Reviravolta: STF mantém julgamento de HC de Lula na terça (25)

Após a repercussão da notícia de que o julgamento do HC de Lula seria adiado, a ministra Cármen Lúcia divulgou nota sustentando que não tinha competência para excluir o item da pauta

Foto: Ricardo Stuckert

Com acréscimos

Jornal GGN – O Habeas Corpus (HC) que discute a suspeição de Sergio Moro e pode colocar Lula em liberdade será julgado pela segunda turma do Supremo Tribunal Federal na terça (25), mesmo não havendo segurança sobre o resultado da votação. A informação foi confirmada pelo GGN junto à defesa do ex-presidente.

Na manhã desta segunda (24), a jornalista Mônica Bergamo informou que o julgamento seria adiado para agosto, porque a ministra Cármen Lúcia teria inserido o item no último lugar da lista com 12 ações para serem apreciadas pela turma. Segundo a jornalista, era um indicativo de que não haveria tempo hábil para concluir a discussão, já que apenas o voto de Gilmar Mendes tem mais de 40 páginas.

À tarde, a defesa de Lula peticionou ao STF requerendo prioridade para o HC, cujo julgamento começou em dezembro de 2018. Ele estava suspenso por pedido de vista de Gilmar Mendes, que devolveu o processo em 10 de junho – 1 dia após o Intercept iniciar a série de vazamentos contra a Lava Jato.

Após a repercussão da notícia de que o julgamento do HC de Lula seria adiado, a ministra Cármen Lúcia divulgou nota sustentando que não tinha competência para excluir o item da pauta. Além disso, segundo a magistrada, a divulgação da pauta não determina a ordem do chamamento dos processos durante a sessão.

O HC já foi rejeitado por Cármen Lúcia e Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF. Faltam votar os ministros Ricardo Lewandowski, Celso de Mello e Gilmar.

Leia também:  Se virar embaixador, Eduardo Bolsonaro fica inelegível até 2024

Veja a nota completa abaixo.

Escolhida para a Presidência da Segunda Turma com exercício somente a partir de 25/06/2019, esclareço que:

1) não incluí nem excluí processos para a sessão de amanhã, sequer tendo assumido, ainda, o exercício da Presidência, nos termos regimentais;

2) em todas as sessões, é dada preferência e a prioridade aos habeas corpus determinada pelo Ministro Relator ou pelo Ministro Vistor;

3) a divulgação da pauta não orienta o chamamento de processos na sessão, seguindo a prioridade dos casos, a presença de advogados ou outro critério legal;

4) todo processo com paciente preso tem prioridade legal e regimental, especialmente quando já iniciado o julgamento, como nos casos de vista, independente da ordem divulgada.

Ministra Cármen Lúcia

***

Acréscimo – às 23 horas, GGN consultou o Ministro Gilmar Mendes, que garantiu que o tema não entra na pauta. Trocando em miúdos.

1. O tema entra na pauta.

2. Em seguida, o Ministro Gilmar Mendes provavelmente pedirá vista.

3. De qualquer modo, o caso será decidido ao vivo e em cores, e não mais de véspera. E Gilmar terá que se expor como responsável pelo adiamento, tirando o peso das costas de Carmen Lúcia.

 

Caros Leitores do GGN,

Estamos em campanha para financiar uma série de reportagens especiais e um documentário sobre Previdência Social, tomando o exemplo da capitalização no Chile como ponto de partida para discussão.

Abrir caminhos para privatizar a aposentadoria do povo é a principal agenda de Paulo Guedes na reforma da Previdência.

Para ajudar o GGN a contar essa história, clique aqui.

34 comentários

  1. Esse julgamento é a ultima estratégia dos golpistas. Dia 30 está marcado um ato de defesa de Moro. O MBL está articulando junto a outros movimentos. Agora somem os seguintes acontecimentos a favor de Lula: 1) O depoimento de Glenn na Câmara. 2) O não comparecimento de Moro na Câmara; 3) O não julgamento do HC de Lula. Isso tudo esvaziaria o movimento do dia 30 ou então potencializaria o contramovimento que poderia ocorrer na sequência. Ao votar o HC de Lula eles inflam o movimento do dia 30 e esvaziam o o contramovimento. Isto posto, 99,9% de chances de Lula ser libertado. O que também de certa forma fortalece o movimento do dia 30, que será sem efeito algum, haja vista que Glenn solta as noticias a conta-gotas. Por enquanto 3×0 para Glenn

    28
    13
    • Sou mais realista. Darão um jeito e manterão Lula onde está. Esse movimento de voltar atrás, na minha opinião, é apenas para ganhar tempo e se safar perante todos.

      • André Oliveira 25/06/2019 at 19:20 disse:
        Se Carmen permitiu levar a julgamento foi porque tinha três votos garantidos contra Lula.

    • Sou mais realista. Darão um jeito e manterão Lula onde está. Esse movimento de voltar atrás, na minha opinião, é apenas para ganhar tempo e se safar perante todos.

  2. Eu tenho uma imensa vontade de escrever o que penso sobre grande parte do judiciário brasileiro, mas não o farei. Não o farei, por ter a coragem de não temer o que quero não ser e por não temer ter coragem de não me render. Então, não o farei, para cuidar de não nivelar. Porém, a minha luta não será menos intensa, não será menos constante, não será menos patriótica e será sim, bem mais alva que os alvos a serem combatidos. A energia que alimentará a resistência e a esperança virá com a renovação restauradora, purificadora e fortalecedora. Virá com a renovação curativa das estruturas gravemente abaladas pelos insanos desvios, pelos ilegais desmandos e pelas repulsivas traições.

    31
    6
    • resumindo ..vou deixar os outros baterem e se desgastarem, se exporem, irem pra batalha ..aí qdo eles “caírem” – pq não há mal que sempre dure – eu, se vivo, entro pra aproveitar o rescaldo

    • Meu caro amigo o momento não é para silenciar ao contrário temos mais é que colocar na mesa todas as peças do xadrez, se você tem algo, que de repente possa colaborar, abra o jogo. Não pode ficar é com um jogo de palavras que mais confunde do que esclarece. Sua revolta é a revolta de milhares de brasileiros.

  3. Esse Moro é seus procuradores tem que ir pra cadeia,não sou PT e nunca votei em Lula,mas eu como advogado por mais de 27 anos tenho vergonha desse lixo que o ex Juiz Sérgio Moro se transformou,é,ainda enganava a opinião pública, sem vergonha,agora quero Lula livre ,LULA LUVRE

    17
    9
    • Concordo. Por ser uma corte política, os ministros percebem que o momento não favorece uma decisão como essa. A lava-jato ainda tem capital político. A imagem de Moro ainda precisa ser mais desgastada. Vai ser briga de narrativas esse resto de ano.

  4. Òia…..só credito veno……..

    Tem gente querendo nos fazer crer em jornal que disseminou o ódio por anos, em dono de emissora de tv ruralista arrependido agora que sua empresa foi para o espaço, e por fim, num poder cujo maior exemplo é o marreco ….ate o festejado está esquecido depois de ser pego pela maldição do impeachment. ……..pois é lojistas. .o preço é alto…..

    Mas até amanhã inventam um trelele para manter Lula preso……

    4
    2
  5. Estou confiando na sabedoria do ministro Celso de Melo. Para ser sincera, estou também rezando.
    É uma vergonha inominável termos um preso político no país.
    Bem, os inúmeros decretos presidenciais, as declaraçõesde todo tipo de absurdos, a continência para a bandeira norte americana, a venda da EMBRAEER, o desmonte da PETROBRÁS, o que vem acontecendo no Ministério da Educação, os médicos cubanos, as reservas indígenas e assim por diante ultrapassa qualquer ficção de terror.
    Mas, vamos nos concentrar em amanhã. Ministro CELSO…..LULA LIVRE

  6. A situação hoje no STF é 2 a zero CONTRA Lula.
    Glen informou que existem coisas muito mais graves a serem reveladas e que além da Folha e Reinaldo Azevedo, mais um veículo importante fará a divulgação das informações.
    Portanto, para Lula, a mudança para Agosto será melhor, porque Moro estará muito mais desgastado. De repente, até outras autoridades… O que pode alterar os dois votos já dados.
    O lado ruim, para Lula, é ficar preso mais dois meses… Mas de repente, em Agosto, ele consegue seu objetivo: um novo julgamento que, se for isento, reconhecerá sua inocência.

  7. Pode ser que a Ministra Carmen Lúcia saiba o voto de Celso de Mello e esta colocando o Gilmar em xeque … ai, ele vai pedir vista novamente alegando fatos novos… ou simplesmente o Gilmar vai usar o julgamento do Lula como moeda de troca… as hipóteses todas são válidas… até mesmo haver julgamento… com qualquer resultado

  8. Batom na cueca não é suficiente. Acredito que Lula perde mais esta batalha. A situação do país vai piorar e nosso Brasil vira uma Venezuela de luxo, com o congresso e o STF apenas simbólicos, se não forem fechados. O STF se perdeu quando começou a extrapolar suas funções e passou a legislar. Agora não conseguem recuperar o respeito. Não são mais independentes.

  9. Pois eu, de minha parte, não tenho medo em dizer o que é nosso judiciário: L-I-X-O. Um bando de concurseiros, racistas, preconceituosos, ignorantes e escravocratas que odeiam o povo e o país.
    Tem lógica: o grosso vem da classe média, da qual se pode esperara muito pouco, para não dizer nada…
    Mas seria errado generalizar e dizer que são todos assim. Tem, sim, quem se salva (arrisco a dizer que apenas 10% presta). Vide o Damous, o Eugênio Aragão e tantos por aí.
    O resto, francamente…

  10. Eu não acho licito um juiz em atos de audiencias ,ficar encinando promotores e polícias induzindo como fazer provas contra tal réu .dar a entender entereses pessoal a sim proprio.cabe sim um processo administrativo de pricipio

  11. Tenho acompanhado muitas noticias sobre a politica brasileira e claro o caso de Lula é sem destaque,por que é visível que existe algo muito estranho sobre sua prisão,mas o q me chamou mesmos a atenção com relação a esse matéria,não foi a matéria em si,e sim seus comentarios sobre,outros canais de comunicação tenjo visto muitos comentários aonde é percebido q são mais de odios que em procura da razão,mais aqui aconteceu um caso a parte,nota-se que as pessoas estão procurando realmente ver as coisa pelos olhos com auxilio de razão e não os fe har e jogar se raiva emcima de coisa q nem se quer tem interesse em saber a verdade…parabéns em especial para o comentarios com para a materia!

  12. Tenho acompanhado muitas noticias sobre a politica brasileira e claro o caso de Lula é sem destaque,por que é visível que existe algo muito estranho sobre sua prisão,mas o q me chamou mesmos a atenção com relação a esse matéria,não foi a matéria em si,e sim seus comentários sobre,outros canais de comunicação tenho visto muitos comentários aonde é percebido q são mais de ódios que em procura da razão,mais aqui aconteceu um caso a parte,nota-se que as pessoas estão procurando realmente ver as coisa pelos olhos com auxilio de razão e não os fechar e jogar se raiva em cima de coisa q nem se quer tem interesse em saber a verdade…parabéns em especial para o comentários com para a matéria!

  13. Para início de conversa, o Brasil tem uma justiça golpista. Moro deveria estar na cadeia desde o primeiro julgamento de Lula, se tivéssemos uma justiça séria.

    1
    1
  14. É muita perda de tempo com um criminoso; tantos problemas a serem resolvidos, tudo porque um estrangeiro querendo defender o bandido, através de meios ilícitos buscando criar sensacionalismo, nem sequer é incomodado. Onde estava este gringo quando os rombos na Petrobras, fundos de pensões, etc .. ??

  15. Não acredito que esse STF golpista faça justiça com LULA. Ele só será solto se for com uma tornozeleira eletrônica e amordaçado. Ele já foi amordaçado uma vez. Durante as últimas eleições. Alguém tem dúvida disso?

  16. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome