Moro será o próximo ministro do Supremo, confirma Bolsonaro

Decisão já havia sido acertada, revela presidente em entrevista à rádio Bandeirantes: "Eu fiz um compromisso com ele, ele abriu mão de 22 anos de magistratura"

Jornal GGN – O presidente Jair Bolsonaro disse que tem um compromisso com o ex-juiz da Lava Jato e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, para indicá-lo a uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

A confirmação aconteceu neste domingo (12) durante uma entrevista ao programa de Milton Neves, da rádio Bandeirantes.

“Eu fiz um compromisso com ele, ele abriu mão de 22 anos de magistratura. A primeira vaga que tiver lá [no STF], estará à disposição (…) A primeira vaga que tiver eu tenho esse compromisso e se Deus quiser nós cumpriremos esse compromisso. O Brasil inteiro vai aplaudir”, disse Bolsonaro.

Moro nunca falou dessa tratativa para compor o governo Bolsonaro. Há cerca de duas semana, ao ser questionado em uma entrevista ao jornal português Expresso sobre essa possibilidade, ele comparou a indicação ao cargo a ganhar na loteria.

“Seria [ir para o STF] como ganhar na loteria. Não é simples. O meu objetivo é apenas fazer o meu trabalho”, respondeu.

Bolsonaro deverá nomear, pelo menos, 2 ministros para o Supremo enquanto durar seu mandato. Pela ordem, o primeiro será para a vaga de Celso de Mello, que se aposenta em novembro de 2020. O segundo será para a vaga de marco Aurélio Mello, a partir de julho de 2021.

Moro foi um dos primeiros ministros confirmados pela equipe de transição de Bolsonaro, ainda em novembro passado, dias depois de confirmada a vitória do militar. Ainda em entrevista ao Expresso, o ex-juiz da Lava Jato disse que a saída da magistratura é para ele um caminho que não tem volta e se considerou “mais como um técnico, como um juiz que está no governo”.

A decisão de mudar do cargo de juiz federal da 13º Vara Criminal de Curitiba, onde coordenava a Lava Jato, para ocupar a pasta de um ministério vitaminado na gestão Bolsonaro causou repercussão negativa, especialmente no exterior, onde a movimentação foi analisada com suspeita pelos jornais salientando o fato de Moro ter sido o responsável por encarcerar o principal opositor de Bolsonaro.

O jornal britânico The Times escreveu na época: “Jair Bolsonaro promete alto cargo a juiz que aprisionou seu rival”. O espanhol El País pontuou ainda: “O juiz que encarcerou Lula da Silva aceita ser ministro da Justiça de Bolsonaro”.

Redação

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu te pergunto pra quê Senhor Moro, pra que o senhor quer ser ministro do STF? hã? pra condenar pessoas SEM PROVAS como condenou o Lula? O senhor é uma VERGONHA para todos os juízes do mundo inteiro, você representa a parte PODRE do judiciário que é PARCIAL que julga por interesses POLÍTICOS e PESSOAIS, então se você tem um pingo de vergonha na cara renuncie a política e a magistratura e vá vender laranja no sinal assim quem sabe Deus te perdoe e você possa voltar a dormir com a consciência tranquila pelo crime nefasto e sombrio que cometeu contra a DEMOCRACIA BRASILEIRA ao sequestrar Lula. Você um dia vai pagar por cada lágrima que o povo pobre deste país está chorando e vai chorar, hoje você é juiz mas amanhã por Deus será julgado, estará no banco dos réus, e receberá a sua sentença.

  2. Nossos “brasileiros de bem” provavelmente não veem nada demais, é capaz sequer que não enxerguem ligação alguma entre o massacre perpetrado por Moro a Lula, tê-lo mantido preso até hoje – o responsável direto por esse fato – o que obviamente impediu Lula de concorrer e vencer as eleições….. O prêmio não podia ser pequeno, não é mesmo? Um ministério como “couvert” e a refeição principal em 2020, como diz o próprio Moro, “é como ganhar na Loteria…..” – Peço a todos os deuses que eventos políticos mudem a atual realidade impedindo essa injustiça, essa miséria. O Brasil não merece mais esse horror!
    Em tempo: seria engraçado, se o Bozo cair antes disso, ver Moro beijando a mão de Mourão e dos militares e se esquecendo do antigo “aliado”…. Sigo acreditando que Moro, hoje, vê em Bolsonaro um impasse, um incômodo. Mas a promessa feita pelo Bozo explica sua paciência e conformismo com algumas derrotas sofridas.

  3. MAS HÁ DUAS OUTRAS POSSIBILIDADES: PRIMEIRA, QUE O BOÇAL NÃO ESTEJA PRESIDENTE ATÉ LÁ E, SEGUNDA, QUE O VERME JÁ ESTEJA ASSESSORANDO O CAPETA NO INFERNO. É ESPERAR PRA VER.

  4. Precisamos pressionar os senadores a vetar a indicação desse indivíduo ao STF. Não é bom para ninguém que haja um justiceiro como esse no Supremo.
    O negócio é entulhar o Senado com mensagens, cartas, e-mail, protestos, balbúrdias mais o que for preciso.
    Ter um sujeito mau-carater, pau mandado dos gringos, parcial, arrogante e vil no STF por décadas será um desastre para o país.
    Se nós, o povo, permitirmos que um dos principais responsáveis pela atual destruição do país seja premiado por este presidente bucéfalo pelo serviço sujo que fez é porque merecemos mesmo destino terrível que eles tramaram para nós.

  5. O contraponto da indicação de Moro ao STF fica clara na mudança na CF para novos Ministros do STF serem de mandato com prazo de validade. Já foi dito lá atrás…o destino de Moro é o EUA. Lá não há pesadelo Lula.

  6. Um juiz de primeira instância e usar a vaga como retribuição…..o congresso poderia fazer história e barrar essa nomeação …

    Tem cheiro de coisa de lojistas……

    É do salah ano que vem e o coiso dura até lá????

    Ou vai cair algum avião????? Se eu fosse ministro do stf não embarcaria em qualquer CIA aérea……….

  7. Ao confirmar que Sérgio Moro ganhou o ministério e uma vaga no STF porque deu algo em troca, o tirano Jair Bolsonaro confirmou a tese de Cristiano Zanin de que o juiz não tinha qualquer isenção para julgar Lula. A prisão do ex-presidente Lula foi negociada.

  8. Eu acho dificil pois nao creio que nenhum dos dois chegue a 2020, mas digamos que isto ocorra, frase ” o Brasil inteiro vai aplaudir” é uma falácia. Eu, pelo menos, só temho a lamentar mais um equivoco no STF.
    Mas Deus é pai. Como já fez muita maldade com o Brasil ao permitir que o “bando de malucos” assumisse, não vai dar mais este mole.

  9. Quando a gente pensa que já viu tudo que há de insuportável no Brasil…
    Bolsonaro pega o principal ingrediente da receita de condenação do Lula e mistura com todos os ministros do STF

    definitivamente a maior garantia de sucesso profissional no fascismo é a servidão

  10. Se Deus quiser? Torço para que Deus não queira mais este mal ao país. Alguém que não respeita a Constituição vai fazer o que por ali? Já bastam alguns que lá estão. Se Bolso conta apenas com esta hipótese, que torça para os Bolsos não caírem antes da primeira vaga, o que parece ser provável.

  11. Promessa confirmada mas não concretizada, depende da sabatina no senada, se usar a palavra ” conge e rugas”, será reprovado, mostra claramente a intenção na condenação de Lula, só não vê quem nao quer.

  12. Grande novidade, ninguém desconfiou que havia esse acordo nos bastidores. Bolsonaro não sabe nem o que fará em duas semanas, muito menos daqui a vários meses. Além disso falta saber se ele já combinou com os russos do Senado.
    Pela amostra que ja temos de sua relação com o congresso corre o risco de que mesmo que indique Moro ao cargo no STF cumprindo sua promessa, a indicação seja torpedeada no Senado.
    Tanto Bolsonaro quanto Moro já deram demonstrações claras de sua incapacidade política.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador