Gilmar sugere que outros partidos sejam cassados, se caírem na Lava Jato

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – Se a Lava Jato conseguir provar que outro partido que não o PT desviou recursos públicos para perpetuar um “projeto de poder”, então esse partido também poderá ser alvo de um pedido de cassação de registro, disse Gilmar Mendes nesta segunda (8), a jornalistas que participaram de um seminário no Tribunal Superior Eleitoral.

A reboque da Lava Jato, Gilmar pediu a extinção do PT. A alegação é que a delação premiada do marqueteiro João Santana, admitindo uso de caixa 2 para receber dívida da primeira campanha presidencial de Dilma Rousseff, é uma prova clara que o partido fazia uso de métodos ilícitos para se manter no poder.

“Quem pode concorrer com um partido que tem uma forma de arrancar recurso das estatais? As instituições que criam esse privilégio dão o aval para se perpetuar no poder indefinidamente. É por isso que a legislação prevê que se houve financiamento com recursos das estatais que haja a possibilidade de extinção”, afirmou Gilmar.

Santana, todavia, disse que a prática é “generalizada”, reproduzida em “98% das campanhas” no Brasil e no mundo. Questionado se não seria o caso de pedir a cassação do registro de outras agremiações com lideranças já implicadas na Lava Jato, Gilmar sinalizou que seria necessário ter elementos tão fortes quanto os que existem contra o PT.

O ministro também incitou a Justiça a rever o sistema eleitoral por conta da operação. “Citou, por exemplo, o uso das doações eleitorais como forma de pagamento de propina e lavagem de dinheiro, fato investigado na Lava Jato. ‘Agora o abuso vem por dentro [das regras]’, afirmou”, segundo a Folha. Gilmar referia-se ao uso de doações oficiais para mascarar dinheiro supostamente recebido como propina.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

24 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Batom na cueca do GM

    Prezados,

    Mesmo com a boa vontade do editor desta matéria, GM não consegue explicar seu ódio ao PT, muito menos justificar o pedido de cassaçao contra apenas um partido. 

    Já passou da hora de ser protocolado umm pedido de impedimento contra gilmar mendes. Ele é cabo  eleitoral do PSDB, incrustado no STF. Se ele quer fazer política, deve pedir exoneração do  cargo e disputar eleições. GM é nefasto ao PJ brasileiro, como há 14 anos sentenciou Dalmo Dallari.

     

  2. Quem comanda o negócio pra valer…

    Para quem ainda não entendeu quem patrocina o golpe, um vídeo ilustrativo. Recomendo prestar bastante atenção no discurso do homem que fala aos 8:05. O vídeo é de 2014.

    [video:https://youtu.be/V5EuGpO6Mgw align:center]

    Esses bandidos que se organizam na total clandestinidade em torno de propósitos desconhecidos dos “leigos”, dos quais Michel Temer faz parte, que fundaram os Estados Unidos da América (1776) e os Estados Unidos do Brasil (1889), estão metidos totalmente nesse golpe, e preparam um pacote de atrocidades para nós. Quem não acredita, que aguarde.

    1. A supremacia das maçonarias.

      Vc tem toda a razão. O Golpe é a demonstração da união das maçonarias do judiciário, da mídia (Instituto Innovare – Globo/Mossack-Fonseca e Abril), a maçonaria dos banqueiros agiotas que, unidos, uns poucos por todos e todos os poucos e bilionários por uns outros poucos e bilionários. E, assim, voltaremos ao estado de direito do século XIX, graças a supremacia das maçonarias unidas.

  3. Sempre protesto qdo alguém censura erros numa discussao

    Isso nao é democrático. Além disso, uma boa parte das coisas tidas como “certas” pela gramática tradicional sao besteiras que nao se aplicam mais à língua de hoje. Mas numa manchete do GGN deve ser usado o Português padrao, nao? E concordância sujeito/predicado é algo meio básico. Cadê o revisor?

    1. A quem devo

      A quem devo cumprimentar?Anarquista Lúcida,Analu ou Lou Andreas-Salome.Você já deve ter percebido que além de educado,tenho memória fotográfica.Para seu conhecimento tenho convicções socialista/humanista.Seja como for,em boa hora você volta.Ao que parece,os ventos que sopraram até ontem,não são os mesmos que sopram hoje.Mesmo assim,recomendo cautela,moramos no Brasil,que nunca,em tempo algum foi um País sério.Ja não o era,mesmo antes do Marechal Charles de Guelle.

      1. Obrigada

        Mas, em relaçao a ter cautela, imagino que o comentário a que vc respondeu nao seja a causa do conselho. Por que ele seria perigoso?

        1. Por algum equivoco do

          Por algum equivoco do blog,minha resposta ficou fora do contexto.Mas está lá em cima.Se não for pedir muito,dê uma lida,ademais que não entendi lhufas de seu comentario,visto que,apenas dei boas vindas pelo seu retorno.Aproveito para tirar uma duvida:Quando dirigir-me a você, devo fazer a Anarquista Lucida,Analu ou Lou Andreas-Salomè?

          1. Anarquista Lúcida, claro, como me assino…

            Mas se quiser pode ser Analu. Ao resto respondi junto ao seu outro comentário. Abs

  4. Dou uma sugestão melhor:

    Dou uma sugestão melhor: entrar com um pedido de impeachment do politiqueiro junto ao Senado Federal. 

    Uma das formas do Gilmar Mendes militar é o diversionismo. Todas as vezes que o PSDB e seus líderes protagonizam, como agora, fatos deploráveis, mesmo que mitigados pela imprensa amiga, ele solta seus petardos como esse agora sustentando a cassação do registro do partido mais orgânico do país. 

  5. As Olimpíadas por serem

    As Olimpíadas por serem realizadas no Brasil,deveria inovar, e ciriar premiações para:O maior cara de pau;o o politico mais Velho e safado;o mais chato e impertinente cobrador de propina;o picareta mais  religioso;o mais cinico corrupto,vice versa;para quem fizer chover dolares sem prescisar da intervencao do altissimo;para o politico corrupto que mais parecer com um vampiro;para quem registrar um filho sem ser o Pai;para um Juiz de Direito que mais parecer com o Deputado corrupto e descarado do programa A Praca e Nossa;o politico que tiver as feicoes identicas a Don Altobelo;para o politico que tivesse o sobrenome de Quadrilha.Sei de cor e salteado a quem entregaria todas as medalhas.

  6. Dos 51 investigados na

    Dos 51 investigados na lavajato

    32 são do PP

    7 do PMDB

    6 do PT

    Tem também PTB e SD

    Só não tem nenhum do PSDB porque todo mundo sabe: não vem ao caso e podemos tirar se achar melhor.

  7. Gilmar segue sendo canalha
    Gilmar segue sendo canalha mal intencionado.

    Não existe partido político sem projeto de poder.

    Quem não tem projeto de poder não cria, nem participa de um partido político.

    A política sem partido, por outro lado, não caracteriza a democracia e sim um Regime Fascista.

    Gilmar Mendes já está agindo como Juiz de um Regime Fascista. Nenhuma dúvida sobre isto.

    Ele deve ser combatido de maneira implacável.

  8. “Se a vaza jato provar”. Como

    “Se a vaza jato provar”. Como ele sabe que a vaza jato não quer provar nada contra outro partico que não o PT, então ele vem com essa. Sinceramente, a minha gastrite piora grandemente quando vejo esse festival de cinismo e hipocrisia sem fim desses membros do nosso probo judiciário.

    Existe muita ingenuidade por parte do PT e também de parte dos nossos amigos blogueiros sujos. Uma boa análise que li foi feita pelo Miguel do Rosário. Ele discorreu sobre as dez milhas denunciadas contra o drácula-temer.  Em resumo ele disse que a mídia está cumprindo a lei de cotas contra o PT. Para cada notícia ruim pro psdb e afins, eles detonam dez notícias péssimas para o PT. Mas mandam as mais raivosas exatamente nos momentos mais críticos. Por exemplo, como há uma distância considerável até o fecho do golpe no senado, a vaza jato-mpf-mídia solta essas coisinhas contra os tucanos (coisinhas, pois dez milhas pro drácula ou vinte e três milhas pro serra_chevron, mesmo que provados, não é nada contra uma ilação de dez reais contra o PT).   Desde a eleição de 2010, são todos contra o PT. E quando o PT e Dilma (não coloco Lula nesse caso porque pelo jeito ele acordou, até que enfim) acordarem para isso e se colocarem frontamlente contra essa tramóia vergonhosa da mídia judiciário aí sim haverá a possibilidade real de se vencer esse golpismo asqueroso.

  9. Ao Senado Federal da

    Ao Senado Federal da República:

     

    REQUEIRO o imediato afastamento dos gilmaresmendeses da vida pelo descalabro que causam ao público em geral, ao nocivo de suas palavras, ao desalinhamento democrático que – ele – persegue desde sempre pela militância pessedebista. E que se vá logo para podermos clarear o horizonte republicano tão escamoteado por ele.

    Peço deferimento.

  10. Quem já deveria ter sido

    Quem já deveria ter sido cassado há tempos é este jagunço da direita incrustado no STF. 

    Pessoas nefastas como este pulha, José Serra, FHC e camarilha que tomou o poder através de golpe deveriam ser linchados em praça pública pelos trabalhadores do Brasil.

    Pena que falte culhão.

  11. Manda esse Gilmar deixar de

    Manda esse Gilmar deixar de ser besta. Esse perseguidor do PT pensa que a sociedade vai aceitar suas aberrações. Estás muito enganado. O PT tem história e você tem que respeitar esse partido. Não brinque Gilmar com a paz e a harmonia do povo brasileiro. Quem tiver culpa de fato seja de qualquer partido, culpa e não ilações fantasmológica, que seja punido. Inclusive qualquer juiz que abuse do poder deve responder pelo seus atos…

  12. Voce continua a mesma,mais

    Voce continua a mesma,mais enigmatica do que nunca.Nao me lembro de ter inserido no contexto a palavra “perigoso”.Esclareca.Veja como a razao me acolhe.Voce fazia tanta falta que o editor do blog ficou tao feliz com sua volta,que correu a lhe presentear com 5 estrelas,sem sequer entender  direito o sentido do meu comentario,que nada mais e que uma  saudacao de boas vindas.Sobre ter “cautela”prefiro nem responder,pois estaria pondo em cheque sua inteligencia e a do editor do pedaco.  

    1. Desculpe, Jr, mas continuo nao entendendo

      Você me aconselhou cuidado, embaixo de um comentário em que eu apenas aconselhava o Blog a rever uma manchete. Por isso eu disse que imaginava que seu conselho nao se aplicava àquele comentário… E sobre as boas vindas agradeço muito, mas jamais me afastei do Blog, apenas ando comentando menos. Obrigada de qualquer modo.

      1. Bem Analu (permita-me,é mais

        Bem Analu (permita-me,é mais pratico),esses assuntos costumo identifica-los como mal entendido.Quando recemendei cautela,ou cuidado,eu me referia ao noticiario de ontem,que como um cometa,só aparece de seculo em seculo,versava sobre a gatunagem tucana.Você sabe,atenada que é,não vai dá em nadica de nada.No mais,sinta-se abraçada.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador