“Coração generoso” de Moro foi o que salvou Cláudia Cruz, diz procurador

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O procurador da República Carlos Fernando dos Santos Lima, membro da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, disse nesta sexta (26) que a única coisa que pode explicar a decisão de Sergio Moro em relação à Claudia Cruz é o “coração generoso” do juiz.

Na noite de quinta, a decisão de Moro sobre a ação penal em que Claudia era acusada de lavagem de dinheiro e evasão de dividas veio a público: o magistrado absolveu a esposa de Eduardo Cunha por falta de provas e não comprovação de dolo. Ele ainda escreveu, no despacho, que a jornalista foi imprudente por nunca se perguntar de onde vinham os recursos que ela despendia com exagero no exterior, já que o marido era apenas um agente público com remuneração limitada.

Moro entendeu que embora Eduardo Cunha tenha comprovadamente algumas contas na Suíça abastecidas com dinheiro de corrupção na Petrobras, a Lava Jato não conseguiu provar que a conta específica de Cláudia Cruz recebeu esses recursos. 

“Nós vamos recorrer, nós discordamos (da absolvição). Cremos que isso decorre muito mais do coração generoso do doutor Sérgio Moro e na interpretação de um fato envolvendo a esposa de uma pessoa sabidamente ligada à corrupção”, disse o procurador.

“Uma pessoa como a senhora Cláudia Cruz, jornalista com nível cultural que ela tinha e ausente qualquer justificativa para ganhos dessa natureza do seu marido, que nada mais era que um deputado, então, portanto com ganhos limitados, nós entendemos que é injustificável absolvição”, acrescentou, segundo relatos do Estadão.

Para a Lava Jato, Claudia, ao gastar milhares de dólares em várias compras luxuosas em lugares como Dubai, Miami, Paris e Roma, “cometeu o crime de lavagem”. “Nós não estamos acusando Cláudia Cruz da corrupção, mas sim de lavagem. Portanto, neste aspecto o comportamento dela não é justificado e é criminoso. Nós vamos recorrer e esperamos, como outros casos nós temos tido sucesso, que no Tribunal [Regional Federal] haja reversão dessa absolvição”, comentou Lima.

Apesar de ter absolvido Cláudia Cruz, Moro mandou sequestrar cerca de R$ 650 mil que ainda restavam em sua conta no exterior, porque pode ser material criminoso.

Assine

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

38 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Moro é incoerente

    Moro é ridículo! Acha que os cidadãos brasileiros são idiotas? Uma jornalista, curso superior, não ter capacidade de ver que a montanha de dinheiro era incompatível com o salário do Cunha na Câmara?

    E ainda sequestra parte di dinheiro dela por ser de origem criminosa? Cadê a coerência?

    E os coxinhas, manipulados pela mídia PiG, chamando esse cara incoerente de herói, Se não fosse trágico, era pra rir. Mas não tem graça alguma ver o quanto esse juiz é parcial.

  2. Transformam o Brasil em um

    Transformam o Brasil em um circo e imaginam que somos os palhaços,

     

    depois que tocam fogo no circo ficam com cara de bobos. E hoje é dia de tocar bumbo……………

  3. “Coração generoso”… Parece

    “Coração generoso”… Parece até que o sujeito está falando de algum rei, imperador ou coisa que o valha.

  4. *****
    Moro absolve Cláudia

    *****

    Moro absolve Cláudia Cruz esposa de Cunha. Lei o motivos da sentença:

    “Existem alguns indícios de que todos os valores mantidos por Eduardo Cosentino da Cunha nas contas em nome dos trusts, Orion SP, Netherton Investments e Triumph SP têm origem e natureza criminosas, pois tais ativos nunca foram declarados e eram inconsistentes com os rendimentos e patrimônio declarados de Eduardo Cosentino da Cunha, na época deputado federal.

    Não obstante, até o momento, foi de fato possível rastrear somente os ativos recebidos em um acerto de corrupção, envolvendo o contrato de Benin, sendo que o produto respectivo, de USD 1,5 milhão não foi destinado, sequer em parte, à conta em nome da Kopek.

    Então é prematura a afirmação de que os demais ativos também seriam produto de crimes contra a Administração Pública, sendo necessário aprofundar o rastreamento.

    Poderia, porém, a imputação do crime de lavagem sustentar-se tendo por antecedentes unicamente os crimes financeiros, ou seja, os ativos seriam provenientes de saldos em contas secretas no exterior e que não foram declaradas.

    Nesse ponto, porém, entendo que carece a imputação de suficiente prova do dolo.

    A acusada Cláudia Cordeiro Cruz foi interrogada em Juízo. Alegou em síntese que era esposa de Eduardo Cosentino da Cunha, que confiava em seu marido e que desconhecia o envolvimento dele em crimes de corrupção.

    Quanto à conta no exterior, confirmou que assinou os papéis relativos à abertura da conta em nome da Kopek, mas que tinha, na época, presente que se tratava apenas de um cartão de crédito internacional.

    Atribui a responsabilidade dos fatos a Eduardo Cosentino da Cunha que teria lhe apresentado os papéis para assinar.

    Também afirmou que Eduardo Cosentino da Cunha cuidava da gestão financeira da família e inclusive da apresentação de sua declaração de imposto de renda.

    Cumpre observar que, de fato, não há prova de que ela tenha participado dos acertos de corrupção de Eduardo Cosentino da Cunha.

    Por outro lado, como visto nos itens 283-290, na documentação da conta em nome da Kopek, consta de fato a informação de que a conta foi aberta exclusivamente para alimentar cartões de crédito, entre eles da acusada Cláudia Cordeiro Cruz.

    A conta e seus ativos não foram, de fato, declarados pela acusada nas declarações de ajuste anual de imposto de renda.

    Entretanto, a escusa apresentada pela acusada, de que era o seu marido quem cuidava das suas declarações de rendimento, é plausível.

    Notas:

    – trecho tanscrito do Tijolaço

    – Tão diferente a atitude de Moro em relação à Marisa esposa de Lula

     

  5. O nome disto?

    A falta de vergonha deste sujeito, como de resto de todos esta turminha, chega a ser espantosa, ou será que há outro nome para isto?

  6. Incompatibilidde entre a renda do Cunha e a luxúria da família

    Cartela Premiada

    O casal era feliz e vivia tranqüilo, até o dia em que a esposa começou a chegar tarde da noite em casa.
    Desconfiado, o marido foi mexer nas coisas da mulher e encontrou um colar de diamantes. Foi, então, conversar com ela:
    — Você pode me dizer o que significa isso?
    — Amor, esse colar eu ganhei no bingo!
    Ele não se convenceu, mas, como não queria encrenca, resolveu engolir a desculpa.
    Como a esposa continuava chegando tarde em casa, o homem voltou a revistar suas coisas. E encontrou um anel caríssimo de esmeraldas. Foi, novamente, questionar a mulher, que respondeu:
    — Mais um prêmio do bingo, querido! Acho que estou numa maré de sorte!
    O marido ficou indignado, mas não discutiu com a mulher. Cada dia ela chegava mais e mais tarde e com jóias mais e mais caras. A desculpa era sempre a mesma: o tal bingo.
    Um dia, justamente na hora em que a esposa estava tomando banho para ir ao bingo, acabou a água. Ainda no chuveiro, ela gritou:
    — Meu bem, traz água para eu acabar o meu banho!
    Sem demora, o marido entrou no banheiro com um copo de água e entregou para ela.
    — Mas como eu vou tomar banho só com um copinho de água, Amor?
    E ele respondeu:
    — Simples, querida, lava só a cartela!

     

    Será que a Cláudia Cruz nunca levou um copo d’água para Eduardo Cunha acabar seu banho?

    Será que o Cargiomegálico $érgio Moro julga as pessoas com bases nas provas ou na generosidde do seu coração?

    Se a Mulher do Moro ganhasse tantos bens luxuosos no bingo, ele não mandaria ela lavar apenas a cartela?

  7. Pensam que somos idiotas?

    A república da Curitiba acha que todos os brasileiros são manipulados pela PiG.

    Trágico e risível s.moro e os promotores na repostagem da CBS americana ( programa 60 minutos) chamarem os manifestantes coxinhas de “povo”. Eles representam apenas boa parte dos 3% mais ricos do Brasil e uma parte ínfimas de outras classes que sofrem com a manipulação midiática.

  8. Nada a ver isso que tu falou, Prucurador, nada a ver

    A BARGANHA DE CUNHA

    Com a certeza de que, tanto a esposa quanto a filha dificilmente escaparão das mãos do juiz Sérgio Moro, o deputado tentará fazer uma espécie de acordo com a justiça […] mais ou menos no estilo ‘SALVEM MINHA FAMÍLIA E EU FALO TUDO QUE SEI’O sonho dos brasileiros que lutam pelo fim da corrupção e apóiam as operações da Polícia Federal e MPF seria ouvir uma delação deste sujeito.O Ministério Público ainda não se manifestou se tem interesse nessa provável delação.Um lavantamento realizado pela Ipsos revelou que 85% dos brasileiros apoiam a continuidade das investigações da maior operação de combate à corrupção no País, a Lava-Jato, independente do impacto dela na situação econômica brasileira.O Brasil precisa da delação de Cunha para exterminar os ratos que se instalaram na política. 

  9. Contudo,

    O fato de o advogado da mulher do cunha ser o Marlus Arns, sócio da mulher do Moro no caso das APAEs, não tem relação nenhuma com a sentença do generoso juiz de primeira instância?

  10. Juiz de classe

    O que parece é ser um juíz que julga pela classe do acusado.

    O que me envergonha e dá razão ao jornalista americano que nos chamou pais de bananas.

  11. São uns…

    Quando chamam de roça iluminada os buracos de onde saem esses tais, movem ações judiciais contra quem os critica. Desde as primeiras aparições desses roceiros, sempre apontei que as bases de tudo isso – muito bem aproveitadas por sinal por quem tem interesses na dilapidação do Brasil – eram duas: A sociopatia e o deslumbramento provinciano de pessoas como Moro e esses Procuradores.

    Nem ficam envergonhados ao dizer tal bobagem publicamente e nem de passar recibo de parcialidade e excessão, ao dizer que os julgamentos não dependem de Lei ou Justiça, mas das graças do Torquemada.

    Em minha opinião as melhores avaliações sobre as causas e razões da aparição do General Crise para por ordem no País (na Rússia há o invencível  Генеральный Зима, General Inverno) aqui no GGN, foram estas três últimas quando Nassif identificou a burrice, ou incompetência, a mesquinha corrupção e o provincianismo deslumbrado comum a todos os agentes dessa confusão.

    Se alguém tinha dúvidas sobre ser defensável ou não o que estão tentando transformar em Leis, as mudanças profundas que querem colocar, basta ver o ânimo que uma figura como o Usurpador tem ao dizer que vai implementar as tais medidas (previdência, gastos, privatização, desnacionalização, etc.) por serem muito necessárias. Parafraseando Brizola, é só seguir na direção contrária dessa alma patriota.

  12. Essa fala do carlinhos hemorróida…

    Prezados,

    Com essa declaração de “generosidade” atribuída por carlinhos hemorróida ao torquemada das araucárias, as bundas sujas de todo o núcleo curitibano da Fraude a Jato estão mais do que expostas, exalando o nauseabundo odor que provém daquelas entranhas púitridas. Esse escárnio com que um procurador do MPF trata  atuação do juiz-aliado, que se nega  cumprir a Lei e absolver sumàriamente uma pessoa morta – Dona Marisa Letícia, esposa do Ex-Presidente Lula, falecida no dia 3 de fevereiro – e que, por perversidade, ainda a mantém como ré num processo sem pé nem cabeça, mostra demonstra a vileza e índole malévola dessa turma que compõe a Fraude a Jato.

    Passados três anos da midiático-policial-judicial operação para implementar o golpe de Estado, vão caindo, um a um, os próceres do moralismo seletivo. A canalhice e as ações criminosas dos que integram a Fraudea Jato fornecem provas cabais de que se trata de OPRCRIM institucional, como sempre afirmei. A cada dia que passa temos mais e masi provas de que aqueles que usaram os holofotes e microfones midiáticos pra acusar um partido, o PT, de ser organização criminosa, eles, sim, constituem uma ORCRIM institucional. Se a farsa do chamado “mensalão do PT” levou cerca de 5 anos para ser desmontada, a do golpe de 2016 (que na verdade começou em meados de 2013) vem sendo desmontada em tempo real. Na era da internet, das redes sociais, dos blogs, da comunicação instantânea, em que com um celualr uma pessoa pode fazer uma reportagem, está jogando a última pá de cal no modelo oligopólico da mídia comercial; sem a bilionária publiciade dos governos, o PIG/PPV não se sustenta. No Brasil, a derrubada da camarilha golpista representrá também o fim do PIG/PPV como o conhecemos.

  13. Queremos que ajam com com o

    Queremos que ajam com com o Lula, ou com quem quer que seja, na forma da lei e nos autos do processos, não por generosidade, ou coisa que o valha. Desta forma, se foi isso mesmo, terá sido a enésima vez que faz papel desviado, mas, como não tem instância, quer dizer, ter tem, só que elas estão comprometidas com essa palhaçada toda, para colocar ordem… 

  14. Ninho de cobras

    O procurador usou de ironia contra o chefe, o que denota uma pq fissura na cova dos ofídios.

    Na real, como disse J. Miola, nada mudou. Moro absolveu Cruz e persegue Lula pq protege os bandidos de sua classe social, como Temer, Aécio, Careca e Santo.

    A perseguição do juiz de piso contra o PT continua. Em áudio divulgado há pouco, Moro – que é réu em Genebra por conta desse tipo de arbitrariedade – riculariza  e proíbe questão da defesa de Lula, ANTES de ouví-la: https://goo.gl/bMmQBa

  15. É a mídia que decide
    Absolver a Cláudia Cruz é tranquilo para o Moro.. ele não vai ser crucificado por causa disso pela grande mídia.

    Agora, se o Moro absolver o Lula, vai deixar de ser o herói da mídia e vai virar o vilão. É por isso que ele absolveu a Cláudia e vai condenar o Lula.

  16. É o mesmo “coração generoso”

    É o mesmo “coração generoso” que confiscou a casa da mãe de José Dirceu, uma senhora de 96 anos?

    1. E entregou as gravações das

      E entregou as gravações das conversas grampeadas da D. Marisa para o jornal nazional, gravações que nada tinham a ver com a farsajato. E prendeu a cunhada do Vaccari por causa de um vídeo de caixa eletrônico. 

  17. Exame de sanidade mental

    “Coração generoso” seria outro nome para megalomania? 
    Não é de hoje que venho dizendo que é necessário fazer um exame de sanidade mental nesse sujeito. 

    Ou dito de outro modo:

    Ao saber da absolvição, Cláudia Cruz teria dito: “Obrigada, meu deus”.

    Todos ouviram do juiz: ” Minha filha, meu coração é generoso”

     

  18. Sou totalmente a favor que a

    Sou totalmente a favor que a Monarquia retorne para dá jeito nesta josta.Meu candidato a ser entronado é Don João Doria I,o misericordioso.
     

  19. Pro juiz da globo ter que se

    Pro juiz da globo ter que se humilhar tanto a ponto de dar esse vexame é que as coisas não devem estar nada boas lá pros lados dele. 

  20. Então só os 650 mil…

    Quer dizer então que só os 650 mil que sobraram poderiam (não eram!) ser criminosos, mas o que ela gastou, não?!!!

    Óbvio: como mantê-la presa por ter gasto o que não era ilícito?! Gastou, é lícito; não gastou, pode ser criminoso! 

    Porém, isso de confiscar o que não tem certeza que é ilícito não é injustiça?

    É preciso avisar urgente aos corruptos navegantes pra safarem-se rapidinho o que apropriaram, ou seja não deixem nenhuma sobra em banco ou em mala como fez o assessor do Aécio porque já tem essa jurisprudência do supremo juiz Moro aliviando o já gasto.

    Eita! eita!

  21. Molejo

    Cunha é um sujeito que além de saber muito sempre teve o costume de documentar a sujeira própria e adjacente, aproveitando as tecnologias disponíveis desde o tempo da TELERJ.

    A palavra chave para este ato de bondade, de amolecer corações, pode ser Banestado.

      1. Assim como Temer tem cara de

        Assim como Temer tem cara de mordomo de filme de terror, esse procurador da República, esse tal de Carlos Fernando dos Santos Lima, tem cara de um certo personagem caricato de desenho animado.

        Só não consigo lembrar qual é o personagem.

        Quem sabe algum de vocês me ajuda?

  22. Absolver a Cláudia exige menos esforço mental do que pensar

    Moro pergunta se a Cláudia Cruz gosta de objetos de luxo, ao que ela responde que sim. O Moro então retruca:

    – Olha, Sra. Eduarda Cruz, a senhora não tá facilitando a sua absolvição. Desse jeito, você me obriga a condená-la.

  23. A propina do Temer Aécio e a absolvição da Cláudia Cruz

    As propinas do Aécio Neves e do Temer e a absolvição da Cláudia Cruz desarmaram os Coxinhas

    A absolvição da Cláduai Cruz deencadeou uma reação negativa à Lava Jato. As Moretes estão se sentindo traídas.

  24. Coração generoso

    Agora faz sentido. Na época do impeachment de Dilma, Cunha demonstrava a ” Paz dos Justos “

    Que, só quem possui, são os justos, os loucos, ou aqueles que tem acordos secretos muito bem alinhavados

     ——————————————————————————————————————————————————-

    E como, parece que estamos vendo isso, num efeito dominó

    É de se concluir, que precisamos sermos mais criativos e eficazes no jornalismo crítico alternativo

    Se o que importa é a maioria, e se não somos Golias, devemos ser Davi

     ——————————————————————————————————————————————————–

    As mídias de jornalismo crítico, deveriam se unir, centralizando-se num único portal

    Mas com seus formatos próprios e independentes

    Principalmente, ampliando seu público, para quem sabe (com fé em Deus), atingir os leitores que os escribas e fariseus, não gostariam de ter sua falsa imagem descoberta

    Para tanto, os sites deveriam também serem publicados em línguas estrangeiras

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador