Toffoli diz que Fake News devem ser combatidas e promovem o caos

"Não podemos normalizar, condescender e aceitar as fake news. Temos que ter instrumento, Estado, regulamentação sim, e responsabilidade do mercado"

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Jornal GGN – Ao falar sobre o inquérito que investiga os ataques ao Supremo por meio de notícias falsas, o presidente do STF, Dias Toffoli, defendeu o combate às Fake News e afirmou que a liberdade de expressão está atrelada ao serviço da informação, excluindo para isso o uso de dados falsos e robôs, que tem como objetivo, segundo ele, promover o caos.

Segundo o ministro, o inquérito das Fake News investiga “muito além de manifestações ou críticas contundentes contra a Corte”. “Trata-se de uma máquina de desinformação, utilizando-se de robôs, de financiamento e de perfis falsos para desacreditar as instituições democráticas republicanas e seus agentes”, disse.

Ele destacou que a liberdade de expressão é protegida constitucionalmente porque está ligada à ordem democrática e não a desestruturação da democracia. “Na livre manifestação do pensamento, é vedado o anonimato, o que evidentemente exclui exatamente a possibilidade de se aceitarem perfis falsos e utilização de robôs para a transmissão de informações fraudulentas”.

“Não podemos normalizar, condescender e aceitar as fake news como um fenômeno inevitável. Nós não podemos aceitar isso como algo que seja impossível de combater ou que se tornará natural no dia a dia. Temos que ter instrumento, Estado, regulamentação sim, e responsabilidade do mercado.”

As declarações foram dadas em um webinar promovido pelo Observatório de Liberdade de Imprensa do Conselho Federal da OAB. “Se existe notícia falsa, se existe a desinformação, é porque isso interessa a alguém. Jabuti não sobe em árvore”, concluiu.

 

Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Concordo com udo dito por Tofolli….mas ontem, no 247, tomei um banho de agua gelada pelas palavras do ministro Barroso, que disse ser ilusão crer que a justiça resolverá essa questão das fakenews, eis que isso seria um trabalho das plataformas (palavras dele). O pior, é que foi o mesmo que dizer que o TSE não fará nada para processar e cassar a chapa dos cafajestes que ganharam a eleição à custa de fakenews com disparos financiados por empresários……Ou seja, se o TSE não vai cassar esses malditos, fecha logo aquela joça e declarando: mintam à vontade, abusem à vontade, pois só vamos mesmo continuar cassando prefeitinhos sem expressão brasil afora……cassar os cafajestes que assumiram nós não temos medo, pois tememos os generais……e se os tais ministros do TSE tiverem vergonha na cara depois de dizerem isso, se demitiriam coletivamente, fechando a joça e enfiando a chave naquele lugar……..dá vergonha de ser brasileiro quando o ministro Barroso fala aquilo…….ou será que entendi errado? Tomara que sim e que alguém me esclareça, por favor.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador