Segunda lista de Janot traz cerca de 100 alvos de inquéritos

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Até o momento, sabe-se que grande parte da cúpula de governo de Michel Temer, com os principais ministros de sua equipe, além da grande base aliada, com deputados e senadores do PMDB e PSDB, além da própria oposição, do outro lado levando nomes do PT, estão na segunda lista de Janot.
 
Assim denominada, os pedidos de inquéritos da Procuradoria-Geral da República, sob o comando de Rodrigo Janot, contra políticos ao Supremo Tribunal Federal (STF), tramitam sob sigilo. O que foi divulgado oficialmente pelo próprio Ministério Público Federal (MPF) é que foram enviados um total de 320 pedidos.
 
Entre eles, 83 pedidos de abertura de inquérito, 211 declínios de competência para outras instâncias da Justiça, envolvendo aqueles que não detêm foro privilegiado, 7 arquivamentos e 19 outras providências.
 
A primeira leva de vazamentos deu conta que estavam na lista de inquéritos os ministros Aloysio Nunes (Relações Exteriores), Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência), Bruno Araújo (Cidades), Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia e Comunicações).
 
E os parlamentares Aécio Neves (PSDB-MG), José Serra (PSDB-SP), Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá (PMDB-RR), Edison Lobão (PMDB-MA), além dos presidentes do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
 
Ainda, integravam os alvos das investigações os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e os ex-ministros Antonio Palocci e Guido Mantega.
 
Em seguida, os governadores Geraldo Alckmin (PSDB-SP), Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ), Fernando Pimentel (PT-MG), Tião Viana (PT-AC), Beto Richa (PSDB-PR) e Renan Filho (PMDB-AL).
 
Por fim, as últimas notícias trouxeram à tona nomes da oposição, como os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ) e Jorge Viana (PT-AC), e os deputados Marco Maia (PT-RS), Andrés Sanchez (PT-SP).  Também a senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), os deputados Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) e José Carlos Aleluia (DEM-BA), além ainda dos parlamentares Lídice da Mata (PSB-BA) e Paes Landim (PTB-PI).
 
Entre os não detentores de foro estão o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB), o ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB), o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB), o prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), o presidente da Fiesp, Paulo Skaf (PMDB), o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT) e Anderson Dornelles, ex-assessor da ex-presidente Dilma Rousseff.
 
Um levantamento mais recente feito por alguns jornais, como a Folha de S. Paulo e o grupo Globo atualizou para um total de 107 os nomes de todos esses procedimentos enviados por Janot ao STF. Pelo fato de alguns pedidos repetirem os nomes de investigados, calcula-se que o total e alvos, individualmente, dessa segunda lista de Janot sejam 100.
 
Segundo reportagem do G1, os números passados por investigadores da Lava Jato ao jornal são de 64 pedidos de inquéritos que envolvem um nome, 16 deles que têm dois em cada documento, 2 pedidos que trazem três nomes e um com 5 investigados em um mesmo inquérito.
 
As últimas informações também são a de que, apesar de já estar no prédio do Supremo, os documentos ainda não chegaram ao gabinete do relator da Lava Jato, Edson Fachin, o que deve ocorrer entre segunda (20) e terça-feira (21) da próxima semana.
 
Assine
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Até entendo a posição do

    Até entendo a posição do procurador, bem como dos ministros do stf, pois, por mais que sejam poderosos, ricos até, devido aos altos salários, no fundo, são meros paus mandados. Até frequentam, mas vão lá para receber as ordens, dos reais grupos dominantes.

    Sofro e as vezes me dá uma raiva danada, mas, só de saber que são meros paus mandados, já me trás um alento.

  2. Nomes de mentirinha que nem o

    Nomes de tucanos são de mentirinha,  que nem o do Aecio que acabou de ter um processo arquivado grraças à prevaricação do Janota…o objetivo dessa lista de araque é arrumar uma desculpa para impedir Lula e membros do seu partido,,..já há knhow nesse tipo de golpe do conluio midiático-penal, kd o Azeredo(psdb-mG), que tá só esperando a prescrição do crime…enquanto isso ele tá recebendo boa grana como conselheiro numa Entidade Patronal…e saber que contra tucanos de MG havia um caminhão de ´provas de uso do dinheiro de estatais parra o esquema mas não vem ao caso: todos foram, um a um, excluidos da ação, ai deixaram o Azeredo para o faz de conta, no momento o Aecio faz este papel para que Janota e cia posem de imparciais, tá bom…

    Nenhum dono de empresa estrangeira, não pode, elas estão imunes e comprando tudo a preço de banana, acabaram de levar  rentaveis aeroportos e a Globo comemorou o pum do Temer como se fosse foguete….

  3. Hoje Tem Espetáculo?

    “Ó, pávidos tendeiros, gentis bufarinheiros, a Nação é vossa. Pilhai com decência” — paródia sobre um poema de Afrânio Zuccolotto.

     

    Nassif: gastar o dindim do contribuinte, tudo bem. Somos panacas mesmo. Agora, continuar com esse teatrinho de fantoches para encenar a Fábula do Lobo e do Cordeirinho, já ta dando enjou até em Esopo.

    Eu não, que sou pé rapado. Mas você pode. Peça pró bando do “MT” pilar com decência. E prá patota do Judiciário maneira nos aplausos a farsa. Prende logo Nove Dedos e passa a régua na questão.

    Tive pensando em me queixar com pessoal de Washington. Afinal, são eles os responsáveis pela Colônia. Quê você acha?

    1. HOJE, assim como o setor da

      HOJE, assim como o setor da CONSTRUÇÂO CIVIL  ..da Industria Naval  ..de Petróleo  ,,HOJE o BRASIL esta vendo nascer a destruição do nosso agronegócio (de carnes e derivados)

      ..vai sobrar mesmo vender grão pros caras  ..uma vez que já aprendemos que pelo nosso Judiciário de MERDA  a nossa mídia sensacionalista, quem paga não são os POUCOS criminosos cabeças dos esquemas, mas as centenas de milhares de funcionários, e as empresas que tiveram seus nomes citados

      Já já sairá tb a enorme qdade de países que suspenderão as importações do Brasil ..PQP !!!

       

  4. nomes….

    José Carlos: ainda bem que não apenas alguns que estão enxergando isto. Estão destruindo descaradamente a economia nacional para a volta da Privataria. Agora com os 4 pés. A cidadania brasileira será garantida com um Cartão de Crédito. Já somnos propriedade de alguma empresa estrangeira. Até nossa liberdade foi vendida para ser paga em pedágios. E o pior, não vejo as pessoas nas ruas a incendiar este país?! Empresários brasileiros estão todos presos. Mas e a Politica Brasileira? Este cancro que paralisa o país? Quero ver a Politica sendo condenada, não apenas alguns politicos. Condenada para ser refeita. Da forma que está é apenas um engodo que nos aplicaram numa farsa de Constituição Cidadã. 

  5. A única certeza que tenho é

    A única certeza que tenho é que os inquéritos contra os Tucanos serão todos arquivados…anotem!

    No fundo eu tenho de bater palma para os Tucanos, ou seja, souberam cooptar “MP e Judiciário”.

  6. é de dar muita vergonha esse

    é de dar muita vergonha esse resumop da ópera:

    320 pedidos:

    – 83 Pedidos de abertura de inquérito,

    – 211 Declínios de competência para outras instâncias da Justiça, envolvendo aqueles que não detêm foro privilegiado,

    – 7 Arquivamentos  

    – 19 outras providências.

    Ministros

    Aloysio Nunes (Relações Exteriores),

    Eliseu Padilha (Casa Civil),

    Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência),

    Bruno Araújo (Cidades),

    Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia e Comunicações)

    ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB),

    Presidentes

    Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE)

    Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ)

    ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB)

    Parlamentares

    Senadores

    Lindbergh Farias (PT-RJ)

    Jorge Viana (PT-AC),

    Marta Suplicy (PMDB-SP),

    Aécio Neves (PSDB-MG),

    José Serra (PSDB-SP),

    Renan Calheiros (PMDB-AL),

    Romero Jucá (PMDB-RR),

    Edison Lobão (PMDB-MA),

    Deputados

    Marco Maia (PT-RS),

    Andrés Sanchez (PT-SP).

    Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA)

    José Carlos Aleluia (DEM-BA),

    Lídice da Mata (PSB-BA)

    Paes Landim (PTB-PI).

    Ex-ministros

    Antônio Palocci

    Guido Mantega.

    Governadores

    Geraldo Alckmin (PSDB-SP),

    Luiz Fernando Pezão (PMDB-RJ),

    Fernando Pimentel (PT-MG),

    Tião Viana (PT-AC),

    Beto Richa (PSDB-PR)

    Renan Filho (PMDB-AL)

    ex-governador do Rio Sérgio Cabral (PMDB),

    Prefeito de

    Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB),

    Araraquara, Edinho Silva (PT)

    Outros

    Anderson Dornelles, ex-assessor de Dilma Rousseff

    Paulo Skaf (PMDB e presidente da Fiesp)

    e obviamente  os Ex-presidentes

    Luiz Inácio Lula da Silva,

    Dilma Rousseff

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador