Eduardo Cunha será alvo de inquérito por ligação com Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Em plena campanha para assumir a presidência da Câmara Federal no biênio 2015-2016, o líder do PMDB na Casa, Eduardo Cunha, será alvo de um inquérito a pedido do Ministério Público Federal por ligações com os esquemas de corrupção na Petrobras, investigados na Operação Lava Jato. Segundo investigadores da Polícia Federal, Cunha é citado como possível receptor de dinheiro sujo entregue a ele por uma das “mulas” utilizadas pelo doleiro Alberto Youssef. As informações são da Folha de S. Paulo desta quarta-feira (7).

O pedido de investigação contra Cunha, segundo apurou o jornal, será feito pelo procurador-geral da República Rodrigo Janot ao Supremo Tribunal Federal (responsável pelos inquéritos de políticos com mandato) no início de fevereiro, no retorno dos trabalhos da suprema corte. A Folha ressaltou que há uma série de políticos envolvidos no escândalo, divididos em duas categorias: os que possuem fortes indícios de corrupção levantados na Lava Jato e os que apresentam suspeitas. Cunha estaria nesse segundo grupo.

Cunha, segundo a PF, teria recebido dinheiro do policial federal Jayme Alves de Oliveira Filho, o “Careca”, que também distribuia montantes a outros indicados pelo doleiro Youssef. Careca também teria se aproveitado da condição de agente federal para facilitar o embarque e desembarque de outros funcionários do doleiro em aeroportos. Ele chegou a ser preso na sétima fase da Lava Jato, mas foi solto dias depois. O juíz da operação na Justiça Federal do Paraná, Sérgio Moro, mantém Careca – que era lotado no Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro – afastado dos trabalhos da corporação.

No início de outubro, o Estadão noticiou que Youssef se utilizava frequentemente de “quatro mulas” para transportar o dinheiro do esquema. Além de Careca, são eles: Rafael Ângulo Lopez (condenado na Operação Curaçao e investigado no Mensalão), Adarico Negromonte Filho (irmão do ex-ministro Mário Negromonte) e Carlos Rocha (doleiro ligado a outro grupo alvo da Lava Jato).”

Outro lado

Em sua conta oficial no Twitter, o deputado federal Eduardo Cunha tentou “desmentir qualquer veracidade ao publicado da Folha de S. Paulo”. “Não admito me colocar no mesmo plano de suspeito como colocado pela reportagem pelo suposto fato que não ocorreu. Não conheço o cidadão citado, nunca o vi na vida, bem como não conheço o patrão dele, o tal doleiro. O depoimento não em acusa de nada”, exclamou.

Cunha ainda alegou que foi informado de que no depoimento consta que o dinheiro teria sido entregue por Careca em um condomínio que não lhe pertence. O deputado afirmou que a denúncia e a reportagem são tentativas de constranger sua candidatura à presidência da Câmara.

 

Sem citar nomes, o peemedebista indicou que sua equipe foi alertada de que haveria uma “bomba” contra ele. Ele lamentou que a oposição à sua campanha pelo principal posto da Casa – que conta ainda com Arlindo Chinaglia (PT) e Julio Delgado (PSB) como concorrentes – tenha lançado mão de acusações desse nível para prejudicá-lo.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sem pré-julgamento

    Mas parece muito com a conversa de um certo ex-senador que foi por muito tempo “bastião da moralidade” segundo a revista Veja…

  2. AH, COITADO! O HOMEM É UMA VÍTIMA.

    Constrangimento, Eduardo Cunha, é termos na Presidência da Câmara um parlamentar mais sujo que pau-de-galinheiro.

    E os 17 processos a que você já responde no STF, também é coisa da oposição à sua eleição?

  3. Uê !

    E a blindagem da grande imprensa ? Será que deu um tempo ? Ou é jogo de cena para mostrar isenção ? Cunha foi alçado a candidato idealizado da grande mídia cartelizada, e de repente aparece isso ? Deve ser para atacar em seguida Chinaglia ou outro candidato. É o que desconfiaria, se fosse um sujeito desconfiado. Felizmente acredito em tudo que leio e nas boas intenções da humanidade.

    1. Requentando o inexistente, hein!

      Requentando o inexistente, para encobrir as travessuras de Eduardo Cunha. O mesmo deputado que passou a fazer oposição à Dilma depois de ela não ter aceitado a indicação dele à presidência de Furnas.

  4. O sujeito tá tão enrolado que

    O sujeito tá tão enrolado que não escreve coisa com coisa. Ou escreve muito mal ou o que escreveu está cheio de atos falhos. ATé um estudante de psicologia o decifraria.

  5. Interessante!  Do alto de sua

    Interessante!  Do alto de sua “independência”, submeter a Presidenta, o Congresso e o País aos mais indescritíveis constrangimentos, não foi incômodo.  Agora, estar submetido à mesma régua que usou para medir, é constrangimento, injustiça, perseguição.  De tudo que tenho assistido nos últimos tempos, estou na expectativa de presenciar muitos outros “constrangimentos” a este Sr.  Aí sim, vou começar a acreditar – timidamente diga-se de passagem – que algo está realmente mudando, para melhor, com essa boa remexida nas práticas pouco “republicanas” que grassam por aí.

    É pouco, mas se acontecer, será um passo importante.

  6. o cara que está ob suspeição

    o cara que está ob suspeição deve ser investigado.

    é isso.

    é o mínimo que as intituições devem fazer.

    se culpado, deve ser condenado.

    ou não, se inocente.

    mas há muito  que coisas estranhas estão

    acontecendo nesa área judiciária e midiática.

  7. enquanto isso, Maluf…

    Se cortarem aí e ele for ao STF ou sei lá aonde estará o Toffoli, terá de haver o mesmo trato dado a Maluf, o honorável, ou seja, limpam a ficha dele também.

     

  8. E agora ninguém reclama dos

    E agora ninguém reclama dos “vazamentos seletivos” feitos na e pela grande mídia, que nesse caso, Cunha, favorece em cheio os interesses do PT na Câmara do Deputados?

    Já dizia um pachola romano: pimentus ardidus in anus outrem refrescus est.

     

  9. “Todos nós sabemos quem

    “Todos nós sabemos quem trabalha dessa forma, visando desconstruir com mentiras na imprensa”

    Ué, porque o Serra quer destruir o senhor, excelentíssimo deputado? 

  10. Nassif
    O jogo de intrigas

    Nassif

    O jogo de intrigas (House of Cards) será intenso este mês.

    Será que nosso Frank Underwood, consegue?

    Nos USA, ele conseguiu.

    Dia 27/02/2015, começa a 3ª temporada com ele Presidente.

  11. A salvação

    Nassif,

    Sempre acredito em tudo o que Eduardo Cunha fala.

    Amigo do traficante Juan Carlos Abadia ? Calúnia. Virou a Prece ( fundo de previdência da Cedae) de pernas pro ar ? Calúnia. Até ilações a respeito de seu envolvimento na Lista de Furnas existem.

    Se eu ficar descrevendo todas a calúnias lançadas contra este parlamentar que, segundo comentário de alguém, foi coroinha durante anos, na igreja próxima da casa dele, ficaria dedilhando até amanhã de manhã.

    Fã nº1 da libertinagem da imprensa, o ínclito parlamentar ainda conta com a proteção divina- o carro em que estava com o político Francisco Silva foi crivado de balas e nadica de nada lhe aconteceu.

    Não adianta, ECunha é o cara, ECunha é a salvação.

    Consciência recuperada, as pessoas não fazem idéia do que, a partir daquela Câmara composta de centenas de inúteis, incapazes de sustentar um debate ( a disputa Cunha xGarotinho no ano passado foi ótimo exemplo, dois duelando e quinhentos e tantos escondidos, nem aparte existiu ),  poderia vir a acontecer de pésimo ao patropi.

  12. Tudo invenção, pura perseguição de adversários políticos.

    Esse homem é o Messias enviado da Globo, pelos Marinho.

    Não tem pecado, mas mesmo se tivesse teria como dar um jeitinho e aliviar.

    Esse homem quando morrer não passa nem pelo purgatório, vai direto para o Reino dos Marinho.

    A sorte dele é não ser um petista.

    Vai que é tua “Demóstenes”.

     

  13. Mas é por isso que ele quer

    Mas é por isso que ele quer ser presidente da câmara.

    Nessa posição ele poderia berrar mais alto dizendo que é inocente e pressionar o governo.

    O cara não é fraco não !

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador