Investigado em fase exclusiva na Lava Jato, Receita descobre pouco patrimônio de Vaccari

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Vaccari está preso preventivamente, desde que a 12ª Fase da Operação foi deflagrada para se dedicar a possível envolvimento do ex-tesoureiro
 
 
Jornal GGN – Apesar de ter recebido uma fase exclusiva da Operação Lava Jato, para a Força Tarefa debruçar-se sobre o possível envolvimento de João Vaccari Neto em corrupção com a Petrobras, a Receita Federal “só encontrou 385.059,88 em bens do ex-tesoureiro do PT”, admitiu o colunista da Veja, Lauro Jardim.
 
Em resposta às apurações de envolvimento de Vaccari no esquema de corrupção da Petrobras, a Receita fez um levantamento patrimonial sobre os seus bens e o que encontrou foi pouco mais de R$ 385 mil. O próximo passo é fazer a mesma apuração com os bens da esposa de Vaccari, Giselda Rousie Lima. 
 
João Vaccari Neto está preso preventivamente em Curitiba. O PT já havia manifestado que todas as doações ao partido foram legais e declaradas à Justiça Eleitoral. 
 
Gilmar Mendes mantem notas fiscais do PT na internet
 
Na última quinta-feira (30), o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, relator da aprovação das contas de campanha dos candidatos à presidência da República de 2014, estendeu o prazo para que Dilma Rousseff mantenha guardados os comprovantes de pagamentos e doações de campanha. Gilmar prorrogou por um ano a decisão que obriga que as notas fiscais fiquem disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral. 
 
Vaccari ficou na mira dos procuradores da República e policiais federais por arrecadar recursos oficiais para o partido. Desde o dia 15 de abril, quando teve a 12ª Fase da Operação dedicada a ele, responde por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Segundo a Força Tarefa, ele teria orientado o executivo Augusto Mendonça, da Setal, a depositar na conta da Gráfica Atitude, para encobrir propina ao partido.
 
Leia também: João Vaccari Neto é preso na 12ª Fase da Operação Lava Jato
 
Ainda que as investigações da Petrobras estivessem tramitando, os dirigentes do partido confiaram em Vaccari, que só foi afastado da função de tesoureiro no dia em que foi preso. “Nenhuma prova foi apresentada quanto à participação do Sr. Vaccari, que nega, veementemente, ter orientado o delator Augusto Mendonça a fazer qualquer depósito, a qualquer título, na conta dessa Editora Gráfica Atitude”, havia afirmado o PT, em nota.
 
Antes da 12ª Fase da Operação Lava Jato, a nona etapa das investigações também mirou Vaccari, ainda que com poucas provas: o tesoureiro do PT foi eleito para o vazamento seletivo da fase. Obrigado a prestar depoimento, foi o único nome divulgado dos 62 mandados realizados pela Polícia Federal. 
 
Leia mais: Fase My Way da Operação Lava Jato mira Renato Duque e João Vaccari
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E saber que figuras como

    E saber que figuras como Ricardo Sérgio (cujo papel e atos são bem descritos em n’ “A privataria Tucana”) e Márcio Fortes dormem tranqüilos (e tudo indica que  assim continuarão, se depender da imprensa amiga, da PF e do MPF)… Ah, mas eles são tucanos e por não serem PT jamais serão processados e muito menos presos, mesmo que “preventivamente”, para impedir que destruam provas. Quanta hipocrisia, quanta cara de pau, quanta parcialidade, quanta desonestidade de quem deveria informar o cidadão, de quem deveria investigar e defender o interesse público!

  2. Joaquim Barbosa tem AP em
    Joaquim Barbosa tem AP em Miami. FHC em Paris e seu assessor tem conta na Suíça. Aécio mora no M² mais caro do Rio de Janeiro e dirige uma Land Rover Avaliada em + 300 mil. Tesoureiro do PSDB tem conta na Suíça com 2 Milhões.

  3. Tragicomico, se com esse

    Tragicomico, se com esse patrimonio pesa acusações contra ele imaginem se forem verificar os do lado de lá e ainda pedirem para justificar a renda?

  4. Por que apenas Vaccari?

    O ar contrito no rosto de Vaccari sugere a tormenta pela qual esta passando. Não sei se o PT, através de seu tesoureiro, cometou ou não ato ilicito, como o MPF afirma, sempre cheio de certezas quando se trata de qualquer acusação contra o PT. Mas o que todos sabemos, é que de uma eleição em que todas as empresas, empreiteiras e banqueiros fizeram doações equivalentes a todos os partidos em campanha, sendo assim, porque apenas Vaccari?

  5. Saiu no 247 que pra Lava Jato

    Saiu no 247 que pra Lava Jato já nada mais pesa contra Aécio. O que disse Youssef contra o Senaor não significa nada, por ele ser tucano, claro. 

    João Vaccari tem a imagem da pobreza, agora mesclada com a de sofrimento. Se ele sobreviver a essa guerra insidiosa contra sua pessoa, terá sido, no mínimo, para morrer na cadeia. A não ser que o destino do homem seja o mesmo daquele ministro de Lula, Guchicken. Só descobriram os enganos quando ele já tinha a imagem e o nome enlameados.

     

    1. Quantos Gushikens ainda serão sacrificados?

      Desde o que o salafrário (desculpem-me o termo feio) Jefferson inventou o mensalão ( caixa 2), que perseguem os petistas. Gushiken não conseguiu sobreviver com a tortura de seu nome manchado. Após sua morte, anunciaram sua inocência. Vaccari é o Gushiken da vez. Enquanto isso, senadores que usam dinheiro público para feitura de aeroporto particular, e outros que andavam livremente no jatinho de Youssef, estão livres leves e soltos. Onde estão os homens de bem dessa Justiça de nosso país????????????  Porque os tesoureiros dos outros partidos estão soltos? Porque a Lava Jato só investiga a partir de 2003, se Barusco já afirmou que as propinas eram desde a década de 90? É perseguição ou não????  

  6. Nessa tragicomédia que se

    Nessa tragicomédia que se tornou a perseguição contra o PT e os petistas, merece um Ato especial a mitomania relativa aos “roubos”, as “riquezas”, os bilhões de “desvios”, e mais toda uma gama de narrativas que seriam engraçadas, muito engraçadas se não fossem trágicas. 

    Já faz parte do anedotário nacional os bilhões do Lula, o patrimônio digno de “Xeque” árabe do Lulinha, os trilhões do Zé Dirceu, as mansões e carrões do José Genoíno, os dólares do Delúbio………….

    Agora de repente, não mais que de repente, se descobre que o homem de 6 milhões de dólares, aliás, na realidade vale uma merreca de pouco mais de cem mil dólares. 

    Sabem aquele famoso chiste “papagaio come milho e periquito leva a fama”? Pois bem: o PT e os petistas são os periquitos. Já os papagaios há aos montes. 

    Outro ditado que calha bem é: “criou fama, deita-te na cama”.

    Sei, não precisa me alertar: parte desses mitos foram de certa forma induzidos por um viés bem específico desse partido e de seus líderes: gostam de apanhar calados. 

    Pausa: parece que daqui para frente vai ser diferente: a abordagem que Lula e seus assessores estão dando para essa reportagem infame da Época é digno de aplauso. Será a tão esperada inflexão? 

    Retornando ao tema: pois é. Foi incutido no imaginário nacional que os petistas são os maiores larápios da nossa história. Tornou-se tal despautério uma “verdade” nacional, tal qual o suicídio de Vargas, o enforcamento de Tiradentes e a conquista de quatro copas do mundo. Certa vez quase apanhei quando tentei argumentar ao contrário numa roda de amigos e alguns desafetos políticos. 

    Não se trata de responder uma acusação por outra. Mesmo porque não tenho provas(salvo algumas exceções), nem mesmo indícios suspeitar dessas pessoas, apenas replico o que li, ouvi e assisti. Mas,pergunto: por que não se tem o mesmo pensar e olhar inquisitivo, por exemplo, para a situação patrimonial de FHC, hoje proprietário declarado de um apartamento na Av. Fox, em Paris, e de uma fazenda lá pelo Mato Grosso ou Goiás(não lembro agora onde)? E o Serra e sua filha? Como vão de patrimônio? E o Mendonça de Barros, ex-ministro das comunicações de FHC quando das privatizações, hoje proprietário de um hiper corretora de valores? E do irmão do Tasso Jereissati que, declaradamente, entrou no processo de privatização com U$ 40 milhões e saiu com U$ 400 milhões? A jactância tem como prova uma declaração que fez a revista VEJA Basta buscar nos aquivos desta para comprovar.

     

     

  7. Não tenho mais ilusão

    Não tenho mais ilusão nenhuma. Entra PGR ,sai PGR, entra Min. do Supremo, outro sai; sai Joaquim, entra Moro. E o CAÇADO é sempre o PT.  Memo que vencesse por 100% uma eleição, jamais conquistaria o poder no nosso Brasil varonil. Estou achando melhor que venha logo o golpe , pois brasileiro tem memória mt curta, que precisa ser refrescada de tempos em tempos.

  8. Patrimônio baixo e nenhum sinal de riqueza…

    Patrimônio baixo para o padrão de políticos brasileiros, nenhum sinal de riqueza ostensiva e, mesmo assim, encarceram o sujeito. Outros tesoureiros que receberam grana das mesmas empresas nem sequer são investigados.

    Difícil, muito díficil engolir essa investigação…será que não há o menor bom senso no MP e no Judiciário? Será que vale insistir nessa criminalização desvairada do PT e ignorar todo o resto?

    Evidentemente, Vaccari não deve ser nenhuma Madre Tereza de Calcutá ou um monge franciscano, mas longe está de se igualar a figuras conhecidas do meio político que andam por aí livres, leves, soltas e extremamente ricas.

  9. Gostaria que alguém me

    Gostaria que alguém me respondesse uma coisa. Pode alguém falar o que falou o deputado Carlos Sampaio, na cpi da petrobras, e caso se descubra que o Vacari é inocente, sair ileso sem nenhuma responsabilidade moral, pois a cunhada do Vacari foi demonizada e ela não vai propor uma ação por danos morais contra esse deputado?

    1. Acho que a imunidade

      Acho que a imunidade parlamentar é pra cobrir qualquer patacoada expressa pelas excelências, seja qual for o perfil ideológico.Só não sei se o parlamentar pode ser acionado, quando não se reelege, pelo que disse durante o mandato.

      Valeria a desmoralização política, talvez. Desculpe, entalei de rir enquanto escrevia isso.

  10. A oposição, o PIG, os juizes

    A oposição, o PIG, os juizes e procurados na ânsia de detonar o PT à qualquer custo, vão acabar danto um atestado de idoneidade e probreza para alguns membros do PT.

    José Genoino e Vaccarri são exemplo disso.

    1. Gushiken é outro caso. O

      Gushiken é outro caso. O próprio Zé Dirceu, tão execrado, pelo que sei nunca se descobriu um patrimônio em seu nome ou na de algum parente próximo que justificasse tanta histeria.

       

  11. É por isso que está preso:

    É por isso que está preso: NÃO TEM DINHEIRO! Enquanto os psdbistas, pp, dem e tais todos milionários e muita propina envolvida, soltinhos e falando cobras e lagartos de quem não roubou e é acusado pela corrupta e propineira imprensa com a ajuda dos vazadores partidários da pf e mp.

    1. “É por isso que está preso:

      “É por isso que está preso: NÃO TEM DINHEIRO!”

      É isso.

      E enquanto isso, nós comemoramos a soltura dos chefes do esquema, todos podres de ricos (além de podres de podres mesmo), como um grande progresso jurídico. Eta nós!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador