Neymar diz que nunca sofreu racismo porque não é “preto”

Sugerido por gilson as
 
Medo da sua negritude. Neymar diz que não é preto.
 
 
 
O jogador de futebol Neymar, que tá quase entrando na Seleção Brasileira pra Copa, (esse rapaz da foto aí acima), deu uma declaração curiosa numa entrevista. “Já foi vítima de racismo?
 
Nunca. Nem dentro e nem fora de campo. Até porque eu não sou preto, né?” 

http://olharbeheca.blogspot.com.br/2010/04/neymar-e-o-racismo.html

Redação

180 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esqueceu de falar também que

    Esqueceu de falar também que os olhos são “verdes agateados”.

    Infelizmente, essa é uma percepção geral  no Brasil, Para nós, aqui dos trópicos, negros ou prêtos, são aqueles bem pretinhos mesmos, Os morenos, os miscigenados fruto do cruzamento de prêtos, não se acham assim. Quem ousaria me chamar de não-branco? Só louco. Lá para “bandas de cima” talvez não, considerando que tenho sangue negro e de índio nas veias.

    Dado isso, não entendo a frase do Neymar como negação da sua negritude. Trata-se mais de injunção cultural. 

    1. Perde uma oportunidade

      Leônidas, assim como o Pelé falou um monte de asneiras, do tipo “brasileiro não sabe votas”, o Neymar deveria aproveitar o exemplo e ir na linha contrária. Aproveitaria a  super exposição para defender nossa negritude dos preconceitos. Abrs.

      1. Mas o brasileiro não sabe votar mesmo. Por isso é que a corrupção perdura até hoje. Pelé não falou asneira nenhuma. É o povo que faz asneiras nas urnas.

    2. Concordei com o Leônidas!

      Parece incrível, mas concordei com o Leônidas.

      O IBGE, por exemplo, pergunta para a pessoa como ela se classifica: negra, parda (odeio essa palavra) ou branca.

      Se o cara diz que é branco, se sente assim, é branco.

      1. Na dúvida, pergunte aos policiais…

        Nao em relaçao ao Neymar, que é famoso, mas ponha um jovem com as mesmas características dele, no meio de uma situaçao ambígua e chame a polícia: verá o que “diz” o policial… 

        Até concordo com o JB, ele realmente nao acha que é negro, é tradiçao brasileira criar mil classificaçoes intermediárias e “branquear” todos os que nao sao nitidamente negros ou muito claramente mestiços. Mas os outros acham…  

        Agora, isso é uma escolha dele. Nesse ponto até concordo com o Leônidas, ninguém tem nada a ver com isso. Mas, por outro lado, nao deixa de ser pena que ele nao possa assumir e orgulhar-se de suas origens. TODAS ELAS, nao só a da negritude. 

  2. Puxa pela memória, Neymar. Se

    Puxa pela memória, Neymar. Se for preciso, invente um episódio de discrimação que tenha sofrido. Onde já se viu, num país horrorosamente racista como o nosso, um descendente de africanos (de europeus também, mas isos não conta…) ousar não ter sido vítima de racismo?

    1. Aviso aos leitores do Ali Kamel

      Rveiga, sinto lhe informar que o livro que voce leu e acreditou, “Nós não somos racistas’ está sendo recolhido de circulaçao pela vigilância sanitária. Esqueça tudo que voce leu ali

  3. “Fofoca” velha essa, Isso é

    “Fofoca” velha essa, Isso é de 2010. 

    O menino Neymar começava a se destacar e a imprensa louca para polemizar.

    Qualquer declaração virava uma manchete. 

    A própria assessoria de imprensa do jogador tratou de ensinar o caminho das pedras para que Neymar conseguisse fugir das “pegadinhas” da imprensa.

    Parece que deu certo pois estão requentando “polêmica” velha. 

     

    1. É verdade, e  que o sarraceno

      É verdade, e  que o sarraceno poste notícias novas, eu quero é novidades, rs.  

      Só endossando suas palavras, ainda bem que Neymar foi catequisado por sua assessoria para não cair nas armadilhas da mídia de esgoto que vive da desgraça alheia, que o diga Renato Gaúcho, aquele que pensa que é carioca, mas não tem a maladragem (postura) de um Romário ou de um Edmundo, caiu em várias cascas de bananas, perpetradas por essa mesma imprensa, pois que gostava de aparecer mesmo que fosse negativamente. Assim sendo foi instigado inúmeras vezes a contar os pormenores do namoro com Luma de Oliveira, sua ex namorada e então esposa e mãe dos filhos de Eike Batista, expondo-a ao ridículo juntamente com sua família.  

      Para o pseudo carioca, Renato gaúcho vai uma música do mineirinho de Uberlândia Alexandre Pires, ensinando-o que homem que é macho come calado e não alardeia.

      [video:http://youtu.be/qoN4e38jihM%5D

  4. Black is beautiful!

    O preconceito interiorizado de quem enxerga desvantagens em ser negro é o pior preconceito.

    A lindíssima modelo Julia Noni. Black is Beautiful!

    Foto: Julia Noni

  5. Black is beautiful!

    O preconceito interiorizado de quem enxerga desvantagens em ser negro é o pior preconceito.

    A lindíssima modelo Julia Noni. Black is Beautiful!

    Foto: Julia Noni

    1. Neymar não é negro. É moreno. Isso não o faz melhor nem pior
      Nós brasileiros sabemos muito bem diferenciar um negro de um moreno – cor de jumento, molecagem cearense -. Pois não é que querem pegar no pé de Neymar porque ele foi perguntado se já tinha sido vítima de racismo e respondeu: ” Nunca. Nem dentro, nem fora do campo. Até porque eu não sou preto, né” Pura verdade. Aí logo vem patrulheiro e tasca: “Medo da sua negritude, Neymar diz que não é negro”. Gente, deixem de palhaçada e complexo de inferioridade.  Qual a diferença de Neymar ou qualquer outra pessoa – seja famosa ou não – assumir sua “morenice”, vão discriminar os morenos, os cafuzos, os mamelucos, os mulatos? A maior riqueza do Brasil é nossa miscigenação.  Cada um de nós temos sangue branco, índigina, preto correndo nas nossas veias e isso é que nos faz ser acima de tudo brasileiros – com orgulho e humildade -. Ponto final

       

      1. “Até porque eu não sou preto,

        “Até porque eu não sou preto, né” Pura verdade.

        Também CONCORDO. Êle é VERDE…já viu quem é VERDE (da cor do dólar) sofrer preconceito ??? ahahahah

        1. Na real

          Quem sofre é quem tem preconceito. 

          Por exemplo:

          Sou nordestino, tem gente que julga-me inferior por causa disso. Como não sou, o problema é dele, não meu.

      2. Concordo 100%, Brigulino. Mas

        Concordo 100%, Brigulino. Mas agora ele está jogando na Espanha. Virou preto para caramba. Pode ter certeza disso.

      3. Moreno é a pessoa branca de

        Moreno é a pessoa branca de cabelos escuros. Se a miscigenação é a nossa maior riqueza estamos fodidos pois não tem valor nenhum. Assim como não tem valor nenhum discurso de raça pura.

  6. O pai do Neymar é negro (ou

    O pai do Neymar é negro (ou pardo, sei lá) e a mãe é branca. Por que ele é obrigado a se declarar preto? E os pagodeiros, jogadores de futebol, etc, que só namoram ou casam com brancas? Não são racistas, não? Acho que é falta do que fazer esse patrulhamento.

  7. Autodeclaração

    Típica cobrança estúpida, e pior, feita por pessoas que se consideram progressistas.

    Não é assegurado aos brasileiros o direito da autodeclaração. Se podemos nos declarar negros, por que somos criticados por fazer o oposto? Por que os europeus nos consideram assim? Por que ele é um “negrinho metido”?

    Percebem o quanto há de autoritarismo e racismo subjacente em destacar e perder tempo em uma discussão deste gênero? 

  8. Preconceito Forçado

    Antes deste post nunca parei para pensar sobre a raça (ou cor) do Neymar, se era preto ou branco. Eu o acho apenas um baita de jogador de futebol brasileiro. Assim como o Walter, de Goiás, chama a atenção pelo fato de ser gordinho (rs, rs), mas nunca reparei se ele pode ser classificado como preto ou branco.

    O surpreendente é que, descontando pessoas realmente racistas, a grande maioria de nós é obrigada a discutir preconceito apenas quando somos forçados a isso. Já vi na rua preto de cabelão bomba atômica com camiseta “100% negro”, ou banda de música “raça negra”, etc., onde chamam ao espectador para apreciar essa característica em particular. Fora disso, existem virtudes ou defeitos que norteiam a nossa convivência com pessoas de diversas cores, onde esse último aspecto é secundário.

    Voltando ao assunto, o Neymar deve ter essa frase meio ensaiada para responder a perguntas estúpidas como essa, que geram o Preconceito Forçado, onde somos – frequentemente – obrigados a olhar-nos, uns aos outros, com este prisma artificioso que colocam na nossa frente.

     

  9. Mestiçagem existe e é boa

    Se Neymar é preto por ter ascendência negra (ia dizer “por ter sangue negro”, uma figura de linguagem, mas como sei que pseudos defensores dos negros cairiam de pau, preferi o “politicamente correto”, que de correto nada tem, “ascendênca negra”), então é também branco, por ter ascendência branca. Na realidade, Neymar é mestiço de branco e negro, e, talvez, também de outras raças “puras” (um exagero, concordo, porque não há raça pura, na acepção de ser completamente distinta das outras, dado que descendemos todos de uma mesma origem como afirma a ciência). Para os que veem na mestiçagem algo de ruim, um lembrete: os mestiços têm mais saúde do que seus congêneres notoriamente. Se você quer que sua descedência goze de mais saúde do que você – e, portanto, tenha mais condições do que você para ser feliz – tenha-a miscigenada.

    1. Contradição e mentira:
       
      Te

      Contradição e mentira:

       

      Te decide: existe ou não existe raça. Se não existe, inexiste também mestiçagem. De outra forma prova por A mais B que os mestiços são mais saudáveis. Aliás isso é racismo de sinal trocado. Você é racista!

      Mestiçagem ou miscigenação não é bom. Nem ruim. Não é nada.

      1. Burrice, sinal de estupidez

        A tese é tua, mané, prove você que não existe raça, pois para você, maniqueísta de quatro constados, não existe. Entende-se porém a sua estupidez, uma vez que todo maniqueísta é radical e burro. Raça existe pois é usada concretamente nas relações sociais e com amparo legal, como, por exemplo nos EUA. Nos EUA pessoas foram mortas (muitas enforcadas – ouça Strange Fruits) por serem da RAÇA NEGRA. Apesar da sua estupidez não lhe permitir ver, não tenho dúvida de porra nenhuma, otário. Meu texto explicita a contradição entre o conceito de raça usado nos contextos sociais e legais e o conceito biológico: não há raça pura no âmbito biológico, ao menos enquanto perdurar a hipótese científica de que descendemos todos de uma única mulher, aliás africana. Como haver raça pura se descendemos todos de um único grupo de pessoas?

        Mestiçagem é bom, babaca, estude biologia e verá que propensões genéticas a certas doenças manifestada em grupos de pessoas com características semelhantes e que costumam ser denominados raças (mesmo no âmbito da medicina) são amenizadas pela introdução de novos genes na descendência (é por isso que procriação de consanguíneos é desaconselhável – veja o caso da família real russa)

        Você é um ameba intelectual. 

  10. Nunca pensei no assunto…

    Nunca pensei no assunto… mas APÓS a colocação da “pauta” (que deve ser importante para alguém), e DA FOTO…chego à conclusão de que se trata do GOLEIRO JÚLIO CÉSAR disfarçado, para enganar as outras seleções, na Copa do Brasilsilsil…..Tomara que funcione.

    Eu tenho “QUASE certeza”…vou buscar os óculos… ;P

    1. Calma JC que logo logo isso

      Calma JC que logo logo isso acaba acontecendo.

      Mas como sempre sera vendido para algo do tipo:

      -Auxiliar democraticamente o negro a achar suas raizes e a partir disso tratar de defender sua ” negritude ” contra a miscegenação pois como ja sabemos , micegenaçao é coisa de degenerados…rs

      1. Feitos um para o outro

        É sempre interessante notar como a extrema-esquerda se dá tão bem com a direita, né? Uma simbiose perfeita na grande maioria da vezes.

        PS: Na votação para aumentar o IPTu dos ricos na camara de São pauo, o PSDB e o PSOL votaram contra. Fazem ou não fazem um belo casal?

    2. Seus piores pesadelos
      Julgo que para admissão no vestibular da UNB, se não me engano, já está em funcionamento um tribunal de pureza racial. Soube que os candidatos por cota são submetidos a um exame por uma banca que lhes ateste a negritude.

      1. Estranho…

        Sérgio, é bom trazer ao debate informações corretas sobre os temas, senão fica meio chato…

        Não conheço a experiência da UnB, é fato…mas tenho, como você intuições:

        Ora, quando pela primeira vez na História do Brasil, dizer-se negro revelou-se alguma vantagem competitiva, vários brancos, ou na sua concepção, quase-brancos, reivindicam o espaço destinado a correção das injustiças raciais…

        Meu amigo, ouça titia: se há este “tribunal” não é para atestar negritude, mas sim afastar os brancos que agora acham ser interessante dizerem-se negros…

        Qualquer periferia, qualquer blitz, qualquer novela, revista, qualquer countruy club já nos permitem dizer quem é branco e quem é negro, assim como as cadeias e os IMLs…

        O problema é que, pela primeira vez, as Universidades começaram a misturar, e trazer negros para onde eles só eram chamados para limpar os banheiros…

        Daí a necessidade deste “tribunal”…

         

        1. Morgana, duvido que você
          Morgana, duvido que você conheça alguma coisa de periferia ou blitz policial. De country club quem não entende sou eu.
          Quando às cotas, justamente por entender alguma coisa de blitz e periferia, creio que o ideal seria as sociais.

        2. A Morgana mais uma vez

          A Morgana mais uma vez dizendo que algo se torna bom ainda que pelos motivos errados…rs

          essa falacia é antiguissima 

          Negro nao precisa ascender ou ter nada por que é negro ou branco e amarelo

          E sim pq é CIDADAO

          Só 3 tipos de gente segue essa linha tola da Morgana, inocentes uteis, ignorantes, ou mal intecionados…

        3. hummm, vou concordar com a

          hummm, vou concordar com a Morgana. todo mundo sabia quem era preto ou branco, até as cotas para negros nas Universidades aí a Academia, em pânico, começou a inventar complicadores, atribuindo à política de cotas o racismo acadêmico. 

      2. Esse tribunal racial é

        Esse tribunal racial é obrigatoriamente politico

        Pois nao ha cientificamente nada que possa definir alguem como nao sendo afrodescendente

        Logo se a auto declaraçao ( na lei demagogo e criminosa isso basta ) áinda esta a merce de um tribunal este tribunal necessariamente sera aparelhado por alguns que se julgam ( usando criterio só deles ) capazes de determinar quem  é ou nao negro…rs..

      3. Acredito que atualmente,

        Acredito que atualmente, devido a lei nova federal estabelecendo regras para as cotas, basta o candidato dizer que é negro na UNB e qualquer outra universidade, mas posso estar enganado…já que a lei estabeleceu um prazo (com metas) para as universidades se adaptarem.

        Por sinal, foi o “tribunal” da UNB que fez isso daqui:

        http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL43786-5604-619,00.html

        Cotas na UnB: gêmeo idêntico é barrado

        Universidade usa o critério cor para selecionar os candidatos cotistas.
        Segundo a UnB, a análise do recurso será anunciada no dia 6 de junho.

         

  11. Racismo requentado?

    A entrevista pode ser velha, mas o racismo é fresquinho, saiu do forno agora…

    Legal ver gente de todo lado se confundindo…Não se trata de castrar o rapaz de fazer a auto-declaração que melhor lhe convém…Este é um direito dele…

    O problema é que o rapaz não é uma pessoa anônima, desprovida de uma ampla repercussão de seus atos, gestos e trejeitos, com os quais ele ganha (e perde) dinheiro…

    Logo, não é um pobrezinho ingênuo (nem era quando mais novo) e nem deve ser massacrado por tudo que diz…

    Mas o fato central é: 

    Até poucos anos atrás, o IBGE trazia um fato curioso: éramos, estatisticamente, auto-declarados brancos e pardos. Negros eram minoria.

    Só a possibilidade de obter algum vantagem advinda das políticas afirmativas é que desentortou esta mentira legitimada, como querem alguns aqui, pelo direito da auto-declaração, que no caso, nada mais era que o direito a mentir para si mesmo.

    A confusão que o jogador faz sobre si, e sobre sua cor da pele (ou sua etnia) é fruto da percepção que tem do sentido de ser ou não negro neste país, onde auto-declaração vira auto-defesa.

    Lógico que a pergunta do repórter é também opressora…

    Mas não dá para relativizar:

    Há, no mundo da bola, neymares e paulos césar caju…Há afonsinhos, sócrates e há….gente como pelé…Isto não tem nada a ver com a qualidade esportiva, mas de caráter…

    Uns têm, outros têm menos…

    Não é coicindência que seja neymar seja considerado o príncipe-herdeiro do “rei”…

    Mas fica assim: neymar é escandinavo, pronto e acabou…

    Bom, pelo menos neymar assumiu a paternidade…já é algo melhor…

    1. Hum… entendo
      Só com a

      Hum… entendo

      Só com a criaçao de privilegio ( nao confundir com direito pois esse tem obrigatoriamente carater universal ) aumentou-se o indice de pretos

      Entao a gente troca uma falsidade por outro, só que agora essa convem a sua visao e logo nao é uma falsidade movida a interesses e sim uma verdade certo?

      cada uma…rs

    2. Como assim desentortou? O

      Como assim desentortou? O último censo, já depois das cotas, mostrou ainda uma minoria preta no Brasil. A população parda é que aumentou, e não foi de 2010 para cá. Desde 1950 a população parda vem aumentando continuamente, provavelmente por ter taxa de natalidade maior e também em razão da progressiva miscigenação (tanto que a proporção de brancos e pretos cai ou fica estável no máximo nessas últimas décadas). O país foi se amorenando, no entanto continua do mesmo jeito que você diz que era: imensa maioria de autodeclarados brancos (47%) e pardos (43%).

      Você deve estar se confundindo com as muitas notícias praticamente “fabricadas” sobre a suposta “primeira vez de maioria negra no Brasil”, que na verdade foi conseguida somando a porcentagem de pardos e pretos. Na verdade o que houve foi um leve aumento da porcentagem de pretos, mas o “grosso” mesmo, decisivo para se tornar maioria, é o número de pardos, que continua crescendo.

      Continuo achando que os pretos na verdade são mais para 15% da população brasileira, mas não é assim que os brasileiros se veem mesmo depois das cotas. No entanto, confesso que, para minhas percepções pessoais – e me recuso a ser mais um adotando o “one drop rule” no Brasil a pretexto de combater o racismo -, Neymar não se incluiria entre os pretos. É mais um mulato.

  12. O nazismo, os totalitarismos e o progressismo!

    A forma mais manjada de esconder os flagelos do racismo, e manter os prejuízos de raça (e de classe, que sempre andam juntos, como causa-e-efeito) é dizer que não há raças, ou não há racismo…

    Nazistas não se enxergam como racistas, afinal, só há UMA raça, a deles…Daí para o conceito de sub-raça e a extinção é um passo…

    Os sistemas totalitaristas e até os sistemas representativos, como o estadunidense, sempre relativizaram o conceito de raça para manter tudo como sempre foi: brancos no poder, e negros nas cadeias.

    Nosso mito de democracia racial é menos sofisticado: aqui, além das cadeias, boa parte (40 mil por ano) vai para os necrotérios…

    Mas qual? Deixa de ser racista titia, a cor da pele é só um “detalhe”!

    rsrs…

    1. raça é construçao

      raça é construçao politica

      ela existe POLITICAMENTE nao cientificamente

      Logo quem acredita em raça é quem construiu os termos ( os racistas ) e os babacas que compram esse entulho vendido por eles para em nome de uma suposta justiça social utilizar essa maldiçao so que agora com os polos invertidos

      como ja sabemos  , racialista nao é necessariamente racista mas  para ser racista obrigatoriamente é necessario ser racialista

       

      1. Te enxerga, débil mental…

        Quem, ou o que te deu condições de dizer que alguém é babaca por acreditar ou deixar de acreditar em algo…Logo você, o tipo mais ridicularizado por aqui?

        Não dá…

        Filho, fiote, neném, pouco importa sua noção de construção científica de “raça”, de fato, ela nunca pode existir, a não ser para os que acreditam em raças puras(negras ou brancas)…

        O que nos importa é o conceito político de raça, SIM, porque esta construção coloca negros nas cadeias, necrotérios, lavando para-brisas nos sinais, enquanto brancos estão dentro dos carros, ou como os juízes que mandam os pretos a cadeia ou são os brancos médicos que abrem os cadáveres dos pretos nos IML…

        E para combater estas injustiças de dupla clivagem (raça e classe social), seu idiota, é preciso determinar as diferenças para que possamos tratar os desiguais na forma de sua desigualdade…

        Vá te catar, beócio funcional…

  13. Mulatos renegam o sangue negro

    Me parece que o Ronaldinho fenômeno disse a mesma coisa: “Não sou negro”. Assim como tem muita gente que com renda de R$5.000,00/mês se acham ricos e tem que desprezar os pobres e falar mal do PT, neste país tropical e de povo de cor dourada, muitos mulatos se acham brancos e desprezam  seus irmão negros, seus pais e avós, renegam sua própria origem.

    1. Preconceito

      Quem tem renda familiar per capita acima de R$ 2.555,50 já está entre os 5,2% mais ricos do brasil (fonte: http://oglobo.globo.com/economia/estudo-aponta-que-ha-mais-brasileiros-no-topo-da-piramide-de-renda-do-que-na-base-10585635 ). E dizer que estes falam mal do PT e desprezam pobres é preconceito. Outro preconceito é dizer que o Neymar está errado por não se declarar negro. Ele não é negro, nem branco. É mulato. Da mesma forma que muitos brancos, equivocadamente,  acham que o Neymar é negro, muitos negros acham que o Neymar é branco.

    2. Meio cheio ou meio vazio.
      Neymar está certo, ele não é preto.
      E, no meio que ele frequenta, não se identificou como vítima de racismo.
      A crítica é, então, porque ele não se identifica como “negro”. Mas não negro como sinônimo de preto, negro na novilingua do “Movimento Negro” é o conjunto social formado por pretos e mulatos.
      Tal conjunto vai de pretos a “quase brancos”. E é essa exclusão do componente branco de sua origem que estão lhe cobrando.
      Caberia, portanto e somente a todo mulato renegar esse componente e assumir uma postura de negritude militante caso não queria ser acusado de traidor e constrangido ou ridicularizado por seus “irmãos de cor”.
      Não há meio termo para um “patrulheiro étnico”.
      Só como provocação, ou reflexão, Pelé é preto, sem dúvida, mas é “negro”?

  14. Abstração…

    Polêmica tola:

    Querem saber qual a cor de neymar?

    Pois bem, imaginemos que ele não fosse quem é(neymar), e que estivesse em um carro de luxo (ou em um carro qualquer, que para a maioria dos negros no país já seria um “luxo”), e que ele fosse parado em um blitz nos jardins, ou chegasse em um restaurante (tipo Fasano) na companhia de outros jovens (de mesma cor)…

    Boa parte dos comentaristas da democracia racial daqui sairiam correndo…

    Se fosse policiais (ainda que negros também), já retirariam os “elementos” a sopapos, berros de “mão na cabeça, vagabundo”…

    Simples assim… 

    1. Titia reforçando o comportamento policial?

      Se fosse policiais (ainda que negros também), já retirariam os “elementos” a sopapos, berros de “mão na cabeça, vagabundo”…

      Parece que titia se complicou. Utilizou um dado objetivo como sinônimo de verdade natural. Devemos mudar a polícia ou aceitar e nos submeter à estatística?

  15. A afirmação da diferença é um discurso da direita

    Esquecemos de vez a Igualdade como tema fundamental dos direitos. Preferimos nos afirmar através do discurso da diferença, esquecendo que este, historicamente, sempre foi uma tese da direita. São novas fórmulas para justificar e manter a desigualdade, desqualificando  e esquecendo de vez o discurso pela Igualdade. 

    Seria bom retomar a crítica de Flávio Pierucci, iniciada nos anos 80 e assustadoramente atual. Um resumo de suas idéias pode ser lido aqui em Ciladas da Diferença.

      1. Situação bem diferente

        Os EUA, até “ontem”, eram um pais com apartheid. Parece que todos esquecem disto e o consagram como exemplo a ser seguido. A população negra continua amplamente majoritária nas prisões americanas, numa proporção de “fazer inveja” a qualquer outro país do mundo. 

        Para mim, as teses raciais são de direita, ou levam à elas. Não seria a primeira vez que movimentos de esquerda se aproximam, a meu ver erroneamente, de teses da direita. 

        Black, red, yellow or white are not necessarily beautiful…

        Vale ler o Flávio.

        1. No plano do Ideal, concordo com você

          E também quanto à diferença com os EUA. Mas nao costumo ter opinioes sobre fenômenos concretos só com base no Ideal. No Brasil essa discussao está cercada por outras duas; uma, a da negaçao do racismo no Brasil, que é perversa; e outra quanto à política de cotas, com que concordo.

          E sempre acho legal quando as pessoas se assumem ser quem sao, seja em que termos for, nao só de raça. Termos orgulho de sermos brasileiros, e nao ficarmos macaqueando os europeus, antes, e os americanos, agora. Um homossexual se assumir como homossexual, e nao “ficar no armário”. Você pode dizer, e, outra vez, no plano do Ideal teria razao, de que nao há motivos para ter orgulho de ser negro, branco, ou de que cor seja. Mas nao é triste ver negras alisando cabelo? Nao seria se fosse só porque gostam mais de cabelo liso (como quando uma moça branca faz escova), mas é triste que estejam renegando sua família e suas origens para se aproximar do padrao branco. É disso que falo, é isso que aprovo no “black is beautiful”. 

          1. Numa discussão, o Ideal deve ser uma meta

            Analú,

            Conheço, acredito, suas posições. Nem penso que você precise justifica-las.

            Você falou do plano do Ideal, é aí que a coisa me pega. Na discussão, é o plano que devemos buscar para não permanecer no mesmo. Ou não?

            Ficar girando em torno de uma “pegadinha” lançada – e engolida – pelo Neymar, não leva a uma discussão séria. Será que alguém acredita que o repórter é uma pessoa extremamente preocupada com o racismo?  

          2. Novamente concordo em parte

            Concordo que a discussao em torno da pegadinha do repórter é tola. Mas só em parte com a questao do Ideal. 

            O Ideal deve ser uma meta? Sim. Mas devemos tomar posiçoes face a questoes concretas em termos do que seria Ideal? Nao! Há momentos, e sao muitos, em que o Ideal é inimigo do bom. A realidade se impoe, e tem que ser considerada na tomada de decisoes (e na formaçao de opinioes). 

            Aliás, nós estamos vivendo um momento político em que isso é bastante atual. Esse governo que temos é Ideal? Muito loooooooooonge disso. Devemos por isso abraçar discursos delirantes de ultra-esquerda e ajudar a Direita a derrubá-lo? NAO! NAO1 NAO! 

  16. ONE DROP RULE

    Nos EUA (em alguns locais era oficial) e na África do Sul do apartheid, instituiu-se a “One Drope Rule” – se você tem uma gota de sangue negro, é negro. Seja lá o que for “sangue negro”, eu só conheço O+, O-, A+, etc.

    O objetivo era constranger casamentos interraciais. Seu filho pode nascer branco, mas se um dos pais é negro, ele será negro. Como reação, os mestiços passaram a adotar essa regra – se você me considera negro, então eu me considerarei assim, com muito orgulho.

    Daí alguém definiu que preto era cor e negro, raça (não existem raças na humanidade, pô!). E os baianos, com seu jeito de falar -“Vem ver aquele preto que você gosta”, gritava dona Canô para Caetano, quando via Gilberto Gil na TV – passaram a racistas, então. E o que dizer de Caetano clamando “Preta, preta, pretinha” em uma de suas música. 

    No Brasil tinha preto, branco, escurinho, mulato, quase preto, etc. E uns termos pejorativos também para quem saísse muito de nossa morenice mediterrânea-negra-indígena. Os lituanos da Vila Zelina (SP), por exemplo, eram chamados de “bichos d’água”, devido à sua brancura.

    Como paramos de pensar nosso próprio país, passamos a copiar os modelos estrangeiros. Passamos a adotar a “one drope rule” e as cotas “raciais”.

    Com isso, querem fazer de Neymar um preto, mesmo ele não se sentido assim. Aplicamos a “One Drope Rule” nele, pois é assim nos “esteites”.  Além disso, no Brasil, temos um racismo sui generis: quanto mais se ascende na escala social, mais branco se fica.

     

      1. Rs..Acontece que o “preta “

        Rs..

        Acontece que o “preta ”  nessa abordagem vem em forma de metáfora amigo, tanto pode ser a erva

        rica em “THC  ou  uma coisinha chamada “cabeça de nego” para alterar os sentidos. E o    cuidado

        com a “barca” era necessário, ser preso para quem queria  ser um pássaro e sair “avoando” seria

        dolorido demais. Sacou! Caso não , abra a porta e a janela e vá ver o sol nascer.

  17. Os jogadores de futebol que

    Os jogadores de futebol que são negros e ricos só se relacionam e se casam com loiras.O único de se separou

    de uma negra e foi viver com outra negra e se deu mal foi o Garrincha.Quem é o preconceituoso ?

    1. Você…

      Tá querendo controlar a cor dos maridos/mulheres das pessoas segundo a cor delas? Cada um que se case com quem quiser (ou, talvez melhor ainda, nao se case; que viva com quem quiser, ou sozinho). 

    2. São loiras não, amigo, são,

      São loiras não, amigo, são, como se diz às antiga, OXIGENADAS, ou seja, as Marias Chuteiras.

      Esta preferência é um caso para a Sociologia.

  18. O caso  ai é de educação

    O caso  ai é de educação  básica , não adianta crucificar o Neymar, como eles há muitos ainda, vem diminuindo

    mas falta . São raros jogadores que tem acesso  a esse tipo de informação tão inviesada, maioria sai de uma

    situação de vida precária  sem o mínimo de condições para ter certas noções que naturalemnte herdam dos

    pais..mas  é chover no molhado.Diferente daqueles que tem toda clareza (?)  suposta consciência e discurso

    e mesmo assim padecem  dessa distorção, salvo os EUA  isso acontece aqui, na Colômbia  ,  Perú   e

    provavelmente aconteceu em ESPARTA .

  19. Alguém sabe porque Ronaldo

    Alguém sabe porque Ronaldo gordo quando jogava futebol era careca e agora está cabeludo ?

    Segundo ele mesmo declarou, como ele tem a pele “clara”(mulato), sendo careca, dificultava a identidade da sua negritude.

    Roberto Carlos também usou do mesmo artificio, mais no caso deste não deu muito certo, pois andaram jogando casca de banana para ele, rs !

  20. ELE VAI DAR MUITO O QUE FALAR FORA DO CAMPO

    Ôps!

    Ele é daltônico?

    Será que ele, lá nos vestiários, ainda não percebeu a diferença entre a sua bunda e a dos branquelos lá das oropas?

    Vamos votar: Neymarzinho está mais para um moranguinho ou um sapotizinho?

    Isso é que é nível de consciência.

    Este rapazinho deslumbrado ainda vai dar muito o que falar… fora dos campos.

  21. Lei da Compensação

    Lei da compensação: da mulher em relação ao homem, é que, em compensação a todos os infortúnios que ela sofre,  homem tem próstata, e ela não. De preto/negro, ou lá o que seja, em relação ao branco, é que, em compensação, preto tem bilau tão relativamente grande que humilha clarinhos (vide o que disse Vinícius de Morais). E há ainda a pidadinha do pai “cornuto” explicando o conceito de compensação ao filho.

    No caso de Neymar, seja ele preto, meio preto, branco, meio branco, ou mestiço, é personalidade mundial antes, creio eu, dos 23 anos, o que não é pouco; em compensação, os críticos de como ele se vê racialmente, eu incluído, são … (complete como preferir).

  22. Neymar pode escolher ser de

    Neymar pode escolher ser de qualquer cor, já que a mistura lhe deu uma cor indefinida. Mas porque escolhe não ser negro? Porque não é bom ser negro no Brasil. Não se trata de racismo da parte dele e nem de patrulhamento ideológico da minha. É apenas uma memória social que nunca nos deixa esquecer que ser negro significa não ser bonito, não ser rico, não ser inteligente, não ser….

  23. Fiquei com uma

    Fiquei com uma dúvida…..qual o problema dele não se considerar “preto”? Pra mim isso é totalmente indiferente……ele continuará sendo Neymar do mesmo jeito….negro, branco, mulato…..  Se é assim que ele se vê e se é assim que ele se sente bem, qual o problema? Se ele não quer pegar essa bandeira pra vida dele…não vejo problema algum. 

  24. Neymar morre de medo do escuro…

    Medo da sua negritude. Neymar diz que não é preto.

    …e mais: também não é mais Neymar…doravante, é Além-mar.

  25. Somos de que cor?

    Li ontem uma entrevista da escritora Ana Maria Machado, ao responder sobre a polêmica da acusação de racismo na Feira de Frankfurt ela respondeu que na Alemanha há uma noção de raça pura, enquanto que no Brasil há mistura, de forma que nunca sabemos ao certo se somos negros, bancos, índios, amarelos….Isso

    1. Ela disse mesmo

      O que a senhora achou das acusações de que a lista era racista?

       

      Vou dizer o que disse para um jornalista alemão. Eu disse: “Olha bem para mim e me diz quanto você acha que eu sou negra, índia ou branca.” Ele me disse que nós somos misturados. Eu respondi: “Era isso que eu queria mostrar. Agora, eu gostaria de fazer uma pergunta: por que vocês têm essa obsessão com raça pura? Por que tinha que ter o negro puro ou o branco puro?” Eles têm essa fixação. Eles acreditam em raça pura há muito tempo. Passaram pelo que passaram e continuam acreditando. Nós sabemos perfeitamente que ela não existe.

       http://oglobo.globo.com/cultura/prestes-deixar-presidencia-da-abl-ana-maria-machado-diz-nunca-vou-fazer-narrativa-multimidia-10639716#ixzz2jZ2GgATj 

  26. Ser pardo não é ser racista, ora.

    Sinceramente, Neymar não é negro mesmo, não. Ao menos não na imensa maioria dos vídes que eu já vi dele. É um mulato, e sequer um mulato escuro, mas um mulato médio (mulato claro é que não é também, convenhamos). Portanto, não vejo por que ele, nascendo num país sem padrão de cor no estilo “one drop rule”, e em que “preto” é um espectro de cor culturalmente associado a algo bem mais estreito do que é nos EUA (em que até uma morena clara Mariah Carey já é tida como negra por muitos!), se consideraria negro, nem porque é sinal de racismo implícito dele não se considerar. Vamos reservar nossa capacidade para polêmicas para o que realmente merece, não? Só uma última coisa: não, cabelo cacheado ou mesmo crespo não fazem de ninguém uma pessoa preta automaticamene. Essas características também são encontradas em muitas populações morenas (árabes, norte-africanas, asiáticas, etc.) e brancas do mundo, além do que a miscigenação pode fazê-las ocorrer mais ainda em pessoas de todos os fenótipos.

    1. Neymar

      Nossa! Quanta gente desinformada pelo amor de Deus gente vamos falar sem achismo por favor. Sempre digo o seguinte que achar muita gente acha muita coisa, por isso existe os metodos academicos e cientificos para não ficarmos formulando teses e teorias com base nas nossas limitações achistas. O neymar é negro pelo fato dele e do pai dele terem os fenotipos negros, a saber labios grossos, nariz achatado e cabelo crespo. Pertence a raça negra ( e trato raça aqui do ponto de vista socio/cultural não em termos biológicos) individuos que nutrem essas caracteristicas e em termos classificatórios sérios não existe o ser mulato termo derivado de mula um animal hibrido, não exite moreno claro e escuro. Existe sim branco caucasiano, indios, asiaticos etc. O problema do brasileiro é sempre apelar para o senso comum para falar de coisas ou assuntos que não dominam. 

      1. Esta errado

        Oh querido labios grossos não so pertence a negros na ukrania é o que mais tem pessoas brancas com labios grossos e lá dificilmente tem um preto e na russia tambem ja vi pessoas com labios grossos …falou besteira.

        1. na verdade essas pessoas tem

          na verdade essas pessoas tem origem africanas meu querido e xistem ate alguns negros de pele branca e olhos claros e sao negros so lembrando q a cor branca e uma mutaçao da cor negra q aconetceu para q podessem se adaptar ao clima frio nao e ato q negros vivem mais em lugares quentes e brancos em lugares frios exerto nos brasileiro q temos muita mistura e conseguimos so adaptar a qualquer clima sem muita dificuldade.

  27. Po, será que agora ele notou?

    O inusitado da coisa é que pareceu que o Neimar se espantou com a pergunta como se o reporter estivesse contando uma novidade pra ele. Eu, preto?  Nossa, nao sabia….kkkkkkkkk. E ja aproveito pra contar uma piadinha via Rolando Boldrin:

    – Um bebado daqueles contumazes conhecia pelo cheiro de onde vinha a cachaça que ele pedia….Se era mineira, baiana, goiana, paulista, o cara era craque…Um dia , o dono do boteco resolveu tirar um sarro e colocou agua num copo e apresentou pro bebado.  E ahi seu Zé, de onde veio esta?

    o bebado experimentou e disse: esta nunca provei…sei nao

    O dono do bar disse:  Ah, vc ta de brincadeira.  Isto é agua, sô!

    O bebado:  Uai, isto é que água????

  28. Essa coisa de cor para

    Essa coisa de cor para definir algo é tão idiota, realmente é um viés que mantem a humanidade

    dentro do atraso existencial. Um ufólogo certa vez garantiu que havia diferenças entre o comportamento

    dos” ET’S grey, adivinhem, os cinza mais escuro  possuiam caracteristicas ..menos vantajosas!?!!

  29. Essa coisa de cor para

    Essa coisa de cor para definir algo é tão idiota, realmente é um viés que mantem a humanidade

    dentro do atraso existencial. Um ufólogo certa vez garantiu que havia diferenças entre o comportamento

    dos” ET’S grey, adivinhem, os cinza mais escuro  possuiam caracteristicas ..menos vantajosas!?!!

  30. Neymar diz que não é preto

    Será que é negro?

    Como esse menino é um menino que tem muito à aprender.

    Ser negro não é ter doença infecto contagiosa.

    Ser negro é ter liberdade hoje, mas custando a vida dos negros que chegaram antes de nós.

    Ser negro é ser forte, ter orgulho dos nossos ancestrais.

    Reoense seus conceitos, menino.

    Você muito bom jogando bola, mas precisa ser bom como pessoa.

     

  31. Negro

    Exatamente como mencionaram, negros nos Estados Unidos assumem as suas origens negras, sobre a one drope rule, isso está tão enraizado culturalmente lá, que até os ditos mestiços se assumem negros numa boa, basta ver o caso da Alicia Keys, ela se sente uma mulher negra. Lá os afrodescentes tem orgulho de serem negros, não ficam ,com esse papo de meio branco e meio preto, até porque pra neonazista todo mulato é preto.

    1. Os americanos do norte se

      Os americanos do norte se aceitam tanto que não existem mais cantoras negras, são todas loiríssimas! Eta gente que adora citar os Estados Unidos como exemplo para tudo.

    1. O problema dele não se achar

      O problema dele não se achar negro é que pelo seu fenótipo, ele se situa na classificação negro. Um alemão branco (ou qualquer brasileiro), ao olhar pro Neymar o classificará como negro. O que precisamos problematizar é que existe um certo receio em ser chamado de negro, como se fosse ofensa. Sugiro a você a leitura do artigo do artigo do sociólogo Oracy Nogueira. Este é o link:

      http://www.scielo.br/pdf/ts/v19n1/a15v19n1.pdf

      1. Classificação??? E dai???

        Eu me classifico como morena, descendente de índios, negros e brancos. E dai??? Um alemão me classificaria como negra? E dai??? Morei por 5 anos em Angola e lá diziam que eu era branca. E dai??? Classificar as pessoas não é tão ruim quanto querer que elas aceitem nossa classificação!

      1. E o Dudu nobre é mulato pois

        E o Dudu nobre é mulato pois é filho de branco e negra, logo, poderia dizer, se fosse somente pela miscigenação, que é branco ou negro e não assumir seu fenótipo.

    1. Vc disse a mais pura

      Vc disse a mais pura realidade, o negro brasileiro quando tem dinheiro não se considera mais negro, conheço várias colegas q fazem luzes e não querem mais ser negras, acha q as luzes vão branqueá-las e não namoram negro, e os homens a mesma coisa querem ser brancos quando tem dinheiro e só casam com brancas, uma coisa muito feia sinceramente.

    1. Sobre morenice ou negritude de Neymar.

      Prezados(as), boa tarde!

      Neymar é branco, por isso quando retornou do jogo entre Barça X Granada, a torcida do Barça fez onomatopeia de macaco. Penso que ele deva todos os dias se olhar no espelho e ver que alisa cabelo e as características de seu nariz é de branco. Na Europa todos sabem o que é ser negro e branco. Só aqui que existe, concordo, uma caixa de lápis de cor. Caixa essa que não funciona com apolícia brasieira, ela sabe quem é negro e branco. Sinto pena do povo brasileiro que não se econhece e fica sonhando com uma realidade que não existe!

  32. Negritude

    Eu não sei dizer quem é mais ignorante, se é Neymar ou as pessoas que estão criticando ele ,por não se achar que é negro! O que se deveria esperar de um rapaz sem o mínimo de cultura,que foi pobre  e provavelmente, seus pais nãoo educaram para isso.

  33. Caixa de lápis de cor…

    haha só no Brasil existe esse culto da caixa de lápis de cor…  dai la vai as paletas:  Número 1 Branco, 2 Moreno; 3 Moreno escuro, 4 Jambo. 5 Pardo; 6 Mulato; 7 Escurinho; 8 Queimadinho do sol; 9 … HIPOCRISIA.. Neymar só é o reflexo de um povo alienado e ignorante de si mesmo.  Parabens Neymar pela sua ancestralidade morena, pela luta de todos seus antepassados morenos, e por toda elementaridade e riqueza cultural do povo moreno ¬¬¬¬¬¬  Ps: Sou Branco e nessa de me declarar negro, tenho certeza que JAMAIS levaria tapa na cara de policial, ou seria perseguido dentro de shoppings… mas mesmo assim me declaro negro… HIPOCRISIAAAAAAAAAAAAAAAA.

  34. Neymar diz que nunca sofreu racismo porque não é “preto”

    Não Neymar vc e branquinho dos olhos azuis! Vai virat homem e honra suas origens meleque rica !

    1. saco isso

      Que saco isso já, eu não acho o Neymar negro mesmo, mas tbém não acho o Daniel Alves negro, tbém não são brancos, e sim existem outras “cores” de pessoas, os índios, são escuros, e por acaso são considerados negros???? os japoneses tem cor brancaaaa e de acordo com a “classificação das raças” eles são amarelos… afff que nojo disso , pele e pele e fim de papo, e se td mundo fosse cego, ao toque teriam preconceito? fariam diferenciação de cor? no fim das contas somos todos negros, pois os brasileiros descendem sim do sangue dos negros, agora vão crucificar o cara (neymar) pq ele disse que não é preto? então se eu disser a alguém que não sou negra (e não sou pois sou branquela e preferia com certeza ser uma bela mulata) estou praticando racismo, lógico que não, tenho sangue de negro com certeza, e minha pele é branca, somos todos iguais!!!!!!!!!!!! todos com sangue vermelho certo???

  35. nao existe cor morena nem pardo

    Pessoas que se auto declaram pardas morenas ou piro mulatas q quer dizer mula estao simplesmente negando suas origens isso so demostra o quanto provavelmente elas sofrem toda vez q alguem as lembram vc é negra e negam a todo custo essas pessoas na minha opiniao precisam de terapia e esse jogador e um exemplo disso. o fato de vc nao ser branco te faz sim decendente de negro queira vc ou nao.

      1. Julia, você é a primeira a

        Julia, você é a primeira a colocar um parêntese fazendo uma ressalva.

        Li vários comentários dizendo, se você não é branco é negro.

        Na China tem 1 bilhão de pessoas, eles não são negros e também não são brancos.

        Os chineses, koreanos e japoneses que vivem no brasil não são brancos, mas nem por isso se  tornam negros automaticamente.

         

    1. Se a família da minha mãe é

      Se a família da minha mãe é de brancos (pai, mãe, vó, bisavó, vô, bisavô) e a do meu pai é de negros, então eu sou negra? não sou parda por ser uma “mistura dos dois”?. Se eu disser que sou negra, não vou estar negando também a raça que herdei da minha mãe?

      1. Vc é negra sim, ou parda como

        Vc é negra sim, ou parda como queira, mas branca vc não é, assim como eu tb não sou  branca, o pior preconceito vem de nós mesmos, o negro brasileiro quando tem uma condição social melhor nunca casa com uma negra ou vice-versa, tem vergonha da própria raça, estou errada??

        1. Eu também acho que o pior

          Eu também acho que o pior preconceito vem de nós mesmo, apenas estou tentando entender pq se sou metade de um, metade de outro, eu sou apenas um e nao mistura dos dois, como disse a moça.

    2. O fato de vc nao ser branco

      O fato de vc nao ser branco te faz sim decendente de negro queira vc ou nao.

      Uma pequena ressalva: uma pessoa filha de chineses não é branca e nem por isso é negra.

  36. Neymar é miscigenado. Ele é
    Neymar é miscigenado. Ele é parte branco também, mas basta ter uma gota de sangue negro que as pessoas já colocam tudo no mesmo saco. Como se o negro sujasse o branco, mas o contrario não é verdadeiro.

  37. O negro brasileiro não aceita

    O negro brasileiro não aceita ser negro, aliás tem vergonha de ser negro, o Neymar é negro sim, ele é branco por um acaso??Para a menina q postou q a família do pai é negra e da mãe é branca, vc é negra sim querida, ou parda, não adianta negarmos nossas origens.

    1. Contra fatos não há argumentos.

      A pessoa que nasce da miscigenação, será mescigenada, voce querendo ou não. Ele não é branco e nem é negro, não adianta ter inveja do cara.

    2. Desde quando só existem

      Desde quando só existem brancos e negros nesse planeta? Vivemos num mundo onde há brancos, negros, árabes, ameríndios, esquimós, amarelos (raça amarela é o termo usado para os asiáticos orientais, caso você não saiba), etc. Se você acha que só existem brancos e negros, então você não é uma pessoa normal, desculpa lhe informar! Quanto à menina que é metade negra e metade branca, é exatamente isso que ela é: METADE negra e METADE branca… NÃO NEGRA! Eu simplesmente não consigo acreditar no tamanho da ignorância desse povo brasileiro. Os próprios EUROPEUS que convivem diariamente com o Neymar NÃO o consideram negro, então por que BRASILEIROS dizem que ele é? Isso é RIDÍCULO!

  38. Mistura de raça

    Se um Pit Bull Cruzar com um poodle. Qual a raça do Cão que Nascerá? Depois Esse mesmo cão que nasceu cruzar com Um Aquita(ou outro Qualquer) e gerar um Filhote? Esse Filhote Será Um Pit Bull, um poodle, um aquita ou o que?

    Até onde eu sei, ele será mestiço!

     

    (Detalhe: Os Brancos, também são descendentes de negros.) 

    1. Exato! Será que não é racismo
      Exato! Será que não é racismo também classificar as pessoas mestiças de negras somente porque não têm a pele branca da cor de leite? Afinal, elas têm tanto uma como outra origem e características. Neymar de fato não é preto. Ele é moreno. A mãe dele se aproximaria mais de uma branca e o próprio pai é mulato (branco+negro). Então, por que Neymar é negro? Porque tem alguma origem ou alguns traços negróides (sendo que também tem características caucasianas)? Então podemos chama-lo da mesma forma de branco, não? Se não, por que não? Pra ser branco tem que ser puro, pra ser negro, basta não ser totalmente branco? É claro que Neymar errou ao negar que pudesse ser vítima do racismo, pois os racistas pensam justamente dessa forma: separam e discriminam as pessoas em raças de acordo com um purismo de aparência, uma burrice seletiva que escolhe apenas o superficial para etiquetar as pessoas e as coisas. Por fim, Neymar não é preto, nem branco. Ele é mestiço. Ele é brasileiro. Ponto.

  39. Neymar proferiu uma declracao

    Neymar proferiu uma declracao muito infantil nao como um profissional de futebol, ate ao ponto de recuzar que nao e negro, bm nao lembrou da historia do comercio triangular que ligava tres continente!!!??? ou pode ser que ele nao conheceu bm a historia, de onde vem escravos que passavam pelo Brasil i muitos ficavam ali comecaram a gerar filhos, por isso hoje em dia tem uma vasta diversidade de cores de pessoas em Brasil,,, nos da Africa temos uma historia muito semelhante com os povos Brasileiros , vcs sao nossos irmaos como disse Dilma , Neymar nao sabe dos grandes Estrelas Brasileiros que passavam este discriminacao em Espanha!!!????? quer no Real Madrid e Barcelona, mas estas polemicas e mais frequente em Barcelona. tem que solidarizar-se mais com o teu colega da equipa e ser muito atencioso nas entrevistas para nao repetirem actos como essa… opeco um Bom compriensao a todos queridos irmaos Brasileiros se por ventura alguem sentir-se ofendido de forma que tento corrigir erros do Neymar.

     

  40.      Seria muito bom se todos

         Seria muito bom se todos se ligassem que na verdade somos todos africanos. Todos se ligasem mesmo, principalmente a polícia, o governo e babacas que jogam banana. Mas vai demora, então não me venham com essa “caixa de lapis de cor” (v6 sabem a origem da palavra mulato?), e negócio de democracia racial, que essa mentira é velha.

    1. Vc sabe a origem da palavra

      Vc sabe a origem da palavra negro? Ela vem de NEKROS que significa que significa sem, cadáver, morte, necrofilia, o que não tem luz própria. Criada pelos racistas no século XVIII, no edito do índio de 1755 o Marques de Pombal dizia que ela deveria ser empregada para referir-se aos PRETOS da costa da África por ser uma palavra infamante e não mais com relação aos índios já que o edito proibia sua escravização e como tal não deveriam ser mais chamados pela INFAMANTE palavra de NEGROS da terra, que era então usada para referir-se a índios escravizados.

      Negro palavra que era usada para definir ESCRAVOS em geral de qualquer etnia.

      Neymar está corretíssimo, para o brasileiro preto é sinônimo de negro.

      Vc não vai querer me dizer que Neymar é de cor preta vai?

       

      1. Se fosse um estudante de

        Se fosse um estudante de etimologia vc estaria reprovado. Cometeu o erro mais comum de quem tenta inferir a origem histórica de uma palavra. Apostou tudo na semelhanço grafico-fonética. Negro vem do latim nigrum, niger, que signica… escuro, a cor negra ou quem tem a pele escura.

        A palavra nekrós tem origem grega mas só é utilizada em nossa língua como antepositivo em palavras compostas como necromancia (nekromanteía), necromante (nekrómantis), necrópole (nekrópolis) e necrose (nékrósis) e em cultismo como necrólatra, necrolatria, necrolátrico, necrologia, necrológico, necrológio, necrologista, necrólogo, necromântico, necropatia, necropse, necropsia, necrópsico. 

  41. 42

    Eu não acredito nessa história nem um pouco. Toda minha negada é mais clarinho que ele e são todos BLK MNDS (Tipo Chris Brown, Drake, Tyga, entre outros) vocês sabem que isso é mentira e ele não disse nada disso. Na europa quando o racismo quer te pegar, eles não se importam se você é mulato tipo “Chris Brown”ou preto tipo “Akon” eles vêm isso “Coloridos X Brancos”. Dica: Assistam “Movie 42”. 

  42. mas pros padroes brasileiros

    mas pros padroes brasileiros ele nao é negro ..

     

    alias, existe negro no brasil ???

    conheco muitos morenos e pardos.. 

    negros.. nunca ouvi falar.. 

     

    chama aquele moreno escuro la.. 

    1. eu sou negão, e não gosto de

      eu sou negão, e não gosto de ser chamado de mareno ou sei lá o que , sou nego e pronto………………..

  43. O Ronaldo fenômeno também deu

    O Ronaldo fenômeno também deu uma dessa e levou uma porrada do próprio pai.

    A grande maioria dos brasileiros é miscigenada. Aqui há loiros de olhos azuis com anemia falciforme e muitos brancos com gota, doenças típicas de negros ou descendentes deles, que se incomodam de se assumir como afrodescendentes, e sem essa de dizer que somos todos africanos, pois a terminologia é explicita.

    Tenho amiga negra, que se casou com italiano e a filha é morena clara, de olhos amendoadas, parecendo mestiça de japonês. Isto deve-se aos vários cruzamentos interraciais. Não é que ela diz que a menina não tem porque se declarar afrodescendente porque é filha de italiano? Minha resposta foi que ela é afrodescendente porque a mãe é negra.

    Aliás, a maioria dos mulatos, pardos, sempre que se fala em ancestrais lembra dos avós italianos e jamais dos negros. Assumiram a ideologia branca e introjetaram que ser negro, ou pelo menos descendente desses, é ser inferior.

    Onde que o Neymar não é negro? Então vamos criar uma palavra específica para designar os brasileiros já que a grande maioria é miscigenada, mestiça.

    Tenho sobrinhos, irmãos de pai e mãe e alguns são brancos (fenótipo), outros mulatos escuros e outros negrões. E daí? Tenho amigas gêmeas onde uma é loira (puxou pra mãe) e outra mulata escura (pai).

    Todos os meus sobrinhos e parentes, independentemente da cor que ostentam sabem que são mulatos, mestiços e quando tentam fazer graça levam porrada, mesmo assim é um sacrifício para que eles não discriminem os negros, mulatos, seus iguais, porque acham mais fácil de serem aceitos na sociedade racista.

    Já contei aqui e repito. Na questão das cotas raciais para universidades, dois sobrinhos, irmãos do mesmo pai e mesma mãe se autodeclararam afrodescendentes. Prestaram o vestibular e pasmem, aquela que fenotipicamente é branca, cabelos, traços, cor clara, que puxou ao pai, seria contemplada, quando seu irmão, mulato, cabelo mais ondulado, não. Só que ambos abriram mão das cotas. Ou seja, o racismo no Brasil é tamanho que até na questão das cotas, dependendo do /da atendente, contempla-se o de tez mais clara.

     

    “A branquitude é um lugar de fala. É um espaço social ocupado por pessoas que cumprem certos requisitos de aparência, mas isso não é muito exclusivo no Brasil. A questão de ser branco é uma função social que dá uma expectativa de autoridade para a pessoa branca e isso se reforça na sociedade.” 

    Liv Sovik, professora da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ

     

  44. Como diz Arnaldo
    Como diz Arnaldo Antunes: “aqui somos mestiços mulatoscafuzos pardos mamelucos sararáscrilouros guaranisseis e judárabes”

  45. Ser negro no Brasil

    Ser negro no Brasil hoje

    Milton Santos

    Publicado el: 2003-02-12

         

    Há uma frequente indagação sobre como é ser negro em outros lugares, forma de perguntar, também, se isso é diferente de ser negro no Brasil…

     

     

     


    Ser negro no Brasil hoje 

    Ética enviesada da sociedade branca desvia enfrentamento do problema negro 

    Milton Santos

    http://www.ige.unicamp.br/~lmelgaco/santos.htm

    Há uma frequente indagação sobre como é ser negro em outros lugares, forma de perguntar, também, se isso é diferente de ser negro no Brasil. As peripécias da vida levaram-nos a viver em quatro continentes, Europa, Américas, África e Ásia, seja como quase transeunte, isto é, conferencista, seja como orador, na qualidade de professor e pesquisador. Desse modo, tivemos a experiência de ser negro em diversos países e de constatar algumas das manifestações dos choques culturais correspondentes. Cada uma dessas vivências foi diferente de qualquer outra, e todas elas diversas da própria experiência brasileira. As realidades não são as mesmas. Aqui, o fato de que o trabalho do negro tenha sido, desde os inícios da história econômica, essencial à manutenção do bem-estar das classes dominantes deu-lhe um papel central na gestação e perpetuação de uma ética conservadora e desigualitária. Os interesses cristalizados produziram convicções escravocratas arraigadas e mantêm estereótipos que ultrapassam os limites do simbólico e têm incidência sobre os demais aspectos das relações sociais. Por isso, talvez ironicamente, a ascensão, por menor que seja, dos negros na escala social sempre deu lugar a expressões veladas ou ostensivas de ressentimentos (paradoxalmente contra as vítimas). Ao mesmo tempo, a opinião pública foi, por cinco séculos, treinada para desdenhar e, mesmo, não tolerar manifestações de inconformidade, vistas como um injustificável complexo de inferioridade, já que o Brasil, segundo a doutrina oficial, jamais acolhera nenhuma forma de discriminação ou preconceito. 

    500 anos de culpa 

    Agora, chega o ano 2000 e a necessidade de celebrar conjuntamente a construção unitária da nação. Então é ao menos preciso renovar o discurso nacional racialista. Moral da história: 500 anos de culpa, 1 ano de desculpa. Mas as desculpas vêm apenas de um ator histórico do jogo do poder, a Igreja Católica! O próprio presidente da República considera-se quitado porque nomeou um bravo general negro para a sua Casa Militar e uma notável mulher negra para a sua Casa Cultural. Ele se esqueceu de que falta nomear todos os negros para a grande Casa Brasileira. Por enquanto, para o ministro da Educação, basta que continuem a frequentar as piores escolas e, para o ministro da Justiça, é suficiente manter reservas negras como se criam reservas indígenas. A questão não é tratada eticamente. Faltam muitas coisas para ultrapassar o palavrório retórico e os gestos cerimoniais e alcançar uma ação política consequente. Ou os negros deverão esperar mais outro século para obter o direito a uma participação plena na vida nacional? Que outras reflexões podem ser feitas, quando se aproxima o aniversário da Abolição da Escravatura, uma dessas datas nas quais os negros brasileiros são autorizados a fazer, de forma pública, mas quase solitária, sua catarse anual? 

    Hipocrisia permanente 

    No caso do Brasil, a marca predominante é a ambivalência com que a sociedade branca dominante reage, quando o tema é a existência, no país, de um problema negro. Essa equivocação é, também, duplicidade e pode ser resumida no pensamento de autores como Florestan Fernandes e Octavio Ianni, para quem, entre nós, feio não é ter preconceito de cor, mas manifestá-lo. Desse modo, toda discussão ou enfrentamento do problema torna-se uma situação escorregadia, sobretudo quando o problema social e moral é substituído por referências ao dicionário. Veja-se o tempo politicamente jogado fora nas discussões semânticas sobre o que é preconceito, discriminação, racismo e quejandos, com os inevitáveis apelos à comparação com os norte-americanos e europeus. Às vezes, até parece que o essencial é fugir à questão verdadeira: ser negro no Brasil o que é? Talvez seja esse um dos traços marcantes dessa problemática: a hipocrisia permanente, resultado de uma ordem racial cuja definição é, desde a base, viciada. Ser negro no Brasil é frequentemente ser objeto de um olhar vesgo e ambíguo. Essa ambiguidade marca a convivência cotidiana, influi sobre o debate acadêmico e o discurso individualmente repetido é, também, utilizado por governos, partidos e instituições. Tais refrões cansativos tornam-se irritantes, sobretudo para os que nele se encontram como parte ativa, não apenas como testemunha. Há, sempre, o risco de cair na armadilha da emoção desbragada e não tratar do assunto de maneira adequada e sistêmica. 

    Marcas visíveis 

    Que fazer? Cremos que a discussão desse problema poderia partir de três dados de base: a corporeidade, a individualidade e a cidadania. A corporeidade implica dados objetivos, ainda que sua interpretação possa ser subjetiva; a individualidade inclui dados subjetivos, ainda que possa ser discutida objetivamente. Com a verdadeira cidadania, cada qual é o igual de todos os outros e a força do indivíduo, seja ele quem for, iguala-se à força do Estado ou de outra qualquer forma de poder: a cidadania define-se teoricamente por franquias políticas, de que se pode efetivamente dispor, acima e além da corporeidade e da individualidade, mas, na prática brasileira, ela se exerce em função da posição relativa de cada um na esfera social. 
    Costuma-se dizer que uma diferença entre os Estados Unidos e o Brasil é que lá existe uma linha de cor e aqui não. Em si mesma, essa distinção é pouco mais do que alegórica, pois não podemos aqui inventar essa famosa linha de cor. Mas a verdade é que, no caso brasileiro, o corpo da pessoa também se impõe como uma marca visível e é frequente privilegiar a aparência como condição primeira de objetivação e de julgamento, criando uma linha demarcatória, que identifica e separa, a despeito das pretensões de individualidade e de cidadania do outro. Então, a própria subjetividade e a dos demais esbarram no dado ostensivo da corporeidade cuja avaliação, no entanto, é preconceituosa.
    A individualidade é uma conquista demorada e sofrida, formada de heranças e aquisições culturais, de atitudes aprendidas e inventadas e de formas de agir e de reagir, uma construção que, ao mesmo tempo, é social, emocional e intelectual, mas constitui um patrimônio privado, cujo valor intrínseco não muda a avaliação extrínseca, nem a valoração objetiva da pessoa, diante de outro olhar. No Brasil, onde a cidadania é, geralmente, mutilada, o caso dos negros é emblemático. Os interesses cristalizados, que produziram convicções escravocratas arraigadas, mantêm os estereótipos, que não ficam no limite do simbólico, incidindo sobre os demais aspectos das relações sociais. Na esfera pública, o corpo acaba por ter um peso maior do que o espírito na formação da socialidade e da sociabilidade. 
    Peço desculpas pela deriva autobiográfica. Mas quantas vezes tive, sobretudo neste ano de comemorações, de vigorosamente recusar a participação em atos públicos e programas de mídia ao sentir que o objetivo do produtor de eventos era a utilização do meu corpo como negro -imagem fácil- e não as minhas aquisições intelectuais, após uma vida longa e produtiva. Sem dúvida, o homem é o seu corpo, a sua consciência, a sua socialidade, o que inclui sua cidadania. Mas a conquista, por cada um, da consciência não suprime a realidade social de seu corpo nem lhe amplia a efetividade da cidadania. Talvez seja essa uma das razões pelas quais, no Brasil, o debate sobre os negros é prisioneiro de uma ética enviesada. E esta seria mais uma manifestação da ambiguidade a que já nos referimos, cuja primeira consequência é esvaziar o debate de sua gravidade e de seu conteúdo nacional. 

    Olhar enviesado 

    Enfrentar a questão seria, então, em primeiro lugar, criar a possibilidade de reequacioná-la diante da opinião, e aqui entra o papel da escola e, também, certamente, muito mais, o papel frequentemente negativo da mídia, conduzida a tudo transformar em “faits-divers”, em lugar de aprofundar as análises. A coisa fica pior com a preferência atual pelos chamados temas de comportamento, o que limita, ainda mais, o enfrentamento do tema no seu âmago. E há, também, a displicência deliberada dos governos e partidos, no geral desinteressados do problema, tratado muito mais em termos eleitorais que propriamente em termos políticos. Desse modo, o assunto é empurrado para um amanhã que nunca chega. 
    Ser negro no Brasil é, pois, com frequência, ser objeto de um olhar enviesado. A chamada boa sociedade parece considerar que há um lugar predeterminado, lá em baixo, para os negros e assim tranquilamente se comporta. Logo, tanto é incômodo haver permanecido na base da pirâmide social quanto haver “subido na vida”. 
    Pode-se dizer, como fazem os que se deliciam com jogos de palavras, que aqui não há racismo (à moda sul-africana ou americana) ou preconceito ou discriminação, mas não se pode esconder que há diferenças sociais e econômicas estruturais e seculares, para as quais não se buscam remédios. A naturalidade com que os responsáveis encaram tais situações é indecente, mas raramente é adjetivada dessa maneira. Trata-se, na realidade, de uma forma do apartheid à brasileira, contra a qual é urgente reagir se realmente desejamos integrar a sociedade brasileira de modo que, num futuro próximo, ser negro no Brasil seja, também, ser plenamente brasileiro no Brasil. 

    Artigo escrito por Milton Santos, geógrafo, professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP 
    Fonte: Folha de S.Paulo – Mais – brasil 501 d.c. – 07 de maio de 2000 http://antroposmoderno.com/antro-articulo.php?id_articulo=527

  46. Relativizemos

    Hoje ele certamente já mudou sua forma de pensar. 

    Dizem que viajar e viver em outros lugares areja as ideias. Na Espanha eles pensam outra coisa sobre a cor de Neymar. Certamente ele já entendeu isso.

    Relativizemos o que dizem nossos antropólogos jogadores de futebol, portanto.

  47. Apanhar por ser negro?
    Pra quem disse que negro leva tapa na cara da polícia por sua etnia: dispa-se dos SEUS preconceitos! Grande parte dos policiais são negros. Outra coisa: “ah, negros são mais presos do que brancos”, dizem alguns. Não é culpa da justiça, mas um fator socioeconômico e histórico-cultural que deveria ter sido mudado pelos políticos deste país e, ouso dizer, pelos próprios afrodescendentes. Eu, como afrodescendente que sou, não me conformei com a situação e estudei para muda-la. Nós, brasileiros, temos o péssimo hábito de esperar tudo cair do céu ou colocar a culpa nos políticos.

    1. Esse comentário é típico do

      Esse comentário é típico do afrodescendente vítima de uma mídia que tem cumprido o seu papel de dividir para alienar ou alienar para dividir. O Neymar, por exemplo, sofre do mesmo problema.

    2. Apanhar por ser negro?

      Bom… pelo visto, você não entende o que é ser negro em nosso país. Pois, mesmo tendo estudado e alcançado determinado patamar, continua sofrendo preconceito. O problema é que você fecha os olhos e tenta ignorar isso. Seria você uma pessoa negra vivendo em um mundo de brancos onde te toleram e você aceita passivamente a situação? Será que você mesmo não pratica o preconceito se achando melhor que os negros que não conseguiram tal ascenção e os condena chamando-os de preguiçosos, acomodados e auto-vitimados? Você vive em um país racista e fecha os olhos para isso… Como uma pessoa negra deveria se sentir envergonhada.

    3. Estudou o quê Rita?

      Estudou retórica? Não me parece. Tua fala é contraditória e, para não dizer, senso comum demais. Aprenda a escrever direito o que deseja falar, antes de postar comentários como este. Por favor!

  48. TODOS NOS TEMOS DEFEITOS

    QUANTA PALHAÇADA JULGAR O COMENTARIO DE NEYMAR ACHO QUE SE FOSSE UMA PESSOA COMUM NÃO SOFRERIA TAL TIPO DE COMENTARIO COMO OS QUE ESTÃO AI ACIMA PASSOU DE NEGRO PQ A PALAVRA PRETO QUANDO DO QUE SE REFERE A ETINIA E PRECONCEITO SIM . NÃO VI MAL ALGUM POIS ELE QUIZ DIZER QUE ERA PARDO E OS PARDOS NÃO SÃO CHAMADOS DE PARDINHOS CERTO? POIS HE INDEPENDENTE DE COR PORQUE A RAÇA HUMANA HE A MESMA NÃO DEVEMOS SUBJULGAR NINGUEM MAS SIM RESPEITAR AS DIFERENÇAS .TOM DE PELE NÃO MOSTRA CARATER E CARATER QUEM TEM SABE ENTNDER O QUE O OUTRO DIZ !!!

  49. Na sombra todos somos negros!

    Na sombra todos somos negros! Notícia absurda, e dai que ele não se acha negro! Isso é crime também? Sensacionalismo barato!

  50. Negro pros racistas
    Ser negeo para os brancos europeus é uma doença, se VC é negro seu filho com um branco será necessariamente negro, afinal VC com sua genética inferior africana de país pobre e dominado contaminou os genes limpos europeus. O q mais me intriga é um bando de mestiços como o Neymar tbm é se revoltarem e criticar uma pessoa por n se considerar negra, o q realmente n é, mas eles mesmos se consideram brancos, só q pela definição européia n são brancos porra nenhuma.

    E só corrigindo o babaca pseudo intelectual q afirmou q anemia falsiforme é coisa de negro, anemia falsiforme tem maior incidência entre negros mas acontece em todos os paises com população caucasiana no mundo.

  51. GERAL DO PRECONCEITO

    O GRANDE PRECONCEITO NO BRASIL, É ENTRE O MULATO E O NEGRO, TEM UMA QUADRINHA ESCRITA POR UM NEGRO QUE FALA DO MULATO

    : ” DO PORTUGUÊS BIGODUDO, ELE TEM O RETRATO NA SALA,

    NA MÃE A NEGRA QUE O PARIU, NÃO TEM RETRATO NEM FALA”

  52. Esqueceram de dizer isso pra eles

    http://odia.ig.com.br/esporte/2015-04-26/neymar-teria-sido-alvo-de-racismo-na-ultima-vitoria-do-barca-pelo-espanhol.html

     

    Neymar é alvo de racismo na última vitória do Barcelona pelo Espanhol

    Sons de macaco foram ouvidos no jogo do último domingo, contra o Espanyol

    O DIA

    Espanha – A novela de jogadores vítimas de racismo na Europa ganhou mais um episódio no último sábado. Desta vez, o alvo dos xingamentos foi Neymar, na vitória por 2 a 0 do Barcelona sobre o Espanyol, pela Liga Espanhola. Um vídeo postado pelo canal de televisão “La Sexta” mostra que, no estádio, torcedores emitiam sons de macaco para o craque brasileiro.

    Além de Neymar, Lionel Messi e Luis Suárez também foram alvos das críticas. Enquanto o argentino foi chamado de “anormal”, o uruguaio foi xingado de coelho e cachorro, e cenouras foram atiradas no campo em direção ao jogador.

     

  53. Neymar

    Antes de ser mulato, Neymar é caiçara. A etnia dele é caiçara. Caiçara se vê como caiçara, e caiçara é tudo igual. E se a caiçarez e o fosfato do peixe lhe deram ginga, ligeireza, inteligência na cabeça e nos pés, que viva ele! Quem esculhamba tem inveja. 

     

    1. sério???

      Raça só existe uma meu SR. RAÇA HUMANA!!!!!!!!!!!!!!! Não somos cachorros, gatos nem dinossauros… Parece q ninguém estudou isso…

      1. Todos são iguais, desde que não sejam negros!

        No mundo perfeito seremos todos iguais.

        Tá na cara que o legado de uma escravidão e pós escravidão tão mal resolvida gerou a negação das raízes negras nas pessoas. Essa perversidade, cínica , enrustida e hipócrita faz com que milhões de negros, mulatos ou quase brancos rejeitarem suas origens, tendo medo até mesmo de discutir qualquer questão relativa a isso.

        Ele faz parte desse contexto, tem um espelho que o mostra branco, nórdico.

        Libertar do espírito do “sinhozinho” é o grande desafio brasileiro.

  54. Se ele se considera preto,

    Se ele se considera preto, branco, amarelo ou verde o problema é dele. Não sei pra q ver polemica nisso. mCada um q se considere como melhor lhe couber e os outros q deixem de querer dizer o q acontece aquem de suas vidas. Até onde sei ele não está atacando ninguem para fazer tal afirmação.

  55. Gente, chega a ser engraçado

    Gente, chega a ser engraçado ver as pessoas aqui, ao saírem em defesa de Neymar, afirmarem que o mesmo é mulato. Talvez se soubessem a história por trás dessa palavrinha “inocente” que muitos acreditam que apenas designam os frutos do relacionamento entre brancos e negros, não ficariam tão contentes em se autodeclararem mulatos. Em tempos, ser negro ou branco não é uma questão de raça, o que já foi provado cientificamente que no que diz respeito a seres humanos não existe. Ser negro ou branco é uma questão política.

    Ocorreu no Brasil, no século XIX.

    “O mulato é a descendência de um negro com um branco. Inicialmente fazia menção ao filho ou filha de um africano com um europeu.

    Os europeus que viviam no Brasil não queriam que seus filhos e filhas se casassem com africanos ou seus descendentes.

    Mulato vem de mula, que é o resultado do cruzamento do jumento com a égua.

    As mulas são estéreis, ou seja, não podem ter filhos*.

    Com isso, os europeus e brasileiros que aderiram à tal postura estavam dizendo que se um branco se casasse com um negro eles não teriam filhos, logo os pais que permitissem que os filhos descumprissem essa regra seriam condenados a não serem avós.”

    * Raros foram os casos em que mulas geraram filhos. De 1.527 (data em que os casos começaram a ser arquivados) até os dias de hoje somente 60 mulas geraram filhos.

  56. INOCENTE

    Malandro inocente! Jogador de futebol tem que ter carácter por causa das crianças e não so que são seus seguidores. Esse aí é um veneno contra a autoestima e autoaceitação dos povos…

  57. Somos brasileiros plurais

    Romário afirma que a pessoa escolhe a raça à qual quer pertencer. Ele, por exemplo, ele optou por se ver como negro. É uma forma de ver o mundo. Ao mesmo tempo, as outras pessoas também podem ter uma opinião a respeito do visual de uma dada pessoa. Na minha opinião, Neymar e Romário tem ambos os genes presentes em seu visual: os  genes das raças negra e branca. Significa que a meu ver, eles são ambas as coisas, negros e brancos. Precisa resumir tudo em uma palavra? Mestiço, mulato, moreno, há tantas. Mas prefiro a palavra “plural”. Esses dois craques, como a grande maioria de nós, brasileiros, são o resultado de vários genes. E todos nós somos plurais. Talvez essa seja a nossa melhor designação.

  58. Respeita o romário seu perna

    Respeita o romário seu perna de pau! O cara cai tanto porque ele nasceu em marte. Como a gravidade é diferente ele ainda está aprendendo a equilibra os 3,711 m/s² de caída (na terra são 9,8 m/s²). O bicho não é preto é um autoflagelo da sua raça.

  59. Com toda a grana que ele tem

    Com toda a grana que ele tem pode escolher a raça que quiser. Mas vai continuar sendo mestiço como quase todo mundo no Brasil. Sendo muito rico jamais será lembrado de suas origens africanas, a não ser claro que perca algum gol muito importante na Espanha, ou outro país europeu,  e aí será lembrado disso com alguma banana voando em sua direção.

  60. Deixem ele ser o que ele
    Deixem ele ser o que ele quiser, somos o que quisermos ser, eu não me considero negra e muito menos branca. Eu não me considero nada, enquanto vocês estão ai se odiando, eu estou aqui me amando. Ele escolhe o que ele quer ser e pronto!

    1. Mentecaptos
      Você é azul, então? Sem noção… Por isso que o Brasil é motivo de chacota, a maioria dos brasileiros, assim como você, mal sabem a cor que detém, tampouco são possibilitados a realizar uma análise crítica da situação deplorável em que vivemos.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador