Receita impõe sigilo de 100 anos em processo sobre rachadinha de Flávio Bolsonaro

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.
[email protected]

Documentos apontam que o fisco mobilizou durante quatro meses uma equipe de servidores para tentar confirmar a tese da defesa de Flávio Bolsonaro

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Receita Federal estabeleceu sigilo de 100 anos no processo que descreve uma ação do órgão federal usada pela defesa do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) que tem o objetivo de anular a origem do caso das “rachadinhas”.

Para impor o sigilo, o fisco mudou a interpretação sobre o caráter dos documentos, que antes eram disponibilizados publicamente.

Agora, segundo a Receita, os documentos têm informações pessoais, por isso o acesso é restrito a agentes públicos e aos envolvidos no processo.

Em regra geral, a restrição de publicidade dos documentos tem prazo máximo de 100 anos, de acordo com a Lei de Acesso à Informação. 

Anteriormente, os documentos estavam disponibilizados para acesso, uma vez que a Receita considerava a investigação encerrada e não havia motivo para restringir a sua divulgação. 

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn

Segundo a Folha de S. Paulo, na época, foi vetada apenas a disponibilização de dois relatórios do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) e de uma planilha com registros de acessos feitos por auditores fiscais nos dados de Flávio Bolsonaro. 

A reportagem informou que os papéis mostram que o fisco mobilizou durante quatro meses uma equipe de servidores para tentar confirmar a tese da defesa de Flávio Bolsonaro. 

Os advogados do filho 04 de Jair Bolsonaro (PL) afirmam que o senador teve os seus dados fiscais acessados e repassados de forma ilegal ao Coaf. 

A defesa tem o objetivo de anular a origem das investigações que apontam que o senador desviou R$ 6,1 milhões a partir do esquema ilegal em seu gabinete, quando era deputado estadual pelo Rio de Janeiro.

Leia também:

As peças do Xadrez da Ultradireita

Xadrez da ultradireita mundial à ameaça eleitoral

Jornal GGN produzirá documentário sobre esquemas da ultradireita mundial e ameaça eleitoral. Saiba como apoiar

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador