![]()
Jornal GGN – Em reunião na última quinta-feira, a Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores decidiu que vai convidar o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, a dar explicações ao partido sobre as últimas ações da Polícia Federal na Operação Lava Jato.
Segundo matéria publicada no jornal Estado de São de Paulo, setores do partido responsabilizam o ministro pela manutenção da prisão temporária de João Vaccari Neto, ex-tesoureiro detido desde 15 de abril, e também pelas buscas no escritório do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Ainda segundo o jornal, lideranças do PT classificam Cardozo como inoperante e omisso.
Do Estadão
PT cobra explicação de ministro da Justiça sobre ação da PF na Lava Jato
Ricardo Galhardo
O presidente do PT, Rui Falcão, disse que o objetivo é simplesmente ouvir o ministro. No entanto, conforme integrantes da cúpula petista, a ideia é enquadrar Cardozo. Militante do PT há mais de 30 anos, homem de confiança da presidente Dilma Rousseff, o ministro é responsabilizado por setores do partido pela manutenção da prisão temporária do ex-tesoureiro João Vaccari Neto, detido desde 15 de abril, e pelas buscas no escritório político do governador de Minas, Fernando Pimentel (PT), e na agência Pepper, que presta serviços à sigla.
Em conversas reservadas, lideranças petistas usam termos como “inoperante”, “omisso”, “sem pulso firme nem liderança” e “egoísta” para se referir ao ministro. Desde sexta-feira, com a divulgação da delação premiada de Ricardo Pessoa, da empreiteira UTC, que relatou ter feito repasses às campanhas de Dilma e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a insatisfação em relação ao ministro aumentou consideravelmente.
José Eduardo Cardozo, titular da Justiça, se defende dizendo que não tem autonomia nem poder para impedir as ações da Polícia Federal
Numa reunião de representantes dos setoriais petistas realizada no meio da semana, também em São Paulo, uma dirigente ligada a um parlamentar sugeriu abertamente que o PT peça a demissão do ministro.
Na resolução política aprovada quinta-feira pela executiva nacional, a cúpula petista aumentou a intensidade dos ataques aos responsáveis pelas investigações contra o partido. Em cinco dos 16 itens do documento, o PT faz críticas à operação. No item número 6, o partido se diz preocupado com os efeitos econômicos do “prejulgamento” das empreiteiras, apesar de pessoas ligadas a pelo menos cinco delas terem confessado à Lava Jato participação no esquema de desvio de recursos da Petrobrás.
A ideia de convidar Cardozo a dar explicações ao partido surgiu durante o debate sobre a manutenção da prisão de Vaccari, vista pelo PT como uma arbitrariedade cometida pela força-tarefa da Lava Jato.
Uma das cobranças que será feita ao ministro é o fato de a PF ter aberto uma investigação sobre um carregamento de dinheiro feito por um empresário próximo a Pimentel, mas não apurar casos semelhantes envolvendo tucanos, a exemplo de um apoiador do deputado Bruno Covas (PSDB-SP) pego com R$ 100 mil em dinheiro às vésperas da eleição de 2014. Para o PT, a PF não tem isonomia.
Lula. Embora não tenha relação direta com o convite ao ministro da Justiça, Lula também tem intensificado as críticas a Cardozo. O ex-presidente é um desafeto histórico do ministro, com quem acumula atritos desde meados da década de 1990, e nunca engoliu a escolha e manutenção de Cardozo no ministério. Nos últimos dias, no entanto, Lula fez chegar ao titular da Justiça e a Dilma sinais mais claros de descontentamento.
Cardozo se defende dizendo que não tem autonomia nem poder para impedir ações da PF. Aos emissários de Lula, lembrou que foi no governo do ex-presidente, quando o ministro da Justiça era Tarso Genro, que o setor de inteligência da PF foi descentralizado com a criação de centrais em cada superintendência estadual.
Na terça-feira, Cardozo avalizou as críticas feitas por Lula ao PT na véspera, quando o ex-presidente disse que o partido “está velho” e “só pensa em cargos”. “Mais uma vez o presidente Lula toma uma posição de vanguarda e coloca o tema em debate”, disse o ministro.
Além de Cardozo, o PT decidiu convidar o ministro Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência) para explicar a relação do governo com os movimentos sociais. Ambos pertencem à aliança Mensagem/Democracia Socialista (DS), a segunda força interna do PT.
Edivaldo Dias Oliveira
28 de junho de 2015 2:10 pmDireção kamikaze
Essa executiva presidida pelo Rui é de morte!
Será que poderíamos chamá-la de direção kamikaze?
Eles conseguiram, num tempo absolutamente recorde, descobrir de quem deve cobrar uma explicação para a seletiva perseguição da PF. Até agora não estou acreditando em tal façanha; por favor aguem me belisque.
Depois de anos em que a “Organização persecutória” subordinada ao Rolando Lero (com a devida vênia ao finado Rogério Cardoso que imortalizou o personagem criado por Chico Anísio) samba e sapateia sobre o partido e sua militancia, vem os bravos companheiros convidar sua excelencia para esclarecimentos, para nos dizer por que só nós estamos apanhando, pois ela, a PF sabe muito bem por que estão batendo.
mauro silva1
28 de junho de 2015 2:24 pmum zé boquinha
esse aí é o típico zé boquinha: faz qualquer coisa para se manter no cargo. inépto e incompetente.
como se diz há muito tempo (só agora o lula falou nisso mas a queixa é bem antiga), o problema do pt, é o aparelhamento do partido pelos oportunistas. por isso, perdeu sua coluna vertebral; virou uma lesma em troca dos carguinhos em governo que elege mas que não apita nada.
enquanto isso, a presidente, em troca de um “ajuste” meia-boca, sanciona infâmias como o parlashoping e anistia fiscal para arapucas evangélicas.
começo achar que é possível dar uma rasteira nesses golpistas do legislativo, derrubando-os junto com o executivo, como pretendem, e ainda, literalmente de quebra, fazer um expurgo no judiciário.
a ruptura institucional é a única saída, pois os 3 poderes da república estão completamente desmoralizados.
Allex
28 de junho de 2015 6:59 pmDe pleno acordo. Só tem
De pleno acordo. Só tem incompetente deslumbrado com o poder. Está na hora de dar uma limpa geral nos três poderes: fora Lewandovsk (e leva o Gilmar, o Toffoli e a Rosa juntos), fora Cunha e Rennan (e levem uns 90% do congresso) e,principalmente, fora Dilma com seus ministros e assessores inoperantes. Quanto ao Aécio, deixa que a gente mesmo fecha a porta pra ele.
mauro silva 2
28 de junho de 2015 8:05 pmsó 90% do congresso?
tem que tirar todo mundo, inclusive nos estados e municípios.
Messias Franca de Macedo
28 de junho de 2015 2:25 pmAdvogada da Odebrecht: a
Advogada da Odebrecht: a delação premiada é um incentivo à mentira Por conspícuo e impávido jornalista Miguel do Rosário28 junho 2015 (…) ######################################## LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA M QUE NASCEU EM PINDORAMA! CORROBORANDO COM A EGRÉGIA E IMPÁVIDA ADVOGADA DORA CAVALCANTI [É verdade límpida e cristalina: esses senhores encarcerados dificilmente suportariam a ultrajante e ilegal prisão na ‘Guantánamo do Paraná’, fazendo as necessidades fisiológicas num buraco posto ao chão – e execrados pela opinião pública, condenados ‘a priori’ que os tornaram – reféns de uma “grande” mídia canalha, covarde, irresponsável, terrorista, fascigolpista, corrupta, impiedosa (assassina seletiva de reputações, vide por exemplo o episódio envolvendo a cunhada do João Vaccari Neto…)…Portanto, esses senhores executivos não devem/podem ser condenados por cederem aos sofrimentos desumanos, à iniquidade…Muitos, inclusive, padecendo de doenças crônicas…Ademais, esses senhores têm sentimentos; têm família e amigos… E, sobretudo, têm direito aos preceitos Constitucionais e às garantias individuais do tal Estado Democrático e de Direito…E, aí, é oportuno acompanhar o depoimento de “um sujeito forte, preparado para resistir e confrontar, ou seja, um policial federal, e, digamos, aparentemente saudável e um tanto jovem ainda…”Dileto(a) (e)leitor(a), atente, especificamente, a partir do 08:50 do vídeo abaixo. https://www.youtube.com/watch?v=a1GX9xSADE4 ] E MAIS: Jayme Careca diz que doleiro lhe passou nomes para falar em depoimento Agente da Polícia Federal relatou à Justiça que delegado da força tarefa orientou-o a falar com Alberto Youssef, então seu vizinho de cela na PF em Curitiba 05 Maio 2015 | 18:22 Por jornaistas Ricardo Brandt, enviado especial a Curitiba, Julia Affonso e Fausto Macedo (…)“Eu [o policial federal Jayme Careca] estava transtornado, não estava legal”, afirmou o policial.(…)“Eu estava transtornado, não estava legal quando fui preso. Aí me deram uma caneta e um papel, fui anotando mecanicamente alguns dados. Apresentei o que tinha que apresentar ao delegado. O compromisso que firmei com a polícia foi de citar 3 endereços de 3 políticos. Aí fui solto. Fui para o médico, psicologicamente fiquei mal. Depois que me curei fui confirmar os endereços. Só podia falar o que era, o que não era não posso inventar. Minha vida sempre foi assim.” E O INCENTIVO À MENTIRA PRECONIZADO PELA EXCELSA ADVOGADA O policial disse que na carceragem da PF encontrou-se com Youssef “duas u três vezes” e o doleiro o orientou a dizer que esteve “naqueles endereços”. O juiz Sérgio Moro ficou intrigado com a versão de Jayme Careca, principalmente quando o agente da PF insistiu em dizer que não sabia o que havia nos pacotes que entregava. “Ele (Youssef) entregava, se era dinheiro que tinha no pacote não sei informar.”O juiz prosseguiu. “O sr. não tinha os nomes das pessoas para quem entregava?” “Eu não tinha, ia ficar anotando no meu caderninho?”, respondeu o policial. “Eu não estava investigando nada, minha função era de office boy.”“E se tivesse drogas no pacote?”, insistiu o juiz.“Até onde eu sei, excelência, o sr. Youssef não é traficante. Se eu suspeitasse de alguma coisa não passava nem perto dele.”O policial disse que conhece e entregou valores para Fernando Falcão Soares, o Fernando Baiano, apontado como lobista do PMDB na Petrobrás.“Eu era amigo dele. Entreguei pacote para o sr. Fernando Baiano.” FONTE, pasme: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/jayme-careca-diz-que-doleiro-lhe-passou-nomes-para-falar-em-depoimento/ Messias Franca de MacedoFeira de Santana, BahiaRepública de ‘Nois’ Bananas
Messias Franca de Macedo
28 de junho de 2015 2:36 pmAdvogada da Odebrecht: a
Advogada da Odebrecht: a delação premiada é um incentivo à mentira
Por conspícuo e impávido jornalista Miguel do Rosário
28 junho 2015
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.ocafezinho.com/2015/06/28/advogada-da-odebrecht-a-delacao-premiada-e-um-incentivo-a-mentira/
Euler Conrado
28 de junho de 2015 2:41 pmQuer dizer então que a PF
Quer dizer então que a PF goza de total autonomia, a ponto do ministro da justiça não poder cobrar isonomia e respeito às leis do país? Ah, tá bom, viu Zé Preguiça. Pede prá sair e entrega o cargo, é o que você já deveria ter feito. Quando Dilma resolver fazer alguma coisa, o mandato dela já estará condenado. E o PT junto, pela omissão e por ter se adaptado ao sistema que dizia combater.
Messias Franca de Macedo
28 de junho de 2015 2:42 pmJanio de Freitas:
Janio de Freitas: “Hipocrisia. Nos últimos 60 anos todos os presidentes tiveram relações com empreiteiras” (…) FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/janio-de-freitas-hipocrisia-nos-ultimos-60-anos-todos-os-presidentes-tiveram-relacoes-com-empreiteiras/
anarquista sério
28 de junho de 2015 3:01 pmEssa é a notícia mais
Essa é a notícia mais importante do dia,
Tentei ”cola-la ” da revista Época mas não consegui.
Não sei dizer se foi por incompência minha ou algum dispositvo da revista que narra colagem;
De qualquer forma, ela deveria ser publicada.De qualquer forma ,deveria ser publicada.Parabéns ao jornal ggn. Não uso parágrafo porque meu computador teima em não deixar Parabéns ao blog,
Pa
De
Messias Franca de Macedo
28 de junho de 2015 3:07 pm[MAIS UM] CRIME ESCANDALOSO
[MAIS UM] CRIME ESCANDALOSO PERPETRADO PELO ATUAL “juiz do ‘braZ$il’” &$ o ‘microSTÉRIO’ Público
E A PROVA MATERIAL
Aqui
https://www.youtube.com/watch?v=a1GX9xSADE4
e aqui
https://www.youtube.com/watch?v=HvPTwa03lsw
No contexto do ‘golpe jurídico-mediático ainda ora em curso desde o antanho do Mentirão’!
No depoimento do *Jayme Alves de Oliveira Filho – vulgo ‘Careca’ – à Justiça Federal, “o juiz do ‘braZ$il’”, pasme, não formulou sequer um questionamento acerca do Antonio Anastasia – cria do ‘Aécio Furnas Forever’.
Nem tampouco mencionou o nome do [Eduardo] ‘Cunha’ do mesmo ‘Aécio Furnas Forever’.
O mesmo comportamento [suspeitíssimo e deveras revelador] foi adotado pelos demais ‘procuradores/inquisitores seletivos’ do ‘microSTÉRIO’ Público “do ‘Rodrigo Brindeiro Gurgel'” (sic)…
#####################
*DELATOR DE *ANASTASIA JÁ É CONSIDERADO FORAGIDO
30 DE ABRIL DE 2015 ÀS 06:33
(…)
FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/minas247/179052/Delator-de-Anastasia-j%C3%A1-%C3%A9-considerado-foragido.htm
(…)
Em seu primeiro depoimento, em novembro de 2014, Jayme Careca afirmou ter entregue R$ 1 milhão ao senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), a pedido de
Youssef. O agente contou ainda ter entregue dinheiro em uma casa, no Rio, que como destinatário o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
(…)
FONTE, pasme: http://politica.estadao.com.br/blogs/fausto-macedo/jayme-careca-diz-que-doleiro-lhe-passou-nomes-para-falar-em-depoimento/
#############
Assim, a nossa [nossa?!] República de fachada cai!
Indubitavelmente!
República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo
joel lima
28 de junho de 2015 3:14 pmA incompetência de Cardoso
A incompetência de Cardoso espelha bem a incompetência de quem o colocou lá = Dilma. Continuado nessa toada, Dilma vai tornar Jango, comparado a ela, um estadista do peso de Roosevelt.
Caesarea
28 de junho de 2015 3:38 pmO PT não deve chamar o “Zé
O PT não deve chamar o “Zé Cardoso” para pedir explicações. O “Zé” vai continuar a ser o “Zé” com a desculpa esfarrapada de “Polícia Federal Republicana”. O PT deve chamar às falas é a Exmª Srª.Presidenta da República, para dar explicações.
Luís Henrique Donadio
28 de junho de 2015 3:39 pmEntão a Executiva do PT
Então a Executiva do PT decide defender os inimigos de classe que parasitam a Petrobrás, e ao mesmo tempo indicar que quer varrer o lixo de volta para baixo do tapete, atacando o Cardozo.
Para que isso tivesse qualquer possibilidade de sucesso, teria de ter sido feito dez anos atrás. Ou então, num futuro hipotético, quando os baculejos da PF tiverem implicado mais tucanos.
Mas neste momento, significa congelar a situação no pior ponto possível, em que o PT paga o pato de todos os malfeitos, enquanto o PSDB do trensalão, do Banestado, da Pasta Rosa, da lista de Furnas, brinca de Catão.
Só dá mesmo razão ao Lula: o partido está esclerosado, e precisando urgentemente de pontes de safena.
Reforçar a ditadura do CNB sobre o partido não ajuda em nada – e atacar o Cardozo significa exatamente reforçar a ditadura do CNB.
Carla Antonia
28 de junho de 2015 3:40 pmSó agora?
Melhor tarde do que nunca… mas o queridinho da Dilma tinha que ser cobrado bem antes… esses petistas demoram para reagir… o resultado está aí…
Trotskysta Moderado 2002
28 de junho de 2015 3:51 pmUfa! Até que enfim!!
Aqui no
Ufa! Até que enfim!!
Aqui no RS essa tal Mensagem ao Partido desmanchou o PT, em Porto Alegre, principalmente, conseguindo a proeza de perder a Prefeitura com seu característico ISOLACIONISMO, repelindo até o PCdoB, nosso histórico-leal-combativo aliado!
Tudo bem, não esqueçamos a ditadura da RBS, mas…
Abraços contundentes.
C.Paoliello
28 de junho de 2015 4:15 pmAutonomia e poder (?!)
AUTONOMIA E PODER, são exatamente os dois fatores que o ministro da justiça dispõe para dar fim ao descontrole da PF, apelidada de “milícia tucana”. Ora quem escolhe o Diretor Geral da PF, é a própria PF? O MJ não interfere? E as sindicâncias que deveriam ter sido abertas contra os policiais federais ativistas político-partidários do Paraná? Autonomia e poder é tudo que o MJ tem e não usa. Uma declaração dessa de que não tem autonomia e poder açulará ainda mais os policiais que nem deveriam estar na PF pela sua atuação político-partidária. É caso de inquérito seguido de demissão a bem do serviço público.
José Muladeiro
28 de junho de 2015 11:28 pmParabéns meu caro amigo….
Você aceita a indicação para o cargo dele? Sério, não estou brincando. A verdade é cristalina: ou o zé é um zero à esquerda ou nós somos todos idiotas.
Lauri Guerra
29 de junho de 2015 8:59 amResposta à tua pergunta: o zé
Resposta à tua pergunta: o zé mané é um zero à esquerda (e um zero na esquerda), só se mantem no cargo pelas “relações” pessoais com Dilma
Ze Guimarães
28 de junho de 2015 6:07 pmPioraram o que era ruim
Em uma década de PT no poder, pioraram o que já estava ruim. Não bastasse a Constituição de 88 dar poderes ilimitados ao MP, o PT achou de dar “autonomia” maior a Polícia Federal.
Quem semeia Republicanismo colhe anarquia.
Agora que a fera cresceu, ninguém segura mais.
Monier.,.,.,.
28 de junho de 2015 10:26 pmSó faltou pedir a volta do
Só faltou pedir a volta do Costa e Silva.
RSF
28 de junho de 2015 7:29 pmCorre Ministro…ehehehehehehehe…
lenita
28 de junho de 2015 7:40 pmJosé Cardoso ! As vezes me
José Cardoso ! As vezes me passa pela cabeça que esse sr. é um agente do PSDB infiltrado no PT, como foi no passado o José Serra na UNE. Pisam no partido, pisam nas leis e o ilmo sr. Ministro diz que não pode fazer nada ? Para que ele serve então ? Pq JUSTIÇA ele não sabe comandar, mesmo !
Quanto ao PT, quanta ingenuidade ! Não conheciam os políticos (PMDB,PSDB,DEM , PV, PP, etc ), os membros da Justiça e mt menos do que é capaz alguns ministros do STF, STJ, TCU, etc.
nelsoncarvalho
28 de junho de 2015 11:52 pmEnquanto isso gente como Ciro
Enquanto isso gente como Ciro Gomes está por aí