5 de junho de 2026

Lula recorre ao TRF4 contra decisão que rejeitou recurso ao Supremo

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Foto: Ricardo Stuckert

Por Felipe Pontes 

Da Agência Brasil

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entrou hoje (25) com um agravo para que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) reconsidere a decisão que rejeitou o recurso extraordinário, destinado ao Supremo Tribunal Federal (STF), contra a condenação do petista a 12 anos e um mês de prisão no caso do tríplex do Guarujá.

O recurso foi rejeitado pela vice-presidente do TRF4, Maria de Fátima Freitas Laberrère, na última sexta-feira (22). A magistrada considerou que os argumentos da defesa, de que houve violação a princípios constitucionais no julgamento do tríplex, não merece prosperar.

Um dos principais argumentos da desembargadora foi o de que seria necessário o reexame de provas para verificar as irregularidades alegadas pela defesa, e isso não seria permitido pela jurisprudência do próprio Supremo.

No agravo protocolado nesta segunda-feira, a defesa rebateu a desembargadora. “Não se busca no recurso extraordinário o revolvimento ao conjunto fático-probatório, mas apenas a adequada valoração dos fatos e provas”, afirmou a equipe de oito advogados que representa Lula, entre eles Sepúlveda Pertence, ex-presidente do STF, Cristiano Zanin Martins e José Roberto Batochio.

Para os advogados, não é necessário reexaminar provas para que sejam observadas violações a princípios constitucionais como o da imparcialidade do juiz e da presunção da inocência.

A defesa de Lula pretende que o TRF4 volte atrás e admita o recurso para ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal, o que poderia suspender a execução da pena e determinar a soltura do ex-presidente, preso desde 7 de abril na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba.

O pedido de efeito suspensivo, quando o recurso extraordinário suspende a execução de pena, estava marcado para ser julgado amanhã (26) pela Segunda Turma do STF, mas o julgamento foi cancelado após o TRF4 rejeitar o recurso extraordinário.

Apesar de ter rejeitado o recurso extraordinário ao STF, o TRF4 aceitou o recurso especial, destinado ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), em um dos pontos destacados pela defesa, relativo à multa imposta ao ex-presidente na condenação.

Cintia Alves

Cintia Alves é jornalista especializada em Gestão de Mídias Digitais e editora do GGN.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

5 Comentários
...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. jose erivaldo

    25 de junho de 2018 8:25 pm

    Tribunal de exceção

    Tribunal de exceção não se brinca, pois esta tudo dominado!! E qual o grande problema dos tribunais de exceção? O primeiro e mais claro é que eles invariavelmente não são imparciais, uma vez que a sua criação é direcionada para um caso específico. Ou seja, só é criado um tribunal de exceção quando há algum interesse na direção das decisões e do resultado

  2. jose erivaldo

    25 de junho de 2018 8:25 pm

    Tribunal de exceção

    Tribunal de exceção não se brinca, pois esta tudo dominado!! E qual o grande problema dos tribunais de exceção? O primeiro e mais claro é que eles invariavelmente não são imparciais, uma vez que a sua criação é direcionada para um caso específico. Ou seja, só é criado um tribunal de exceção quando há algum interesse na direção das decisões e do resultado

  3. Marcos Videira

    25 de junho de 2018 9:31 pm

    Rebelião, Desobediência Civil…

    Lula deveria parar de recorrer ao judiciário, pois este poder é participante ativo do golpe contra a Democracia e contra a Soberania Nacional.

    Já está mais do que demonstrado que Lula é inocente, está preso ilegalmente e toda demanda judicial serve apenas para alimentar a ilusão de que as instituições podem funcionar corretamente. Impossível:  Moro atua como agente yankee, TRF4 e STJ estão dominados por golpistas e Fachin é um “verme” !!!

    É preciso se opor à institucionalidade e iniciar a mobilização pela desobediência civil como primeiro passo.

  4. Henrique Finco

    25 de junho de 2018 9:40 pm

    Incompreensível…

    Recorrer ao trf 4 é pura perda de tempo… Aliás, a luta jurídica neste caso já está esgotada faz tempo… Agora é (DE FATO) partir para a luta política. Para isto, as centrais sindicais deveriam estar juntas e o PT deveria voltar à origens, convocando manifestações de rua, o que não fará… Algumas centrais sindicais, como a conlutas, acham que não houve golpe e que Lula não é um preso político… Não entenderam que agora é uma luta contra o fascismo, que está ameaçando todos…

  5. Frederico69

    25 de junho de 2018 10:06 pm

    pois já entrem com pedido semelhante no stf

    assim o trf4 trata de julgar rápido.

    como acabamos de ver, o pedido parado a mais de quarenta dias, andou rapidamente depois do anúncio do stf.

    verdadeiramente da noite para o dia.

Recomendados para você

Recomendados