Servidores do INPE temem censura de dados florestais

Especialistas temem que novo conselho criado pelo governo Bolsonaro bloqueie divulgação de dados ambientais às vésperas da eleição

Foto: GovBr

Em junho, cientistas e pesquisadores do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) se reuniram na frente da instituição, em São José dos Campos (SP), para protestar contra a criação de uma nova assessoria climática pelo governo de Jair Bolsonaro (PL).

Embora o Inpe seja responsável por fornecer e analisar os dados de desmatamento e incêndios florestais na região amazônica desde 1988, o órgão foi deixado de lado por Bolsonaro no novo conselho.

O assunto inclusive chegou à imprensa internacional: o site Mongabay destaca que o governo Bolsonaro questionou a credibilidade do Inpe desde sua posse em 2019, gerando inclusive protestos por contestar os dados que apontavam aumento do desmatamento durante seu governo.

O texto também destaca a agenda antiambiental adotada pelo governo Bolsonaro, por meio do bloqueio de orçamentos e regulamentações voltadas para a proteção dos biomas, e apoiando legislação focada na mineração, extração de madeira e agricultura em regiões protegidas, incluindo territórios indígenas.

“Especialistas levantaram preocupações de que o novo conselho possa impedir a divulgação dos dados anuais de desmatamento, agendados para a mesma época das eleições, e que devem aumentar um avanço alarmante tanto da perda de florestas como de incêndios”, destaca a reportagem.

Leia Também

Contra o que diz diretor do INPE e Bolsonaro, monitoramento de biomas brasileiros está em risco

Sucateamento do INPE é uma manobra planejada

Revista Sciente expõe o desmantelamento do INPE

Imprensa internacional alerta para interferência de Bolsonaro no INPE

Governo exclui Inpe da divulgação de dados do desmatamento

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador