Porque Joesley entregou as fitas que o comprometiam, por Luis Nassif

De fonte do Ministério Público Federal, diretamente envolvida com a Lava Jato, fica-se sabendo que a existência das gravações já era conhecida há tempos.

Quando houve a entrega dos primeiros grampos, a busca feita pelo MPF capturou também gravações adicionais, possivelmente as que foram divulgadas estes dias. Os advogados da JBS pediram insistentemente que não fossem consideradas. E, aparentemente, a PGR acatou o pedido.

Com o final do mandato de Rodrigo Janot criou-se um dilema. Do lado da PGR o receio de que, entrando, a nova PGR Raquel Dodge procedesse a uma auditoria e descobrisse conteúdos comprometedores. Do lado, de Joesley, o receio de que a PGR entregasse as fitas antes da passagem do bastão. Quando a Polícia Federal botou a mão nos grampos reservados, o calco entornou.

Foi o que levou Joesley a se adiantar e entregar as gravações, com a vaga esperança de não ser acusado de esconder provas.

Com a formalização da entrega, não houve outro caminho a Janot que convocar um grupo de trabalho para uma audição de emergência. E, aí, apareceram os diálogos comprometedores sobre o x-procurador Marcello Miller.

Ou Janot já sabia do conteúdo e disfarçou, ou não sabia e se assustou. No apuro, imaginou a estratégia mais desastrada: uma coletiva para assumir o controle da narrativa do episódio, criando suspeitas que fossem mais bombásticas do que os fatos concretos envolvendo ele e Miller. E aí se enrolou todo lançando as suspeitas sobre o Supremo Tribunal Federal.

Valeu-se dos mesmos estratagemas do auge da Lava Jato, em que conseguia escandalizar até pum de delator, desde que meramente mencionasse o nome de Lula e Dilma.

Os tempos são outros. De um lado, jornais que dependem fortemente da publicidade oficial trataram de se lançar com gana sobre seu pescoço. A tentativa de um copy-paste para acelerar uma denúncia contra Lula e Dilma, visando reconquistar as manchetes, não deu certo. Apenas jornais menores, como o que se tornou O Globo, deram destaque ao factoide.

Nos seus estertores, Janot conseguiu dar uma flechada no pé. Aliás, várias flechadas.

Assine

Luis Nassif

41 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Morte anunciada

    O Brasil tem em mãos um excelente momento para dar um salto no que diz respeito a qualidade de suas instituições e de sua sociedade.

    O que vemos com Janot é uma morte anunciada de uma pessoa que não encarna o espirito público. A despeito da ineficiência, dos salários acima do teto, das regalias esses funcionários públicos se preocupam mais em parecer do que ser.

    Não é um triste fim p/q, como disse, era anunciado. E o mesmo acontecerá com os ministros do supremo (em minúsculo mesmo), seja por corrupção seja por omissão. Também com juizes limitados e afeitos a holofotes. Já está acontecendo.

    O momento é difícil por ser um momento de mudança. Não iremos retroceder.

    Não adianta esperneio. 

  2. Tem mais coisa aí.
    O Joesley

    Tem mais coisa aí.

    O Joesley Safadão estava afinado com a PGR até agora.  O Janot estva em vias de mandar mais uma flechada no Temer. Por que o delator se precipitou assim, podendo esperar um pouquinho só a mais pelo que viria?

    Não descarto que ele tenha sido intimidado pela turma do Temer a soltar tudo que tem pra melar as ações do Janot. Afinal, de intimidação essa turma de Temer, Cunha et caterva entende muito bem, pois todos na praça dos tres poderes sabem (só a trouxinhada que não) que se tratou de um golpe de valentões de butiquim.

    O jogo é pesado. Não é pra tolos com “tiorias” de revista veja na cabeça achando que estão fazendo bravura.

    1. Enquanto Livres, Leves e Soltos…

      Enquanto Joesley e seu fiel whi$kudeiro continuarem livres, leves e soltos, como encontram-se até o momento, decorridas 48 horas da convulsão pronunciada de Janot Tell, sua tese de jogarem agora no time de Temer e de seu consultor para assuntos supremos, se sustenta.   

      1. Aécio

        Vários “esquedistas” chamam o joesley de açogueiro, esquecendo que ele fez o papel da PF, gravou, filmou,fotografou, colocou chip nas notas, etc…E o Aécio, ninguém fala dele? Está solto, pelas mãos do Ministro Marco Aurélio que ainda escreveu na sua sentença que ele tem uma vida elogiável…

  3. A cada dia o consórcio

    A cada dia o consórcio golpista desce um degrau a mais na degradação ética e moral em que lançaram o país, mesmo sabendo-se que janot era um tipo dissimulado, cínico, manipulador jamais imaginei que ele pudesse ser tão rasteiro.

    Chamar um sujeito como esse de verme é ser injusto com o minúsculo ser, após se associar com vários bandidos para empurrar pra frente o golpe de estado foi capaz de tirar da cartola uma denúncia fajuta, na undécima hora, sem nenhuma consistência contra pessoas honestas com o único intuito de tentar desviar a opinião pública de sua imoralidade.

    Essa ratazana há de um dia pagar por seus crimes.

     

  4. Não…não.

    Janot ia abafar mas os meninos e meninas do MPF ligados a Dra. Dodge mais o serviço de segurança o ameaçaram.

    Isso tudo para salvar o governo do temeroso.

    Aí vale tudo!

    O restante põe na conta da incompetência e ingenuidade do JANOT!

  5. Eu disse que Janot seria destruído e moído

    Prezados,

    Sempre pus em xeque não só a competência/talento/conhecimentos de Rodrigo Janot – seja na área jurídica, seja na política –  como a índole e o caráter desse futuro ex-PGR. Eugênio Aragão confirmou minhas suspeitas.

    Sempre denunciei o falso embate entre Janot e Gilmar Mendes. Sempre identifiquei Janot como um dos principais atores da trama golpista; as ilegalidades e crimes por ele cometidos ou que permitiu aos lavajateiros de Curitiba, do Rio e de Brasília cometessem, mostram que ele é medíocre e canalha, tanto jurídica como polìticamente. 

    Luís Nassif chegou a se empolgar com a mega-delação da JBS, elogiando o “profissionalismo” do núcleo brasiliense da Fraude a Jato. Agora está claro que o jornalista se enganou completamente. Desde o início eu desconfiei e cantei a pedra, pois não fazia sentido a PGR se consorciar à Globo, à JBS e ao DoJ e derrubar o governo golpista e as quadrilhas políticas que TODOS eles ajudaram a levar ao Planalto.

    Agora o quebra-cabeças está montado e o enigma da esfinge decifrado. Assim como a Castelo e Areia e a Satiagraha, a Fraudea Jato será anulada exatamente para não punir as quadrilhas do PSDB, do PMDB e de outros partidos que representam as elites oligárquicas plutocratas, cleptocratas, privatistas e entreguistas, de que a burocracia do Esatdo (polícias, MP e PJ) são representantes e defensores.

    A Fraude a Jato é uma ORCRIM institucional cujo propósito NUNCA foi e NÃO é o de combater a corrupção, mas sim o de aniquilar o PT e a Esquerda, criminalizando, prendendo ou inviablizando polìticamente seus líderes. O alto comando do golpe a que servem as ORCRIMs enquistadas encasteladas na burocracia estatal brasileira fica nos EUA.

    1. Não é política é dinheiro …

      … Está mais que evidenciado o que está acontecendo, escritórios de advocatícia de familiares de juízes, promotores e delegados da PF estão defendendo os acusados das acusações que estes fazem, esses escritórios estão pedindo 10, 20, 30 milhões para defender os acusados, soma-se a isto mais uma

      acusação feita por acusados na lava jato em que os procuradores só aceita delação com advogados ” sugeridos ” pelos procuradores, o que se nota é que o dinheiro de políticos e empresários estão indo parar nesses escritórios que possuem alguma sociedade ou familiariedade com os acusadores e juizes, o dinheiro da corrupção estão saindo das empresas corruptas e sendo lavados em honorários advocatícios dos

      escritórios, basta ler notícias de que a filha de Janote defende a Odebracht das acusações do pai, para não ficar apenas em Janote, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, não é de espartar-se ao ver promotores, delagados e juízes país afora estarem virando novos Môrcos de sua região, será um acaso o governador do Amazonas sofrer cassação ? Ou os governadores de Goiaís e Tocantins estarem quease sendo cassados ? São novos juizes e promotores tentando entrar na boquinha ou melhor abocanhar muita coisa, isto não tem nada

      haver com justiça, ética ou democracia, é a antiga frase estadunidense de uma paráfrase francesa : Siga o dinheiro e encontrará o crime. Basta seguir o dinheiro e encontraremos um amaranhado de juízes em cima de uma fortuna usurpada que não tem fim ….

    1. É verdade

      É verdade. Depois de 1 ano preso, e uma condenação de 12 anos, recobrou a memória, e começou a lembrar de diálogos do Lula com empreiteiros, em reuniões que ele não participou. É compreensível que nessa situação ele tenha feito isso. Mas ficou para sempre marcado com o estigma de dedo duro. Principalmente por ter desistido de brigar na justiça por uma absolvição.

  6. Mais um capítulo da história

    Janot ficou com medo da forma como isso seria tratado na gestão de Raquel Dodge. Lembrou-se que Dodge já anunciou a Procuradora da República Raquel Branquinho como titular de uma secretaria encarregada da atuação criminal junto ao STF – onde está o material da delação da JBS, e pra onde iriam/foram os “áudios secretos”.

    Branquinho é muito conhecida e respeitada no Ministério Público Federal por sua atuação dura no combate à corrupção, pela sede com que se entrega a seus trabalhos. Janot tremeu. E armou aquele circo mambembe. Entregou os aneis por medo – medo de ter que entregar os dedos…

     

  7. Cérebro coxinha em ação:

    Cérebro coxinha em ação: Joesley, laranja do Lula na Friboi, entregou mais fitas só que o Janot petralha ocultou uma na qual ele conversava com Lula sobre os 50 milhões encontrados na Bahia com o petista Gedel, outro laranja do Lula, como comprovado na capa do panfleto O Gobbels. O problema foi depois quando Janot entrou com um powerpoint no STF acusando Lula e Dilma de terem inventado a corrupção no Brasil e no mundo. 

  8. O tamanho da não-notícia…

    A globo no G1 passou a caravana do LULA inteirinha praticamente ignorando tudo…

    Mas o tamanho do sucesso estamos vendo agora no tempo em que colocam o LULA como notícia negativa…

    O LULA é grande…

  9. Revoltante! Essa cambada de

    Revoltante! Essa cambada de golpistas conseguiu transformar nosso Brasil numa terra ordinária. Ordinários, canalhas, canalhas! Esse descompasso da pseudo justiça de um pseudo STF , de um procurador barato que se vende e se rende até finalizar num papelão sem tamanho. No dia ou um dia depois dos milhões de Geddel, isso sim com provas robustas , bem robustas, o covardão JAnot para livrar sua cara, impõe uma multa aos principais nomes do PT para dizer que a lava jato cumpriu sua missão de detonar Lula e o PT. Seis bilhões roubados por  outra gente da pior espécie, algumas delas flanando sorridente no Jaburu e adjacências serão pagos por….Lula e o PT, sem uma prova consistente a não ser a dos covardes e escorregadios mulambos humanos das  principais instituições brasileiras.Eles, sim, são TODOS CULPADOS! Inclusive por trairem a própria pátria. Vamos combinar, o espetáculo termina no dia do lançamento do filmerda A Lei (qual lei?) ´é para todos, dia 7 de setembro. Nem é preciso desenhar. Tava tudo combinado, está tudo dominado.

    1. Prezada Maria Rita
      Bom

      Prezada Maria Rita

      Bom dia

      Mas a presidencia era do PT, porque aceitou o golpe bovinamente?

      Nem Maduro aceitou ser removido da presidencia conferida por seu povo!

      E lá, ainda mandou prender os golpistas!

      Abração

      1. Bom dia, Mário
        Infelizmente

        Bom dia, Mário

        Infelizmente comparações nem sempre surtem efeitos positivos porque as pressões sociais dependem muito mais da história de cada país e de cada circunstância do próprio tempo, muito mais do que podemos imaginar. Quando os judeus, que tinham uma memória histórica de perseguição como um povo (ou tribo ainda que no século XX) sem território, o estrago já tinha sido feito. Na Alemanha eram ativistas e intelectuais avançados, mas publicidade é publicidade, meu caro. Ela entre sorrateiramente no inconsciente e vai construindo ‘realidades’. E é por esse viés que invalida as explicações ou defesas racionais que a aparente ‘atitude bovina’  se explica; Mas, tivemos pretensões sim, de sermos pacíficos desde a pós ditadura militar ou do pós golpe de 1964. Não é só o PT o pacíiifico ou o acorvadado, somos todos nós, brasileiros que, vaidosamente ou covardemente, acreditamos ser possível ter democracia sem acertarmos as contas com o passado conservador e destruidor que nos rodeia.

      2. Senhor Mario

        Realmente, senhor Mario, o PT acatou a decisão do Congrasso sem luta.,deixando a militãncia órfa, da mesma forma que Jango aceitou náo lutar por seu governo para evitar uma guerra civil, e Getulio recorreu ao suicidio. Os governos progressista tem esse tipo de comportamento que eu sinceramente não concordo.Mas o senhor irá concordar que ninguém imagineria que Temer fosse uma vez eleito com um programa fosse adotar o programa do PSDB e do DEM.

    2. QUEM PATROCINA ESSA LARAPICE TODA…

      Nem que lula e dilma, nada tivessem afanado. ainda assim seriam criminosos, como foram os demais presidentes e juristas bra$ileiros.

      PORQUE DEIXAR ROUBAR É IGUALMENTE DANOSO QUE ROUBAR!
      Se um vigia deixa cada dia roubarem caixas de remédios levando uma ponta ou não do estoque de uma farmácia. Quem é o mais bandido mais sujo… quem causou mais prejuízo… quem os sócios da farmácia irão punir primeiro…
      -O VIGIA PORQUE PERMITIU TODA ROUBALHEIRA!
      -O LADRÃO SÓ SOBREVIVE COM AUTORIZAÇÃO DOS PODERES.

      -O MAIS CRIMINOSO É QUEM ENCOMENDA O ROUBO!!!

      ALGUÉM JÁ PENSOU QUEM ENCOMENDOU ESSA FARRA DA LARAPICE BRASILEIRA…
      O PAÍS QUE PATROCINOU ESSA FARRA QUEM VAI ENGOLIR O BRAZZZILLLLLLLLLLLLLLLLL.

      POR MAIS PERIGOSO QUE SEJA FALAR A VERDADE NÃO É CALUNIA NEM DIFAMAÇÃO!
       

    3. revoltante….

      Joesley não entregou nada. O Poder neste país ficou numa revolta bélica em ter sido revelada e o Empresário ter saído livre. Abriu-se um precedente para outros Brasileiros, Empresários inclusive, seguirem pelo mesmo caminho e não aceitarem nunca mais a extorsão vinda do Poder Público e Político. E ainda ficarem livres da perseguição e vingança de quem os extorquiu. A Máfia da Cleptocracia Tupiniquim quer estes Empresários embaixo dos seus grilhões, no tronco onde podem ser controlados e dominados. A prisão da JBS serve para este propósito. Assim como Marcelo Odebrecht deve sofrer toda sorte de pressões e chantagens sob a chibata do Poder Nacional, que ele mesmo acusou. Cômodo e prático para seus algozes, não é mesmo? Ainda mais que continuam a exercer seus plenos poderes na Presidência da República, Congresso Nacional ou nas mais Altas Cortes do Judiciário. Como citado por alguém:”ladrão julgando ladrão”.Sobrará para quem? Advinhem?  Odebrecht ou JBS ou Jorgina de Freitas? 

  10. “Ou Janot já sabia do

    “Ou Janot já sabia do conteúdo e disfarçou, ou não sabia e se assustou”:

    Sabia sim.  Me resta saber o que ele estava fazendo no momento EXATAMENTE DEPOIS de saber.  Foi quando ele deu aquela cagada de “denunciar” sem provas um monte de senadores, inclusive Sarney, nao foi?

    Alguem tem A DATA DESSA GRAVACAO???

  11. Flexada na prórpia alma deu a

    Flexada na prórpia alma deu a Dilma quando nomeou e reconduziu este vagabundo para a PGR.

    Pagou um preço altíssimo pela sua burrice.

    Eu que so uma anta não consigo entender como é que um sujeito desse não vai parar atrás das grades.

    1.  
      Caro Jossimar, como a Dilma

       

      Caro Jossimar, como a Dilma iria antever que indicava um salafrário do porte desse imbecíl do Janot, se o FdP não havia revelado ainda, toda extenção da torpeza de seu carater? Por outro lado, ao que se sabe, a ex-presidenta Dilma não costumava usar bola de cristal.

      Orlando

  12. Janot é um criminoso comum

    um rato. Porém, devido as circunstâncias que ajudaram a montanha parir o rato e o rato cagar na montanha, conseguiu tomar o lugar histórico de Joaquim Silvério dos Reis.

  13. Nassif

    Que tal uma carta aberta aos militares neste 7 de Setembro?

    Inacreditável e inconcebível os militares brasileiros prestarem continência a esse delinquente pusilânime, canalha, bandido e traidor ordinário; a esse rato de esgoto asqueroso e odiado.

    Muita falta de vergonha na cara, de caráter, de honra, de patriotismo, de…Imagem relacionada

    Resultado de imagem para continência Temer

    Imagem relacionada

     

    Imagem relacionada

    Imagem relacionada

     

     

    1. concordo contigo Nassif mas,

      concordo contigo Nassif mas, sabes bem que eles são rígidos em relação as  questões hierárquicas, porém uma carta bem escrita é mais um ponto, ou vários, em um caminho que estamos tentando trilhar para a reversão do golpe. Alguns deles haverão de ler .

  14. Janot vermelho
    Vocês são deploráveis, um dia vesti essa camisa mas guiado pelos fatos tratei de jogar no lixo. Janot é um fiel escudeiro doceis essas últimas denuncias nasceram mortas, foram feitas apenas para livrar os ídolos doceis. Lá na frente saberão do que falo.

  15. Janot

    Notaram a intenção do Rodrigo Janot, quando marcou o depoimento do Joesley Safadão (gostei, Lucinei) para hoje, 07/09, quinta-feira e o depoimento do Marcelo Miller para 08/09, sexta-feira? É que o ex-braço direito do Janot, quando for depor, já saberá o que disse Joesley… Janot, se você fosse realmente honesto e bem-intencionado o quanto diz, teria marcado os dois depoimentos para o mesmo horário em salas diferentes, estou certo? Você acha que nós nascemos ontem? Cria vergonha, Janot…

    1. Janot e Joesley, que dupla!
      Janot falou em bambus e flechas. Depois, descobriu que ñ sabe diferenciar um pé de bambu de um pé de moleque. Sem ironia, sem ironia ñ se aguenta o Brasil de hoje. Como percebeu que não podia e ñ sabia fazer flechas, começou a se apavorar. Tentou correr, mas apoplético ficou e está. Com isso, o suor, o medo e a pressão oscilando em demasia, ñ teve jeito: defecou.A lava jato pra mim é na verdade um Jato Sujo. Janot e Moro são empregados do dono desse negócio.

  16. Janot e Joesley, que dupla!
    Janot, um péssimo metaforista, falava de bambus e flechas. Depois, percebeu que sabia a diferença entre um pé de bambu e um pé de moleque. Ironia para suportar isso tudo. Qdo. percebeu que ñ sabia fazer flechas,o pavor lhe surgiu nos faces, nos olhos e nas mãos. Trêmulo e pequeno diante do cenário, ficou apoplético. O suor lhe chega. Não teve jeito: defecou. A lava jato é literalnente uma merda a jato.

  17. Janot
    A ocasião faz o ladrão.
    Há muito tempo sei que, quem entra na política não é boa gente. Sou de 1949 e sempre procurei entender o país no que tange a sua política. O que mais me marcou na vida inteira foi que morria de vergonha de ser brasileiro porque a política me dava nojo até Lula assumir a presidência. Lula foi a tábua de salvação e passei a amar meu país e ter orgulho dele.Foram tantas coisas boas que foram feitas aqui que eu mal acreditava que seria possível acontecer.
    Tinha como ainda tenho conhecimento de que nosso querido Brasil é o país mais rico do mundo e certamente suas riquezas são tesouros e o que não falta nesse mundo é pirata. Antigamente pilhavam navios e hoje vão atrás de países.
    Somos a bola da vez.
    Janot é apenas mais um componente do navio pirata.

  18. Brasileiros estão com medo e

    Brasileiros estão com medo e vergonha de dizer no exterior que são brasileiros, porque a imagem que essa gangue toda está passando do Brasil é de que todos aqui são corruptos, ladrões, safados, enfim, o pior tipo de gente.  Talvez até estejamos merecendo, dada a nossa passividade diante desse horror todo. 

  19. O conluio subterrâneo do PGR
    O conluio subterrâneo do PGR com  os notórios mafiosos da picanha, equivale às tratativas de Temer com Joesley nas madrugas da garagem do Palácio do Jaburu, faltam as malas ou ainda não foram descobertas, mas a do braço direito de Janot, o procurador Marcelo Miller, se travestiu de honorários advocatícios, nada original, pois a turma de Curitiba já havia lançado o modelito antes, na coleção assinada por Zucolotto e Rosângela Moro.#JustiçaVergonhaNacional

  20. O conluio subterrâneo do PGR
    O conluio subterrâneo do PGR com  os notórios mafiosos da picanha, equivale às tratativas de Temer com Joesley nas madrugas da garagem do Palácio do Jaburu, faltam as malas ou ainda não foram descobertas, mas a do braço direito de Janot, o procurador Marcelo Miller, se travestiu de honorários advocatícios, nada original, pois a turma de Curitiba já havia lançado o modelito antes, na coleção assinada por Zucolotto e Rosângela Moro.#JustiçaVergonhaNacional

  21. LULA EM CURITIBA: ESTÁ NA HORA DA GUERRA TOTAL!

    LULA EM CURITIBA: ESTÁ NA HORA DA GUERRA TOTAL!

    Por Romulus

    OUSADIA-BOMBA:

    Poderíamos organizar até – em último caso – um test drive de corrida bancária…

    Para eles tomarem um gostinho…

    Tipo combinarmos um determinado dia “x” para TODO MUNDO sacar um valor “y” das suas contas correntes…

    Quem sabe até comprando com esse dinheiro dólares e guardando em casa, sem depositá-lo novamente nos bancos…

    Imaginem a correria!

    *

    HAIRCUT NELES

    Isso tudo sem prejuízo de, p.e., encarnado o “cão danado” da Islândia, começar um movimento de coleta de assinaturas para um referendo de cancelamento (!) da dívida interna detida (apenas) por eles, os GRANDES credores…

    Nada difícil de operacionalizar:

    – Adote-se algo parecido com a chamada “fórmula suíça” do Comércio Internacional…

    – Em que quem tem mais, perde mais…

    – E colocando um piso mínimo de, p.e., 1 milhão de reais, para começar o tal do haircut.

    Que tal?

    Imaginem CUT, CNBB e MST organizando algo parecido??

    *

    É temerário?

    É prenúncio de haraquiri?

    De hecatombe nuclear?

    É sim…

    Mas temos que demonstrar ao “escorpião” que o “bobo” (?) do “sapo” (“barbudo”?), se tiver a certeza de que será, fatalmente, picado e morto ao deixar o “escorpião” entregue, em segurança, na outra margem, pode resolver antecipar a resolução da “coisa” e dar, ele mesmo, o mergulho fatal lá pro fundo do rio, sabe…

    (aprendamos alguma coisa com o Kim Jong-un da Coreia do Norte, meus caros…)

     

    LEIA MAIS »

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador