Associar Lula ao satanismo é a nova mamadeira erótica do bolsonarismo para empurrar mais eleitores às urnas

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Bolsonarismo trava guerra santa com objeto de reduzir ainda mais a taxa de brancos, nulos e abstenções no segundo turno

O bolsonarismo decidiu apostar na narrativa da guerra santa, do “bem contra o mal”, no segundo turno das eleições gerais de 2022. E, para isso, tem intensificado a disseminação de notícias falsas, de cunho religioso e moral, associando a imagem de Lula – que é declaradamente cristão – ao satanismo.

A estratégia visa empurrar mais eleitores cristãos às urnas, reduzindo ainda mais os votos brancos e nulos e as abstenções em favor de Jair Bolsonaro (PL). A soma de brancos, nulos e abstenções gera 38 milhões de votos para o bolsonarismo explorar. Lula terminou o primeiro turno com 48% dos votos, contra 43% de Bolsonaro. A distância entre os dois candidatos é de 6,2 milhões de votos.

A guerra permeada por fake news lembra os golpes desferidos contra o PT em 2018, quando os candidatos do partido foram associados à falsa distribuição de mamadeira erótica nas escolas, à farsa do kit gay, à defesa da pedofilia, estupro de menores e toda sorte de mentiras, manipulações e baixarias. Desta vez, a estratégia passa pelo desrespeito às religiões de matriz africana.

Leia também: Coligação de Lula aciona TSE contra “falso apoio” do satanista do Tik Tok

Vídeo associando Lula a satanistas foi produzido na véspera do 1º turno

Desde segunda-feira (3), as redes bolsonaristas trabalharam na distribuição de um vídeo em que o tik toker Vicky Vanilla, que tem mais de 1 milhão de seguidores, interpreta um satanista eleitor de Lula para confundir e atacar o eleitorado cristão.

O vídeo – compartilhado neste terça (4) por Flávio Bolsonaro e outros influenciadores de direita, como a página “Te Atualizei”, que só no Instagram tem mais de 1 milhão de seguidores – foi divulgado na véspera do primeiro turno para aterrorizar os cristãos com a possibilidade de Lula vencer no dia 2.

Ao contrário do que interpreta no vídeo, o “ocultista” Vicky Vanilla é, na verdade, apoiador declarado de Bolsonaro e admitiu isso recentemente. Veja aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=n7vV9pIMM9M

A mobilização para que o eleitorado conservador saísse de cima do muro, reduzindo brancos e nulos, não foi captada pelos principais institutos de pesquisas.

Esse movimento fez a taxa de brancos e nulos, no primeiro turno de 2022, cair ao menor patamar da história. Segundo cálculo de Mauro Paulino, ex-diretor do Datafolha, Lula teria vencido com 51% se a taxa de brancos e nulos tivesse se mantido no patamar de 2018.

Além de Flávio Bolsonaro, o senador eleito Cleitinho (PSC-MG) também disseminou o vídeo com ataques a Lula e convocou o eleitorado cristão a reagir nas urnas no dia 30 de outubro.

O objetivo é declarado pelo senador, que se dirige aos cristãos: é preciso reduzir ainda mais o volume de brancos, nulos e abstenções.

“Deixa eu falar uma coisa para você que é cristão: Deus falou ao profeta, ‘você seja frio ou seja quente, se você for morno, eu te vomito’. Então, cristão, se levanta, não fica em cima do muro. A gente precisa se levantar. O Estado é laico, mas 90% da população é cristã. Viraliza esse vídeo nos grupos de WhatsApp, chama aquela pessoa que está em dúvida, que para presidente é Bolsonaro. É um presidente temente a Deus, homem cristão”, diz o senador Cleitinho nas redes sociais.

Pastora bolsonarista diz que “cristão não vota” em Lula

Outro vídeo que circula nas redes bolsonaristas é a pregação das pastora bolsonarista Talitha Pereira, que tem quase 3 milhões de seguidores só no Instagram. Depois do resultado do primeiro turno, ela discursou durante um culto evangélico afirmando que cristão não vota em Lula, porque a agenda de esquerda é a favor do aborto, da liberação das drogas, entre outras propostas.

Assim como o senador Cleitinho, a pastora Talitha deixa claro que a intenção é reduzir brancos, nulos e abstenções:

“Saiu o resultado, teremos um segundo turno. Lula contra Bolsonaro. E eu, como profeta de Deus, preciso falar a verdade. Cerca de 30 milhões de brasileiros não votaram. Foram passivos, covardes. Não aceitaram a bíblia como sua regra de fé e prática. Foram, como diz a bíblia, anátemas. (…) Não atendo como um cristão que vota numa agenda em que um político diz assim: matar um bebê é questão de saúde pública. Ele disse assim que vai liberar o aborto para que a mulher na favela não precise enfiar uma tesoura na sua própria vagina para fazer o aborto. Como um cristão pode votar num homem desse?”

PT de Lula emite nota oficial contra ataques

Em resposta à associação falsa com o satanismo, a campanha de Lula emitiu uma nota oficial na segunda (3) dizendo que “essa relação não existe. Quem espalha isso é desonesto e abusa da boa-fé das pessoas.”

“A verdade, como já repetimos antes, é que Lula é cristão, católico, crismado, casado e frequentador da igreja. Não existe relação entre Lula e o satanismo”, diz a nota.

Na noite de terça (4), a coligação Brasil da Esperança, que sustenta a chapa Lula-Alckmin, acionou o Tribunal Superior Eleitoral contra Vicky Vanilla, Flávio Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, Carla Zambelli e outros blogueiros bolsonaristas que impulsionaram a mentira contra Lula. Leia mais aqui.

Agenda com religiosos toma conta do segundo turno

Enquanto as fake news circulam, Bolsonaro anunciou que terá encontros com evangélicos em São Paulo e Minas Gerais nos próximos dias. Michelle Bolsonaro e a pastora Damares Alves, eleita para o Senado pelo DF, devem participar das agendas.

Lula teve encontro com franciscanos nesta terça (4) e também terá um freio de arrumação na campanha para dialogar com conservadores. O ex-presidente repisou que não usará a religião como arma durante a disputa eleitoral. “Fé, pra mim, é coisa sagrada. Levo muita espiritualidade muito a sério.”

Recomendado:

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Pra quê serve o tse, hein?? Não seria melhor fechar e pensar em outra estrutura para as eleições??? É o que foi aquilo de colocar dedo antes de votar??? Acabou a pandemia? Por que filas de duas hora!?! O que o tse tem a dizer sobre tudo isso?

  2. Está todo mundo de olho nos evangélicos, onde os maiores exemplos de descontrole são completamente aparentes; mas, o maior risco está entre os católicos praticantes mais reacionários, tão caudatários de padres ultrarreacionários como dois que conheço, sob o silêncio dos demais, inclusive de níveis superiores hierárquicos.
    “São tantas emoções”.
    O reacionarismo estúpido segue preparando o país para ser entregue aos chineses; em troca do mingau, como disse Raul Seixas. (agora será “o Yuan deles paga o nosso mingau”).

  3. O problema é usar a boa fé do Cristão , ele se revolta porque viu uma mentira que se transformou em verdade, vá ver quem usa esta tática! Espalhar mentiras não é um ato de alguém que se diz Cristãoo!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador