Moro diz que não interessa se o sítio é de Lula e decide julgá-lo mesmo assim

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

“Para resolução do caso, não é absolutamente necessário determinar se Luiz Inácio Lula da Silva era o real proprietário do Sítio em Atibaia, bastando esclarecer se ele era ou não o real beneficiário das reformas”, disse o juiz

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O juiz Sergio Moro assinou um despacho nesta terça-feira (7) apontando que não é necessário que a força-tarefa da Lava Jato prove que Lula é o verdadeiro dono do sítio de Atibaia para que o petista seja julgado por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Basta que o ex-presidente tenha desfrutado das reformas feitas no espaço pelas empreiteiras OAS e Odebrecht.

“Para resolução do caso, não é absolutamente necessário determinar se Luiz Inácio Lula da Silva era o real proprietário do Sítio em Atibaia, bastando esclarecer se ele era ou não o real beneficiário das reformas”, disse Moro.

“A denúncia é no fundo singela, afirmando, em apertada síntese, que o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi beneficiado materialmente por reformas e benfeitorias no Sítio de Atibaia e relacionando tais benefícios materiais a acertos de corrupção em contratos da Petrobrás com José Carlos Costa Marques Bumlai, a OAS e a Odebrecht”, acrescentou.

Além de negar a suspenção do julgamento até a conclusão do inquérito que procura identificar se Lula é o proprietário oculto do sítio, Moro também negou o pedido de absolvição sumária e várias solicitações de perícia feitos pela defesa do ex-presidente.

O juiz, na visão da defesa, ainda caiu em contradição ao afirmar que não há necessidade de elo direto entre os recursos supostamente desviados da Petrobras e as reformas. Com base nas delações da OAS e Odebrecht, a Lava Jato afirma que o PT tinha um “caixa geral” com as empreiteiras e os recursos que beneficiaram Lula teriam sido abatidos desse fundo virtual.

“Em outras palavras, dinheiro é fungível e a denúncia não afirma que há um rastro financeiro entre os cofres da Petrobrás e o numerário utilizado para as referomas, mas sim que as benesses recebidas pelo ex-Presidente fariam parte de um acerto de propinas do Grupo Odebrecht e do Grupo OAS com dirigentes da Petrobrás e que também beneficiaria o ex-Presidente.”

“Os crimes de corrupção e de lavagem se configurariam, em princípio, quer os recursos tivessem ou não origem direta nos contratos [entre Petrobras e as construtoras].”

Moro ainda fez uma provocação, afirmando que apesar das dezenas de páginas apresentadas na defesa prévia, Lula não conseguiu esclarecer “eventual relação (…) as aludidas reformas e benfeitorias ou o esclarecimento acerca da causa delas.”

O juiz ainda julgou “inapropriada perícia para verificar se houve pagamentos de propinas decorrentes de contratos da Petrobrás, este é o próprio objeto da ação penal e a prova não é pericial.”

Abaixo, a nota completa da defesa de Lula criticando a decisão tomada por Moro.

DECISÃO SOBRE AÇÃO DO “SÍTIO DE ATIBAIA” É ILEGAL

Na última decisão proferida nos autos do Processo n.º 5046512-94.2016.4.04.7000/PR (“tríplex”) o juiz Sérgio Moro reconheceu o que sempre foi afirmado pela Defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: nenhum valor proveniente de contratos firmados pela Petrobras a e a OAS foram dirigidos para pagamento de vantagem indevida ao ex-Presidente. (“Este Juízo jamais afirmou, na sentença ou em lugar algum, que os valores obtidos pela Construtora OAS nos contratos com a Petrobrás foram utilizados para pagamento da vantagem indevida para o ex-presidente”).

Mais uma vez agindo de forma contraditória, na data de hoje (07/11) o juiz recebeu nova ação penal contra Lula (Processo nº 5021365-32.2017.4.04.7000/PR) ignorando seu posicionamento anterior, dizendo que a hipótese acusatória é que o ex-presidente poderia ter sido beneficiado com vantagens indevidas relativas aos contratos da Petrobras para custear a reforma de um sítio em Atibaia. Segundo a decisão, “não é absolutamente necessário determinar se Luiz Inácio Lula da Silva era o real proprietário do Sítio em Atibaia, bastando esclarecer se ele era ou não o real beneficiário das reformas”.

A decisão deixa explícita que o juiz Sérgio Moro foi escolhido pela Força Tarefa da Lava Jato para processar a ação sem que haja qualquer vínculo efetivo do caso com supostos desvios em contratos da Petrobras. Segundo a decisão proferida hoje, “os crimes de corrução e de lavagem se configurariam, em princípio, quer os recursos tivessem ou não origem direta nos contratos [da Petrobras]. Ocorre que o Supremo Tribunal Federal já decidiu (Inq. 4.130/QO) que para definir a competência da 13ª. Vara Federal Criminal de Curitiba é necessária a demonstração clara de vínculos reais com desvios em contratos da Petrobras, o que não se verifica no caso concreto, como admitido pelo próprio juiz.

Todas as provas periciais requeridas pela defesa do ex-presidente Lula foram indeferidas, demonstrando mais uma vez que além do processamento de mais uma ação penal sem qualquer materialidade, a garantia da ampla defesa está sendo desprezada. Segundo o juiz, “também inapropriada perícia para verificar se houve pagamento de propinar decorrentes de contratos da Petrobras, este é o objeto da ação penal e a prova não é pericial”. Ora, a rastreabilidade de valores é essencial na apuração dos crimes apontados na ação, como já decidido pelo próprio juiz em outras ações. A certeza de que o resultado da perícia será favorável à defesa não pode nortear o indeferimento da prova.

O ex-presidente Lula não praticou qualquer crime antes, durante ou depois do exercício do cargo de Presidente da República.  O julgamento realizado por órgão imparcial e independente irá reconhecer sua inocência.

AÇÃO PENAL Nº 5021365-32.2017.4.04.7000

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Beneficiário de reforma em imóvel não é o dono do imóvel???

    Lula, depois de passar o fim de semana no sítio, colocava as reformas dentro da mala e levava para casa… deixava guardado encima do armário.

    Toda vez que visitava o sítio ele levava as reformas consigo… não podia esquecer…

    “LULA CADÊ A REFORMA DA COZINHA??? ESQUECEU DE TRAZER???”

    Moro sempre inovando no caso Lula… criando novas formas de interpretar a lei… nos outros casos ele continua um porcaria.

     

  2. UAI, que novidade mais antiga

    UAI, que novidade mais antiga é essa ?!?!

    Não foi esse mal_gistrado que condenou o DR LUIZ INACIO pelo apartameno SEM ter conseguido obter SEQUER QUALQUER PROVA contra ele ..nem indícios  ..só convicções ?

    Não foi ele quem se baseou somente numa delação dum réu já condenado e TORTURADO ?

    Não FOI ? Não foi ele quem condenou LULA a ressarcir a Petrobrás mesmo NÃO vendo NENHUMA CONEXÂO de LULA-OAS com os contratos da petroleira que eram o MOTIVO da contenda – e isso DITO NA PRÓPRIA SENTENÇA !!??

    francamante

    leiam e reflitam o que pode acontecer com um cara desses a hora que a LEI por aqui for respeitada e restaurada   ..leiam sobre o crime de lesa Patria  ..lei 7170 de J.Figueiredo, lei EM VIGOR ..art. 1o e 8o 

  3. Esse FDP desse sérgio moro é criminoso contumaz

    A Fraude a Jato é uma ORCRIM institucional e o torquemada das araucárias um criminoso contumaz. Esse juizeco pensa que ficará impune para sempre ou que os brasileiros de boa índole e bem informados não percebem que os verdadeiros criminosos NUNCA foram os petistas,mas os lavajateiros, a serviço das oligarquias escravocrtas, plutocratas, cleptocratas, privatistas e entreguistas, cujo alto comando fica nos EUA. Mas os blogs e portais independentes e progressistas estão fazendo a exumação e a autópsia do cadáver da ORCRIM lavajateira. Se, e quando, o Esatdo de Direito Democrático for restabelecido, esses criminosos de toga, de paletó e de colete, pagarão com juros e correção o mal que estão fazendo ao Brasil

  4. Não se pode perseguir um

    Não se pode perseguir um inocente. Não se pode afrontar uma pessoa amada pela maioria dos brasileiros. Um povo adormecido é pior do que o pior dos vulcões adormecidos. Como se comportará esse povo diante daqueles que cometem injustiças? Eu acho isso um grande perigo. É hora do STF por os pontos nos iis, evitando um mal maior para o país…

  5. Tradução da despacho(??? é isso mesmo ???) do moro

    “senhores do ministŕio público, não se preocupem em obter provas que incriminem o acusado. Podem deixar que eu condeno de qualquer jeito, mesmo”

     

    E eu pensando que os procuradores deveriam CONVENCER o juiz da culpa do acusado, e não que o juiz avisasse aos procuradores que vai condenar sem provas, mesmo….

  6. Que vergonha que dá!!!

    Saber que em meu país existem pessoas desse nível! E se dizem juízes!  Prefiro o bom senso do zelador do meu prédio! Que vergonha me dá! Deplorável!!!!!!!!!!

    Esse juiz tem amigos? Talvez não. Apenas alguns deslumbrados a lhe oferecer pipocas!  Pois que ele contate o Sr.Jacó Bittar, amigo de Lula desde a década de 70! Ele poderá esclarecer tudo a respeito do sítio…  E, que também contate  um psiquiatra para se inteirar sobre o prognóstico da paranoide. Pode ser que haja tempo para o retorno à realidade!

  7. Se isto não é estado de

    Se isto não é estado de exceção o que estão fazendo com o Lula, O que é então? Cadê dona cármen, seu marco aurélio, seu levandowski, seu barroso… Porque que vocês tão falantes em outras questões que sequer tem a ver com os senhores, não vem a público explicar ao povo brasileiro como pode tudo isso acontecer com o presidente sem amparo nenhum na constituiçaõ que os senhores ganham horrores pra apenas aplicá-la aos casos práticos ? meu Deus do céu, só o senhor pra parar este crápula das araucárias, que vive babando ódio pelo presidente, porque aqui ninguém que pode fazer alguma coisa faz. 

  8. Se isto não é estado de

    Se isto não é estado de exceção o que estão fazendo com o Lula, O que é então? Cadê dona cármen, seu marco aurélio, seu levandowski, seu barroso… Porque que vocês tão falantes em outras questões que sequer tem a ver com os senhores, não vem a público explicar ao povo brasileiro como pode tudo isso acontecer com o presidente sem amparo nenhum na constituiçaõ que os senhores ganham horrores pra apenas aplicá-la aos casos práticos ? meu Deus do céu, só o senhor pra parar este crápula das araucárias, que vive babando ódio pelo presidente, porque aqui ninguém que pode fazer alguma coisa faz. 

  9. Tô com medo

    Não vou mais a churrasco em sítio de ninguém. Vai que o moro acha que é meu e me processa, manda bloquear meus parcos proventos.

    Não precisa prova de propriedade mesmo. Se ele diz que eu comi a picanha e a linguiça e  portanto, me beneficiei com isso, logo sítio é meu.

    Tô com medo mesmo!

  10. O MP manda 200 policiais ao

    O MP manda 200 policiais ao sítio pra tentar provar que ele pertence a Lula. Quebra os sigilos bancários, fiscais e telefônicos de todo mundo pra tentar provar que o sítio é de Lula. Aí, não conseguindo provar, vem o Dr. Moro dizer que não precisa que o sítio seja do Lula, bastando que tenha sido beneficiado pelas reformas.

    Mesma coisa com os contratos da Petrobrás. Quebram sigilos diversos, paralizam atividades de empresas, convocam dezenas de testemunas, mobilizam policiais, peritos, analistas, consomem um tempo enorme da defesa, tudo isso numa alegação de que a compra do sítio tinha conexão com os contratos. Aí, não se encontrando essa conexão, vem o Dr. Moro dizer que não precisa de uma conexão direta.

    Aí fica a pergunta: por que então a acusação gastou tanto tempo, pessoal e recursos públicos, tentando levantar provas que não eram de todo necessárias para a acusação?

  11. Perfeita a postura do juiz
    Perfeita a postura do juiz Moro. Se o crime é de encobertamento de dinheiro roubado, o que interessa é demonstrar o beneficiário do roubo, no caso o canalha do ex presidente. Se há laranjas, é desonestidade intelectual cobrar documentos que comprovem a posse. Os laranjas servem pra isso!

    1. Perfeita a postura do Juiz?

      E imperfeita a postura do comentarista, basta observar em seu texto brilhante, repleto de provas criminais, quando “se” ele coloca. Trata-se, ainda das estória da “convicção”. Já eu, por exemplo, estou convencido de que Cleryston Maia é mais um batedor de panelas e fã do pato da FIESP!

    1. inovou…

      e não cabe a nenhum juiz desse nível inovar…………………………..

      beneficiário temporário?

      como, se todo beneficiário tem que vir obrigatoriamente de uma associação direta, estável e permanente com os crimes praticados na Petrobras?

        1. apenas um lembrete…

          tortura é a manipulação da dor……………………………ou da preocupação que leva à morte, como no caso da esposa

  12. Pois então, na medida em que

    Pois então, na medida em que esses calhordas de curitiba não conseguem comprovar qualquer laço entre o sítio, a petrobrás, a propina e o Lula, dão de alterar o foco do processo, fosse o direito mera coleção de figurinhas de colar em albuns. Como eles têm o respaldo dos merdiados em palegre (fazemos qualquer gravatinha-com-lencinhos) e em brasília, com a despudorada dona carmencita (que não consegue fazer o cnj julgar a suspeição do desMornorteado em relação ao Lula), fica por isso mesmo. País de merda é isto. Querer criminalizar o Lula por reformas feitas em sítio de terceiros é o supra-sumo da cretinice-criminal-fascista. Depois que o Lewando (epa!) serviu de copeiro pro renan do impichamento da Dilma, ao invés de – como então presidente do stf – ter imposto a Constituição Federal no que a defendia, que mais esperar desses esmerdiados…

    1. Junto com camisa de força e

      Junto com camisa de força e muito tarja preta. O cara tá pra lá de doidão. Só pode. Bem ou ele ou todo o resto das pessoas de mente razoavelmente sãs e de boa fé. Pq concordar com ele só louco de pedra ou gente de má fé. Tá na hora de perícia psiquioatrica no justiceirto. Encarnou no papel e acha q é de verfdade El Justiceiro.

  13. Esse  juizeco foi beneficiado

    Esse  juizeco foi beneficiado pela reformulação do MP feita pelo Lula. Não interessa, ele é culpado pela sua ignorância jurídica e falta de carater.

  14. Esse  juizeco foi beneficiado

    Esse  juizeco foi beneficiado pela reformulação do MP feita pelo Lula. Não interessa, ele é culpado pela sua ignorância jurídica e falta de carater.

  15. Rapaz. Vocês não viram que o

    Rapaz. Vocês não viram que o Lula tem apartamento em Paris, apartamento milionário em Higienópolis, fazenda em Goiás, sítio em Ibiuna, sua filha é sócia do maior bilionário do país, seu genro foi preso por fraudes contábeis, seu cunhado tem um cofre com milhões guardados (inclusive assaltado por gente que sabia dele) há poucos metros do palácio, contas na Suiça, Luxemburgo, Lienchestein, com depósitos comprovados e tesoureiro de campanha que fez e recebeu os depósitos milionários, soltinho ( pergunta ao arnaldo). Seu primo vive com malas de milhões arrecadados de empresários presos para cima e para baixo, e se der merda a gente mata. Outro apartamento seu tinha mais de 51 milhões em cash, e ele Lula quando era presidente recebia empresários corruptos à noite, sem se identificar na garagem do palácio para tramar cala boca de amigo ladrão preso, além de ter esquema em portos, rodovias, pedágios, metrôs, merendas, ambulâncias, furnas, cidade administrativa, compra de reeleição, privatização fraudulenta das Teles e da Vale, enriquecendo os amigos de sempre. Ufaaaa, esse Lula, moro, merece mesmo ser preso. Ele, o multimilionário Vaccari, os bilionários Zé Dirceu e Pizonato e o trilionário José Genoino. Além é claro da Dilma, a culpa é dela. Essa senhora que cortou o Bolsa família, acabou com o minha casa minha vida, além de outros programas sociais implantados pelos tucanos e peemedebistas, estes sim, honestos e sempre ao lado do povo. Isso moro, prende o Lula e os petralhas. E deixa sua mulher e seu compadre soltinhos. FDP

     

    1. Pior do que acreditar no Lula
      Pior do que acreditar no Lula é fazer
      criticas somente ao juiz Sérgio Moro!
      Realmente,o fanatismo deixa danos
      irreparáveis no cérebro!

      1. Pior do que responder o

        Pior do que responder o comentário é não ter o minimo de discernimento para interpretar texto e entender que a analogia é que não há e nunca houve justiça noBrasil. Há uma seletividade em que lugar de trabalhador é na cadeia e da “elite” no poder e nas benesses. No Brasil atual OS TRABALHADORES são Lula ea justiça o show do moro. Eita ignorância e falta de vergonha de se expor tão humilhantemente. 

  16. Juiz louco total
    Esse cara e totalmente louco!!!!! Como ainda ocupa cargo de juiz????? Que horror!!!! Estamos no pais do faz-de-conta!!!!!MEU DEUS NOS ACUDA!!!!!

      1. Não é tão simples assim.

        Basta fazer parte das oligarquias para se tornar juiz. Poucos são os casos em que alguém chega a esse cargo pela tal meritocracia. Conheci um cara, por exemplo,  que era o maior vagabundo da história. Mas, como o pai era desembargador ele se tornou juiz. 

  17. Partindo deste princípio…

    “Para resolução do caso, não é absolutamente necessário determinar se Luiz Inácio Lula da Silva era o real proprietário do Sítio em Atibaia, bastando esclarecer se ele era ou não o real beneficiário das reformas”, disse Moro.

    Pergunto: Não serviu também para Cláudinha (esposa de cunha)?

  18. Argumento falacioso

    “Para resolução do caso, não é absolutamente necessário determinar se Luiz Inácio Lula da Silva era o real proprietário do Sítio em Atibaia, bastando esclarecer se ele era ou não o real beneficiário das reformas”, disse Moro

    Como Lula seria então beneficiado com as reformas no triplex, que ele visitou uma única vez e não gostou?

    Por que foi condenado então pelo triplex? Onde não era nem dono nem foi beneficiado com reforma alguma?

    Lembrando, dentre outras dezenas de exemplos, que o tio do Aecim, mesmo sem ser dono, recebeu um aeroporto do lado da sua casa e, ainda, ficou com as chaves. O maior beneficiario pelos 500 Kg de cocaina no helicóptero, além dos traficantes, foi de quem fez o frete…..o dono do helicóptero. 

  19. Esse juiz deve ter cheirado um com o amigo dele, o aecin.

    Para de falar bosta juiz de merda, é vai atrás dos verdadeiros criminosos, como por exemplo seus amigos tucanos.

  20. “moro” e os mais de 200

    “moro” e os mais de 200 milhões de brasileiros que foram beneficiados pelo enorme desenvolvimento tecnolólgico, material e concreto da Petrobrás ??? 

  21. Alguém ainda tem dúvidas

    de que já vivemos num estado de exceção?

    Eu já escrevi que o Lulinha paz e amor tome cuidado, pois ele corre risco de morte e pior, ele pode ser torturado na prsião até a morte. Gravem o que eu estou escrevendo. 

  22. As falácias de um juiz desonesto, parcial e fanático
    “Para resolução do caso, não é absolutamente necessário determinar se Luiz Inácio Lula da Silva era o real proprietário do Sítio em Atibaia, bastando esclarecer se ele era ou não o real beneficiário das reformas”, disse o juiz.
    .
    Vivemos um tempo surreal de eventos idem, onde a farsa, o cinismo, o perverso e o nonsense atingem paroxismos que um dia entrarão para a História envergonhando nossa geração, envergonhando a parcela da sociedade que celebrou a quebra dantesca de todos os princípios da justiça, dos direitos e garantias fundamentais do ser humano, do cidadão brasileiro.
    .
    De todas as distorções, violências e covardias, nenhuma se compara a esse massacre contra Lula e sua família, é uma longa temporada de “caça ao Lula”, onde juízes, desembargadores, procuradores, promotores estaduais, ancorados numa mídia de sordidez inominável, lançam seus dardos de modo permanente com vários objetivos: a interdição do político Lula exatamente onde reside sua força – e o temor deles -, o instrumento vivo que ele representa enquanto esperança de transformações sociais, a destruição de sua imagem, como símbolo do Brasil que anseia por essas mudanças, e a construção em definitivo dessa nova imagem, o Lula corrupto, o Lula que aceitou suborno em troca da “dinheirama que as empreiteiras corruptas ganharam na Petrobras”, o Lula que não só sabia, mas “chefiou a quadrilha petista” nos anos que governou, e a destruição em si do Lula ser humano, da pessoa, numa tentativa continuada, selvagem, desumana, de levá-lo à prisão, de tomar-lhe os bens, de envergonhá-lo enquanto não tendo o direito sequer de manter a guarda dos presentes que recebeu de autoridades do mundo todo, e o desejo degradante por trás disso tudo, de levá-lo por fim, ao desespero, à exaustão.
    .
    UM ataque desses “apenas”, num processo igualmente selvagem e desconstruidor da humanidade da pessoa, de sua dignidade, contra o reitor Cancellier, o levaram a esse desespero, ao suicídio, num momento de óbvia FRAGMENTAÇÃO de sua mente, seu espírito se recusando a conviver com o absurdo da série de violências de que foi vítima por exatamente os mesmos agentes públicos e privados, todos presentes na sequência de eventos ordinários: Ministério Público, um “delator” sem provas, uma juíza sem critério, a grande mídia, delegados da Polícia Federal com gosto de sangue na boca, UMA RÉPLICA EXATA do que se faz nesse Brasil de hoje com os aplausos e apoio de ministros do STF e suas associações de classe, todos unicamente preocupados em manter o seu poder nessa nau sem rumo, fascista, que se tornou o país. O que Cancellier sofreu de modo AGUDO e com aditivos de humilhação como a revista anal, Lula sofre todos os dias, há pelo menos três, quatro anos – sem esquecermos que há certamente uma morte envolvendo esse massacre: o de dona Marisa, sua mulher, que provavelmente teve seu estado de saúde agravado com todo o horror a que se viu submetida, como seu marido e seus filhos.
    .
    Enxergar com mínima lucidez e consciência tudo o que cerca essa situação político-judiciária-social é desesperador em grau máximo para qualquer pessoa de valores, princípios de vida e sensibilidade medianos…. Imagino sentir na própria carne os efeitos dessa perseguição, dia e noite, sem descanso.
    .
    Voltando ao juiz Sérgio Moro, nem precisamos ver todo seu pensamento para mais uma vez encontrarmos no homem e no magistrado a indignidade e fanatismo que o movem em sua cruzada obsessiva, sua primeira frase o condena, o estigmatiza como ser venal. Nem é na primeira parte o erro mais grosseiro, mesmo que concordássemos com essa premissa – a de que “não é preciso provar que Lula é o dono do sítio de Atibaia” – é no segundo conceito que sua base para a condenação de Lula se revela frágil, tosca, um sofisma primário, de quem perdeu a razão e se sustenta apenas num ódio pessoal ao homem, ao político Lula. “…bastando esclarecer se ele era ou não o real beneficiário das reformas”.
    .
    Eis a INVERDADE JURÍDICA que faz do raciocínio de Moro uma patetice, que mesmo os leigos, podemos ver com toda a clareza. Suponhamos que surgisse uma gravação nos seguintes termos entre Lula e o dono de uma empreiteira que tivesse reformado o banheiro e a cozinha do sítio, ou coisa parecida:
    “- presidente, o sítio é precário, sabemos que o senhor o visita com frequência, queríamos dar-lhe de presente melhorias, todos temos gratidão imensa por tudo o que o senhor fez pelo Brasil”.
    – Obrigado, se fazem questão, aceito, mas não precisa, posso pagar isso se eu quiser alguma melhoria na estrutura do sítio do meu amigo…
    – Imagina, presidente, é uma merreca para uma empresa do nosso porte.
    – Então tá, obrigado, aceito o presente.”
    .
    Porque o OPOSTO disso seria o que Moro quer que acreditemos:
    “-Lula, sabe o dinheiro que a gente ganhou na Petrobras através da corrupção, bilhões de reais? Pois é, queremos te pagar o ter deixado a gente roubar tanto, fazendo melhorias num sítio que não é seu, coisa boa, vamos investir uns oitocentos mil reais e colocar uns dez homens trabalhando em tempo integral, é como uma paga pelo que o senhor nos permitiu ganhar de modo corrupto na Petrobras.
    E Lula, o chefe da quadrilha, respondendo:
    “Puxa, finalmente se lembraram que eu existo, aceito isso como reconhecimento de que eu permiti a corrupção na Petrobras e recebo afinal uma parte do que mereço…”
    .
    É algo ridículo, inverossímil a esse nível, que procuradores, Moro e grande mídia quer que acreditemos e aceitemos como prova para se condenar um ex-presidente da República por “CORRUPÇÃO”.
    .
    Não se corrompe um presidente com reformas vagabundas, medianas, num sítio comum de classe média, que nem pertence ao cidadão….. Não se “paga suborno” a um “chefe de quadrilha” com tão pouco, enquanto se desembolsa centenas de milhões de dólares para Aécios, Serras, Cunhas, e os diretores corruptos das estatais. Não se confunde o dinheiro que as empreiteiras davam para o Caixa 2 dos grandes partidos, esse sim, visando agradar à classe política como um todo, prática SECULAR no meio político e empresarial brasileiro, com o dinheiro gasto em melhorias banais, que o réu poderia pagar dez vezes mais, sem o menor esforço….. – Eis a fragilidade do pensamento de Moro que se expõe ao ridículo e ao vexame aos olhos do mundo, em sua sanha pessoal e odiosa.
    .
    A revista Época noticiou com fartura de provas, o evento em que Fernando Henrique Cardoso, AINDA PRESIDENTE, passou o chapéu pedindo aos empresários mais ricos do Brasil – vários inclusive que ele tinha BENEFICIADO DIRETAMENTE, como os donos da AMBEV – dinheiro para seu Instituto. Moro recebeu FHC em seu gabinete com toda a deferência, como quem recebe um rei, era todo ele agrados e gentilezas….. Não viu no gesto muito mais “audacioso” de FHC, crime algum…… Mas vê crime em Lula, já ex-presidente, aceitar – se é que aceitou…. – a reforma mequetrefe de um sítio comum, de um amigo de Lula…..
    .
    É apenas mais do mesmo ódio, a mesma obsessão, o mesmo massacre, continuados, num país onde o Direito é pisoteado com o vital apoio de nosso Supremo Tribunal, covarde e omisso.
    .
    A parcela de nossas elites e classes médias que a tudo assiste entre celebrando, alguns, indiferentes, outros, está enferma, doente, pelos preconceitos e fanatismos em que se banham nos últimos anos. Regridem ao tempo da Idade Média, festejam a queima na fogueira, aos poucos, do homem e do político que aprenderam a sentir nojo e ódio…..
    .
    Viramos esse país hediondo, de um tempo perverso sem igual.

  23. Não existe mais saída pela

    Não existe mais saída pela via institucional.

    Até porque um juiz afirmar que não é necessário que o Lula seja proprietário de fato do sítio para poder condená-lo é o cúmulo da calhordice.

    Agora parece que partiram também para cima dos irmãos Gomes, atribuindo-lhes propina de R$ 300 milhões.

    Ou o povo reage e pára o país, literalmente, e pressiona para que a normalidade democrática seja restabelecida e as leis voltem a ser respeitadas, ou até a escravidão de fato voltará a ser permitida nesse país.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador