Lewandowski lança programa para que a defensoria pública chegue a áreas remotas

Plano será dividido em três eixos e contará com R$ 50 milhões de investimento inicial para garantir atendimento de pessoas em vulnerabilidade

Crédito: José Cruz/ Agência Brasil

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, lançou nesta segunda-feira (20) o Plano Nacional Defensoria em Todos os Cantos, com o objetivo de fortalecer as defensorias públicas pelo país.

Com o investimento inicial de R$ 50 milhões, o plano foi dividido em três eixos. O primeiro deles se refere à universalização dos acesso à Justiça, em que serão criados postos de atendimento comunitários e no sistema carcerário. O eixo contempla ainda a retomada do programa Defensoria Pública Sem Fronteiras. 

Na segunda etapa do plano, o ministério prevê a expansão dos serviços móveis de defensoria pública em áreas remotas, a fim de garantir que a Justiça e atendimentos complementares (interdisciplinar, multissensorial e psicossocial) cheguem aos cidadãos de todo o país.

Por fim, o plano almeja definir projetos para atender grupos em maior situação de risco e vulnerabilidade, a exemplo de mulheres, ribeirinhos, povos originários, quilombolas e pessoas em situação de rua.

Segundo a Ordem dos Advogados do Brasil, o país soma pouco mais de sete mil defensores públicos, o que significa um defensor para cada 29 mil pessoas de baixa renda.

De acordo com o Ministério da Justiça, o ideal seria ter um defensor para cada 15 mil habitantes.

LEIA TAMBÉM: 

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador