Com Lula preso, Justiça agora faz julgamento andar a passos de tartaruga

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

 
Jornal GGN – Depois de acelerar a tramitação do caso triplex para confirmar a sentença de Sergio Moro e condenar Lula sem segunda instância, levando o petista à prisão, o Tribunal Regional Fedederal da 4ª Região agora anda a passos de tartaruga, na visão da defesa do ex-presidente. Isso faz com que os recursos aos tribunais superiores, que podem reverter a condenação de Lula ou pelo menos permitir que ele aguarde o desfecho em liberdade, demorem mais para serem processados.
 
A jornalista Mônica Bergamo destacou a reclamação da defesa de Lula em sua coluna na Folha, nesta segunda (11). Ela lembrou que o Tribunal de Porto Alegre levou um total de 42 dias para “analisar todas as acusações e as peças de defesa.” 
 
Agora que Lula tem interesse em fazer o caso tramitar rapidamente em instâncias superiores, o TRF-4 tirou o pé do acelerador: levou os mesmos 42 dias (tempo que os desembargadores levaram para ler todo o processo) só para efetivar uma intimação eletrônica para que o Ministério Público Federal apresentasse resposta aos recursos de Lula. 
 
Sem esse trâmite no TRF-4, a defesa de Lula não conseguia entrar nos tribunais superiores com pedido para suspender a pena de Lula enquanto os recursos especial e extraordinários – já protocolados no Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal – não são apreciados.
 
Na semana passada, o senador Renan Calheiros (MDB) divulou um video apoiando o lançamento da pré-candidatura de Lula. Ele disse que o petista tem direito a ser candidato porque foi preso sem ter cometido crime algum. E ainda pressionou os tribunais superiores a tomar uma decisão contra a sentença imposta pela Lava Jato.
 
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

18 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não é nada pessoal

    Porém… Todas as vezes que vejo os rostos desses desembargadores do TRF-4 que julgaram Lula fico com a impressão de que são fakes… Parecem muito fracos para estarem onde estão. O que me fez pensar que talvez mais da metade do Judiciario esteja nessa mesma condição. A esse proposito, ai esta o Supremo para confirmar minha observação. 

    1. O DIA que este Poder

      O DIA que este Poder INSERVÍVEL, de nababos imexíveis, inalcançáveis, inimputáveis, inamovíveis e vitalícios for transparente e OBRIGADO a respeitar as leis, a constituição e a BEM SERVIR a todos os cidadãos brasileiros, de forma isonômica, cumprindo prazos e ritos sensatos ao bom funcionamento do direito no país  ..enfim  ..o momento em que este dia chegar essa turma vai ter que explicar direitinho como é que estes desembagrinhos chegam ao Poder, quanto ganham e como são avaliados no desempenho das suas funções

      pra mim, no caso dos 3  ..pelos arbítrios, artificialismos, exceções, casuísmos, ILEGALIDADES e INCONSTITUCIONALIDADES aplicadas a LULA, o destino é só um  ..perda do cargo com cumprimento de pena em regime fechado

      nt – vocês viram que o juíz que foi acusado de julgar com a BUNDA  ..por Alexandre Frota  ..já teve causa julgada e sentenciada por um colega  ..FROTA (em que pese a falta de modos e de educação) já foi sentenciado a pagar R$ 50 mil por danos morais  ao barão de toga que NEM TEVE o nome citado pelo ator  ..pois é  ..quando quer, essa turma sabe como trabalhar de forma célere em causa própria, né não ?

  2. Não sei quem é pior: Moro,

    Não sei quem é pior: Moro, que não passa de um analfabeto funcional deslumbrado, os Três Patetas do TRF-4, os inúteis do STJ ou os 10 pavões ignaros do STF. Só se salva mesmo o Gilmar Mendes, o único que enxerga um pouco. Mas mesmo aqui tenho minhas dúvidas, porque, como se diz, em terra de cego quem tem um olho é caolho.

    Resumindo: esses juízes fedem de tão medíocres. 

  3. Isto é que é leitura

    Isto é que é leitura rápida.

    Para condenar o Lula os três FILHOS DA PUTA leram cerca de 6000 páginas por dia, 120 vezes mais rápido que o Lula.

    E ainda já levaram os votos prontos porque sequer ouviram o que a defesa tinha a dizer no julgamento.

  4. JUSTIÇA FAKE, POLÍCIAS
    JUSTIÇA FAKE, POLÍCIAS FAKE,IMPRENSA FAKE, FORÇAS ARMADAS FAKE OU SEJA PAÍS FAKE!TUDO FAKE,FAKE,FAKE,FAKE…
    Obs:Só se salva eu,os blogs progressistas independentes (blopins)e o povão lógico!
    Obs2: S U R T E I !!!!!!

  5. Não adianta espernear, tem-se

    Não adianta espernear, tem-se que denunciar isto na imprensa internacional e ao comitê de direitos humanos da ONU. O PT continua muito frouxo!

  6. SEQUESTRO ! ….

    … é a definição que o senador Requião encontrou para a situação do Presidente Lula. A #repúblicadosladrões usou o judiciário corrupto para sequestrar o candidato à presidência da república pelo PT. …

    Quadrilha do crime organizado é assim mesmo….

  7. Antes te tivessem roto na

    Antes te tivessem roto na batalha que servires a um povo de mortalha! Assim talvez possa se dizer à bandeira gaúcha. Vergonha que o solo gaúcho abriga devido à parcialidade e desprezo pelo direito que esses três senhores hoje representam.

  8. Correção no texto

    Prezados; O Texto “Agora que Lula tem interesse em fazer o caso tramitar rapidamente em instâncias superiores, o TRF-4 tirou o pé do freio”, na verdade deveria ser ” colocou o pé no freio” …

     

    Só isso, abs… 

     

    Borelli 

  9. Lembrem-se
    Que grande parte destes desembargadores dos tribunais federais e ministros de Côrtes Superiores (STJ e STF) foram nomeados e escolhidos nas quatro gestões do PT na Presidência…

    1. Lembro

      E daí? É o que reza a Constituição, eles prestaram algum voto de fidelidade? Só à Constituição, e as leis, o que muitos deles não cumprem.

       

  10.  
    SE A FARSESCA LAVAJATO QUE

     

    SE A FARSESCA LAVAJATO QUE LIDA COM ENGRAVATADOS BRANCOS, É ESSA MERDA! IMAGINE COMO AGEM COM O ZÉ.

    O judiciário brasileiro, que nunca foi algo que prestasse, não obstante, sobrevivia à custa de poucos, porém, ilustres abenegados que lhe propiciavam alguma sustentação e respeito. Entretanto, com o afastamento e, na ausência daqueles. E, não havendo reposição suficiente, capaz de deter a acelerada entropia que atingiu toda a coorporação e suas adjacências, como nunca se viu. Creio, que isso tudo é fruto bichado e restos dos ovos que sobraram do rebotalho dos anos 90. (Vejam de onde vem o juizeco moro) por exemplo.

    Enquanto a mídia desonesta e corrupta ataca os políticos, ou seja, tenta destruir todo o sistema de poder originário do voto e da decisão e escolha popular. Cuida de agregar-se em conluio, através de ações escusas e chantagens, a marajás do Serviço Público. Corrompe os empoderados concurseiros e indicados encastelados nas instituições de Estado: Judiciário, PGR, PF e etc. transformando tais Instituições, em verdadeiros feudos da elite tucana. Ou ainda, em valhacoutos de aproveitadores desabotinados pela vaidade, ignorância e impáfia, sem limites e sem vergonha.

    Não sei como esses nababos conseguem dormir. A não ser que durante a noite, suas conciências os envolvam em dantescos pesadelos, que permita ao despertar, sentirem-se mais aliviados por imaginar abatidas, parcelas de suas perversidades e maldades infligidas aos pobres e trabalhadores que sustentam sua medíocre e imoral existência.

    Isso vai terminar dando merda! Não pode continuar dessa maneira.

    Orlando

  11. Prevaricando e Saçaricando – Santuário das Preguiças…

    E há quem ainda os chame de juízes e procuradores… Só não sabem por quanto tempo esconderão o mal cheiro.

  12. Não havia nenhuma dúvida que

    Não havia nenhuma dúvida que isso iria ocorrer. Por um lado é até bom, mas resta aos advogados saber usar este fato, que serve para deixar ainda mais claros e inequívocos os interesses por trás deste “julgamento”.

  13. Os prepostos de Moro, Globo e

    Os prepostos de Moro, Globo e CIA leram mais de 200 mil páginas em 6 dias…..e agora não conseguem ler 10 páginas em 42 distantes dias….

    Justiça chianeira que faz de tudo para prejudicar o réu.

    Isso não é Justiça e sim perseguição política.

    Só o povo pra arrancar o Lula do calabouço da Globo

    adjetivo substantivo masculinoque ou aquele que faz chicana, que ou o que trapaceia; chicanista.  

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador