Em Manaus, se escolhe quem vai viver e quem vai morrer

Crise na saúde pública leva médicos a decidirem quais pacientes serão enviados às UTIs; doentes com quadro irreversível ficam em alas emergenciais

UPA José Rodrigues, avenida Camapuã, Cidade Nova, zona Norte de Manaus (Foto: Márcio James/Amazônia Real)

Jornal GGN – A recente piora no serviço de saúde pública em Manaus não só afeta os pacientes com covid-19 e outras doenças, mas também a equipe de profissionais que se vê obrigada a seguir o novo plano de saúde adotado pelas autoridades.

Segundo o jornal Correio Braziliense, os pacientes que chegarem em estado terminal ou situação irreversível nas unidades de saúde não serão mais enviados para as Unidades de Terapia Intensiva (UTI) – esse quadro acontece tanto em Manaus como em outras cidades do Amazonas, onde pacientes sequer são enviados à capital.

Os médicos avaliam cada quadro e, se entendem que o paciente tem poucas chances de sobrevivência, fazem uma ligação em vídeo para a família e, assim, o paciente pode se despedir dos entes queridos. Ele então é encaminhado para um box de emergência, sem os equipamentos necessários para manutenção de sua saúde ou sobrevivência.

O serviço de saúde público em Manaus não acompanhou o aumento da demanda por leitos diante da pandemia de covid-19, o que afetou outras pessoas doentes: 70% dos óbitos na capital são de outras doenças, que acabaram se acelerando por conta da lotação dos hospitais na pandemia.

 

Leia Também
Os culpados deixaram as digitais, por Homero Fonseca
Caos manauara amplia base jurídica para impeachment de Bolsonaro
Defesa cobra Pazuello por falta de oxigênio em cidades do interior do AM
Oxigênio enviado pela Venezuela já está em Manaus
Redação

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E por fotos e denúncias, se escolhe, qual os “bacanas”, que estão furando a fila de vacinação…e tem mais 10 estados com denúncias do tipo…vamos ver até quando o povo aguenta as pilantragens das “elites” rastaquera de Pindorama!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador