Maluf é condenado a 7 anos de prisão pelo STF por lavagem de dinheiro

maluf_leonardo_prado_camara_dos_deputados.jpg
 
Foto: Leonardo Prado/Câmara dos Deputados
 
Jornal GGN – O deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) foi condenado nesta terça-feira (23) pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por lavagem de dinheiro. Sua pena foi fixada em 7 anos, 9 meses e 10 dias de prisão em regime fechado e pagamento de multa de mais de R$ 1,3 milhão. Também foi determinada a perda do mandato do parlamentar. 
 
Por 4 votos a 1, a Corte entendeu que ele tentou ocultar verbas que foram desviadas de obras durante sua gestão na prefeitura de São Paulo. Entretanto, o tribunal não decidiu pela execução imediata da pena, e a defesa da Maluf poderá entrar com recurso para questionar a decisão. 
 
O deputado será preso e perderá seu mandato somente depois do julgamento dos recursos e no caso da decisão de hoje ser mantida. 

 
“A defesa continua acreditando na teses que defendeu na Turma e as levará ao Pleno assim que for publicado o acórdão. O deputado segue confiando na Justiça e aguardando a decisão final do Plenário do Supremo”, afirmou o advogado de Maluf, Antônio Carlos de Almeida Castro. 
 
É provável que a defesa do ex-prefeito argumentará que ele não pode ser preso porque tem 85 anos. A lei prevê prisão domiciliar para os maiores de 80 anos nos casos de prisão preventiva, o que não se aplicaria a Maluf, já que se trata de uma condenação definitiva. 
 
Acusação
 
O Ministério Público Federal afirma que o deputado usou contas no exterior para lavar dinheiro de desvios da Prefeitura paulistana entre 1993 e 1996. A denúncia diz que o dinheiro veio de obras como a construção da avenida Águas Espraiadas, hoje chamado de Avenida Jornalista Roberto Marinho. 
 
A acusação diz que o deputado utilizou contas em nomes de empresas offshores para enviar o dinheiro desviado, reutilizando uma parcela dos valores para comprar ações de empresas de sua família. O MP diz que mais de R$ 172 milhões foram aportados na Eucatex através do esquema. 
 
No dia 9 de maio, o ministro Edson Fachin disse que quatro das cinco acusações de lavagem de dinheiro prescreveram por causa do tempo das acusações e também da idade de Maluf. 
 
No julgamento de hoje, Fachin (relator do caso), Luís Barroso, Rosa Weber e Luiz Fux votaram pela condenação. O voto contrário foi de Marco Aurélio Mello, alegando que o crime já prescreveu em razão do tempo decorrido das acusações. 
 
Também foi decidido que a Mesa da Câmara será notificada para que declare a perda da função. O STF também declarou a perda dos bens objeto de lavagem de dinheiro.
 
Maluf responde a outras três ações no Supremo, com acusações de corrupção passiva, crimes financeiros e falsidade ideológica eleitoral. 
 
Assine
Redação

22 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. só….

      O STF inventou um factóide para agradar quem os empossou. Paulo Maluf foi investigado durante 50 anos de vida pública e nada foi achado. Agora no final da sua carreira querem dar uma satisfação ao cabresto institucionalizado deste país. O MP ficou por 2 anos na Europa e não achou nada. Nem mesmo os bilhões em contas e propriedades de tucanos e petistas em Lisboa ou Paris. Interessante que em todos os processo onde cairam mortadelas e coxinhas, foi revelado e processado do office-boy, ao gerente do banco, aos carregadores de malas e cuecas-depósitos. Todos funcionários públicos e privados da operação. No processo do Maluf, só existe o Maluf.  

  1. Esse ai ? Duvido que Maluf

    Esse ai ? Duvido que Maluf passe um dia na cadeia.

    Cabe recursos.

    Maluf é o dinossauros dos ladrões políticos, esse é profissional.

    Rouba mas faz.

    Estrupa, mas não mata.

    Esse é fera.

  2. Maluf em contraste com a

    Maluf em contraste com a “turma” de hoje é um reles batedor de carteira em ônibus apinhado. 

    Sobre penas (que não são de galinha): quantos anos a nossa “veloz” Justiça levou para condenar esse danado do Maluf. Nem eu me lembro mais de quando remanesce esse processo. Acho, não tenho certeza, que a Carmem Lúcia, presidente do STF, ainda era adolescente e o Gilmar Mendes, ainda menino véi lá no Mato Grosso, mas já arrumava das suas.

    Pois bem: agora a “lesma” vem e condena um homem de quase 87 anos, ou seja, mais para lá do que prá, a sete anos de cadeia. Isso faz sentido? A pena pecuniária e quem sabe obrigá-lo a ouvir por dez dias seguidos as justificativas de Temer e de Aécio sobre os rolos que enfrentam, já seriam suficiente.

    1. maluf….

      Caro JB, se Maluf devesse algo à Justiça, deveria ter sido condenado nos anos de 1990, quando a centro-esquerda chegou ao poder. E depois disto, como os tais juravam já naquela época, a Politica e Justiça nacionais, alteradas de forma republicana, transparente e democrática. Chegamos em 2017 e deparamos com a barbárie nacional, produzida pelas figuras que se auto-proclamavam acima da podridão e sujeira da tal politica vigente. E este cabresto institucionalizado, um censo comum ideológico nacional, quer impor que vingança é justiça? Quem está vingado agora? Esta esquerda e (re)democratas que trouxeram o país até o abismo atual? Nada como um dia após o outro. A verdade vos libertará.   

  3. Foi condenado pelo STF. . .

    Foi condenado pelo STF por 4 votos a 1? Seria interessante saber de quem foi esse voto contra a condenação do deputado Paulo Maluf? Fiquei curioso.

  4. O Sarney

    Esse eu quero ver.

    O Sarney enquadrado.

    Uma semana de festas no Maranhão.

    E os Marinho? Um ano de férias e festa no Brasil inteiro !!!

  5. A justiça….

    brazuca é um espanto……..Maluf meta a mão desde a construção do minhocão, quer dizer,  la pelo começo dos anos 70 do seculo passado……..acho que se procurarem direitinho vão achar um “podre” para condenar o Prudente de Morais ou o Floriano Peixoto…..

  6. Populismo penal da pior

    Populismo penal da pior espécie avalizado pelo STF.

    Deveria ser condenado a devolver o dinheiro corrigido sim.

    Porèm não á prisão. Qual a lógica de um homem de 85 anos ser preso ?

    Se um velhote de 85 anos é condenado à prisão pelo STF, imagine jovens pobres nas delegacias, serão condenados a que ?

     

  7. Timing

    Nestes tempos, a carreira de Juiz deve começar mais cedo, para conseguir (ainda em vida) sentenciar algum criminoso do andar de cima.

  8. O problema é que o ministro

    O problema é que o ministro Marco Aurélio tá certo, os crimes já prescreveram, o STF ta jogando pra galera, o STF agora não é mais um tribunal de justiça é um tribunal político de conveniência.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador