STF pauta temas cruciais para Bolsonaro e suas bases nesta semana

Marco temporal das terras indígenas, precatórios e decretos sobre flexibilização da posse de armas integram pauta semanal da Corte

Foto: Marcello Casal/STF

Jornal GGN – A trégua entre o presidente Jair Bolsonaro e o Supremo Tribunal Federal (STF) será testada nesta semana, quando a Corte irá discutir uma série de pautas cruciais para o mandatário e seus aliados.

Temas como o marco temporal da demarcação de terras indígenas, o pagamento dos precatórios e os decretos em torno da flexibilização de armas serão discutidos pelos ministros. O presidente já chegou a fazer declarações sobre a questão do marco temporal, afirmando que uma decisão contrária aos ruralistas poderia “acabar com o agronegócio” – setor que é um dos alicerces do bolsonarismo.

Até o momento, apenas o relator, ministro Edson Fachin, externou seu voto contra o marco temporal. Existe a possibilidade de que um pedido de vista de algum dos ministros interrompa o julgamento.

Apoie o jornalismo independente do GGN. Clique aqui e saiba mais

Além disso, existia a previsão de que o recurso onde o Ministério Público do Rio de Janeiro questiona o foro privilegiado do senador Flávio Bolsonaro, mas o processo não foi pautado até agora.

Segundo o jornal O Globo, o momento ainda é visto com cautela pelos magistrados, que aguardam se os compromissos feitos por Bolsonaro na “Declaração à Nação” serão mantidos e se os ataques contra ministros do STF serão efetivamente cessados.

Antes de divulgar tal carta (redigida pelo ex-presidente Michel Temer, que já confirmou a autoria em suas redes sociais), Bolsonaro não só tinha chamado o ministro Alexandre de Moraes de “canalha” como ameaçou descumprir ordens judiciais.

Leia Também

Filhos de Bolsonaro mudam postura após nota de recuo

Crise gerada por Bolsonaro pode afetar economia, diz Guedes

Trump cogita subir ao palanque com Bolsonaro em 2022, diz site

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador