Cartel de mídia e MP: uma relação delicada, por Weden

Por Weden

O procurador geral da República, Rodrigo Janot, deveria ter mais cuidado em manter investigadores do MP com passado nebuloso na equipe do Lava-Jato. Afinal, é evidente que, ao escalar procuradores com currículos frágeis, estará dando margem a se tornarem presas fáceis de organizações poderosas com interesses políticos e econômicos na operação. Este é o caso do procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, que não teria qualquer chance de se safar, ainda que não culpado, de uma investigação maciça tocada pelas organizações Globo sobre seu passado no caso Banestado. O que revela um modus operandi perverso da relação entre empresas bilionárias e o judiciário ou o MP no país.

O procurador Santos Lima é o mais agressivo entre os que estão na força-tarefa. Recentemente, desferiu, em entrevistas, diversos ataques contra a presidente Dilma por ter ela emitido medida provisória ditando novas regras para os acordos de leniência. É ele que vem, fazendo coro a Gilmar Mendes, chamando, constantemente, o PT de “organização criminosa”. E neste final de semana, enquanto o juiz Sérgio Moro ponderava as acusações, Santos Lima afirmaria abertamente que Lula fora “beneficiário” de suposto enriquecimento ilícito. Segundo o juiz, no entanto, não há provas para tal conclusão.

O poder que se acredita investido vai além. Santos Lima admite que teve papel importante no boicote aos contratos da Petrobrás com as empresas investigadas. O que alimentou um prejuízo de mais de um 1% do PIB brasileiro, segundo estudos da FGV, Ipea entre outras entidades.

Apesar de sua retórica justiceira, em 2003, no entanto, o procurador causou estranheza ao ocultar na CPI do Banestado que era casado com Vera Lucia, funcionária do banco, justamente no setor (CC5) por onde passaram os 30 bilhões de dólares de evasão de divisas.

Em uma reportagem de Amaury Ribeiro, publicada em 2003 na Istoé, ficamos sabendo que o procurador teria atuado para dificultar as investigações, principalmente, da Comissão de Inquérito.

Ver aqui http://www.istoe.com.br/reportagens/13447_AS+PROVAS

Ora, com um passado nebuloso desse, não poderia estar à frente do Lava Jato, principalmente, porque se tornaria presa fácil para grupos de mídia, que podem destruir sua carreira. A imagem pública deste servidor não resistiria a duas reportagens levadas ao ar no Jornal Nacional, e outras tantas matérias de repercussão nos veículos do grupo.

Modus operandi

Santos Lima não é o primeiro servidor do Ministério Público com passado questionável a garantir espaço privilegiado junto a grupos bilionários de Comunicação.  Douglas Kirchner, o promotor que está investigando Lula, no caso das medidas provisórias, e que ganhou visibilidade na Época, também tem uma biografia problemática, sendo acusado de agredir a ex-esposa e colocá-la em cárcere privado. O caso dele foi divulgado no GGN.

Ver aqui: https://jornalggn.com.br/noticia/a-historia-do-procurador-douglas-kirchner

Outro integrante do MP com problemas no currículo é Cássio Roberto Conserino. O promotor do Ministério Público estadual paulista – revelado pela revista Veja – foi condenado a pagar 20 mil reais de indenização por danos morais a um advogado criminalista.

Ver aqui: http://www.conjur.com.br/2014-out-05/promotores-sao-condenados-divulgar-noticia-nome-acusado.

Quem também tem problemas na vida pregressa é Valtan Timbó Mendes, o procurador do MP-DF responsável por abertura de inquérito contra Lula, por um suposto tráfico de influência. Ele – que ganhou destaque na Revista Época – é acusado de negligência funcional em processo administrativo disciplinar, instaurado pela Corregedoria Nacional do Ministério Público.

Ver aqui: http://tijolaco.com.br/blog/promotor-que-abriu-inquerito-contra-lula-responde-a-processo-por-nao-trabalhar-e-a-guerra-do-mp/

Redação

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Estão aí as explicações para

    Estão aí as explicações para a perseguição anunciada aos blogues, as mãos manipuladoras da mídia dadas com as mãos amarelas do condutores desta operação sendo desveladas.

     

  2. quanta ingenuidade…o janot

    quanta ingenuidade…o janot faz parte do time da casa grande…de paraty

    vejam que quem desmascarou o cunha foi o mp suíço, e que até hoje não aconteceu nada deconcreto contra o cunha…por que será hein  ?

    tem também o caso das delações contra o aécio, que “não vêm ao caso”

    isso, considerando o próprio janot…se considerar o mpf como um todo, o que se vê é que se tornaram um bando jagunços

  3. Crentes religiosos e bandidos

    Que bela conjunçaõ de funcionários públicos, juntando-se a isto o fato do juiz do caso Banestado ter sido o atual juiz do Lava Jato. 

    No primeiro só deu pizza, pois era da turma dos golpistas ricos e politicamente “corretos.

     Já na Lava Jato só sobrou a parte dos “bandidos” do PT, portanto ferro neles!!

    MP e justiça (in)corretass!!!!!

  4. Há um outro aspecto a ser


    Há um outro aspecto a ser considerado. Essas “fragilidades” de curriculum podem ser pré-requisitos para “missões” desse tipo, pois qualquer recuo e ao dissidente é exibida a sua “ficha” e o seu destino em caso de abandono da “causa”. Observe-se que em outras esferas as figuras  da linha de frente dessa “empreitada”, as mais acintosamente pró-golpe, estão todas, TODAS, envolvidas em processos judiciais e inquéritos. Os inimputáveis tem processos nas gavetas, mas não incinerados. A qualquer momento, a depender do desempenho …

  5. Passado nebuloso.Moro também estava no Banestado

    Nada disso é por acaso. Precisavam de gente com o mesmo perfil, caráter e coragem para fazer a desgraça que estão fazendo com o país, então nada mal para uma operação que tem à frente um juiz com essa biografia: CASO BANESTADO: “OS PROCESSOS FORAM EM SUA MAIORIA PRESIDIDOS PELO JUIZSÉRGIO MORO DA JUSTIÇA FEDERAL DE CURITIBA. NO ENTANTO, OU GERARAM ABSOLVIÇÃO POR FALTA DE PROVAS OU PRESCREVERAM POR INÉRCIA DA POLÍCIA FEDERAL E DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL.” 

     DESCOBRIU-SE, EM UM PRIMEIRO MOMENTO, O DESVIO E A EVASÃO DE DIVISAS BRASILEIRAS NO MONTANTE DE 30 BILHÕES DE DÓLARES,  O QUE POSSIBILITOU AOS INVESTIGADORES TRAÇAREM O QUE SE CHAMOU “MAPA DA CORRUPÇÃO BRASILEIRA”.

    COM O PROSSEGUIMENTO DA INVESTIGAÇÃO, OS DESVIOS DE DINHEIRO E A EVASÃO DE DIVISAS REVELARAM-SE CICLÓPICOS,  CHEGANDO À FANTÁSTICA CIFRA DE 124 BILHÕES DE DÓLARES.

    Para saber mais, acesse:  http://www.robertorequiao.com.br/discurso-do-senador-requiao-sobre-o-caso-banestado/

    1. Não se esqueçam da impunidade dos delatores….

      Não se esqueçam que os réus confessos principais responsáveis pela corrupção na petrobrás, estão soltos e com uma quantidade absurda de dinheiro devidamente lavado. Não se esqueçam que Youssef era delator no Banestado, e que saiu da delação mais rico e mais poderoso no mundo da lavagem de dinheiro. e quem patrocionou tudo isto , foi o Juiz Moro. E jamais esqueçam o que estão fazendo com a Zelotes que vai deixar impune os maiores sonegadores do país, mas vai destruir a possibilidade de trabalho para o filho de Lula. e mantem presa uma mulher em cadeira de rodas.

    2. Moro condenou uma meia dúzia

      Moro condenou uma meia dúzia de diretores do Banestado mas absolveu a cereja do bolo, o Presidente, indicado pelo então governador Jaime Lerner. Não houve delações, torturas. Nenhum político foi sequer incomodado. 

  6. Bolsonaro estava na PF de Curitiba esperando Lula

    No dia da prisão temporária e ilegal de Lula em Congonhas, além da Globo que mandou Renata Lo Prete e equipe para Curitiba, a força-tarefa avisou também ao deputado Bolsonaro.

    Enqunto o Brasil assistia estarrecido o estupro constitucional, o alegre congressista estava em frente à PF de Curitiba, feliz como um pinto no lixo, estourando rojões. Veja o vídeo:

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=UuTW9k3Pr38%5D

    http://noticiasparana.com/ordem-era-levar-lula-para-curitiba

  7. Moro e o Caso Banestado: sem comentários…

    Assistam ao vídeo. Moro, o justiceiro da República, era juiz da maioria dos processos do caso Banestado que GERARAM ABSOLVIÇÃO POR FALTA DE PROVAS OU PRESCREVERAM POR INÉRCIA DA POLÍCIA FEDERAL E DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL. Roberto Requião discursa no plenãrio do senado e falada do histórico do caso Banestado e sugere a abertura do caso. Se preferirler o discurso, acesse: http://www.robertorequiao.com.br/discurso-do-senador-requiao-sobre-o-caso-banestado/ 

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=STrxqSA0p8E%5D

     

    1. Pena que…

      O relator deste caso, que ajudou no arquivamento, foi o ” bunda-mole ”  do  companheiro petista José Mentor !!!  

      Digno do quilate do CArdoso !!   Covarde !!

      1. Nenhuma CPI deu em nada pq
        Nenhuma CPI deu em nada pq não interessava ao PT.

        O PT se lambuzou nos esquemas desvendados por essas cpi’s, em menor ou maior grau. Por isso, a elas nunca deram em nada.

        Só lembrar que os petistas, há pouco tempo, elogiaram o (ou passaram a mão na cabeça do) Eduardo Cunha na CPI da Petrobras.

  8. Nana nina não, o cara é o Janot!

    Quem visitou a tal “mulher” ligado a energia nuclear americana? Quem blinda o PSDB? Furnas?

    Quem já ouviu o Moro falar, convence? tem retórica? não. É um pobre coitado que está sendo usado, na sua vaidade. Um promotor ocultou prova do Banestado, o outro promotor da Lavajato tá esperando Jesus voltar.

    O mentor intelectual (no Brasil) dessa palhaçada é o Sr. Janot.

  9. Eis aí os Varões de Plutarco

    Eis aí os Varões de Plutarco !  Falsos moralistas, que, por terem passado em concurso se acham melhores que os demais brasileiros. Bando de hipócritas !

  10. Vulneráveis

    Nenhuma agência de inteligência aceitaria pessoas com esse perfil. É óbvio que são extremamente vulneráveis a uma operação de recrutamento, já que não teriam como resistir a uma ameaça de ter seus “pecados” expostos ao público.

    É estranho que uma instituição como o Ministério Público, dotada de tantos poderes e tão ciosa de suas prerrogativas, permita que indivíduos desse quilate integrem seus quadros.

    1. teria que se chamar…

      a equipe de psicólogos do Itamarati que barrou Joaquim Barbosa, por indícios de ser louco no teste de avaliação!!

      E, não deu outra !!  Todo mundo viu os ataques….

      Ainda bem que o Gilmar  Mendes não se inscrreveu para esta vaga de embaixador !!  Iria ser queimado logo na recepção !!

  11. Esse pessoal tem que ser substuído

    Esse pessoal todo tem que ser substuído, não dá mais para ver a cara deles na TV , ainda vai acabar sobrando para o Janot

  12. Então…………

    Isto está mais que claro. Todos os envolvidos nesta e outras operações de investigação, têm o rabo preso, com a mídia, tal qual muitos parlamentasres.

    Acaso alguém duvida que o poderio da “Grobo”, não é a quantidade de dossiês que ela têm em seu poder ?

    Todo o poder auferido ao longo de todos estes anos, mais precisamente durante o regime militar que ela defendia ardorosamente, fêz com que, suponho eu, ela conseguisse formar um enorme fichário contra seus adversários, com a provável parceria do SNI à época!!!

    Isto tudo pode, para alguns,  serem apenas  ilações, mas que se investigado à fundo, tenho certeza, se descobrirá algo de muito podre !!!!!!!!!!!!!!!  

  13. Parece que são escolhidos a

    Parece que são escolhidos a dedo. Quanto mais envolvidos em atos ílicitos, melhor, assim ficam muito mais agressivos em suas atuações contra o PT/Dilma/Lula

  14. Um Pais surreal

    Com todas essas evidências, já relatadas em inúmeros casos ao longo destes 13 anos, e o Governo e o Partido do PT ficam ali, na sacada, tomando suco e admirando a paisagem…

    Não sei, por aqui acontece cada coisa que ficaria dificil até ao Franz Kafka explicar.

    Não é a toa que o De Gaulle numa breve visita quase pirou.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador