brasileiros sabem que há imputáveis que querem dar um golpe nos brasileiros. De posse da informação os brasileiros tomar posição. E se isso acontecer haverá uma guerra civil no Brasil. Que os juizes tomem “prumo” e pensem na sociedade, principalmente respeitando a democracia. Dilma ganhou e pronto!

  172. Esse caso da Petrobras vai

    Esse caso da Petrobras vai ser uma cachoeira de mascaras caindo, e Toffoli escolheu logo quem pra cair de mãos dadas? Gilmar mendes, rs.. quem da um pingo de credibilidade a esse senhor não passa de um inocente útil sem a menor capacidade de absorver a realidade, bastando pra isso, por exemplo, observar suas atitudes monocráticas como a que fez ele sentar em cima pedindo vistas no processo de financiamento empresarial de campanhas, isso sendo voto único e vencido(6×1), sobre um tema que é concenso na sociedade como a raíz  principal da corrupção, o próprio escandalo está ai pra confirmar. 

    1. Esse caso da Petrobras vai

      Deixa de ser ignorante, o financiamento da campanha do pt e outros foi pela corrupção na petrobras e sabe-se lá em quantas outras estatais. Não teve nada a ver com financiamento privado.

      1. Querido. Me dê a mão que eu

        Querido. Me dê a mão que eu te explico. Uma empresa privada se interessa por contratos bilhonários para se tornar fornecedora de uma estatal, ok? Então… dai ela vai até uma lobista que intermedia seu pleito junto a algum contato dentro da empresa. Ele exige uma compensação e diz que para dar certo precisa que a empresa financie campanhas eleitorais legislativas junto a deus e ao diabo, (situação e oposição) para que se guarnessam independentemente de quem governe. Bem, me caro. Espero que tenha ficado claro. abs.

      2. Ah não? Então vou desenhar

        Ah não? Então vou desenhar pra vc entender…

        Os recursos desviado da petrobrás é através de superfaturamento de obras, quem faz as obras? que eu saiba nenhuma estatal… o dinheiro é usado dentre outras coisas para finanaciar campanhas de políticos que ao invés de denunciar suspostos mal feitos, vão é defender sua continuidade pra que não acabe a mamata.

  173. Trolls recem

    Trolls recem chegados!

    Aumentem seus lucros vendendo “frango xadrez desidratado!

    Não percam !Consultem o instituto Millenium” e garantam seu

    futuro!

  174. Golpe mais difícil

    Nassif,

    Com esta afirmação dos procuradores do MP a respeito da roubalheira e negócios altamente lesivos à Petrobras durante vários anos do governo do pirata lesa-pátria FHC, se havia alguma tesão pelo golpe paraguaio, ela foi-se.

    Sobre a negociata com Repsol, o rombo, a valor presente, equivale a duas Pasadena, refinaria que vem dando lucros trimestrais superiores a 100 milhões de dólares, uma notícia que não pode ser notícia.   

    Está explicado o sumiço do alto clero tucano desde o domingo à tarde. E o poodle de FHC, o que será deste indivíduo lá no Senado ? Berra prá dizer que fará oposição permanente ao governo reeleito, mas vai se apoiar em quem ? 

  175. Ainda que eu acredite
    Ainda que eu acredite que um golpe será intentado po Gilmar Mendes, no meu escasso conhecimento jurídico, alguns fatores me fazem crer que será mais uma tentativa vã: 1 – O Gilmar Mendes, ainda que rejeite as contas se valendo da Lava Jato, precisa do colegiado para reprová-las; 2- Não há jurisprudência para isso; 3 – A rejeição das contas de campanha não é impeditivo para a posse. Lula teve as contas rejeitadas em 2006 e ainda assim tomou posse para o segundo mandato. Me corrijam se me engano…

    1. 2- Não há jurisprudência para

      2- Não há jurisprudência para isso; 

       

      JB enterrou o item 2 amigo…. pra quem quer golpe , não existe lei , jurisprudencia , constituição que impessa … 

  176. golpe Tabajara

    Partindo dos argumentos de que beneficiados pelas empreiteiras do lava a jato não podem ser diplomados, pelo menos 95% dos candidatos vencedores não poderão ser empossados já que receberam recursos destas empreiteiras, incluindo aí o indefectível Aécio Never que teve pelo 5 empreiteiras suspeitas como doadoras de sua campanha. O golpe não seria contra Dilma e o PT, seria contra todo o sistema representativo democrático brasileiro. E perpetrado por quem ? Aí o cúmulo da irônia , pelo anti bolivariano Gilmar Mendes que engavetou o projeto que proíbe doação privada. Gilmar nos colocaria bem abaixo de Bolivia e Venezuela.

  177. O partido “Alguns” também está no esquema e quem sabe o criador.

    MP: CARTEL DE EMPREITEIRAS OPERA DESDE A PETROBRAX:
    Ao pedir o bloqueio dos recursos das empreiteiras atingidas pela Operação Lava Jato, os procuradores do Ministério Público afirmaram que o cartel das construtoras frauda licitações na Petrobras há pelo menos 15 anos, ou seja, desde o tempo em que ela era comandada por Henri Philippe Reichstul, indicado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para o cargo; Reichstul se notabilizou por tentar mudar o nome da estatal para Petrobrax e por trocar ativos com a espanhola Repsol, numa transação que vem sendo questionada na Justiça por prejuízos bilionários; notícia foi escondida na mídia tradicional, para você não ler; aqui em 247 você leu
    18 DE NOVEMBRO DE 2014 ÀS 09:52

    247 – Se você não leu esta informação antes, não se sinta culpado. Ela foi mesmo escondida pela imprensa brasileira de forma deliberada. No Estado de S. Paulo, que foi o primeiro veículo de comunicação a defender o impeachment da presidente Dilma a pregar o golpe (leia aqui), ela está publicada, nesta terça-feira, numa tripa de pé de página.

    Mas é extremamente relevante. De acordo com os promotores envolvidos na Operação Lava Jato, o esquema criminoso liderado pelas maiores empreiteiras do País operava há pelo menos 15 anos. Ou seja: no mínimo, desde 1999, quando o Brasil era presidido por Fernando Henrique Cardoso e a Petrobras comandada por Henri Philippe Reichstul.

    “Muito embora não seja possível dimensionar o valor total do dano é possível afirmar que o esquema criminoso atuava há pelo menos 15 anos na Petrobrás, pelo que a medida proposta (sequestro patrimonial das empresas) ora intentada não se mostra excessiva”, sustentou o Ministério Público Federal, ao requerer o bloqueio dos ativos das construtoras – pedido este que foi negado pelo juiz Sergio Moro. O magistrado permitiu apenas sequestro de bens dos executivos.

    Quinze anos atrás, Reichstul se notabilizou pela tentativa de mudar o nome da Petrobras para Petrobrax. Seria uma forma de começar a prepará-la para uma eventual privatização. Diante da resistência, a mudança na marca foi arquivada. Outra polêmica da era Reichstul foi a troca de ativos com a espanhola Repsol no apagar das luzes do governo FHC – em análise pela Justiça, o caso já chegou aos tribunais superiores com estimativas de prejuízos bilionários para a Petrobras.

    Leia, aqui, o relatório do Ministério Público em que se afirma que o cartel das empreiteiras já atuava desde os tempos da Petrobrax.

    Aqui, notícia de 247, publicada em março, sobre o assunto.

    Completando, o Ministro do FHC era o José Jorge, ex-presidente do TCU, afundador de plataforma que teve como prêmio um vaga de conselheiro (e falam em aparelhamento do PT, Gilmar do STF, Pefulo, Greice, José Jorge no TCU… eles é que sabem como fazer as coisas).
    Por sinal foi alguém resposabilizado pelo afundamento?????

  178. Golpe

    Se houver um golpe contra a Dilma podemos nos preparar para uma grande manifestação popular a seu favor. Não sou profeta, mas alguns nomes não serão esquecidos nem seus sobrenomes. 

    1. Se houver um golpe contra a

      Se houver um golpe contra a Presidenta, certamente os PTistas se unirão e irão ás ruas! E vão defender a Dilma com a vida!  Já estão se organizando nas redes sociais para até se armarem! O BRASIL VAI SER UMA NOVA UCRANIA!!!! Deus nos livre de tudo isso acontecer!

    1. As cabeças legalistas do país

      As cabeças legalistas do país estão entocadas do mesmo jeito que fizeram na AP 470. Estão torcendo/esperando dar “tudo certo” para depois colocar a cabeça para fora como se estivessem chocados… Depois que der merda, eles aparecem repetindo tudo o que a blogosfera já havia dito só que fazendo pose de grande juristas. Espera dar merda que eles aparecem; por enquanto não querem fazer nada para não atrapalhar a tentativa de golpe.

  179. Bandido ou polícia?

    É licito que ministros do STF possam tramar malfeitos para prejudicar intencionalmente uma pessoa, de um modo que possa parecer um procedimento normal da casa, porém cheio de coincidências? É lícito que ministros do STF possam criar armadilhas jurídicas, carregadas de abusiva má fé, com a única intenção de possibilitar o enquadramento  covarde de cidadãos em situações jurídicas que os incluam em práticas de crimes que não cometeram? O STF está querendo tornar-se uma GESTAPO? Uma Diabólica Inquisição? Uma Ku Klux Klan brasileira? Nos tornamos uma ditadura? Um regime totalitarista? Um reinado? Uma máfia partidária, que tem como cão de guarda o judiciário?  Que COISA é essa? A quem recorremos, ao bandido ou a polícia?

  180. Golpe

    Não viverei um minuto sequer num Brasil pós golpe. Vou preferir morrer na rua. Ninguém vai desrespeitar meu voto e a vontade do povo. Ninguém…

    Juro por meu sangue que levarei comigo alguns “bons sobrenomes”.

    1. Caro Paulo:
      Tenho 63.

      Caro Paulo:

      Tenho 63. Sobrevivi a um “golpe”.

      Muito me espanta a tua inteligencia (não estou te chamando de burro)

      Teu voto não vale nada, nada, nada….

      Se vc acha que vale….então tá explicado.

      Mas, por favor, não derrame teu sangue ou de irmão brasileiro algum, em vão.

      Pensa que: se teu voto valesse de alguma coisa e, vc fosse mais inteligente; vc não teria votado em ninguem.

      Agora, não adianta apelar para a ignorância.

  181. Só queria ver o LULA dizer: Não nos deixem sós

    Para retirar Dilma da presidência será preciso RACHAR o país. Na minha opinião nem direita nem esquerda estão comnpreendendo bem o que está acontecendo. A direita enlouqueceu e a esquerda também, porque permitiu um avanço insano contra nossa democracia.

  182. Engraçado ver agora Petistas e defensores de Políticos

    Fico aqui lendo os comentários e vendo vários defendendo o atual governo, o antigo governo, o futuro governo, falando de Políticos que também só conhecem por jornais e televisão. Parecem até parentes próximos de todos, como se conhece