Marco Aurélio diz que não há motivos para prender Lula e critica boatos

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Marco Aurélio Mello, afirmou que não existe motivo para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva seja preso. Em críticas diretas à forma como o juiz de primeira instância do Paraná, Sergio Moro, conduz o processo, disse que é preciso “parar com essa mania de inverter a ordem natural do processo crime”.
 
Sem citar o nome do magistrado da Vara Federal de Curitiba, para o ministro do Supremo, o que “deveria ser a exceção” está virando regra. “Qual é a ordem natural? Apurar, e selada a culpa e a execução da pena, prender-se. Aí se inverte, né? O que deveria ser a exceção, a prisão provisória, preventiva, processual, passou a ser regra”, afirmou.
 
Segundo Marco Aurélio, os boatos que repercutem sobre o depoimento que está sendo prestado pelo ex-presidente Lula ao juiz Sergio Moro passam informações incorretas. Há cerca de uma semana, os jornais vêm noticiando a possibilidade de o ex-presidente ser preso, durante a sua apresentação para prestar um depoimento do qual ainda é investigado. Para Marco Aurélio, está havendo uma “celeuma” em torno do interrogatório.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Além do juiz Marco Aurélio outros. . .

    Além do juiz Marco Aurélio, outros juízes do Supremo também não concordam com o método do juiz Moro de Curitiba, de primeiro prender, para depois procurar as provas, e eu pergunto: Não se pode fazer nada a respeito disso? Pode um juiz exorbitar de suas funções e inventar novas regras que violam o sagrado direito de liberdade dos cidadãos?

  2. #MoroPersegueLula

    Teori era mais corajoso e mais independente em relação a Globo que Fachin.

    Por isso Teori foi assassinado #MoroPersegueLula

  3. Convenhamos que Lula lavou

    Convenhamos que Lula lavou sua alma diante de Moro. Ele queria que fosse levado ao ar o depoimento pra meter o pau na Lava Jato e principalmente na imprensa.

    Se não tem tu, vai tu mesmo. Foi, então, que Lula arreganou os dentes para o juiz e escrachou L.J. e imprensa a um só tempo. Fez barba, cabelo e bigode, quando se referiu ao tempo do massacre por que passa dia e noite pela imprensa, e não deixou barato em redizer o que a Moro mesmo nunca dissera: que ele é um ser humano que respeita a justiça e a todos e que, do mesmo modo, pede que o respeitem também.

    Esse episódio bombástico, com uma cidade brasileira paralisada, numa gastança sem precedente por causa de um simples depoimento, vai ser motivo de muita chacota da imprensa estrangeira contra nosso hoje paiseco de juizeco. Que venha a imprensa estrangeira dizer o que a nossa não quer dizer. Quem sabe não será pela imprensa de fora que a qualquer momento nós resgataremos nossa dignidade.

  4. Min. MAM não é o único Min.

    Min. MAM não é o único Min. Do STF que não aprova essa patifaria jurídico-midiática. Minha questão é pq, diabos os ” dissidentes” do golpe não se juntam pra enfrentar a detentora dos direitos autorais da novela. A mais alta corte de justiça do país ajoelhada pra Globo, não é, exatamente, uma novidade, a novidade é a corte ser um cenário vagabundo e os ministros empregados, morrendo de medo de interpretar mal e perder  os empregos. Tô sentindo falta daquela arrogância e pedantismo dos 11 pra cima da sociedade. Pra encarar os Marinho, os tigrões viram tchutchucas, é isso? Mas, se é isso, pq foram tão ” machos” ” pra cima dos que pouco se lixam pros Marinho? O STF, recalcado pela coragem e ousadia dos petistas,  condenou os réus da AP470 pr terem a coragem que eles nunca tiveram e jamais terão. Lula tá bem aí pra provar que judiciário que rasteja pra testas de ferro de donos de emissora, merece nosso escárnio e, jamais, nosso respeito. Tenho vergonha alheia de cada ministro qu dorme com o corpo do ministro Teori debaixo do travesseiro. A presidenta da Corte, em pleno golpe de Estado, com o Judiciário atolado na merda, vai dar entrevista pro mongo do Bial com medo de ser demitida da presidência da Corte.

    MIn.. MAM, Min. Lewandowski, Min. Barroso…. Se virem e façam alguma coisa. Se Dilma, Lula, Dirceu, puderam enfrentar tudo isso, sozinhos; com muito mais razão, vcs tem obrigação de reação e, mais, muito mais, sucesso na empreitada.

    A gente vai com quem é decente. Servidor que enche o bolso pra fingir que trabalha e, ainda atrapalha quem tenta fazer alguma coisa pelo país, merece o paredão. qdo a minha grana tá salva, corrupto é o outro. Se virem aí pq sem um real, a gente está tendo que rodar o Brasil inteiro pra tentar consertar a merda que o STF começou. JB, já fugiu e Moro vai fazer o mesmo. Teori, mataram e vcs, tão de boa, com isso mas, a gente ainda vive aqui com filhos e netos e não tem a sorte do $$$ fácil de vcs. Resolvam aí o problema que criaram. Moro é debilóide mas é filho dos trambiques do STF e não do povo brasileiro.

  5. O que a lava jato fez corretamente?

    O ministro poderia nos ilustrar o que foi que q lava jato fez corretamente? Atacar um ou outro erro, ainda que crasso, dentre uma centena de outros erros. Não leva a nada. Mais desculpa do que acusa. Fala sobre nada.

    Um juiz que gravou a presidente e enviou à globo não seria um erro, ou melhor, um crime mais esclarecedor?

     

  6. Nas filmagens do mo(u)ro o

    Nas filmagens do mo(u)ro o ângulo de filmagem é manipulado para que o depoente não fique a vontade. É mais um detalhe do golpe que faz muita diferença. Assistam o vídeo do depoimento de FHC e veja como o Ângulo de Câmera ficou melhor para ele, vejam como ele ficou a vontade. Tudo isso é pensado e planejado pelos agentes estrangeiros. Os agentes brasileiros são marionetes e seguem a cartilha do loby internacional.

    Não é atoa que proibiram a defesa do Lula de filmar e apresentar outras cenas com imagens dos presentes, inclusive do mo(u)ro. É tudo novela para noveleiros idem. Golpe midiático de enganar trouxinha, mais outra vez, com as garras da rede esgoto de televisão & merdas associadas.

    De uma coisa eu tenho certeza: O Lula Ama o Brasil e isso nenhum aécio tem.

     

     

     

  7. Marco Aurélio, conta-nos uma novidade

    Que não há motivos para a prisão do Lula até uma criança sabe. Em vez di afirmares o óbvio, porque tu não afirmas que há motivos para a prisão do Aécio e do Zé Serra? E também do Cabra que compra vibrador com cartão corporativo e mantém uma prostituta na Europa por conta dos nossos impostos?

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador