PML: Aécio Neves é mais inocente que os outros?

PML: Aécio Neves é mais inocente que os outros? 

Do Brasil 247

 “Como todo cidadão, Aécio tem direito a ser considerado inocente até que se prove o contrário. Mas estamos falando de fatos que deveriam ser melhor esclarecidos, como é obrigação de todo trabalho de investigação que se preze. Antes disso, ninguém pode ser considerado mais suspeito ou mais inocente do que os outros”, diz o jornalista Paulo Moreira Leite, diretor do 247 em Brasília, sobre a decisão do procurador Rodrigo Janot de pedir o arquivamento da investigação contra o senador Aécio Neves (PSDB-MG); presidente nacional do PSDB foi citado pelo doleiro Alberto Youssef como beneficiário de um esquema de corrupção em Furnas

Por Paulo Moreira Leite

Deve-se reconhecer que até agora o procurador geral Rodrigo Janot tem demonstrado uma postura de equilíbrio que contrasta com seus antecessores, responsáveis pela Ação Penal 470.

O PGR Antonio Carlos Fernando — que hoje é advogado do deputado Eduardo Cunha — criou o termo “organização criminosa” para designar 40 acusados. Seu sucessor imediato, Roberto Gurgel, lançou a teoria do domínio do fato, sob medida para atingir o principal alvo político da investigação, José Dirceu, contra quem não havia prova alguma.

Até onde a vista pode alcançar, a atuação de Janot está longe deste patamar.

Mas a exclusão a priori de Aécio Neves da lista de políticos que merecem ser investigados, confirmada pelos principais veículos do país, indica uma lamentável preferência seletiva. Seria absurdo imaginar que apareceram provas robustas para condenar, desde já, o senador de Minas Gerais. Mas chega a ser escandaloso registrar a falta de curiosidade diante de determinados fatos, relatados pelo Estado de S. Paulo. Conta o jornal:

“Em delação premiada, o delator Roberto Yousseff afirmou que Aécio Neves teria recebido dinheiro fruto de propina de Furnas, estatal do setor elétrico, por meio “de sua irmã”, sem citar nomes ou detalhes.” No “termo de colaboração número 20,” registrado no final do ano passado, que tem como tema Furnas e o “recebimento de propina pelo Partido Progressista e pelo PSDB,” Yousseff diz que “cerca de dez vezes” recolheu dinheiro de propina. Numa dessas vezes, prossegue, foi informado que o repasse não seria feito integralmente – faltariam R$ 4 milhões porque “alguém do PSDB” havia coletado essa quantia antes.” O relato do Estadão prossegue: Indagado pelos procuradores, Youssef declarou não ter informação de quem havia retirado parte da comissão, mas afirmou “ter conhecimento” de que o então deputado federal Aécio Neves teria influência sobre a diretoria de Furnas e que o mineiro estaria recebendo o recurso “através de sua irmã”, segundo o texto literal da delação. O delator disse “não saber como teria sido implementado o ‘comissionamento’ de Aécio Neves”.

Como escrevi três parágrafos acima, não se trata de condenar ninguém por antecipação. Como todo cidadão, Aécio tem direito a ser considerado inocente até que se prove o contrário. Mas estamos falando de fatos que deveriam ser melhor esclarecidos, como é obrigação de todo trabalho de investigação que se preze. Antes disso, ninguém pode ser considerado mais suspeito ou mais inocente do que os outros.

Na delação, o doleiro descreve que “de 1994 a 2001 o PSDB era responsável pela diretoria de Furnas”. Yousseff está falando dos dois mandatos de Fernando Henrique Cardoso. Nos bastidores políticos brasileiros, rumores e suspeitas em torno de Furnas alimentam o cotidiano político brasíleiro há décadas. Delator da AP 470, Roberto Jefferson já foi acusado de ter negociado uma lista de propinas com a direção de Furnas, nome a nome, quantia a quantia — logo depois da posse de Lula, no tempo em que fazia parte da base aliada do governo petista. Para dirigentes do PT, a recusa de Lula em avalizar essa negociação é que estaria na origem das denúncias de Jefferson contra seus aliados de véspera.

Leia a íntegra no blog de Paulo Moreira Leite

 

Redação

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Capitei vossa mensagem.

    O Janot naõ incluiu o Aécio, porque ele tá focado na Petrobras, e não em Furnas, se assim fizer, e colocar o Aecio na lista, Furnas entra  e os demais da famosa lista de Furnas sai do armário, Captei ???

  2. Sério que o PML acha que as

    Sério que o PML acha que as partes do texto em negrito abaixo são suficientes para abrir uma investigação?

     

    Numa dessas vezes, prossegue, foi informado que o repasse não seria feito integralmente – faltariam R$ 4 milhões porque “alguém do PSDB” havia coletado essa quantia antes.” O relato do Estadão prossegue: Indagado pelos procuradores, Youssef declarou não ter informação de quem havia retirado parte da comissão, mas afirmou “ter conhecimento” de que o então deputado federal Aécio Neves teria influência sobre a diretoria de Furnas e que o mineiro estaria recebendo o recurso “através de sua irmã”, segundo o texto literal da delação.

    1. Será?

      Concordo contigo que não se pode abrir uma investigação baseado apenas em disse me disse, mas neste caso, há muito mais por trás; caso queira se informar melhor (claro que não vai ser na veja ou globo). Aproveitando o assunt, vale lembrar que por muito menos do que isso, apenas baseado no domínio do fato muitos foram condenados na AP 470. Lembras?

    2. NRA faz parte da turma “me engana que eu gosto”

      NRA, ou você é ingênuo ou está agindo de má fé. Por muito, muito, muito menos colocaram pessoas na cadeia. Se pensarmos que os delatores são tucanos e que as investigações estão sendo conduzidas e orientadas por tucanos, essa afirmação se torna muito mais grave do que você pensa. Mais ainda, olhe o porquê de alguns nomes de petistas terem sido incluídos e verá que, mais uma vez, por muito menos incriminam pessoas que estão sendo perseguidas. E mais, essa corrupção de Aético citada já está sendo investigada e mais do que comprovada. Só falta colocá-lo na cadeia, o que não irá acontecer, já que nesse país, só acontece isso com  os 4Ps. Cansamos de ser enganados!

    3. Sem que se fizesse uma só
      Sem que se fizesse uma só ilação como essa, José Dirceu foi condenado. Mas não desejamos o mesmo para Aécio, só gostaríamos de ver uma fagulha de isonomia, ou hombridade do próprio diapondo-se a esclarecer TODAS as dúvidas.

  3. Eu morava num predio

    Eu morava num predio bagunçado, havia serios problemas com as contas do condominio, tres sindicos se mudaram assim que largaram o cargo, não havia prestação de contas e nunca sobrava dinheiro para nada, minha mãe era a que mais reclamava e arrumou briga com muitos moradores, coisa de ir para em delegacia, certa vez o bom senso ganhou e colocaram as contas numa administradora, dai se viu que a receita era bem maior que as despesas e sobrava um bom dinheiro por mes, mesmo com varios condominos (alguns dos quais sempre defendiam os sindicos) não pagando as suas cotas, os problemas acabaram? Não, só diminuiram; hoje lendo em alguns sites e foruns gente defendendo quem saiu da lista do pgr só posso pensar que agem como eu agi com a minha mãe naquela época, e que eu merecia as consequencias de minha omissão.

  4. Inecraditável. ”
    PML: Aécio

    Inecraditável. ”

    PML: Aécio Neves é mais inocente que os outros?

                Resposta: Naõ sei.

                   Mas sei, por razões óbvias, que é mais inocente que os mandatários Lula e Dilma.Ou menos ladrão.Como queiram.

                          Penso até que estou sendo redundante.

                             Mas este blog estimula a redundância.

                                É Inacreditável mesmo que  isso se tornou post.

                      12 anos e nem Lula E Dilma descobriram roubo SISTÊMICO? 

                      Mesmo que Aécio fosse beneficiado, os dois CORINGAS passaram batidos?

                         Incompetência ou vamos roubar todos juntos?

                              Essa é a questão que os governos Lula e Dilma tem que responder.

                                   NÃO HÁ TERCEIRA OPÇÃO.

                                  Repito:Incompetência ou conivente?

  5. Lista confeccionada e revisada por tucanos

    Lista já cai em descredito antes de ser efetivamente divulgada. Se pensarmos que nomes foram incluídos por depoimento de delatores tucanos Youssef e Paulo Costa, instruídos por advogados tucanos, para a justiça tucana, em operação condizida por PF tucana, acompanhada por imprensa tucana, para um público de Home Simpsons tucanos, não dá para levar a sério. E agora, mais ainda, por pressão do grupo demotucano, a tal lista sofreu revisão onde foram retirados os nomes dos aliados dessa coligação criminosa. É demais! Cansamos de ser enganados!

     

    P.S.: Através do deboche feito  dizendo que a exclusão de seu nome na lista foi um “agrado” da PGR, Aético Falastrão se iguala a gangsters como Maluf e ACM.

  6. Paulo Moreira Leite toca na

    Paulo Moreira Leite toca na ferida: para uns, qualquer noticiazinha de rodapé de jornal de bairro ampara uma ação criminal, principalmente se o “acusado” for do PT. Para outros, não há prova sólida alguma capaz de gerar uma noticiazinha de rodapé de jornal de bairro, muito menos uma ação criminal.

  7. com protetores assim até eu…

    Já foi pego bêbado como uma vaca e sem carteira, ficou indignado quando este fato foi mencionado na campanha eleitoral, e posou de vitima.

    Nunca trabalhou prá justificar a boa vida.

    Os amigos de “elipópteros” melhor nem falar.

    Foi colocado no galho como aquele jabuti e se acha estadista.

    Melhor afirmar: sou emplumado e gordo tucano e nunca serei culpado de nada.

  8. Só não consigo entender a

    Só não consigo entender a ĺógica do procurador, se é que há alguma.

    Para os membros do PT e base aliada, vale a informação da delação premiada.

    Para o Aécio e sua turma, a delação premiada contém provas inconsistentes.

    É phoda, né não ?

     

  9. A mão-de-gato do PGR

    E mais uma vez o republicanismo dos governos petistas mostrou a cara.

    A ação do JANOT foi eminetemente política, uma verdadeira e eficiente mão-de-gato.

    Quando o PGR sacou o Aécio não o fez somente por questões pessoais, assim como todas as ações da justiça e do MP, nos últimos tempos, não tem sido para proteger indivíduos. A questão é bem maior, o propósito é a defesa de um Estado de privilégios tão característico desse Brasil das desigualdades colossais.

    Pedir a abertura de investigação contra o “tucano gordo” (PHA) seria tirar da oposição sua principal bandeira, seria trazer a normalidade das relações políticas entre governo e oposição, seria por fim no açodamento, pelo menos entre os partidos. Implicaria em deixar a imprensa quase que isolada em sua guerra “santa” contra o governo.

    Maliciosamente, e utilizando-se de pesos e medidas diferenciados JANOT encaminha ao STF, quase que exclusivamente os nomes de parlamentares da base aliada e em particular dos dois presidentes das casas legislativas.

    Com isso, deixa ambos reféns das chantagens dos grupos que tentam de maneira golpitas apear a DILMA e o PT do governo (em verdade, jamais assumiram!). Renan e Cunha agora são golpe desde criança. Caso haja algum tipo de insurgência contra os planos golpistas ou tentativa de acordo com o governo suas vidas políticas serão devassadas e denunciadas diutunamente. E, bem sabemos que tanto um quanto o outro tem um longo histórico que ocuparia todo um espaço de qualquer das mídias por um longo espaço de tempo.

    Farão sim, parte da tentativa de golpe por uma questão ideológica e por sobrevivência política.

  10. investigação na física e na pf

    A PF do psdb do Paraná investiga primeiramente para achar o PT, Lula, Dilma e nada achando e tropeçando em gordos emplumados tucano precisa fazer uma não investigação semeando desinformações a fim de favorecer o protegido.

    O pgr crédulo emite parecer para o Tori do stf para não proceder visto serem as provas das investigações frágeis.

    Vou olhar pelo meu lado engenheiro. Nas investigações e pesquisas avançadas as mínimas evidencias são caminhos preferenciais da investigação, a ciência evoluiu porque atentos observadores percebiam que as lógicas dos conhecimentos daqueles momentos eram falhas e não explicavam fenômenos similares naquele universo.

    Tori desconfie mande investigar e julgue não pelo prato feito da casa grande e cúmplices.

    Na PF e justiça o que vale é o mundo da minha lua o faz de conta. Os fatos não comprovados para o PT sempre serão amparados nos domínio do fato, ou melhor, na ampla literatura que tudo contempla, já com os agraciados!

    Na “bota” quando investigações levavam aos calcanhares de algum intocável o processo sofria um “insabbiamento” atolamento nas areias movediças, crime quase perfeito mesmo que parte do rabo ficasse exposto, mas as provas irremediavelmente contaminadas e inúteis.

    Este Moro, quase uma divindade esteve na operação Banestado, premiou o Yussef com penas de jardim de infância, puxão de orelha e recomendação para nunca mais repetir a sua especialidade. Os grandes gordo emplumados do psdb e das privatarias até hoje agradecem, como podemos ver o mal foi cortado e vicejou com muito mais força. 

  11. Aristocracia vergonhosa!

    A classe dos procuradores é traidora dos valores democráticos. Essa turma não tem condições morais para fiscalizar a aplicação da lei em regime democrático pois presume-se acima dos demais cidadãos. Entende-se, sabendo-se disto – eu, por exemplo, não sabia – porque tantos procuradores prevaricam e agem politicamente, como, tem sido noticiado.

    (Dr. Janot, e para Aécio, nada?)

    O MP consegue ser pior do que o Judiciário.

  12. Será que a ida de JANOT aos

    Será que a ida de JANOT aos EUA foi para mostrar a lista aos gringos ?
    Sera que a orientação de livrar aécio aconteceu na viagem de Janot aos EUA ?
    Afinal, são colaboradores de longa data…
    — Exclua os do PSDB !  
    —São nossos amigos e colaboradores e contamos com eles em futuro próximo !

  13. Lista de Furnas

    Sobre o Roberto Jefferson na lista de Furnas, é bom que se lembre: seu nome constava da lista tendo recebido determinado valor. Ao ser questionado, ele confirmou que recebeu exatamente aquele valor, que a acusação era veraz (o dinheiro era destinado a pagar dívidas de campanha).

    Nesta mesma lista constava o nome de Aécio e os valores recebidos por ele (ou por sua irmã, claro) e muito soutros políticos. Como havia membros do PSDb, não deu em nada. Típico.

  14. é na investigação que tudo acontece…

    às favas com os fatos, quando se trata de tucanos

    mas reparem que sempre funcionou com petistas da seguinte forma:

    procuram desvendar crimes que os próprios suspeitos ignoram

    mas reparem também o porquê de não se preocuparem com vazamentos:

    para possibilitar que a mídia fabrique crimes à vontade

    1. não tivemos, ou temos, e espero que tenhamos ainda…

      um jornalista que falou que a impressa era o quarto poder?

      tabelando com MPF e PF, temos 4 e meios, para qualquer golpe

  15.  
    Pensado melhor, o Janot

     

    Pensado melhor, o Janot pode ter suas razões para livrar a cara do desocupado Aécio da Cunha. Primeiro. Se for futucar a ficha policial desse sujeito, teria que levar o cabra direto pro xilindró. Segundo. A turma de tucanos emplumados, é como azeitona, a primeira é dificil para passar pela boca da garrafa, porém, basta sair uma, as outras vem de enxurrada. Entendeu?

    Convém lembrar, que as cadeias públicas estão abarrotadas de PPP (pretos, pobres, e putas). Além dessa clientela, quase exclusiva, de pés de chinelos, tradicionais ocupantes desses fétidos cubículos. Atentem, que até nos USA é assim). No Brasil, com o advento do PT, até alguns cafajestes de colarinho branco, estão indo dormir em cana. Não é por menos, que os mauricinhos, os janotas, e os cheirosinhos de S. Paulo, inclusive, os que vestem beca e capa-preta, não dormem direito. Estão putos com esta reviravolta, que põe em risco a anterior tranquilidade dos bem nascidos. Para encerrar. Onde diabo, a Polícia iria enfiar tanto tucano safado?  O melhor, é deixar estes merdas soltos.

     

    Orlando

  16. PSDB não pratica crime. Para a Justiça…

    A situação me remete a uma cena do filme Tropa de Elite, o primeiro, quando um comandante questionava um subalterno porque a taxa de homicidio havia aumentado. Citava como exemplo um cadáver que havia aparecido na praia, e que deveria constar como suicidio nas estadisticas.

    O subalterno contestou: Mas como? tinha um tiro na cabeça! Não interessa -respondeu o superior- morreu na praia, é suicidio por afogamento.

    Como providência para diminuir a taxa de homicidio, mandou “desovar” cadaveres assassinados em áreas sob outra jurisdição que não sua…

    Então, a Justiça brasileira (com ajuda da midia)  trata todo crime, incontáveis, numerosos crimes do PSDB e aliados, como “suicidio”. E ao mesmo tempo, há sempre a tentativa de “desova” deles sob a jurisdição do PT e seus governos.

    No filme de Padilha até é engraçado. Na vida real, não.

  17. sei não………….mas da forma que consta na delação

    e pela forma que foi retirado, pode ser que tenha passado a bola com o drible do sem querer querendo

    só há uma jogada muito difíci de se fazer neste campo teórico, a de considerar uma investigação desnecessária

  18. De uma coisa tenho certeza.

    De uma coisa tenho certeza. Maluf é inocente, não está na lista. E se Maluf é inocente, então todos são culpados ou são todos inocentes. Agora, falando sério. O PSDB além de aparecer como o partido de um só suspeito (não é um verdadeiro milagre?), tem uma mania muito feia de superar suas culpas (ou suspeições, como queiram): os paulistas e paranaenses (um pelo menos andava de jatinho do youssef) se safam. Botam os mineiros para responder e sobra sempre um que paga o pato. Na primeira vez, restou o Azeredo que renunciou para não ser cassado. Agora, foi o Anastasia, esse, coitado, governou no lugar de Aécio, substituiu Aécio e talvez nem vá usufruir do cargo no senado. Aécio é um verdadeiro Judas. É, que vida cruel.

  19. a república do galeão do

    a república do galeão do paraná é que não fez as perguntas que

    deveriam ser feitas ao delator ou não investigou o que era necessario investigar.

    essa república, como já ficou patente, é composta de tucanos, ou anti-petistas….

  20. O Janot recebeu ameaças de

    O Janot recebeu ameaças de morte… Invadiram sua residência… Aí ele, piscou…!!! Achou melhor tirar o ‘enrôsco” da “enroscada”… Agora Janot e Família podem viver em paz….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador