Zanin, um caso de unanimidade, por Luís Nassif

Zanin construiu sua reputação enfrentando a mais árdua batalha jurídica da moderna história brasileira com uma estratégia exemplar

Advogado de Lula, Cristiano Zanin conseguiu dois feitos notáveis. Primeiro, provocar emoção em Gilmar Mendes, quando votava a suspeição de Sérgio Moro. Outra, hoje, quando conseguiu tirar do silêncio o ex-ministro Celso de Mello, que defendeu sua candidatura a Ministro do Supremo.

Zanin construiu sua reputação enfrentando a mais árdua batalha jurídica da moderna história brasileira com uma estratégia exemplar – apesar de duramente criticada por muitos penalistas.

Montou uma assessoria de comunicação, para fazer frente à máquina de propaganda da Lava Jato. Era pequena, coisa de um assessor. Mas, rotineiramente, divulgava cada abuso da Lava Jato. E Zanin rebatia em petições permanentes.

Nas sessões ao vivo, jamais perdeu a fleuma, mesmo quando confrontado com a grosseria inesperada do advogado paranaense, colocado como assessor da Petrobras para dar alguma retaguarda a Moro, quando tratou de inquirir Lula.

Foi perseguido a ponto de ter seu escritório invadido e seus telefones grampeados. Nem assim, desanimou. Não se jactou, não esbravejou, em nenhum momento esmoreceu um segundo sequer na defesa de seu cliente.

A emoção de Gilmar foi por compreender a grandeza do exercício da advocacia, mesmo quando colocado contra uma onda de opinião pública tão avassaladora que arrastou, consigo, o próprio Supremo.

E o discretíssimo Celso de Mello coroa a consagração de Zanin, deixando de lado o silêncio que o acompanha, desde que se aposentou do Supremo, para avalizar sua indicação para o STF.

Luis Nassif

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não foi o estilo de Zanin que tirou Lula da prisão. A reviravolta do caso só se deu 1) pelas provas contra Moro obtidas pela vazajato de Glenn Greenwald e 2) a habilidade de Gilmar Mendes em desfazer a prisão em segunda instância (que o própria GM tinha apoiado quando Lula era a pedra no caminho da volta tucano ao poder ). Aliás, o próprio GM não pensou duas vezes em usar um grampo ilegal feito por Moro como justificativa para barrar Lula de ser chefe da casa civil de Dilma ( que poderia ter impedido do governo parar nas mãos de Temer ) e, ao mesmo tempo, dar o tiro de partida para a caça a Lula feita por Moro. E a mudança de Gilmar não foi porque ele percebeu que Lula fora vítima de uma injustiça ( até porque GM pode ser acusado de tudo menos de ser burro ), mas por ver que o único que poderia tirar Bolsonaro do poder era Lula.

  2. Quis a Providência que víssemos Zanin a gladiar com a gramática do Direito e da Civilização contra o lacaio, semianalfabeto, que atendeu ao chamado da ignomínia e da barbárie. Toda a honra, Zanin!

  3. Eu senador votaria contra e deixaria claro, a amizade com o presidente pertubaria mais este cenário do STF.

    Nem entraria nos méritos de seu notável CV.

    O STF precisa de tédio, urgente.

  4. Zanin no lugar de Lewandowski o torna impedido, suspeito, no processo que envolve a lava jato. Aí na redistribuição pode caí na mão de um dos B.

  5. Um advogado desconhecido ate então.
    Terrivelmente profissional e só.
    Prevaleceu sobre:-Juízes e procuradores que fizeram combinação entre si e com jornalistas e imprensa em geral contra seu cliente e contra ele próprio.
    -Cliente condenado por fato indeterminado.
    -Ministro da justiça que virou ministro por causa dessa sentença.
    -Presidente de tribunal que achou a sentença perfeita sem ler.
    -Desembargadores que fizeram combinação de sentenças.
    -Inimigos que derrubam aviões.
    -Grampo ilegal contra seu cliente e contra si.
    -Gado rancoroso que não respeita nem um momento pessoal como escovar os dentes.
    Pelo que fez ate agora já esta ao lado dos maiores, Sobral Pinto defendendo Prestes e Harry Berger e Faoro defendendo a democracia.
    E na minha opinião, pelo que já fez, o que de mais próximo tem do que eu imagino deveria ser um ministro do supremo.
    Ave Zanin.

  6. Se na aposentadoria de Lewandoski Lula indicar Zanin para o lugar e este for tornado suspeito para julgar? E se o sorteado for o terrivelmente evangélico? Ou o Kassio?

  7. Nassif há anos é o avalista do Lula em todos os atos. De todos, acho que esse seria o pior. O presidente colocar o pŕoprio advogado pra ser ministro do STF.

  8. Cristiano Zanin sem dúvida reúne as qualidades necessárias para ser indicado para Ministro do STF. Mas só o tempo dirá se ele será ou não um bom Ministro. Fachin e Luis Barroso se tornaram adeptos do lavajatismo jurídico-midiático. Toffoli defecou no prato que comeu e no momento em que deveria enfrentar o golpismo fardado ele borrou as calças ao invés de mandar enjaular o general Villas Boas quando ele ameaçou a democracia e a autonomia da Suprema Corte. Fux é um monte de merda vaidosa autoritária que não controlou as Fake News de Bolsonaro contra Fernando Haddad. Antes disso ele havia condenado José Dirceu porque ele não provou ser inocente. Rosa Weber também foi lavajatista por algum tempo. Idem para Carmem Lúcia e Gilmar Mendes. Os dois miniministros que o genocida enfiou no STF são o que existe de mais sofisticado em matéria de sumidouro jurídico (o Direito chega neles e desaparece). E isso nos leva à segunda questão importante: que diferença pode Zanin realmente fazer nesse circo hospício que virou a Suprema Corte após ela ter ajudado a derrubar Dilma Rousseff, impedir Lula de disputar a eleição de 2018 e facilitar o assassinato em massa de brasileiros durante a pandemia se recusando a tratar Bolsonaro e seu general-saúde como genocidas criminosos? Se alguém realmente cogitasse meu nome para ser Ministro do STF eu ficaria em dúvida se aceitaria a indicação. A remuneração e os privilégios senhoriais decorrentes do cargo são imensos. Mas em compensação seria necessário conviver com pessoas tóxicas num ambiente putrefato em que as aparências sempre são mais importantes do que a essencial. Quando passa na porta do STF a deusa da Justiça provavelmente sente um cheiro nauseabundo e se recusa a entrar. É preferível ficar em companhia dela e fora daquele Tribunal.

  9. Fabio de Oliveira, otimas palavras.
    Como disse o Tancredo.

    Politica e como as nuvens.
    A todo momento, muda de forma.

    Nao da para acreditar nesta Suprema Corte, quando temos como Ministro um Dias Tofolli, ja investigado pelo proprio Supremo, mas tudo foi colocado embaixo do tapete, por causa do corporativismo.

    Rezo para a Uniao do Povo Brasileiro, todos os dias. E o que mais precisamos.
    E acredito que o Cristiano Zanin,vai ajudar agora realmente ajudar a mudar a nossa Suprema Corte.

    Um abraco, e Paz e Harmonia a todos nos Brasileiros.
    Somos uma Nacao Rica e Poderosa, mas por causa de nossos Politicos e do Corporativismo que corre solto em todos os antros da Sociedade, regredimos cada vez mais.

    Apoio o Cristiano Zanin.
    Super competente.

    Abraco a todoscom Paz Saude e Harmonia.

  10. Falta ao STF a presença inquestionável de um verdadeiro ‘operador do direito’, àquele realmente que tem na advocacia a profissão de fé, sempre vendo o ‘sistema’ pela ótica de uma boa defesa, e, o trabalho de Zanin, ao longo de sua vida profissional é a prova disso. Não há no momento nome melhor que o dele, para desmistificar todos os estragos feitos pelo último ocupante do Governo Federal, o qual, dogmático, estava transformando, e, querendo realmente, que a nossa Suprema Corte fosse um cipoal de nulidades. Que seja Zanin o nosso próximo Ministro.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador