Arcebispo de Curitiba sai em defesa de padre pró-Bolsonaro

Em entrevista, Dom José Antônio Peruzzo diz que intenção era apresentar um pleito legítimo, e não oferecer apoio em troca de verba pública

Dom José Antônio Peruzzo, arcebispo Metropolitano de Curitiba. Foto: Reprodução/Wikipedia

Jornal GGN – O arcebispo Metropolitano de Curitiba, dom José Antônio Peruzzo, contrariou a recomendação da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e saiu em defesa da ala católica que pediu ao presidente Jair Bolsonaro para o aumento do alcance de rádios e TVs católicas, com a liberação de outorgas de radiodifusão.

Segundo informações do jornal O Estado de São Paulo, Peruzzo defendeu o padre Reginaldo Manzotti durante entrevista ao programa “Experiência de Deus”, veiculado na TV e nas rádios ligadas à associação Evangelizar É Preciso, liderada pelo padre-cantor (que é ligado ao arcebispo de Curitiba).

“O seu pedido (de Manzotti) foi para que houvesse mais atenção aos projetos católicos de radiodifusão, também televisão, mas dentro de um programa explícito e normal. Não houve apoio em troca de verbas, foi apresentar pleitos dentro de um quadro de legitimidade, colocada aos olhos do mundo”, disse o arcebispo.

O padre Manzotti, junto com outros representantes católicos, afirmou ao presidente Bolsonaro que os veículos de comunicação são uma “potência” e desejam “caminhar junto” ao governo, em um sinal de apoio – e chegou a se oferecer para apresentar uma proposta “positiva e isenta”, que poderia ser um contrapeso à exposição “negativa” do presidente.

Tal reunião gerou repercussão negativa entre os católicos, levando inclusive a CNBB a divulgar uma nota rechaçando os pedidos ao governo em troca da promessa de apoio com “mídia positiva” – o texto, divulgado por meio da Pastoral da Comunicação, considerou que houve “barganha” entre os religiosos com Bolsonaro.

 

Leia Também
“A Igreja Católica não faz barganhas”, afirma CNBB
TV católica se manifesta sobre pedido de verba a Bolsonaro
TVs católicas oferecem apoio a Bolsonaro em troca de publicidade
Católicos usam reunião com Bolsonaro para fazer lobby
A vida pregressa de Sergio Moro: saiba como ajudar o projeto do GGN
Redação

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Desse movimento religioso católico de apoio a Bolsonaro…
    pior ainda é quando vem de Curitiba

    o que pretendem com isso afinal, seria substituir a supremacia pela fraternidade branca??

  2. Arcebispo não parece muito interessado no sofrimento do povo de Deus, preferindo uma fé sem obra.
    Fazendo acordo com um cara que fala abertamente em matar gente e nega a morte das pessoas por doença?
    O padre não passou ileso à prova da fé.
    Melhor ser um ateu justo que um católico cuja fé é mero palavrório. Mil vezes.

  3. Tinha que ser curitiba. Parece que a farsa da lava jato, assim como atila o huno, salgou a terra de tal forma que nada de bom nasceu lá nos últimos 6 anos.

  4. Que vergonha está passando a igreja católica, precisamos de atitudes CNBB Não de notinhas, ou toma uma atitude ou assume a mesma posição de venda de apoio. (mídia positiva)

  5. O padre Manszoti Leu uma nota na presença do bispo citado dizendo que estava sendo vítima de fake news. Primeiro a gravação mostra ele falando exatamente o que o jarnalista retransmitiu. Aí eu pergunto: onde está a fake news? O problema é esse. Muitos personagens públicos, e o mais notório deles é o psicótico que ocupa a cadeira presidencial, toda vez que se vê em apuros recorre a manchada apelaçao se dizendo vítma de fake news e que nunca fez ou faria barganha. Não era mais correto explicar o fato e não se vitimizar? Segundo é o seguinte, quem disse que houve tentativa de barganha foi a própria CNBB. Se ele disse que não fez barganha, estaria ele desdizendo a própria CNBB? E ele realmente não deixou isso muito claro, porém o tal padre Welingtom Silva disse claramente que estava disposto a mostrar o lado positivo do governo, o que gerou uma nota indignada de um bispo do amazonas, se não me engano. E a pergunta que este bispo fez é a que eu faço: O que de bom este governo está fazendo?
    Errar é humano, todos sabem. Mas não reconhecer o erro é arrogância. Vimos o Pt fazer obras como dar comida a quem tem fome(bolsa família), abrigar quem está no relento (minha casa, minha vida), dar ajuda ao estrangeiro, brigar pelo excluído e eu não me lembro destes religiosos dizerem uma palavra de apoio a estas obras. Agora que temos um candidato a genocida no presidência, eles querem apoiar? Não é esta a igreja que aprendi a admirar com religiosos como D. Evaristo Arns, D. Angélico e D. Helder Câmara.

  6. Nada obstante um padre católico tenha afirmado que “esse é um segmento que tem ficado esquecido, que é o segmento de comunicação católico. Precisamos ter mais atenção para que esses microfones não sejam desligados, para que essas câmeras não se fechem” e que, a fim de que os microfones católicos não sejam desligados nem as câmaras se fechem, ele se propõe a propagar as bostas do governo bolsonaro, o padre não fez barganha em troca de de dinheiro

  7. Bom, muito bom. Agora o diabo também vai poder ser expulso da igreja católica em grandes demonstrações de descarrego e curas milagrosas.
    Tem dinheiro na parada, tamo dentro!

  8. O arcebispo tem toda razão. Com certeza o padreco não ia apoiar o bozo. Simplesmente iria alertar o populacho católico, que seus entes queridos, não estão morrendo de fome ou coronavírus, mas simplesmente atendendo a um chamado de Deus.
    E Deus simplesmente não chamará o padreco e o arcebispo, porque não haverá lugar para eles ao lado d’Ele.
    O diabo também não irá chama-los tão cedo, visto o belo trabalho que estão fazendo.

  9. Perdeu uma excelente oportunidade de, ao menos, ficar calado. Lula, católico desde sempre, preso político posto que condenado sem nenhuma prova, sequer indícios, NUNCA recebeu apoio da Arquidiocese de Curitiba. Precisa dizer mais sobre o espírito cristão da hierarquia católica dali?

  10. Perdeu uma excelente oportunidade de, ao menos, ficar calado. Lula, católico desde sempre, preso político posto que condenado sem nenhuma prova, sequer indícios, NUNCA recebeu apoio da Arquidiocese de Curitiba, nem mesmo assistência religiosa. Precisa dizer mais sobre o espírito cristão da hierarquia católica dali? Vai demorar para a conversão de parte da nossa Igreja, herdeira do longo “inverno” iniciado após a morte prematura de João Paulo I. Infelizmente, Francisco já está com a idade avançada o que deixa antever que a “primavera” pode não ser muito longa. Mas Deus está vendo.

  11. Assisti a todo o video da reunião. Eram 3 a 4 padres e uns 9 a 10 políticos. Não que os padres ali eram santos, se aproveitaram do doce e se lambuzaram, mas vejo que foram usados pelos deputados para mostrarem um apoio que eles os deputados não tem.
    Ofereceram apoio em troca de propaganda, para mim isto é corrupção

  12. No orçamento da nação, que não é propriedade do governo de plantão, são alocadas verbas para todas as organizações regulamentadas e registradas e que no interesse da comunidade sejam de suporte à ausência da administração publica.
    O arcebispo de Curitiba, que não é curitibano, entre as demais atividades é o presidente da PPI, Pastoral da Pessoa Idosa, presença capilar em praticamente todo Brasil e por meio dos seus voluntários assiste com missão especifica este povo mais esquecido e discriminado. As verbas dos governos anteriores, poucas mas importantes somavam-se aos esforços dos seus anônimos e alguns órgãos estaduais com rígido controle e fiscalização nas despesas. A PPI assiste toda pessoa idosa, a PPI não discrimina, a PPI tem suporte de inúmeras associações medicas, a PPI com medidas simples conseguiu alertar e diminuir acidentes domésticos evitando sobrecarregar o SUS.
    Eu iria nesta Brasília desvairada sim e alertaria este……que o dinheiro tirado do Bolsa Família para engordar o ss do dinheiro, imprensa venal, bispos macedos, este dinheiro deve ser respeitados nas suas finalidades.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador