Teori anuncia que julgará afastamento de Cunha, sob risco de sucessão

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Quando o sétimo investigado da Operação Lava Jato confirma que Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, era beneficiário do esquema de corrupção da Petrobras com recebimento de propinas, o ministro Teori Zavascki alerta o Supremo Tribunal Federal (STF) para agilizar o julgamento sobre o afastamento do deputado da cadeira do Legislativo.
 
O noticiário recente das investigações da Lava Jato a nível daqueles que detém foro privilegiado informam que ex-vice presidente da Caixa Econômica Federal, Fábio Cleto, negocia delação premiada com a Procuradoria-Geral da República (PGR) e promete acusar o peemedebista de receber propina em troca da liberação de verbas do fundo de investimentos do FGTS. Cleto foi indicado ao cargo por Eduardo Cunha.
 
Na fase de negociação do acordo, o investigado coloca Cunha como o principal alvo de seus relatos. Ainda espera-se uma assinatura do procurador-geral Rodrigo Janot para validar a colaboração, antes de ser enviada ao STF para homologar.
 
Mas Cleto já adiantou aos investigadores que houve pagamentos de propina a Cunha, conforme a delação dos executivos da Carioca Engenharia, Ricardo Pernambuco e Ricardo Pernambuco Júnior. Eles haviam afirmado que o peemedebista recebeu R$ 52 milhões de propina na concessão do fundo de investimentos do FGTS para as empreiteiras responsáveis pelo projeto Porto Maravilha. Os procuradores acreditam que o ex-vice presidente da Caixa Econômica Federal poderá trazer mais informações sobre o caso.
 
Ao abrir inquérito sobre esse caso específico da delação recente dos executivos das empreiteiras, Janot assinalou que Eduardo Cunha “tinha comprovada conexão com Fábio Cleto, então vice-presidente da instituição financeira federal e membro do conselho curador do FGTS”. 
 
Tratava-se do terceiro inquérito aberto por Janot para investigar o envolvimento de Cunha no esquema de corrupção da Petrobras. Os empresários Ricardo Pernambuco e Ricardo Pernambuco Júnior contaram em delação como eram sistematizados os desvios, pelo fundo de investimentos do FGTS, com uma liberação que contou com a influência de Cleto. 
 
Apesar de trazer relação com a estatal e com empreiteiras, o esquema sobre o fundo de investimento do FGTS é considerado um fato novo para os investigadores. Os delatores entregaram à PGR cinco contas bancárias que, segundo eles, teriam sido repassadas pelo presidente da Câmara para receber a propina. As transferências totalizam US$ 3,9 milhões entre 2011 e 2014, de contas da Suíça dos empresários para Cunha. 
 
Em meio ao surgimento de consecutivas acusações, estão travados no Supremo uma ação penal, uma denúncia já aceita e outros pedidos de inquérito contra Cunha, aguardando um julgamento dos ministros. Um desses pedidos leva em consideração as investigações em andamento e solicita o afastamento do peemedebista da Presidência da Câmara.
 
Teori Zavasci, relator dos processos da Lava Jato na Corte, declarou nesta quinta-feira (28) que levará esse pedido para o Plenário do STF, sobretudo por um agravante: com o risco de impeachment contra Dilma Rousseff, Cunha é o segundo da linha sucessória da Presidência da República. Por outro lado, já é réu da Lava Jato.
 
O deputado teria a possibilidade de assumir a Presidência, caso a presidente Dilma sofresse o impeachment e o vice, Michel Temer, também fosse afastado. A tese, por isso, deve ser tratada pelo Supremo. “Esse assunto que precisa ser examinado. Eu vou levar [ao plenário]”, anunciou Teori. Por outro lado, o ministro não deu prazo para liberar o julgamento e disse que continua “examinando” os autos.
 
Leia mais:
Por que Eduardo Cunha ainda não foi cassado e condenado?
“O problema está com o Supremo”, diz Janot sobre afastamento de Cunha
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Em casos como este do golpe

      Em casos como este do golpe no Brasil, em que pululam os traidores locais dispostos a contribuir, os EUA não costumam gastar um único centavo dos contribuintes americanos. Se duvidar, até a conta pela espionagem será mandada à FIESP.

  1. Poxa vida! Como é que pode um negócio desses!

    Quer dizer que Eduardo Cunha não é honesto? Mas é a Democracia que tem de ser punida, né, sua cambada de ministros calhordas?

    Depois que o golpe já está bem encaminhado, o STF resolve se mexer o mais lerdamente possível, para ver se deve afastar um bandido que é o terceiro na linha sucessória… Ao mesmo tempo, não mexe uma puta duma palha, para acabar com a palhaçada da interferência dele próprio, o golpiciário, na nomeação de Lula.

    Ora, STF, faço minhas as palavras daqueles cidadãos de bens que souberam se comportar de modo tão urbano durante a Copa do Mundo: “Ei, STF, VTNC!”

    São golpistas ordinários e irresponsáveis. O STF em peso deveria ser deposto por falta de responsabilidade. Por deixar o país chegar onde chegou.

    Nunca torci tanto para que houvesse uma revolução no país. Esses putos golpistas (todos eles) seriam, certamente, os primeiros a fugir, mas ficaria muito feliz em ver uma meia dúzia deles pendurados feito Mussolini, o camicia nera original.

    Estou de saco cheio!

  2. Para evitar que um ladrão

    Para evitar que um ladrão golpista seja vice presidente, e para não ficar mal com a opinião pública internacional, os doutos resolveram se mexer.

    Não duvido que tenham tido pressão internas, de quem seriam subordinados, para afastar esse golpista.

    Aproveitando o embalo, a Dilma deveria jogar no colo desses doutos, a decisão sobre o merito do impeachment.

  3. UMA VERDADE INCOVENIENTE!

    Por mais que busque polir a própria imagem (o que fará com um pano cheio de merda), o STF, não escapa da desmoralização. Agora que Cunha fez o trabalho sujo, vai ser colocado para correr como se isso fosse resolver algo. Metralham a CF, agora querem curá-la com um band-aid. Triste.

    1. Será que vão colocá-lo para

      Será que vão colocá-lo para correr já?

      Só foi aprovado ontem na Câmara a urgência para o aumento do judiciário. O aumento salarial propriamente dito ainda não foi votado. Será feito, segundo li, em momento oportuno.

  4. “…sobretudo por um

    “…sobretudo por um agravante: com o risco de impeachment contra Dilma Rousseff, Cunha é o segundo da linha sucessória da Presidência da República.”

    Faz muita diferença ser segundo ou terceiro? Só agora o supremo ministro descobriu que Cunha estava na linha sucessória? Muito estranho.

    Parece que a engrenagem golpista já está se movimentando para se livrar de Cunha. Ao que tudo indica, sua validade está vencida. A subministra do STF Leitão soma-se aos outros subs( Merval, Noblat…) para pressionar o STF no sentido de defenestrar o bandido aliado. Na Máfia, como sabemos,  é assim mesmo.

    Até agora tudo funcionou a contendo. A manutenção do gangster com seus poderes extraordinários no comando da Câmara. O inexplicável veto da Corte a presença de Lula no ministério,violando o direito da presidenta de nomear seus ministros, num claro e explícito movimento para enfraquecer Dilma e se vingar de Lula devido a suas declarações em conversas privadas criminosamente vazadas pelo justiçador geral da República.

     Agora, apesar de tardiamente( ou seria convenientemente?), o supremo ministro tem que se preocupar. O vice oficial da chapa tem demonstrado grande vigor conspiratório, mas é um septuagenário. E sabemos que a idade pesa. Tancredo também se movimentava muito bem nos bastidores, era vigoroso, mas na hora do turbilhão… Uma coisa é ficar no bem bom, por trás dos panos. Outra é virar protagonista. Tancredo sucumbiu.

    Outra preocupação é que tem um Neves rondando o ambiente. Na outra tragédia foi um de seus maiores beneficários. É um mau agouro. Alí deslanchou na sua longa carreira de “Neves”.

    É isso aí, todo cuidado é pouco senhor supremo ministro.

  5. brincadeira

    “com o risco de impeachment contra Dilma Rousseff, Cunha é o segundo da linha sucessória da Presidência da República. Por outro lado, já é réu da Lava Jato”

    periga apenas a linha sucessória do temer?

    não perigava a da dilma?

    porque não usou esse  raciocinio antes?

    há quanto tempo ele é réu?

    PQP! JOGADA PARA A PLATÉIA DEPOIS DE CONSEGUIREM SEU AUMENTO… PERDÃO. REAJUSTE.

  6. Quem sabe nesse ínterim não

    Quem sabe nesse ínterim não  surge  uma discussão  mais importante  no STF, tipo, poder  ou não  entrar no cinema  com guaraná  comprado fora do local? Como guaraná  geralmente acompanha a pipoca, isto  seria  de relevância  maior.

  7. Bando frouxos

    Esse STF é uma piada, depois desse estardalhaço todo que Cunha vez, uma vergonha mundial. Vem com essa de dizer que as instituições estão funcionando, só se for pra beneficiar ladrão e a eles mesmos.

  8. Dúvida.

    Estou uma dúvida cruel. Qual dos dois é o pior ?

    Um que chegou ao STF, por indicação do PT e que só fez defender o PSDB/DEM . Não respeitar a constituição e muito menos suas próprias palavras, durante a sabatina no Senado .  TRAIDOR por 2 vezes, ao que se sabe.

    O outro, que usou a câmara para se enriquecer e comprar deputados. Está metido em todas as negociatas da Lava-Jato, além de outras mais. Nada que podia receber algum, ele ficou de fora. Um NEGOCIANTE muito caro e esperto, o verdadeiro rato.

    E a presidente Dilma e o ex presidente Lula, José Dirceu e João Vacari é que levam a fama.

    Eta povinho que Deus colocou aqui ! Apesar do lindo cenário e riquezas.

  9. Se Cunha é corrupto, o que é o STF?

    Por que Eduardo Cunha ainda não foi julgado e  condenado pelo STF e cassado pela câmara dos deputados?

     

    Foi porque comprou os juízes com o aumento de salário prometido?

     

    Foi porque comprou votos para o impeachment?

     

    O dinheiro roubado que Cunha mantém na Suíça dá para pagar mais do que Fernando Brasif Cardoso pagou pela reeleição.

  10. e a questão da pipoca?
    pipoca


    e a questão da pipoca?

    pipoca ou pipocará aqui

    e ali ou mas allá de la muerte

    ou além?

    amém,.jesuis

    bala com bala,aldir blanc

    pipoca moderna –  caetano

    bala

    laica – imãos campos

  11. A 2ª fase do golpe

    Todos sabem que os golpistas consideram consumadíssimo o golpe, graças ás ações do gângster CUnha que domina a câmara como se fosse uma quadrilha chefiada por ele, à cumplicidade do supreminho em troca do aumento de seus polpudíssimos salários e, tudo leva a crer, que o senado vai pelo mesmo caminho, pois é difícil imaginar que os atuais senadores sejam melhores que os deputados da câmara dos horrores.
    O próximo alvo, como todos também já sabem, é tornar inelegível o Presidente Lula, e também estão dispostos a cometer todo o tipo de ilegalidades e golpismos jurídicos para atingir esse próximo objetivo. Só assim se considerarão plenamente vitoriosos. Apesar de tudo a nação aguarda um posicionamento do CNMP sobre mais esse escândalo que compromete gravemente a imagem do MP.

  12. Teori

    agora, faz apenas um jogo de cena; na verdade ele com essa atirtude está apenas dinzendo a Cunha: “sujou meu, o golpe já é conhecido até na Galáxia de Ândromeda, apesar da Globo, e temos que dar uma ‘ar de legalidade’ à coisa toda… fica frio que Lewa vai segurar essa onda até depois do dia 11/05, ai você escapa… vira Vice Presidente… foro previlegiadíssimo”.

    O STFascista é coadjuvante star do golpe de estado.

    Teori, Lewa, Weber… são apenas os guardiões de Temer, Aécio e suas gangues todas; sempre a postos pra em 30seg legalizar sentenças contra Lula, Dilma ou quem quer que seja do PT ou próximo e demorar módicos 130 dias pra começar a desconfiar que um canalha e bandido ocupa um dos cargos mais cruciais de uma república federativa.

     

  13. ACABOU A SERVENTIA DO CUNHA


    Agora, Cunha já não serve para mais nada.

    Apenas está atrapalhando o convencimento do povo sobre o Impeachment.

    Portanto, está na hora de cassar o seu mandato.

    E está explicado que tudo tem seu “time” certo, na medida de tempo exato.

    Que decepção tenho com a nossa democracia, que existia de que, infelizmente, faleceu.

    A vontade do povo, vontade das urnas, já era.

  14. #É por isso que estou com Lula

    Naquela conversa privada que foi ilegal e criminosamente inertecptada e divulgada pelo juizeco da guantánamo paranaense, o ex-presidente Lula disse uma dura e crua verdade acerca do poder judiciário e de sua cúpula, o stf. Lula os chamou de COVARDES. Estava e está certíssimo; por essa e outras razões é que está sendo caçado e perseguido por esse poder, pela polícia federal e pelo ministério público (essa medusa com centenas de cabeças), além do PIG e da oposição política (golpista, reacionária, entreguista e mesmo nazifascista).

    Teori Zavascki e outros togados só se mexeram porque as pessoas esclarecidas estão batendo sem dó nem piedade em todos os atores do golpe; e nas últimas semanas (em que pauta do stf foi ocupada por ‘pipocas’ e discussões sobre ‘latitude’), o stf foi destronado, desmitificado, desmistificado, desconstruído em sua pomposa hipocrisia e passado nada republicano, mas de omissão, conivência, cumplicidade e apoio aos golpes de Estado e até mesmo ao nazismo, quando entregou Olga Benário grávida, para ser morta nas câmaras de gás.

    Eu não me iludo com essa declaração de Teori Zavascki; depois que a família dele foi ameaçada, ele parece ter se acoelhado. Até Ricardo Lewandowski está trocando figurinhas com o criminoso Eduardo Cunha, negociando a absolvição do deputado em troca do aumento de salário e vantagens aos servidores do PJ. A primeira parcela da ‘compra’ do stf pela câmara dos deputados se deu com a aprovação da PEC da bengala; agora estão sendo ‘pagas’ as outras parcelas da fatura.

    O mpf e seu pgr fazem de conta que estão ‘partindo pra cima de eduardo cunha’; pura encenação, puro cinismo. O alto comando nacional do golpe pensa que engana a todos o tempo todo. Mas os jornalistas independentes (como Luís Nassif) e os leitores atentos já o desmascararam há tempos. Apenas o PIG nacional, as elites oligárquicas e plutocratas, o empresariado escravocrata, os latifundiários, os industriais sem indústrias, a classe média desinformada  e cheia de ódio e que pensa ser elite e age como esta, a banca e os financistas que nunca produziram um alfinete, continuam bajulando e dando apoio ao golpe e ecoando esse apoio através de declarações de ministros do stf, como se viu recentemente com celso de mello e dias toffoli e, de forma continuada desde que fhc o colocou lá, o militante do PSDB-MT, sr. gilmar mendes. Rosa weber é da patota tucana e midiática (o juizeco da guantánamo paranaense é seu pupilo e, na época do farsesco e midiático julgamento da AP-470, era juiz auxiliar e redigia os votos que a douta ministra lia, para condenar SEM PROVAS os réus daquela ação penal, porque assim o permitia a literatura jurídica). Cármen lúcia, a próxima que persidirá a côrte, foi ‘comprada’ pela tv globo, que lhe prestou uma ‘singela homenagem’, como fez, aliás, com sérgio moro e joaquim barbosa, há poco tempo. Luiz fux é aquele cínico e boboca que, para condenar, SEM PROVAS, o José Dirceu proferiu a pérola “ele não provou que era inocente”, como se o acusado é que tivesse de fazê-lo, uma subversão e estupro flagrante à presunção de inocência (que estabelece que o agente-acusador é que deve apresentar a prova) e  ao que estabelece o artigo 5º da CF, inciso LVII, que estabelece “LVII – ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;”

    A essa altura do golpe, o stf não possui mais NENHUMA credibilidade e não merece o MÍNIMO respeito.

  15. Quem manda.

    O Editorial do Globo de ontem, cobra providências em relação ao Cunha.

    O Teori, prontamente está executando.

    Isso mostra quem é que está no comando da República Bananeira.

     

  16. Não sei quem é pior!
    O STF

    Não sei quem é pior!

    O STF que julga mais importante as PIPOCAS do que os CUNHAS!

    Se Janaína com seu “livro sagrado” e 45 mil no bolso!

    Moro e suas conduções coercitivas e pré-condenações!

    Janot com seu conterrâneo Aecim!! Globo e suas manipulações!

    Dilma,Cardozo,PT com seus “Republicanismo!”

    ESSE NÃO É O PAÍS QUE QUERO,PIOROU COM TEMER!!!

    Vou pra rua,não perco nada! aliás só ganho,já deram o golpe?Blz!!

    Então já tô na rua também!! (o povo só detalhe é!,ESPEREM PRA VER!)

     

  17. Ao afastar @DepEduardoCunha

    A violência política generalizada pode ser evitada se ao afastar Eduardo Cunha do cargo o STF declarar NULOS e INEFICAZES todos os atos que ele praticou após o recebimento da denúncia criminal. Neste caso o golpe de estado seria abortado, pois a instauração do processo de Impedimento, a instalação de Comissão respectiva e a aprovação do Relatório em favor do Impedimento pelo plenário da Câmara dos Deputados, atos praticados ou conduzidos por Eduardo Cunha, deixariam de produzir efeitos jurídicos.

    Ao afastar do cargo o julgará NULOS e INEFICAZES os atos que ele praticou desde a denúncia criminal recebida?

    Se a NULIDADE dos atos praticados por não for declarada o não recuperará sua autoridade e credibilidade.

    Se VALIDAR os atos de o dirá na prática que um Sindicato de Ladrões pode substituir e substituiu a República.

    Não haverá paz civil num Sindicato de Ladrões. O fará parte dele se validar os atos do antes de afastá-lo.

    A salvação da paz, da República e do depende de todos os atos de , desde a denúncia recebida, serem ANULADOS.

  18. Sopa

    Como diz Mino Carta, é tudo a mesma sopa, Cunha, Ministros do STF incluindo o Zavascki, PF,  e PGR, com raras excessões nas instituições do estado, isto falando só dos interesses nacionais.

  19. STF …pra que serve a justiça desses senhores?

    Então, o STF dá indícios que é mais fácil agilizar o processo para impedir a linha sucessória de um possível governo Temer, do que bater o martelo contra o GOLPE???!!!!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador