A defesa do mercado de ódio no caso Waack, por Luis Nassif

O caso William Waack tem desdobramentos interessantes e que estão sendo pouco percebidos.

Nos últimos anos, abriu-se um mercado de trabalho novo, no segmento do chamado jornalismo de esgoto, do ódio vociferante que acabou contribuindo para a desmoralização da grande mídia.  Até então, era restrito a jornais menores.

Muitos jornalistas veteranos ou desconhecidos mergulharam nessas ondas turvas, de cronistas musicais diáfanos a pessoas com passado jornalístico respeitável, mas que tinham se colocado fora do mercado.

O esgoto saiu dos guetos e entrou em algumas publicações consideradas de primeira linha, disseminando-se, pelo efeito demonstração, por veículos menores.

A grande onda foi estimulada por dois dos veículos mais influentes, Veja e Globo, aqueles que – com exceção da Folha no pós-redemocratização – sempre comandaram as mudanças de vento, no mercado de opinião. Os demais tendem a segui-los.

Agora, a onda está refluindo no jornalismo de 1ª classe.

Desde a saída de Eurípides Alcântara da Veja, a revista vem tentando lentamente limpar o seu nome, assumindo um conservadorismo de melhor nível e mandando embora colunistas pirados e youtubers.

A próxima reforma das Organizações Globo também deixa claro o desembarque desse modelo de jornalismo, a começar das mudanças anunciadas na revista Época – que pretendeu seguir os caminhos da Veja.

Há vários motivos para esse desembarque.

Há uma questão de qualidade do leitor. O tropel dos ignaros acabou expulsando dos veículos os leitores de melhor formação. Agora que as redes sociais invadem todos os poros da sociedade, a única maneira da imprensa tradicional se diferenciar é tentando recuperar um mínimo de seletividade do público leitor. Afinal, se seu público tem preconceito a pobre, mas também às bestas vociferantes.

O segundo fator é que o jornalismo de guerra exigiu um protagonismo maior dos soldados da linha de frente. Ganharam visibilidade nos veículos, se alavancaram nas redes sociais, amparados pelas hordas guerreiras da direita. Some-se o fator Lava Jato que criou uma espécie de exército autônomo, com jornalistas mais fieis às fontes que ao próprio veículo.

De certo modo, William Waack representava esse estilo de jornalismo enraivecido, que projetava a personalidade para além dos parâmetros definidos pelo próprio veículo.

Embora tivesse reputação jornalística consolidada, era o representante máximo de um estilo que consagrou vários atores medíocres que tinham em comum com ele apenas a ira sagrada.

O terceiro fator é o fenômeno Bolsonaro. Ele já demonstrou, à exaustão, que ganhou vida propria nas redes. Não depende mais da mídia para consolidação de imagem. Ele é a prova viva – e ameaçadora – de que a mídia perdeu o controle absoluto sobre a criação de imagens públicas.

As mudanças na Veja e na Globo indicam a curto prazo um esvaziamento desse estilo na primeira divisão da velha mídia.

A explosão de solidariedade a Waack, por parte de representantes desse estilo, em parte é por solidariedade ideológica. Mais ainda, por pânico com o fim de um modelo que, por mais de uma década, trouxe à tona todos os dejetos acumulados pela mídia.

 
Luis Nassif

52 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Quer apostar, Nassif, que o

    Quer apostar, Nassif, que o tropel vai continuar ? Dirão agora que você está criticando o jornalismo representado por Waack para se redimir. Alguns dirão que é hipocrisia, duvida ? Eu, desgarrado, vi em seus posts uma grandeza de alma necessária para buscar um mínimo de civilidade. Combater o racismo é combater o racista com as leis, não com o linchamento. Pareceu-me que a turma mblbolsonaro aterrisou em seu blog. Definitivamente ?

    1. Duduoutro meu mais ardoroso
      Duduoutro meu mais ardoroso seguidor.Esse grandeza d’alma é marca registrada minha.Posso lhe asseverar peremptoriamente que minha formação intelectual e humana não permitem linchamentos,certo.Agora,que esse assunto do Patíbular William Traack já entrou em estado de putrefação,isso já.

  2. Tempestade em copo d’agua

    Acho que estão dando uma dimensão exagerada nessa pisada de bola do Willian Waack. Parece o espanto e constrangimento de duas freiras andando pela Paulista quando se deparam com um par de cachorros engatados após uma boa trepada. Nossa! Meu Deus! Vade retro!. Foi uma pisada de bola, um descuido como o do Rubens Ricúpero. No particular todo mundo esculhamba portugues, japones, preto (e preto esculhamba os branquelos), nordestino, turco, muçulmano, gays, viados e bloqueiros também. Isso já aconteceu com o Paulo Amorim, com Boris Casoy e tantos outros. No fim dá em nada. Bobagem. As donzelas e os congregados marianos podem chiar, sim. Mas não precisam elevar a frescura à enésima potência

    1. não foi pisada de bola  ..foi

      não foi pisada de bola  ..foi exposição expontanea de preconceito e RACISMO, às claras  ..WiIllian merece muito mais do que esta passando ..há anos que esse cara humilha, destrata, mente e manipula impunemente

      E sobre o seu “no particular TODO MUNDO ESCULHAMBA”  ..falo por mim  ..vai a MERDA cidadão 

       

      1. Para eu ir à merda preciso me encontrar com você

        Não precisa concordar comigo. Essa estória do politicamente correto é um saco. No caso em pauta é apenas uma bronca generalizada contra a Globo. O “racista da vez” é um jornalista proeminiente (e lamento sua PISADA). Se fosse um radialista lá de Catolé do Rocha……ninguem se incomodaria. E o preconceito contra os que não rezam pela cartilha do PT?

        1. defensor de racista, racista

          defensor de racista, racista é!

          Rapa fora, Coxinha!!!!

           

          Nassif da querendo trazer racionalidade e discutir o perverso efeito de manada. Interessante,mas o caso aqui é outro.

           

          Falou em off? Coisa nenhuma!!! Falou na frente de todo mundo no estúdio, pra todo mundo ouvir, inclusive todos os negros presentes.

          Canalha racista tem que ser achacado sim!!!! E quem veio defendê-lo é racista igual!!!!

           

          Escravidão: a insituição mais perversa, formadora do povo brasileiro.

           

          O tempo de vocês acabou, apesar da reação temer/Psdbista. Racistas, facistas, machistas, homofóbicos não passarão!!!

          O Golpe há de cair e vocês terão uma conta pra pagar.

          1. Magina!!!!!!!!!!!!!!!!

            Vc não conhece Cajuru. Se fosse lá iam falar que foi uma montagem do ajudante do cara do serviço de autofantes da cidade. E que distorceu  noticias de uma pilantragem acontecida em Ribeirrão PRETO, alí do lado. E a vida seguiria sem paranóias.

    2. Fale por vc, nao generalize

      Se vc é boçal, racista, antinordestinos, etc, nao quer dizer que todo mundo seja. E nao é “frescura” protestar contra o racismo. Se vc acha isso é porque é tao asqueroso como o Waack.

  3. Não falo de comunicadores que

    Não falo de comunicadores que pensam diferente de mim  ..mas é a forma muitas vezes MAL EDUCADA, maldosa, maliciosa, violenta e BANDIDA mesmo, que muitos se valem pra expor seus pontos de vista que, se já não podiamos ter direito a tréplica, muito menos um dia tivemos chance de defesa

    ..e é essa pequena e infima diferença que parece que as redes sociais podem começar a mudar

    Pra mim, o MAIOR comentarista de política do BRASIL chama-se BOB FERNANDEZ  ..seguido de Keneddy Alencar  ..gostava tb do Sidney e do Herodoto, saídos faz tempo da CBN

    mas quanto aos que sobraram  ..francamente, fora que muitos demonstra uma profunda falta de CONHECIMENTO, da realidade, das necessidades e prioridades pra imensa maioria deste país, penso mesmo que se for fazer uma RAPA ética, sobra quase ninguém  ..e dentre os defenestrados eu lembraria de ALGUNS

    BORYS CASOY, Eliana Cantanhede, Reinaldo Azevedo, Marcus Vila, Diogo Minardi, Miriam Leitão, Noblat, Madureira, Neumani Pinto, Chererazadi, Augusto Nunes, Leilani, Cristiane, Renata V. e Maria Beltrão, Panunzio, Merval e Sardemberg  ..fora aquele timinho de 2o escalão que sempre pende pro lado do patrão ou do PARTIDO como Cristina, Valdo Cruz, Camarote, João Borges, Loprete, Herédia, Juliana Rosa, Andreia Sadi, Denise CRISE Campos e Monica de Bolle do FIM DO BRASIL 

     

     

  4. A conferir

    Calma, Nassif, acho que você está tirando conclusão apressada demais.

    Não dá para falar que a mídia oligopolista está refluindo no seu estilo de ódio. 

    Os donos dessa mídia fazem parte da plutocracia que detesta o PT.

    Eu acho mais que provável que, se um dia o PT voltar a governar o país, todo esse estilo de ódio (seletivo, diga-se) volte com toda força.

    Penso que estamos apenas assistindo mais uma mostra da hipocrisia dessa gente: pegam leve quando os ocupantes do poder se comprometem a fazer as coisas que os beneficiam. 

    Não tenho ilusões, nada mudou de uns anos para cá. Essa gente mostrou suas garras, definitivamente. 

    1. Nassif era conhecido no

      Nassif era conhecido no bairro aonde nasceu  ..depois aonde cresceu e  estudava  ..depois aonde trabalhava e morava ..como POLIANA ATÔMICA  ..só pode

  5. Já deram o golpe, passaram as

    Já deram o golpe, passaram as reformas, privatizações a caminho. Estão recolhendo os cães pra dentro do canil, ou recolhendo as tropas depois de ganharem a guerra.

  6. Melhorou Nassif

    O problema é que vivemos uma guerra semiótica. Ninguém quer que o Waack seja linchado, mas temos de mostrar para o gigantesco continente de zumbis da Globo, quem são seus mentores.

    O lixo desse gente precisa ser exibido e não camuflado. Porque eles passam 24 por dia inventando sujeiras para manchar os seus inimigos.

  7. Os liberais nunca apredem

    Como em 1930, alimentam os fascistas na esperança de manipulá-los contra a esquerda. E como em 30 perdem o controle sobre a criatura e são engolidos por ela.

  8. Nas minhas contas,esse é o
    Nas minhas contas,esse é o terceiro artigo do Moreno Vivo sobre o Patíbular William Traack.Deu liga,tome-lhe artigo.Não é nada não é nada,quem sabe daí nasce o Xadrez William Traack,o Patíbular.Isso se a Record não comprar os direitos autorais para uma minissérie.Nassif o mais brilhante jornalista de sua geração está se deixando contaminar pelo beligerante efeito manada.Minha singela pergunta:Quem sai lucrando quando se retroalimenta um besteirol desse?Fofoca,trancinha,fuxico,disse me disse.Ora,a meu intelecto e minha cultura sabe perfeitamente destinguir os assuntos que nos interessam sobremaneira,com as fofacadas nossa de cada dia.Como não concordar com aquele lutador americano Mister Colby não sei o que?Foi a verdade mais verdadeira que ele verberou na vida.Como já escrevi aqui para os nossos argonautas:Graciliano Ramos,o velho Graça,disse em entrevista à Joel Silveira,que o Brasil não tinha jeito,era um caso perdido,paciente em estado terminal,por nos faltar um Golffo.Concordo plenamente com ele,faltando acrescentar que não é só um Golffo que inviabiliza essa josta,mais do que isso falta vergonha,visto que,ela não é vendida nem no estado sólido,líquido ou gasoso.

  9. Piadas

    Uma vez, convesando com um colega de trabalho, ele era judeu e eu sou gaúcho, começou a contar piadas. De gaúcho, negro, gay, carioca, mineiro, etc… Aí contei uma de judeu. Pronto. Ficou puto, me chamou de racista, anit-semita. Chamei ele de palhaço e mandei se fuder.

    É verdade.

    Tá chato isso.

    1. Porra companheiro Ernesto
      Porra companheiro Ernesto GMV,você nunca escreveu um comentário com tamanho grau de precisão, eficiência e exatidão. Chato,horroroso,malcheiroso,insuportável,irrespirável,cafona,brega chique,intragável,sem graça,calhorda,sandice pura,leviandade no grau 10 da escala,enfim,digno de quem não tem absolutamente nada para fazer.Eu não saberia lhe informar quantos,mas posso lhe afirmar peremptoriamente que a Internet/Rede Social é o maior ponto de prostituição do Solo Consolidada Pátrio.Se Deus retornar à Terra como pregam os Adventistas do Sétimo Dia,ele vai excluir o Brasil.Nem ele,em sua infinita misericordia,conseguirá dá jeito nisso aqui.

    2. Nao generalize, nao tem nada a ver

      Normalmente os melhores contadores de piadas sobre judeus sao judeus. Vide Woody Allen. Vide Freud (é um aspecto menos conhecido dele, para quem nao leu os próprios livros dele; ele usa e abusa de piadas sobre judeus p/ exemplificar suas idéias).

  10. Nas minhas contas,esse é o
    Nas minhas contas,esse é o terceiro artigo do Moreno Vivo sobre o Patíbular William Traack.Deu liga,tome-lhe artigo.Não é nada não é nada,quem sabe daí nasce o Xadrez William Traack,o Patíbular.Isso se a Record não comprar os direitos autorais para uma minissérie.Nassif o mais brilhante jornalista de sua geração está se deixando contaminar pelo beligerante efeito manada.Minha singela pergunta:Quem sai lucrando quando se retroalimenta um besteirol desse?Fofoca,trancinha,fuxico,disse me disse.Ora,a meu intelecto e minha cultura sabe perfeitamente distinguir os assuntos que nos interessam sobremaneira,com as fofacadas nossa de cada dia.Como não concordar com aquele lutador americano Mister Colby não sei o que?Foi a verdade mais verdadeira que ele verberou na vida.Como já escrevi aqui para os nossos argonautas:Graciliano Ramos,o velho Graça,disse em entrevista à Joel Silveira,que o Brasil não tinha jeito,era um caso perdido,paciente em estado terminal,por nos faltar um Golffo.Concordo plenamente com ele,faltando acrescentar que não é só um Golffo que inviabiliza essa josta,mais do que isso,falta-nos vergonha,visto que,ela não é vendida nem no estado sólido,líquido ou gasoso.

    1. Uma sugestão.Por que os
      Uma sugestão.Por que os argonautas daqui,perfilados manadamente não enchem o email de Noblat de desaforos,impropérios,liberdades,Silvério dos Reis Pernambucano,comunista do primeiro milhão,barrigueiro,fofoqueiro,puxa saco,e quejandos.O responsável sobre esse fato que chocou o País,foi ele,o Galo de Gogo.

  11. Penso que a velha mídia
    Penso que a velha mídia apenas concluiu que a batalha foi vencida e que é hora de dispensar alguns mercenários. Baixar a guarda.
    Longe de se imaginar reflexões envolvendo princípios jornalísticos.

  12. Uma coisa nada tem a ver com a outra

    O Waak falou besteira, num assunto complicado, que é racismo contra negros, e não restou outra opção para o patrão, que não afastar o jornalista-empregado para, como diz em Minas, o assunto “não render”

    O resto, é pura idealização de achar que estão tentando recolocar o fascismo de volta à garrafa.

    Pelo contrário, o exército de fascistas está à disposição e muito bem remunerados e preparados; apenas estão esperando a proxima “batalha”.

    O Brasil nunca mais será o mesmo, ou seja, aquele país dividido entre privilegiados e excluídos, entrou numa nova fase, onde os privilegiados já anteciparam que não aceitam nenhum avanço social; basta saber se os excluídos irão aceitar e por quanto tempo.

  13. Jornalismo de guerra: a vítima pode ser você.

    Bombas, tiros, rajadas, torpedos, facadas, porradas acertam qualquer um. O saldo das guerras é sempre macabro: morte, dor, sofrimento, loucura, trauma, mutilação, humilhação, desespero. Ganhar uma guerra é tão desastroso quanto perdê-la, dizia Agatha Christie. Qual o sentido? Triunfo de Pirro.

     

    GUERRA

     

    Tanto é o sangue 
    que os rios desistem de seu ritmo, 
    e o oceano delira 
    e rejeita as espumas vermelhas. 

    Tanto é o sangue 
    que até a lua se levanta horrível, 
    e erra nos lugares serenos, 
    sonâmbula de auréolas rubras, 
    com o fogo do inferno em suas madeixas. 

    Tanta é a morte 
    que nem os rostos se conhecem, lado a lado, 
    e os pedaços de corpo estão por ali como tábuas sem uso. 

    Oh, os dedos com alianças perdidos na lama… 
    Os olhos que já não pestanejam com a poeira… 
    As bocas de recados perdidos… 
    O coração dado aos vermes, dentro dos densos uniformes… 

    Tanta é a morte 
    que só as almas formariam colunas, 
    as almas desprendidas… — e alcançariam as estrelas. 

    E as máquinas de entranhas abertas, 
    e os cadáveres ainda armados, 
    e a terra com suas flores ardendo, 
    e os rios espavoridos como tigres, com suas máculas, 
    e este mar desvairado de incêndios e náufragos, 
    e a lua alucinada de seu testemunho, 
    e nós e vós, imunes, 
    chorando, apenas, sobre fotografias, 
    — tudo é um natural armar e desarmar de andaimes 
    entre tempos vagarosos, 
    sonhando arquiteturas. 

    Cecília Meireles, in ‘Mar Absoluto’

  14. Sai Waack, Chega…

    LN chega com o artigo ao centro da meta do “causo”, que poderia constar no primeiro artigo, evitando-se tanta fricção não aproveitada a desviar a pressão da meta, cortando-se arestas do tal possível “refluxo do ódio” em quem sabemos atávicamente possuir, mais que ódio, ojeriza e rancor impregnados na alma à, pobres, pretos, putas e petistas, esses por organizarem-se à defesa da democracia e senzala, com muitos podendo sonhar, como os desinformados pós verdades da acolchoada classe média, em cômodos mais ou menos disputados, da Casa Grande e isso não entendem e não perdoam. 

    Waack, como tantos outros utilizados nessa missão, tem história que permite-nos afirmar, não somar nada ao Brasil que queremos, pelo contrário, é peça importante que o  inimigo mantém há muito na frente de combate, para impedir rumarmos ao futuro que o Brasil pede e tem direito.

    Mas já era, está fora da batalha no que importava, o momento agora, para derrotar os golpistas e tornar o Brasil ao rumo com futuro, sem Casa Grande, é tomar conhecimento nos “blogs sujos”, para onde aponta, hoje, o mais competente “estrategista político” do Brasil, que necessário, tem a coragem de “voltar”, melhor, mais forte, pragmático e preciso que nunca.      

  15. O manifesto(mais para

    O manifesto(mais para necrológico) do jornalista Augusto Nunes em defesa do colega Willam Waack exemplica perfeitamente o estilo rancoroso-politizado que impregnou o jornalismo nos últimos quinze anos.

    Lula, pasmem, entrou no texto duas vezes! Menos que os “esquerdopatas”, estes “homenageados” com uma citação. Acerca da manifestação racista do amigo, necas de pitibiriba. 

    Pensei, refleti muito sobre esse caso. Tratou-se, efetivamente, de uma manifestação racista, ou seja, a intenção foi agredir e depreciar os “pretos” ou uma tentavia de parecer jocoso trazendo à mente chavões preconceituosos encravados no imaginário coletivo? Será que Willam Waack é realmente um racista ou é apenas um boquirroto falastrão e irresponsável com sua própria reputação? 

    Quantos preconceituosos do mesmo naipe seriam pegos na mesma situação? Quantos racistas descuidados, iguais ou piores pululam por aí, a espera somente de um câmara para desnudá-los?

    Os termos e a conotação foram, inegavelmente, racistas. Se o jornalista no íntimo não quis isso,  jamais saberemos. De qualquer modo, o descrédito para a sua inocência é o preço a pagar pela arrogância, autossuficiência e antipatia que sempre cultivou. 

     

     

     

    1. Não entendi

      Como há possibilidade dele ser inocente se todos vimos/ouvimos o que ele falou e como o fez? Por que ele faria aquilo se “no íntimo não quis isso”?

      Eu acho que as pessoas brancas de classe média têm uma tendência preocupante de relativizar manifestações de racismo. “Pode ter sido brincadeira.” “Pode ter sido sem querer.” Mas COMO ASSIM? 

    2. Não entendi

      Como há possibilidade dele ser inocente se todos vimos/ouvimos o que ele falou e como o fez? Por que ele faria aquilo se “no íntimo não quis isso”?

      Eu acho que as pessoas brancas de classe média têm uma tendência preocupante de relativizar manifestações de racismo. “Pode ter sido brincadeira.” “Pode ter sido sem querer.” Mas COMO ASSIM? 

  16. ..

    O W Waack nem despedido foi….    calma, calma…..   de repente amanhã eles o botam de volta e aí como fica essa teoria de que a própria Globo armou isso tudo? Por que não pode ter sido mesmo um pessoal que trabalhava lá?

  17. G.O. , o profeta

    Este post e os outros inúmeros sobre a Globo deixa o leitor convencido deque as empresas dos Marinho são a razão única de todos os males da nação. Emmanuel Goldstein não morreu.

  18. Globo inimiga do Povo

    Nassif é um cara bem informado, com extraordinário poder de análise e pode estar com toda razão sobre essa mudança na Globo e Veja.

    Porém, essas organizações, em minha modestíssima avaliação, continuarão perversas, manipuladoras, golpistas e traidoras da democracia. Trata-se apenas de uma estratégica mudança aparente.

    A Globo é inimiga do povo brasileiro e o seu poder político deve ser destruído. E é fácil essa destruição. Basta que um Presidente democrata queira.

  19. o que vi de melhor…

    quando as regras do jogo são postas em jogo, ficamos com todos atuando de igual para igual

    E como a explosão de solidariedade indica que temos muitos iguais, que seja então dos dois lados

    que as consequências indiquem os que virão em sequência…………………………….

    a melhor arma contra o senso comum é a provocação

     

      1. Repete comigo:
        O que a Globo
        Repete comigo:
        O que a Globo e seus pate paus,onde William Traack era seu mais aguerrido combatente,faz com Lullla minutos sim,segundos também é o que?
        discussão política é uma coisa
        linchamento político é outra coisa.
        Juarez Soares não teria feito melhor.
        “Pimenta nos olhos(nem sempre nos olhos)dos outros é refresco”Ass:Eliseu Cordão de Saia,colega de sala.

        1. Vou mandar de novo ou
          Vou mandar de novo ou novamente.
          Repete comigo:
          O que a Globo e seus bates paus(William Traack era o mais fidalgo deles),fazem com Lullla minutos sim segundos também seria o que?
          discussão política é uma coisa
          linchamento outra coisa
          Juarez Soares era pródigo nisso.
          “Pimenta nos olhos(nem sempre neles)dos outros é refresco”.Ass:Eliseu Cordão de Saia,colega de sala.

        2. Engraçado,não me acharam nada
          Engraçado,não me acharam nada engraçado.Quem mandou me ensinar e olhe que nem cadastrado sou.Agora que pegou mau,isso pegou.

        3. Engraçado,não me acharam nada
          Engraçado,não me acharam nada engraçado.Quem mandou me ensinar e olhe que nem cadastrado sou.Agora que pegou mau,isso pegou.

        4. Vou mandar de novo ou
          Vou mandar de novo ou novamente.
          Repete comigo:
          O que a Globo e seus bates paus(William Traack era o mais fidalgo deles),fazem com Lullla minutos sim segundos também seria o que?
          discussão política é uma coisa
          linchamento outra coisa
          Juarez Soares era pródigo nisso.
          “Pimenta nos olhos(nem sempre neles)dos outros é refresco”.Ass:Eliseu Cordão de Saia,colega de sala.

    1. Companheira Vânia,fiz dois
      Companheira Vânia,fiz dois comentários apoiando sua exata percepção da coisa.Todos os dois foram varridos para a lata do lixo.Esclareço os motivos:1)Difícil expor um equívoco da editoria do Blog,mesmo pego em flagrante delito;2)Não se deve entrar na conversa alheia,principalmente quando envolve uma discussão da editoria com cadastrado estrelado;3)Recolha-se a sua insignificância de não cadastrado;4)O ego da esquerda latino-americana é de fazer inveja as dimensões do oceano Pacífico,segundo o pensador português Boaventura de Souza Santos.”Cada povo tem o governo que merece e nem Jesus Cristo de Nazaré dá jeito nisso aqui”Ass:Eduardo Calcolão,colega de trabalho.

  20. Estamos em um momento único

    Estamos em um momento único no país aonde as formas de jornalismo tradicional se transmutam pra alterar a realidade fática em prol de pouquíssimas vezes aonde se diz que a realidade existiu de fato, o jornalismo passa por uma renovação forcada no qual o grande capital se aproveita pra tirar proveito

    E existem intelectuais jornalísticos que abracam essa bandeira pra si e que se dane o país, waack é exemplo hoje e será pra posteridade

    issp sempre existiu nassif, é hora de confrontar os nossos fantasmas jornalísticos e ver em quantas vezes o jornalismo nos ajudou nessa avenida chamada Brasil

    A conta é fácil

    E viva Herzog…

  21. waack

    Ainda desconfio que a mídia sabia como ia acabar. É um grupo grande de pesquisadores sobre opinião pública. Comnhece bastante a mentalidade do povo brasileiro. Estou aguardando as consequencias. Podemos estar sendo todos enrolados, apesar da boa intenção do Nassif. A ver

  22. Jornalista
    É bom ter acontecido com o apresentador do programa Painel da GloboNews, só assim conhecemos com quem lidamos pensando que estamos aprendendo e se atualizando na verdade estamos sendo enganados por jornalistas e Fake intelectual.

  23. lembrando…

    Estas palavras foram ditas no eua, sobre um cidadao estadunidense, entao, ele que se entenda com a justica de lá. Se for esperar pela justica de cá, do braziu, fica esperando. 

  24. A teimosia e mudança de foco, para encobrir erros

    Em outra matéria, sobre o processo encaminhado por rodrigo janot ao judiciário brasiliense, envolvendo o cachorro ‘Nego’, animal de estimação da Prsidenta Dilma Rousseff que precisou ser sacrificado devido à doenças graves que lhe causavam intensas dores e sofrimento, apontei três erros de análise cometidos por Luís Nassif: o caso envolvendo a acusção – não provada até agora – que ele fez em relação a Roberta Luchsinger, o erro de análise em relação a Marcello Miller e Rodrigo Janot e este caso envolvendo as declarações racistas de william waack.

    Tanto Nassif como Wilson Ferreira construíram suas análisse precipitadas e equivocadas supondo que foram altos figurões da Globo – quiçá o próprio ali kamel ou alguém por ele indicado – que vazaram as declarações racistas de william waack, de modo que a Globo pudesse se livrar dele e de outros boquirrotos jornalistas patronais usados para disseminar o ódio nazifascita, insuflar maltas e matilhas que foram usadas como massas de manobra e instrumentos para aplicar um golpe de Estado midiático-policial-judicial-parlamentar, seguindo as diretrizes do alto comando internacional – que fica nos EEUU – e usando o sistema judiciário cooptado, as FFAA também cooptadas e corrompidas, além das oligarquias escravocratas, plutocratas, cleptocratas, privatistas e entreguistas (tanto brasileiras como estrangeiras) que foram alçadas ao poder formal, a partir da derrubada do governo legítimo da Presidenta Dilma Rousseff. Notícias divulgadas na internet e nos veículos do PIG/PPV mostraram que foram dois cidadãos negros, que trabalhavam como operadores e auxiliares de produção, os autores do vazamento das declarações racistas de william waack.

    A meu ver existem peças soltas e faltantes nesse quebra-cabeça. Qualquer investigação jornalística séria derruba, em poucos dias, talvez em poucas horas, quase todos os jornalistas patronais que perderam o pudor e o discernimento, adotaram o discurso e aprática do ódio nazifascista, para cerrar fileiras com os patrões que pretendiam derrubar um governo popular por meio de um golpe de Estado branco. Há quase seis meses marcelo Auler deu pistas valiosas de que boa parte dos jornalistas patronais da Globo mamavam nas tetas do SENAC-RJ. Entretanto, apenas há cerca de um mês e meio outros veículos de mídia,, inclusive da blogosfera progressista, se interessaram peo caso. Nas planilhas de palestrantes que receberam centenas de milhares de reais aparecem Merval Pereira (R$ 375 mil), Cristina Lobo, Míriam Leitão, Giulina morrone (R$270 mil), Edmilson Ávila (R$45 mil).

    Talvez  Luís Nassif e Wilson Ferreira tenham se balizado nos casos de Reinaldo Azevedo, Rodrigo Constantino e Diego Escostesguy e inferido que o mesmo tenha ocorrido com o William Wacck. Entretanto os fatos divulgados até agora não corroboram as análises feitas pelo editor e pelo colaborador do GGN.

  25. Homer Waack

    Nassif e queridos leitores, não se esqueçam daquela visita que alguns professores da ECA-USP fizeram à Globo há alguns anos, para presenciar como o Jornal Nacional era feito. Afinal, é o principal jornal televisivo do país e já elegeu presdidentes e ajudou a derrubar a primeira mulher presidente do Brasil. 

    Bonner e os outros repetiam o tempo todo na reunião de pauta do JN “o Homer não vai entender”, “o  Homer isto, o Homer aquilo”, etc. Um dos professores não encontrou “Homer” na hierarquia do JN. Perguntou quem era. Bonner, candidamente respondeu que se tratava de Homer Simpson, um idiota que cuida da segurança de uma usina nuclear em Springfield, cidade fictícia onde vive com a família.

    Se diante de professores de jornalismo da USP tiveram a cara de pau de tratar seus telespectadores que os sustentam  com tamanho desprezo, imaginem o que eles dizem naquelas rodas de whisky nos bares da moda do Rio. Apenas Waack foi flagrado numa cena crua de racismo explícito. Waack sempre foi um nazista da pior espécie, orgulha-se tanto de ser fluente em alemão que provavelmente lê “Mein Kampf” no original para se inspirar no esgoto que destila quando abre a boca. Sua demissão é pouco, uma demonstração de racismo nesse nível deveria sofrer severa punição, como exemplo para seus amigos. Afinal, no Brasil, racismo é crime imprescritível.

  26. Imprensa pós-Waack

    Que nada, essa de querer “limpar” o terreno. É que esses jornalistas já cumpriram o papel desejado da Imprensa, e esta, agora, quer “livra a carar”, fazendo-se de santas, numa pseudo mea-culpa.

    Não dá para dar crédito a essa gente. 

  27. Waack

    A história desse jornalista e dos mencionados pelo LN me lembra o que minha mãe sempre comenta sobre o Cesar de Alencar. Depois de “denunciar” comunistas na Rádio Nacional, levou um tremendo pé no traseiro e acabou em total ostracismo em decorrência disso. Ninguém gosta de golpistas, nem os próprios golpistas. Outra coisa: não somente o Bolsonaro ganhou vida própria, mas o próprio Lula não perdeu a sua, apesar de bombardeado diariamente por jornalistas, a começar pelo o Waack, que até para falar do tempo culpava o Lula. Está todo mundo de saco cheio desse tipo de jornalismo.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador