Jornal GGN – O ex-presidente do BTG Pactual, André Esteves, e a ex-presidente da Petrobras, Graça Foster, sofreram mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal na manhã desta sexta-feira (23). A força-tarefa da Lava Jato, em Curitiba, diz se basear em informações da delação de Antônio Palocci.
Leia também: A incrível delação de Palocci em que o “governo Dilma” anulou a Castelo de Areia
A ação faz parte da 64ª fase da operação Lava Jato, envolvendo investigações sobre supostas propinas pagas pela empreiteira Odebrecht. Segundo informações da Folha de S.Paulo, as buscas estão relacionadas a diferentes inquéritos policiais.
Além das residências de Foster e Esteves, a PF cumpre outros 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro. O Ministério Público Federal e PF querem identificar outros possíveis beneficiários do dinheiro de uma planilha da Odebrecht chamada de “Programa Especial Italiano”. “Italiano”, é como Palocci foi apelidado pela empreiteira.
Na quarta-feira (21), o cunhado de Marcelo Odebrecht e ex-diretor jurídico da empreiteira, Mauricio Ferro, foi preso. A PF diz ter encontrado na casa dele quatro chaves de criptografia que podem levar ao acesso de novas informações ligadas ao pagamento de propinas da empresa.
[O GGN prepara uma série no YouTube que vai mostrar a interferência dos EUA na Lava Jato. Quer apoiar o projeto pelo interesse público? Clique aqui]
Em nota, o MPF diz que as buscas “objetivam obter evidências sobre possíveis ilícitos na venda de repasses de propinas em espécie” e explica que uma das linhas investigativas diz respeito a possíveis ilícitos envolvendo a venda pela Petrobras ao BTG de ativos na África.
“A partir de análise de documentos apreendidos em fase anterior da Operação Lava Jato, identificaram-se indícios de que os ativos foram comercializados em valor substancialmente inferior àquele que havia sido avaliado por instituições financeiras de renome no início do processo de venda”, diz o MPF.
Segundo os procuradores, os ativos eram avaliados entre 5,6 e 8,4 bilhões de dólares. Mas, ao final do processo de venda para o BTG, o preço pago por 50% dos ativos foi 1,5 bilhão em 2013, “valor esse em flagrante desproporção com aquele inicialmente avaliado”, acusam.
O MPF alega ainda como indícios de irregularidades no processo “a possível restrição de concorrência”, em favor do BTG, e o acesso do banco ligado à Andre Esteves a informações sigilosas. A força-tarefa também afirma que a venda dos ativos da Petrobras na África foi aprovado pela “Diretoria Executiva em um dia e do Conselho de Administração no dia seguinte, sem que tenha havido tempo suficiente para discussão ampla de operação de valor tão elevado”.
A outra frente da fase deflagrada nesta sexta-feira (23) está ligada ao relato feito pelo ex-ministro Antonio Palocci de que Esteves teria acertado com Guido Mantega o repasse de R$ 15 milhões no final da campanha de 2010, para garantir privilégios ao banco no projeto das sondas do pré-sal da Petrobras.
“Segundo informado por Antonio Palocci, parte desse valor teria sido entregue em espécie a Branislav Kontic na sede do Banco”.
Por fim, a Lava Jato diz que as buscas e apreensões de hoje tem como objetivo apurar informações encontradas em e-mails de Marcelo Odebrecht e prestadas por Antonio Palocci de que a ex-presidente da Petrobras, Graças Foster, “teria conhecimento do esquema de corrupção existente à época na estatal”, mas acabou não adotando medidas contra o suposto esquema.
Curitiba não aceitou delação de Palocci
Nesta quinta-feira, novas revelações do Intercept em parceria com o El País mostraram que, em 2016, a força-tarefa da Lava Jato rejeitou o pedido de acordo e delação de Palocci porque trazia informações sobre grandes bancos e o grupo liderado pelo procurador Deltan Dallagnol não queria correr o risco de “quebrar o sistema financeiro”.
O ex-ministro procurou então a Polícia Federal que aceitou fechar o acordo de delação premiada, homologada pelo Supremo Tribunal Federal. No despacho dos 23 depoimentos feitos por Palocci, entretanto, não há citação de grandes banqueiros.
Já nos chats do Telegram entre a força-tarefa, os procuradores contam que o ex-ministro apresentou uma “narrativa complexa sobre sua relação com poderosos, como Joseph Safra (Banco Safra), Pedro Moreira Salles (na época, do Unibanco), Lázaro Brandão e Luiz Carlos Trabuco (Bradesco), dentre outros.”
Leia também: O que Palocci disse sobre os grandes bancos (e a Lava Jato em Curitiba ignorou)
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
Graça Foster e Dilma Rousseff foram as reais responsaveis pelo afastamento dentro da Petrobras de alguns dos diretores na época suspeitos de corrupção e pelo que veio a seguir. Acusar Foster de não ter feito nada é uma forma para atingir a ex-presidenta Dilma e a ja aquebrantanda imagem do PT.
Alias, a condenação de Fernando Haddad veio bem a calhar no momento das revelações do Intercepet. Ja havia dito que Sergio Moro esta passando batido e ainda saira candidato à presidëncia e Haddad sera mais um quadro petista ficha suja.
é tudo muito estranho! Palocci permanece sendo a galinha dos ovos de ouro; ou aquele que deve estar à serviço sujo da LJ sempre que os operadores dele carecerem. Serviu deveras nas vésperas das eleições. Só a presença dele foi suficiente pra aumentar o ódio dos anti-petistas.
O discurso de Haddad no evento de segunda-feira na Universidade do Largo de São Francisco não prestou. No outro dia estava sendo indiciado por um negócio antigo, aparentemente solucionado. Na esteira veio Mantega. Agora tem mais essa: Graça Fóster.
Posso estar enganada, mas, ao que tudo indica, isso chega na hora em que o Marreco de Curitiba encontra-se em polvorosa, bem como seu subordinado Dallagnol, por vazamentos do The Intercept.
O golpe não dá trégua. Segue seu ritmo contra o PT, com foco em Lula, se ele é quem lidera o Partido, e com o fito de mantê-lo preso a qualquer custo, nem que seja por delações de um bandido.
O André Esteves entrou na dança só para parecer que há isenção e imparcialidade da operação. Já está com o filme queimado mesmo.
O alvo mesmo é a Graça Foster.
Crime: ter participado de um governo do PT.
Esta PF está cada dia mais para Gestapo.
Uniformes negros já tem, como podemos ver nas fotos.
JÁ foderam quem queriam, Lula! Agora o Intercept está fodendo quem fodeu Lula! Então os fascistas vão agora analisar, escolher e identificar primeiramente nas delações que implicam pequenos banqueiros e depois somente como último recurso os grandes banqueiros, com o propósito de desbancar o Intercept Brasil, fodendo Lula, o PT e até os netos de quem for socialista, os intelectuais, artistas, políticos, jornalistas,juristas e quem quer que seja que se atreva contra o “ fascismo evangelico militar”. Os fascistas vão longe com sua ignomínia e vai dar coisa muito ruim para os homens que desejam e agem por liberdade e igualdade.
Posso estar enganado, mas acho que a Lava Jato mexeu em vespeiro: Graça Foster.
Primeiro porque não vão encontrar nada, pois a integridade dela é notória.
Segundo – e aí vem o vespeiro propriamente dito – por causa do marido dela. Ele é personagem importantíssimo da maçonaria brasileira e mundial.
Pior, se para tentar conspurcar a imagem de Foster utilizarem a tática usual de inventar coisas, aí é que a reação da referida irmandade será ainda maior.
Tô vindo aqui pra dizer que a disputa é pelo controle dos dados e da internet brasileira… Dilma tinha um projeto de constituir uma novo sistema telebras para acesso via cabo apos a espionagem da presidência e sabotagem industrial da Petrobras. Lembro de ter lido algumas coisas aqui no Nassif por volta de 2013/2014 um momento de deriva e indecisão da minha compreensão dos processos e disputas no interior da burguesia. Com uma compreensão mais ampla consigo perceber o “recado dado”. A consciência de que Brasil é uma senzala gigante e de que nunca deixamos de ser escravos e colonizados. Pra ser mais refinada e conceitualmente precisa: na etapa do Imperialismo não existe espaço para novos concorrentes. https://everestridge.com.br/webinar-a-importancia-dos-cabos-submarinos-para-a-internet-brasileira/