Juíza da Zelotes pede a Dilma, Congresso e ministérios documentos sobre MPs

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A juíza federal Célia Regina Ody Bernades, da Operação Zelotes, pediu à presidente Dilma Rousseff, aos presidentes da Câmara e Senado, e aos ministérios da Casa Civil, Fazenda, Desenvolvimento e Ciência e Tecnologia, documentos que envolvam a elaboração e aprovação das medidas provisórias (MPs) 471/09, 627/13, incluindo agendas de reuniões que trataram do tema.

Conforme apontado pelo GGN no início dessa semana, a Zelotes saiu do encalço do poder econômico – consultorias e grandes empresas que teriam se beneficiado de um esquema de abatimento de dívidas junto à Receita Federal – para investigar a suposta compra de medidas provisórias nos governo Lula e Dilma.

Nos últimos dias, a imprensa tem destacado que, na visão de procuradores do Ministério Público Federal, a LFT Marketing Esportivo e a Touchdown, empresas de Luis Cláudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, foram beneficiados por repasses “suspeitos” proveniente da Marcondes & Mautoni, uma assessoria empresarial contratada por representantes do setor automotivo para viabilizar a MP 471, editada em 2009, que concedia benefícios fiscais a montadoras.

“Segundo os investigadores, há muitas informações que levam a conclusão de que a edição e aprovação dessa norma envolveu pagamento de propina a agentes públicos”, escreveu o Estadão. 

Outra MP sob suspeita é a 627, editada por Dilma. “Os investigadores suspeitam que Luís Claudio Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, pode ter recebido comissão por essa MP. O Estado revelou que a LFT Marketing Esportivo, empresa da qual é sócio, recebeu R$ 2,4 milhões da Mautoni e Marcondes (…) As investigações já comprovaram pagamento de R$ 1,5 milhão. Luís Claudio diz que o valor foi pro serviços prestados na área de esporte”, acrescentou o jornal. 

A MP 471 prorrogou benefícios criados ainda na gestão FHC. À época da aprovação, lideranças do DEM e do PSDB elogiaram o projeto, afirmando que a isenção fiscal a montadoras levaria a indústria de regiões que fogem do eixo Sul-Sudeste a outro patamar.

Já a MP 627 foi convertida em lei em meados de 2014, e versa sobre a tributação sobre os lucros de multinacionais. A presidente Dilma sancionou a lei com uma série de vetos que prejudiciariam o Tesouro. À época da tramitação da MP, parlamentares incluíram vários “jabutis” (emendas aleatórios) no texto, como a que perdoava dívidas de operadoras de planos de saúde.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

48 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quanta coincidência!

    A imprensa, de repente, “descobriu” a Operação Zelotes. Ela que que até então não noticiava uma palavrinha acerca da Operação.

    Bastou mencionar a possibilidade do PT estar envolvido que o caso ganha destaque.

    Coincidência, não?

  2. não é coincidencia não
    Não tenho idade para acreditar em coincidencias.

    Siga o dinheiro , além ja avisava.
    E no carf muito “dinheiro” corria.

    Junte advogados x burocratas x empresas.

    Portanto a possibilidade de haver irregularidades é muito grande.

    No final as grandes empresas envolvidas vão escapar, quem quer apostar?

  3. Não é bem que a imprensa

    Não é bem que a imprensa descobriu a Zelotes, ela imaginou e fez a manipulaçao necessa´ria para seu golpismo. Enfiou na Zelotes uma empresa pequena, um restaurante mínimo como se fossem riquezas camufladas e…BUM!  Explodiu sua bomba terrorista midiática. E, pelo que alguns comentaristas disseram, não cabe ao MP investigar envolvendo o novo governo qualquer medida governamental. Cabe ao senado, se é que cabe, né? O Randolfo, o mesmo que melou a CPI do Cachoeira, pode sair desse embroglio antes que o seu nooovo partido seja envolvido. Afinal, quem pagou o jatinho da campanha do PSB? A receita já abriu o sigilo bancário dos envolvidos naquele jatinho? E o Jatinho da cocaína? A receita já averigou quem ganhou nessa historinha singela? Roubaram a balança da justiça? Quem vai investigar? O senado? Ou a PGR? Bah…

  4. A imprensa é interesseira na Zelotes

    Paulo Pimenta tinha razão. A imprensa só interessa em divulgar e dar destaque a um caso de corrupção depois de saber quem são os envolvidos e se eles são seu alvo.

    Em caso positivo, então o caso ganha notoriedade. É exatamente o caso da Zelotes.

    De repente, surge um interesse repentino em divulgar a operação. Mas note que o interesse coincide com a menção do MP sobre o nome do filho de Lula.

    Ficam de lado as investigações sobre sonegação de impostos. Quer dizer, um caso gravíssimo como a evasão de divisas não tem a mesma importância do que escarafunchar qualquer coisa que envolva membros do PT ou relacionados. Ou seja: a vontade em divulgar a atos de corrupção provenientes da Operação só é medida de acordo com quem ela investiga.

    Fica evidente o interesse vil em noticiar só o que é conveniente. Coincidência?

    Deixo um excerto do deputado (nota para a data: 21 DE MAIO! – época que a imprensa não noticiava quase nada sobre a Zelotes). Vejam se ele tem ou não razão:

    “A imprensa brasileira trabalha os casos de corrupção não a partir do ato em si, mas, sim, a partir de quem praticou a corrupção e quem está envolvido nesses escândalos. Só depois desse filtro, dessa censura prévia, e só depois de verificar se não irá atingir interesses dos grupos econômicos influentes, é que a imprensa decide qual o tamanho da cobertura jornalística que dedicará, ou, então, se irá varrer os acontecimentos para debaixo do tapete, sumindo com esses fatos do noticiário. Nesse sentido, e parafraseando o próprio colunista Leonardo Souza, ‘é uma pena que o ímpeto apurativo da imprensa brasileira não se dê pela vontade genuína de ver um Brasil limpo da corrupção'”.

  5. Está tudo dominado pela máfia demotucana

    A operação Zelotes deveria cuidar das contas na Suiça de Aético e vários outros picaretas ladrões corruptos. Mas,  ao invés disso, fazem politicagem escancarada mesmo. Judiciário, imprensa, ministérios públicos, polícia federal e outros setores que deveriam trabalhar a favor da sociedade, estão dominados pela máfia demotucana. Um grande absurdo! Uma vergonha! Enquanto perseguem pessoas que trabalham pelos país, são coniventes com os seus aliados políticos tucanos. Os gangsters corruptos agradecem.

  6. A nova “Sérgio Moro”

    Contagem regressiva para que a V.Ex.ª juíza Célia Regina Ody Bernades seja eleita pela mídia a versão feminina de Sérgio Moro.

    E os midiotas embarcarem junto.

    1. Fazendo a diferença

      Pois é, caro Cintra.

      O “Faz a diferença”, da Globo, vai fazer a versão masculina e feminina. Assim, vai ter troféuzinho pra todo mundo.

  7. Mas o PT não tinha aparelhado

    Mas o PT não tinha aparelhado o estado? Não era o PT que iria criar um “estado policialesco”? Tá na hora de fazer uma faxina.

  8. Inacreditável!!

    Inacreditável o que o Brasil produz atualmente: Um judiciário CORRUPTO, Vendido, Vendável; um MPF e uma PF que na realidade em nada diferem das MILÍCIAS aqui do Rio.

  9. Governo sem Ministro da

    Governo sem Ministro da Justiça dá é nisso.Falta de respeito e de Justiça.  Se nem agente de PF precisa respeitar presidente, quanto mais delegado, membro do MP ou qualquer juizeco de primeiro grau.

     

    1. Nesse caso está faltando AGU

      O ministro da Justiça não tem como impedir a investigação nem ditar seus rumos. Nem tem como questionar a ação da juíza, isso cabe ao Advogado-Geral da União.

      O Adams já deveria ter entrado com uma reclamação no STF, em nome da presidenta, para que essa operação saísse da Justiça Comum e fosse pro STF. Lá é onde pode correr uma investigação sobre ato privativo da presidência.

      1. Não se trata de impedir

        Não se trata de impedir investigação ou ditar rumos. Trata-se de denunciar, botar a boca no trombone contra injustiças.  O Ministro da Justiça é uma autoridade importante, o que fala tem peso e dá repercussão na mídia.

  10. muito barulho por nada…

    muito barulho por nada…

    isto faz parte do rito jurídico a fila das pastas empoeiradas anda de processar medidas ordinárias da justiça paratodos os arrolados demandados nos autos da barca do inferno.

  11. Na boa se Dilma,não fazer com

    Na boa se Dilma,não fazer com que o inutil da justiça,tome providencias,sobre essa palhaçada de desviar o verdadeiro esquema da zelotes,que é investigar e punir grupos economicos que subornaram agentes do Carf.Para não pagar o valores devidos a Receita.

    Na proxima manifestação pró” impitimim” serei a primeira da fila!

    Cara isso já é burrice.Porra a meses estamos buscando informações e ações sobre a zelotes,vale lembrar que teve até juiz afastado,por sentar encima das provas contra Bradesco,Gerddal,Santander ,RBS…..

    Agora querem que a gente engula que decisões de chefes de estado,sobre questões economicas com efeito na cadeia produtiva de todo o País.Foram negociados por delinquentes pé de chinelo.

     

    1. O inútil da justiça, fará

      O inútil da justiça, fará exatamente o contrário do que se espera que dignamente o fizesse. Ele aconselhará a sua chefe a colaborar com a juíza, destinando-lhe tudo o que foi solicitado, e ela o atenderá. O passo seguinte será vermos tudo o que foi pedido vazado para a mídia, como de praxe.

  12. Do Tijolaço

    A república da usurpação

    Antigamente, quando o Brasil tinha uma Constituição, um Presidente da República não podia ser investigado senão pelo Senado Federal, em caso de processo de impeachment, ou com autorização do Supremo Tribunal Federal.

    Os tempos mudaram e uma juíza substituta de uma simples vara de primeira instância, porque “acha” que podem aparecer indícios de tráfico de influência, arroga-se a determinar que a Presidência da República entregue todos os documentos relativos à preparação de medidas provisórias.

    Para que, senão para que sobre elas se façam investigações que, absolutamente, não são de sua alçada?

    O Brasil está assim, completamente entregue à ousadia impune de usurpadores.

    Ninguém reage com a devida indignação.

    Porque é evidente que aqueles que fazem o que não têm direito de fazer têm intenções.

    A juíza manda “ofícios” à Presidente da República “determinando” a entrega de documentação de seu gabinete.

    Os ministros do STF, neste momento, devem estar com cara de idiotas.

    Falta só mandar um sargento de polícia ir buscar.

    O Ministério da Justiça é uma ficção.

    O Estado de Direito virou uma palhaçada. Ou uma tragédia.

    http://tijolaco.com.br/blog/a-republica-da-usurpacao/

     

    Alguém é capaz de me dizer por que o inerme do Cardozo ainda está no Ministério da Justiça? Fecha aquela merda e tranca o desgraçado dentro então. Pelo menos aí ninguém fica com a ilusão que há um Ministério da Justiça no Brasil.

  13. PF, MPF e Judiciario partidarizados até o pescoço

    Se alguém tinha alguma duvida da instrumentalização das Operações da Policia Federal pela imprensa e pelo MPF, incluido ai juizes… E ha ainda aqueles que juram que o Moro esta mudando o Brasil. Quanto deboche com a Justiça, esses ai proferem. Me dão asco.  

    1. Errado.

      Uma juizinha de primeiro grau, cabo eleitoral tucana fanática, pode mandar, ao menos enquanto não for desmascarada, na casa e na “vara” dela, mas não tem competência para “mandar” em Ministros de Estado, muito menos na Presidência da República. O que ela quer mesmo é aperecer na Globo e demais componentes do bando de sonegadores que ela está ajudando a se livrar da “zelotes”!

  14. Parece que a elite tá gostando da violência que a atinge e quer

    muito mais,

    Ela tá contando com uma policia pretoriana muito eficiente, mas, a palavra caos já diz tudo.

    Se hoje, com segurança privada, carro blindado todos estão sujeitos ao ataque, pior será quando essa elite ousar implantar 

    um governo excludente.

    Quem já sentiu um pouquinho a ação de um governo inclusivo , “Nunca ” aceitará o retrocesso.

    A circulação da imformação acabou com o cidadão conformista e que achava que seus problemas eram uma 

    sentença divina.

    Acorda elite burra!

  15. Relatório Quadrienal do ministro da Justiça

    Do Excelentíssimo Ministro da Justiça, digníssimo Sr. José Eduardo Cardozo:

    Ao ministério entrei cagando

    Com muita dedicação, do jeito que entrei, continuei.

    E prometo terminar meu heróico quadrienio da forma como entrei e fiquei: cagando e  andando.

    Assinado: Ilustríssimo José Eduardo Cardozo também conhecido como CAGÃO, Mas isto não importa. Importa que continuarei sendo sempre o fiel escudeiro da nobreza dos Dantas.

     

     

     

  16. A presidencia da repúblico (

    A presidencia da repúblico ( sei que é esperar demais) deveria mandar a juiz se reportar as leis. Não é qualque “merdinha” concursada que pode mandar em quem teve 54 milhões de votros.

    1. Interessante lembrarmos de

      Interessante lembrarmos de como o então governador do DF, Agnelo Queirós, “cortou as asinhas” daquele juiz de primeira instancia tucano que fazia tabelinha com o Joaquim Barbosa quando do calor das prisões dos condenados do mensalão na Papuda.

      O juizeco chegou ao disparate de querer dar ordens ao GDF. Foi devidamente tratorizado e voltou para o limbo do qual não deveria ter saído.

    2. A questão é simples, Vera

      Quando a operação Caixa de Pandora esbarrou no Arruda, então governador do DF, a investigação automaticamente passou pro STJ e ficou nas mãos da Polícia Federal e da PGF, pois a Constituição estabelece que cabe ao STJ processar e julgar governadores.

      Se na Zelotes estão investigando a venda de MP’s, a investigação automaticamente teria que ir pro STF, pois quem assina a MP é o presidente da República. Ainda que não exista prova nenhuma até agora, a simples investigação de um ato privativo da presidência teria que ser feita sob o comando do STF. O próprio Procurador-Geral da República já deveria ter entrado com uma Reclamação para preservar a competência do STF – Reclamação essa que deve ser julgada pelo próprio STF.

      Mas, no Brasil de hoje, a Suprema Corte se vê usurpada na sua competência e nada faz, a autoriade maior do Ministério Público fica inerte, tudo em nome do eterno apedrejamento ao PT…

  17. Ex-secretário de Beto Richa

    Ex-secretário de Beto Richa investiga Lula?

    Isso mesmo. Como acabo de ler no blog “Conversa Afiada” de Paulo Henrique Amorim, o delegado Reinaldo de Almeida César foi secretário de segurança de Beto Richa. Veja o trabalho que ele fez no Paraná:

    Policiais estouraram uma boca de grã-finos em Curitiba, onde rolava prostituição e drogas, mas o secretário Reinaldo, na época, abafou o caso. A lista dos frequentadores nunca foi revelada.

    http://www.gazetadopovo.com.br/vida-e-cidadania/policia-ja-sabia-sobre-cassino-no-parolin-4u3fy8dckjrcqio1q1m7om4b2

     

     

    1. Nenhuma novidade.

      Nenhuma novidade. O Francischini foi delegado da Lava Jato, era filiado ao PSDB, vazava muita coisa da para a imprensa e também foi secretário do Richa.

      São essas coincidências que intrigam.

      1. A República do Paraná só não

        A República do Paraná só não pedirá separação do Brasil porque eles não têm reservas de petróleo ou gás. Então, o golpe é outro.

  18. Agora é oficial

    O Judiciario, MPF e PF foram definitivamente aparelhados pela midia golpista e pelo PSDB. A caça ao Lula esta em toda parte. è uma paranoia geral.

  19. Folha sendo didática

    Olha que fofo a Folha sendo didática e explicando o que é a operação Zelotes para os midiotas, agora que todo mundo passou a se interessar.

    Entenda a Operação Zelotes da Polícia Federal:

    http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/04/1611246-entenda-a-operacao-zelotes-da-policia-federal.shtml

    A matéria é de Abril, um mês depois da PF ter deflagrado a Operação.

    Nota para a atualização feita há 3 dias, com a menção do nome do filho de Lula.

    Ou seja: de Março até a Outubro nada de interessante ou novo havia surgido.

    Eis que aparece o nome do filho do Lula e todo o jogo muda.

    Interessantíssimo.

  20. Na ausência absoluta de

    Na ausência absoluta de presidente e de ministro da justiça, todas as hipóteses foram testadas e como não há comando, qualquer um, promotor, juiz, delegado, põe este governo de joelhos.

    Viva o republicanismo infantil da presidente Dilma. 

  21. Esculhambação.

    Está tudo descarado demais.

    Será que tem gente finalmente acordando?

    Pela rejeição ao Aécio (blindado), quero crer que sim.

  22. Esquecam a oposição, Aécio,

    Esquecam a oposição, Aécio, FHC,Serra, Agripino, Cunha … e o PIG, essa turma, como já ficou provado, não tem força para derrubar o governo.

    O governo Dilma será derrubado pelo judiciário, com auxilio luxuoso do seu ministro da Justiça.

    Quer saber, bem feito !

    Se é para essa droga pegar fogo, que pega logo !

    Depois as elites não reclamem da violência urbana, dos arrastões nas praias, de não poderem andar com seus carrões e usar relógios Rolex.

    Confesso que já estou gostando da ideia de um apocalipse no pais, vou sofrer, mas, membros das elites sofreram também.

    Golpistas, vocês e seus familiares também serão atingidos pelo golpe, pois perderão o direito mais sagrado de um cidadão.

    O direito de ir e vir livremente.

     

  23. NÃO DESCANSO ENQUANTO NÃO ACABARMOS COM ESTA RAÇA . . . .

    Relatos de acostumados com os elementos jurídicos, já reconhecem alguns sotaques e digitais, de onde pedem observar no texto desta senhora, trechos, períodos, parágrafos, idênticos aos de um certo juiz justicialista muito evidente nos dias de hoje. Acrescento a isto duas coisas, a primeira é a minha estranhesa ao silêncio do sempre estriônico senador Álvaro Dias, um verdadeiro megafone da, da, da, . . . Curitiba, e a segunda coisa é que ninguém está esticando os olhos para observar uma certa família política de Santa Catarina que a meu ver é quem estrutura toda esta ação . . . . . o resto meus amigos, são apenas atuantes operacionais . . . . .

  24. Quem muito se abaixa…deixa a bunda de fora

    Com este tal de republicanismo a presidente tá alimentando a insubordinação.

    Quanto ao desde sempre mais corrupto dos poderes (Judiciári),  nenhuma novidade se poder eles fazem exatamente como os ditadores civis, até torturar (Moro e sua turma estão fazendo sob a cumplicidade imunda de quase todos).

    Mas, deixa estar…pra frente é que as malas batem.

    http://blogdobriguilino.blogspot.com.br/2012/10/cariima-regina-duarte-valoroso-izaias.html

  25. ao que tudo indica…

    ou com esta mudança repentina de foco

    acredito que tem muitos por aí, e acredito que também subornados pelos grandes sonegadores, querendo nos convencer de que sonegação é legítima defesa contra governos corruptos

    que fique bem claro, legítma defesa de suas riquezas ilegítimas

    acredito que tem pé e mão da Globo nisso aí

  26. A investigação que o MORO a

    A investigação que o MORO a mando da REDE GLOBO criou e redigiu. Foi um FACTÓIDE MAL BOLADO por ele pra ferrar LULA, descarecterizar a OPERAÇÃO ZELOTES e tentar viabilizar o IMPEACHMENT de DILMA.

    Só que: a inclusão dessa investigação, justo na ZELOTES, levantou uma série de suspeitas e associações, que até os MIDIOTAS mais crédulos, estão começando a desconfiar.

    Delegado manobreiro, de passado duvidoso, ex chefe de polícia do governo RICHA do PARANA, é quem comanda a ZELOTES e que nada  até agora. TUCANALHA.

    juíza, irmã de prefeito TUCANALHA.

    PROCURADORES TUCANALHAS exarcebando seus deveres.

    JUÍZA, TUCANALHA, que defendeu AÉCIO em outra época, querendo atropelar as PRERROGATIVAS do STF.

    GRAMPOS do MICTÓRIO e do CAFEZINHO até agora mal explicados  e GRAMPEADOS.

    PIG falando da ZELOTES como nunca.

    Estão se esquecendo que o BRASIL além de signatário, da CONVENÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS CONTRA A CORRUPÇÃO,  é considerado um membro exemplar, por está fazendo um dos trabalhos mais  profícuo, nesse sentido.

    Há critérios e norma de conduta, que são avaliadas bem de pertinho por eles.

    Principalmente os comportamentos dos funcionários públicos.

    Há também, ajuda, suporte, e todo tipo de cooperação entre eles.

    Daí a atuação dos procuradores SUIÇOS.

    TÁ DIFÍCIL DA QUADRILHA TUCANALHA LARGAR O OSSO!!!

     Mas, não estamos sozinhos nesse COMBATE.

    Essa é uma LUTA ÁRDUA.

    Pelo que saiba, LEWANDOVISK preside e ELIANE CALMON é secretária de um COMITÊ  nesse sentido. 

    GLOBO> MORO> DELEGADOS> JUÍZA> ZELOTES> LAVA-JATO> TUCANALHAS> TUDO HAVER E A VER!!!

    E visto pelos OLHOS de MUITOS.

    O que torna pra eles, tudo cada vez mais, DIFÍCIL.

    AINDA BEM!!!

     

    1. tirou daqui…

      estava aqui escrevendo sobre algo parecido

      sobre a possibilidade da atuação dessa quadrilha de subornados não ter começado de ontem pra hoje

      1. é muito bilhão sonegado…

        que dá e sobra para pagar qualquer auto sacrifício de quem quer que seja, principalmente do judiciário

        não temer nada ao abusar das suas funções, só a base de muita grana mesmo

  27. Não é o país ou a economia

    Não é o país ou a economia brasileira que está um desmando, um caos. É a justiça brasileira que tem agora muito cacique e pouco índio. Ninguém mais sabe quem manda em quem. Nem precisa de lei. É o faroeste paranaense em voga. Parece até aqueles filmes americanos tipo Corra que a polícia vem aí. No caso atual é Corra que a justiça vem aí. De onde? De onde? Do Paraná! E salve-se quem puder.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador