Datafolha: impeachment de Bolsonaro divide País

Pesquisa mostra empate entre quem defende e quem é contra denúncia; apesar do resultado, Bolsonaro conseguiu manter base de apoio

Foto: Carolina Antunes/PR

Jornal GGN – A última pesquisa Datafolha mostra que o presidente Jair Bolsonaro conseguiu manter sua base de apoio relativamente estável, mas viu aumentar o apoio à possibilidade de renúncia devido à crise política em meio à pandemia do coronavírus.

Segundo a pesquisa divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, 45% querem que a Câmara dos Deputados abra um processo de impeachment contra o presidente, enquanto 48% rejeitam a medida. Não sabem opinar 6%.

Contudo, a pesquisa mostra crescimento do apoio à eventual renúncia de Bolsonaro cresceu em relação à pesquisa feita de 1º a 3 de abril. Na ocasião, 59% dos ouvidos pelo Datafolha se diziam contrários ao gesto. Agora, são 50%, empatados com os 46% que desejam que ele renuncie – eram 37% no começo do mês.

Por outro lado, a avaliação geral do presidente se mostra estável: atualmente, 38% acham Bolsonaro ruim ou péssimo, com 33% dos brasileiros o avaliando como bom ou ótimo e 25%, como regular. Em dezembro, eram 36%, 30% e 32%, respectivamente.

Sua melhor avaliação ocorre entre moradores do Norte/Centro-Oeste (41% de aprovação) e os mais ricos (41%). A pior, entre nordestinos (43% de rejeição) e habitantes do Sudeste (41%), além daqueles mais instruídos (41%).

A pesquisa foi elaborada sob o impacto da saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que ocorreu na última sexta-feira. Na ocasião, Moro acusou Bolsonaro de querer interferir politicamente na Polícia Federal. Foram ouvidas 1.503 pessoas por telefone, e a margem de erro é de três pontos percentuais.

 

Leia Também
TV GGN: Com Policia Federal, PGR e tudo, Bolsonaro ameaça o país
Para Marcos Nobre, chances de Bolsonaro seguir no poder “são baixas”
MPF abre procedimento sobre interferência de Bolsonaro no Exército
Antes de Moro sair, Ministério da Justiça blindou Lava Jato contra Lula
Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Não existe petista que não seja corrupto.
    Não existe petista que não seja um parasita do dinheiro público.
    Essa é a ideia por trás dos 48% de apoio a Bolsonaro hoje.

  2. Na verdade, por essa pesquisa, fica claro o apoio dado a bolsonaro pelos evangélicos na Região Norte e o agronegócio no Centro-Oeste; e uma notícia excelente, a rejeição dele no Sudeste. O Nordeste permanece firme contra o energúmeno bolsonaro.

  3. O maior desafio das lideranças do PT não é derrubar Bolsonaro.
    Ele vai embora em 22.
    O maior desafio é construir a imagem de um partido social-democrata alemão.

  4. O Golpismo que habita entre Nós. Não será fácil para o Capitão acabar com 90 anos de Estado Ditatorial Absolutista Caudilhista Assassino Esquerdopata Fascista. A Velha Política esperneia e desce até onde somente os medíocres aceitam chegar. Diga para Nós, caro Professor Vladimir Safatle: “…Desde 84 ou seja desde a Redemocracia, todos os Governos que passaram não tentaram reproduzir a Democracia. Por que se tentasse, a primeira coisa a se fazer era destruir esta Estrutura NecroPolitica do Estado Brasileiro…” (29.11.19). ‘ E CONHECEIS A VERDADE. E A VERDADE VOS LIBERTARÁ ‘. Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador