CNJ investiga juíza por atuação em processo contra Alcolumbre

Senador é acusado de cometer irregularidades durante as eleições de 2014, e adversário político acusa juíza de agir parcialmente a favor do político do DEM

Davi Alcolumbre (DEM-AP), presidente do Senado Federal. Foto: Marcos Brandão/Senado Federal

Jornal GGN – Diversos processos contra o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), estão em andamento no Tribunal Superior (TSE), mas o andamento burocrático mais arrastado começa inclusive a afetar a política e o Poder Judiciário do Amapá.

Segundo informações do portal UOL, o Ministério Público pede a perda de cargo do senador devido a acusação de irregularidades cometidas nas eleições de 2014, como uso de notas frias, abuso de poder econômico e saque de cheques de campanha em boca do caixa.

Embora os votos do ministro Edson Fachin estejam prontos, toda a documentação precisa ser digitalizada para o julgamento do caso, uma vez que o TSE tem usado um sistema remoto de votação por conta da pandemia do coronavírus.

Enquanto isso, tanto o Judiciário como políticos do Amapá têm sido afetados pelo processo: o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ordenou a apuração da conduta de uma magistrada por parte da corregedoria do Tribunal de Justiça do Amapá, acusada de agir parcialmente em favor de Alcolumbre.

A juíza Elayne Cantuária, da 2ª Vara Cível de Macapá, condenou o advogado Hercílio Aquino (que atende o ex-senador Gilvam Borges, adversário político de Alcolumbre) e o jornal a indenizarem o senador em R$ 50 mil. Ela também impediu uma fiscalização de contas do senador do DEM. Aquino recorreu, alegando que ela agiu de forma parcial uma vez que sua família “detém um vínculo político e de amizade íntima com o senador”, segundo o corregedor Humberto Martins.

 

 

Leia Também
Senadores falam em convocação de Paulo Guedes após críticas
Vendido como ‘Big Bang’, Guedes se apropria de planos que serão lançados na terça
Funcionários da Caixa criticam perdas de direitos e sinalizam greve
Coluna Econômica: na Argentina, acesso à telefonia e à Internet vira direito público
Redação

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador